« Emergência em New Orleans / Notícias dos Amigos ::
Pag. Principal
:: Notícias e Recados aos Refugiados de New Orleans »
sexta-feira, 02 de setembro 2005
Mais Notícias da Destruição em New Orleans
A cronologia da irresponsabilidade.
*********
O Secretário de Segurança Doméstica Michael Chertoff se recusava a acreditar que havia milhares de pessoas do lado de fora do Centro de Convenções sem comida ou água. Secretário, até em Belo Horizonte sabia-se que havia milhares de pessoas sem comida ou água do lado de fora do Centro de Convenções.
*********
Bush no Good Morning America: "Ninguém poderia ter previsto a ruptura dos diques". Presidente, todos, até as baratas de New Orleans, previram a ruptura dos diques. Foi previsto em 2001 e muitas vezes desde então. Mas o dinheiro especificamente destinado à prevenção de desastres em New Orleans foi diretamente realocado para a guerra no Iraque.
*********
Deixo para outros, em melhores condições emocionais que eu, a discussão sobre as responsabilidades políticas sobre essa catástrofe natural: ver os posts no Crooked Timber, Michael Bérubé, a palavra de um especialista no Guardian, The Left Coaster, Mark Kleinman e, na blogosfera brasileira, Smart Shade of Blue e Lucia Malla.
*********
Parece que a lenda do Rhythm'n'Blues de New Orleans, Fats Domino, que estava desaparecido, foi encontrado e está a salvo.
*********
Blogs que acompanham a situação de New Orleans: Nola View, Humid City, Katrinacane's Friends. Algumas imagens comparativas, do antes e do depois da catástrofe, encontram-se aqui.
*********
Conversei com dois sobreviventes hoje à noite: se o que você está vendo na televisão é horrendo o suficiente, você não imagina o que são os relatos dos que escaparam. Pelo que pude avaliar até agora: Ninth Ward, Chalmette, St. Bernard Parish não existem mais, simplesmente. Airline Highway e West End continuam submersos. O Oakwood Mall foi incendiado. Há partes do French Quarter que não estão submersas, mas lá é onde os saqueios (e inclusive incêndios) campeiam. Nossa cidade, a mais brasileira de todas as cidades americanas, está literalmente sendo destruída. A sensação de impotência aqui é muito grande.
*********
Notícias da comunidade de Tulane: estou muito comovido de que este blog esteja servindo como canal de comunicação para alunos e professores de Tulane. Já ficamos sabendo que estão salvos, em vários pontos do país, Mac Williams, Michelle Nasser, Miguel Rivera, Alejandra Osorio, Alejandra Sánchez, Felipe Victoriano, Inmaculada Alvarez e o companheiro Dani, Marylin Miller, Christopher Dunn, Henry Sullivan, Nilda Rivera, Claudia St. Marie (com John e Bernardete), Julia Reinneman, Tatjana Pavlovic, María Jesús Castillejo, Ari Zinghelboim, Uriel Quesada, Mónica Albizurez, Cindy Seley. Estas são as pessoas que temos certeza que estão bem. Quero dizer, "bem" não é a palavra, mas estão a salvo.
**********
Não temos notícias de: Maureen Shea, Renata Nascimento, Aaron Lorenz, Yaoska Tijerino, Ibtissam Boucharine, Hamilton Pinto, Padre Ferré. Quem souber do paradeiro destas pessoas, por favor avise-nos aqui no blog. À medida que passam os dias sem notícias destas pessoas - algumas delas são os amigos mais queridos que tenho - a angústia aumenta muito. Atualização às 12 de Brasília: Hamilton Pinto está a salvo em Orlando.
**********
Christina Sisk, muito obrigado pelo trabalho maravilhoso de assistência aos nossos amigos refugiados em Houston.
**********
Amigos: fiquem à vontade para usar o blog também para compartilhar angústias e alegrias no meio da tragédia. This is a trilingual blog. You write in whatever language tú prefieras. O importante é termos informação sobre todo mundo.
Atualização às 16 horas de Brasília: Entrevista furiosa do prefeito de New Orleans: Transcrição aqui e áudio aqui.
Escrito por Idelber às 01:19 | link para este post
| Comentários (70)
#1
Idelber, tanta coisa pra dizer mas ao mesmo tempo uma vontade de calar e viver essa dor. New Orleans não é "minha" como para voce mas talvez de uma outra maneira, esteja também em meu coração. Quem é amante do Jazz, das artes, não pode não estar muito triste. Centenas de mortes, desespero, saques e agora o risco de infecções não deixam espaço para nada de positivo. Culturalmente, o planeta ficará mais pobre, a depender de como se fará a reconstrução. Quanto as responsabilidades, quando acontecem catástrofes naturais, sempre tem alguém que usa isso como desculpa para justificar tudo, ou seja, o fenomeno é natural e não podemos fazer nada. Bush se mostrou surpreso com o rompimento do dique. Pois este foi o único evento trágico, já que o furacão alcançou a cidade com menos força que o previsto inicialmente e também o único que podia ser evitado com um programa de reforma e manutenção. Mas tudo foi suspenso para a usar os fundos para se fazer a guerra. Na história, todos os impérios que alcançaram poder através as conquistas, decairam a partir do momento que estas conquistas se tornavam mais caras e minavam com isso os recursos emcasa própria. Penso que a inundação de NO nesse sentido é um marco. Representa o quanto irresponsável e indiferente aos problemas sociais é o governo Bush. Desde antes de assumir de forma fraudulenta o governo, essa guerra estava programada. A promessa é de mais e mais guerra. O povo americano continuará esperando outros furacões, mas o espírito será outro, pois a continuar esta política, outros diques se romperão, assim, inesperadamente.
Flavio Prada em setembro 2, 2005 4:10 AM
#2
Nessa grande tragédia, a única alegria é saber que amigos e parentes estão bem. Já estive na cidade muitas vezes, e é difícil imaginar que uma cidade com este coração desapareça de uma hora para outra.
Por outro lado, também acho que a quebra dos leeves era imprevisível. Um amigo meu partcipou de todos os treinamentos de simulação de furacão na cidade, e nenhum previa a quebra dos leeves, segundo ele que agora está aqui.
Gostaria de continuar, dizendo que não devemos fazer posição política face uma tragédia, pois se o governo tem responsabilidade, de forma alguma acho que há negligência a três por quatro neste caso. Uma amiga esta com a Red Cross e ela mandou um e-mail contando como é praticamente impossível chegar aos lugares inundados, e que isto tem mais a ver com a disponibilidade de embarcações pequenas e de águas rasas do que com operação... O trabalho da Guarda Nacional tem sido comendável, empreendendo todos seus esforços no resgate das pessoas...
Finalmente, gostaria de terminar o comentário dizendo que neste momento muito triste só há uma coisa a se fazer, torcer e dar a mão aonde for possível (parabéns pela iniciativa Idelber). Não sei se Nova Orleans é a cidade mais brasileira da américa (Nova Iorque para mim é), mas é uma das cidades com o maior coração deste país.
Luis Estudante em setembro 2, 2005 5:09 AM
#3
Tem uma matéria no NY Times denunciando o fato que quem foi deixando para trás : os negros e pobres. Absurdo total, ver um país supostamente de primeiro mundo deixando essa população que historicamente carregou o país nas costas para trás. Abraço solidário, na torcida para que seus amigos apareçam logo.
Ana Lucia em setembro 2, 2005 8:48 AM
Ana Lucia em setembro 2, 2005 8:50 AM
#5
Eu não sei exatamente a importância de New Orlenas dentro dos EUA, mas desde o começo da semana venho pensando se a situação seria a mesma se o desastre tivesse ocorrido em Nova York ou Washington.
Nem me refiro às irresponsabilidades que você linkou (porque dessas eu não fazia idéia), mas à forma como (não) está ocorrendo o atendimento dos habitantes que permaneceram na cidade. Será que não existem mais profissionais (bombeiros, policiais, soldados, médicos etc) no resto do país que poderiam ser alocados para tentar resolver a situação??
É realmente inacreditável...
Krys em setembro 2, 2005 10:50 AM
#6
Luis Estudante,
Depois que eu postei o meu comentário é que li o seu um pouco abaixo e só gostaria de dizer que de maneira alguma estou dizendo que quem está lá não está tentanto fazer tudo o que é possível.
Apenas acho que eles deveriam ter um apoio maior.
Abs,
Krys
Krys em setembro 2, 2005 11:06 AM
#7
Na noite de ontem soube que Hamilton Pinto,marido de Ana Lopez, está a salvo em Orlando, onde ela se encontra.
Fred Góes em setembro 2, 2005 11:29 AM
#8
Obrigado, Fred! Que boa notícia :)
Idelber em setembro 2, 2005 11:34 AM
#9
You've got our hearts with you on this Idelber. Rest assured of this. Todos nosotros sepamos dos problemas que destroyen la cuidad, e quedamosnos con nosotros corazones rotos com todo esto. Saiba que tens o apoio de todos nós. Qualquer coisa, você sabe onde nos procurar. Um abraço cara. Dê um abraço em todos os amigos e colegas de trabalho que estão sofrendo nesse momento.
