« Rumo a Juiz de Fora ::
Pag. Principal
:: Links e aniversários »
segunda-feira, 12 de dezembro 2005
Perfil do direitista tupiniquim, em dez traços
10. Ao contrário dos direitistas gringos, europeus ou mesmo mexicanos – virulentamente patrióticos ao ponto da xenofobia – o direitista brasileiro odeia o Brasil. É curioso, porque nenhuma direita traz tantas marcas do seu lugar de origem como a brasileira. Até quando fala de Chesterton.
9. O direitista brazuca sofre de profunda nostalgia. Entende-se: ele um dia teve Carlos Lacerda e Paulo Francis. Hoje deve contentar-se com Diogo Mainardi e outros funcionários da Veja. Ou seja, já completa uma geração em total orfandade de gurus. Andam tão carentes que seu mais novo mestre é um auto-intitulado "filósofo" de cujo trabalho nenhum profissional de filosofia jamais ouviu falar.
8. Os direitistas tupiniquins em geral se dividem em dois grupos: os raivosos e os blasé. Aqueles vociferam em blogs, lançam insultos, ordenam que os adversários se mudem para Cuba. Reagem histericamente à própria infelicidade. Os blasé, em busca de uma elegância copiada de algum filme gringo, intercalam em suas frases expressões inglesas já completamente fora de uso. Reagem esquizofrenicamente à sua infelicidade, à sua incapacidade de reconciliarem-se com o que são.
7. O direitismo brasileiro costuma ser um grande clube do Bolinha. Tem verdadeiro pânico das mulheres, especialmente das mulheres fortes, seguras, profissionalmente bem-sucedidas. Estas últimas costumam ter o poder de fazer até mesmo do blasé um raivoso.
6. O direitista tupiniquim adora lamber as botas de Bush. Numa época em que até vozes do conservadorismo tradicional norte-americano reconhecem o caráter da mentirada (link via Smart) sobre a qual se sustenta Bush, o direitista daqui ainda defende o genocídio praticado pelos EUA no Iraque.
5. Por alguma razão, o direitista brasileiro sente-se profundamente incomodado com o cinema iraniano. Talvez, se a história do menino que perdeu um sapato fosse contada em inglês, com um orçamento milionário, dois personagens maniqueistamente representando o bem e o mal, algumas explosões e um final bem moralista, o direitista tupiniquim o saudaria como uma pérola.
4. O direitista brazuca adora declarar-se “liberal”. Sonha com o capitalismo preconizado por Adam Smith, quem sabe nalguma ilha onde ainda exista “livre competição pelo mercado”. Afinal de contas, no capitalismo realmente existente o que vemos são quatro megaconglomerados controlando toda a indústria musical do mundo, ricos impondo barreiras e tarifas aos produtos dos pobres, oligopólios praticando dumping, guerras de rapinha para saquear petróleo dos outros. Ao ser confrontado com esses fatos, o máximo que o direitista aceitará é que no “verdadeiro” liberalismo essas coisas deverão ser “corrigidas”. Talvez no dia em que o direitista consiga impor seu modelo de capitalismo à ilha de Robinson Crusoé.
3. O direitista tupiniquim tem pânico de discutir questões relacionadas a raça e etnia. Quando aflora qualquer conversa sobre a discriminação racial ou sobre o lugar subordinado do negro na sociedade, ele raivosamente acusa os interlocutores de estarem acusando-o de racista. Para essa “vestida de carapuça” Freud inventou um nome: denegação. É a atitude preferida do direitista quando o tema é relações raciais.
2. O direitista tem verdadeiro ódio da MPB. Vocifera, por exemplo, contra o silêncio de Chico Buarque sobre o caixa dois do PT, ao mesmo tempo em que idolatra pop stars americanos que silenciam sobre o genocídio no Iraque. Faz sentido: as áreas nas quais, em quantidade e em qualidade, o Brasil tem a mais respeitável produção do mundo desmentem a ficção auto-depreciatória com que o direitista tupiniquim transfere para o país o seu incômodo consigo mesmo.
1. O direitista brasileiro louva e idolatra o mercado, mas curiosamente pouquíssimos espécimens dessa turma se estabeleceram no mercado com o próprio trabalho. É mais comum que herdem um negócio do pai, recebam via jabaculê o emprego que terão pelo resto da vida ou, mais comum ainda, que concluam a quarta década de vida morando com a mãe e tomando toddyinho.
Escrito por Idelber às 04:37 | link para este post
| Comentários (220)
#1
Simplesmente impagável. Valeu a pena ter lido texto tão brilhante. Beijocas
Yvonne em dezembro 12, 2005 6:11 AM
#2
hohohohoho
Impagável. E vc continuará colecionando desafetos anaeróbicos :)
Daniela em dezembro 12, 2005 9:38 AM
#3
Voce se superou mestre. O que é? Está em Minas? O ar daí te faz bem, sem dúvidas.
