Meu Perfil
Um blog atleticano e antropocêntrico.



email: idelberavelar gmail ponto com
Sobre o autor
 Curriculum Vitae
 Página pessoal em Tulane
 Prêmio Itamaraty (pdf)
 The Untimely Present
 The Letter of Violence
 Alegorias da Derrota
 Ensaio sobre o PT
 Balanço Governo Lula
 Ensaio Música Mineira
 Ensaio sobre 11/09
 Entrevista no Chile
 Entrevista no Gravatá
 Ensaio sobre o Galo


Sobre ela
 Um defeito de cor
 Ao lado e à margem do que sentes por mim
 Prêmio Casa de las Américas
 Comentário de Millôr
 Comentário de Risério
 Resenha na Folha de Pernambuco
 Entrevista na Record
 Entrevista na Globo News
 Entrevista na Novae (2002)


Histórico
 novembro 2008
 outubro 2008
 setembro 2008
 agosto 2008
 julho 2008
 junho 2008
 maio 2008
 abril 2008
 março 2008
 fevereiro 2008
 janeiro 2008
 dezembro 2007
 novembro 2007
 outubro 2007
 setembro 2007
 agosto 2007
 julho 2007
 junho 2007
 maio 2007
 abril 2007
 março 2007
 fevereiro 2007
 janeiro 2007
 novembro 2006
 outubro 2006
 setembro 2006
 agosto 2006
 julho 2006
 junho 2006
 maio 2006
 abril 2006
 março 2006
 janeiro 2006
 dezembro 2005
 novembro 2005
 outubro 2005
 setembro 2005
 agosto 2005
 julho 2005
 junho 2005
 maio 2005
 abril 2005
 março 2005
 fevereiro 2005
 janeiro 2005
 dezembro 2004
 novembro 2004
 outubro 2004


Assuntos
 A eleição de Obama
 Clube de leituras
 Fenomenologia da Fumaça
 Filosofia
 Futebol e redondezas
 Gênero
 Literatura
 Metablogagem
 Música
 New Orleans
 Polí­tica
 Primeira Pessoa



Visito
 Acontecimentos
 Afonso, o Chato
 After the Fall
 Agência Carta Maior
 Aguafuertes
 Alcinéa Cavalcante
 Alê Felix
 Além do jogo
 Alessandra Alves
 Alfarrábio
 Amalgama
 Amante profissional
 Os amigos do Presidente Lula
 Animot
 Ao mirante, Nelson!
 Arrastão
 Bala perdida
 Balípodo
 Bereteando
 Biajoni!
 Bibi's Box
 Blog do Alon
 Blog do Bourdoukan
 Blog do Favre
 Blog do Cássio
 Blog do galinho
 Blog do Mello
 Blog do Rovai
 Blog do Sakamoto
 Blog dos Perrusi
 Blogafora
 blowg
 Botequim do Bruno
 The brain eaters
 Branco Leone
 Bratislava
 Bugio
 A bundacanalha
 Caldos de tipos
 Caquis caídos
 O carapuceiro
 Carla Rodrigues
 Carnet de notes
 Carreira solo
 Carta da Itália
 Carvoeiro
 Caryorker
 A casa da colina
 Casa da tolerância
 Casa de paragens
 Catarro Verde
 Catatau
 Cidadania
 Cinefilia
 Cinematógrafo
 Cintaliga
 Conejillo de Indias
 Consenso, só no paredão
 Contra Capa
 Contraditorium
 Controvérsia
 Conversa afiada
 Cria Minha
 Cris Dias
 Crônicas perversas
 Cyn City
 Cynthia Semíramis
 Uma dama não comenta
 Daniel Lopes
 De olho no fato
 De primeira
 Diálogico
 Diário da Lulu
 Diário da Odalisca
 Diário de Bordo
 Diario de trabajo
 Diário gauche
 Diplomacia bossa nova
 Direitos fundamentais
 Dissidência
 Dito assim parece à toa
 Doidivana
 Don Quijote
 Dossiê Alex Primo
 ¡Drops da Fal!
 Duas Fridas
 É bom para quem gosta
 É por aqui que vai pra lá?
 eblog
 Ecologia Digital
 Enloucrescendo
 Enquanto seu blog não vem
 Epicaos
 EraOdito
 Escrúpulos Precários
 Escudinhos
 Estado anarquista
 O esvaziar das nuvens
 Eugenia in the meadow
 Fabricio Carpinejar
 Faca de fogo
 Faça sua parte
 Favoritos
 A Feminista
 Ferréz
 Fiapo de jaca
 Fósforo
 Fina flor
 Fogo nas entranhas
 Fotógrafos brasileiros
 Frankamente
 Fundo do poço
 Futebol, política e cachaça
 Gabinete dentário
 Galo é amor
 Garotas que dizem ni
 Gejfin
 Gravatá
 Gravataí Merengue
 Groselha news
 Guga Alayon
 Guia de literatura
 Hargentina
 Hedonismos
 Hermenauta
 Histórias do Brasil
 Homem do plano
 HQ e cultura
 Hunny.bunny
 Idéias mutantes
 Impedimento
 Impostor
 Imprensa Marrom
 Incautos do ontem
 Ingresia
 Inter-esse
 InternETC
 Interney
 Ius communicatio
 jAGauDArTE
 Jean Scharlau
 Jon Kepa
 O jornalismo morreu
 Juca Kfouri
 Juliano Rosa
 Kit básico da mulher moderna
 La lectora provisoria
 Lembrança eterna de uma mente sem brilho
 Liberal Libertário Libertino
 Limpo no lance
 Linkillo
 Lixo Tipo Especial
 Lixomania
 Luis Nassif
 Luz de Luma
 Mac's daily miscellany
 Maísa na blogosfera
 Uma Malla pelo mundo
 Marcelo Coelho
 Marconi Leal
 Maria Frô
 Marmota
 Martelada
 Melômano
 Meta.comunix
 Milton Ribeiro
 Mineiras, uai!
 Mox in the sky with diamonds
 Música popular do Brasil
 Na prática a teoria é outra
 Nababu
 Nación apache
 Nalu
 Namorado imaginário
 Nei Lopes
 Noncapisconiente
 Nova corja
 Nóvoa em folha
 Obra em progresso
 Odisséia literária
 Óleo do diabo
 Olho de boi
 Onde anda Su?
 Ontem e hoje
 Outros dias
 Overmundo
 Palestina do espetáculo triunfante
 Pálido ponto branco
 Panóptico
 Para ler sem olhar
 Paralelos
 Parede de meia
 Paulodaluzmoreira
 Pecus Bilis
 Pedro Alexandre Sanches
 Pedro Dória
 Peneira do rato
 O pensador selvagem
 Pensamentos esparsos
 Pensar enlouquece
 Perto do coração selvagem
 Pirão sem dono
 Poemas del alma
 Ponto media
 Por um punhado de pixels
 Porão abaixo
 Posthegemony
 Prás cabeças
 Prosa caótica
 Prosaico20
 Puente aéreo
 Quando, onde e como
 Quarentena
 Que cazzo
 Quelque chose
 Querido leitor
 Rafael Galvão
 Recordar repetir elaborar
 Reinventando Santa Maria
 Retrato do artista quando tolo
 Río fugitivo
 Roda de ciência
 Rosebud NYC
 RS urgente
 Sandino
 Seqüências parisienses
 Sergio Leo
 Serbão
 Sérgio blog 2.3
 O sinistro
 Sob(re) a pálpebra da página
 Soninha
 Soninha (gabinete)
 A Sopa no exílio
 Sovaco de cobra
 Sub rosa v.2
 Superfície reflexiva
 Talqualmente
 Tapera
 Taxitramas
 Tentativas de mitologia
 Terapia Zero
 Tiago Dória
 Todo prosa
 Todos os fogos o fogo
 Tordesilhas
 Torero
 Torre de marfim
 Tudo pode acontecer
 Tudo que é sólido se desmancha no ar
 Túlio Vianna
 Umbigo do sonho
 Ultimas de Babel
 Vejo tudo e não morro
 Velho do farol
 Viajando nas palavras
 La vieja bruja
 A vida em palavras
 Virunduns
 A volta dos que não foram
 Zema Ribeiro




