« Será? ::
Pag. Principal
:: É hoje! »
quinta-feira, 03 de agosto 2006
Apontamentos para um livro futuro
Sempre que venho ao Rio revisito uma idéia. Entender a cultura brasileira é entender dois padrões migratórios. O nordestino que vai para São Paulo e o mineiro que vem para o Rio.
Sim, porque isso é o Brasil. Gaúchos e amazônicos migram pouco; viajam para dentro de si mesmos, o que é uma de suas maravilhosas características.
Mas voltando ao assunto, um dia quero escrever sobre isso: a construção da cultura brasileira na viagem de Minas ao Rio. A lista é legião: só na música, Ary Barroso, Ataulfo Alves, Mílton Nascimento, Clara Nunes, João Bosco.... Na literatura, Drummond, Pedro Nava, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Hélio Pellegrino, Autran Dourado....
Na política os nomes são legião também. Alguém se habilita a contribuir com a lista?
Escrito por Idelber às 03:59 | link para este post
| Comentários (28)
#1
Os gaúchos migraram para o oeste de Santa Catarina e Paraná, além de terem colonizado Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Bender em agosto 3, 2006 9:29 AM
#2
Estranho, eu tenho a experiência de encontrar um gaúcho perdido em qualquer lugar onde vou...
marcos em agosto 3, 2006 12:02 PM
#3
Caro Idelber
Há um número razoável de gaúchos no Rio.
Naturalmente não comparável ao número de mineiros, por razões óbvias de proximidade.
Apesar da grande contribuição dos mineiros para o progresso da cidade do Rio de Janeiro, foi um notável mineiro que nos colocou (a nós cariocas, de todos os lugares do Brasil e do Mundo) em uma crise até hoje não resolvida.
Pois é, o presidente Juscelino Kubitscheck ao transferir a capita federal para Brasília (isto não está em questão), deixou a cidade do Rio de Janeiro à mígua. A legislação de criação do então Estado da Guanabara, por exemplo, foi criada apenas uns dez dias antes (e sob o maior desleixo do PSD). E JK deixou para a cidade um governador (indicado) com as honras mas, sem missão definida e com escassos recursos.
A atitude de JK de pouco interesse com o Rio (o Estado do Rio era outro estado), é tão mais curiosa pelo fato dele ter vivido por aqui antes e depois de sua passagem pela presidência! E não constava que ele não gostasse da cidade. Mas de fato a prejudicou.
Idelber, de todos estes CARIOCAS nascidos em Minas, apontaria Drummond e Clara Nunes como pessoas que de fato muito influenciaram a cidade. E eram cariocas que podiam ser vistos na rua, em atividades triviais.
Cariocas da gema!
Paulo em agosto 3, 2006 12:36 PM
#4
Idelber,acho que o tema dá o maior samba. Sempre achei que mineiros e cariocas batem um bolão.
Na política, nenhum nome me vem à mente, no momento, mas na literatura, tem mais um:Rubem Fonseca, que é de Juiz de Fora.
gd ab
Julio Cesar Corrêa em agosto 3, 2006 1:03 PM
#5
Oi Idelber, o assunto me fez lembrar da Adélia Prado. Em alguma entrevista perguntaram por que ela não saía de Divinópolis, de Minas, não tentava os grandes centros. "Você não tem vontade de morar em um outro lugar?". Ao que ela respondeu, "sim, algum lugar menor que Divinópolis".
Boa sorte pra Ana no lançamento carioca.
Abraços
Fefê em agosto 3, 2006 1:52 PM
#6
Não sei ao certo onde eles foram viver, mas músicos nordestinos como João Gilberto, Gil e Caetano sempre estiveram mais relacionados com o RJ do que com SP. Claro que a população nordestina "normal" migra sobretudo para SP, mas é só uma impressão minha -- já que, como eu disse, sequer sei onde esses músicos foram morar.
Rodrigo em agosto 3, 2006 1:55 PM
#7
Professor, pessoal, na qualidade de paulista com PHD no norte de Minas por três anos,com direito a assistir nas férias América x Uberlândia no Mimeirão, bem percebi que há uma visão distorcida sobre a relação mineiros e o Rio de Janeiro. Muita gente pensa que quando mineiro vai ao Rio é por causa da praia. Nada mais falso, a praia do mineiro é o Espírito Santo. Guarapari, por aí. Mineiro vai ao Rio pra brilhar, que nem o Ziraldo, ícone de uma geraçao. Gostaria muito mesmo era ver o Atlético de novo numa Libertadores, ganhando do Flamengo no Maracanã. Ah, sou até capaz de gravar os comentários do Wright no evento (lembra do que ele fez com o time de Reinaldo e Cia? inesquecível figura, este Wright).
Boa quinta pra todos nós e Viva a Argentina que entre coisas nos mandou esta frente fria!
mauro chazanas em agosto 3, 2006 2:31 PM
#8
Que eu lembro agora, de escritores tem também Otto Lara Resende. Se lembrar de mais, escrevo.
Te em agosto 3, 2006 3:13 PM
#9
é, eu também vim contrariar... é o que o Bender disse, lembrando que também tem uma leva que se bandeou pros lados de RO/RR.
essa lista de CTGs e DTGs dá uma idéia...
...e a idéia do livro é bárbara. :-)
tiagón em agosto 3, 2006 6:01 PM
#10
Creio que o fluxo nordestino para o Rio foi (é) muito importante. O que talvez tenha acontecido em S.Paulo é que levou-se tempo para reconhecer (quais serão as razões?) influências e importância nordestina na região metropolitana da capital paulista (na área da música, com exceção do grupo baiano).
É muito forte a influência nordestina no Rio, mas já muito incorporada no dia-a-dia.
Os mineiros do Sul de Minas e Zona da Mata talvez tivessem mais afinidade com os cariocas, do que os fluminenses com os cariocas.
É curioso que a 'axé music' alcançou distribuição nacional através da televisão paulista. Mas todos os outros ritmos nordestinos já tinham enorme aceitação no Rio.
Paulo em agosto 4, 2006 10:42 AM
#11
Meu caro Idelber,
como jornalista, algo que sempre me chamou a atenção foi que a crônica, gênero por excelência dos jornais cariocas, foi criada por profissionais de fora do Rio de Janeiro, que migraram para cá principalmente de Minas e do Espírito Santo (Rubem Braga).
Me fascina isso: o olhar do "estrangeiro" construindo algumas das (auto)representações clássicas da cidade do Rio.
Abraços
Mauricio Santoro em agosto 4, 2006 11:53 AM
#12
Gaúcho saem daqui às pampas, Idelber. Há o oeste de SC e PR - como a família de gaúchos colorados que fez Rogério Ceni nascer erradamente paranaense... -, há MS, MT, RO, um monte.
Para teres uma idéia de como o interior está cheio de gaúcho, te digo que, quando Inter ou Grêmio jogam, as emissoras de rádio daqui fazem redes de 500 outras emissoras. É muita gente.
Abraço.
Milton Ribeiro em agosto 4, 2006 12:21 PM
#13
Bacana isso que Bender, marcos e Tiagón disseram sobre os gaúchos (adorei a lista!). Confesso que sei pouquíssimo sobre esse movimento migratório aí.
Paulo, verdade, Drummond e Clara Nunes eram carioquíssimos; mas acho que o mais carioca dos mineiros é João Bosco!
Julio, mauro, Te, obrigado pelas lembranças de Rubem Fonseca, Ziraldo e Otto Lara Resende :-)
Fefê, essa da Adélia Prado foi demais... Menor que Divinópolis?! Eu não aguentaria...
Oi, Rodrigo, é verdade o que você diz, eles vieram morar no Rio. Mas a Tropicália, por exemplo, acontece na ponte Bahia-SÃo Paulo...
É verdade, Mauricio, a crônica é um gênero armado a partir do olhar do estrangeiro, e que lugar melhor para ser olhado que o Rio de Janeiro?
