« Agora é a tal da corrente ::
Pag. Principal
:: Ah, Argentina, que castigo »
quinta-feira, 29 de junho 2006
Palpites para as quartas
Enquanto você se cura da Síndrome de Insuficiência Futebolística causada por essa pausa de 48 horas na Copa, deixe aí o seu palpite para as quartas. Aqui vão os meus, acompanhados da devida falta de credibilidade de quem acertou só 60% na primeira fase.
Itália x Ucrânia

Desde que o futebol foi inventado, no ano 513 a.C., os italianos passam das oitavas-de-final derrotando uma seleção menor com um pênalti aos 45 do segundo ou um gol de bola espirrada na prorrogação. Podem conferir. Remonta a Rômulo e Remo. Desta vez não foi diferente com a Austrália. A Ucrânia chega às quartas mas para mim é, junto com os tchecos, a grande decepção da Copa: levaram um sapeca-iaiá da Espanha, se classificaram roubado contra a Tunísia e protagonizaram com a Suíça o 0 x 0 mais grotesco da história das Copas, coroado por uma disputa de pênaltis onde os suíços não acertaram o gol uma só vez (deve ter sido a única seleção eliminada duma Copa sem levar um gol sequer). Foi digno de vídeo cassetada, aquilo. Passa a Itália, por 1 x 0 porque afinal é a Itália.
Alemanha x Argentina

Essa é a verdadeira briga de cachorro grande. É o jogo da Copa. Daqui sai um finalista. Meu filho vai matar aula para assistir, com bênçãos da família inteira: há coisas mais importantes que a escola. Você pode dizer que o Brasil é favorito contra a França, com certeza deve dizer que a Itália é favorita contra a Ucrânia, e até que a Inglaterra é favorita contra Portugal. Mas aqui quem acha que a Alemanha é favorita por jogar em casa não se lembra de quão entalado está na garganta dos argentinos aquele pênalti inventado na final da Copa de 1990. A Alemanha está para a garganta argentina assim como a Argentina está para a garganta inglesa. O time alemão surpreende positivamente nesta Copa, mas a Argentina tradicionalmente encaixa bem o jogo contra eles. E vai jogar pela honra. Passa a Argentina.
Jogo inesquecível no passado: Argentina 3 x 2 Alemanha, na final da Copa de 1986. Maradona dá o seu baile, a Argentina abre 2 x 0 e tem pinta de que vai golear. O já veterano Rummenigge entra no time alemão, incendeia os caras e em 10 minutos a Alemanha empata o jogo, bem no seu estilo. Tudo cheirava a prorrogação, quando Maradona escapuliu um segundo; dois segundos depois Burruchaga estava na cara do gol, com a bola lhe dizendo: faça, meu filho. Foi a única vez que um ser humano ganhou uma Copa sozinho.
Brasil x França

Émerson parece continuar sua sina de melhorar a seleção brasileira contundindo-se. Tudo indica que entra Gilberto Silva, o que dará pelo menos um passe melhor ao meio-campo-de-pior-passe da história da seleção, desde que Friedenreich fez nas Laranjeiras o gol que originou o choro de Pixinguinha. Dizem por aí que Parreira tem dado muita atenção a Robinho, o que pode indicar que Adriano sai do time: não é quem eu tiraria, mas já melhora. A França queria mesmo era derrotar a Espanha do técnico racista Aragonés, a Espanha que vinha soberba enquanto os bleus comiam poeira e humilhação. Para a França que correu o risco de dar um vexame à la 2002 e fazer mestre Zizou despedir-se melancolicamente, as quartas estão de bom tamanho. Vão jogar duro, claro, mas nem o Parreira consegue impedir que passe o Brasil.
Jogo inesquecível do passado: Pensaram na final de 1998 ou nos pênaltis de 1986, imberbes desmemoriados, pois não é não. O jogo inesquecível é Brasil 3 x 1 França, no dia 15-05-1981, quando mestre Telê Santana e a troupe do Clube Atlético Mineiro Brasil Futebol Clube fizeram o Parc des Princes se levantar para aplaudir o show de Luizinho, Cerezzo, Reinaldo, Éder e dois coadjuvantes razoáveis chamados Zico e Sócrates. Foram 3 mas poderiam ter sido 7. No final da partida os jogadores franceses quase que batiam palmas. Nesse jogo o estádio parou para ovacionar Reinaldo, que deu a mais longa, acrobática e inusitada seqüência de dribles jamais realizados no espaço correspondente a um guardanapo. Meninos, eu vi. Ali nasceu a máquina da qual Parreira e Zagallo morrem de inveja e despeito até hoje.