Flavio Prada em dezembro 12, 2005 9:54 AM
#4
Adendos: o direitista brasileiro ainda acusa o mundo de estar tomado por comunistas. Acho que só fala isso para fechar ainda mais o cerco e impedir qualquer pensamento fora de atual consenso. Ele também acredita que Fukuyama está na onda, pois a F(a)olha de S. Paulo o entrevista a cada 15 dias. O direitismo local tem sim uma versão feminina, uma mocinha chamada Miss Veen, que editou um livro de bloggers e é tradutora. No fundo, virou cool ser conservador no Brasil.
ab
enio
Enio Vieira em dezembro 12, 2005 9:58 AM
#5
reinaldo de Azevedo deve estar roendo os dedos de raiva dentro de sua tumba.
OBS: ele não morreu, mas pelo mau humor só pode ser uma múmia.
Manager em dezembro 12, 2005 10:37 AM
#6
Caro Idelber
Hoje, mais cedo pela manhã, acordei com uma certa indisposição com as mazelas do Mundo. Mas lendo o seu texto me senti um otimista!
Em relação ao Diogo Mainardi, acho uma desconsideração com a maioria daqueles que vivem entre nós, que seu nome compartilhe a mesma frase. Mas é incrível como este colunista é citado!
Outro dia, em uma (rara) entrevista do Civita sobre a editora Abril, o Mainardi foi a única pessoa da editora citada nominalmente. Desconfio que ele é “a voz do dono”.
Quanto ao cinema iraniano, infelizmente já se formou um conceito contrário a ele nas grandes platéias. É o que constato algumas vezes ao comentar sobre cinema. E já reparei que um filme com um ritmo mais lento, já é citado como “tipo cinema iraniano”. Não sei a que atribuir isto. Creio que os comentários sobre cinema nos meios de comunicação mais lidos/ouvidos/vistos contribuíram, infelizmente, para este princípio de estigma.
Paulo Zobaran em dezembro 12, 2005 10:47 AM
#7
Como alguém ainda consegue ser direitista nessa vida marvada?
Menina-Prodígio em dezembro 12, 2005 10:52 AM
#8
Show de bola, o texto.
Minha única dúvida é se existem mesmo essas pessoas. Vejamos, se até o Sarneyzão e o ACM estão apoiando o Lula, quem pode ser direitista nesse país?
Diogo Mainardi e Olavo de Carvalho são dois bobos alegres. Eu morro de rir com eles.
MarcosVP em dezembro 12, 2005 11:15 AM
#9
Idelber, faz tempo que venho juntando provas dessas características que você listou com precisão. O ódio ao Brasil merece o topo, realmente; assim como o rancor de se achar o único gênio incompreendido da raça. Porém tem mais: o direitista brasileiro é capaz de citar mil e um nomes de economistas e filósofos famosos para provar as teorias mais absurdas, desde que o nazismo era um regime de esquerda até a idéia de que liberdade e individualismo são conceitos de direita. O direitista brasileiro não tem problemas em colocar o individualismo acima de tudo, mas sempre defender os desvios da religião de todo e qualquer ataque (ou patrulha, como eles dizem). Pra acabar, o direitista brasileiro vê qualquer um que não louve o lucro como um marxista inveterado, como se dinheiro não fosse tudo na vida. Valeu pelo serviço.
Abraços
Fernando em dezembro 12, 2005 12:19 PM
#10
Valeu a lembrança, Fernando! Eu esqueci desse detalhe importantíssimo: o direitista tupiniquim é sempre patrulhado!
Idelber em dezembro 12, 2005 12:43 PM
#11
Obrigado pela lembrança da versão feminina, Enio.
Manager, obrigado pela primeira visita ao Biscoito, volte sempre!
Abraços, amigos ;)
Idelber em dezembro 12, 2005 12:48 PM
#12
Eu tenho a sensação de que a qualquer momento suas máscaras soltarão e veremos o mordomo de qualquer desenho do Scooby-Doo. Capaz ainda de gritarem "Te peguei!" Porque não pode ser verdade. Agh.
tiagón em dezembro 12, 2005 12:52 PM
#13
ótimo texto, morri de rir com a história do toddynho...
andrea em dezembro 12, 2005 12:56 PM
#14
De lavar a alma, de lavar a alma, Idelber.
