« Sarney e seus capangas em apuros no Amapá: Cristina Almeida sobe 11 pontos nas pesquisas ::
Pag. Principal
:: A direita golpista mostra suas garras »
segunda-feira, 18 de setembro 2006
Aécio Neves e Andréia Neves: a censura e a mordaça sobre a imprensa em Minas Gerais
Marco Nascimento tinha longa história na Rede Globo de Televisão – incluindo-se uma chefia de redação em São Paulo – quando aceitou a direção de jornalismo da Globo em Minas. O objetivo era recuperar a audiência perdida para o SBT e, segundo suas palavras, “blindar a emissora contra a utilização indevida do jornalismo para fins políticos pelo poder público.” Depois da exibição de uma reportagem sobre o consumo de crack no bairro da Lagoinha, em Belo Horizonte, a Globo Minas passou a receber insistentes telefonemas de Andréia Neves, irmã do governador Aécio Neves, com reclamações de que isso afetava a “imagem” do governo do estado. Andréia Neves conseguiu uma reunião com o diretor nacional de jornalismo da TV Globo, Carlos Henrique Schroder. Poucos dias depois Marco Nascimento estava demitido. Também afastado foi o chefe de redação, Luiz Ávila.
Em setembro de 2003, o editor de economia do Estado de Minas, Ugo Braga – também profissional com longa trajetória no jornalismo – publicou uma minúscula nota que informava que a popularidade de Aécio, naquele momento, era a terceira pior entre os governadores do país e só ganhava dos de Sergipe e de Roraima. Também depois de pressão do governo do estado, foi chamado por seu superior e convidado a aceitar ser realocado. Aceitou, mas logo depois foi convocado a uma segunda reunião e informado que nem mesmo a solução da realocação era mais possível, pois “a pressão era muito forte.” Ugo Braga foi demitido do Estado de Minas ali mesmo.
No dia 02 de junho de 2004 jogaram Brasil e Argentina no Mineirão pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Ante o estranhíssimo fato de que somente 40.000 ingressos haviam sido colocados à venda, Jorge Kajuru, então repórter da TV Bandeirantes, foi à entrada reservada aos portadores de necessidades especiais e ali noticiou que 10.000 convites haviam sido distribuídos pela CBF e pelo governo de Aécio Neves. Depois de denunciar o fato e ser encorajado a continuar com a denúncia pelo seu próprio superior (que lhe falava ao vivo, ao ouvido, no que os jornalistas chamam de “ponto”), Jorge Kajuru chamou o intervalo comercial com um “voltamos já”. Jamais voltou e foi demitido uma semana depois.
O ex-editor de esportes da TV Minas, Ulisses Magno – também profissional com longa trajetória na cobertura esportiva em Minas Gerais – gravou uma seqüência de imagens em que aparecia o então técnico do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo, esbravejando e xingando um jogador. O vídeo da TV Minas deu voltas no Brasil todo e repercutiu nacionalmente. Zezé Perella, presidente do Cruzeiro e ex-deputado pelo PSDB, avisou em tom de brincadeira a Magno que “agora que Aécio vai assumir vamos te mandar embora.” Aécio é conhecido torcedor do Cruzeiro. A lei proíbe a demissão de funcionários estaduais durante os primeiros 100 dias de um mandato do governador. Magno foi demitido da TV Minas depois de 103 dias da gestão de Aécio.
Em todos esses casos, as vítimas testemunharam que seus veículos de comunicação sofreram intensa pressão do governo do estado, especialmente na pessoa da capanga-mor Andréia Neves. Também testemunharam que depois de suas demissões ninguém em Minas Gerais aceitava dar-lhes emprego, nem mesmo, como disse um deles, de “jornalista de sindicato do interior.”
Toda essa história está contada com detalhes nesse imperdível vídeo-documentário intitulado Liberdade, essa palavra. Se você se interessa pela liberdade de imprensa, reserve 22 minutos para assistir Liberdade, essa palavra. O documentário é trabalho de conclusão de curso de jornalismo (na UFMG) de Marcelo Baêta, e mostra também o amordaçamento do sindicato dos jornalistas em Minas Gerais e a presença censora constante do governo do estado, até mesmo fisicamente, nas emissoras de rádio e redações de jornal. Naturalmente, o trabalho de Baêta já passou a ser devidamente caluniado por um vídeo-propaganda circulado pela máquina aecista.
