Meu Perfil
Um blog atleticano e antropocêntrico.



email: idelberavelar gmail ponto com
Sobre o autor
 Curriculum Vitae
 Página pessoal em Tulane
 Prêmio Itamaraty (pdf)
 The Untimely Present
 The Letter of Violence
 Alegorias da Derrota
 Ensaio sobre o PT
 Balanço Governo Lula
 Ensaio Música Mineira
 Ensaio sobre 11/09
 Entrevista no Chile
 Entrevista no Gravatá
 Ensaio sobre o Galo


Sobre ela
 Um defeito de cor
 Ao lado e à margem do que sentes por mim
 Prêmio Casa de las Américas
 Comentário de Millôr
 Comentário de Risério
 Resenha na Folha de Pernambuco
 Entrevista na Record
 Entrevista na Globo News
 Entrevista na Novae (2002)


Histórico
 novembro 2008
 outubro 2008
 setembro 2008
 agosto 2008
 julho 2008
 junho 2008
 maio 2008
 abril 2008
 março 2008
 fevereiro 2008
 janeiro 2008
 dezembro 2007
 novembro 2007
 outubro 2007
 setembro 2007
 agosto 2007
 julho 2007
 junho 2007
 maio 2007
 abril 2007
 março 2007
 fevereiro 2007
 janeiro 2007
 novembro 2006
 outubro 2006
 setembro 2006
 agosto 2006
 julho 2006
 junho 2006
 maio 2006
 abril 2006
 março 2006
 janeiro 2006
 dezembro 2005
 novembro 2005
 outubro 2005
 setembro 2005
 agosto 2005
 julho 2005
 junho 2005
 maio 2005
 abril 2005
 março 2005
 fevereiro 2005
 janeiro 2005
 dezembro 2004
 novembro 2004
 outubro 2004


Assuntos
 A eleição de Obama
 Clube de leituras
 Fenomenologia da Fumaça
 Filosofia
 Futebol e redondezas
 Gênero
 Literatura
 Metablogagem
 Música
 New Orleans
 Polí­tica
 Primeira Pessoa



Visito
 Acontecimentos
 Afonso, o Chato
 After the Fall
 Agência Carta Maior
 Aguafuertes
 Alcinéa Cavalcante
 Alê Felix
 Além do jogo
 Alessandra Alves
 Alfarrábio
 Amalgama
 Amante profissional
 Os amigos do Presidente Lula
 Animot
 Ao mirante, Nelson!
 Arrastão
 Bala perdida
 Balípodo
 Bereteando
 Biajoni!
 Bibi's Box
 Blog do Alon
 Blog do Bourdoukan
 Blog do Favre
 Blog do Cássio
 Blog do galinho
 Blog do Mello
 Blog do Rovai
 Blog do Sakamoto
 Blog dos Perrusi
 Blogafora
 blowg
 Botequim do Bruno
 The brain eaters
 Branco Leone
 Bratislava
 Bugio
 A bundacanalha
 Caldos de tipos
 Caquis caídos
 O carapuceiro
 Carla Rodrigues
 Carnet de notes
 Carreira solo
 Carta da Itália
 Carvoeiro
 Caryorker
 A casa da colina
 Casa da tolerância
 Casa de paragens
 Catarro Verde
 Catatau
 Cidadania
 Cinefilia
 Cinematógrafo
 Cintaliga
 Conejillo de Indias
 Consenso, só no paredão
 Contra Capa
 Contraditorium
 Controvérsia
 Conversa afiada
 Cria Minha
 Cris Dias
 Crônicas perversas
 Cyn City
 Cynthia Semíramis
 Uma dama não comenta
 Daniel Lopes
 De olho no fato
 De primeira
 Diálogico
 Diário da Lulu
 Diário da Odalisca
 Diário de Bordo
 Diario de trabajo
 Diário gauche
 Diplomacia bossa nova
 Direitos fundamentais
 Dissidência
 Dito assim parece à toa
 Doidivana
 Don Quijote
 Dossiê Alex Primo
 ¡Drops da Fal!
 Duas Fridas
 É bom para quem gosta
 É por aqui que vai pra lá?
 eblog
 Ecologia Digital
 Enloucrescendo
 Enquanto seu blog não vem
 Epicaos
 EraOdito
 Escrúpulos Precários
 Escudinhos
 Estado anarquista
 O esvaziar das nuvens
 Eugenia in the meadow
 Fabricio Carpinejar
 Faca de fogo
 Faça sua parte
 Favoritos
 A Feminista
 Ferréz
 Fiapo de jaca
 Fósforo
 Fina flor
 Fogo nas entranhas
 Fotógrafos brasileiros
 Frankamente
 Fundo do poço
 Futebol, política e cachaça
 Gabinete dentário
 Galo é amor
 Garotas que dizem ni
 Gejfin
 Gravatá
 Gravataí Merengue
 Groselha news
 Guga Alayon
 Guia de literatura
 Hargentina
 Hedonismos
 Hermenauta
 Histórias do Brasil
 Homem do plano
 HQ e cultura
 Hunny.bunny
 Idéias mutantes
 Impedimento
 Impostor
 Imprensa Marrom
 Incautos do ontem
 Ingresia
 Inter-esse
 InternETC
 Interney
 Ius communicatio
 jAGauDArTE
 Jean Scharlau
 Jon Kepa
 O jornalismo morreu
 Juca Kfouri
 Juliano Rosa
 Kit básico da mulher moderna
 La lectora provisoria
 Lembrança eterna de uma mente sem brilho
 Liberal Libertário Libertino
 Limpo no lance
 Linkillo
 Lixo Tipo Especial
 Lixomania
 Luis Nassif
 Luz de Luma
 Mac's daily miscellany
 Maísa na blogosfera
 Uma Malla pelo mundo
 Marcelo Coelho
 Marconi Leal
 Maria Frô
 Marmota
 Martelada
 Melômano
 Meta.comunix
 Milton Ribeiro
 Mineiras, uai!
 Mox in the sky with diamonds
 Música popular do Brasil
 Na prática a teoria é outra
 Nababu
 Nación apache
 Nalu
 Namorado imaginário
 Nei Lopes
 Noncapisconiente
 Nova corja
 Nóvoa em folha
 Obra em progresso
 Odisséia literária
 Óleo do diabo
 Olho de boi
 Onde anda Su?
 Ontem e hoje
 Outros dias
 Overmundo
 Palestina do espetáculo triunfante
 Pálido ponto branco
 Panóptico
 Para ler sem olhar
 Paralelos
 Parede de meia
 Paulodaluzmoreira
 Pecus Bilis
 Pedro Alexandre Sanches
 Pedro Dória
 Peneira do rato
 O pensador selvagem
 Pensamentos esparsos
 Pensar enlouquece
 Perto do coração selvagem
 Pirão sem dono
 Poemas del alma
 Ponto media
 Por um punhado de pixels
 Porão abaixo
 Posthegemony
 Prás cabeças
 Prosa caótica
 Prosaico20
 Puente aéreo
 Quando, onde e como
 Quarentena
 Que cazzo
 Quelque chose
 Querido leitor
 Rafael Galvão
 Recordar repetir elaborar
 Reinventando Santa Maria
 Retrato do artista quando tolo
 Río fugitivo
 Roda de ciência
 Rosebud NYC
 RS urgente
 Sandino
 Seqüências parisienses
 Sergio Leo
 Serbão
 Sérgio blog 2.3
 O sinistro
 Sob(re) a pálpebra da página
 Soninha
 Soninha (gabinete)
 A Sopa no exílio
 Sovaco de cobra
 Sub rosa v.2
 Superfície reflexiva
 Talqualmente
 Tapera
 Taxitramas
 Tentativas de mitologia
 Terapia Zero
 Tiago Dória
 Todo prosa
 Todos os fogos o fogo
 Tordesilhas
 Torero
 Torre de marfim
 Tudo pode acontecer
 Tudo que é sólido se desmancha no ar
 Túlio Vianna
 Umbigo do sonho
 Ultimas de Babel
 Vejo tudo e não morro
 Velho do farol
 Viajando nas palavras
 La vieja bruja
 A vida em palavras
 Virunduns
 A volta dos que não foram
 Zema Ribeiro




BlogueirosComMarta120x120.jpg


selinho_idelba.jpg

Movable Type 3.36
« Enquete - Eleições para Presidente :: Pag. Principal :: Avulsos »

quarta-feira, 10 de agosto 2005

Reflexões sobre a enquete

E agora, como fazer um balanço dessa enquete? Confesso que lá pelo 50o comentário eu tinha um texto mais ou menos pronto na cabeça. Agora já estou perdidinho.