BlogueirosComMarta120x120.jpg


selinho_idelba.jpg

Movable Type 3.36
« Futebol - Série B e Eliminatórias da Copa :: Pag. Principal :: Marmelada à vista? »

terça-feira, 11 de outubro 2005

Sobre o Referendo - Comércio de Armas de Fogo

nosazulburaco.GIF

Eu confesso que estou observando meio estupefato, aqui do Chile, a discussão sobre o referendo pela proibição do comércio de armas de fogo e munições no Brasil. Não pelos argumentos em si, que são conhecidos e repetidos ad nauseam dos dois lados, mas pela tremenda polarização e pelas manifestações iradas que o assunto tem provocado.

Mais uma vez uma "eleição" me pega fora do país, então não poderei votar. Mas desde já declaro meu apoio ao sim e abro o espaço da caixa de comentários para a discussão. Sintam-se bem-vindos, defensores do sim e do não. Faço uma ressalva:

Se algum defensor do sim - artista ou quem seja - sugeriu ou deu a entender que com a vitória da proibição entraremos num róseo período de harmonia social e de fim da violência, obviamente está fazendo demagogia barata. É uma defensora do sim, a advogada Maria Eduarda Hasselman, que afirma: Todas as medidas internas de restrição de armas não serão eficientes se não houver concomitantemente o amparo pela fiscalização das fronteiras, o combate ao contrabando e a imposição de regras sobre a importação e exportação de armas. Feita essa ressalva, examinemos alguns dos argumentos apresentados por aí contra a proibição:

1. A proibição desarma o "cidadão de bem" e mantém os bandidos armados. O que me parece mais curioso neste argumento é que todos os que o apresentam acreditam que o mundo está dividido entre "cidadãos de bem" e "bandidos". Acreditam que eles são "cidadãos de bem" e que "bandidos", bom, bandidos são os outros, incluindo-se aí a Dona Maria que roubou um shampoo na loja da esquina. Quando confrontados com o óbvio fato de que uma grande parte dos homicídios são cometidos por pessoas sem nenhum antecedente criminal, o maniqueísmo da teoria cai por terra: quando comprou sua arma, o nosso ilibado executivo era um homem de bem, mas quando a usou para matar um motorista principiante que trombou em seu carro no trânsito, ele virou um "bandido"? Ou será que continuou sendo "homem de bem"? Quem era quem quando? Você está realmente certo de que é um "cidadão de bem" 100% do tempo?

2. Com a proibição, o cidadão não terá como defender sua casa da invasão de ladrões e bandidos. Como podem testemunhar inumeráveis vítimas de reações a assaltos, ter uma arma em casa aumenta exponencialmente o risco de que o dono da arma (ou um familiar seu, ou uma criança, ou um vizinho) seja a vítima. Não o bandido, mais acostumado com armas e operando, com frequência, com o fator surpresa. A prevenção da violência se faz com políticas sociais e com combate à criminalidade, não armando a população. Não é à toa que inúmeros profissionais da área de segurança apóiam o sim.

3. Com a proibição, aumentará o comércio ilegal de armas e só os bandidos as possuirão. Smart já comentou esse argumento apresentando o dado pertinente: só uma pequena parcela das armas atualmente em mãos da bandidagem provém de contrabando. Uma grande parte foi legal um dia e depois terminou roubada ou expropriada, ou mesmo vendida a bandidos pelo próprio "cidadão de bem". O pesquisador Ignácio Cano demonstrou que 75% dos crimes são cometidos com armas brasileiras e de calibre permitido. Obviamente há que se combater o contrabando também, mas dizer que o combate à comercialização das armas de fogo brasileiras não ajuda em nada me parece um argumento que não condiz com a realidade.

4. Os proprietários rurais ficarão sem instrumentos para defender suas propriedades. O argumento é falacioso porque ignora um simples dado sociológico: a imensa maioria dos crimes de homicídios relacionados a conflitos no campo são de responsabilidade de latifundiários e seus jagunços e capangas, não dos "bandidos" do MST. Mais uma razão para desarmar esse setor que - frequentemente intitulando-se "homens de bem" - operam numa paralegalidade que tem exarcerbado a violência no campo. Não, eu não acredito que o latifúndio irá se desarmar depois que triunfe o sim. Mas aí ele terá que fazer a opção por atuar flagrantemente na ilegalidade, o que dará ao estado um mínimo instrumento de coerção sobre ele.

5. A responsabilidade pelos acidentes e assassinatos passionais não deve ser creditada à arma, mas a pessoas que não sabem usá-las. O argumento é tão fraco que não resiste a um escrutínio. Numa discussão sobre políticas públicas, desviamos o foco para o caráter individual das pessoas. A justa condenação que devemos dirigir aos que fizeram bobagens com armas é usada para mascarar o fato de que foi a disponibilidade dessas armas que permitiu que a bobagem tomasse proporções mortais e irreversíveis, com perdas de vidas humanas. É muito fácil discutir políticas públicas pressupondo um cidadão perfeito, sensato e justo. Difícil é entender a imperfeição do mundo e tentar, sobre a base dessa imperfeição, melhorar um pouco a realidade.

Daí ser importante frisar: o Estatuto do Desarmamento já trouxe, sim, alguns resultados positivos. Pela primeira vez em 13 anos o número de homicídios no Brasil caiu. Ele ainda é escandalosamente alto, mas a campanha educativa - ao contrário do que diziam os profetas do "entregue sua arma e o bandido agradecerá" - provocou uma diminuição, não um aumento da violência.

Este post é parte da blogagem coletiva do Nós na Rede, que reúne blogueiros que votarão tanto pelo sim como pelo não. Passe por lá. Eu recomendo especialmente os posts do Fernando, do Smart, da Christiana Nóvoa.