O documentário nos dá uma idéia horrenda do que seria, sob Aécio Neves, o Brasil – país cuja revista de maior tiragem tem hoje, semanalmente, ampla liberdade para caluniar e insultar o presidente da República.
Leituras relacionadas:
Sobre o vídeo Liberdade, essa palavra.
Aécio Neves pratica censura em Minas Gerais, do Centro de Mídia Independente.
Mordaça na Imprensa Mineira, de José Luiz Barbosa.
Entrevista com Marcelo Baêta, autor de Liberdade, essa palavra.
Aécio Neves infla contas da saúde em R$668 milhões, na Folha Online.
Programa mineiro de saúde usou só 7% dos recursos previstos, na Folha Online.
Ecoando denúncia sobre censura em Minas Gerais, do Cyrano.
Escrito por Idelber às 04:06 | link para este post
| Comentários (38)
#1
Eu já vi o vídeo e recomendo a todos. É excelente e ao mesmo tempo assustador.
E que fique claro: não é um vídeo de propaganda ou proselitismo político. É um vídeo jornalístico realizado dentro da melhor técnica das redações, ouvindo o outro lado (quando este se digna a dar sua versão), mas sem abdicar de mostrar os fatos, de forma crua.
Marcus em setembro 18, 2006 5:37 AM
#2
E se o seu trollzinho tucano vier aqui com aquela resposta mentirosa do Aécio, mande ele pastar.
Marcus em setembro 18, 2006 5:41 AM
#3
Bem dito, Marcus. Eu não enfatizei suficiente o que você falou - trata-se de um trabalho rigoroso, apartidário, que sistematicamente tenta ouvir os dois lados, o que em vários casos não foi possível porque o outro lado se recusava a falar. Mas todas as vezes em que o governo ou os veículos responderam, ele exibiu a resposta.
Idelber em setembro 18, 2006 5:51 AM
#4
tb assino embaixo.
o documentário é obrigatório.
abs,
dra em setembro 18, 2006 8:03 AM
#5
Caro Idelber
CENSURA, CENSURA. Assim como no Amapá são outros episódios de CENSURA. É terrível que isto tenha acontecido em Minas!? Lamentável.
Creio que o único episódio conhecido nacionalmente foi o do Kajuru. Minas não merece.
P.S.
Meu caro Idelber eu estou contigo no Amapá. Mas alí do lado, no Pará, o presidente Lula está com Jáder Barbalho!
Com o presidente Lula apoiando Quércia, Sarney, Barbalho e Crivela, quem será a favor de novas práticas na política?
Paulo em setembro 18, 2006 8:25 AM
#6
Idelber:
Parece que a prática está se espalhando por todo o país, com os governos querendo controlar não só o poder, mas a consciência das pessoas.
Em todos os lugares temos tido exemplos desta postura. Infelizmente, os jornais, rádios e TVs, olham o lado financeiro, primeiro, não vendo que perdem prestígio com isso.
De qualquer forma, a censura é sempre uma ato condenável. Seja política, econômica ou com que justificativa for feita.
Lino Resende em setembro 18, 2006 10:40 AM
#7
Daqui a pouco vão querer que escrevam em novilíngua.
Vivien em setembro 18, 2006 10:51 AM
#8
Parabens pelo texto e pela divulgação e também ao Marcelo Baêta. Em alguns depoimentos, se excluirmos a ausência de violência, parece que estamos perante um documentário sobre a imprensa na época do regime militar - o controle, a pressão, a vigilância. Se acredito que houve coisas positivas no governo mineiro nos últimos anos? Claro que sim, mas atitudes como essas só transferem o foco para a censura e a tentativa de controle da informação e da verdade, mas ela é incontrolável, ela existe por si só.
Aproveito, Idelber, para divulgar uma Lei que pretende alterar o Estatuto do Jornalista em Portugal e que está sendo contestada pelo sindicato da profissão. A lei, se aprovada, impede os jornalistas de se opor a alterações na sua obra pela chefia dos orgãos de comunicaçao e preve a utilizaçao liberada por todos os meios que pertençam ao mesmo grupo economico de comunicaçao. Peço a vc que junte-se às assinaturas e, se possível, divulgue o apelo para um maior número de assinaturas. Obrigado e um abraço!
http://www.jornalistas.online.pt/noticia1.asp?id=4961&idCanal=539&currPos=0
Celinho em setembro 18, 2006 11:21 AM
alex castro em setembro 18, 2006 12:21 PM
#10
Você escreveu dois ótimos posts, contra duas figuras tradicionais da política nacional. No entanto, cabe salientar: dois bons aliados do governo Lula. No Estadão de duas semanas atrás, aventa-se até a possibilidade de Aécio ser o candidato de Lula (com uma possível entrada do governador mineiro no PMDB) para sua sucessão em 2010.
