« Recordes estabelecidos pelo time do autor de "Formando Equipes Vencedoras" em 2006 ::
Pag. Principal
:: O eterno retorno nietzscheano »
segunda-feira, 10 de julho 2006
Os cinco mais da Copa
E não é que o Zidane avacalhou com o post que eu trazia quase pronto, independente do resultado da final? Na impossibilidade de fazer a homenagem à despedida de Zizou, fica aqui uma seleção do que eu gostei nesta Copa.
Cannavaro é o melhor zagueiro que vi jogar desde Figueroa. Até os 109 minutos da final, ele era simplesmente o maior zagueiro da Copa. Com a cabeçada de Zidane em Materazzi, Cannavaro arrebatou a coroa de craque do mundial.
Felipão: Pegou um time com Pauleta, Postiga e Costinha e os levou às semifinais da Copa.
Torcida alemã: Nenhum único incidente grave, um astral maravilhoso, identificação com o (antes desacreditado) time alemão e uma lição: é possível ser uma potência futebolística e celebrar com alegria um terceiro lugar. Desde que conquistado com luta e honra, claro.
Zidane: jogou bola como ninguém nesta Copa. Deu um passeio no Brasil, um vareio na Espanha, mostrou mais arte que qualquer outro jogador. Mas provavelmente não escolherão como craque da Copa um atleta que deu uma cabeçada daquelas no adversário - qualquer que tenha sido a ofensa.
Klinsmann: pela primeira vez, um técnico alemão vibrante, comemorando gols, identificado com a torcida. Armou um time ofensivo e forte a partir de uma Alemanha que havia virado motivo de chacota na Europa. Numa Copa de um único craque, não deixa de ser apropriado que dois destaques tenham sido técnicos motivadores.
Minha seleção da Copa: Buffon (ITA), Zambrotta (ITA), Thuram (FRA), Cannavaro (ITA) e Lahm (ALE); Vieira (FRA), Máxi Rodríguez (ARG), Zidane (FRA) e Cristiano Ronaldo (POR); Henry (FRA) e Klose (ALE).
Escrito por Idelber às 03:06 | link para este post
| Comentários (21)
#1
Oi Idelber,
Sem dúvida o que o Zidane fez foi inaceitável, mas sabe que eu fiquei com pena? Ele jogou super bem o tempo todo e no final, vai ser lembrado pela cabeçada.
Krys em julho 10, 2006 9:52 AM
#2
Inacreditável a cabeçada, parecia um bode.
Concordo com todas as indicações Idelberianas. É essa a Copa que eu vi.
Bender em julho 10, 2006 10:08 AM
#3
Zidane, com sua impulsividade, constituiu mais uma prova de que o ser humano é imprevisível: no momento de sua maior glória, quando todos se preparavam para homenageá-lo, comete aquela insensatez. Tudo indica que sofrera uma ofensa gravíssima, mas igualou-se ao seu ofensor. A atitude antiesportiva de quem estava para pendurar as chuteiras, após anos e anos de vivência nos gramados, deve ser condenada por todos. Discutir qual a ofensa, se o juiz viu ou não viu, se a expulsão foi "administrativa", tudo isso é secundário. A violência, a meu ver, não se justifica. Não se pode condená-lo, entretanto, como uma exceção: somos humanos e, como diz o aforisma: 'nihil humanus me alienum puto' - nada do que é humano me é estranho a mim mesmo. Todos estamos sujeitos a atitudes impensadas... triste...
Cláudio Costa em julho 10, 2006 10:47 AM
#4
Grande Idelber, minha seleção da Copa também é por ai, só substituindo o Max Rodrigues (sabia que teria um arrentino em sua lista) pelo Pirlo, clássico!
Anonymous em julho 10, 2006 12:54 PM
#5
Esqueci de assinar meu comentário....hahaha
Abraço professor
Penalva em julho 10, 2006 12:56 PM
#6
Gostei do bode...
Mas o Zidane já reincidente em fatos como esse... não é novidade...
Pablo Vilarnovo em julho 10, 2006 1:02 PM
#7
Idelber, não sei se voce sabe que eu deixei de entender de futebol em 1987. Mas ontem foi realmente emocionante e a festa na praça de minha cidade, assim como em todas do país foi das maiores explosões de euforia coletiva que eu pude presenciar e por que não dizer, participar. A minha metade italiana ocupou ontem quase todos os espaços do coração. Uma catarse que comprova o quanto o futebol tem de religioso e de fortíssima simbologia. E se não fosse por todos os méritos que levaram a "squadra azzurra" à vitória, alguns em perticular acredito que devam ser sublinhados, principalmente em contraste com a participação brasileira, que são a força de conjunto, a vontade e a determinação. Quero dizer com isso que a alegria de ver um time que representa um pais vencer com a garra com que foi disputada a competição, rapazes que deram o máximo por um objetivo, é diametralmente oposta à tristeza de um time que jogou indiferente e desunido como o Brasil. Se o futebol tem algum valor, um deles é o de servir de exemplo e ao mesmo tempo refletir um modo de ser e pensar. No dia que o Brasil jogar com esse amor à camisa, nós todos brasileiros estaremos um pouco melhores. Mesmo que não vença. Um grande abraço de um meio campione del mondo.
Flavio Prada em julho 10, 2006 2:47 PM
#8
Verdade, Flavio. Jogaram com uma fibra impressionante. Foi o grande mérito da Azzurra. Não deixei de me sentir contente, apesar da bizarríssima final :-)
Idelber em julho 10, 2006 2:54 PM
#9
Com certeza faltou o Pirlo nessa seleção. O cara foi incansável. O melhor depois do Zidane. Abraço
gugala em julho 10, 2006 3:32 PM
#10
Idelber,
algo que chamo sinal dos tempos. Pedi para meu afilhado, de 13 anos, escalar sua própria seleção da Copa. Ele me mandou um 3-5-2!!!
Foi tão reconfortante abrir seu blog e encontrar um familiar 4-4-2...
Tiago, meu afilhado, como lascou três zagueiros, achou lugar para o Ayala. Boa escolha, concordei.
Eu acrescentaria um nome à sua lista de destaques. Admirei muito a coragem do Marcelo Lipi, principalmente no jogo contra a Alemanha. Terminar um jogo com quatro atacantes não é coisa desses tempos...
Alessandra Alves em julho 10, 2006 5:55 PM
#11
Verdade, Alê, o Lippi foi muito, muito atípico nesta Copa. Merece uma tirada de chapéu mesmo :-)
Idelber em julho 10, 2006 6:16 PM
#12
As críticas ao Zidane é uma das maiores injustiças já cometidas pela imprensa
esportiva.
Pelé, Gerson, Didi, Nilton Santos, Maradona, jogadores consagrados e tão reverenciados, nenhum foi santo. Todos batiam quando tinham que bater.
Pelé e Gerson já quebraram pernas alheias intencionalmente. (Mas naquela época era bonito, era malandragem). Ninguém fala mal deles por isso hoje.
Achei a agressão de Zidane digna de um Homem. Mostrou que quem estava em campo era o cidadão Zidane, e não simplesmente o jogador. Digna,
pois ele deu forte mas não para machucar. Deu pela frente (como homem) e continuou encarando-o (não desfarçou nem se jogou no chão).
Zidane NÃO TEVE UMA ATITUDE COVARDE. Somente
consideraria covardia se ele tivesse:
1 - Dado por trás
2 - Dado de mão fechada na cara
3 - Dado e se jogado no chão simulando ter sido
agredido
A única covardia que posso aceitar foi a de ele ter deixado seus companheiros de equipe na mão.
Mas não foi uma agressão "covarde"/"moleque" igual as que vemos por aí no futebol e que Pele, Gerson e cia gostavam de dar como revide.
A imprensa é muito hipócrita.
Se alguma equipe faz hoje o que Carpegianni / Anselmo fizeram em 81 seriam execrados. Aquela atitude foi o que fez o Flamengo sair de campo com a cabeça erguida daquela covardia!
Uma final de copa do mundo é um momento extremamente competitivo jogado por homens no auge de suas taxas de produção hormonal.
Sejamos racionais...
Pedro
Pedro em julho 10, 2006 6:37 PM
#13
Concordo com o comentário do Pedro. Ok, a atitude de Zidane foi imbecil. Mas, de maneira alguma, pode apagar as boas atuações que ele teve nesta Copa. Mal comparando, é como se alguém quisesse desqualificar tudo o que Pelé fez na Copa de 1970 por conta daquela cotovelada que ele acertou em Matosas no jogo contra o Uruguai. Sim, Zinedine Zidane foi o grande, aliás, o único craque que brilhou nesta Copa. Está entre os melhores do futebol em todos os tempos, e não é por causa de uma reação intempestiva a uma provocação que eu vou tirar os méritos desportivos desse gênio da bola.
Inagaki em julho 10, 2006 6:43 PM
#14
Não é pra ser do contra, mas o Zidane só brilhou de verdade num jogo -- sim, aquele lá contra o Brasil. Ok, é craque, ganhou copa, fez tudo. Mas, calma aí, mesmo eu (que não tenho simpatia por zagueiros) acho que o prêmio de melhor jogador deveria ser dado ao Cannavaro. Mas não foi.
Engraçado que eu ouvi dizer que a FIFA não deu o prêmio de revelação ao Cristiano Ronaldo por conta de indisciplina (simular pênalti, falta etc.) Mas e a cabeçada foi o que?
Rodrigo em julho 10, 2006 7:15 PM
#15
Idelber, querido, apesar de não gostar de futebol acabei sendo engolida pela copa e, rs*, diante do que acompanhei concordo com você.... Eu faria apenas mais duas colocações:
* Bom gosto: 10 para a endumentária do técnico alemão, rs*, ele estava ultra moderno e charmoso naquelas camisas justas, kkkkkkk [coisas de mulher...]
* Profissão errada: o técnico francês devia estar num filme do Woody Allen, tem toda pinta de neurótico e aparência de artista-blasé
Beijos, querido, e quando puder vá conhecer meu novo endereço ;o)
beijos
MM
Mônica Montone em julho 11, 2006 2:51 AM
#16
- Concordo com todos os que disseram que agressão de Zidane não deve manchar o que ele já fez. E não vai.
- Uma correção: o prêmio de melhor jogador não é dado pela Fifa e sim por uma eleição com os jornalistas que acompanharam a Copa. O prêmio é da Fifa, mas ela não determina o vencedor.
[]'s
Pablo Vilarnovo em julho 11, 2006 10:44 AM
#17
Rodrigo,
Se você diz que o Zidane só jogou bem contra o Brasil, você não viu seus outros jogos.
Ele jogou MUITO contra Espanha, Portugal e Itália também.
O jogo do Zidane é o toque rápido e criativo e posicionamento inteligente em campo. E isso ele fez em TODOS os jogos.
Contra o Brasil ele apareceu mais para os leigos já que em muitos momentos foi forçado a driblar (balõezinhos e deixar brasileiros no chão) pois seus companheiros estavam bem marcados.
Vc raramente verá Zidane tentar um drible se um companheiro estiver bem posicionado e livre. Note na doçura com que a bola chega quando passada por ele.
Quanto ao Cannavaro, o Thurman joga muito mais que ele.
O Cannavaro é mais viril e raçudo, mas o Thurman é MUITO mais técnico. Compare só a saída de jogo dos 2.
Pedro em julho 11, 2006 11:28 AM
#18
idelba, questã:
zizou ser um fdp e dar a cabeçada tira seu brilho de craque?
Biajoni em julho 11, 2006 1:54 PM
#19
Tira não. De jeito nenhum. Mas sim faz dele um craque menos esperto que outros, como Pelé, que em 1970 quase esmigalhou o crâneo de um uruguaio e ainda ganhou falta a favor.
Esse evento do Zidane é tão cheio de sentidos que merece um texto, né?
O Xico Sá já fez o dele.
Idelber em julho 11, 2006 2:25 PM
#20
E o Maniche??
grande jogador!
Sereia em julho 11, 2006 5:38 PM
#21
Pedro, o jogo contra a Espanha eu acompanhei pelo rádio =).
Eu não disse que ele não jogou bem: disse que ele só brilhou em um jogo. E isso você mesmo confirmou no seu comentário. Eu acho que o Juan jogou bem em todos os jogos da seleção brasileira. O Dida também. Sendo assim, o Cannavaro foi bem em todos os jogos da Itália, desde a primeira fase e, portanto, a atuação dele na copa foi brilhante. Quanto ao Zidane (que eu, sem ser leigo e sabendo como ele joga, considero um grande craque), continuo achando que levou o prêmio injustamente =). A copa foi tão ruim que dar um prêmio ao craque, ao invés de deixá-lo com um zagueirão, é uma boa forma de, daqui uns 20 anos, fazer com que nos lembremos um pouco melhor dos jogos desse ano.
Rodrigo em julho 11, 2006 8:04 PM
Deixe seu comentário: