« Enquete - Cotas na Universidade Pública ::
Pag. Principal
:: Evoé Pixinguinha, 108 anos »
sábado, 23 de abril 2005
O que é uma mulher moderna?
Renata Maneschy, do Kit Básico da Mulher Moderna pediu a vários blogueiros uma definição de "mulher moderna". Publicou-se hoje lá no Kit a minha contribuição. O texto começa assim:
A mulher moderna sabe que a queima dos sutiãs foi necessária para libertar os biquinis e os baby-dolls, mesmo os mais cafonas. A mulher moderna sabe que sem Jane Fonda não há Madonna, sem Leila Diniz não há Xuxa.
"Mulher moderna" é aquela que vota, se divorcia, aborta legalmente (em certos países), concorre a cargos públicos, troca de profissão aos 35, refaz a vida afetiva aos 40. Por que não?
A mulher moderna aprende a lidar com a agressividade gerada no macho pelas suas conquistas. Ao mesmo tempo, aprende a lidar com as lambisgóias de 22 que já sabem usar pílula e roubar marido.
Continue a ler o meu "Mulher Moderna e o Feminino Eterno", blogado a convite do Kit Básico da Mulher Moderna.
Escrito por Idelber às 01:08 | link para este post
| Comentários (22)
#1
Obrigada pelo texto :) Beijos
Renata Maneschy em abril 23, 2005 1:23 AM
#2
Sabemos que todos os autores dos posts dessa série são pessoas que admiro muito... Mas seu texto Idelba, em especial, está perfeito! Parabéns.
Roberta Febran em abril 23, 2005 12:26 PM
#3
Idelber,
Você é TUDO, o homem inteligente e sensível (e não-gay – glória das glórias!) idealizado por toda mulher. Já estava achando o texto o máximo e, quando vi o link lá pra casa, quase caí dura! Você que é básico, indispensável, além de ultra-moderno, é claro!
Só quero acrescentar que você tocou num ponto importantíssimo pra mim (certamente por razões biográficas)e que raramente é defendido nos discursos "feministas":
O direito de ser mulher-yin, mulherzinha. O diminutivo aqui não é pejorativo, é afetivo. Diz respeito ao que aprendemos a gostar de ser e fazer quando éramos crianças e brincávamos de "ser mulher": cuidar da casa, cozinhar, ser mãe, amamentar e trocar fraldas, achar em algum momento que isso é a coisa mais interessante do mundo. Seria ótimo que toda mulher pudesse ainda viver isso sem ser considerada uma fracassada profissionalmente, uma amélia ou até uma dondoca. Ser valorizada, não só por gerar obras de arte ou dinheiro, mas também por gerar filhos, lares e famílias. E ter a opção de preferir pôr mãos à sua própria obra que terceirizar os serviços assim que os filhos vêm ao mundo, entregando-os a uma babá ou uma creche prematura.
Agradeço mesmo pela delicada referência a este natural direito, ultimamente um tanto ameaçado.
Beijos.
E Salve Jorge- Guerreiro, que ele nos proteja a todos!
christiana em abril 23, 2005 2:58 PM
#4
Não sei se eu já aprendi a lidar com os machos ressentidos, acho que minhas reações são meio knee-jerk, de reflexo... No grito. Já perdi a paciência. Talvez eu fique mais boazinha daqui a 20 anos.
Abraço,
Leila em abril 23, 2005 7:08 PM
#5
Idelber, você vai me desculpar, mas muitos ranços machistas aparecem no seu texto.
"Ao mesmo tempo, aprende a lidar com as lambisgóias de 22 que já sabem usar pílula e roubar marido.
Desde quando maridos são coisas a serem roubadas, Idelber? Maridos vão com o seu próprio consentimento (dos maridos, bem entendido). Esse tipo de comentário é típico de pessoas que pensam que a mulher deve defender o homem dela das outras mulheres, as loucas devoradoras de homens. Homens adultos precisam desse tipo de proteção? Que conveniente não? :))
"Deparando-se com o nervoso e preocupado argumento de certos homens - de que ela tem que escolher se quer cavalheirismo ou igualdade de direitos, afinal que história é essa, vai continuar deixando-nos nessa incerteza?"
Ela quer cavalheirismo e igualdade de direitos. Uma coisa não exclui a outra. Cavalheirismo, gentileza, boa educação, cortesia não fazem mal a ninguém :)
O que nem todas as mulheres (pseudo) modernas querem é igualdade de deveres. "O meu dinheiro é meu, o dele é nosso" é o lema :))
Abras
Daniela em abril 23, 2005 7:23 PM
#6
Já que é para fazer uma apreciação crítica vamos lá. Acho que se a mulher moderna é essa descrita no texto, o perfil corresponde a 10 por cento da população mundial (sendo otimista). O texto fala da mulher moderna, rica e educada. A grande parte das mulheres modernas brasileiras e africanas, sem falar nas russas, nas chinesas, entre outras, estão matando cachorro a grito, trabalham para sustentar a casa, filhos, marido, estão lutando contra a AIDS, fugindo da guerra. Beijos.
mas nem por isso deixam de escrever, de viver o conflito entre papéis tradicionais e conquistas modernas, de negociar igualdadade de direitos com o lugar do "feminino eterno", de habitar - de outra forma, claro - lugares que o texto menciona. Quem será que está pensando na rica e educada? Sei não. Abraços :) .
Ana Lucia em abril 23, 2005 7:39 PM
#7
Daniela:
Eu achei que fosse o óbvio do óbvio que:
1) a expressão "roubar marido" estava sendo usada ironicamente. . . puro ventriloquismo, texto que se coloca na boca da mulher que acaba de perder o homem....
2) a expressão que está entre travessões - de que ela tem que escolher se quer cavalheirismo ou igualdade de direitos, afinal que história é essa, vai continuar deixando-nos nessa incerteza? - também estava sendo usada ironicamente . . . puro ventriloquismo, texto que se coloca na boca do homem em pânico, figura que eu mesmo construo no texto e defino, precisamente, como o homem que acha essas duas coisas incompatíveis. . .
Mas parece que não era tão óbvio assim para todo mundo.
Mulher moderna também é aquela que lê as coisas com calma...
Idelber em abril 23, 2005 7:47 PM
#8
Idelber, para começar, peço desculpa por não ter percebido a ironia quanto ao fato de moças de 22 anos roubarem maridos alheios. O fato é que para mim, leitora que se leva a sério demais, não soou irônico. Talvez tenha sido uma leitura apressada de minha parte. Mas seu texto no Kit Básico me gerou mais dúvidas do que certezas. Não sei se o sorriso e a aparente compreensão são as melhores saídas numa relação homem-mulher. Não sei o que significa o "feminino eterno", não sei o que é ser mulher moderna, simplesmente não sei. Não sei o que uma mulher masculinizada e lésbica entende como "feminino eterno", não sei quem eu sou, não sei coisa nenhuma. Leitora apressada acho que não sou, pois penso muito nessas coisas. No mínimo, ou no máximo, sou uma mulher leitora confusa.
Mônica em abril 23, 2005 8:27 PM
#9
ué, mas somos todos tão MACHISTAS quanto todas vocês são FEMINISTAS. guardadas, OBVIAMENTE, as devidas proporções ANATÔMICAS.
...
e, ei, estão todos meio estressados aqui ou é impressão minha? que tal todos DAREM as mãos e GOZAR?
;>)
Biajoni em abril 23, 2005 8:27 PM
#10
para mim o melhor texto da série da tata é o de Luiz Biajoni!
Biajoni em abril 23, 2005 8:29 PM
#11
Ah bom. :)
A Monica me salvou. Pensei que eu era a única a não perceber a ironia. Idelber, desculpe. A ironia não pareceu óbvia pra mim. Assim como o meu tom comedido, calminho mesmo, não foi óbvio pra você. :)
Desculpe se pareci agressiva. Tava falando hiper sussa, na boa mesmo!! :)
Daniela em abril 23, 2005 8:32 PM
#12
Prof. acho que na internet, talvez devido a avalanche de informacoes ninguem le as coisas com calma, ne? E mesmo quando as le, interpreta de maneira errada. Se pessoas letradas, extremamente informadas ainda nao conseguem separar o que eh ironia, brincadeira ou puro ventriloquismo. Imagina o leitor medio assoberbado de tarefas cotidianas que nao tem o tempo necessario pra desfrutar desse nosso passatempo que eh blogar, debater, comentar e que se resume em duas palavrinhas: OCIO CRIATIVO.
Otima boa noite!
Beijao
Leitora/Fa em abril 23, 2005 8:34 PM
#13
Vou dar minha interpretação astrológica para o ocorrido aqui - e espero não ser apedrejada pelos(as) céticos(as) de plantão: a lua está cheia, no signo do desterro, no dia de São Jorge. Ou seja, as moças (emboras fofas e inteligentes que eu tenho certeza que são) estão de TPM, e resolveram partir pra guerra!
Calma, meninas, vai passar! Mas por enquanto, pega leve aí com o rapaz que, sem humor, não há amor que resista! ;o)
Por isso que eu acho ter 36 muito melhor que ter 22 anos, e nem me esquentei com a óbvia e evidente (basta ler o resto do texto) brincadeira do Idelber. Nada como o equilíbrio da maturidade, hormônios em fúria não favorecem os relacionamentos... :o))
christiana em abril 23, 2005 11:50 PM
#14
Tu te fizestes de ventríloquo do corno e da corna no mesmo texto, Idelber? Quantas deixastes na confusão? Continuas o mesmo, não é?
Quando passas por Porto Alegre desta vez? Beijos,
Diana em abril 24, 2005 12:08 AM
#15
Idelber, Christiana, enfim, todo mundo: espero não ter sido interpretada como uma implicante de carteirinha. Talvez eu tenha feito uma leitura apressada, não sei. Sinceramente, estou aqui assumindo, numa boa mesmo, que não entendi a ironia e que, assim, questionei aquela passagem do texto. Agora, tudo colocado às claras, entendi que o lambisgóias de 22 que já sabem usar pílula e roubar marido tinha aspas subentendidas. Pensando nisso, uma coisa, sim, é bastante irônica na vida: mulheres "modernas" talvez ainda achem que maridos podem ser roubados. Ou são falsas modernas? Ih... eu e minhas interrogações.
A questão é que nem a obviedade é sempre tão óbvia assim. Uma certa forma de expressão pode estar clara para alguns e não tão clara para outros. Não é à toa que tantos mal-entendidos acontecem por aí. ;)
Mas discordâncias e entendimentos falhos de textos não são motivos para que as pessoas se aborreçam umas com as outras. Uma caixa de comentários vai esclarecendo elementos, dando margem a novas questões que não haviam surgido, e isso, para mim, torna tudo mais interessante.
Beijos para todos.
Mônica em abril 24, 2005 11:26 AM
#16
Monica, voc disse tudo!
Leitora/fa em abril 24, 2005 11:51 AM
#17
pô, NINGUÉM concordou comigo!
Biajoni em abril 24, 2005 4:54 PM
#18
Pô Idelber eu concordei com o Bia, mas o comentário desapareceu misteriosamente. Beijos
Ana Lucia em abril 24, 2005 5:04 PM
#19
Sim, desapareceu, Ana Lucia, porque continha uma grosseria que feriu outra pessoa além de mim. Só isso. Abraços,
Idelber em abril 24, 2005 5:12 PM
#20
Idelber, me desculpe mas eu não creio ter utilizado nenhum adjetivo ofendendo você nem outra pessoa no meu comentário feito justamente para tirar algum resquício de discordância em relação ao seu texto do meu outro comentário. Tenho a maior consideração por você e por todos que comentam ou são citados aqui. Se meu comentário foi ofensivo para você, apagá-lo em vez de respondê-lo (se é que merecia resposta) é para mim um exagero, exageros acontecem do lado de lá ou de cá nos comentários, dependendo do dia, da hora, do humor do blogueiro que lê e do blogueira que escreve.
Deixo mesmo assim registradas minhas desculpas, embora os outros comentadores não possam avaliar eles mesmo o conteúdo, que você qualificou de ofensivo, do meu comentário. Eu não estava levando o debate tão a sério quanto você. Sinceramente essa me passou completamente, embora esteja acostumada com esses mal-entendidos da blogosfera. Um abraço.
Ana Lucia em abril 24, 2005 5:52 PM
#21
Está tudo bem, Ana Lucia, eu já falei com a pessoa que havia ficado magoada. Pode voltar a postar o que havia escrito, se quiser :)
Não, não estou levando nada muito a sério, não :)
Abraços,
Idelber em abril 25, 2005 3:21 AM
Anonymous em setembro 26, 2005 8:21 PM