Este será o segundo mandato de Lula. Envolvido com Sarney, tentando seduzir Aécio, defendendo Suassuna Sanguessuga nos comícios da Paraíba. Newton Cardoso, candidato ao Senado apoiado pelo PT, está dizendo a todos os prefeitos de Minas Gerais que sendo eleito ou não senador, será o futuro ministro dos Transportes do governo Lula, e que isso já havia sido acordado entre Lula, Sarney e Renan.
No que diz respeito à imprensa, é sabido também que Lula também não tem muito amor à imprensa. Tentou controlá-la no início do seu mandato e, segundo Elio Gaspari, em recente jantar com a plutocracia nacional, disse, entre outras coisas, que a imprensa é uma forte adversária de seu projeto. Apreço ele não tem pela imprensa, talvez só não tenha o poder para censurar e jogar duro como o neto de Tancredo.
Tudo isso pra dizer que, mais uma vez, essa dicotomia entre tucanos e petistas é cada vez mais superficial. Ao votar em Lula (ou Alckmin), nós estaremos dando poder a esse povo.
Cesar em setembro 18, 2006 12:46 PM
#11
Sabia que ia se interessar pelo video! Beijus
Luma em setembro 18, 2006 4:33 PM
Juca Azevedo em setembro 18, 2006 5:12 PM
#13
Caro Cesar (a resposta também vale para o Paulo): seus argumentos são sólidos, coerentes - eu diria até de coerência excessiva. Eu não tapo com a peneira as lambanças do PT. Inclusive, desfiliei-me em 2004 por achar que algumas delas eram irreversíveis. Os conchavos com Sarney em nome da governabilidade são lamentáveis, assim como o apoio ao Newtão. Quando no PT, eu sempre defendi que com o apoio popular que tem Lula, a relação com o Congresso deveria ser pautada pela pressão aberta, que forçasse os "trezentos picaretas com anel de doutor" a aprovarem projetos de interesse popular. Venceu a outra estratégia, a da negociata, que levou diretamente, claro, ao abraço no valerioduto que a tucanalha havia criado.
Dito isso, ainda assim eu não concordaria com você que dá na mesma. Não dá na mesma, e todos os números do governo Lula, o investimento no social, o estancamento das privatizações, a política externa completamente diferente, a criação de 300.000 vagas na universidade (contra zero vagas criadas por FHC) e muitas outras estatísticas estão aí para provar. Ainda acho que vale a pena apoiar e tentar reverter a coisa por dentro. Acho que eu e você temos a mesma estratégia, com táticas diferentes.
Pode ser que Lula não tenha apreço pela imprensa, mas não vejo as abortadas iniciativas do CFJ e da Ancinav como tentativas de mordaça não. Acho que foram muito mais um intento de "jogar um osso" para a esquerda nacionalista do PT como um cala-boca ante a política econômica paloccista. É uma velha estratégia: deixar a política econômica com os mercado-livristas e entregar a "cultura" para que a esquerda fique calada. Acho que o caso do Aécio é bem diferente.
Mas enfim, aprecio sempre sua contribuição inteligente. Abraços,
Idelber em setembro 18, 2006 5:13 PM
#14
Olá Idelber,
Felizmente mais uma postagem para denunciar aquilo que nós jornalistas já reclamamos há muito tempo, desde a chegada do Aécio ao governo. Eu trabalhava no Estado de Minas quando o Ugo foi demitido e lembro-me muito bem como o caso acabou surgindo como uma espécie de "aviso" a todos os jornalistas que ali trabalham.
Como eu era apenas um repórter, naquele momento sentia sempre um clima de tensão coletiva no local. Afinal de contas, se um editor gabaritado foi demitido no dia seguinte a uma notinha que falava mal do governador, imagine o que aconteceria a um mero repórter que ousasse citar alguma informação desagradável aos olhos do governo.
E pense bem como era um clima de redação onde há uns 60 repórteres, todos pensando dessa mesma forma. É evidente que fica um clima de censura no ar. E o pior: o clima de censura é totalmente apoiado pelos donos dos meios de comunicação. Ou seja, não há pra onde escapar. Só no voto, mesmo.