Portugal x Inglaterra

Sabem que eu acho que passa Portugal, para delírio da Ticcia? A Inglaterra tem mais talentos, claro, ainda mais contra um Portugal que joga sem Deco. Mas o time da Inglaterra ainda não mostrou nadica de nada nesta Copa: Lampard, Gerrard, Beckham, Owen e Rooney não apresentaram o que se esperava deles. O único que tem estado bem em todos os jogos é J. Cole. No time inglês, o que me incomoda não é nem a tática, é uma certa atitude blasê. Perfeita para um time candidato a ser eliminado pelo Felipão. Vejam só, eu me inteirei via Feminista de Frankfurt que em Portugal as declarações do Parreira contra a qualidade do espetáculo Portugal x Holanda repercutiram super mal (cá entre nós, como se o Brasil estivesse dando grande espetáculo) e, para piorar, circulou um vídeo do Milton Neves dizendo que Portugal é timinho, o que gerou muita revolta entre leitores portugueses. Daí, claro, foi um passo para que saísse uma pilha de comentários xenófobos anti-Brasil. Mas alguém tem que avisá-los que no Brasil quem acompanha esporte não leva Mílton Neves muito a sério, e que Portugal é o segundo time de quase todo mundo. Ou alguém torcerá contra Felipão? Passa Portugal, na raça.
Jogo inesquecível do passado: Inglaterra 2 x 1 Portugal, em 26-7-1966, semifinais da Copa. Eusébio marcou mas, diz a lenda, Bobby Charlton jogou a partida mais irretocável já feita com a camisa do English Team. Eu não vi, mas é o que dizem.
Escrito por Idelber às 02:27 | link para este post
| Comentários (27)
#1
Italia-Ucrania: Uma turma de amigos e eu vamos fazer em Madri o club de fas do Catenaccio Italiano. Razao? Se alguem quer fazer uma coisa, que faça bem. E eles fazem; sabem o que querem e o fazem. Viva Italia!! Alem disso, eu sou um romantico...e que romanticismo tem Ucrania?
Alemania-Argentina: Nao ser brasileiro de nascimento (mas sim de coraçao) faz que eu possa torcer "sem medo" pela Argentina. Acho que Alemania nao tem time para ganhar a Copa e Argentina ja fez o jogo fraquinho, contra Mexico, que todos os times campeoes fazem. Alem disso, uma final Argentina x Brasil seria demais, ne?
Brasil-França: Por amor ao Brasil, para que voces vingem a (justa) derrota espanhola e pq Brasil tem muito melhor time que França (mesmo Parreira goste mais de brigar com a torcida) meu favorito objetivo e subjetivo é Brasil. Aviso ao Parreira: França tem jogadores no meio do campo. Muitos. Fortes. Juninho e G. Silva???? ou vamos continuar com a depressao "Adrianistica"?
Obs.: Este domingo sao as eleiçoes à presidencia do Real Madrid. Adriano tá na agenda de todos os candidatos.
Portugal-Inglaterra: Gostei de Portugal contra Holanda. Talvez nao fosse um jogo com muita qualidade, mas foi vibrante e Portugal teve...."caracter" (nao sei como se diz em portugues, mas é justo o contrario do que nao teve Espanha contra França). Inglaterra foi um saco contra Paraguay, contra a ultratimida Equador... Vamos torcer pelos vizinhos.
Abrazos.
Piada espanhola: Objetivo cumprido. Esta copa nao fomos eliminado em quartas.
javi brasil em junho 29, 2006 6:50 AM
#2
Concordamos em quase tudo. E das poucas coisas que o Parreira vai fazer de certo é tirar o Adriano, que mais parece uma parede...
Roberson em junho 29, 2006 9:29 AM
#3
Idelber,
Concordo com suas análises. Acho que passam exatamente esses que você falou, sem tanta certeza assim no jogo da Argentina. Afinal, jogar em casa dá uma enorme vantagem. Que o diga a própria, em 78...
Agora, por seus comentários, dá pra notar que você preferia que Parreira tirasse o Ronaldo ao invés do Adriano, né? Você realmente acha isso?? Você realmente acha que o Adriano pode render mais que o Ronaldo?? Você acha, realmente, que o Ronaldo é fruto de marketing?? Meu Deus, para mim é tão claro, tão óbvio que não há comparação entre os dois. No jogo contra Gana, em dois lances absolutamente iguais, foi possível ver a diferença entre eles. No primeiro, Ronaldo se posiciona corretamente atrás dos zagueiros, sai em velocidade para receber o passe do Kaká, dribla o goleiro com habilidade e marca o 15º gol dele em Copas do Mundo. No segundo, Adriano se posiciona mal, em impedimento não marcado, sai em velocidade para receber o passe do Kaká, tenta driblar o goleiro e cai pateticamente no chão...
Veja bem, não acho o Adriano um mal jogador, mas não dá pra comparar os dois. Acho que o sistema de jogo está errado, não dá pra jogar com os dois na frente. Mas, tendo que deixar só um, tem que ser o Ronaldo. Não temos nenhum atacante melhor (nem igual) a ele.
Pedro em junho 29, 2006 11:19 AM
#4
Concordo com o Pedro. A diferença entre os dois ficou clara nesses lances. Um é muito eficiente, o outro é meio estabanado.
Estranhamente, eu concordo com todas as análises, inclusive a de Portugal x Inglaterra. Esse tipo de jogo é exatamente o forte do Felipão. Os lusos até podem perder, mas vão dar o sangue em campo.
O triste é ver que falta ao Brasil exatamente o que a Argentina tem de melhor, meio de campo. Dá vontade de matar trabalho na sexta para conferir esses jogos.
Bender em junho 29, 2006 11:47 AM
#5
Prezado Idelber,
Vi um comentário seu num blog. Gostei muito.
Abraço Stella
Stella em junho 29, 2006 12:04 PM
#6
Não gosto do Robinho, acho que o mais importante é mexer nas laterais.
Bons palpites, mas acho que dá Alemanha.
andre lopes em junho 29, 2006 12:08 PM
#7
Apesar de gostar da Seleção de Portugal, torço contra Felipão! Como pode alguém que admirava o futebol incentivado por Telê, torcer pelo futebol tosco pregado por Felipão? Prefiro torcer pro time que tem Terry na zaga, Lampard, Gerrard e Joe Cole no meio e o garoto Rooney (com aquela cara de filho de mineiro que ele tem) na frente (eu ignoro a existência de Peter Crouch).
Thiago em junho 29, 2006 12:17 PM
#8
o jogo mais fácil de palpitar é o da Itália. A Ucrânia, pelamordedeus, não tá com nada.
as outras partidas não são tão simples.
A Inglaterra não vem jogando nada (e atitude blasé deles é de vomitar), mas Portugal vai a campo muito debilitado depois de ter dois expulsos e oito "amarelados" - como eles dizem por la´ - contra a Holanda. em todo caso, o comando de Scolari pode fazer a diferença.
o jogo do Brasil tb não vai ser fácil. a França não começou bem, mas vem numa curva ascendente. E não vão tremer tanto frente ao Brasil qto os outros com quem já jogamos até aqui. mas devemos passar, com mais um gol de Ronaldo (como vc bem sabe, eu concordo 100% com Pedro na querela "sai Adriano ou Ronaldo?").
agora, final antecipada mesmo é o Alemanha vs. Argentina. Eu vou torcer pelos argentinos, mas é simplesmente impossível arriscar um palpite. típico jogo q "só termina qdo acaba" (diria o Vicente Matheus).
abs,
dra em junho 29, 2006 12:44 PM
#9
Fechamos nos prognósticos!
Itália é a única que, me parece, pode tanto passar com facilidade quanto sofrer um vexame de exceção. Mas a lógica manda apoiar a tradição - e convenhamos, pra Ucrânia vencer alguém, o adjetivo "ilógico" não será nada descabido. Como também já perdi a vergonha de errar nesta Copa, arrisco um 2 x 1 pra Itália, com o segundo na prorrogação.
