« Balanço do Jazz Fest 2005 ::
Pag. Principal
:: Blog, Cidadania »
terça-feira, 03 de maio 2005
Previsões para o Campeonato Brasileiro
O especalista é Ubiratan Leal, que já fez suas previsões. Mas como este Biscoito acertou metade de seus pitacos para os estaduais (acertei RS, PR, SP, BA), aqui vão os palpites para o Brasileirão.
1. O Fortaleza não será rebaixado. Levará algumas tamancadas fora de casa mas acumulará pontos suficientes no Castelão para permanecer na primeirona. Eu torço por isso. Torço pela volta de pelo menos um clube baiano à primeira divisão.
2. Já existe jogador carioca anunciando que com as vitórias nas duas primeiras rodadas o futebol do Rio renasceu. Bobagem. Só o Fluminense tem alguma chance de ir à Libertadores. Flamengo, Vasco e Botafogo lutarão na parte de baixo da tabela e se brincarem encaram degola. Triste decadência daquela que Jorge Ben cantou como ‘a capital do futebol’.
3. Internacional, Cruzeiro e Atlético-PR foram alardeados por setores da imprensa como os únicos não-paulistas com chances de abocanhar o título. Acho que os três têm condições de brigar por vagas nos torneios latino-americanos, mas nenhum deles leva o caneco. Acho que falta banco a essas três equipes.
4. Meus favoritos para o rebaixamento: Juventude e Paraná Clube. Muita gente comemoraria se o primeiro caísse: ninguém merece jogar na serra gaúcha no inverno, não é mesmo? O Paraná Clube deve cair porque o PR está um pouco sobre-representado no Brasileirão (3 times, enquanto Bahia e Pernambuco estão fora) e também porque o clube possui o uniforme mais feio do Brasil. Eu também não me importaria que o Brasiliense voltasse à segundona. Time meio antipático. E não há nenhuma grande necessidade de que o DF tenha representação na primeira divisão.
5. Claro que o estado das coisas no campeonato muda no meio do ano, quando os times brasileiros são acossados pela grana européia, os jogadores mais talentosos e promissores vão embora e reiniciamos o anual encontro com a sina e miséria do nosso futebol, apesar da riqueza de talentos.
6. Quem será o campeão? Um dos seguintes cinco times: São Paulo, Santos, São Caetano, Palmeiras ou Atlético-MG. Aposto nos quatro primeiros porque o futebol de São Paulo continua bem superior ao do resto do Brasil. Não aposto no Corinthians porque não acredito que a linha de contratações imposta pela MSI no clube leve a qualquer lugar. Não deixo de apostar no Galo porque, ora bolas, é o meu time.
7. Por falar em Galo, o Tristão tem razão: faltam ao Atlético quatro zagueiros. Dois titulares e dois reservas. Lamento se houver algum parente ou amigo do Adriano lendo o Biscoito em BH, mas quem convenceu aquele rapaz de que ele podia jogar futebol não tinha nada na cabeça. Com 36 anos e 2 décadas de Carltons e Marlboros nos pulmões eu jogo mais que ele. Pelo menos uma testada na bola para dentro do meu próprio gol, aos 46 do 2º tempo, com meu time ganhando de 3 x 2 e quebrando um tabu de 35 anos, um gol contra maldito desses, eu garanto que eu não faria. Esse rapaz já fez sérios danos ao meu coração ao tentar sair jogando com a bola. Se a diretoria conseguir entregar um ou dois bons zagueiros ao Tite, prestem atenção no Galo.
8. Não seria legal se mais gente contribuísse com a Wikipedia em português? Eu fui lá ontem e acrescentei algumas frases ao verbete sobre o Galo. Ficou bacaninha.
9. Blogosfera de Minas Gerais, que tal irmos todos ao Mineirão no dia 29 de maio ver Clube Atlético Mineiro x Selección Argentina del Corinthians? Eu estarei com lá com certeza. Quem sabe a gente não faz um podcast com o Mineirão lotado? Como eu amo a primeira pisada no Mineirão depois de regressar do exterior. Há 15 anos é um vício.
Vai uma aposta aí?
Escrito por Idelber às 04:26 | link para este post
| Comentários (39)
#1
Não sou muito ligado em futebol, mas acho difícil que o Juventude caia pra segundona. Trata-se de um time regular e há sete anos se mantém tranqüilo. Além do mais, dizem que esse iverno não há de ser tão rigoroso por aqui...abs
Afonso em maio 3, 2005 5:09 AM
#2
O meu vascão vai ser campeão, of course!
(só não sei em que ano, evidente...)
Grimble em maio 3, 2005 7:01 AM
#3
Meu caro Idelber, sinto trazer você a realidade, mas o seu Galo está em pé de igualdade com o meu Flamengo: estão em decadência. Acho que nenhum dos dois vai cair, mas também acredito que nenhum dos dois vai conseguir sequer chegar entre os 10 primeiros.
Leandro Oliveira em maio 3, 2005 7:11 AM
#4
Falar que o Paraná só tem jogadores ruins, tudo bem. Falar que o time perde para todo e qualquer outro time, tudo bem. Mas como assim O UNIFORME MAIS FEIO DO BRASIL??? Pode não ser o mais lindo, mas o do grêmio já tem esse posto!
Será que alguém percebeu que eu sou torcedora do Paraná Clube? :)
*Dressa* em maio 3, 2005 7:28 AM
#5
Pra começo de conversa: uma das poucas coisas decentes que a CBF fez foi estabelecer os pontos corridos com turno e returno. E a partir de 2006 - com o rebaixamento de 4 clubes na série A e 6 clubes na série B - teremos dois campeonatos com 20 clubes. Promete.
Previsões para 2005: Fortaleza, Paraná, Paissandu e um grande clube cairão.
Campeão: Se o Robinho ficar por aqui, o Santos deve ser barbada. São Paulo (com Autuori) e Cruzeiro apesar do começo ruim tem boas chances. Ah! como Santos e São Paulo estão na Libertadores poderão ter problemas no Brasileirão.
Só mais uma coisinha: apesar do nível técnico mais baixo, as primeiras rodadas da série B têm sido emocionantes. Virada do Grêmio em cima do Avaí aos 48 do segundo tempo. Virada do Gama sobre o Grêmio. Virada da Anapoina sobre o Gama aos 42...
O uniforme do Paraná é mesmo horrível. Tanto quanto o do Brasiliense
Roberson em maio 3, 2005 7:51 AM
#6
Idelber, o mais interessante de suas previsões é que podemos observar que elas são totalmente científicas:
"O Paraná Clube deve cair porque o PR está um pouco sobre-representado no Brasileirão"
" Não deixo de apostar no Galo porque, ora bolas, é o meu time"
"Time meio antipático"
Nada passional você, hã? *hohoho*
Daniela em maio 3, 2005 8:14 AM
#7
Primeiro, se palpite de futebol (ou o próprio) tivesse algo de científico não teria graça... ;)
Segundo, como palmeirense, eu estou torcendo para que o Palestra não caia mesmo (infelizmente, conheço outros palmeirenses na mesma situação).
Não sei se o Juventude cai, mas o Paraná tem grandes chances. Ah, o Paraná já teve uniformes mais feios.
Bem que podiamos contribuir mais com a Wikipedia né?
Abraços, Marcos.
marcos alexandre em maio 3, 2005 9:48 AM
#8
Concordo com teus favoritos (tirando o galo, claro) mas incluo o vasco entre os rebaixados (o vasco é teimoso e vai conseguir). Este ano sobe um time baiano, Pernambuco continua tentando. E o campeão vai ser o Flamengo, claro. Tá bom, tá bom, vamos ver se ficamos entre os dez primeiros...
Reginaldo Siqueira em maio 3, 2005 10:39 AM
#9
Ótimas previsões. Também acredito no Galo - afinal, atleticano torce até contra o vento!
Se eu estiver por aqui em 29maio, aí o Mineirão será uma boa pedida. (Talvez esteja em Curitiba, para um congresso).
Cláudio em maio 3, 2005 11:20 AM
#10
Brother, acho que o Atlético Mineiro entra no Brasileirão como eu diria, na categoria dos emergentes, falta ageitar a zaga pra dar mais confiaça ao time, e esperamos que ele pelo menos se classifique entre os quatro. GAAAAALOOOO!!!
Adriano em maio 3, 2005 11:53 AM
#11
É claro que eu aposto no Cruzeiro, quer dizer, no Fred, e sabe que eu gosto do Brasiliense ? A "Febre Amarela" já encrecou o Galo uma vez, lembra ? E o Adriano, meu Deus, que coisa !!! Bem, vou te agradecer o convite pro Mineirão, mas espero que a farra seja boa !!!
Um abraço
Fefê em maio 3, 2005 1:47 PM
#12
Começando por baixo: Figueirense e Juventude estão prontos pra cair... o primeiro começou mal, e, só começando bem como no ano passado, poderia se salvar. Já o time de Caxias do Sul nunca me empolgou, joga feio... e cá entre nós, Juventude entre os 20 melhores do Brasil é dose. (Brasiliense então......... pra esse vai a minha torcida na serie B do ano q vem, mas tem o time melhor que os dois citados acima.)A vaga em aberto fica reservada para algum carioca que perca o rumo (provavelmente o Vasco) até lá, ou a Ponte Preta que há anos ninguém sabe porque está na primeira divisão.
Na parte de cima da tabela temos dois pontos.... O melhor elenco é o do Corinthians, mas acho que os egos o tornarão um time comum que deve entrar na Sul-americana ou Libertadores. Pra mim, o Fluminense tem o melhor Grupo de todos e isso o faz favorito - os jogadores certos na hora certa...harmonia - O Atlético Mineiro também tem um grupo bom e um ótimo técnico, mas, ser bem sucedido com DANRLEI é impossível....
Santos com Robinho, Léo e Ricardinho sempre será favorito. Já o São Paulo além de amarelar no final (até qdo é campeão) perdeu o melhor técnico em atividade no Brasil, e isso pesa. Pra terminar acho que o PC Gusmão encontrou o ponto ideal do Botafogo e penso que o time carioca pode ser a grande surpresa. Cruzeiro, Inter e Flamengo são incógnitas, os dois primeiros melhores.
Pedronog em maio 3, 2005 2:32 PM
#13
Juventude não cai. Cairão Brasiliense, Ponte Preta, Paissandu e um grande (carioca). Minha aposta aí é o Vasco da Gama, mas o Flamengo infelizmente tb promete um péssimo campeonato. O Fluminense chega perto da vaga na Libertadores, mas não leva, nem o Galo. As vagas para a Libertadores estarão com 3 grandes paulistas e Cruzeiro ou Internacional. O meu São Paulo é uma enorme dúvida, depende mto do trabalho do técnico novo, mas para a Libertadores vai. Assim como o Santos. Os outros dois brigam por uma vaga. Pensar no campeão agora é impossível, simplesmente pq negociações de jogadores durante o campeonato ainda são permitidas. Só depois do meio do ano poderemos saber quem larga rumo ao título.
comentários extras:
- Sim, existem mais clubes na 1ª divisão do que o futebol do Paraná merece. Nada contra o estado, mas o Paraná Clube poderia mesmo cair.
- O Brasiliense é outro que não tem nada a fazer no campeonato. Time de ex-senador, com força de bastidores e uma camisa ridícula.
- Falando em camisa, a do Grêmio está longe de ser feia. Mas dos clubes gaúchos, nada como a maravilha que é camisa do Inter!
- Eu gostaria de ver o Galo campeão no caso improvável do meu clube não disputar o título. O futebol mineiro é grande demais para tão poucos títulos brasileiros... Seria bom tb ver um carioca levando... Mas não acontece nesta década.
Donizetti em maio 3, 2005 2:41 PM
#14
Esqueci de fechar uma tag e ficou tudo em negrito. Desculpa Idelber.
Donizetti em maio 3, 2005 2:44 PM
#15
Ih, eu nem sabia que já tinha Wikipedia brasileira. Quando tiver tempo, vou dar uma olhadinha lá pra ver como funciona.
Leila em maio 3, 2005 3:55 PM
#16
heheh, ótimos palpites. Marcos, o negrito não é problema nenhum, tudo o que negro em fundo claro é bem vindo neste blog :) gostei das suas (não-)previsões e observações: realmente o Brasiliense não goza de muita simpatia entre o resto do público do futebol, né?
Dressa: bem-vinda ao Biscoito! Meu deus, a única razão pela qual eu me dei o direito de brincar com o uniforme do Paraná foi porque achei que jamais teria um leitor paranista, quanto mais leitora. Pronto, nunca mais se fala mal do Paraná na parte de cima deste blog, hehe - mas que o uniforme é feio, é, né?
Pedronog: excelentes palpites, achei. Talvez você tenha razão, o Botafogo possa brigar na parte de cima da tabela. Eu ainda confio no Danrlei, não sei, o cara cansou de ser campeão no Grêmio.
Fefê: o Galo Vingador já fez jus ao nome e já eliminou, vingativo, a febre amarela do senador este ano na Copa do Brasil. E aguarde-nos. Hoje tem.
Roberson: a série B vai ficar cada vez melhor; é a tendência. Se eles profissionalizassem a coisa direito ficaria melhor ainda...
Daniela: a paixão é a mãe de todos os "adendos" às previsões minhas, não a elas mesmas :)
Adriano e Cláudio: em breve nos vemos na pampulha!
Regi: não acho que o Flamengo tenha chance de ficar entre os 10 não, heheh, torço para que suba um baiano também :)
Afonso: não sabia que estavas na serra gaúcha!
Leandro, como pode um mineiro tão inteligente torcer para o Flamengo?
marcos: você podia começar a colocar uns textos lá , hein?
Leila: tô bobo!
Abraços,
Idelber em maio 3, 2005 4:23 PM
#17
Ih Maria! Será que vou ter que torcer pra algum time pra poder participar dessa discusão? Desculpe os flamenguista, mas o Flamengo é aquele time cheio de barrigas...rs. Boa noite! Beijus, Luma
Luma em maio 3, 2005 6:21 PM
Reinaldo em maio 3, 2005 6:54 PM
Ulisses Crasso em maio 3, 2005 8:15 PM
#20
Tive que voltar por duas razões: primeiro, Idelber, moro em Porto Alegre (pertinho da serra, nada como 1 hora da serra mais linda, no inverno desse país, hehehehe - tem até neve), mas sou gaúcho, pro resto do Brasil. Segundo, percebo um certo preconceito contra times antigamente chamados "do interior". O que está acontecendo? abs
Afonso em maio 3, 2005 8:29 PM
#21
Afonso, é verdade que há uma certa má vontade com alguns dos chamados "pequenos". O meu caso com o Juventude não é esse, e nem o frio (eu amo o frio, heheh, pelo menos o do sul do Brasil). Minha birra com eles é que eles deveriam ter sido degolados em 1997 e foram salvos por causa da virada de mesa para favorecer o Fluminense naquele ano.
Grimble: houve um dia em que eu tive simpatias pelo Vasco. De uns anos para cá, impossível...
Reinaldo: é verdade. O uniforme do Brasiliense é um páreo duro com o do Paraná.
Ulisses: o link é bom, mas não há nada novo lá. Simplesmente nos recorda o óbvio, que liberdade de expressão não inclui liberdade de caluniar e que a lei brasileira pode, sim, aplicar-se a blogs hospedados fora do Brasil. Informação conhecida, mas valeu a intenção! (sobre esse tema, veja o post de hoje de Lucia Malla, no Uma Malla pelo Mundo).
Abraços,
Idelber em maio 3, 2005 8:40 PM
#22
Pernambuco e Bahia realmente merecem vagas na primeirona. E eu, Santa Cruz desde que me dou por gente, torço muito pra que meu time seja um dos felizardos.
Mas ainda não posso dizer nada, só sei que Vitória/BA é favoritíssimo pra subir. E pra descer, mais por vontade que por análise, o Brasiliense. Concordo: ê timezinho sem sal!
mais um voto contra o Brasiliense e favor do Nordeste, valeu!
Gustavo em maio 3, 2005 11:18 PM
#23
Caro Idelber,
estarei amanha no Mineirão, contra o Ituano, pela Copa do Brasil. Quanto ao jogo contra o time portenho-brasileño, to dentro, é so combinar da moçada encontrar la. Da-lhe! Acredito tambem que o PALMEIRAS seja candidato ao título. O que mais atrapalha é ter Bonamigo como técnico.
Caro Penalva, a gente se vê lá na Farroupilha antes do jogo contra o Corinthians. E força amanhã lá
Penalva em maio 3, 2005 11:20 PM
#24
Idelber,
Massa vc ter dado o toque com respeito à Wikipedia. Para quem não sabe, a Wikipedia é uma enciclopédia multilíngue na qual os artigos são escritos e/ou editados livremente pelos próprios internautas, sequer é preciso se cadastrar. Na versão em língua portuguesa ainda faltam muitos artigos (p.ex., biografias) e boa parte dos que já existem precisam aumentar sua qualidade (p.ex. o verbete sobre música). Por isso, precisamos de colaboradores!
Para quem tomar gosto pela coisa, fica a sugestão de se cadastrar (é preciso apenas login e senha), para que possa manter sua lista de contribuições e acompanhar sua evolução. Veja como contribuir.
Charley em maio 4, 2005 3:20 AM
#25
Valeu, Charley! Arrasou nos links.
Idelber em maio 4, 2005 3:28 AM
#26
Você se esqueceu de falar no hino mais bonito do Brasil. Aquele que um dia o Brasil todo ainda vai cantar: Nós somos do Clube Atlético Mineiro... Bica eles, Galô! Saudações atleticanas.
Tristão
PS - Ainda uma coisa: quando se fala em candidato mineiro ao título de 2005, todos se lembram do Palestra Itália, mas se esquecem de dar uma olhada no ranking de clubes do campeonato brasileiro...
Tristão em maio 4, 2005 11:07 AM
#27
Só para registrar: todo ano eu vejo essa previsão aí de que o meu Papão vai cair. A impressão que me dá é que os profetas do futebol (todos do centro-sul, não coincidentemente) ficam com um quarto clube faltando nas centúrias e acabam incluindo, como é mesmo? Aquele clube lá do Pará? É a mais do que confirmada "má vontade com os pequenos" de que o Afonso falou e da qual infelizmente os árbitros são os maiores expoentes.
Pois é, reconheço que o time tá uma porcaria, aliás esteve em todas as participações no Brasileiro: mas ainda aposto: fica entre os dez primeiros. E viva a zebra que não falha nunca!
Helena P em maio 4, 2005 12:58 PM
#28
Helena: bem-vinda, e para que conste: eu nunca previ queda do Papão! E nunca torci por ela. Eu gosto do Papão na primeirona. Papão, Fortaleza, Bahia, Sport (ou Santa ou Náutico), Vitória-BA. Seria legal ter pelo menos 5 do Norte-Nordeste entre os 20. Valeu a visita!
Tristão: você fala daquele ranking no qual o Clube Atlético Mineiro é o primeiro colocado em pontos conquistados ao longo da história do Campeonato Brasileiro e primeiro também em número de vitórias? É, aquele ranking é muito bom. Saudações, força hoje lá no Mineirão.
Idelber em maio 4, 2005 1:44 PM
#29
Idelber, perdão, não estava falando de você mesmo: os profetas do apocalipse alvi-celeste estão na sua caixa de comentários. E em dezenas e dezenas de linhas da gloriosa imprensa nacional, claro. Grata pelas boas-vindas.
Helena P em maio 4, 2005 2:59 PM
#30
Aquela do Adriano foi horrivel!! Com H maiúsculo mesmo!! Beleza seu blog, bom saber que é atleticano como eu também!! Um grande abraço... e dia 29... quem sabe???
Denilson em maio 4, 2005 4:24 PM
#31
Idelber, pode cantar de galo porque o glorioso tricolor dos pampas teve uim pequeno percalço.
Mas e essa notícia aqui ó?
Abraço.
Roman em maio 4, 2005 5:38 PM
#32
Valeu, Denílson. Gostei de visitar vocês aí também.
Roman: vocês estão apelando para o ranking de beleza das camisas, rapaz? Está feia a coisa, hein?
Idelber em maio 4, 2005 6:26 PM
#33
Em se falando de internet, wikipedia, free, não posso esquecer desta ótima extensão para o nosso Firefox.
Com ela você pode ter uma barra com opções de edição e formatação na Wikipedia (Word-like), ou acesso via botão direito.
Agora ninguém tem mais a desculpa de não saber fazer link ou colocar imagem.
Usar o IE não é desculpa, é falta de vergonha na cara. ;)
Abraços, Marcos.
marcos alexandre em maio 4, 2005 8:24 PM
#34
Sobre-representado ? O Paraná está sobre-representado ? Um estado não pode estar sobre-representado se seus representantes chegaram onde estão por méritos próprios. Sem viradas de mesas ou convites para pular da terceira divisão para a primeira. Portanto, se tem algum estado sobre-representado nesse país, é o Rio de Janeiro.
Eu até acho que o Paraná Clube tem tudo pra cair, mas depois dessa vou até torcer para eles e pro CAPeta não serem rebaixados.
Eu também acho uma pena que a Bahia e Pernanbuco fiquem de fora da primeira divisão nacional, e torço por eles na segundona, já que não tem nenhum paranaense nessa divisão. :-).
Na série C eu sou Londrina, Iraty e Cianorte.
Ah, e quem acha que o CAPeta tem chances de ser campeão brasileiro ainda está em 2004. O time de 2005 não pega nem Sul-Americana. O campeão da série A vai ser o COXA.
Ricardo Antunes da Costa em maio 6, 2005 11:53 AM
#35
Ricardo, a intenção não era atacar o futebol do Paraná. É porque o Paraná Clube já esteve cai-não-cai várias vezes. Pela trajetória recente, já está merecendo rebaixamento. Mas sem dúvida o futebol do Paraná é hoje superior ao do Rio e por essa lógica mereceria ter mais representantes.
Agora, estou muito surpreso até agora com a campanha do Atlético-PR. Abraços,
Idelber em maio 9, 2005 3:16 AM
#36
Eu acho que o Brasileirão terá como campeão o Corinthians ou o Goiás.Pois Fluminense e o Internacional foram prejudicados pelo escândalo da arbitragem.Vão cair o Flamengo,o Atlético Mineiro,o Figueirense e o Paysandu.SOU VASCAÍNO DOENTE,E O VASCO VAI SER CAMPEÃO O ANO QUE VEM DA SEGUNDA DIVISAO.
Matheus Cavalheiro Ferreira em outubro 10, 2005 4:15 PM
#37
Como que o Vasco vai ser campeão da segundona e se vc diz que ele nem vai cair.
Rsrsrs
Sou flamengo, Tô achando complicado flamengo e atlético conseguirem escapar do rebaixamento.
Abimael em novembro 3, 2005 9:01 AM
#38
O Corinthians - Queda Livre, desespero e torcida ficará uma fera;
Inter - Avermelhou, mas ainda é um bom time;
Fluminense - Quem espera sempre A....., nada é impossível, Pet é bom mesmo;
Goias - Time muito bem armado, todo ano revela talentos;
Palmeiras - Falta vontade e técnico, mas falta mesmo é sorte;
Santos - Pedalou, pedalou e caiu; saudades ROBINHO
São Paulo - Não estava afim; o negórcio é outro;
Vasco - Esse Renato é bom, mesmo;
Bota - Diretoria Vacilou - Vendeu o tinha de melhor; goleiro e lateral
Fla - Somente um Santo resolve haja reza;
Quem cai? Brasiliense, Atlético, Figueirense e Mengo, anotem......
Quem Será o campeão? Ou Flu ou Inter
mauro em novembro 5, 2005 1:26 AM
#39
Agora é prá valer. Depois do leva-passeio no México e sem Teves e Roger, o Corinthians vai dá de mão beijada para o Flu, e se vacilar até o Inter vai se dá bem, isso espero.
Vasco e Fla podem dormir abraçados, juntamente com Atlético e Brasiliense é claro.
Papão poderá escapar?
E o Figueira vai nessa?
Pra valer vou logo dizendo, o Mengo vai decidir a vaga para a segunda Divisão com o Papão da Curuzú.
Mauro Fiquene - São Luis em novembro 11, 2005 10:16 PM