Meu Perfil
Um blog sobre política, literatura, música e futebol. Na rede desde outubro de 2004



email: idelberavelar gmail ponto com
Sobre o autor
 Curriculum Vitae
 Página pessoal em Tulane
 Prêmio Itamaraty (pdf)
 The Untimely Present
 The Letter of Violence
 Alegorias da Derrota
 Ensaio sobre o PT
 Balanço Governo Lula
 Ensaio Música Mineira
 Ensaio sobre 11/09
 Entrevista no Chile
 Entrevista no Gravatá
 Ensaio sobre o Galo


Sobre ela
 Um defeito de cor
 Ao lado e à margem do que sentes por mim
 Prêmio Casa de las Américas
 Comentário de Millôr
 Comentário de Risério
 Resenha na Folha de Pernambuco
 Entrevista na Record
 Entrevista na Globo News
 Entrevista na Novae (2002)


Histórico
 janeiro 2009
 dezembro 2008
 novembro 2008
 outubro 2008
 setembro 2008
 agosto 2008
 julho 2008
 junho 2008
 maio 2008
 abril 2008
 março 2008
 fevereiro 2008
 janeiro 2008
 dezembro 2007
 novembro 2007
 outubro 2007
 setembro 2007
 agosto 2007
 julho 2007
 junho 2007
 maio 2007
 abril 2007
 março 2007
 fevereiro 2007
 janeiro 2007
 novembro 2006
 outubro 2006
 setembro 2006
 agosto 2006
 julho 2006
 junho 2006
 maio 2006
 abril 2006
 março 2006
 janeiro 2006
 dezembro 2005
 novembro 2005
 outubro 2005
 setembro 2005
 agosto 2005
 julho 2005
 junho 2005
 maio 2005
 abril 2005
 março 2005
 fevereiro 2005
 janeiro 2005
 dezembro 2004
 novembro 2004
 outubro 2004


Assuntos
 A eleição de Obama
 Clube de leituras
 Fenomenologia da Fumaça
 Filosofia
 Futebol e redondezas
 Gênero
 Literatura
 Metablogagem
 Música
 New Orleans
 Palestina Ocupada
 Polí­tica
 Primeira Pessoa



Visito
 Acontecimentos
 Afonso, o Chato
 After the Fall
 Agência Carta Maior
 Ágora com dazibao no meio
 Aguafuertes
 Alcinéa Cavalcante
 Alê Felix
 Além do jogo
 Alessandra Alves
 Alfarrábio
 Amálgama
 Amante profissional
 Os amigos do Presidente Lula
 Animot
 Ao mirante, Nelson!
 Arrastão
 Bala perdida
 Balípodo
 Bereteando
 Biajoni!
 Bibi's Box
 Blog do Alon
 Blog do Bourdoukan
 Blog do Favre
 Blog do Cássio
 Blog do Galinho
 Blog do Juarez
 Blog do Mello
 Blog do Protógenes
 Blog do Rovai
 Blog do Sakamoto
 Blog dos Perrusi
 Blogafora
 blowg
 Botequim do Bruno
 The brain eaters
 Branco Leone
 Bratislava
 Bugio
 A bundacanalha
 Caldos de tipos
 Caquis caídos
 O carapuceiro
 Carla Rodrigues
 Carnet de notes
 Carreira solo
 Carta da Itália
 Carvoeiro
 Caryorker
 A casa da colina
 Casa da tolerância
 Casa de paragens
 Catarro Verde
 Catatau
 Cidadania
 Cinefilia
 Cinematógrafo
 Cintaliga
 Conejillo de Indias
 Consenso, só no paredão
 Contra Capa
 Contraditorium
 Controvérsia
 Conversa afiada
 Cria Minha
 Cris Dias
 Crônicas perversas
 Cyn City
 Cynthia Semíramis
 Uma dama não comenta
 Daniel Lopes
 De olho no fato
 De primeira
 Diálogico
 Diário da Odalisca
 Diário de Bordo
 Diario de trabajo
 Diário gauche
 Diplomacia bossa nova
 Direitos fundamentais
 Dissidência
 Dito assim parece à toa
 Doidivana
 Don Quijote
 Dossiê Alex Primo
 ¡Drops da Fal!
 Duas Fridas
 É bom para quem gosta
 É por aqui que vai pra lá?
 eblog
 Ecologia Digital
 Enloucrescendo
 Enquanto seu blog não vem
 Epicaos
 EraOdito
 Escrúpulos Precários
 Escudinhos
 Estado anarquista
 Eugenia in the meadow
 Fabricio Carpinejar
 Faca de fogo
 Faça sua parte
 Favoritos
 A Feminista
 Ferréz
 Fiapo de jaca
 Fósforo
 Fina flor
 Fogo nas entranhas
 Fotógrafos brasileiros
 Frankamente
 Fundo do poço
 Futebol, política e cachaça
 Gabinete dentário
 Galo é amor
 Garotas que dizem ni
 Gejfin
 Gravatá
 Gravataí Merengue
 Groselha news
 Guga Alayon
 Guia de literatura
 Hargentina
 Hedonismos
 Hermenauta
 Histórias do Brasil
 Homem do plano
 HQ e cultura
 Hunny.bunny
 Idéias mutantes
 Impedimento
 Impostor
 Imprensa Marrom
 Incautos do ontem
 Ingresia
 Inter-esse
 InternETC
 Interney
 Ius communicatio
 jAGauDArTE
 Jean Scharlau
 Jon Kepa
 O jornalismo morreu
 Juca Kfouri
 Juliano Rosa
 Kit básico da mulher moderna
 Lembrança eterna de uma mente sem brilho
 Liberal Libertário Libertino
 Limpo no lance
 Linkillo
 Lixo Tipo Especial
 Lixomania
 Luis Nassif
 Luz de Luma
 Mac's daily miscellany
 O malfazejo
 Uma Malla pelo mundo
 Marcelo Coelho
 Marconi Leal
 Maria Frô
 Marmota
 Martelada
 Melômano
 Meta.comunix
 Milton Ribeiro
 Mineiras, uai!
 Mox in the sky with diamonds
 Música popular do Brasil
 Na prática a teoria é outra
 Nababu
 Nación apache
 Nalu
 Namorado imaginário
 Nei Lopes
 Noncapisconiente
 Nova corja
 Nóvoa em folha
 Obra em progresso
 Odisséia literária
 Óleo do diabo
 Olho de boi
 Onde anda Su?
 Ontem e hoje
 Ordem natural
 Outros dias
 Overmundo
 Palestina do espetáculo triunfante
 Pálido ponto branco
 Panóptico
 Para ler sem olhar
 Paralelos
 Parede de meia
 Paulodaluzmoreira
 Pecus Bilis
 Pedro Alexandre Sanches
 Peneira do rato
 O pensador selvagem
 Pensar enlouquece
 O pífano e o escaninho
 Pirão sem dono
 Poemas del alma
 Ponto media
 Por um punhado de pixels
 Porão abaixo
 Posthegemony
 Prás cabeças
 Prosa caótica
 Prosaico20
 Puente aéreo
 Quarentena
 Que cazzo
 Quelque chose
 Quintarola
 Rafael Galvão
 Recordar repetir elaborar
 Reinventando Santa Maria
 Retrato do artista quando tolo
 Río fugitivo
 Roda de ciência
 Rosebud NYC
 RS urgente
 Sandino
 Seqüências parisienses
 Sergio Leo
 Serbão
 Sérgio blog 2.3
 O sinistro
 Sob(re) a pálpebra da página
 Soninha
 Soninha (gabinete)
 A Sopa no exílio
 Sovaco de cobra
 Sub rosa v.2
 Superfície reflexiva
 Talqualmente
 Tapera
 Taxitramas
 Tentativas de mitologia
 Terapia Zero
 Tiago Dória
 Todo prosa
 Todos os fogos o fogo
 Tordesilhas
 Torero
 Torre de marfim
 Tudo pode acontecer
 Tudo que é sólido se desmancha no ar
 Túlio Vianna
 Umbigo do sonho
 Ultimas de Babel
 Vejo tudo e não morro
 Velho do farol
 Viajando nas palavras
 La vieja bruja
 A vida em palavras
 Virunduns
 A volta dos que não foram
 Zema Ribeiro




BlogueirosComMarta120x120.jpg


selinho_idelba.jpg

Movable Type 3.36
« A "Apostila" de Parreira e o Roubo de Textos :: Pag. Principal :: A Esquerda e a Crise do Governo »

segunda-feira, 06 de junho 2005

Estarrecedora . . .

é a denúncia de Roberto Jefferson, que me chegou cedão via Rafa. Mas eu fiquei estarrecido mesmo foi com a entrevista do cabra. Qualquer que seja o passado de Roberto Jefferson, o que importa aqui é a verdade, e quem conta o caso com aquela precisão ali não está mentindo, não. Às dez da manhã, antes, portanto, de que se pudesse apurar qualquer coisa, o PT lançou nota negando. É mole?

Diante das denúncias e dos fortíssimos indícios de sua veracidade, o Biscoito renova a pergunta e o desafio: um doce para quem me disser qual é a data de filiação do Sr. Delúbio Soares no Partido dos Trabalhadores, quais cargos ele ocupou até chegar a tesoureiro do partido, como e com aval de quem ele chegou lá. Eu confesso que não sei. Mas estou louco para saber.



  Escrito por Idelber às 13:41 | link para este post | Comentários (45)


Comentários

#1

Dark times...

Alfred E. Neuman em junho 6, 2005 2:19 PM


#2

Agora a coisa complicou pra valer.

Guto em junho 6, 2005 3:20 PM


#3

Delúbio é da tropa do Zé Dirceu. É considerado soldado fiel do Dirceu.

José Amaro em junho 6, 2005 4:05 PM


#4

aprés moi, le delúbio.

smart shade of blue em junho 6, 2005 4:59 PM


#5

Para acusar o governo de defendae o o Roberto Jefferson todo mundo afirma e reafirma que ele é um corropto, criminoso, mentiroso. Agora quando ele joga m%$@#$& no ventilador para levar alguns com ele porque viu que vai se ferrar a palavra dele é quase divina... Não estou dizendo que é mentira, nem que é verdade. As denúncias terão de ser apuradas. O que ocorre é que tudo é motivo para criticar o governo. Um governo que foi oposição muito tempo e está vendo como é ruim ser situação. Porém nós que não somos políticos e, por isto, temos como única preocupação o bem estar do Brasil, devemos sempre esperar a justiça. Como ela, geralmente é lenta ou, falha, devemos cobrar. Este é o erro: não adianta ficar cobrando do executivo se não sabemos votar para o legislativo e se não pressionamos o judiciário. E você pergunta, como pressionar o judiciário? Exercendo cidadania, se o judiciário não der conta a sociedade pode começar a olhar em volta e a exercer a capacidade de constranger os corruptos que estão impunes. Muitos se juntam para falar mal do Lula, ou do Zé Dirceu(que eu tb num gosto mto), e deixam os 'Vampiros', ou o Reinaldo Pitta frequentarem nossa cidade, nossos restaurantes.

Pedro Nogueira em junho 6, 2005 5:06 PM


#6

hohohohoho!!!!!!!!

Fal em junho 6, 2005 5:32 PM


#7

Pedro, concordo com você. O cara pode estar mentindo, mas cá entre nós: você ainda acredita no PT? Eu não acredito mais. O meu maior desespero é não saber em quem votar nas próximas eleições. Não sobrou ninguém mais que preste. Beijocas

Yvonne em junho 6, 2005 6:21 PM


#8

Ainda acredito. Acho que ser governo tá ensinando muito a eles. TEm gente boa lá. Suplicy, Cristóvão Buarque, Olívio Dutra, Lula...
Quanto a quem votar, penso que o importante é escolhar bem, ppte os cargos do legislativo.


PS: Pra quem gosta de esportes... dêem uma espiadinha no meu Bolg papoesportivo.blig.com.br, e não esqueça de debater... Viva a democracia, viva o debate!!!

Pedro Nogueira em junho 6, 2005 6:41 PM


#9

Será uma Star Wars, a Vinganças do Shits.
Vai voar Sith, Shit, This, Hits,... ninguem é santo.
Estrelas vermelhas, algumas cadentes, outras estilo Patrick (Bob Esponja),... enfim, a côsa promete.
E que a força esteja conosco.

Aluno em junho 6, 2005 7:50 PM


#10

Uma das primeiras lições que se aprende no Direito - e que certamente não se aprende no Jornalismo e na Política - é que: "o que não está nos autos, não está no mundo". Levar a sério o que os políticos simplesmente dizem? Estão no papel "higiênico" deles: falar, falar e falar. E no da imprensa mais ainda: vender, vender, vender. Provas? Nenhuma até agora. Nem de um, nem de outro. Há 35 anos que escuto a mesma lenga-lenga (desde que me dou por gente, é claro): falam, falam e falam. Daqui a seis meses estarão se abraçando em alguma solenidade em Brasília. E nós? Daqui a seis meses estaremos debatendo um novo post teu sobre alguma outra historinha de políticos... abs

Afonso em junho 6, 2005 9:20 PM


#11

Bom, Aldo Rebelo e Miro Teixeira já confirmaram a parte que lhes cabia no latifúndio dessa denúncia. Ciro Gomes também. Todos corroboraram o relato. Eu vejo um pouco mais que "falação sem provas" aqui nessa história.

E for the record, nem Suplicy nem Cristovam Buarque estão no governo.

Idelber em junho 6, 2005 9:28 PM


#12

O titulo do post é "Estarrecedora . . ." entretanto eu acho a descrição errada depois de ter lido a entrevista de roberto jefferson na folha de são paulo e em particular respostas dadas a perguntas como estas

Folha - O sr. considera correta, legítima, essa forma de partilha dos cargos do governo?

Jefferson - Você entrega aos administradores dos partidos que compõem o governo a administração do governo. O PT tem participação muito maior que a dos outros partidos da base. Tem 20% da base e 80% dos cargos.
Mesmo o IRB: o PTB tem a presidência, mas todos os cargos abaixo são do PT. A Eletronorte: o presidente, doutor Roberto Salmeron, é um dos melhores quadros do PTB. Mas, de novo, toda estrutura abaixo é do PT. O diretor mais importante, o de Engenharia, é o irmão do ministro Palocci. O doutor Salmeron é uma espécie de rainha da Inglaterra. A ministra [Dilma Rousseff, das Minas e Energia] despacha com o irmão do Palocci. Tudo isso foi construído lá atrás, com o Silvio Pereira, o negociador do governo.

Folha - Nesta semana a revista "Época" traz reportagem na qual um sorveteiro é acusado de atuar como laranja do sr. em duas rádios.

Jefferson - O [empresário de Três Rios] Edson [Elias Bastos] Jorge, que já possuía uma rádio, a Rádio Três Rios, pediu duas concessões de rádio, e eu ofereci. E disse: "Você vai colocar lá o Durval [da Silva Monteiro, dono de uma sorveteria em Cabo Frio e ex-funcionário do petebista], que é meu irmão preto, esse guerreiro, meu amigo do peito. Você vai ajudar dando a ele a participação acionária no contrato social da rádio. Então você vai dar na rádio AM que vai sair em Paraíba do Sul e nessa FM de Três Rios, a participação do Durval". É uma maldade, é uma perversidade da revista tratar o Durval como laranja.

Basta perceber em quantos atividades o estado esta metido. Eletronorte ( energia) correios (entregas) comumicações etc etc e se vc pesquisar vai achar muitas outras atividades que estão sobre a tutela total dessa gente ou ao menos parcial.
Não seria melhor, em vez de mil regulamentos apenas vender as concesões de uma forma direta sem precisar de intermediarios nem e cobrar uma taxa baixa?
Não é estarecedor, é OBVIO que tais coisas irão acontecer. E ao contrario de um escandalo como a da ENRON nos eua onde os lesados, mesmo por terem acreditado em informações falsas, foram apenas as pessoas que compraram ações da enron e que a firma de contabilidade que providencio tais informações quebrou por isso, no caso de escandalos envolvendo o dineheiro publico as empresas continuam a existir.
Quando se acredita nesse papo furado de setores "estrategicos" que precisam estar sobre a tutelo dos "representantes do povo" se dão liçensa para tais barbaridades. Os romanticos acreditam que isso mudara quando mudar os governantes sem nunca considerar que o sistema em si é viciado e viciara a mairo parte dos que participam dele.
Acho que o afonso tem razão quando escreve que daqui a seis meses estaremos debatendo um novo post do idelber sobre alguma outra historinha de políticos pois parece que a maior parte dos brasileiros ainda acha que esse sistema ainda vai dar certo. Ou seja nós pagamos para ver essa novela. Os personagems so são relevantes pq nós permitimos que eles sejam relevantes. Por exemplo nem se necesitaria ter uma permisão de um parlamentar para conseguir uma concesão + como permitimos esse poder tai + um capitulo futuro de outro escandalo.

Alexandre em junho 7, 2005 12:52 AM


#13

O erro sempre foi e sera o de acobertar irregularidades com o medo de que isso possa desestabilizar o governo. O problema é que depois, ao destampar a panela, o odor de m. é sempre muito pior. Mas o que eu queria saber é porque o Lula chorou. Ele anda chorão e isso é sinal de impotência. Sem duplo sentido, por favor.

Flavio Prada em junho 7, 2005 1:14 AM


#14

So pra completar queria analisar a resposta do Roberto Jefferson a esta pergunta.

Folha - Nesta semana a revista "Época" traz reportagem na qual um sorveteiro é acusado de atuar como laranja do sr. em duas rádios.

Jefferson - "O [empresário de Três Rios] Edson [Elias Bastos] Jorge, que já possuía uma rádio, a Rádio Três Rios, pediu duas concessões de rádio, e eu ofereci."

EU OFERECI? COMO É esse lance de OFERECIMENTO?
CONTINUANDO

"E disse: "Você vai colocar lá o Durval [da Silva Monteiro, dono de uma sorveteria em Cabo Frio e ex-funcionário do petebista], que é meu irmão preto, esse guerreiro, meu amigo do peito."

VC VAI COLOCAR? OU SEJA A CONCESÃO DEPENDE DE COLOCAR ALGUEM LIGADO A PESSOA QUE CONCEDE A MESMA?
IRMÃO PRETO? GUERREIRO? AMIGO DO PEITO? SERA QUE O DEPUTADO JEFFERSON NÃO PODERIA SER MENOS PATERNALISTA? PARECE QUE ELE ESTA DIZENDO "EU TENHO O PODER E VOU AJUDAR MEU IRMÃO DE COR" COMO SE A ESTAÇÃO DE RADIO FOSSE DELE E O IRMÃO FOSSE UM COITADINHO QUE PRECISA DA AJUDA DO SALVADOR E HOMEN BOM ROBERTO JEFFERSON.
MUITO PATETICO.

Alexandre em junho 7, 2005 1:15 AM


#15

o que é "estarrecedor" é o fato de só agora a mídia descobrir que se governa neste país comprando votos de deputados. é uma prática bem antiga.de onde vcs imaginam que se origina o elevado padrão de vida desses deputados? vcs acham que os caras gastam uma fortuna em campanhas eleitorais pra defender "interesses do povo"? o cara quer, em quatro anos, um retorno duplicado do seu investimento. como putinhas numa esquina, eles ficam batendo bolsinha no congresso à espera de uma propsota indecorosa.

a verdade é a seguinte: governo que se preze tem caixa dois, formado por contribuições de empresas que lhe prestam serviços, para, entre outras coisas, formar sua base de apoio no legislativo. o fhc fez isso através do serjão mota, o itamar também e o collor, como todos sabem, se transformou num caso de polícia. o governo lula não poderia ser a exceção a essa regra - afinal o jôgo da política é pesado.

quem acredita que o pt é uma virgem num puteiro ainda nao passou do estágio mental de coroinha de igreja. e quem dá crédito à bandeira da moralidade que neste momento o psdb de fhc e o pfl de acm levantam tem memória curta.

aqui, e em qualquer outro país, fazer política não é nada mais do que chafurdar no pântano da imoralidade. ainda assim, nada nos impede de acreditar que um dia as coisas possam mudar. pra melhor, é claro. mas de uma coisa tô certo: não vai ser com o pt.

joao em junho 7, 2005 1:48 AM


#16

Do Delúbio nada sei, mas justiça seja feita, a mulher do Delúbio é a aspone mais linda que já conheci. Foi da Secretaria de Gestão da Morta e, depois que virou diretora da CUT, se mandou para Brasilia.

Deixou saudades!

Conclusão: o Delúbio está de parabéns.

Iraldo em junho 7, 2005 2:49 AM


#17

Vale lembrar que a m**** só foi pro ventilador por que ferraram o canalha do Jeffeson. Senão...

Darcio em junho 7, 2005 5:36 AM


#18

Delúbio foi dirigente sindical e dirigente da CUT...
Yvonne: Não é mentira - há cerca de duas semanas, Jefferson havia ameaçado: "se eu sentar naquela cadeira [a de uma CPI dos Correios] vão comigo o ministro José Dirceu, Delúbio Soares [tesoureiro do PT] e Sílvio Pereira" [secretário-geral do PT].
O governo ficou assustadíssimo. Tanto que estava evitando a todo custo a CPI.
O que difere o Delúbio de outros ex-tesoureiros é que o poder lhe concedeu enorme influência nos bastidores do governo. Em Minas Gerais o governo deve aos empreiteiros cerca de R$ 600 milhões em contas atrasadas. E quem se reuniu com o vice-presidente da indústria da construção pesada de Minas Gerais e o Ministro dos Transportes?
Bom dia!!!

Luma em junho 7, 2005 6:33 AM


#19

O João - ainda que para esgares de muitos - apontou o FATO: a prática de mesada para congressistas é antiquíssima e internacional. Ou ninguém por aqui acompanha o que ocorre no Congresso norteamericano?
Esse súbito surto moralista de imprensa e oposição nada mais é que aproveitamento de situação para golpismo. Antes que algum se apresse: não defendo a compra de votos no parlamento como método; só não aceito que praticantes da mazela (jornalistas com jabá inclusos) vistam-se à Catão para que sua agenda política ganhe pontos.
Volto ao que já afirmei em comentário a outro post: quando um partido de esquerda (e seus eleitores, nunca é demais lembrar) se dispõe a atuar nas instituições do capital e, principalmente, no Executivo, dispôe-se, quer queira, quer não, a jogar parte do jogo viciado. Nenhum des nós, eleitores do PT, tem o direito de fazer de conta que não sabe disso.
Por fim, 2 tópicos:
a) Bob Jefferson vai dizer o q for necessário para tentar salvar-se, independente de veracidade. Abraço de afogado. E, Idelber, é exatamente o excesso de detalhes que me leva à descrença de boa parte. Ou vc acha que ele fez mesmo um presidente da república chorar e 2 ministros quase se ajoelharem a seus pés?
b)Delúbio é militante histórico do PT, foi dirigente sindical em GO, dirigente da CUT estadual e nacional, milita desde a década de '70. Sua companheira, Mônica Valente, foi militante estudantil, presidente do sindicato dos psicólogos, dirigente da CUT e chefe de gabinete da prefeita e secretária de administração na gestão Marta em SP. Acho pueril qqer tentativa de fazer de Delúbio, Silvinho et allii bodes expiatórios de um problema que é endêmico na política nacional.
Sem nenhuma pretensão a oráculo, alerto aos que aqui comentam e lêm e têm posições à esquerda: não jogai a criança e a bacia no ralo para o qual conduzem a água suja.
Abraços.

Artur em junho 7, 2005 7:52 AM


#20

Ah, não Artur, o papo de "golpismo" não. Quem teria interesse em golpismo hoje, com o capital financeiro feliz da vida com a políticas do governo?

Acho que a declaração do Jefferson tem todas as características da declaração do contraventor ou bandido que diz: 'estou caindo e vou levar todo mundo que deve algo'. Esse tipo de declaração raramente é falsa, porque não interessa ao contraventor mentir. Se ele quer levar os outros culpados consigo, tem que dizer a verdade. Pode ter exagerado aqui ou acolá, mas alguém tem dúvida de que a substância das revelações é verdadeira? Depois do próprio Aldo Rebelo já ter admitido?

E não, em mesada eu nunca ouvi falar não, nem aqui nem no congresso americano. Negociar um voto prá cá, uma emenda ou nomeação prá lá, é uma coisa. Mesada é outra completamente diferente, inclusive porque você vira um completo refém das raposas. E essa é a situação do governo hoje: entregou anéis, dedos e braços, e mesmo assim não tem base sólida no Congresso.

E isso é responsabilidade dele, da truculência de Dirceu, dessa forma autocrática, arrogante, "rolo-compressor" de fazer política. Não é culpa da Folha não. Havia outras alternativas no PT, Artur, a esse modelo Dirceu-Delúbio. Não dá prá falar dessas coisas como se elas fossem inevitáveis, senão a gente elimina o espaço para a atividade política, que é a atividade de transformar o mundo, no final das contas. Fica tudo com aquele ar de inevitabilidade, "é assim porque tem que ser". Não é não.

Abraços,

Idelber em junho 7, 2005 8:18 AM


#21

Idelber,
Primeiro ao mais importante: não 'é assim porque tem que ser'. Claro que os caminhos deveriam – e poderiam – ser outros. Claro que, mesmo optando CORRETAMENTE por participar da bacanália das instituições do capital, deveríamos não nos submeter a todas as suas condicionantes, deveríamos querer em ação o 'pé-de-cabra' dos movimentos sociais para alargar limites e quebrar ferrolhos. E, claro também, seríamos acusados de golpismo, chavismo, populismo, brizolismo e varguismo, aquelas acusações de que vc, não sei porque, libera os áulicos do capital.
Mas, quando votamos em um candidato subscritor da 'Carta aos Brasileiros', sabíamos (ou deveríamos saber) que a rota adotada era outra, que nos comportaríamos como 'bons moços', que entre o 'respeito aos contratos' estava o 'respeito' às seculares maneiras de conduzir governo por aqui.
Não me venha com esse argumento moral da 'truculência' de JD. Antes fosse esse o problema. Truculência, isso sim, é o que move as classes dominantes deste país; a truculência que só admite mudança à Lampedusa. São golpistas, sim. Sempre o foram. Mesmo que o delírio monetarista-fiscalista as agrade, preferem aplicá-lo por mão amiga e borram-se de medo de uma eventual mudança de rumos.
Pior ainda é sua admissão de prevaricação no varejo – "Negociar um voto prá cá, uma emenda ou nomeação prá lá, é uma coisa..." – fazendo de conta que é possível conviver com os métodos 'republicanos' sem sujar as mãos e/ou sem ficar manietado. Falando português claro, à la V. Matheus: quem se decidiu por ir à chuva tem que se queimar.
Veja bem: defendo que os métodos de governança deveriam ser outros; defendo que é plenamente possível outra forma de agir, DESDE QUE se tenha a disposição de quebrar ovos, de viver enfrentamentos, de admitir conflitos. A armadilha é tétrica quando nos propomos a ser meramente amados pelo senso comum.
Por fim, alguém que vive 'up there' sabe perfeitamente da mesada que os think thanks e os lobbies pagam a boa parte dos 'congresspeople', na forma de consultorias, fees por palestras e contribuições aos PAC’s.
Não veja nos meus comentários uma defesa do 'locupletemo-nos todos', mas, essencialmente, uma proposta fraterna de luta pela revisão política e de não adesão ao lacerdismo de plantão (de que o próprio PT usou e abusou na oposição) que, queira vc ou não, colocou todas suas garras de fora e conta com o vestalismo de uma esquerda troncha.
Abraços (e pedido prévio de desculpas pelo tom, que não pretende ofensa, mas ênfase).

Artur, absolutamente ofensa nenhuma. Seus argumentos são sempre finos e bem-informados. Discordo radicalmente, mas admiro. Vou renunciar por enquanto ao direito à tréplica, mas voltarei em breve aos temas que você coloca, especialmente o 'lacerdismo'. Abração .

Artur em junho 7, 2005 9:32 AM


#22

Ok, vejo que todos estamos cientes dos problemas que ocorrem na nossa suja política, mas em vez de ficarmos apontando e discutindo os problemas, nãoseria mais benéfico a discussão e a sugestão de soluções?

Pedro Nogueira em junho 7, 2005 9:46 AM


#23

um ponto de vista interessante: http://www.kanitz.com.br/veja/corrupcao.asp

joão em junho 7, 2005 9:56 AM


smart shade of blue em junho 7, 2005 9:58 AM


#25

Eu concordo em uma parte com o Arthur. Política é isso aí. Hoje, inclusive, sabemos (exceto os pt-coroinhas) que o próprio PT era totalmente cínico quando vestia, ele mesmo, a camisa UDNista.

Apontei a vários amigos pt-coroinhas, logo no início do governo, que um dos grandes problemas com a imagem que o PT tinha construído para si mesmo era o de que ia ser dificílimo sustentá-la uma vez no poder. Não deu outra.

Agora, a posição do Arthur me parece chegar, no frigir dos ovos, às raias da idéia de que "os fins justificam os meios". Até isso eu poderia admitir _ eu o admitia aos tempos de FHC sem problema _ se não houvesse um outro grande problema.

O grande, o maior problema que vejo na ascenção do PT, não é ter mentido quando se dizia uma vestal da ética na política. O problema é o estelionato eleitoral causado por uma agremiação que me parece cada vez mais oca de idéias, que praticamente terceirizou tudo o que realmente importa em um governo (a economia para os tucanos, por exemplo), e que no limite parece ter sido movida unicamente pela vontade de ocupar o poder pelo poder. Com isto, estes oito (ou cada vez mais provavelmente quatro) anos de experiência petista no poder estão ficando, cada vez mais, com a cara de mais uma década perdida _ a menos que algo muito importante, que ainda não estejamos percebendo, esteja acontecendo nas estruturas profundas do capitalismo brasileiro, o que não acho muito provável.

Nem preciso dizer que mais uma década perdida é algo que quem tinha o histórico que eles têm teria o dever, a obrigação, de não deixar acontecer ao povo brasileiro.

Eu quase vomitava quando via Collor chegando lá, mas hoje, sou obrigado a reconhecer que o governo dele foi historicamente importante. Infelizmente ainda não consigo ver as mesmas lições sendo retiradas de um governo fracassado do PT. Temo que a debacle de Lula, especialmente na forma que está tomando, abra o caminho para aventureirismos muito perigosos. Mas espero estar errado, de novo.

smart shade of blue em junho 7, 2005 10:13 AM


#26

O bicho pegou... o fantasma aparece prá quem merece... tá tudo muito feio, muito feio...

Cláudio Costa em junho 7, 2005 10:25 AM


#27

Eu tô vendo essa discussão e achando uma certa graça.

De tudo isso, a única coisa que dou como certa é que prometeram algo ao Jefferson no começo da crise, não cumpriram e ele resolveu que não ia se ferrar sozinho. Muito simples. E muito burro.

O problema aqui é outro, é o desgaste que o governo Lula. É o problema do pessoal do governo, que partiu para a defensiva de uma forma meio equivocada. Conversei com gente do governo na época da criação da CPI dos Correios, e o pessoal respondeu à minha indignação em relação à incompetência do governo em lidar com a crise com acusações contra a oposição, justificando a atitude imbecil do governo. Talvez as acusações fossem justas, mas eram desimportantes. Agora, pelo que pude notar em conversas rápidas, continuam criticando a oposição, enquanto o governo se desgasta de uma forma que só tem paralelo, recentemente, no governo Collor.

Acho que todo mundo tem o direito -- e mais que isso, o dever -- de reclamar da postura que o governo tem tomado. Mas o Artur tem razão quando fala em "golpismo". Ninguém ache que, de repente, a direita virou um doce de coco interessada apenas no bem social. Está farejando a chance, e está aproveitando, agora com a chancela da esquerda, o que lhes confere ares de Verdade. O que é normal, claro. Reconhecer isso não justifica o modo como o governo vem agindo nem impede o reconhecimento de suas falhas.

Mas em que pese a incompetência e mesmo a corrupção do governo, a idéia é, sim, desestabilizá-lo -- mas até aí tudo bem, essa é a função da oposição. Qualquer mané sabe que essa história do mensalão jamais vai ser provada. Espero não ter sido o único a perceber que o Jefferson escolheu com cuidado o que dizia. Primeiro, fez questão de ilibar Lula e até Dirceu. Segundo, escolheu -- e eu tenho certeza de que ele tem histórias mais escabrosas para contar -- uma denúncia que, no fim das contas, não tem substância concreta. Ou alguém espera que um deputado diga "é, eu recebi essa propina"? Uma CPI sobre isso daria necessariamente em nada. Agora o governo quer a CPI do Mensalão, enquanto o PSDB insiste acertadamente na CPI dos Correios, que é onde tem mais chances. Pela primeira vez o governo agiu certo e está apoiando a CPI dos Correios. Prova de burrice, porque deveria ter feito isso antes de todo esse desgaste.

Acho que essa crise é o que poderia ter acontecido de pior ao governo Lula. Que o governo demonstrou incompetência. Que caiu no engano de confundir compromisso com fisiologismo. Ao contrário do Smart (que fez um belo post sobre essa confusão do governo e sobre a teoria dos jogos) eu não sei se isso significa o fim do governo Lula, embora tenha ficado com essa impressão até hoje pela manhã. Depois de ler os jornais (e o Noblat, que é como a CNN: brilhante nas horas de crise), vi que ainda é cedo para saber que rumo as coisas vão tomar. Também não acho que essa crise vá abrir espaço para aventureirismos. O problema, na minha opiniao, é mais grave e mais antigo, e não tem nada a ver com a oposição: está se criando um vácuo na esquerda que não vai fazer nenhum bem ao país.

Rafael em junho 7, 2005 12:17 PM


#28

Pois é, Smart, o ângulo lhe foi ingrato, mas ela é a cara da Zizi Possi.

Iraldo em junho 7, 2005 12:25 PM


#29

Smart,
Vou do fim para o começo: se 'après moi, le Délube', Garotinho na cabeça. Esse é o cenário que se vai desenhando. Os partidos clássicos do capital frágeis em nomes e sem discurso – por 'nossa' apropriação de sua agenda; a inexistência de centro político no Brasil e, portanto, das representações mais 'normais' das camadas médias; as diversas agremiações e intelectuais de esquerda perplexos e tendentes ao canibalismo. Cenário nosso velho conhecido. Inclusive do SDP, lembra?
Quanto ao estelionato eleitoral, nada tenho a afirmar senão concordância. Idem quanto à hipótese de mais uma década perdida. Só não vou deixar de frisar um ponto, para sua insatisfação: se outra fora a condução do governo, se houvesse se disposto a enfrentar a camisa de força do rentismo-patrimonialismo, se se dispusesse a implantar um capitalismo real na Nação (sim, Nação, que os olhos se revolvam), haveria tal choro e ranger de dentes que o quadro atual seria de bonança.
A questão de fundo é uma só: ou bem apostamos em um projeto nacional de desenvolvimento capitalista, enfrentado todo o 'chutar de escadas' e toda a reação interna e externa ou nos propomos, exclusivamente, a sermos bem intencionados grilos falantes do capital. O tal debate entre meios e fins pode ser fascinante na academia, mas não resiste um segundo ao teste ácido da realidade.
Para não me alongar – até porque pressinto que longas serão nossas tréplicas – sintetizo: por menos que me agradem as opiniões de Aldo Rebelo sobre o vernáculo, seu paralelo histórico com os idos de ’50 é correto. Não porque esteja sendo posta em prática uma política nacional-desenvolvimentista, mas pela ação 'preventiva' de estamentos para os quais até a mera hipótese disso é pecaminosa e herética.
PS(PS é ridículo em se tratando de blogs, mas a preguiça é mãe): vi agora o comentário do Rafael e creio haver ali muito 'food for thought', no vácuo à esquerda que ele identifica.

Artur em junho 7, 2005 12:51 PM


#30

Eu acho que a gente tem é que chamar na BOLÍVIA e tocar o horror em meia dúzia de políticos. Eles deviam é temer o povo.

tiagón, nada político em junho 7, 2005 12:52 PM


#31

Também estou cansada, saturada, abufelada, com esse governeco que estamos tendo. O presidente, um bonequinho alegre, passeia com a companheira Marisa Letícia e os aposentados pagarão a previdência até morrer. Tou puta da vida. E vou ficar visitando teu blogue. Vem no meu. Abraços.

Simone em junho 7, 2005 12:55 PM


#32

Não acredito em golpismo no caso atual, se é que alguém entendeu isso do meu comentário. Quer dizer, estas coisas sempre andam ao sabor dos acontecimentos, e se alguém mijar muito longe do penico, ninguém sabe o que pode acontecer (a entrevista do Waldir Pires hoje de manhã na Globo, por exemplo, foi desastrosa). Também não vejo muito futuro no Garotinho não. As forças que acho que têm mais chance na história toda, PFL/PSDB, acho que se interessam mais não em um impeachment, que apenas botaria o poder na mão do vice, mas sim em deixar o governo sangrando até as eleições. That´s my bet.

smart shade of blue em junho 7, 2005 1:05 PM


#33

a oposição já colocou o governo lula onde ela queria: ali no corner do ring, sangrando, e não vai deixá-lo sair dali até o início da campanha eleitoral. ela já esteve lá, acuada pelo pt, então conhece todas as manhas de que o adversário pode lançar mão pra sair do sufôco. alguém duvida que essa denúncia do roberto jefferson não foi combinada com a oposição? justamente qdo o governo tinha encontrado o caminho pra se livrar da cpi dos correios na comissão de justiça da câmara?

daqui pra frente, o governo lula é um mike tyson decadente à espera do golpe fatal. que vai ou pode ocorrer pelas vias legais, nas urnas.

golpe no sentido operacional clássico (tanques nas ruas, setores da sociedade irados nas ruas, a banca internacional por trás) é impraticável. o modelito - com suas variaçoes mais recentes como ocorreu na venezuela - parece estar esgotado. a opção hoje é por uma intervenção pra manter as aparências como "monitoramento da democracia". aí é que mora o perigo. esta é uma das cabeças da hydra que é este soturno governo bush.

joão em junho 7, 2005 1:08 PM


#34

João, muito bom ler quem coleta fatos e analisa, sem parti-pris.
Feita a oferenda de goivos, à polêmica: não ficarei surpreso ao ver mauricinhos cara-pintada aqui no Poeirão. Cria-se o clima para isso e as expectativas frustradas da classe média são o perfeito caldo de cultura. Até tucanos de alta plumagem percebem, daí sua súbita contenção mesclada com esgares de prazer.

Artur em junho 7, 2005 1:33 PM


#35

Há tempos a esquerda, tanto alhures quanto a tupiniquim, está no vácuo:

DE IDÉIAS...

Kbção em junho 7, 2005 1:35 PM


#36

Complementando a rica discussão desse blog... uma coisa que me chamou a atenção na entrevista de Jefferson é quando ele diz que "mensalão de R$30 mil é coisa de câmara de vereadores de 5ª". Vai ver que ele esperava um valor maior... (só rindo pra não chorar).
Ora, todo mundo sabe do passado desse Bob Jeff. Agora ele quer posar de Paladino da Justiça?!

Viva em junho 7, 2005 1:40 PM


#37

Isto me deixa triste e cabisbaixo. A coisa pegou fogo mesmo. Não sei para onde vamos. Ouvi uma entrevista da deputada Maria do Rosário (PT-RS) no rádio e ela está perdida. Agora apóia a CPI dos Correios, apóia a CPI do Mensalão, pede o afastamento do Meirelles, pede que a OAB e a CNBB participem das CPIs como forma de moralizá-las... Não confia em mais ninguém e o governo se desmorona.

Muito ruim.

Milton Ribeiro em junho 7, 2005 3:13 PM


#38

CHOREM, petistas!
o PT MORREU!
VIVA O PT!
...
vejo a falta de ARTICULAÇÃO geral do partido, em qualquer lugar. a derrota da marta. o desempenho de deputados e vereadores do partido aqui na minha região (interior de SP, a mais rica do país!). ele aprenderam a constituir um partido ideológico, mas não aprenderam a fazer POLÍTICA. aprenderam a ser PEDRA, sem fazerem estágio PARA VIDRAÇA. viveram aprendendo a prometer o que não podiam cumprir pois era pouco provável que UM DIA pudessem ter a OPORTUNIDADE de VIREM A cumprir. e agora, O HORROR!
...
com a derrocada do partido, com o TOMBO que tomei fazendo campanha para o PT abate-se sobre mim a DESILUSÃO total. política partidária nunca mais - agora só ações de fortalecimento da sociedade civil, educação ética e moral e proteção ambiental. não confio, não quero contato, e não venham me falar mais sobre POLÍTICOS.

Biajoni em junho 7, 2005 3:14 PM


#39

visitei seu blog e gostei muito,ele é demais gostei mesmo,
parabéns





milton em junho 7, 2005 4:10 PM


#40

O que eu acho engraçado é que, diante de uma situação como essa, vem o Cesar Maia que deve estar aliviado pois com todas essas bombas a cidade do Rio sai de foco (depois de toda a crise na saúde, confusão com o Pan e etc) e diz "A investigação da CPI dos Correios pode levar ao que aconteceu com Nixon nos EUA."
Um pouco equivocado. Corrupção sempre existiu e todo mundo sabe que tem. Há algum tempo, nomes e provas vem aparecendo, porém não costumam dar em muita coisa. Não é isso que vai fazer o Lula renunciar...até porque, estão fazendo o possível para livrar a cara do Lula nessa história. O problema não é o Lula e sim o PT. Inclusive, li que Gilberto Carvalho, chefe de Gabinete do Lula, sugeriu que este se desligasse do PT, alegando que se sentiu traído. Porém, a idéia fora descartada pois concluiram que sem o PT, Lula ficaria mais vulnerável.

Luninha em junho 7, 2005 4:47 PM


#41

ei, eu quero me coligar a um argumento lançado pelo Artur, de que nenhum de nós, eleitores do PT, pode neste momento fazer vista grossa para o fato de que é de algum modo participante do estado de coisas de agora. me cansa profundamente o argumento fácil, sempre guardado no bolso, do "eu não falei?", do "eu já sabia", da decepção com Lula, da decepção com o PT, da decepção com todo e qualquer partido político que passar pela frente e não corresponder a metas idealizadas e nunca concretizadas (e quase sempre tão nebulosas quanto o escapismo das nossas condenações morais indignadas). por essa via caímos no mero moralismo, no nhenhenhém que compõe 505 anos de brasil, nos quais também nós, pretensos cidadãos honrados, temos sistematicamente atirado defeitos e corrupções lá pra diante, pra bem longe de nós, como se morássemos no planeta Marte, enquanto os terráqueos praticam corrupção. não dá mais, esse discurso moralista está gasto, é preciso que nós, eleitores do Lula (os empolgados e os contrariados), mas também eles, eleitores do Roberto Jefferson e de outras figurinhas, assumamos de uma vez por todas que moramos dentro deste barco, que somos responsáveis pela porra deste barco, que somos co-criadores deste estado de coisas.

o Lula somos nós mesmos, abaixo o falso moralismo.

pedro em junho 7, 2005 5:33 PM


#42

Com o governo enfraquecido havera menos ações governamentais e quando isso acontece normalmente é benefico para o cidadão pois se reduz a probabilidade de serem implantados projetos mirabolantes , caros e sem logica.
Essa é a minha aposta.

Em relação a uma derrota do pt na proxima eleição presidencial isso não me conforta. O sistema vai continuar o mesmo, centralizado, inoperante que suga os recursos dos cidadões via impostos. Apenas é bom ver O PT se dar mal. Triste consolo para uma nação com tantos desafios.

Alexandre em junho 7, 2005 5:42 PM


#43

escreveu o Bia:

"com a derrocada do partido, com o TOMBO que tomei fazendo campanha para o PT abate-se sobre mim a DESILUSÃO total. política partidária nunca mais - agora só ações de fortalecimento da sociedade civil, educação ética e moral e proteção ambiental. não confio, não quero contato, e não venham me falar mais sobre POLÍTICOS."

perfeito. tomara que outros sigam o caminho dele. como eu sempre digo, todos os cidadãos, todos os políticos e todo o processo político lucra quando cai a máscara do PT.

chega dessa ilusão de que existe "partido santo".

alex castro em junho 7, 2005 8:39 PM


#44

Não sei. Penso que o jogo ainda não está jogado. Espero os próximos movimentos. Com a toalha na mão, mas aguardando o passar da banda.

Roman em junho 7, 2005 8:53 PM


#45

Olha...lendo relendo...lendo os comentários...Posso dizer que sou contra este começo de murmurinho de impeachement...não é o caso...Não mesmo...
(Agradeço as informações sobre o Sr. Delúbio)...
Assunto de cozinha...quintal e lavagem de roupa suja...Jefferson não mentiu...
Abraços...
Este assunto irá render e muito...

Tânia Aranha em junho 9, 2005 10:03 PM