Alemanha x Argentina é o jogo da Copa. Só não será se a final for sul-americana. Duas equipes de bom futebol; pra que lado pesará a balança? para a torcida ou para a garra? Respondo abaixo.
Além dos seus predicados como técnico, Felipão tem uma estrela maior que o mundo. Por isso vai passar por essa Inglaterra cheia de soberba, com seu técnico nórdico. E tem outra: depois do jogo contra a Holanda, disseram que o time de Felipão demais. Quando isso acontece, aí mesmo é que ele mostra resultado. A crônica paulista que apoiava o Palmeiras da Parmalat, nos 90, lembra bem. Não arrisco palpite, mas vai ser um gol de diferença, num jogo que não dominará. E é pela mesma razão que a Argentina vence a Alemanha: porque só um latino pode derrotar o dono da casa. Brasil, pelo time, e Argentina e Felipão, pela garra. Vão jogar como quem defende o prato de comida de suas crianças. Argentina 3 x 1 Alemanha. (Num palpite que vai mais de desejo do que raciocínio, admito.)
Brasil x França? Qual Brasil? Hm, não sei, algo me diz que o de Juninho, sem Adriano - Robinho continua sendo opção para o segundo tempo, e ainda se recupera de lesão. Sobre os volantes, tanto faz; acho que, para essa partida, não fará grande diferença entre um marcador e outro. Sendo assim, meu lado otimista prevê a estréia de Ronaldinho no Brasil nessa partida, e um belo 3 x 1 pra afogar as mágoas de 98.
tiagón em junho 29, 2006 2:33 PM
#10
(ops! ...o time de Felipão BATE demais ;-))
tiagón em junho 29, 2006 2:35 PM
#11
Eu até torço por Portugal, mas é claro que o time não é bom. Contra a Inglaterra, porém, ninguém precisa ser bom pra ganhar. Portugal passa, acredito.
Brasil passa também (para bater Portugal em seguida). Alemanha já está na final (ganhando da Itália nas semi-finais). Eu acredito que é tudo bastante previsível, assim.
Rodrigo em junho 29, 2006 7:37 PM
#12
O blog ficou hoje quase o dia todo fora do ar, por limite de banda excedido. Já resolvido o problema, com a ajuda inestimável do Fábio Sampaio.
Idelber em junho 29, 2006 8:23 PM
#13
Obrigado, Stella, tenho acompanhado o seu também, intermitentemente, e gostado muito. Abraços,
Oi, Pedro, claro que não acho que Ronaldo é produto de marketing. Acho o que todo mundo acha, que ele é um dos maiores atacantes da história, melhor e mais completo, sim, que o Adriano. Quando está em forma, né?
Idelber em junho 29, 2006 8:25 PM
#14
Às profecias.
Itália X Ucrânia dá a lógica: Ucrânia. Apesar de ter um time ordinário, ela vencerá a equipe italiana, mantendo, assim, uma tradição dos últimas copas de time sem tradição chegar às semifinais. Relembrando: Bélgica (1986), Bulgária (94), Croacia (98), Turquia e Coreia do Sul (2002).
Inglaterra X Portugal. O time de Felipão se classificará porque os ingleses não querem ganhar. Jogam sem a menor vontade, só pra cumprir tabela.
Alemanha X Argentina. Tenho a certeza de que nenhum dos dois chegará às semifinais.
Brasil X França. Será o jogo mais fácil, apesar de Parreira. E Ronaldinho Gaúcho será o destaque, como já estava escrito. Craque só gosta de jogar em partidas decisivas. Em joguinhos de várzea, como os da fase classificatória, só atletas tipo Lúcio, Zé Roberto e Kaká se esforçam.
Podem me cobrar.
Se os fatos me desmentirem...a culpa é deles, dos fatos.
Franciel em junho 29, 2006 8:42 PM
#15
Franciel, você quer dizer que nem Alemanha nem Argentina chegam à final, né? Porque nas semis um dos dois tem vaga garantida...
Idelber em junho 29, 2006 8:54 PM
#16
Não, Idelber. Falei semifinais mesmo.)
Vão se estraçalhar, os dois.
Franciel em junho 29, 2006 9:01 PM
#17
Idelber, bão?
Olha, concordo c/ suas previsões. Só não arrisco palpite em ALE X ARG... Sinceramente, é muito difícil escolher o menos pior pra passar pra próxima fase... torcer pros hermanos é difícil demás, e ir pró-donos-da-casa aí tb já tá querendo muito!
Enfim, avaliando o custo benefício, acabo torcendo pra Argentina.
Brasil e França mete um pouquinho de medo, mas achei o time francês horroroso contra a Holanda. O Zidane fez a diferença, mas não sei se é um jogador de quem possa se esperar muita regularidade... Claro, torço pro BR!
Torço tb pro Adriano sair, o Robinho, Juninho Pernambucano e G. Silva (ex-CAM, lembra?) entrarem, e pro Feiúcho fazer um golzinho que for!
hehehe
Beijo!
Ana Letícia em junho 29, 2006 11:58 PM
#18
Italia, Alemanha, Brasil me Portugal.
Clovis Artur em junho 30, 2006 1:11 AM
#19
Idelber, eu vou ser sincero: nem consigo dormir de tanta ansiedade pelo jogo entre Alemanha e Argentina. Aquela final de 1986 está entre os 10 melhores jogos que já vi. Acredito, como vc, que passa a Argentina. Também aposto na Itália e em Portugal (aliás, minha torcida está com o Felipão, Portugal tem o "sangue nos olhos" que eu gostaria de ver no Brasil). Acho que venceremos a França, mas é o Parreira quem irá determinar o quanto isto será complicado ou não... Como bem disse alguém nesta caixa de comentários, a França tem meio de campo, a gente precisa ter também.
Donizetti em junho 30, 2006 4:27 AM
#20
Caro Idelber
O PROBLEMA DOS RECORDS!
A convocação do goleiro Rogério Ceni, que como diz Fernando Calazans (O Globo) foi efetuada para calar a ansiedade dos paulistas, indicou que a 'temporada de caça' para a obtenção de records NA SELEÇÃO BRASILEIRA estava aberta. Caímos na época da avaliação 'neo-liberal' do desempenho no futebol brasileiro. LAMENTÁVEL!!!
O Parreira hoje está às voltas com esta 'realidade dos records' que o 'obriga' a entrar em campo com com CAFÚ e ROBERTO CARLOS (este último talvez seja o jogador mais limitado que já tenha jogado na SELEÇÃO BRASILEIRA). E se Parreira ganha bem da CBF para resolver estes problemas, deveria pensar muito antes de convocar o tal do goleiro-artilheiro.
NÃO ao NEO-LIBERALISMO no FUTEBOL!
Paulo em junho 30, 2006 7:10 AM
#21
Caro IDELBER
Portugal NÃO É o meu segundo time!
Quem viveu aquele momento em que Pelé foi caçado em campo pelo time português, sabe o que é um time da terrinha (até mesmo possuíndo um super-craque como Euzébio) baixando o cacete. QUEM APANHA NÃO ESQUECE.
Mas...creio que o time de Felipão deverá passar, na GARRA e na PORRADA, para a fase seguinte.
É incrível como o time inglês que até tem bons jogadores, jogue tão mal nesta Copa. Ou seja, concordo com seu prognóstico.
Paulo em junho 30, 2006 7:27 AM
#22
Paulo, sumido!
Mas... querido, se a gente for torcer contra quem já bateu no Pelé, vamos torcer contra o planeta inteiro!
Idelber em junho 30, 2006 12:56 PM
#23
A Argentina jogou fora a vitória (no tempo normal).
Paulo em junho 30, 2006 4:04 PM
#24
Ah, Pekerman. o Loco II.
Rodrigo em junho 30, 2006 4:08 PM
#25
Com certeza, Paulo, jogou sim. Vou publicar uma análise do jogo hoje, mais tarde.
Idelber em junho 30, 2006 4:08 PM
#26
Eu vou torcer contra o Felipão, em grande parte pela encheção de saco da Globo com isso. E olha que odeio a seleção inglesa.
André Kenji em julho 1, 2006 2:36 AM
#27
André, eu nem sei o que eles andam falando: em 9 dias no Brasil eu não sintonizei minha TV na Globo nem uma única vez.
Idelber em julho 1, 2006 1:54 PM