Idelber em agosto 4, 2006 12:45 PM
#14
Idelber, você diz que gaúchos não migram porque não conhece Florianópolis. Eu nasci nessa cidade e vivo aqui nesses meus vinte e um longos anos de existência, hoje conheço mais gaúchos do que gente natural de Floripa. Pra você ter uma idéia, de 20 pessoas que trabalham diretamente comigo 8 são gaúchas. Minha namorada é gaúcha, assim como toda a família. No meu curso cinco pessoas de trinta também vieram do Rio Grande do Sul... ah! eles migram, com certeza....
Gustavo Guilherme BacK em agosto 4, 2006 12:45 PM
#15
Pois é, Milton, parece que exagerei mesmo. Maravilhas do blog: a gente erra, a correção não tarda.
Dessa migração para Rondônia eu não tinha nem notícia.
Idelber em agosto 4, 2006 12:46 PM
#16
Pois é, Gustavo, já vi que no comentário sobre os gaúchos eu errei, ou pelo menos exagerei.
Mas eu conheço Florianópolis sim! E gosto pacas! E na verdade já tinha visto muito gaúcho por aí, mas por algum etnocentrismo de habitante do sudeste, acho que tendi a ver gaúchos, catarinenses e paranaenses como `tudo a mesma coisa `
Pronto: essa é para vocês me cruficarem de vez.
Alguém me concede que os gaúchos migram menos que os nordestinos e mineiros?
Idelber em agosto 4, 2006 12:51 PM
#17
Caro Idelber,
Foi ótimo ter revisitado este blog que há mêses pensava estar desatualizado...
Bom, este foi um post que me interessou muito por encontrar-me na situação de mineiro que tem vindo sempre ao Rio durante este ano. O comentário de Paulo (em agosto 3, 2006 12:36 PM) traz uma questão abordada por Luiz Mir, no programa Roda Viva, da TV Cultura, ao falar sobre seu livro, "Guerra civil". Para ler outra entrevista com o autor: http://www.geracaobooks.com.br/releases/entrevista_luis_mir.php.
Um abraço e até.
Beto em agosto 4, 2006 4:24 PM
#18
E continuando meu comentário, eu acho que os nordestinos migram mais que todo mundo! Haja visto a Feira de São Cristóvão ou o "Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas".
Quanto ao rol de cariocas nascidos em Minas, acho que Ezequiel Neves é um deles, mas não tenho certeza. E, não exatamente carioca, o Guimarães Rosa faleceu nesta cidade.
Beto em agosto 4, 2006 4:34 PM
#19
Estou a sentir os gaúchos migrarem mais para o uruguai/paraguai após a próxima quarta-feira. E exclusivamente os colorados.
gugala em agosto 4, 2006 7:32 PM
#20
Não custa reforçar, carioca é quem se sente assim. Nascer na cidade do Rio de Janeiro adianta muito, mas não é condição indispensável!
Sendo assim os vários cronistas citados são cariocas nascidos em Minas. E Rubem Braga no Espírito Santo. Mas todos absolutamente cariocas.
Paulo em agosto 5, 2006 12:08 AM
#21
Idelber, nao me lembro, no momento, de mais nenhum mineiro famoso que tenha migrado para o Rio (alem de mim mesma, claro! rsrsrs), mas achei essa ideia o livro sensacional! E o pessoal tem razao quanto aos gauchos, eles estao mesmo em toda parte, ate aqui em San Diego! Ah, diga-me la, como faco para comprar o livro da Ana? Estou interessadissima e chego ao Brasil no dia 8 proximo (finalmente... tava morrendo de inveja de voce!). Um abraco.
Anonymous em agosto 5, 2006 3:11 AM
#22
Oi, Beto, está ótima essa entrevista, gostei mesmo. E a lembrança do Rosa é muito boa, ele passou um bom tempo, especialmente no fim da vida, aqui no Rio.
gugala, calma, vamos esperar o jogo... heheheh
Paulo, seu cariococentrismo é adorável demais!
Amiga anônima de San Diego, bem-vinda ao Brasil, e para comprar o livro de Ana por aqui é só entrar numa boa livraria. Está em todas. Ou pelo Submarino. Inté,
Idelber em agosto 5, 2006 12:28 PM
#23
Silviano Santiago
Affonso Romano de Santana
TODOS vao ao Rio ou a SP pois sao os polos de quase tudo no pais que nem LA e Manhattan em USA
ou Roma Milano em Italia
ou Moscou St Pete na Russia.
O Rio era capital e ainda ficou capital cultural na cabeça de muitos.
Etc.
Milton engraçado nasceu no Rio. / Como foi ABRALIC?
charles324 em agosto 8, 2006 10:17 PM
#24
Paulo,
Clara Nunes foi sem dúvida um carioca que cantou o morro principalmente. Valorizou as raízes cariocas no início para se tornar brasileiríssima de norte a sul. A´té seu sotaque com o "x" no plural é perceptível em suas interpretações. Acho que era necessário para a mineira , afinal foi no Rio que ela se tornou a grande sambista do Brasil.
Clareana
Clareana em setembro 9, 2006 8:49 AM
#25
Interessante...Clara carioca...
pois se tenho bem aqui ao meu lado a declaraço de nossa interprete:
"Eu nao sou carioca,sou mineira,de Paraopeba.
Minha terra tem no mapa de Minas, espero que venha a ter no do Brasil"
Claro que estou entendendo
o significado de dize-la carioca.
Estou apenas informando qual a opiniao dela,
que se disse mineira quando no Rio, em outros Estados onde esteve, em outros Paises.
Nao sei de um lugar onde
Clara Nunes esteve que nao tenha dito "sou mineira".
Cantora de todos os cantos,de todas as raças,
tornou-se universal.
Permitam-me repetir;
claro que estou entendendo o significado
de dize-la carioca,uai!...rss
Ildeber:
bom poder visitar sua pagina, novamente.
Neide Pessoa.
neide_pessoa@terra.com.br
Neide Pessoa em setembro 9, 2006 9:38 PM
#26
Neide tem razão. Se há uma afirmação que Clara nunca deixou de fazer, foi a da sua mineiridade.
se vocês querem saber quem eu sou
eu sou a tal mineira
filha de Angola, de Kêto e Nagô
não sou de brincadeira
[...]
sou a mineira guerreira,
filha de Ogum com Iansã
"Guerreira", canção de João Nogueira e Paulo César Pinheiro feita especialmente para ela.
Idelber em setembro 10, 2006 12:20 AM
#27
Que bom, Ildeber,sua concordancia!
Clara e sua mineiridade,um exemplo para todos.
Interessante seus apontamentos para um futuro livro.
Mas...discordo nao somente em relaçao a Clara Nunes, com quem tive o privilegio de conviver,
aqui em Belo Horizonte ( MG...),sim, Minas Gerais...
"Não custa reforçar, carioca é quem se sente assim. Nascer na cidade do Rio de Janeiro adianta muito, mas não é condição indispensável"!
foi o que disse alguem, creio que Paulo,logo acima.
Aposto ,amigos, que nemhum dos citados, gostariam de se verem discutidos como cariocas, baianos,etc. menos como mineiros ,pois que a intelectualidade custa a querer reconhecer o talento ,quando de mineiros e mineiras.
Vencer na vida sendo mineiro(a)..dificil,amigos
Obrigada,Ildeber.
Voce ja se tornou carioca...ou esta aqui na terrinha?...rs
Ha muito nao encontrava "O Biscoito Fino e a Massa". Um excelente reencontro.
Meu abraço mineiro.
Neide.
Neide Pessoa em setembro 10, 2006 12:07 PM
#28
Dados oficiais do IBGE mostram que os gaúchos estão em toda parte. Estima-se que 1,2 milhão deles esteja vivendo em outras regiões do Brasil.É o maior fluxo migratório atualmente.
2.812.557 é o total de habitantes do Amazonas, ou seja, se eles migrarem acaba a população.
Abraços
Bruno
Professor Bruno em outubro 9, 2006 10:33 PM