PS: Este post é dedicado à memória de meu tio Luís Flávio Vasconcelos, morto com uma arma de fogo legalmente comprada e registrada por um cidadão de bem.



  Escrito por Idelber às 05:16 | link para este post | Comentários (66)


Comentários

#1

Idelber,
eu e meu marido já estávamos decididos a votar pelo sim, pois detestamos armas de fogo. Foi muito bom ler seu artigo, pois agora votaremos com a convicção de que estamos fazendo a coisa certíssima. Obrigada pelo esclarecimento. Leio seu blog todos os dias.
Beijos,
a mãe dela

Hélia em outubro 11, 2005 9:55 AM


#2

Idelber, excelente post. Um beijo!

Elisa em outubro 11, 2005 10:42 AM


#3

Idelber, eu já escrevi e debati muito sobre o assunto. Continuo votando NÃO.

E quero deixar aqui a recomendação pelos posts da Maria Helena Nóvoa e do Tiagón.

Ricardo Antunes da Costa em outubro 11, 2005 11:02 AM


#4


Idelber, valeu pela mencao honrosa! O referendo e' imperfeito, patrocinado por um governo imperfeito para que a nossa sociedade imperfeita decida. As pessoas querem uma solucao imediata onde ela nao existe. Por fim, a inseguranca dos que votam NAO e' algo obviamente real e assustador e que nao pode ser descontado. E' dificil manter um debate honesto nesse ambiente. Tive que usar a chacota (bem-humorada, eu espero).

Abraco

Fernando em outubro 11, 2005 11:59 AM


#5

Já presenciei acidentes fatais com armas de fogo e quando sai briga no trânsito tenho paúra de que alguém saque uma arma. Neste ponto, sou 253% sim.
Agora, por que pedimos para um vizinho recolher as correspondências e acender as luzes quando saímos de casa para viajar? Porque supõe-se que se houver alguém capaz de se defender na casa, o assalto é mais difícil. Reagir a um assalto é a coisa mais estúpida que alguém pode fazer, mas um ladrão saber de que não existe esta possibilidade pode ser terrível, por isso minha dúvida aos 45 do segundo tempo. O grande lance é que é muito barulho por pouca coisa, já que de qualquer maneira não será legalmente possível comprar munição, vencendo o sim ou o não. Ah, é claro, além de não resolver o abismo social do Brasil, fonte eterna de todos os males...

Daniela em outubro 11, 2005 12:04 PM


#6

É proibido proibir. Sou a favor do desarmamento, mas contra a proibição. A campanha do desarmamento já foi uma ótima iniciativa, pra que voltar a discutir o assunto, ainda mais num referendo... como se não houvesse assuntos mais urgentes...
Votaria não, apenas por isso - desconfio sempre quando o Estado quer nos retirar algum direito. Aliás, cadê o meu direito democrático de me abster da votação? Foi morto pela bala perdida da política burra?

Charley em outubro 11, 2005 12:15 PM


#7

O Sr. deveria viver um pouco mais no interior, e um pouco menos nas grandes cidades. Meu pai, que é dono de uma fazenda de pequeno porte, suficiente para manter minha familia, trocou as terras que tinha no Parana por umas no Mato Grosso.

Quando chegou la, descobriu o seguinte: (1) no segundo dia, pessoas do MST armadas apareceram na fazenda dele e informaram que ele teria dois dias para ir embora; Meu pai disse que era fazenda pequena, e que ele inclusive sustenta 2 familias; Nao quiseram saber. (2) o MST jamais invade "terras improdutivas de latifundiarios", pois sabem que nao tem como vencer os "segurancas"; (3) A "policia" informou ao meu pai que se nao tiver espingarda, e melhor ir embora; (4) o MST tomou as terras, e depois se ofereceu a "vender" o terreno de volta. Meu pai descobriu que o MST na maioria das vezes vende as terras que se apropria, uma vez que recebe o direito de uso... E ilusao imaginar gente fazendo roca nas terras.
O fim da estoria, e que meu pai perdeu tudo que tinha, e voltou ao Parana. Hoje, eu e meu irmao trabalhamos e sustentamos nossa familia, mas mal ta dando pra pagar plano de saude para meus pais.

Acho que viver na cidade e falar do interior e muito dificil. Sao realidades distintas. Mas se o Sr. quiser, o convido para uma visita para Campo Grande, MS. De la, lhe levo para um tour pelas pequenas propriedades, pelas atividades do MST, e tudo mais... Ai o senhor me diz, o que esta acontecendo aonde. O Brasil nao e um pais de direitos. E um pais de gente "inteligente", e de marginal, ja que a lei nunca e respeitada... Pior, e um pais onde quem trabalha e sua, quem se dedicada ganha chute na bunda. Quem da pitaco e tem apadrinhamento, vira rei.

Robson em outubro 11, 2005 12:22 PM


#8

Permaneço votando NÃO. Excelentes os posts indicados pelo Ricardo Antunes da Costa, dizem tudo.

PatriciaSK em outubro 11, 2005 12:57 PM


#9

Eu me pergunto:

Porque uma pessoa que paga diversas taxas, passa por testes psicológicos, de aptidão, passa pelo crivo da Polícia Federal, para ter uma arma ilegal, andaria com ela no carro, fato esse ilegal?

Pablo Vilarnovo em outubro 11, 2005 1:06 PM


#10

Idelber, seu post está ótimo, mas o final é o que diz tudo, na minha opinião. Meus sentimentos pelo seu tio Luís Flávio. Abraços,

Leila em outubro 11, 2005 1:36 PM


#11

1 – Essa comparação é sim possível na medida que “cidadão do bem” quer dizer aquele que se sujeita a todas as leis existentes para possuir uma arma de fogo de maneira LEGAL. Não quer uma arma de fogo para assaltar, para assassinar e etc... Desde 2003 as pessoas não podem andar armadas, elas deve ficar na residência ou no trabalho. Portanto acho muito difícil alguém passar por todo o complexo martírio para ter uma arma LEGAL para posteriormente quebrar a lei transportando a arma no carro ou num bar e etc...

2 – Concordo inteiramente que a prevenção da violência se faz com políticas sociais e com combate à criminalidade, porém uma pessoa bem instruída na utilização de uma arma pode sim se defender eficazmente. Infelizmente temos a falsa noção de que armas em casa SÓ causam acidentes. Apesar desse número ser irrisório, tem grande destaque na mídia, em contrapartida o outro lado – pessoas que se salvaram justamente pelo uso consciente da armas de fogo - não procuram publicidade, não procuram a imprensa e nem a imprensa os procuram. Façam o seguinte. Comprem a revista Magnum, nela há uma seção exclusiva sobre casos em que armas de fogo foram utilizadas de maneira eficaz e salvou vidas.

3 – Desculpe, mas esse dado está incorreto. Confundem armas de pequeno calibre com armas legais. O que acontece é que muitas das armas exportadas voltam para o Brasil por meio de contrabando. Isso é fato. Dizer que as 3000 armas vendidas anualmente caem nas mãos dos bandidos é escapismo. Algumas pessoas dizem que existem 17 milhões de armas ilegais no país. Algumas favelas cariocas possuem um arsenal superior a 5000 armas de todos os calibres.

4 – Desculpe, mas essa idéia de latifúndio também se confunde. O principal motivo das mortes no campo são por causa dos grileiros que matam pequenos produtores para conseguir suas terras. Não tem nada a ver com a Agroindústria que sim, necessita de vastos campos, mas que nem de longe é responsável pelas mortes. Nunca consegui entender porque tratam a propriedade no campo diferentemente da propriedade na cidade. Para essas pessoas é normal um industrial contratar segurança particular para proteger sua indústria, mas o produtor rural quando faz a mesma coisa é taxado de assassino. Porque essa diferença? Propriedade é direito de todos, garantido pela Constituição, assim como é direito à defesa a sua propriedade seja ela no campo ou na cidade, contra invasores ou ladrões, sejam elas bandidos da cidade ou MST.

5 – Acidentes e Crimes passionais sempre irão existir. Acidente não é o motivo de nosso desespero. Acidentes não fazem eu ficar com medo de sair à noite. Acidentes não roubam meu carro. Não é a disponibilidade de arma de fogo que causa acidentes. É a mesma coisa que culpar o carro pelo acidente, ou a faca de cozinha. E mesmo assim não acho justo pagar por um erro de um terceiro. A quantidade de acidentes com armas de fogo nem de longe justificam sua proibição: o número é por demais pequeno.

6 – O índice de homicídio no Brasil caiu por causa de São Paulo. Lá desde 2002, portanto antes do estatuto, as taxas de homicídios vêm caindo devido a uma alteração na política de segurança que investiu em equipamento e treinamento de sua força policial. No Rio de Janeiro, por exemplo, as taxas aumentaram. Mas isso não é comentado.

7 – Meu voto é no NÃO, pois considero extremamente perigoso proibir um direito do cidadão. Justamente o direito à LEGÍTIMA DEFESA. Segundo o Código Penal, “Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem”.
Vale o que está escrito – meios necessários. Inclusive armas de fogo. Amanhã irão querer proibir os caronas nas motos (fato esse que já fui sugerido por vereadores no Rio de Janeiro).

8 – Se eu tivesse visto alguma ONG, algum ativista-camisa-branca, algum artista, o Sr. Thomaz Bastos, qualquer um favorável a cassar o meu direito à legítima defesa, fazendo uma campanha contra os cortes no Orçamento de Segurança Pública realizados pelo governo Lula, eu poderia pensar em votar no Sim. Mas isso não aconteceu e agora querem que eu acredite que esse será “o primeiro passo” para uma política de segurança? Vejam bem a seguir:
Delegado Aristóteles Jorge Bridi
Divisão de Armas, Munições e Explosivos da Polícia Civil
"Eu emitia de 10 a 12 mil portes de arma por ano antes de 1997. Dentre as pessoas que recebiam a autorização, pouquíssimas se envolviam em delitos - em 10 anos, não devo ter cassado 20 autorizações. A partir de 1997, houve uma redução no comércio e no fornecimento de porte em mais de 90%. Neste período, houve um aumento considerável nos delitos com arma curta".

Pablo Vilarnovo em outubro 11, 2005 1:44 PM


#12

Olá, essa não é a primeira vez q visito seu blog! Por intermédio da minha irmã "Vermelho Real" eu já havia vindo aqui algumas vezes!
E olha, eu confesso q estava extremamente indeciso sobre essa votação. Meu critério pelo "SIM" era de q um caminho diferente poderia haver a "salvação", já que estamos vivendo a décadas o "Não", afinal, as armas hoje estão aí.. e como vc disse, muitas delas (A maioria!) são legais! Então, votando pelo sim, algo poderia mudar! Mas eu tb havia pensado muito sobre votar no "NÃO", afinal, eu até gostaria de ter uma arma pra defesa pessoal... (Mas eu me conheço!! Eu nunca teria coragem de sequer TOCAR em uma arma!) enfim, estou comentando aqui, pois achei seus argumentos perfeitos e convincentes!
Obrigado...
tenha uma ótima semana!

Rodolfo Leite em outubro 11, 2005 2:42 PM


#13

Querido Idelber,

Me lembrou a viagem a Cuba que Renata e eu fizemos há dois anos atrás. Lá, o posse de arma de fogo é proibido e durante nosso estádia na cidade de Santiago, só houve um assasinato - por facada. Se voce que matar alguem com faca tem que reelmente querer, enquanto com arma é tão facil que mesmo crianças sabem usar.

Estamos com saudade de voce, Idelber,

Aaron

Aaron em outubro 11, 2005 3:05 PM


#14

Peço perdão e reenvio o comentário que fiz em seu post anterior e que a Cora Rónai publicou na íntegra no blog dela com mais de 120 comments. Reenvio porque acho que poucos devem ter lido. Não que eu o ache bom, mas é mais um depoimento sobre o assunto por quem participa do combate à violência. Manterei até os erros de português do original(com algumas mudancinhas). Reitero que não quero mudar a opinião de ninguém. Vejo apenas com desconfiança o fato da proibição.


Aí vai:

Bom, tentei evitar, mas não dá. Vamos lá:

Tenho nível superior, sou policial civil, sou professor e já trabalhei em delegacia. Conheço e convivo hoje com muitas estatíticas, conheço um pouco a violência e sua face mais cruel.

É interessante saber que por dever de ofício e que através do porte que minha carteira profissional me dá, tenho direito a portar, e usar arma. Mas detalhe: não uso e não tenho arma. Não sou a favor das armas. Mas sou contra, totalmente contra o, assim chamado "desarmamento".

Em um mundo ideal não teríamos armas. Não usaríamos armas. Não haveriam guerras. E nem a violência que vivemos hoje. Infelizmente, não vivemos em mundo ideal e muito menos fictício. A violência urbana brasileira chegou a números escandalosos. Absolutamente absurdos. Assalta-se, furta-se, frauda-se e sobretudo, mata-se demais no Brasil. E o pior, com os dispositivos que temos hoje, estamos sem saída. Estamos perdendo e continuaremos perdendo a luta contra a violência. Os bandidos riem da cara da polícia e se esbaldam no estado de atonia e fraqueza geral da população.

Moro numa cidade pequena (Rio Branco) de 250 mil habitantes onde a polícia resolve (acha os autores de) cerca de 90% dos casos de homicídio, o mais grave crime. Mas, admito, em alguns bairros a sensação de insegurança é absurda. Cobra-se pedágio. A população clama. O povo e o Estado estão à mercê.

O Rio de Janeiro é o caso mais sintomático da realidade brasileira. A violência ali é extremamente incompreensível. E não há soluções. Estamos todos, diante da impotência do Estado brasileiro, caminhado para nos transformar em uma horrível favela onde a lei é a do tiro e o pó comanda.