Blog trilingue é isso. :)
Bruno em setembro 2, 2005 11:43 AM
#10
Katrina Geenen, produtora e apresentadora do programa de música brasileira, "Tudo Bem" na WWOZ de N.O. enviou-me email da estrada a caminho da California para onde está indo com a mãe.
Fred Góes em setembro 2, 2005 11:47 AM
#11
Idelber:
I'm just trying to help out as much as possible. Part of it is selfish because it makes me feel better. Unfortunately, I haven't gotten any calls for help. I'm serious about this. I need to know what people in Houston need. Marc Zimmerman, the chair of my department, is going to see the Provost in an hour. I would like to push for some help, but I don't know what people are going to need. Grad students: you may not know me, but do write to me. You may not have much money so let me know if you need to work something out in the long run. Esto es especialmente para los estudiantes internacionales! Como les podemos ayudar?
Call me or email me as you start to consider what you may need:
713-962-6686
I will work with my department and university to accomodate all of you as much as possible.
cs
Christina em setembro 2, 2005 12:03 PM
#12
Idelber, a triste constatação nessa tragédia em Nova Orleans é que, tanto lá como cá, as maiores vítimas do abandono governamental são quase todas negras, quase todas pobres.
Ana Maria em setembro 2, 2005 12:05 PM
#13
Fred:
Muito obrigada! Thank you for letting us know that Hamilton is okay! Please let Ana know that I was asking for her. I am wondering if she's coming to Houston with the rest of the university administration. If so, I would like to be in touch with her.
Christina
Christina em setembro 2, 2005 12:17 PM
Michelle em setembro 2, 2005 12:21 PM
#15
Idelber> I knew your concept of "blog" would one day come to my imagination and that, if I needed to, I'd figure out how to get to it. From reading you right now, I'm relieved to know that you're safe although your beautiful city seems all but destroyed. Thanks so much for having this site for us. The main question is this> what de you think we might do from the outside? Is there a place you recommend to which we might send money? Let me know what you think is possible. IN solidarity and love, francine
Francine Masiello em setembro 2, 2005 12:31 PM
#16
A professor of mine from Georgia Tech has offered to take in a Tulane student from our department. She has an enormous house with only her husband and herself there. It's in Woodstock, Georgia. If you're seeking shelter, she could help. After a slight delay, leaving in a half hour.
Mac
Mac Williams em setembro 2, 2005 12:40 PM
#17
Francine, dear, it's so sweet of you to stop by and offer us a word of solidarity. Remember I told you this blog thing was going to be useful someday? The list of disaster-relief organizations can be found at:
http://bigpicture.typepad.com/comments/2005/08/katrinanew_orle.html
I adore you, Francine, thanks for stopping by.
Michelle, thanks for that great link, it will be useful to a lot of people. We may want to share our list of people reported safe with them.
Christina, again thanks so much for your help. If you get a phone number for Ana López, please let me know. I'd like to see how she's doing.
Idelber em setembro 2, 2005 12:41 PM
#18
Thanks so much, Mac! Good luck on your trip :)
Idelber em setembro 2, 2005 12:41 PM
#19
There seems to be a website that has a "how's my neighborhood?" link, does anyone know anything about it? I can't get pix on NOLA.com, maybe I shouldn't even try - what's it worth seeing my house submerged, but I can't deny wanting to know, perhaps for some perverse reason, that I in fact did lose it all.
thanks.
michelle
Michelle em setembro 2, 2005 12:44 PM
#20
Idelber: Thanks so much for opening up your BLOG as a 'ponto de encontro' for our community in New Orleans and at Tulane. It's very comforting to read the messages of all of these people, especially our beloved graduate students. I'm worried sick about Aaron, Renata, and Ione because I figure that they would have accessed your BLOG by now if given the opportunity. I'm also worried about my new friend, Jose Pitta, a baiano who had just arrived to teach Spanish for us at Tulane.
I have an alternative email address that I will be using until the Tulane system comes back on line:
cjdunntemp@hotmail.com
I would love to hear from anyone out there.
Today I'm meeting with a local minister, a friend of my sogra who is looking into finding vacation condos for evacuees. I'll let you know if anything comes of it-- perhaps there is someone from our department who still needs a place to stay. Abracos, cd
Christopher Dunn em setembro 2, 2005 12:54 PM
#21
Thanks so much, Chris. I'm also worried sick about Renata and Aaron. They may have left for California, but I also think it's strange that they haven't accessed the blog yet. Please let everyone know that I'm willing to do whatever I can do from here.
Michelle, I don't know about that site, but have you tried Google Earth? Their pictures may have been updated already.
Idelber em setembro 2, 2005 1:03 PM
#22
O Flávio Prada expressou bem meu sentimento. Como é possível que a nação considerada a mais rica/desenvolvida do mundo não tenha condições de evacuar o estádio, enviar comida e água, montar hospitais de campanha. O furacão já passou. NOLA deve poder ser acessada de alguma forma! No Iraque aviões despejavam víveres. É imcompreesível que não consigam fazer algo para minorar esta calamidade.
Idelber, meu coração está junto com o seu.
Viva em setembro 2, 2005 1:06 PM
#23
Idelber, teu esforço pra ajudar através desse blog é, no mínimo, admirável. Parabéns, do coração. Como você abriu o link pra discutir uma tragédia anunciada, escrevo um pouco. Eu errei ao dizer no outro post que os americanos eram ultra-solidários nessas horas. Evidentemente algo não está funcionando na ajuda a New Orleans. Fica a triste e lamentável constatação - temo dizer, mais uma vez - de que a solidariedade tem cor. Não dá pra aceitar as autoridades indo na TV ONTEM dizendo que estavam enviando ajuda, veja bem, ONTEM eles usavam os verbos no futuro, sabendo-se que o caos já estava instalado há pelo menos dois dias. O que também chamou a atenção foi o tom 'burocrata' dos pronunciamentos, a lentidão das frases, a passividade por detrás de cada palavra. Era como a América tivesse lidando com um problema totalmente secundário, afinal, não se trata de um ataque terrorista. Será que é preciso ter primeiro ódio, pra então ajudar? A América doou BILHÕES em comida, roupa e dinheiro nos primeiros minutos após a tragédia do WTC. Mas e agora??? Porque tanta lentidão???
Isso pra não mencionar o rompimento do dique. Pessoal, vamos ser sensatos: aquele dique é a única coisa que não poderia romper nem em New Orleans, nem no planeta. TUDO mais pode romper, mas aquele dique praticamente dentro da cidade?? Mas isso fica pras 'autoridades' discutirem. O que é ainda mais chocante nesse momento é que as pessoas simples, e na grande maioria pessoas de cor, são mais uma vez vergonhosamente desprezadas. Tirado da CNN: "New Orleans Mayor blasts feds: "'Get off your asses". Grande abraço, Alexandre (Odradek).
Alexandre_Odradek em setembro 2, 2005 1:28 PM
#24
Assino embaixo, Odradek. Concordo totalmente com o que você, Viva, Ana Lucia e Flávio disseram. Estou até evitando falar disso porque a raiva é muito grande. O cinismo com que mascaram o descaso por New Orleans é incrível. Vocês sabiam que todos os pedidos de verba para obras urgentes no dique foram negados pelo governo federal? Se eu lhes mostrasse a quantidade de vezes que o Times-Picayune (jornal local) alertou sobre o risco, vocês não acreditariam. Várias, várias vezes.
Sem dúvida a população negra levou a pior. New Orleans é 67% negra, mas os negros comprazem quase a totalidade dos que ficaram sitiados na cidade.
Idelber em setembro 2, 2005 1:37 PM
#25
DEFINITIVO esse post, Idelber.
Leila em setembro 2, 2005 1:47 PM
Idelber em setembro 2, 2005 1:50 PM
#27
Hola a todos,
Mirzam's family and I evacuated to Baton Rouge; Tuesday I left for CA and arrived last night after driving pretty much straight through.
Love to all,
Julia
Julia Reineman em setembro 2, 2005 2:10 PM
#28
Thanks, Julia, so happy to know you and Mirzam are safe! If you hear from anyone else, please let us know,
In solidarity,
Idelber em setembro 2, 2005 2:12 PM
#29
Pegando o gancho deixado pelo Flavio, pela Viva e pelo Alexandre_Odradeck, é importante salientar o quão grande está o déficit norte-americano devido a guerra do Iraque.
O ponto de estrangulamento está quase sendo alcançado. O que leva a concluir, em primeiro lugar: bilhões para a guerra e nada ou quase nada para o trato de problemas iminentes? E o déficit aumentando.
O que o Alexandre diz pude comprovar no noticiário ontem. Um tom "burocrático", excessivamente formal e sisudo. Como se pessoas não estivessem morrendo.
É um absurdo. Por duas vezes, Mr. Bush e seu governo foram alertados previamente de problemas que poderiam acontecer e que, infelizmente, se concretizaram sem nada ter sido feito. Uma deles foi no WTC e outra agora, como podemos verificar tristemente. Quer dizer: Errar duas vezes. Mamãe dizia que isso era burrice.
Não concordo com o Luís. Não estamos fazendo posição política aqui, apenas constatação dos fatos. Caramba, foram alertados!!!! O ataque poderia acontecer, os diques poderiam se romper. Foram alertados!! E nada fizeram. Nada fizeram!!!
Absurdo total. Preferem contar os mortos. Cuidar da conseqüência e não da causa do problema. Pô, eles nadam em dinheiro. Quem sustenta um déficit orçamentário daquele tamanho com títulos governamentais, definitivamente, nada em dinheiro.
Não poderiam com esse dinheiro arrumar, manter, fortalecer os diques. Pelo que pesquisei e pude observar os diques são vitais para a cidade. Porque o descaso??
Triste. Melancólico. Estarrecedor que os "donos do mundo" tratem de forma tão execrável seus próprios problemas e, pior, seus próprios compatriotas.
O desastre foi naturtal sem dúvida, mas muitas vidas poderiam ter sido salvas se tivessem condições de deixar o local ou se o dique tivesse suportado. Se UMA única vida tivesse sido salva já teria valido a pena todos os esforços.
Mas como disse no comentário do post passado só consigo lamentar, lamentar pelos que estão em situação ruim e torcer pelos que ainda podem ser resgatados.
Continuamos contigo, Idelba. Reiterados parabéns pelo blog e pela imensa solidariedade que vc passa. Compartilho a solidariedade, a torcida pelos ainda não encontrados e a tristeza pelo ocorrido.
Força. Esperança.
Abraço.
Edk em setembro 2, 2005 2:26 PM
#30
Idelber, I just recently started reading your articles and as a student of o português, eu gosto muito o seu blog.
I think if you look at disaster planning for New Orleans, you'll see that for many, many years, people have spent money on massive football stadiums instead of securing the city. Recent irresponsibility on the part of the Bush administration is the tip of the iceberg. I am sure that state and city politicians should take a great deal of the responsibility as well. The question is, how has this not happened before? As you have shown, the city is a bowl. Was nothing learned by the hurricane in the mid-60s? Or is it simply not possible to protect a city that's built where N.O. is situated?
I lived for years in NY and Chicago and believe me, I heard constantly about FBI undercover operations to arrest and punish corrupt city politicians there. I just can't believe that the majority of any politicians anywhere are very trustworthy. And now, it frosts me that now everybody is looking to blame someone else other than themselves. Incredible.
Sean McGown em setembro 2, 2005 3:10 PM
#31
Idelber,
Abri seu blog agora com uma perguntava que me incomodava desde ontem. Como um país consegue deslocar milhares de soldados para qualquer canto do planeta e manté-los, mesmo no meio do deserto, mas não consegue controlar uma situação de emergência em uma de suas cidades ? Ao ler os comentários percebo que a Viva e outros leitores têm a mesma indagação.
Onde estão a guarda nacional, os serviços de resgate, helicoptéros, aviões e aquela parafernália toda ? Como que as pessoas podem estar passando fome ou sede dentro de um estádio, no meio de uma grande cidade ? Até parece que NOLA fica no meio do Himalaia ou algo assim.
Anonymous em setembro 2, 2005 3:39 PM
#32
Well said, Sean. Certainly, city and state officials have their share of responsibility there as well. But in this case, truth be told, the funds for levee upgrades were repeatedly requested. Most recently in the summer of 2004, FEMA denied New Orleans's disaster mitigation funding requests.
I can't help thinking: they don't care. It's a poor city. It's a black city. It's a progressive city in a reactionary state.
Idelber em setembro 2, 2005 3:42 PM
#33
Caro amigo, a resposta para sua pergunta é simples: a parafernália toda está no Iraque.
Idelber em setembro 2, 2005 3:47 PM
#34
Idelber,
Ontem estava lendo uma matéria sobre o livro 102 minutos baseado nas recém liberadas conversas telefônicas, depoimentos e outras informações sobre o 11 de setembro. Um dos problemas apontados foi a falha nas comunicações entre as equipes de emergência. Leio agora em um site de notícias que o mesmo problema de comunicação acontece em New Orleans. Além da negligência apontada por você em relação ao dique e outras providências, noto que apesar de todo o discurso do Bush os EUA não estão preparados para situações de emergência, naturais ou causadas por atentados mesmo após o 11 de setembro. As medidas antiterroristas não produziram medidas de controle de danos. E se, ao invés de um furacão, os diques tivessem sido alvo de terroristas ? A tragédia seria a mesma. Os danos seriam os mesmos, pelo menos em NOLA. Estou errado? O reino Unido, me parece, se preparou melhor, a resposta das equipes de emergência em Londres foi altamente eficaz após o ataque no metrô. Isso significa que, ocorrendo outro atentado, as consequências serão enormes. Será que após o Katrina a liçãos será aprendida ?
Abs, Afonso Andrade
Afonso Andrade em setembro 2, 2005 4:14 PM
#35
Prezado Idelber,
O sempre lúcido Luiz Weis fala sobre a tragédia do Katrina em http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/blogs/verbosolto.asp
No Georgia Institute of Technology alunos de Tulane estão sendo admitidos em caráter de emergência para ao menos terminarem o período.
Que Deus ajude os seus amigos lá de New Orleans, estamos todos pensando positivo.
Wagner em setembro 2, 2005 4:33 PM
#36
Essentially, all the responsible parties have been playing russian roulette with the people of New Orleans since the last major hurricane in the 60s.
Sean McGown em setembro 2, 2005 4:47 PM
#37
Caríssimo Idelber,
Muito chocante ver o que está acontecendo com a bela cidade, que graças a tua hospitalidade, tive a oportunidade de conhecer no ano passado. Tristeza... Imagino como vc deve estar arrasado. Espero que todos os seus amigos e conhecidos estejam bem e em segurança.
Toda a solidariedade do mundo e força para que a fantástica New Orleans se recupere o mais rapidamente possível.
Forte abraço!!
Paulinho
Paulo Fontes em setembro 2, 2005 5:02 PM
#38
Paulinho, Wagner, Afonso, obrigado pela solidariedade.
Afonso, você tem toda a razão. E acho que há negligência criminosa com New Orleans também.
Verdade, Paulinho, os New Orleanianos estamos arrasados e com muita raiva. Cada vez aparecem mais histórias de pedidos de verbas de proteção contra desastres para New Orleans que foram negadas pelo governo federal. Alguns dos links acima contam essas histórias.
Abraços,
Idelber em setembro 2, 2005 5:07 PM
#39
Idelber,
você sabe o telefone ou o nome que seja do pai ou da mãe da Renata? Poderiamos ligar para saber se eles tem notícias dela e de Aaron. Estou também preocupado com eles.
Não lembro de informei que a Vicki Mayer( Comunicação Tulane) está em Manaus e deverá ao Rio no dia 4 para um Congresso.
Fred Góes em setembro 2, 2005 5:36 PM
#40
Any word from Geoff Mitchell? He was living and teaching in Mississippi?
Has anyone heard from Dolores? She and Eddie had returned to NOLA for a year.
Mac, by the way, Amy George Hirons lives in Kentucky now with her husband so she's fine.
Christina em setembro 2, 2005 5:45 PM
#41
Fred: a mãe da Renata, Ione, estava em New Orleans com ela. Infelizmente não tenho o telefone deles. O nome dela é Renata Nascimento e o pai dela se chama Manuel, tem uma casa em Arraial do Cabo, e é uma pessoa conhecida na cidade. Talvez telefonando para a prefeitura de Arraial do Cabo? Não sei, mas lá em Arraial todo mundo conhece o seu Manuel Nascimento. Quem sabe não poderíamos tentar localizá-lo lá em Arraial?
Idelber em setembro 2, 2005 5:46 PM
Idelber em setembro 2, 2005 5:49 PM
#43
Idelber & All:
If any Tulane faculty need housing (long-term or short), colleagues of mine here in SC have offered apts, rooms, and other properties. The college would also like to make available the recently vacated dean's residence on campus. Please contact me by e-mail or by phone (864.597.4513).
Abrazos to all.
Laura Barbas-Rhoden em setembro 2, 2005 5:49 PM
#44
Thanks so much, Laura! Great to hear from you :)
Idelber em setembro 2, 2005 5:53 PM
#45
Idelber: I checked for Dolores but didn't find her name. I sent her name as "seeking." Geoff didn't work at Tulane anymore so I don't even know how to look for him.
Christina em setembro 2, 2005 5:53 PM
#46
People in Houston: I've started to collect money from my colleagues at UH so please get in touch with me. I will probably have some clothes for you, too.