Misoginia seletiva - mulher inteligente?, ai, meu Deus, que nojo! -, ódio ao Brasil, incompreensão do Brasil, amor ao estrangeiro, compreensão e perdão pelos eventuais erros cometidos pelos estrangeiros, nostalgia de seus "escritores" - não vai um Bobby Fields e um Nélson Rodrigues aí? - racismo erustido (lá na misoginia e no medo de mulher não caberiam outros fatos enrustidos?), absoluta confusão quanto ao posicionamento político de certas figuras, esquizofrenia e baixa auto-estima - pois detesta o Brasil e os brasileiros, mas nasceu e vive aqui... Sonhando com uma aristocracia morta e tendo delírios religiosos. Vaidoso de sua cultura e invejoso de Chico Buarque que, além de culto, ainda come muitas mulheres.
Uma imensa gargalhada para esta grande criação brasileira. Orgulho-me, ufano-me!
Milton Ribeiro em dezembro 12, 2005 1:11 PM
#15
Ah, e quanto ao toddyinho... Que maldade, Idelber! Depois que soube, só alimento meus filhos com nescauzinho. Tá doido!
Milton Ribeiro em dezembro 12, 2005 1:16 PM
#16
Este "decálogo" em contagem regressiva (10, 9, 8...) poderia terminar com um: "fogo!". Perfeito.
Cláudio Costa em dezembro 12, 2005 1:48 PM
#17
De nada, Idelber. Na verdade não é a primeira visita, mas agora assinei o RSS.
Manager em dezembro 12, 2005 1:50 PM
#18
Esse lance do direitista morar com os pais, por opção e não por necessidade, é qualquer coisa.
andre lopes em dezembro 12, 2005 1:50 PM
#19
Posso dar uma "pitaca"? O direitista brasileiro não se assume. Pelo menos não em público. PFL e afins se denominam partidos de centro. E eu nunca vi nem ouvi algum deles encherem o peito e dizerem: Sou de Direia! Há muitos sites de direita, cujo tema nunca passa dos itens 8,6 e 4.
Parabéns por mais esta!
Ivan em dezembro 12, 2005 1:53 PM
#20
É verdade! O direitista tupiniquim é sempre "de centro"!
Idelber em dezembro 12, 2005 1:56 PM
#21
Puxando umas brigas, professor Idelber? Hummm, vai ter gente ofendida com isso, ah se vai! Golpes duros, bem duros! Ainda assim, muito engraçado.
Alessandra em dezembro 12, 2005 2:20 PM
#22
Assino embaixo, Idelber, e também do comentário do Fernando. O resto eu já disse diretamente aos manés em caixas de comentários diversas.
Leila em dezembro 12, 2005 2:27 PM
#23
Adorei, quase chorei de rir hoje de manha :-) Fazia tempo que esse perfil tinha que ser divulgado. Constatei outro dia na caixa do Smart que direitista-mala nao gosta de mulher e alguns nao gostam de licença-maternidade também. So falta agora dizerem que o Ulisses Guimaraes ta vivo e que o Tancredo Neves morreu assassinado. Beijocas.
Ana Lucia em dezembro 12, 2005 2:52 PM
#24
E depois da tese que "a ditadura militar brasileira e o nazismo são de esquerda", encampada pelos direitistas na caixa de comentários do Smart, entra para o prêmio Top Excrescência da Direita em 2005 o post do LLL contra a licença-maternidade. Poucas coisas me causaram tanto nojo de ler quanto aquele post.
Leila em dezembro 12, 2005 2:57 PM
#25
Perfeito. Um de seus melhores textos. Abraço, Idelba!
Ricardo M em dezembro 12, 2005 3:40 PM
#26
Quantos conhecidos identificados em apenas 10 tópicos...rs...
Donizetti em dezembro 12, 2005 3:49 PM
#27
A direitalha brada, xinga, ofende, desqualifica mas não é capaz de se posicionar a favor de nada. Apenas são anti-comunista, anti-PT, anti-Lula, anti-Cuba... Só não sabem por quê. São e pronto. E o que é pior, agridem, desancam, desqualificam, mas quando levam porrada, saem choramingando, dizendo que todo petista é radical, prepotente, arruaceiro, fanático, xiita e outras baboseiras mais.
Na visão do direitista, pobre não passa de um incompetente que não soube enriquecer, negro tem mais é que saber qual o seu lugar, mulher é um ser inferior e o seu lugar é na cozinha, na lavanderia ou na cama, sindicalista é um profissional que não deu certo, grevista não passa de baderneiro. Para a direita, a ordem se sobrepõe à Justiça, os interesses individuais são mais importantes que os interesses sociais. O direitista é, antes de tudo, um esquisito.
Suas idéias são esquisitas, seus hábitos são esquisitos, sua linguagem é esquisita. Há pessoas que os acham ridículos. Eu não chego a tanto. Mas que são esquisitos, isso eles são.
Antônio Eduardo Leão Almeida em dezembro 12, 2005 5:02 PM
#28
É, Doni, aí em Sampa há alguns, né?
Obrigado, Baile!
Alessandra, uma provocação-zinha com humor de vez em quando não faz mal, né?
Leiloca, a tese da "ditadura militar de esquerda" no Brasil realmente foi a invenção do ano!
Aninha, é verdade que essa turma se sente mal com as mulheres, né? Freud explica também . . .
Abraços a todos neste aniversário de BH,
Idelber em dezembro 12, 2005 5:05 PM
#29
Pô, idelba, eu escrevi um post anteontem chamado Porque Não Sou de Direita e estava esperando acalmar a polêmica do Smart pra publicar! Agora vai parecer que estou vestindo a carapuça. Vou postar assim mesmo...
Mas, falando sério, não acredito que possa haver algo mais chato no mundo do que um filme iraniano em que uma criancinha perde um sapatinho. Repara que nunca vi esse filme, nem nenhum filme iraniano. Às vezes, tenho até curiosidade, mas como esse filme já está cravado no meu imaginário como o paradigma do filme chato e pretensioso, eu tenho medo de ser bom e estragar meu estereótipo.
Aliás, pouca gente sabe disso, mas o filme é parte de uma tetralogia. No segundo, ele perde uma meia, no terceiro, a camisa, e assim por diante. O último filme foi censurado por pedofilia, era cheio de criancinha nua correndo pelas ruas de Teerã, um escândalo.
alex castro em dezembro 12, 2005 5:06 PM
#30
Genial. Não tenho nem o que comentar.
Ou melhor, tenho. Os mesmos que reclamam dos "professores comunistas" são os que também reclamam quando a educação religiosa torna-se facultativa (como na Espanha) ou de conteúdo não-proselitista.
Parcialidade no *** dos outros é refresco.
Marcus Pessoa em dezembro 12, 2005 5:15 PM
#31
Huahuahuahuahuahuahua, adorei o comentário, Alex.
Marcus Pessoa em dezembro 12, 2005 5:16 PM
#32
heheheh, Alex, carapuça é uma coisa escorregadia, né? Obviamente eu não pensava em você ao fazer o post. Mas depois da história lá no Smart e do post sobre licença-maternidade, não posso evitar que as pessoas pensem.
Quanto ao filme, é uma pena que você não tenha visto. "Chato" é um conceito subjetivo, claro, mas de "pretensioso" esse neo-realismo iraniano não tem nada. É explicitamente despretensioso na caracterização, no manejo da câmera, na construção da história, em tudo. É um minimalismo documental, uma espécie de volta ao neo-realismo italiano, mas com mais humor e doçura. O filme em questão se chama Children of Heaven, e é lindo. O que não quer dizer que eu goste de todo filme iraniano, claro. Mas gosto do Kiarostami sim.
Idelber em dezembro 12, 2005 5:49 PM
#33
hehehe, ótimo, Marcus. Pois é, o curioso é que os mesmos que enchem a boca para falar de "individualismo" querem que o estado proíba o aborto e imponha aula de religião obrigatória, não é? São os mesmos.
Antônio, adorei a diatribe. Obrigado por essa primeira visita e volte sempre :)
Idelber em dezembro 12, 2005 5:52 PM
#34
Adoro filme iraniano !
Mulher Mistério em dezembro 12, 2005 6:50 PM
#35
Idelber, achei este seu post muito na linha do Glauco Mattoso. Lindo.
http://www.arteepolitica.com.br/literatura/poesia/glauco_mattoso_sonetos_completo.htm
Direitista
Enquanto os verdadeiros direitistas
dão golpes e se instalam no poder,
eunucos patrulheiros do lazer
censuram filmes, vídeos e revistas.
Se julgam da moral especialistas,
ditando o que devemos ou não ler.
Masturbam-se, porém, sem poder ser
na prática os tais sadomasoquistas.
Fascismo pela imprensa é rotineiro.
Civismo pretextando, educadores
defendem a criança o tempo inteiro.
Mal sabem os palhaços ditadores
que os filhos não se trancam no banheiro
e agora acessam tudo, ao vivo, em cores...
Esquerdista
Enquanto os verdadeiros esquerdistas
apelam pra guerrilha e pro terror,
os intelectuais se dão valor
apenas porque pensam nas conquistas.
Cantores, professores, jornalistas,
o ator, o padre, o músico, o doutor
na feira das vaidades dão à cor
vermelha vários tons, marchands marxistas.
Prestígio tem aquele que se diz
das causas populares paladino.
Na prática, o guru se contradiz.
Anel, carro importado, vinho fino.
Ao cheiro do povão torce o nariz,
mas brinda ao seu Guevara, ao seu Sandino.
Centrista
"Extremos nunca! Não me comprometa!"
Assim diz quem é neutro e não se alia
à febre material da burguesia
nem ao materialismo de caneta.
"Nem a favor, nem contra!" É uma ampulheta
parada, cuja areia entope a via
e nunca sai do horário: meio-dia.
Não caga nem levanta da retreta.
"Nem tanto ao mar, nem tanto à terra", diz.
"Nem oito, nem oitenta", diz também,
alheio à divisão dos dois Brasis.
É vaca de presépio e diz amém,
até que a voz das urnas ou fuzis
lhe jogue em plena cara quem é quem.
Iraldo em dezembro 12, 2005 7:04 PM
#36
iraldo, que coisa linda
alex castro em dezembro 12, 2005 7:09 PM
#37
Amei os versos. Estou agora fazendo o equivalente virtual de levantar e aplaudir. Visualizem, visualizem!!
Alessandra em dezembro 12, 2005 7:22 PM
#38
Vou manter meu filhos afastado este post. Ao menos de seus comentários.
"Ditadura Militar de Esquerda", "Fim da Licença Maternidade", "Nazismo de Esquerda" e "Filmes Iranianos Pretensiosos" são temas que podem perturbar o entendimento de alguém que está formando uma idéia de mundo.
Ou digo que parte desta caixa de comentários foi escrita por humoristas? Não sei.
Milton Ribeiro em dezembro 12, 2005 8:01 PM
#39
Eu também fiz um parecido.
10 - Ao contrário de todos os esquerdistas gringos - que tomam todo o culdado ao falar de Cuba, China, Irã, Coréia -, o vermelinho tupiniquim não só fala abertamente deles como costuma elogiá-los, apesar da censura, desrespeito aos direitos humanos e das ditaduras que infestam esses paises.
9 - O esquerdinha brasuca não sofre de nostalgia - ele convenientemente esquece que há um passado -, um dia eles tiveram um Carlos Lacerda e um Paulo Francis. Mas acreditam que Emir Sader e Frei Beto são tão bons articulistas e oradores quanto eles. Se esqueceram o que fez ambos mudarem de lado e execrarem a esquerda mundial e brasileira.
Leia o resto...
Lefebvre em dezembro 12, 2005 8:19 PM
#40
Por que o Irã assusta tanto os norte-americanos?
Paulo Zobaran em dezembro 12, 2005 8:20 PM
#41
Idelber, admiro a sua disposição para com os raivosinhos que virão. Céus, eles virão.
Por isso, pelas risadas, pela imagem nítida do Toddynho, imito uma de suas comentaristas: me levanto e aplaudo - virtualmente.
Obrigado, professor. =)
Thiago em dezembro 12, 2005 8:45 PM
#42
Ui, bão dimais o texto sô.
Por enquanto vou lendo um dia dou opnião, quem sabe.
Simy em dezembro 12, 2005 9:05 PM
#43
Como alguém ainda consegue ser esquerdista nessa vida tão globalizada?
Como alguém ainda consegue ser esquerdista e viver da iniciativa privada?
Como alguém ainda consegue ser esquerdista e viver online na internet, usando aplicativos americanos e celulares filandeses?
Como alguém ainda consegue ser esquerdista e não perceber que a ditadura da Coréia do Norte é o que melhor representa a esquerda poética?
Adrinao em dezembro 12, 2005 9:13 PM
#44
Hahahahaha, muito legal bicho
rodrigo em dezembro 12, 2005 9:24 PM
#45
Idelber,
O que que ouve, mano velho?
Misturar Paulo Francis com Carlos Lacerda, Diogo Mainard e outros funcionários da Veja?
Paulo Francis Direitista?...
Prá mim, só se for um direitista de fachada.
@ em dezembro 12, 2005 9:57 PM
#46
Os "direitinhas" já chegaram. Yawn.
Leila em dezembro 12, 2005 10:02 PM
#47
Desculpa aí, Lefebvre, mas sua resposta foi muuuito fraquinha. Não corresponde à realidade, nem conseguiu ser espirituosa.
Por que a maioria dos "direitistas-de-internet" acham que todos os esquerdistas são aquelas criaturas folclóricas com camisa do Che Guevara que defendem as ditaduras comunistas?
A história passou na janela e só a direita não viu...
Marcus Pessoa em dezembro 12, 2005 11:02 PM
#48
A "resposta" do moço cismático (ou de pais extremamente cruéis) demonstra o traço essencial do direitista (não confundir com qualquer pessoa de direita): a confusão.
Não que ser confuso seja exclusividade deles - você certamente encontra sem dificuldade gente de esquerda, ou apolítica, tão confusa quanto. Mas parece que essa confusão (ou livre-pensar, pra falar em modo de buniteza) virou a ideologia básica da direita virtual, aí incluídos luminares com coluna em grandes jornais, como Olavo de Carvalho e Reinaldo Azevedo.
Thuin em dezembro 12, 2005 11:38 PM
#49
Você só esqueceu de listar um detalhe do figurino: direitistas, embora jovens, usam bengalas.
E Reinaldo Azevedo tem algum parentesco com Rafael Azevedo? (em algum plano, misterioso, são parentes)
Maria Helena Nóvoa em dezembro 13, 2005 12:22 AM
#50
Hahahahahh
Que viagem, quanta baboseira!
Bruno Zamora em dezembro 13, 2005 12:28 AM
#51
bravos, bravos, bravos!
e tem também o direitista brasileiro que se supõe de esquerda (ou, mais freqüentemente, de centro)... mas, não, deixa pra lá, esse acho que já é meio que outro departamento...
abraço, idelber!
pedro em dezembro 13, 2005 12:59 AM
#52
Pílulas do tipo deixa-o-pau-rolar.
na mesma base: deixa.
Primeiro passo é tomar conta do espaço.
Tem espaço a bessa e só
você sabe o que o que pode fazer do seu.
Antes ocupe. Depois se vire.
Não se esqueça de que você está
cercado, olhe em volta e dê um rolê.
Cuidado com as imitações.
Imagine o verão em chamas e fique
sabendo que é por isso mesmo.
A hora do crime precede a hora da
vingança, e o espetáculo continua.
cada um na sua, silêncio.
Acredite na realidade e procure
as brechas que ela sempre deixa.
Leia o jornal, não tenha medo de
mim, fique sabendo: drenagem, dragas
e tratores pelo pântano. Acredite.
Poesia. Acredite na poesia e viva.
E viva ela. Morra por ela se você
se liga, mas por favor, não traia.
O poeta que trai sua poesia é um
infeliz completo e morto.
Resista, criatura.
Sínteses. Painéis. Afrescos. Repor-
tagens. Sínteses. Poesia. Posições.
Planos gerais. "O Close-up é uma
questão de amor". Amor.
Eu, pessoalmente, acredito em
Vampiros. O beijo frio, os dentes
quentes, um gosto de mel.
Torquato Neto em 16/11/71 - 3ª-feira
Querem uma teoria sobre o Brasil? Pois aprendam a arte de observar os pés da multidão: cada sapato é uma premissa, cada pé descalço é uma questão.
Paulinho Assunção.
O post "Perfil do direitista tupiniquim, em dez traços" provoca aquela necessidade de abraçarmos todos aqueles que de uma forma ou outra tocam nossa sensibilidade, nosso coração, nossa Razão e tudo, o mais que nos faz sentir vivos e participantes num mundo cada vez mais individual, trangênico e desigual e. também, um forte desejo de um país justo, equilibrado, mais igual, menos americano e mais livre. hehehehe. sonhar não custa nada. não se paga prá sonhar. acho que foi refrão de uma escola de samba do rio, tocada inscessantemente nos lares brasileiros, pela tela da globo. plim! plim! Gostaria que os blogueiros brasileiros dessem uma olhadinha, espiada, hehehe, em como se movimenta, culturalmente, a sociedade brasileira. somos um voto, apenas. e o futebol escancara que o quesefodismo impera. Mas, como Oswald de Andrade bradou: "só a a antropofagia nos une!!!"
hehehehe, lembrei do presidente lula mandando todos tirarem a bunda da cadeira para pesquisar qual banco oferece menor juro no cartão. fico imaginando neguinho atolado nos juros do cartão, totalmente endividado, chega pro gerente e diz: espera aí, vou ver qual banco oferece menor taxa. só que a dividia é com outro banco. é muito desaforo. daí, meu caro, o problema da esquerda não é falta de alternativa, mas de compromisso. hehehe, de comprometimento. fica encurralada buscando respostas, esquece de agir. acho que é isso. daí essas pintas que preenchem os dez traços, deitam e rolam. que nojo!
Elenara Iabel em dezembro 13, 2005 1:28 AM
#53
Fantásticos os poemas do Glauco, Iraldo. Valeu mesmo.
Pedro, sumido, obrigado pela visita! Não desapareça, viu? Abraço forte,
Lefebvre, bem fraquinho o seu plágio, hein? Esquerdistas elogiando a Coréia do Norte? Onde?
Maria Helena, não sei quem é Rafael Azevedo ;)
Thuin e Thiago, abraços, obrigado a vocês pelas visitas :)
Idelber em dezembro 13, 2005 1:40 AM
#54
na verdade, uma coisa tem razao. o brasil eh o unico pais em que a direita nao eh nacionalista...
alex castro em dezembro 13, 2005 2:38 AM
#55
É preciso ter cuidado com os termos direita e esquerda. Tem muita gente que se nomea de "esquerda" e age com mais conservadorismo e falta de democracia que muito ditador.
Mas gostei muito do post. Vim por indicação da Leila, do Stuck in Sac.
nora borges em dezembro 13, 2005 7:29 AM
#56
Ué, tu é contra as minoria mano? Não foi a maioria que botou este incompetente na presidência? Existe esquerda de verdade no Brasil? Os de esquerda que conheço leram uns livrinhos e decoraram uns trechos pra dizer pros que não leram, heheh!!!Esquerda, direita, o simples fato de falar nestes termos já denota fanatismo. Esquerdista e fiel da igreja universal é tudo igual, fanático político(de literatura) e fanático religioso(por dinheiro). É tudo uma bosta só, ou como diz Rita: "tudo vira bosta"
Jaci Borreuax em dezembro 13, 2005 7:39 AM
#57
Quanta estupidez. Leu cartilhas imbecis e ainda se acha o fodão. A favor de uma ditadura controlada pela fome e ditadores sanguinários. Não vi UMA só característica que se enquadra a minha pessoa. Sou de direita e amo o meu país. Sim eu odeio Cralos Lacerda, porque ele é um estúpido assassino, falou q se o Brasil entrasse em guerra com a URSS, ele deixaria o Brasil(depois falam dos de direita que não têm amor a pátria)
Nunca vi ninguém que tenha pânico de mulheres ainda... Pare de inventar...
Vcs precisam ver os dois lados da moeda, respeitar os outros. Ficar "tirando" os outros não adianta nada.
Quantas vidas foram perdidas graças ao ideal esquerdista! Quantas pessoas poderiam ter ajudado o mundo e foram mortas por um ditador que vcs admiram! 100 milhões! Muitas mortes e terror ainda acontecem em Cuba, Coréia do Norte, Iraque e outros. Vcs de algum modo estão fortalecendo ditadores sanguinários!
E por último achei o item 1 o mais ridículo de todos. Nasci pobre, filho de pai violento, não tinha nada. Via o inferno todos os dias, passava fome. E um dia eu fiz uma promessa: Eu daria uma vida melhor a minha mãe. E foi cumprida graças ao capitalismo que vcs tanto odeiam. Lutei cada dia da minha vida, fiz 2 faculdades, virei cientista gracas a liberdade que eu tive!
E vc s continuam apoiando esse regime, e continua acontecendo a mesma coisa em países socialistas, só que lá os meninos não têm nada e não vão ter nada.
LIBERDADE SEMPRE!
Rodrigo em dezembro 13, 2005 7:49 AM
#58
Faltou uma característica: O direitista brasileiro tem uma necessidade enorme de usar termos de baixo calão quando não tem argumentos.
Maria Andréia em dezembro 13, 2005 7:55 AM
#59
Meu Deus! Quanta bobagem!
Lamento que existam pessoas "de esquerda" como vocês. Foi devido aos pensamentos infantis e bobocas de pessoas como você que erros históricos surgiram, como o PT, a União Soviética, Hugo Chaves, Fidel Castro, Chico Buarque, Zé Dirceu. Erros que mataram milhões de vidas inocentes.
A esquerda é um erro grosseiro, com uma proposta de sociedade que nunca se concretizou na sua essência e é inviável.
Todo dia que leio artigos da China fico rindo dos idiotas comunistas brasileiros... E no Brasil ainda existe o Partico Comunista. fala sério!
George Bush em dezembro 13, 2005 8:51 AM
#60
Caro Idelber
Agora que a maioria das discussões principais já se deram, gostaria de lhe perguntar Idelber: Você acha necessário ficar comparando situações do nosso país com outras dos EUA e México (como nesta vez)?
A formação e desenvolvimento político partidário em nosso país foi bem diverso tanto dos EUA quanto do México. E repare que semanas atrás um deputado (que teóricamente tem o direito a expressar seu pensamento) usou, em uma CPI, o termo 'mexicanização' para designar partido único e foi um Deus nos acuda. A maioria dos deputados nem sabia do que se tratava! Houve quem considerasse - ainda bem que não me lembro dos nomes dos deputados - que a expressão era uma desconsideração com aquele país.
Resta o desconsolo pela direita brasileira, especialmente aquela da década de 50 e 60, que não conseguiu atingir viva os dias de hoje, em que um presidente dos EUA é mais direitista do que McCarthy, e talvez tivesse sacado Hoover do FBI por excesso de liberalismo. Estariam eles exultando com o atual presidente ressalte-se, DEMOCRATICAMENTE ELEITO (em urnas pouco confiáveis, mas isto é outra história).
Não direi a você (e a todos) de novo que os EUA não tem nada a nos ensinar, porque já disse isso antes. Sds. Obrigado.
Paulo Zobaran em dezembro 13, 2005 8:58 AM
#61
êta, que a ironia está de volta em altas dosagens. muito bem elaborado este perfil dos direitistas brasileiros. O melhor é saber que este perfil se encaixa em muito anônimos que proliferam estas idéias, sem nem mesmo ter um mínimo de consciência. Até George Bush anda por aqui. Quanta honra :)
abraços
Rubens
Rubens em dezembro 13, 2005 9:15 AM
#62
George Bush em pessoa? Não fiquem preocupados. Não perguntarei diretamente o porque das máquinas de votar serem tão rústicas na terra da tecnologia.
Paulo Zobaran em dezembro 13, 2005 9:21 AM
#63
Direitista, esquerdista... Essa conversa toda me lembra do comediante americano Chris Rock, que em apresentação recente, soltou essa:
"The whole country's got a fucked up mentality. We all got a gang mentality. Republicans are fucking idiots. Democrats are fucking idiots. Conservatives are idiots and liberals are idiots.
Anyone who makes up their mind before they hear the issue is a fucking fool. Everybody, nah, nah, nah, everybody is so busy wanting to be down with a gang! I'm a conservative! I'm a liberal! I'm a conservative! It's bullshit!
Be a fucking person. Listen. Let it swirl around your head. Then form your opinion.
No normal decent person is one thing. OK!?! I got some shit I'm conservative about, I got some shit I'm liberal about. Crime - I'm conservative. Prostitution - I'm liberal."
E eu concordo plenamente com ele.
Ricardo Antunes da Costa em dezembro 13, 2005 10:00 AM
#64
Faltou dizer que a maioria dos profissionais incompetentes que conheci passaram a ser de esquerda. Ser de esquerda regado a trago em boteco é facinho, é só discutir utopias falidas.
Nessa eu nunca caí porque também li o que os de esquerda leram e era fácil saber a fonte de inspiração(ou piração), rs
Jaci Borreaux em dezembro 13, 2005 10:13 AM
#65
Baseado em seu texto e do amigo do Capitólio, resolvi escrever alguma coisa sobre o cidadão comum brasileiro - está no meu blog, em http://cliniceye.blogspot.com.
E, ah: concordo com muito do que disse, é uma pena que o brasileiro comum não pense exatamente dessa forma.
Fábio Peres em dezembro 13, 2005 10:28 AM
#66
"Via o inferno todos os dias, passava fome. E um dia eu fiz uma promessa: Eu daria uma vida melhor a minha mãe." Isso não é um direitista. É o João de Santo Cristo do Faroeste Caboclo!
L. em dezembro 13, 2005 10:37 AM
#67
Interessante tem até um Bourreau comentando, o nome da criatura combina bem com a direita gelatinosa e flácida e analfabética que pensa que no tempo da tortura que as coisas iam bem.
Ana Lucia em dezembro 13, 2005 11:00 AM
#68
Idelber,
Dividi apartamento com uma figurinha dessas por quatro meses e meio em Buenos Aires. Pra não dizer que era EXATAMENTE igual ao perfil que você desenhou, ele idolatra MPB -- e obviamente vomita todo o seu conhecimento a todo momento pra mostrar sua superioridade intelectual. O cara, pra você ter uma idéia, é daqueles que fazem curso do Olavo!
Eu e meu outro [i]compañero de piso[/i] brigamos com esse direitista raivoso em duas semanas e meia de convivência. Aos berros, às 2h15 da manhã! Meu momento de glória já veio uma semana depois, quando ele cometeu um ato falho engraçadíssimo e falou de [b]invasão[/b] do Iraque.
E quer saber da piada-mor? Aquele cubano, o Montaner, foi dar uma palestra em Buenos Aires e ele foi lá pedir autógrafo, tirar foto e tudo o mais. Ficou sem pilhas na máquina e tinha um lambe-lambe, que cobrou o absurdo de VINTE PESOS pra tirar a foto. Deu um endereço do outro lado da cidade pra ir retirar a foto e tudo o mais. E o cara não foi lá pegar a foto e descobriu que o endereço não existia?
A própria vida prega peças nesses infelizes, aí a única coisa a ser feita mesmo é sair esbravejando até mesmo sobre o país dos outros. "País de caloteiros!"
[]'s
PS: ainda tô esperando pra saber como foi que você aprendeu espanhol... ;)
Diogo S Lima em dezembro 13, 2005 11:05 AM
#69
Fico impressionada com o conhecimento das pessoas. Parece que só tem História a esquerda: ditadura, miséria, incompetência é coisa de comunista esquerdinha. Ainda está para nascer algum ser que irá contabilizar toda a tragédia humana desencadeada sob o ponto de vista dos governos democráticos. O que esta turma andou e anda fazendo em nome das liberdades individuais e da democracia.
Claudia Cardoso em dezembro 13, 2005 11:14 AM