Mas como dizia, os bandidos riem de nós. Certa vez, ao encaminhar um traficante preso em flagrante com aproximadamente 20 "cabecinhas" de cocaína para a penitenciária, vivi um diálogo insólito. O traficante achou o relógio de meu amigo policial bonito e perguntou se ele estava à venda e por quanto. Meu amigo disse que o relógio não estava à venda e mesmo se estivesse o traficante não conseguiria comprá-lo, pois estaria na penitenciária local. O traficante riu-se e disse que em menos de um mês e meio estaria fora e que talvez o procurasse para comprar o relógio. Acreditam??

Contei este "causo" para mostrar o quanto somos impotentes. Um cara é pego em flagrante vendendo veneno a nossos jovens e nosso Estado o libera para matar mais jovens menos de dois meses depois. E isto de fato aconteceu. Tenho vários exemplos e não me alongarei pois ainda nem toquei no ponto do post. As armas.

Ora, por experiência, por estatística e por visualizar in loco a realidade da violência, sei que realmente os crimes cometidos por armas legais são muito pequenos em número. Mera poeira estatística perto das quase cinquenta mil mortes por ano no Brasil (38 mil por armas de fogo, aproximadamente).

O referendo não vai acabar com estas mortes. Engana-se quem pensa que isto poderá ocorrer. O Estado brasileiro é ineficiente por sua própria natureza. Não dará conta de impedir o comérico ilegal de armas que crescerá como nunca, após referendado pela população "global".

O referendo só nos mostra uma coisa, aliás que está mais do que visível: O Estado brasileiro não tem soluções, não sabe o que fazer, está inerte, sem planejamento, sem programa, sem ação e apático diante da crescente violência urbana brasileira. Isto é um fato que o referendo só faz certificar.

Não há programa. Não há projetos. Não há reformas. Não existem propostas. O Estado está perdido em sua própria burocracia e picuinhas políticas vendo seus jovens morrerem a sua volta.

Em primeiro lugar a polícia brasileira é corrupta (aliás não só a polícia). E o Estado nada faz. A Justiça é lenta. E o Estado nada faz. (aliás ela é lenta muito por causa do próprio estado). As polícias, todas elas, trabalham em constante rivalidade e não em conjunto (olha que sei disto). E o Estado nada faz. A justiça não trabalha em conjunto com a polícia. E o Estado nada faz. As leis, da mais brandas às mais severas não são cumpridas. E o Estado nada faz. As penitenciárias estão inchadas, desestruturadas e falidas. E o Estado nada faz. Os investimentos diretos em segurança são irrisórios e não cumpridos. E o Estado nada faz. Grande parte das polícias estão sucateadas, desestruturadas. E o Estado nada faz. A educação pública brasileira é uma vergonha e um grande problema. E o Estado nada faz para tentar uma solução para estes problemas.

Ao invés disto o que faz o Estado brasileiro? Gasta 210 milhões de reais em um referendo absolutamente inócuo, de nenhum efeito. Ou alguém acha que de fato ele será cumprido? Qual lei brasileira é cumprida 100% por 100% da população? Como o Estado fará para fazer cumprir esta lei? Ele terá condições?

Nem usarei dos números, pois sei que eles são absolutamente manipulados nesta questão. Afinal, crimes passionais existem, sempre existiram e continuarão existindo. Se não usarem armas, usarão, facas, cutelos, martelos, vidros, tacapes, carros e álcool. Este sim o grande vilão, envolvido em cerca de 95% das ocorrências policiais. Quem ousará proibi-lo? Onde está o Estado que se cala diante destes números e desta realidade?

O instituto do referendo como a vejinha diz talvez seja até desmoralizado, pois, o comércio ilegal de armas continuará existindo. As armas, assim como os impostos, continuarão existindo e aumentando em quantidade.

Não sou a favor das armas. Não acho que reagir em assaltos seja a melhor estratégia. Mas tenho certeza que as cerca de 3000 armas legais anuais brasileiras não são as responsáveis pelo caos e violência em que vivemos. Tenho certeza. Absoluta certeza. E ninguém que defende o sim poderá dizer o contrário.

As imagens na TV mostram diversos acidentes com armas domésticas. Ora, ninguém conhece a definição da palavra "acidente"? É algo causal, fortuito, imprevisto. Não são os acidentes com crianças que são responsáveis pela violência brasileira gente! Ou será que enlouquecemos todos? Não é porque, no trânsito, ocorrem mais de 50 mil acidentes com vítimas anuais que proibiremos os automóveis de circularem, de serem comercializados ou utilizados. Ao contrário, usamos de educação e tentamos modificar a cultura brasileira no trânsito. Afinal, o abuso, não tolhe o uso. Quem dirige um carro, tem uma faca, uma arma, fuma ou ingere bebidas alcóolicas sabe, ou deveria saber dos riscos que corre. É, ou derveria ser, algo natural e decorrente do uso. Repito: O abuso não tolhe o uso.

Alguém fala, "mas este é o primeiro passo...!". Ora, ora, por favor!! Que "primeiro passo" é esse? Com o pé esquerdo? Alguém, de bom senso, estudado e de posse de estatísticas racionais e confiáveis, ciente da criminalidade brasileira acha mesmo que o caos e a violência urbana irão diminuir porque cerca de 3000 armas deixarão de ser comercializadas legalmente?? Que criminalizar alguém que queira, por acaso ou porventura, ter uma arma é a melhor solução?? Vou apelar para o sentimentalismo debilóide e "global": E os fora-da-lei, assaltantes e traficantes?? Quem tira as armas deles???????? Quem???? Eu?? Você???

A polícia corrupta?? O estado ineficiente?? O exército que vende as armas para eles???

Porque não dar um bom primeiro passo, fazendo um sério planejamento, uma compreensão da realidade, investindo em educação, em integração entre polícias e o judiciário, em limpeza da polícia, em prevenção ao crime, propondo projetos verdadeiros e sérios que enfrentem o "verdadeiro" problema? Sem desviar o assunto com referendos caros e inócuos.

Sou a favor do desarmamento, sério mesmo. Qualquer pessoa dentro da normalidade também é. Só acho que quem quiser ter uma arma, tem o direito de fazê-lo legalmente e de não ser considerado criminoso até que cometa, de fato, algum crime. O Estado deve criar (e já existe viu) mecanismos sérios e dificultosos que possibilitem um rígido controle sobre quem quer ter armas. E não criminalizar este cidadão.

Por isso voto não. Não que eu ache que o "não" ou o "sim" resolverão alguma coisa. . Concordo com os argumentos de alguns que dizem que a discussão sobre o tema está se transformando num circo, o referendo é um embuste, há muita demagogia, manipulação e as soluççoes são falsas.

O impotente Estado não sabe o que fazer contra a violência e quer nos vender um "engodo", uma "falsa esperança". Uma solução imediatista e sem planejamento. E ainda gasta rios de dinheiro para isso. Deveria, ao invés disso, querer saber se eu quero gastar meu dinheiro nestas baboseiras, querer saber se nós queremos que os palhaços (parlamentares) que desmoralizam nossa nação devem ganhar o salário absurdo que eles ganham com os privilégios que tem e usando arma( é vero!!). Deveria querer saber se não gostaríamos de ver estes recursos aplicados na melhoria da qualidade da educação nas escolas. Ou investido em um planejamento de longo prazo para salvar a nação festiva e alegre brasileira que não mnerece se ver representada da forma que é. Que não merece a balbúrdia e a farra com o nosso dinheiro que acontece.

Nós não merecemos gastarmos nosso fosfato cerebreal com decisões inócuas e sem efeito. Deveríamos discutir um projeto comum de país. Uma proposta de educação de longo prazo. Uma saída para a falência dos hostpitais e da saúde pública brasileira, uma maior adeqüação da justiça à nossa realidade.

Eu sou da paz galera! Sou policial e ando desarmado. Apesar de gostar de atirar e sentir prazer e me desestressar quando o faço (legalmente em clubes de tiro, claro!). Não tenho arma de fogo.

Mas voto não.

Não ao engodo, não à hipocrisia, não ao politicamente correto (que acabrá com o mundo, não só com o Brasil viu Pablo), não à enganação, não à manipulação. Sei que não mudará nada, mas votarei não.

Afinal, eu já fiquei frente a frente com criminosos, homicidas, traficantes e assaltantes perigososos. Estes caras adorarão saber que ninguém terá mais armas. Que só eles terão acesso total e irrestrito às armas. Que o governo colocará junto deles às pessoas que têm armas. Absurdo. Vergonhoso e deprimente.

Quanto à revista Veja, a matéria é ruim como o artigo que você indicou Idelber. Mas não trai seus leitores. Apresenta seus argumentos e não os esconde sobre um manto de hipocrisia. E pelo menos uma pergunta lá exposta é pertinente: O que o Estado fará com as milhões de armas ilegais em poder dos bandidos? O que? Faremos outro referendo sobre isso??

É isso. Perdão pelo post estupidamente grande.

Abraços "de paz".
Edk.

P.S. Perceba que usei a expressão "estado" e não "governo", pois entendo que a ineficência e apatia não são próprias deste governo, mas sim de todos os últimos.

Edk em outubro 11, 2005 3:05 PM


#15

Bem-vindos todos, os do sim e os do não - e também os do voto nulo e da abstenção!

Abraços a todos os amigos e um beijão especial para a sra., D. Hélia. Que honra tê-la no meu blog!

Idelber em outubro 11, 2005 3:19 PM


#16

OFF TOPIC: Ana Lúcia Gazzola, reitora da UFMG, é sua amiga, não? Li no Jornal da Ciência que ela foi agraciada com a medalha de ex-aluno destaque 2005 pela Universidade da Carolina do Norte (UNC), em Chapel Hill, EUA.
Link
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=32171

Te em outubro 11, 2005 4:02 PM


#17

UAU!! Ana Lúcia é grande amiga minha, Te. Obrigado pela notícia, vou escrever para parabenizá-la:) Valeu o link!

E que siga o debate sobre o referendo. . .

Idelber em outubro 11, 2005 4:08 PM


#18

Idelber, leio sempre seu lbog mas queria muito que vc se possível passasse a "comentar os comentadores". Como o seu blog é do tipo que gosta de debater, gostaria de ver sua opinião aos q refutam o qe vc diz.... se possível.... hehehe

Uma coisa q os que defendem o SIM devem saber: se um ladrão entrar na casa de alguém, ameaçar a pessoa com uma arma e ela reagir, atirando no cara, ela vai presa, sem fiança, enquanto o ladrão terá uma pena MENOR, com direito a fiança etc.

Gostaria de ver os q votam pelo SIM discutirem isso, por favor, se acham justo. Porque isso eventualmente vai acontecer, sim....

Vanessa Lins em outubro 11, 2005 5:12 PM


#19

DIREITO DE ESCOLHA!

Artigo do editor deste VOX LIBRE publicado no PORTAL IG na data de ontem (para ir ao PORTAL IG basta clicar no link do título deste post):
DIREITO DE ESCOLHA
Em razão de minha condição de profissional de polícia, ao longo de minha carreira, fui procurado diversas vezes por pessoas que desejavam meu aconselhamento técnico como Instrutor de Tiro Policial credenciado pela Academia Nacional de Polícia.
Eram profissionais liberais, empresários, pequenos comerciantes, enfim, cidadãos de todos os tipos que, justificadamente assustados com a crescente onda de violência e criminalidade que assola nossas grandes cidades, cogitavam a hipótese de adquirir uma arma de fogo, imaginando que assim poderiam se defender em caso de uma investida criminosa.
Desejavam saber qual o tipo de arma mais indicado para auto defesa (revólver ou pistola), qual o calibre adequado, qual a melhor marca e modelo, como proceder para obter uma autorização para porte de arma, et coetera...
Em todas as ocasiões procurei fornecer de forma didática e isenta a maior quantidade possível de informações, sem no entanto me furtar a tecer algumas considerações que iam além do mero aspecto técnico da questão.
Armas de fogo, como qualquer ferramenta, são amorais, o elemento humano é que determinará a destinação que lhe será dada e, considerando o potencial dano que poderá ser causado pelo seu mau uso, seu possuidor deve ter sempre em mente a imensa responsabilidade que envolve a posse e a guarda de uma arma de fogo.
Também sempre chamei a atenção para o fato de que mesmo um atirador experimentado e altamente treinado em um estande de tiro pode enfrentar grande dificuldade em uma situação real de combate, onde o alvo não é uma folha de papel mas outro ser humano igualmente armado e disposto a atirar.
Não sei dizer quantos, dentre os que me consultaram, seguiram adiante no seu intento de adquirir uma arma de fogo ou simplesmente desistiram do projeto.
Embora, como dito há pouco, eu tenha tentado ser isento, confesso que meu discurso deve ter feito a maioria de meus consulentes abandonar sua idéia inicial, mas o fato é que todos tiveram o direito de decidir se adquiriam ou não uma arma de fogo.
O direito de escolha do cidadão é uma das características do Estado Democrático de Direito e sua antítese é o Estado Totalitário onde os cidadãos só têm o “direito” de compartilhar as idéias e opiniões aprovadas pelos detentores do poder.
No próximo dia 23 de outubro um referendo vai submeter à população eleitora a seguinte questão: “O comércio de armas de fogo e munições deve ser proibido no Brasil?” e quem responder SIM estará apenas suprimindo um direito de escolha e nada mais do que isso.
A vitória do SIM não vai desarmar os criminosos, não interromperá a escalada do crime e da violência nas nossas cidades nem acabará com o comércio ilegal de armas, mas apenas fortalecerá o mercado negro que já existe.
A vitória do SIM dará ainda aos criminosos a certeza de que os riscos de suas atividades serão ainda menores do que já são hoje, pois a possibilidade de enfrentar alguma reação armada de suas vítimas estará reduzida a praticamente zero.
Um dos principais argumentos dos defensores do SIM é de que as armas legais em poder dos cidadãos de bem acabam indo parar nos arsenais dos criminosos, ou seja, a culpa é dos homens de bem, basta que se lhes tirem as armas de fogo para que os bandidos não possam mais se abastecer em tal “fonte”.
Trata-se de um raciocínio perverso, cínico e mal intencionado!
Em um país sério a solução do problema seria tirar os bandidos das ruas, entretanto, como o poder público se mostra incapaz de conter a audácia e a desenvoltura com que os criminosos transformaram as ruas de nossas cidades em território de caça, a solução mais fácil é culpar o cidadão e enganar toda a sociedade com um referendo cujo resultado esperado pelo governo (a vitória do SIM) não vai mudar absolutamente nada em relação à violência e criminalidade.
Os bandidos não irão mais roubar armas legais dos cidadãos de bem, mas continuarão roubando sem problemas tudo o mais que os homens de bem tenham de valor e que conseguem adquirir com o seu duro trabalho honesto.
A legislação vigente desde 2003 já é dura e adequada o suficiente para retirar das ruas as armas ilegais e punir rigorosamente o mau uso das legais, só é preciso agora uma polícia proba, bem equipada, bem treinada e bem remunerada para que os bons resultados apareçam mas isso, é mais difícil e bem mais caro, daí o referendo milagroso.
Sou absolutamente contrário à idéia de que as pessoas devam se armar para enfrentar a criminalidade, como também sou contra a violência e a criminalidade, contra as mortes causadas por armas de fogo ou pelo trânsito caótico e irresponsável (que MATA MAIS do que as armas de fogo), mas também sou contra a supressão do direito de escolha dos cidadãos e contra a bazófia marqueteira de governantes ineptos e por isso, no próximo dia 23 votarei NÃO!
Quando as armas de fogo forem tornadas ILEGAIS só os FORA DA LEI terão armas!!!
ANTONIO RAYOL é Delegado de Polícia Federal de Classe Especial, fundador e conselheiro do IBDC – Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia e membro do COMAD – Conselho Municipal Anti Drogas da Cidade do Rio de Janeiro.

mederovsk em outubro 11, 2005 5:20 PM


#20

Taí alguém q sabe mais q os eleitores falando com razão de causa... gostei.

Por que não proibir os carros, então? Eles matam mais... E as piscinas, criança vive morrendo em piscina

Que tal proibir artes marciais? Um faixa preta te mata rapidinho, se ele quiser...

Incoerência é algo q "pessoas esclarecidas" ñ se devem dar o luxo de ter....

Vanessa Lins em outubro 11, 2005 5:25 PM


#21

Vanessa, essa sugestão sobre "comentar os comentadores" já me foi feita, e sei que às vezes a ausência de feedback meu sobre os comentários feitos pelos leitores frustra um pouco quem comentou.

Mas infelizmente terá que continuar assim, e assim funciona em todos os blogs com muitos comentaristas.

Às vezes os posts aqui chegam a 20, 40, 60 ou 80 comentários. Se eu for comentar um por um, refutar um por um dos que discordam de mim, ou manifestar apoio a um por um dos que concordam, bom, aí eu teria que largar tudo o que eu faço e blogar 24 horas por dia...

O blog oferece a garantia de que todos os comentários são lidos com atenção, de que mesmo as comparações mais insólitas não serão censuradas e de que todos os blogueiros que visitam serão também visitados. Além, claro, de oferecer o espaço para que vocês debatam. As minhas posições eu exponho nos posts. Infelizmente, é tudo o que meu tempo permite. . .

Idelber em outubro 11, 2005 5:48 PM


#22

Essa história toda me lembra de quando entrou em vigor, com toda pompa e circunstância, o Novo Código de Trânsito.

Lembro-me claramente como o Novo Código iria resolver todos os problemas do Brasil. Lembro me de ver reporteres em bares, logo após o código entrar em vigor, perguntar pros clientes quem estava dirigindo, e se essa pessoa estava bebendo.

Lembro-me de ver, na TV um policial multar um véículo de auto-escola porque estava trafegando na pista da esquerda.

Enfim, todo um alarde, que depois de tantos anos resultou em que? Em nada.

O código de trânsito anterior não era ruim. Mas não era cumprido. O novo código é ainda mais rigoroso, mas não é cumprido da mesma forma.

Portanto chega de inverntar leis, do que adianta termos a legislação mais moderna e rigorosa do mundo, se essas leis não são cumpridas?

As pessoas que votam pelo SIM sempre têm bons argumentos, afinal querem salvar vidas, como pode salvar vidas ser um argumento ruim?

Mas que garantias tem o cidadão, que depois de ter seu direito de comprar uma arma legalmente, para defender sua vida dentro de seu lar, que o estado irá combater o crime e dar a sua família?

Na minha opinião, nenhuma. Essa história de que esse é o primeiro passo pra mim é balela. Isso tá com cara é de passo único.

O estatuto do desarmamento está em vigor desde 2003. Que outros passos foram tomados para acabar com a violência, além de torrar uma fortuna num referendo, e reduzir o orçamento para a segurança pública?

Por isso, enquanto o estado não me der certeza absoluta de que é capaz de combater a crescente violência e oferecer segurança ao cidadão, eu não votarei a favor de se retirar o direito do mesmo de se defender.

Ricardo Antunes da Costa.

PS: Não me espanta que os "profissionais da segurança" defendem a proibição. Eles só têm a ganhar com isso.

Ricardo Antunes da Costa em outubro 11, 2005 5:52 PM


#23

Idelber, como sempre voce arrasa. O argumento das armas ilegais alimentarem o crime é ridículo até porque não existe fábrica clandestina de pistolas e revólveres. TODAS as armas tem origem em algum estabelecimento que pode e deve ser controladíssimo. TODAS as armas são em um primeiro momento, legais. Depois se fala dessa figura mítica do bandido como uma entidade do mal a ser exorcizada e externa à sociedade. O problema de fundo é que em uma sociedade de castas e competitiva, o bang-bang é só um sintoma. Controlar as armas ajuda sim a diminuir os efeitos dessa disputa, porque reduz as possibilidades de banalizar e extremizar os conflitos. Quem sabe se comece a perceber depois que os piores bandidos muitas vezes quase nunca usam uma arma na mão e nunca entram pela janela.

Flavio Prada em outubro 11, 2005 6:33 PM


#24


Ricardo, bom te ver por aqui. Acho que a logica de muita gente que apoia o NAO tem uma base bem fundamentada: a inseguranca geral frente a marginalidade crescente, a incompetencia da policia e a ineficiencia das nossas leis. Porem, o NAO parece ser mais contra o governo e o referendo do que em cima da questao essencial que e' o comercio de armas legais.

Vou inverter as perguntas pra colocar um contraponto as suas bem colocadas indagacoes: Que garantia tenho eu, como cidadao desarmado, que as armas legais nao serao usadas de forma indevida? Quem vai evitar que a arma seja usada para outros fins completamente fora da defesa pessoal contra ladroes (briga de bar, torcida organizada, vinganca pessoal, etc)? Que garantias tem a propria pessoa que guarda a arma em casa de que o revolver vai efetivamente diminuir e nao aumentar o risco de morte em caso de assalto? Que garantias tem o cidadao em geral de que o ladrao vai ser menos violento ao invadir residencias? Que garantias tem a populacao de que as armas em casa nao parem nas maos de bandidos?

Fala-se muito da omissao do Estado em permitir que cheguemos a tal ponto. Ainda nao vi uma sequencia logica que justifique a omissao ainda mais extrema que e' armar a populacao para que tomem responsabilidade da defesa propria. Esse argumento parece estar sendo usado as avessas. A logica aqui parece dizer que ja' que a policia nao presta e' melhor acabar com ela e cada um por si.

Por fim, e' bom lembrar que certamente os comerciantes de arma tambem tem um negocio a zelar, assim como os profissionais da seguranca.

Abraco

Fernando em outubro 11, 2005 6:45 PM


#25

Muito já se escreveu sobre o tema, e quanto mais leio mais me convenço do meu voto (de consciência, e não ideológico) pelo SIM. Só queria acrescentar uma questão que foi tangencialmente tratada no post: o argumento de que as pessoas não obedecerão à lei é completamente inválido, gente! Então cancelemos o Imposto de Renda, já que todo mundo sonega!

Monix em outubro 11, 2005 7:08 PM


#26

Se tem uma coisa que está me deixando indeciso é esse referendo. tá tudo muito apaixonado, ou você é o pior dos homens se for 'não', ou você vai ser dominado pela bandidagem se for 'sim'. não sei, eu queria mesmo é escolher um 'talvez'.
abraços
rubens

Rubens em outubro 11, 2005 7:25 PM


#27

As pessoas estão confundindo muito as coisas, Idelber, infelizmente. Pessoas-sim julgam a posição, a alma e caráter das pessoas-não e vice-versa, mas, no fundo, ninguém se pergunta qual a verdadeira intenção deste referendo.

Eu gostaria imensamente de ter uma resposta clara, objetiva e prática vinda de gente que entende mesmo do assunto, mas só encontro omissões, sombras e previsões desanimadoras, além de falsas estatísticas, claro :c)

Não confio nas pessoas que governam o Brasil, de jeito nenhum, muito embora tenha escolhido o nosso rei-da-urucubaca nas urnas. Por isso fico à vontade para dizer que não sei qual é a desses caras e não me sinto nem um pouco segura em acreditar nas "boas novas" ou intenções desse referendo.

Circula por aí um texto que em que se alega que o real objetivo do referendo não tem qq. relação com desarmamento das pessoas, mas sim com o comércio (internacional) de armas. Coisa estranhíssima.

Que venham os especialistas, até dia 22, por favor. Até lá eu voto NÃO ou anulo.

Bjs

Gin em outubro 11, 2005 8:12 PM


#28

Maldade do Smart achar que a maioria das armas brasileiras de calibre permitido chegaram aos bandidos através dos cidadãos de bem (que não sei por que motivo resolveram repassar suas armas compradas legalmente para um bandido ou então que tiveram suas armas roubadas).

O percentual de brasileiros que possui arma comprada e registrada é muito pequeno. Destes, o percentual dos que cometem crime com suas próprias armas é necessariamente menor ainda. Já a quantidade de crimes praticados por bandidos notórios, é estupidamente maior.

Há casos de roubos de armas de civís? certamente. Há casos de venda de armas adquiridas legalmente para bandidos? Difícil de acreditar, mas possível.
Mesmo que existam, será que estes casos respondem pela enorme quantidade de armas brasileiras nas mãos dos bandidos? Duvido.

Uma boa abordagem para solução de problemas começa pela a análise das causas e passa necessariamente pela priorização das causas mais recorrentes. Questão de eficiência e economia.

Aí vem o Governo Brasileiro e faz este estardalhaço todo, este gasto todo, este desgaste todo, para atacar a causa menos recorrente de crime. Aí tem. Aí tem. Não acredito que sejam burros. Tem que haver uma intenção escusa. A mais provável é que queiram disfarçar a falta de uma política efetiva contra a criminalidade.

Tenho dito. Já me decidi. Voto pelo não.

Bear em outubro 11, 2005 8:22 PM


#29

É. Aqui houve muito mais contraditórios. Mas, assim como a Leila, dou grande importância ao P.S. do post. Todos conhecemos alguém que foi vitimado por armas legais ou que um dia o foram.

Fico com a equação "mais armas, mais violência; menos armas, menos violência". Ela é óbvia e verdadeira.

Abraço.

Milton Ribeiro em outubro 11, 2005 8:46 PM


#30

Quanto tempo que não venho aqui!!
Usamos a mesma maneira de demonstrar nosso apoio pelo SIM: desmascarando o NÃO!
ALgumas coisas que gostaria de acrecentar...
3- Tenho uma teoria muito simples. A pessoa compra uma arma para se defender do bandido, portanto não faz sentido ela comprar uma arma ilegal do mesmo para se defender do próprio!

Quem já tem arma legal continuará tendo. É importante deixar bem claro que não pode se falar em 'desarmamento'. Então o proprietário rural que tem uma arma legal, não tera sua arma confiscada.
Uma coisa que minha mãe falou que acho o X da questão: O Referendo não é para acabar com o tráfico ou com a violência e sim para acabar ou pelo menos diminuir o número de crimes por motivos passionais (ciúmes, briga de vizinhos, etc) e de acidentes.

Muito bons os argumentos!!
Beijos

Luninha em outubro 11, 2005 9:13 PM


#31

Daniela: lembrando mais uma vez que quem tem arma legal continuará tendo então o argumento de que o bandido saberá que ninguém vai poder reagir é furada já que ele não tem como saber quem tem arma e quem não tem.
Charley: Você pode sempre votar nulo ou branco, estará se abstendo. Se não houver leis, nada funciona. Se não for proíbido andar na contra-mão, os carros batem. É um exemplo bobo mas acho que me fiz entender.
Robson: Os proprietários continuarão tendo armas, desde que seja legais.
Vanessa: Se alguém entra na sua casa, como vc disse, armado e a pessoa consegue dar um tiro para imobiliza-lo, essa pessoa pode conseguir provar que foi legítima defesa. POrém a situação complica se o camarada resolver dar 5 tiros só para ter certeza que o cara não vai atacá-lo...
Gin: Realmente, parece que tudo é uma grande Teoria da Conspiração do sr. Bush para dominar o mundo! Você sabia que o líder da Associação de Rifles Americana (NRA) foi chamado pelo NÃO para fazer campanha em prol deles? POis é. Não achoq ue isso tenha a ver com o comércio internacional, porque o Brasil continuará produzindo armas para exportação.

Me irrita profundamente esse apelo à questão de "hoje estão tirando esse direito, amanhão qual será?" Sinceramente...tenho 17 anos, cade o meu direito de dirigir? Não tenho! Quando proibiu-se a escravidão, os senhores de engenho perderam o direito de ter es