Christina em setembro 2, 2005 5:55 PM
#47
If anyone here knows anyone in Arraial do Cabo, please give us a phone number. We're looking for Manuel Nascimento, father of Renata Nascimento, who was in New Orleans with her boyfriend Aaron Lorenz and her mom Ione. Seu Manuel has a house in Arraial do Cabo, coast of Rio.
Se alguém aqui conhece alguém em Arraial do Cabo, por favor forneça-nos um telefone. Estamos tentando localizar Manuel Nascimento, pai de Renata Nascimento, que estava em New Orleans durante a tragédia, com a sua mãe Ione e o namorado Aaron Lorenz.
Idelber em setembro 2, 2005 5:57 PM
#48
Idelber:
O que acontece é mesmo um escândalo. E autoridades dizendo na TV coisas como: "This does not look like America. This looks like some third world country...” E penso--com todo o respeito ao povo do Haiti, mas no sentido que você entende: “O Haiti é aqui...” Como já sabíamos, o terceiro mundo não é um território, mas uma condição. É bom saber, porém, que você e outros colegas estão bem. Aqui na UNCW receberemos semana que vem alguns de seus alunos.
Abraços, Regina Félix
Regina Felix em setembro 2, 2005 6:07 PM
#49
Soube há pouco pelo Tom André do Jazz Rio, que está em New York, que o Tom Reese está em Austin.
Fred em setembro 2, 2005 6:31 PM
#50
Here I go again. I'm in touch with Michelle and those staying at her house, but I haven't heard from anyone else in town. I hope that people aren't paying for hotels at this point. There are several people willing to house students so please please please contact me.
csisk@borderculture.com
713-962-6686
Christina em setembro 2, 2005 7:10 PM
#51
Idelber,
vi você comentando sobre a necessidade de conseguir um telefone de uma pessoa em Arraial do Cabo. A lista telefônica local está acessível pela Internet.
Você pode consultá-la em:
http://200.202.193.133/102online/interna_lista.htm
Imagino que esteja sendo terrível para você observar tudo o que está acontecendo, sem ter a possibilidade de abraçar seus amigos pessoalmente.
Espero que essa tragédia comece a se desfazer e que as ajudas necessárias cheguem para todos os atingidos.
Fique com Deus.
Um abraço,
da Thania
Thania (A Lontra) em setembro 2, 2005 7:12 PM
#52
Hey babe, I've been worrying about you, haven't had computer access for the past couple of days. At a conference in Manchester, told Jens Andermann that you're okay, we're both relieved. Where are you? besos, E-L
Eva-Lynn Jagoe em setembro 2, 2005 7:55 PM
#53
idelber. aqui a dor é tanta.
mario cezar em setembro 2, 2005 8:16 PM
#54
Eva-Lynn, sweetheart, I'm in Brazil, in Belo Horizonte, on sabbatical, pretty angry and distressed, but safe. Just looking for friends right now.
So sweet of you to stop by :) Besos,
Idelber em setembro 2, 2005 8:39 PM
#55
Poeta, obrigado pela solidariedade!
Thania, obrigado pela lista de Arraial, estou trabalhando nela para ver se localizo a pessoa. Obrigado mesmo!
Regina, obrigado a vocês aí da UNCW pela ajuda aos nossos alunos.
Fred, obrigado por mais essa informação!
Idelber em setembro 2, 2005 8:41 PM
#56
Eu não sei se é uma boa idéia, mas tendo em conta da situação fazer doações para a Cruz Vermelha pode ser uma alternativa para quem quer ajudar. Dá para colocar os selos nos blogs.
Selo animado :
Selo estático :
Beijão
Ana Lucia em setembro 2, 2005 8:53 PM
#57
Fio,
Talvez não seja a hora. Mas neste momento em que você está fazendo um trabalho tão legal aí no seu blog, ajudando um monte de gente, me pergunto: e você, que que tu vai fazer da vida, rapaz ? Tulane volta a funcionar ? Enfim, não sei se podemos fazer muita coisa, mas o que der pra fazer, nós faremos. Avise aí sobre a sua situação quando der.
smart shade of blue em setembro 2, 2005 9:07 PM
#58
Smart, obrigado por pensar em mim, meu véio. Você é o fino do fino. Está tudo tranquilo. Salário em dia, tudo bem. Tulane ainda não tem nenhuma definição do que será feito: a universidade está em razoáveis condições, mas claro, depende da cidade para funcionar.
Neste momento a minha aposta é que o semestre "Fall" será cancelado, e as coisas começariam de novo em Janeiro. Em cujo caso eu poderia argumentar que dado o cancelamento do semestre "Fall" a minha licença sábatico deveria ser estendida mais um semestre, para incluir o "Spring" . . .
Idelber em setembro 2, 2005 9:19 PM
#59
Ana, eu não consigo ver os selos. Se você, ou alguém, puder deixar o link para conseguir os selos, seria muito bom.
Idelber, não comentei antes por razões óbvias mas estou acompanhando tudo, os seus posts comoventes e a realdidade mais comovente ainda na sala da minha casa. É tudo muito triste, de cortar o coração mesmo. Estou contente de ver que os seus escaparam quase todos e espero que aqueles que ainda não deram notícias sejam encontrados sãos e salvos e rapidamente.
Não sei de que forma nós aqui podemos ajudar mais do que fazendo doações à Cruz Vermelha e com orações. De qualquer forma, estou na torcida.
Parabéns por estar usando esse blog de uma forma tão bonita ainda que seja de uma beleza tão triste...
Um abraço.
Daniela em setembro 2, 2005 10:14 PM
#60
Obrigado, Daniela, obrigado.
Estamos no momento muito desesperados, procurando Renata Nascimento, como eu e você uma militante da causa negra no Brasil. Ela sumiu, lia o blog diariamente. Um beijão e obrigado pela solidariedade.
Idelber em setembro 2, 2005 10:16 PM
#61
Idelber, tem um link que acabei de ver no uol com uma imagem de satélite onde as áreas atingidas são mostradas. Como 80% da cidade está debaixo d'água essa imagem é até redundante. Mas caso você não tenha visto, copiei aqui o endereço.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/enchente.jhtm
Abração e torço pra que todos as pessoas que vocês procuram estejam salvas e bem.
Odradek
Odradek em setembro 2, 2005 10:51 PM
#62
Demorar tanto para fazer alguma coisa, foi a atitude mais estúpida que o Bush poderia ter feito. Até os jornais de direta começaram a criticar. Acho que só a Fox News ainda diz atrocidades.
http://www.mgno.com/ está postando diretamente de New Orleans. Eu diria que é triste, mas é muito pouco para descrever, é assustador, horrendo é a uma visão de inferno se eu acreditasse nele.
O Chris (http://www.cynical-c.com/) tem vários links com informações relacionadas em seu blog.
Eu só conheci duas pessoas que moraram lá: você e o Alex por alguns dias, mas não é por isso que eu deixo de sentir raiva pela tamanha incompetência do presidente da nação mais rica do mundo. Ele gata bilhões na guerra mas não salva seu povo. Agora nem a desculpa de salvar os americanos ele pode usar para criar guerras, porque não os salva.
Abraços e força.
Bibi em setembro 2, 2005 10:51 PM
#63
Bush foi explorar petróleo nas terras secas do Iraque e vai perder muito mais no quintal da casa dele. Faço aqui uma avaliação financeira, já que vidas, lá ou cá, não tem preço. Reconstrução cá ou lá, podem ser pagas, perdas humanas, iraquianas ou americanas, nunca serão devolvidas.
Peço um minuto de silêncio para as vítimas do Iraque, que morreram sob e sobre uma ponte, num momento de reflesão religiosa. Um minuto somente. Foram em torno de mil mortos.
Podemos não ter amigos no Iraque mas, antes de tudo, são seres humanos que pereceram.
Figo em setembro 2, 2005 11:53 PM
#64
Idelber,eu pensei que pessoal aqui da Columbia estava dormindo tanto quanto o Bush, mas algo parece que está sendo feito. Dê uma lida, se puder, ok? De repente algum estudante que você conheça de New Orleans pode entrar em contato com a Columbia, ou comigo of course.
Abração, Odradek.
September 2, 2005
To the Columbia Community:
I know that all of us share the grief of the nation and the world
at the tragedy in New Orleans. Many people at Columbia, I'm sure, have already contributed to the relief efforts and have taken other measures to help with this crisis. I want to inform you about what Columbia has been doing and to invite you to join our efforts.
Over the last few days, we have taken steps to enable displaced
students from the New Orleans area to enroll at Columbia this fall.
We do not yet have an accurate count of how many such students will join us, but we believe that there could be as many as several hundred. They will have the status of visiting students and will be able to take courses for credit, which they can then transfer to their home institutions. We are not asking these students to pay tuition or fees directly and will work out any financial issues with their home institutions once those institutions are again functioning. Undergraduates will enroll as visiting students in courses through the School of Continuing Education. Graduate students will enroll as visitors through the schools in which they wish to study. While we are unable to provide housing, we are working on ways to ensure that the matriculate