Paulo (da Andressa) em setembro 18, 2006 6:11 PM
#15
Valeu o depoimento, Paulo, eu sabia que este post ia te interessar. Só posso imaginar o que terá sido uma sala de redação do EM depois da demissão do Ugo.
Celinho, obrigado pela notícia sobre Portugal. Vou ler, sim, com atenção, e tentar me informar antes de qualquer coisa. Valeu o link.
Oi, Lino, Vivien, obrigado pelas primeiras participações aqui. Acabei de chegar de uma visita aos respectivos blogs, interessantíssimos, ambos. Voltarei outras vezes. Valeu.
Idelber em setembro 18, 2006 6:22 PM
#16
Concordo com o Idelber, nunca vi o CFJ e a Ancinav como tentativas de mordaça. Do CFJ posso falar pouco, apenas que todos os repórteres que eu conheço na época falaram que era uma boa iniciativa, e eu achei engraçado: a opinião dos repórteres era completamente oposta à opinião dos meios onde eles trabalhavam.
Quanto à Ancinav, trabalho com vídeo e TV, minha mulher trabalhou muitos anos com TV por assinatura e conheço esse meio melhor do que o jornalismo. Aqui é fácil dizer: a Ancinav não ter sido aprovada é que foi um golpe na democracia, e não o contrário. A falta de regulamentação dos meios de comunicação, principalmente agora que a TV digital está entrando no jogo, é que vai garantir que o controle da produção e distribuição de conteúdo esteja nas mãos de uns poucos, ao invés de permitir uma pulverização do acesso aos meios de comunicação, coisa que as novas tecnologias permitiriam. E na época a mídia tratou de tal forma o assunto que parecia que era justamente o contrário.
Daniel em setembro 18, 2006 6:24 PM
#17
e aí meu querido não vai falar nada sobre o Freud?
ligia em setembro 18, 2006 7:02 PM
#18
Mais um auxiliar íntimo do Lula que cai.
E ele não sabia nada. Como diria o outro, "fraude explica".
Idelber, você ficou sabendo da Universidade Federal do ABC? Foi criada sem prédio. Começaram as aulas num balcão improvisado, alugado.
Zero vagas criadas no governo FHC? Um pouco exagerado.
Mas a diferença entre o FHC e o Lula na educação é que o governo tucano priorizou a educação fundamental, onde o maior número de pobres estão concentrados (ao contrário da elitista universidade pública brasileira). Se as pessoas não conhecem o básico, como irão chegar à faculdade?
Resultado: 97% das crianças estão matriculadas na escola. Número maior ainda que nos EUA.
A nova meta, depois de colocá-las na escola, era melhorar o ensino. O governo Lula não quis. Mais uma oportunidade perdida.
Alexandre em setembro 18, 2006 7:49 PM
#19
O pior é que a estratégia cola. Tem muita gente inteligente caindo no conto do novo salvador da pátria. Triste.
PS: Sobre esse vídeo da "Campanha Aécio 45", o Marcelo Baêta fala sobre ele na entrevista para o "Mídia Independente". Você leu, Juca Azevedo?
Ju em setembro 18, 2006 8:07 PM
#20
Caro Idelber, não quero ter razão nem convencê-lo de nada.
E não imagino que alguma pessoa que eventualmente venha a ler o meu trecho, fique surpresa com a aliança que o presidente Lula estabeleceu (durante o seu mandato) com Sarney. É até compreensível dentro do quadro da montagem de alianças no parlamento. Mas, por exemplo, o partido da candidata Cristina Almeida a senadora no Amapá, o PSB, no estado do Rio é do Garotinho.
Mas a aliança do presidente Lula com Quércia é realmente fora de tudo que eu podia imaginar. O político Quércia era talvez um dos alvos mais antigos da COMPREENSÍVEL irritação do presidente Lula. Daí a minha surpresa. Já as alianças com Jader Barbalho, Newton Cardoso e Crivela são fruto da atual eleição.
Quanto a desastrosa política externa, devemos ter opiniões diversas. Mas espero que neste próximo mandato o presidente Lula se livre do Sr. Marco Aurélio Garcia, com sua nefasta política com características de MALIGNIDADE para nosso país talvez só comparáveis a de Juracy Magalhães.
Sou otimista.
Paulo em setembro 18, 2006 8:18 PM
#21
Pois é, Daniel, e no caso da Ancinav a proposta nem sequer foi debatida. O ministro Gil foi linchado na imprensa, como se estivesse propondo um novo Gulag. Lamentável.
ligia, por que Freud? 150 anos do nascimento dele, é isso?