Em primeiro lugar os resultados. Até as 3 da manhã de quarta, os números eram: 117 respostas. Lula, 24 votos; Nulo, 17; Alckmin, 13; Heloísa Helena, 12; José Serra, 4; César Maia, 4; Nelson Jobim, 3; Enéas, 1; Branco, 1. Além desses, foram votados vários políticos que não apareciam na minha lista: Eduardo Suplicy, 6; Palocci, Cristovam Buarque, Mangabeira Unger, Zé Maria do PSTU, Aécio Neves e Ciro Gomes, 1 voto cada.

Maravilha das maravilhas, nem um único leitor meu vota em Garotinho. Vocês são lindos.

A contagem não é exata porque nem todo mundo votou sem ambigüidade. Quando alguém se declarou em dúvida entre dois candidatos, computei votos para ambos.

Uma palavra sobre os que ficaram fora da lista: Eduardo Suplicy não entrou porque não tem a menor chance de receber a indicação do PT para a presidência. É mais fácil eu ser eleito presidente do Atlético Mineiro que o Suplicy conseguir passar por cima da máquina dirceu-delúbica e arrebanhar a indicação petista à presidência. Ciro Gomes tem sido um ferrenho defensor do governo e já fechou com Lula. O seu projeto é para 2010. Acredito que o projeto de Aécio Neves é ser candidato em 2010 também. Alguns leitores reclamaram a presença de Germano Rigotto, governador do Rio Grande do Sul. Sobre o PMDB eu sei menos, mas não acredito que, caso as ambições de Garotinho sejam derrotadas dentro do PMDB, Rigotto consiga acumular suficiente força para receber a indicação. O que a imprensa tem noticiado é que os governadores peemedebistas que se opõem a Garotinho podem tentar uma saída "magistrada", com um nome como Nelson Jobim. Mas sobre o PMDB é bem possível que eu esteja errado. Enfim.

Considerações sobre o resultado: Alguns leitores se surpreenderam de que tanta gente queira votar no PSDB. Alguns outros se indignaram de que tanta gente ainda queira votar em Lula. Para mim, o espanto é outro: o verdadeiramente espantoso é que tão pouca gente ainda queira votar em Lula. Explico-me.

Este é um blog de esquerda. Não faz a menor cerimônia sobre suas posições políticas e não tem nenhuma pretensão de ser "imparcial". Como vocês já estão fartos de saber, quem o escreve foi filiado ao PT entre 1981 e 2004. É claro que leitores de todas as posições políticas são bem-vindos, mas tratando-se de um blog de esquerda, é razoável supor que o seu leitorado está à esquerda da média nacional (eu disse supor; claro, a gente nunca sabe, ainda mais em blogs...).

Pois bem, num blog de esquerda Lula não teve nem mesmo 25% dos votos. Boa parte dos que declararam seu voto em Lula prefaciaram-no com comentários como "por falta de melhor opção", "apesar de tudo", "entre esses da lista" e atenuantes parecidos. É a prova definitiva da grande decepção que tem sido o governo. Obviamente, a soma dos votos dos candidatos de oposição batem Lula de longe.

Lá na casa velha do Biscoito, tivemos duas discussões interessantes sobre o voto nulo, aqui e aqui. A discussão gerou vários outros posts pela blogosfera. Rafael Galvão, por exemplo, retrucou aqui. Eu ainda não sei se exercitaria esse direito (especialmente porque eu tenho que viajar para votar), mas insisto que é uma opção política tão válida como qualquer outra. Pode-se ser contra o exercício desse direito, mas eu só escuto com atenção os que o atacam com argumentos políticos, não morais. Nada mais irritante que alguém que descarta o exercício do direito ao voto nulo com retórica moralizante, como se aquele que anula o voto fosse necessariamente um "alienado".

Ou seja: no meu modo de entender não há absolutamente nenhuma recusa da democracia ou processo eleitoral em si quando votamos nulo. Estamos simplesmente recusando a lista (como bem definiu o grande Flávio Prada, às vezes nossas escolhas políticas se parecem a escolher o que comer em um restaurante debaixo de um bombardeio). Eu, que nunca votei nulo na vida, tenho simpatia pelos leitores que manifestaram tendência a ele aqui.

A ressalva é importante porque eu jamais admitiria que se confundisse o meu voto nulo em 2006 (caso eu opte por ele) com qualquer tipo de saudade da ditadura. Outro dia vi por aí na internet a frase bons tempos em que os três poderes eram o exército, a marinha e a aeronáutica. Não sei de quem é, e não me lembro de onde a vi, mas do infeliz que diz coisas assim eu quero distância. Sei, e minha família sabe, o que custou chegar aqui.

A outra observação curiosa foi a Viva quem tirou da minha boca: boa parte dos paulistas afirmava só vota em Alckmin quem não vê o descalabro em que anda São Paulo, e boa parte dos cariocas falava só vota em César Maia quem não presencia o descalabro do Rio. Interessante, não?

A outra observação que faço é que os partidos políticos continuam frágeis e pouco representativos no Brasil. Vários leitores diziam que votariam em Alckmin mas não em Serra. Em Suplicy, mas não em Lula. Grande parte da simpatia que alguns políticos despertam parece ser totalmente supra-partidária.

Bom, essas são minhas conclusões provisórias. E vocês, o que acharam? Muito obrigado.



  Escrito por Idelber às 02:03 | link para este post | Comentários (34)


Comentários

#1

Esse voto supra-partidário pode ser explicado pela própria crise atual. Se a gente separa o joio do trigo, vê que tem gente séria em vários partidos, e canalha em vários deles também.

Eu vou escrever um post sobre porque prefiro não mais me rotular como "simpatizante do PT", preferindo ficar como um observador distanciado -- posição em que a maioria da população se coloca, com muito acerto aliás.

Marcus Pessoa em agosto 10, 2005 6:01 AM


#2

Outro dia vi no blog do Jorge Pontual, NY ON TIME, uma citação de um jornalista americano dizendo que o estado tem que combater a corrupção sempre, mas não pode só combater a corrupção, se não o país pára. Os prejuízos dessas CPIs vão ser incalculáveis, muito maior do que o da corrupção, que sempre houve. Três ou quatro culpados aos leões, pizza já, e chega de circo.

pecus em agosto 10, 2005 9:32 AM


#3

Idelber: Entendo que o voto nulo venceu. Como em uma eleição com cédulas de papel, quando os eleitores ao expressarem o seu verdadeiro candidato, acabam por anular seu voto!

Aliás a grande perda da Democracia com a urna eletrônica é que não se pode mais fazer voto de protesto. Anteriormente raros os cidadãos que faziam um x (grande) para anular seu voto [como era indicado]. Já que estavam anulando o voto, "davam um recado" ou colocavam o nome de um candidato que não estava na cédula! Desta forma vamos para o 2o turno!

Paulo Zobaran em agosto 10, 2005 9:44 AM


#4

Oi, Idelber! só não entendo sua surpresa em relação aos poucos votos de Lula, acho que não tem surpresa nenhuma, considerando a situação atual e a confusão que existe na cabeça das pessoas. Confesso que tento acompanhar as coisas daqui mas, muitas vezes, fica difíficl entender tantos nomes. Só sei de uma coisa... não votaria nunca no PSDB. Desses listados, ainda ficaria com o Lula. Vamos ver até quando. Um beijão.

Denise Arcoverde em agosto 10, 2005 10:00 AM


#5

Idelber,
não fiquei surpresa com o resultado, e fiquei feliz assim como você por perceber que não tem gente sensata ainda que não votariam no garotinho. Eu não declarei meu voto a Lula porque ainda não estou muito certa da sua reeleição, Apesar do PT não ter outros possíveis candidatos tão fortes quanto ele. Estou boba com a quantidade de gente que votaria em José Serra, César Maia, Alckimim. Para mim seriam opições consideradas em último caso. HH nunca. E 12 pessoas ainda acreditam naquele discurso moralista da senadora. Fiquei de boca aberta com esta. Tenho a imprenssão que ela seria uma ótima ditadora. Então eu sou única que votaria no Palocci. Realmente sou bem fã dele, mas sei que não será candidato e se o fosse não seria eleito. É elitista e capitalista demais para os padrões do Brasil. Mas eu acredito assim como ele que enquanto a economia está bem o resto se "arranja aos poucos". Ficaria mais satisfeita se o Lula tivesse recebido mais votos.

Simy em agosto 10, 2005 10:18 AM


#6

Pecus.
Na verdade Pecus a coisa está bagunça porque quem deveria fazer o serviço da CPI não é o legislativo e sim o judiciário. Agora além de deputados e senadores fazerem este circo todo vamos ter que assistir duas vezes. Sim, porque os resultados da CPI são encaminhados para o judiciário analisar. O problema é que o trabalho vai ser feito duas vezes, mas que deve ser feito, ah isso deve sim.

Simy em agosto 10, 2005 10:25 AM


#7

ops.... cheguei atrasado pra votar? nao faz mal .... dpois do q a petezada aprontou com a gente daki em diante soh vou votar NULO

O Jornaleiro do Amapá em agosto 10, 2005 11:13 AM


#8

Cheguei atrasada nessa votação...tudo bem. Sou parlamentarista. Beijus,

Luma em agosto 10, 2005 11:26 AM


#9

Eu sinceramente não sei o que uma vitória dos votos nulos poderia causar no país. Mas anularei meu voto porque não acredito que algo vá mudar, seja lá quais forem os nomes e os partidos dos próximos eleitos.
O Brasil não vai tomar jeito nunca.

GBRL em agosto 10, 2005 11:45 AM


#10

Oi, eu só caí aqui há uns dois ou três posts e não sabia que era um blog de esquerda (embora seja impossível não perceber ;) ) e também não sabia que foi afiliado do PT por tanto tempo. Pq saiu? Pq acha que as pessoas ainda iriam escolher o Lula (por acreditarem nele? Por preferirem o PT? Porque não gostam dos concorrentes?)?
Pelos meus comentários, deu para perceber que a minha tendência não é de esquerda e nunca acreditei que o Lula seria um bom presidente (do ponto de vista de desempenho no cargo), porém sempre respeitei sua história e, talvez, até teria votado nele para um outro cargo.
Pelo o que eu vi aqui, as pessoas não estão indo contrárias as suas convicções de esquerda, mas à figura do presidente que não atendeu às expectativas. Será que não chegou a hora do PT tentar outro candidato? De desvincular sua imagem à do Lula?
Acho que este é o momento do partido se reinventar antes que mesmo o seu público fiel se canse e acabe optando pelo voto nulo por não concordar “com a lista”.

Krys em agosto 10, 2005 11:57 AM


#11

Ref. a seu último comentário Idelber, realmente a grande maioria dos brasileiros não pensa em PARTIDO na hora de votar no candidato. Eu fui um dos dois que defenderam o voto no partido, na enquete, e recebi como resposta que "partidos são todos iguais".

Oras, isso não é o mesmo que dizem dos POLÍTICOS? Que são todos iguais? Bem, cada um acredita na verdade absoluta que lhe convém.

Apesar de todos esses problemas que ocorreram na gestão do PT, eu mantenho minha posição de votar no partido, primeiro porque ninguém governa sozinho, e todo político eleito vai seguir as diretrizes de seu partido.

E se o cara não faz isso, ou muda de partido após a eleição, ele é indigno de confiança e NUNCA mais receberá meu voto.

O problema, é que partidos, assim como ONGs como o MST e várias outras, são compostos por pessoas, e pessoas corruptas existem em todos os lugares. Então, por melhor que seja o ideal defendido pelo partido ou pela ONG, será inevitável que existam deturpações.

Porém se esses caso são tratados da forma correta, mantém-se o ideal e a esperança de que o mesmo possa ser alcançado.

Ricardo Antunes da Costa em agosto 10, 2005 12:04 PM


#12


Marcus, desculpe se você achou que era "patrulhamento" meu comentário anterior.
Não foi a intenção. Você é um dos caras que mais tenho o prazer de ler na blogosfera, e não raro encontro muita coerência em suas considerações.
Apenas me surprendi um pouco com o posicionamento de algumas pessoas, e quis comentar inofensivamente.

Não sei vale o argumento, mas como acompanho de perto e com bastante atenção o que acontece no Estado e na cidade de São Paulo, não consigo conferir tanta competência assim ao PSDB nesses anos de governo que resulte merecer tanta simpatia e já voltar a ser a melhor alternativa.
No caso da cidade de São Paulo foi uma mundança muito desastrosa, principalmente para a populção de baixa renda. Se vale a experiência pessoal, freqüento áreas periféricas da cidade e consigo perceber com facilidade a insatisfação generalizada com o atual prefeito.

Idelber, acredito que seu blog seja muito mais que
um blog de esquerda, dado o vasto número de assuntos interessantes (fora da política!) que você coloca aqui. Portanto, creio que há a atração de frequentadores "politicamente muito heterogêneos", o que deixa qualquer universo de pesquisa com uma difícil compreensão em termos mais absolutos.

Lembro de ter lido que o que segura "ainda" a alta popularidade do Lula é a população de baixa renda adrente à mistura de um certo populismo praticado pelo presidente,como também pelos efeitos das políticas compensatórias praticadas pelo governo federal.

Coisa que nós, talvez, tenhamos dificuldade para medir nesse exato momento.

Umberto em agosto 10, 2005 12:13 PM


#13

O de sempre. Lula ganhará as eleições APESAR da esquerda, como foi em 2002. Talvez com margem maior, pois alguns 'apoios' servem para derrubar o barco.

:D

Gravatai Merengue em agosto 10, 2005 12:34 PM


#14

Nobre Idelber,

Acho precioso o último parágrafo do seu post. Mas o que me impressiona não é exatamente a questão supra-partidária do voto pela fragilidade dos partidos e sim pela atração do brasileiro por um voto personalista. O grande exemplo é Collor. Vejamos, desde Getúlio Vargas, qual foi o candidato não-carismático que venceu uma eleição? Talvez só o Dutra. É isso? Getúlio, o ditador, venceu sua última eleição, JK venceu, Jânio venceu, Collor, FHC e Lula. Todos políticos de extremo carisma, não importa a linha política nem a solidez de suas bases.

Não obstante, políticos sem carisma já geriram o país. Itamar, Sarney, Jango. Mas não chegaram ao poder pelo caminho direto.

Por isso, meu medo do Garotinho. E por isso minhas escolha pelo insosso Serra. Eu realmente estou desencantado pelos atores da política, as estrelas do palanque. Meu voto agora vai para um técnico, seja ele do que for.

Outra coisa: Eu sou carioca e até votaria no César Maia, se - e somente se - ele não estivesse em partido tão abjeto. Se ele estivesse no PSDB, eu votaria nele. Ele é um técnico competente no que faz, e apesar da grande merda que está a cidade do Rio de Janeiro, a grande responsabilidade por ela é do Estado governado pelo casal diminutivo, afinal é DELES essa polícia bandida que nós temos.

Mais uma coisa: nunca votei nulo, me sinto moralmente mal em fazê-lo. Mas defenderei até a morte as escolhas de quem o queiser fazer. Vontades políticas deveriam ser pessoal e intransferivelmente intransitivas. Infelizmente há quem se ache dono das vontades de outrem.

Por fim, eu nunca me considerei de direita nessa vida. Entretanto, se a esquerda é isso que está aí, o único lado que eu consigo escolher é o de fora. Pelo menos até que o ar de dentro torne a ser respirável.

MarcosVP em agosto 10, 2005 12:57 PM


#15

Sobre a candidatura Suplicy, vale lembrar que o próprio diz que pretende se candidatar ao Senado novamente.

Sobre os 25% de votos no blog, para mim, está de acordo com as pesquisas de opinião nacionais, onde Lula perde apoio das classes média e alta, grande parte do eleitorado do blog, e se me permite uma viajada básica, os que mais sonharam com a possível vitória do operário nordestino e como seria o Brasil a partir disso.

Abraços, Marcos.

marcos em agosto 10, 2005 1:52 PM


#16

Talvez fosse interessante pesquisar separadamente: Lula versus Alckmin, Lula versus Serra, versus FHC, etc. Da forma como você expôs a turma abusou das elucubrações e até inventou candidatos próprios. Gostaria de ver como ficaria se na hora que afunilar a coisa.

Isabela em agosto 10, 2005 2:45 PM


#17

Ínclito Idelber.

Mudei. Voto em José Dirceu, com Delúbio na Fazenda, Valério no Banco Central e Renilda na cozinha. O porta-voz e negociador (achacador) oficial seria Roberto Jefferson.

Grande abraço.

Milton Ribeiro em agosto 10, 2005 3:12 PM


#18

Não esquente, Umberto. Eu nem li o nome dos comentadores para fazer o meu comentário... estava falando em idéias, não em pessoas.

Marcus Pessoa em agosto 10, 2005 3:36 PM


#19

Aliás, admito que não sei muita coisa sobre o PSDB em São Paulo, e só acompanho (mais ou menos) pela cobertura que o André Kenji, do "Contra o Consenso", faz -- bem crítica, aliás.

O que eu quis dizer foi que não consigo dar o voto para alguém que considero desonesto, e eu acho que Lula não se portou como um homem de bem nesses episódios todos. Votaria nele em último caso...

Marcus Pessoa em agosto 10, 2005 3:39 PM


#20

Idelber. Comentário rápido antes de entrar pro banho. Em linhas gerais concordo com a tua reflexão. Gostaria de chamar a atenção para um ponto que considero importante e repito sempre de forma meio maçante. O que está em jogo é o poder em uma das nações mais ricas do planeta e as forças que desceram em campo são várias e lutam com todas as armas. Penso que a esquerda deve fazer o esforço sobrehumano e por certos aspectos em contradição com sua história di picuinhas e lutas intestinas que não levam a lugar algum. Não se pode perder a oportunidade de se fazer um governo de esquerda no Brasil. Por isso que disse ser cedo para avaliar. As coisas ao menos para mim não estão muito claras. O PT é ainda esquerda? Traiu o programa ou foi só uma corja que está sendo expurgada que promoveu toda a celeuma? O Lula é corrupto e safado? Se isso ficar claro, e vai ficar, o grande perigo é o desabamento da esquerda enquanto idéia, sonho, projeto. Não sei se me faço entender pois já estou nu e escrevo com pressa. De qualquer forma o debate aqui é sempre oportuno, até quando não é.
Quanto ao "grande" Flavio, quero fazer notar ao caro Idelber que perdi três quilos nos ultimos dias e espero em breve perder essa pecha e a consequente alcunha. hehehe. Na verdade, fiquei honrado com a referência, óbvio. Abraços.

Flavio Prada em agosto 10, 2005 5:39 PM


#21

Sempre votei com o PT em todos os níveis; porém, caso a candidatura de Alckmin se confirme, será meu primeiro voto psdb. Não tenho orgulho disso, mas ainda prefiro essa possibilidade à abstenção - porque em última análise, eu estaria transferindo a decisão para outros, já que essa joça vai ter um presidente, senadores, governadores e deputados, mesmo.
Quanto ao voto supra-partidário, concordo parcialmente com o que escreveu Marcus Pessoa: não é só a crise atual. Penso que no Brasil procuramos acreditar em alguém, não apenas em um programa de governo.

Chris em agosto 10, 2005 6:40 PM


#22

Idelber,
Como a maioria dos seus leitore é de ou tende para a esquerda, zero votos para Garotinho não quer dizer muita coisa. Aliás, tenho muito medo desse pequeno monstro, como o MarcosVP.
Aliás, Marcos, você fez falta no Amarelinho... Desde já sinta-se convocado para o próximo encontro que será 19/8. Oportunamente o Mestre divulgará o local.

Anonymous em agosto 10, 2005 6:47 PM


#23

oops, a anônima sou eu...

Viva em agosto 10, 2005 6:48 PM


#24

Viva,

eu também posso ir com o Sr. VP?
8)))))))))))))

Qual é o tema do próximo encontro? Sem despedidas dessa vez, please, senão eu morro de chorar... *sniif*

Thania (A Lontra) em agosto 10, 2005 7:28 PM


#25

Uma coisa é certa: JAMAIS votarei em qualquer partido da direita, seja PSDB, PFL, PPB ou qualquer candidato que apresentem.

Acho que o Alckmin só é mais conhecido em São Paulo. Não ganharia uma eleição nacional contra o Lula. Os candidatos que mais ameaçariam Lula pela direita seriam o César Maia e o Aécio Neves, que têm um certo carisma e mais tempo no cenário nacional.

Leila em agosto 10, 2005 7:29 PM


#26

Idelber e amigos, especialmente Marcus Pessoa: Ainda não li todos os comentários, mas o PSDB é praticamente um partido paulista. E o PT quase isso. Aqui no Rio só tem praticamente um partido organizado, o do ex-governador!

Paulo Zobaran em agosto 10, 2005 9:43 PM


#27

Um adendo:
O Senador e ex-pior governador de Minas Gerais E.A. deveria renunciar rapidamente!!!!!!!

Paulo Zobaran em agosto 10, 2005 9:53 PM


#28

OI,IDELBER,
LENDO OS COMENTÁRIOS, SÓ POSSO PEDIR LICENÇA E PEGAR CARONA DO MARCOS VP.
UM ABRAÇO
Sua Amiga

Anonymous em agosto 10, 2005 10:00 PM


#29

Caro Idelber,

Seu blog me impressiona mais a cada dia(fico puto quando vc não posta). E digo mesmo, já estou viciado (não só na leitura deste, mas de muitos (muitos) outros blogs - todos via biscoito, diga-se). Minha namorada que o diga, pois comento com ela algumas das (boas) discussões do biscoito...