Dá-lhe Ju. Aliás, é até bom que tenhamos o link para o vídeo calunioso aqui. O próprio vídeo do Aécio já se denuncia.
Caro Paulo, creio que sim, discordamos quanto à política externa. Não a vejo como "desastrada" de forma nenhuma.
Idelber em setembro 18, 2006 8:42 PM
#22
não, não! Freud do PT. Maior rolo. Um cara lá q dizem que pagou não sei quem para dar dinheiro p/ não sei mais quem p/ ir até um hotel comprar um dossiê que provaria que o Serra está envolvido na máfia das ambulâncias. Agora querem a impugnação da candidatura do Lula por causa desse rolo. Veja lá no UOL que tem um monte de matérias de capa sobre isso. Apenas mais uma tentativa de golpe que segue alguma manifestação do FHC, como várias que houveram desde o início do ano passado.
Daniel em setembro 18, 2006 8:46 PM
#23
hahahaha, e os golpistas querem que eu fale sobre isso? Só pode ser piada mesmo. Tô lendo, tô lendo...
Idelber em setembro 18, 2006 8:53 PM
#24
O costume no domingo é ler o EM primeiro que a Folha. Depois de ler a denúncia na Folha sobre a maquiada do déficit zero voltei ao EM e olhei com atenção procurando uma notinha... Nada... Tive certeza...
Ontem, num buteco, com a prima que namora um assessor da secretária de saúde:
Eu: Ele ainda ta trabalhando lá?
Ela: Ta sim.
Eu: Lá só tem pilantra né?
Ela: é mesmo... Sabe aquelas denúncias?
Eu: sei...
Ela: Fulano teve que maquinar os dados. O chefe pediu.
Eu: Viu, lá só tem pilantra.
RodrigoSol em setembro 18, 2006 8:57 PM
#25
ah, os golpistas.... freud explica.... ah os stalinistas, eles moram ao lado... de braços dados com gilberto g(v)il, o mico de circo
diogo em setembro 18, 2006 9:15 PM
#26
Caro Idelber, não tenho nenhum problema em criticar Aécio, Sarney ou Freud.
Mas que esta do Freud parece, como diz o Simão, que estamos mesmo é no país da piada pronta.
Vamos viver leve. Saudações cariocas.
Paulo em setembro 18, 2006 9:38 PM
#27
Pois é... Li a entrevista do Baêta. Mas por que ele não explica o vídeo "Liberdade de Imprensa em Minas" ? Não há explicação sobre o fato dos entrevistados terem negado tudo em outro documentário. A coisa está parecendo como aquelas teorias da conspiração tão utilizadas pelos petistas. Já estou ouvindo gente falar que o PSDB é o responsável pela armação da revista Isto É para atrapalhar o PT. O Serra lidera as pesquisas em SP, sai uma revista arrasadora com sua reputação e ainda temos que ouvir que isso foi uma armação da "direita". Por que todo mundo desmentiu as entrevistas do documentário do Baêta ? Foi todo mundo comprado, até o Kajuru ? É irracional... Não há um bom texto do Baêta explicando isto ?
Juca Azevedo em setembro 18, 2006 9:49 PM
#28
O vídeo chapa-branca colocado no YouTube por usuário cadastrado como "CampanhaAecio45" é vergonhoso e não desmente nem uma única linha do trabalho de Baêta. Vemos Nascimento dizer que não autorizou uso eleitoral de seu depoimento, o que não é o uso feito por Baêta. Vemos Braga dizer que não atribuiu diretamente demissão a Aécio, o que também não desmente nada apresentado no trabalho de Baêta. Vemos um atual funcionário da Itatiaia dizendo que Paulo Sérgio foi demitido por proferir um palavrão, como se um atual funcionário de uma emissora notadamente vigiada pelo governo do estado tivesse liberdade para denunciar algo.
Será que o amigo sabe que Jorge Kajuru está proibido de dar entrevista sobre o assunto? De quem é o interesse nessa proibição? De Baêta? Será que o amigo leu o depoimento acima, do ex-funcionário do EM, sobre o clima de terror na sala de redação?
"Teoria conspiratória", amigo, é achar que dezenas e dezenas de profissionais que já deram testemunho da mesma mordaça estejam todos delirando, ou estejam todos combinados com o PT. Será que foram todos eles comprados? Qual o próximo passo? Achar uma caixa de dinheiro com Baêta, curiosamente vinda de algum filiado do PT?