Esse post das eleições nem vou dizer que foi sensacional porque isto seria exercitar o óbvio (putz, já disse). O fato é o seguinte:

1)Concordo com o Rafael Galvão quando ele diz que grande parte do voto nulo é decepção de esquerda com a "esquerda".
2) PSDB hoje é direita? Como as coisas mudaram. Só pra relembrar, PSDB e PT são crias praticamente do mesmo balaio ideológico e ambiente político. E o PT é mesmo de esquerda? (Ou só uma pequena parte desvirtuou como alguém disse aí embaixo).
3)Vc não acha que esses conceitos (direita e esquerda) hoje são meio anacrônicos? Ou devem ser repensados? Ou será que são relativos apenas ao poder (quem é de esquerda passa pra direita quando tem o poder e vice-versa)?
4) Seu provisório voto nulo (não sei, mas acho que vc muda daqui pra lá) é representativo, sem dúvida, mas se deve a falta de opções, protesto (justo, diga-se) ou à semelhança entre as opções(todas iguais na ruindade)?
5)O que vc acha dos políticos terem e manterem blogs?? Posso estar louco, mas, vc não acha que poderiam surgir boas discussões e propostas?? Não seria algo que poderia ser tentado. Site, praticamente todos já têm. Mas um blog significa um canal direto ao cara. Além de manter próximo o seu eleitorado. Ou seria inviável?
6) Tenho certeza que a academia está acordando para este fenômeno chamado blog. Aguardemos...

Abraços.

Edk em agosto 10, 2005 10:26 PM


#30

Vou me embora pra Passargada. Que triste país que só tem essa gente daí como escolha pra Presidente. A bem da verdade, nem mesmo os partidos, pois ainda são todos muito antigos... Quase todos Arena e MDB. E a geração que poderia dar bons estadistas e políticos não quer nem saber de se meter diretamente. Cadê a juventude política? Onde estão pessoas que poderiam fazer um projeto de país e não apenas um projeto de partido (ou pessoais)?

Afonso em agosto 10, 2005 10:36 PM


#31

Valeu Idelber! Boa análise! Também me choca que tão poca gente neste blog reconheça o voto no Lula como uma possibilidade. Eu mesma, apesar de reconhece-la, coloca muita fé no voto nulo (se é que isso é posssível). Seria legal fazer a mesma enquete daqui exato 1 ano, pouco antes das eleições, para ver como estará o quadro!

Um abração!

Elisa em agosto 10, 2005 11:30 PM


#32

Obrigado, pessoal.

Edk e Krys, as perguntas de vocês estão devidamente anotadas, mas eu teria que respondê-las em outro momento, porque o ritmo de trabalho anda intenso, com a preparação da palestra para o Salão do Livro.

Algo da trajetória da minha reflexão sobre o PT pode ser vista neste post, e também neste texto sobre o PT publicado em espanhol em 2003 e neste balanço do governo Lula que eu publiquei em inglês em 2004. Acho que esses textos respondem algumas das perguntas de vocês. Abraços, volto logo.

Idelber em agosto 11, 2005 5:32 AM


#33

até pouco tempo nunca pensei em voto nulo. mas agora tou convicta: só voto de verdade depois de uma reforma política. depois que acabarem com esse sistema nefasto-fábrica-de-corrupção.
a começar pelo sistema eleitoral. eu não quero mais pagar pela propaganda eleitoral de zé-ninguém. quem quiser que pague seu horário na mídia e veicule seus programas/propagandas.
isso já mudaria muita coisa.
segundo: pra diabos essa ruma de "duas ou três letras soltas" que nada mais são do que cachorros famintos em buscas de malas-recheadas e cargos?
precisamos amadurecer. deixar de tanta ingenuidade e encarar a política como uma coisa séria mesma. porque aturar esses partidos de merda?
enquanto isso não acontecer, meu voto será nulo!
e ainda vislumbro o dia em que não mais seremos obrigados a votar. votaremos por livre e espontanea vontade e pelo direito e prazer de exercer a cidadania.
abraços esperançosos que tudo isso seja mais uma oportunidade de sairmos da adolescencia.

lilia em agosto 14, 2005 12:44 AM


#34

O Edk chamou a atenção para uma questão muito interessante, e que você deveria abordar num post, Idelber: a ascensão dos blogs como veículo de informação e debate político aqui no Brasil.

Guardadas as devidas proporções, está acontecendo nessa crise o mesmo que aconteceu nos EUA na última eleição: os blogs começam a alcançar a maioridade e ser uma parte ativa do debate.

Com o Noblat arrebanhando tanta audiência; com o Jorge Bastos Moreno fazendo cobertura exclusiva no seu; com o vizinho do Jefferson gerando interesse na mídia; e agora com o César Maia com um blog de muita substância (sem contar o trabalho maravilhoso do Sérgio Leo e, evidentemente, você e o Smart), acho que estamos no limiar de ver os blogs saindo de seu clubinho fechado...

Marcus Pessoa em agosto 14, 2005 6:16 AM