Notou, amigo, a diferença ética entre um vídeo que ouve o outro lado (o de Baêta, que publica várias explicações do governo) e um instrumento de campanha eleitoral como o vídeo chapa-branca do "CampanhaAécio45" no YouTube?
E reparou na ameaça velada no começo do "documentário" chapa-branca, onde se acusa Baêta de "hospedar o vídeo em um site colocado fora do Brasil para escapar da justiça", assim insinuando que se o vídeo estivesse hospedado no Brasil já teria sido arrancado do ar por alguma ação legal do governo estadual?
Idelber em setembro 18, 2006 10:45 PM
#29
O único clima de terror que tenho notícia foi aquele que retirou o Boris Casoy da Record. O mesmo clima favorável a um Conselho Nacional de Jornalismo, a uma Ancinav e que já prometeu uma reforma para "democratizar" a mídia após as eleições. O clima mais autoritário pós-ditadura (http://politicaecia.nominimo.com.br/?p=373)...
O importante é que você publica meus comentários e permite que os leitores do blog vejam os vídeos mencionados e o texto do Baêta. Assim cada um poderá chegar a sua própria conclusão, e escolher entre o Aécio e a "dupla da liberdade de imprensa" Nilmário e Newtão...
Juca Azevedo em setembro 18, 2006 11:40 PM
#30
Eh impossivel pra mim dizer se a imprensa esta ou nao amordacada em Minas porque moro no exterior. No entanto, se o que Minas tem a oferecer ao jornalismo mundial eh o seu umzinho portal uai.com.br, pode ficar pra quem quizer com angu e couve.
Eh simplesmente medonho, mal organizado, desdentado, pequenininho, e nao da qualquer ideia do que o governo de MG esta fazendo a nao ser o obvio ululante: da vontade eh de agradecer ao presidente da China ou da Croacia por nao saber ainda que a Producao Aecio --marca registrada, todos os direitos reservados-- esta de data marcada com a presidencia do Brasil. A producao esta muito convincente, so nao vai durar quatro anos enchendo o saco... ou vai?
Ivan em setembro 19, 2006 12:26 AM
#31
Pois é, Juca, as regras aqui são bem diferentes das de blogs como o do Reinaldo Azevedo, onde todos os comentários discordantes são apagados e o blogueiro se gaba de ter "posto para correr" os "petralhas", não é mesmo?
De fato, que o leitor julgue por si mesmo...
Idelber em setembro 19, 2006 12:49 AM
#32
Aécio e Anastazia:
essa dupla me dá azia!!!
um abraço Idelber!!!
paulinho (witchhammer)
paulinho em setembro 19, 2006 12:53 AM
#33
Como era de se esperar, o troll tucano de estimação passou olimpicamente pelos fatos narrados em seu post e tentou mudar de assunto, como aqueles trolls que povoam caixas de comentários do Noblat e do Josias de Souza.
A questão não é de censurar as divergências. Eu apagaria tranquilamente os comentários que só têm por objetivo desviar a atenção, como o do Alexandre.
É vergonhoso que alguém dê crédito para aquela imundície do vídeo eleitoreiro do Aécio. Isso depõe contra a inteligência de quem tem coragem de usá-lo como argumento.
Marcus em setembro 19, 2006 3:08 AM
#34
E sim, o "caso Freud Godoy" está, levando em conta os acontecimentos desta segunda feira, com toda cara de armação.
Escrevi uma matéria no Velho do Farol sobre isso, aliás.
Marcus em setembro 19, 2006 3:11 AM
#35
E além de não ter argumentos para refutar, Marcus, ele implicitamente reconheceu que o blog aqui é diferente. Não estão acostumados com blogs que publicam o contraditório.
Idelber em setembro 19, 2006 3:19 AM
#36
prezados senhores ,voces nao acham que a eleiçao de Alckmin ,seria um suicidio politico de Aecio?pois o comparsa de Alckmin,com certeza é Serra.E aí meus amigos,Adeus AÉCIO!!!!
paulo gonçalves em outubro 2, 2006 5:24 PM
#37
Por que este site não possui link "indique este texto a um amigo" ? Ajudaria bastante em sua divulgação!
Márcio de Moura Siqueira em outubro 18, 2006 3:54 PM
#38
acessem o site: www.novojornal.com.br e voces veram algumas notas sobre este governinho que manda em MInas. Abracos Um mineiro indignado
t em junho 26, 2008 11:27 PM
Deixe seu comentário: