Meu Perfil
Um weblog anti-apocalíptico sobre polí­tica, música, futebol e literatura.



email: idelberavelar gmail ponto com
Sobre o autor
 Curriculum Vitae
 Página pessoal em Tulane
 Prêmio Itamaraty (pdf)
 The Untimely Present
 The Letter of Violence
 Alegorias da Derrota
 Ensaio sobre o PT
 Balanço Governo Lula
 Ensaio Música Mineira
 Ensaio sobre 11/09
 Entrevista no Chile
 Entrevista no Gravatá
 Ensaio sobre o Galo


Sobre ela
 Um defeito de cor
 Ao lado e à margem do que sentes por mim
 Prêmio Casa de las Américas
 Comentário de Millôr
 Comentário de Risério
 Resenha na Folha de Pernambuco
 Entrevista na Record
 Entrevista na Globo News
 Entrevista na Novae (2002)


Direto do arquivo
 Decálogo do blogueiro
 Perfil do direitista tupiniquim
 ABC das eleições americanas
 Valsa, Polca e Maxixe
 Discoteca do Mangue Beat
 Homenagem a Silviano Santiago
 A Globo e as eleições
 Katrina, em 10 datas
 On Cult studies and blogs
 Bloomsday
 Sobre o luto
 Entrevista com José M. Wisnik
 Entrevista com Martín Kohan


Histórico
 maio 2008
 abril 2008
 março 2008
 fevereiro 2008
 janeiro 2008
 dezembro 2007
 novembro 2007
 outubro 2007
 setembro 2007
 agosto 2007
 julho 2007
 junho 2007
 maio 2007
 abril 2007
 março 2007
 fevereiro 2007
 janeiro 2007
 novembro 2006
 outubro 2006
 setembro 2006
 agosto 2006
 julho 2006
 junho 2006
 maio 2006
 abril 2006
 março 2006
 janeiro 2006
 dezembro 2005
 novembro 2005
 outubro 2005
 setembro 2005
 agosto 2005
 julho 2005
 junho 2005
 maio 2005
 abril 2005
 março 2005
 fevereiro 2005
 janeiro 2005
 dezembro 2004
 novembro 2004
 outubro 2004


Assuntos
 Clube de leituras
 Fenomenologia da Fumaça
 Filosofia
 Futebol e redondezas
 Gênero
 Literatura
 Metablogagem
 Música
 New Orleans
 Polí­tica
 Primeira Pessoa



Visito
 Acontecimentos
 Afrodite sem Olimpo
 Afonso, o Chato
 After the Fall
 Agência Carta Maior
 Aguafuertes
 Alcinéa Cavalcante
 Alê Felix
 Além do jogo
 Alessandra Alves
 Alfarrábio
 Amante profissional
 Ane Aguirre
 Animot
 Antônio Carlos Miguel
 Ao mirante, Nelson!
 Bala perdida
 Balípodo
 Bereteando
 Biajoni!
 Bibi's Box
 Big muff
 Blog do Alon
 Blog do Cássio
 Blog do galinho
 Blog do Juarez
 Blog do Mello
 Blog do Rovai
 Blog do Sakamoto
 Blog dos Perrusi
 Blogafora
 blowg
 The brain eaters
 Brainstorm # 9
 Branco Leone
 Bratislava
 Bugio
 Caldos de tipos
 Caquis caídos
 O carapuceiro
 Carla Rodrigues
 Carnet de notes
 Carreira solo
 Carta da Itália
 Caryorker
 A casa da colina
 Casa da tolerância
 Casa de paragens
 Catarro Verde
 Catatau
 Cinefilia
 Cinematógrafo
 Cintaliga
 Cocadaboa
 Conejillo de Indias
 Contra Capa
 Contraditorium
 Controvérsia
 Conversa afiada
 Cria Minha
 Cris Dias
 Crônicas perversas
 Cultura e barbárie
 Cyn City
 Cynthia Semíramis
 Uma dama não comenta
 Daniel Lopes
 De olho no fato
 De primeira
 De Rasuras
 Dez polegadas
 Diálogico
 Diário da Lulu
 Diário da Odalisca
 Diário de Bordo
 Diario de trabajo
 Diário gauche
 Diplomacia bossa nova
 Discoteca básica
 Dissidência
 Dito assim parece à toa
 Doidivana
 Don Quijote
 Dossiê Alex Primo
 ¡Drops da Fal!
 Duas Fridas
 É bom para quem gosta
 É por aqui que vai pra lá?
 eblog
 Ecologia Digital
 Enloucrescendo
 Enquanto seu blog não vem
 Epicaos
 EraOdito
 Escrúpulos Precários
 Eugenia in the meadow
 O eu profundo
 Fabricio Carpinejar
 Faca de fogo
 Faça sua parte
 Favoritos
 A Feminista
 Ferréz
 Fiapo de jaca
 Fósforo
 Fina flor
 Fogo nas entranhas
 Fotógrafos brasileiros
 Frankamente
 Futebol, política e cachaça
 Gabinete dentário
 Galo é amor
 Garotas que dizem ni
 Gejfin
 Gravatá
 Gravataí Merengue
 Groselha news
 Guga Alayon
 Guia de literatura
 Hedonismos
 Hermenauta
 Histórias do Brasil
 HQ e cultura
 Hunny.bunny
 Idéias mutantes
 Impedimento
 Impostor
 Imprensa Marrom
 Incautos do ontem
 Ingresia
 InternETC
 Interney
 Ius communicatio
 jAGauDArTE
 Jon Kepa
 Juca Kfouri
 Juliano Rosa
 Kit Básico da Mulher Moderna
 La lectora provisoria
 Lembrança eterna de uma mente sem brilho
 Letícia na web
 Liberal Libertário Libertino
 Limpo no lance
 Linkillo
 Lino Resende
 Lixo Tipo Especial
 Lixomania
 Lord Broken Pottery
 Luis Nassif
 Luz de Luma
 Mac's daily miscellany
 Maísa na blogosfera
 Uma Malla pelo mundo
 Marcelo Coelho
 Marconi Leal
 Marmota
 Martelada
 Meio bossa nova
 Melômano
 Meta.comunix
 Milton Ribeiro
 Mineiras, uai!
 Mino Carta: direto da Olivetti
 Mothern
 Monolingua
 Mox in the sky with diamonds
 Música popular do Brasil
 Na média
 Na prática a teoria é outra
 Nababu
 Nación apache
 Nalu
 Nei Lopes
 Noncapisconiente
 Nova corja
 Novo mundo
 Nóvoa em folha
 Odisséia literária
 Óleo do diabo
 Olho de boi
 Onde anda Su?
 Ontem e hoje
 A Ostra e o vento
 Outros dias
 Overmundo
 Palestina do espetáculo triunfante
 Pálido ponto branco
 Panóptico
 Para ler sem olhar
 Paralelos
 Parede de meia
 Pátria futebol clube
 Pecus Bilis
 Pedro Alexandre Sanches
 Pedro Dória
 O pensador selvagem
 Pensamentos esparsos
 Pensar enlouquece
 Perto do coração selvagem
 Pirão sem dono
 Poemas del alma
 Ponto media
 Por um punhado de pixels
 Porão abaixo
 Posthegemony
 Prás cabeças
 Prosaico20mgs
 Puente aéreo
 Quando, onde e como
 Que cazzo
 Querido leitor
 Rafael Galvão
 Recordar repetir elaborar
 Retrato do artista quando tolo
 Ricardo Antunes da Costa
 Río fugitivo
 Rizomas
 Roda de ciência
 Rosebud NYC
 RS urgente
 Sandino
 Seqüências parisienses
 Sergio Leo
 Serbão
 Sérgio blog 2.3
 Silenzio, no hay banda
 O sinistro
 Sob(re) a pálpebra da página
 Soninha
 Soninha (gabinete)
 A Sopa no exílio
 Sovaco de cobra
 Sub rosa v.2
 Superfície reflexiva
 Talqualmente
 Tapera
 Taxitramas
 Tentativas de mitologia
 Terapia Zero
 Tiago Dória
 Todo prosa
 Todos os fogos o fogo
 Tordesilhas
 Torero
 Torre de marfim
 Três amigos
 Tudo pode acontecer
 Tudo que é sólido se desmancha no ar
 Túlio Vianna
 Umbigo do sonho
 Ultimas de Babel
 Universo anárquico
 Vejo tudo e não morro
 Velho do farol
 Viajando nas palavras
 La vieja bruja
 A vida em palavras
 Virunduns
 A volta dos que não foram
 Zema Ribeiro




selinho_idelba.jpg


Movable Type 3.36
« A direita golpista mostra suas garras :: Pag. Principal :: Amapá Urgente: Mais notícias das agressões de Sarney contra a jornalista Alcinéa Cavalcante »

quarta-feira, 20 de setembro 2006

Contra o golpismo, desta vez com ponderação

datafolhafotos.gif A coisa esquentou aqui ontem. Já era esperado. O post foi escrito num momento de indignação com o papel da mídia nos recentes escândalos. Acho que traduzi o sentimento de muitos colegas blogueiros sobre o episódio. Levei cacetadas de outros colegas também. Já outros amigos pediram ponderação. Tudo é parte do jogo.

Não retiro nada do que disse, mas coloco na mesa, em outro tom, algumas observações sobre o caso do dossiê contra Serra e a compra deste por integrantes do PT.

1. Quem já fez campanhas políticas sabe: dossiês incriminatórios contra concorrentes é o que há de mais comum. Perguntem ao Rafa. Comprar informação não é crime. Se a informação veiculada é falsa, configura-se crime de calúnia, obviamente. Se o dinheiro usado para a compra da informação é sujo ou de origem escusa, trata-se de outro crime. Mas a compra de dossiê, por si só, não é ilegal. Se eu tiver aqui um dossiê incriminando um candidato a prefeito de BH e quiser vendê-lo, o problema é meu e do comprador – contanto, repito, que o dossiê não contenha calúnia e o dinheiro seja limpo.

2. No caso da compra do dossiê sobre a suposta participação de José Serra no esquema dos sanguessugas, nada, absolutamente nada foi provado sobre a origem do dinheiro nem sobre a veracidade (ou não) das acusações que poderiam se desprender dali. A partir da prisão de Gedimar Passos e de Valdebran Padilha com R$1,7 milhão pela Polícia Federal – e da confirmação de que se tratavam de petistas – a mídia brasileira abandonou completamente a investigação do conteúdo da denúncia e iniciou a caça às bruxas sobre a compra do dossiê, como se a compra de um dossiê fosse mais importante que um mega-esquema de superfaturamento de ambulâncias que já opera há anos. A suposta compra de um dossiê que está na internet há tempos ganhou prioridade sobre os documentos e cópias de cheques revelados pela matéria. A parcialidade e a ânsia de produzir fatos contra a candidatura Lula é gritante.

3. Gedimar revela à PF que seu contato para a compra do dossiê era “um tal Freud ou Froud” – é curioso que um advogado e ex-policial federal se lembre em termos tão vagos do nome do contato de uma transação de R$1,7 milhão. Chega-se a Freud Godoy, assessor direto de Lula. A partir daí o PSDB e o PFL protocolam junto ao TSE um pedido de investigação da candidatura Lula! Começa a circular na mídia a palavra "impugnação"! Qual a prova existente contra Freud? Nenhuma, a não ser uma menção de alguém em poder da polícia. Mas isso é suficiente para que a oposição queira impugnar a candidatura de Lula. Começam a exigir que “Freud explique.” Explique o quê? Estão invertidas as coisas agora? Não é quem faz a acusação que tem que provar? Para piorar, a imprensa começa a publicar coisas como Envolvidos receberam dinheiro da União. Ora, se eles trabalham para a União, receberiam de quem? De Nelson Mandela? É como se eu fosse acusado de algo aqui e logo depois se publicasse: “Idelber Avelar recebe dinheiro de Tulane”. Acho que para a população não cola, sabe? Mas para o TSE, como se trata de investigar Lula, cola. Por outro lado, a CPI já instaurada para investigar a máfia dos sanguessugas não teria a obrigação de ouvir José Serra, que é o objeto das denúncias? Não, diz o membro da CPI José Carlos Aleluia (PFL-BA), porque afinal de contas ele é um homem de bem. Dá para engolir?

4. No meio da tarde de ontem, a Revista Época divulga uma nota em que afirma que um de seus repórteres havia sido procurado por Oswaldo Bargas, ex-secretário do Ministério do Trabalho e atual responsável pelo capítulo de Trabalho e Emprego do programa de governo de Lula. Segundo a Época, a reunião ocorreu e teve também a presença de Jorge Lorenzetti, analista de risco e mídia da campanha de Lula. Ainda segundo a revista, Bargas teria afirmado que as denúncias seriam fortes o suficiente para desmoralizar o candidato do PSDB ao governo do Estado de São Paulo, José Serra, e o ex-ministro da Saúde, Barjas Negri. O relato da revista conclui com a notícia de que Berzoini, presidente do PT, havia sido avisado da reunião mas não do teor das denúncias. O que faz a Folha? Lança uma manchete que diz Berzoini sabia da reunião de Bargas!, manchete essencialmente desonesta, na medida em que leva a crer que Berzoini soubesse do que se tratava. Logo depois a Época teria recebido um telefonema dizendo que o denunciante havia desistido do caso. Pergunta: mesmo que tudo tenha acontecido como relata a revista, o que, exatamente, nesta trajetória, configura crime? Nada, mas isso não importa. Páginas e mais páginas são dedicadas aos churrascos de Lorenzetti. A figura, obviamente, pede demissão.

5. Depois de prometer revelar o nome de outro petista “ilustre” envolvido no escândalo, o blog do Noblat anuncia que o famosíssimo Expedito Afonso Veloso, diretor de Gestão de Risco do Banco do Brasil, teria participado ativamente da operação de montagem do dossiê. Na verdade, ele teria dito a um amigo que “fui eu que investiguei tudo e montei o dossiê.” Filiado ao PT, foi gerente de divisão do banco, um cargo de quinto escalão. A filiação ao PT, claro, é importantíssima para a imprensa. Menos importante, e não formulada, é a pergunta óbvia: por que o PT pagaria R$ 1,7 milhão por um dossiê montado por um de seus filiados?

6. Em todo o imbróglio, a imprensa simplesmente abandonou a denúncia sobre a máfia dos sanguessugas e tratou o caso da compra de um dossiê como se fosse o estupro de uma criança de 4 anos. Onde está o crime, não visto até agora por ninguém exceto pelos mesmos de sempre?

7. Os exemplos do papel lamentável da imprensa são legião, mas assistam esse vídeo da entrevista da TV UOL com o Presidente do TSE, Marco Aurélio Mello. A primeira pergunta do repórter já deixa claras as intenções: o que precisa acontecer para que a candidatura de Lula seja impugnada? A pergunta é tão vergonhosa e tendeciosa que o próprio repórter engasgou e sentiu a necessidade de inserir um “ou não” depois do subjuntivo do verbo “ser.”

8. Em todo o episódio, o Ministro Mello comprometeu seriamente sua neutralidade magistrada ao entreter a hipótese de impugnação da candidatura Lula, ao dar entrevistas especulando sobre a possível responsabilidade “do estado” nos grampos telefônicos e também ao supor que seria “muito difícil” detectar os responsáveis. Tudo isso antes de qualquer investigação. No meio da crise, o Ministro Mello não só acata a requisição contra Lula, mas também recebe os presidentes de PSDB e PFL para um “bate-papo”. Esse é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Não seria o caso de se manter uma posição um pouco mais equidistante?

9. O post de ontem pode ter sido um pouco incendiário, mas acho que ele reflete o que pensam muitos brasileiros. Inclusive, já com mais de 48 horas de escândalo, as pesquisas não se alteraram. Se você ler com cuidado os comentários feitos até mesmo em blogs visivelmente pró-tucanos como o de Josias de Souza, verá que eu não sou o único. Até mesmo ali a defesa do mandato de Lula e a indignação com o golpismo ganham por vasta maioria. Não acredito que os leitores de Josias sejam exatamente beneficiários do bolsa-família.

10. Aos amigos que questionaram o meu uso de comentários do blog de José Dirceu: continuo tão crítico de José Dirceu como sempre fui. Mas não acho que isso deva desqualificar aqueles que ali escrevem. Por outra parte, como dito acima, eu poderia ter recolhido comentários idênticos até mesmo no blog do Josias Tucano de Souza.

Sim, o futebol nos ensina várias coisas. Uma delas é que um time que está perdendo de 6 x 2 não tem nenhuma autoridade para pedir ajuda ao juiz ou recorrer ao tapetão. Fica feio.

Por tudo isso, na sexta-feira da semana que vem pego o avião para depositar meu voto belo-horizontino em Lula. Confesso que com o clima criado pelo golpismo lacerdista, é difícil não sentir um gostinho especial nesse voto e na vitória de Lula. Gostaria sinceramente de ver o debate político no Brasil atendendo ao pedido de meu amigo Inagaki, que clama por mais civilidade e menos polarização. Pelo que vi até hoje dos métodos usados pela oposição para “sangrar” Lula, acho difícil, infelizmente.

PS: para desarmar os espíritos, um belo post de Cláudio Costa sobre os sapos e a filosofia. Vão .



  Escrito por Idelber às 03:24 | link para este post | Comentários (146)


Comentários

#1

Muito compreensível a sua indignação, caro Idelber.

O dado é que com o presidente Lula praticamente re-eleito, o partido volta-se para a eleição de governador de S.Paulo. E desde que somos governados por paulistas, a cerca de 11 anos e 9 meses (incompletos), os dois principais partidos levam para o plano federal as disputas bandeirantes. TALVEZ O ALVO DO DOSSIÊ NÃO SEJA A ELEIÇÃO FEDERAL!

O desespero do partido em relação a posição favorável do ex-prefeito da capital (inexplicável também para um carioca) é patente, desde o dia que o ex-prefeito de Campinas foi chamado ao Palácio do Planalto (creio que quatro meses atrás). A surpresa se deu porque Quércia era o mais antigo adversário do - ainda não - presidente Lula (no mesmo palanque apenas nas Diretas), já que Maluf era inimigo (pois era ostensivamente da direita). E diga-se, adversário regional, o que torna a aliança com ele muito mais ‘difícil de engolir’ do que as alianças com Sarney (voltada ao Congresso), e as atuais alianças eleitorais com Newton Cardoso, Jáder Barbalho e Crivela.
Quércia aceitou, docemente constrangido, o chamamento dos assessores do presidente para uma aliança em S.Paulo. Quem recusaria? Quem recusaria um pedido do partido do presidente para visitar o Planalto?

Agora estamos nós aqui do Brasil todo, degustando a troca de desaforos do maniqueísmo originado em S.Paulo! Em vista disso somos obrigados a ver na TV o Mercadante, tal qual um Marcos Paulo canastrão na novela das 8, soltar no ar “A quem interessa o dossiê? A quem interessa o dossiê? A quem interessa o dossiê?”. E incrível...nenhum repórter dos que estão à sua volta dizem: A você Mercadante!!!!!! Mas acho que Manoel Carlos não vai escrever esta fala.

O episódio parece confirmar que o presidente Lula com a força do povo do seu lado tem recorrentes problemas com seus assessores (que antes mesmo da ética, não tem noção de perigo). Por isso caro Idelber, já que na eleição para presidente a maioria do povo brasileiro (aparentemente) se definiu, não gaste sua indignação com assessores, eles não merecem sentimentos legítimos.

Paulo em setembro 20, 2006 5:46 AM


#2

Peraí, é claro que a compra do dôssie por si só já são vários crimes. Por isso que a compra é feita em dinheiro vivo e não em cheque administrativo...

É um gasto de campanha não contabilizado. Se é não contabilizado, o dinheiro para sua compra tb não é informado na origem (caixa 2), o que por si só o torna ilícito.

andre lopes em setembro 20, 2006 6:54 AM


#3

Não seria hora, Idelber de um voto de desconfiança. Não é necessário apoiar a "tucanada", mas a ingenuidade esta chegando ao limite do rídiculo. Os argumentos para defender tantas práticas ilegaís, são de lascar.

mauro alvim em setembro 20, 2006 7:42 AM


#4

Olhando o quadro atual dá para concluir que é muito mais fácil aceitar, e se refazer da infidelidade amorosa, do que da perda de um ideal. Desculpem a rude franqueza, mas vocês estão parecendo uns "cornos mansos".

mauro alvim em setembro 20, 2006 7:57 AM


#5

idelber, sobre teu post de sábado 16: é incrível como a imprensa (porca) muda a notícia ou o tom que a mesma tem que ser dada, de acordo com seus interesses. a "matéria" abaixo, foi publicada na edição de hoje (20), no jornal o estado do maranhão, do sistema mirante (anagrama de mentira), pertencente ao "clã" sarney:

Sarney lidera a disputa para o Senado no Amapá com 48,9%
Senador tem mais de 20 pontos percentuais de vantagem sobre a 2ª colocada

Se a eleição para o Senado no Amapá fosse hoje, o ex-presidente e senador José Sarney (PMDB) seria reeleito para um terceiro mandato, com larga vantagem sobre o segundo colocado, no caso a candidata Cristina Almeida (PSB). De acordo com pesquisa feita pelo instituto GPP, do Rio de Janeiro, Sarney teria 48,9% dos votos contra 28,3% da candidata do PSB. O levantamento feito pelo GPP mostra o ex-presidente com vantagem de mais de 20 pontos percentuais sobre a segunda colocada na corrida senatorial.
De acordo com os números do GPP, o ex-presidente José Sarney está na frente na capital e em todas as regiões do Amapá. Em Macapá, que além de capital é a maior cidade daquele estado, Sarney tem 47,3% das intenções de voto, enquanto Cristina Almeida conta com 31,5%, uma vantagem de 16 pontos percentuais. No interior, que inclui a cidade de Santana, a segunda maior do Amapá, José Sarney amplia sua vantagem sobre sua adversária: ele tem 43% das intenções de voto contra 19% da candidata do PSB, uma vantagem de 24 pontos percentuais.

Apoio
Além do seu partido, o PMDB, o senador José Sarney tem o apoio de vários partidos, entre eles o PT e o PDT, este último tendo o governador Valdez Góis como candidato à reeleição. De acordo com todas as pesquisas, Góis tem larga vantagem sobre o segundo colocado, João Capiberibe, também do PSB, que teve cassado seu mandato de senador por crime eleitoral.
Um dos mais respeitados institutos de pesquisa do Rio de Janeiro, que tem como um dos seus dirigentes o prefeito César Maia, considerado um dos grandes especialistas do país em estatística e pesquisas de opinião, o GPP ouviu 1.406 entrevistados em todo o estado do Amapá no período de 13 a 18 deste mês. A pesquisa tem margem de erro de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá sob o protocolo 112/2006.

zema ribeiro em setembro 20, 2006 8:45 AM


#6

Concordo com a maioria dos seus argumentos Idelber, principalmente depois de arrefecidos os animos.. Fico indignado com o golpismo de algumas pessoas do PSDB,PFL, PMDB, mas essas pessoas das maquinas dos partidos, são as mesmas que querem o poder a qualquer preço, que provavelmente têm ideias compativeis com o Sarney. Como o Inagaki disse, não podem ser tomadas pelo todo, assim como as muitos politicos do PT.
Há uma tentativa de vender o peixe de que Lula tem que ser derrubado a qualquer preço. Isso é muito triste, mas é (parte) da imprensa que temos. Vale lembrar que algumas pessoas pediram a renúncia ou o impeachment de FHC na epoca do apagão. Não estou justificando os golpistas do momento, muito pelo contrario..O que acho é que a sede de poder as vezes cria monstros como esses que pedem essas coisas.

Estão exagerando no caso do Lula? Com certeza. Estão omitindo a investigaçao do que há no dossier? Está claro que sim. Na minha modesta opiniao, o que motiva alguns colunistas e jornais(e nao estou falando dos tucanos obvios), é a ânsia de dizer que o Lula ou mais propriamente o PT não sao os santos que pregavam. Nao acho que seja tendenciosismo, acho que é mais um prazer do filho em desmascarar que o pai tbm come com as mãos as vezes (perdoando a variedade de interpretaçoes dessa metafora)..
Concordo que a compra do dossier não é crime(ate eu e vc poderiamos compra-lo) o que é crime é a origem do $ e o que é imoral é a utilizaçao do que compramos. E o que pode ou nao ser crime é se o conteudo do dossier é ou nao verdadeiro(podendo ser calunia em caso de flasidade de acusaçoes). E é isso que tem que ser investigado, TAMBEM.
Um abraço!

Celinho em setembro 20, 2006 9:19 AM


#7

Idelber,

A mídia, nesse caso, inverte a lógica da investigação, como vc mesmo bem falou. E para fazer um exercício de como essa prática é comum na imprensa tucana, basta rever algumas edições do Jornal da Alterosa (afiliada do SBT em Minas) e do MGTV, da Rede Globo, quando das denúncias de envolvimento de Aécio Neves com Marcos Valério e o esquema de caixa dois.

Naquela época, estava a cada dia mais claro o envolvimento entre o governo do estado e a máfia de Valério. Vejamos porquê: o esquema foi montado inicialmente para beneficiar o ex-governador Azeredo, do PSDB, à reeleição, em 1998. Pois bem, quatro anos depois, o PSDB chega ao Palácio da Liberdade na figura de Aécio Neves.

As agências de Marcos Valério prestaram dezenas de serviços ao governo, como as campanhas publicitárias milionárias de déficit zero. Tudo isso deixava um clima de desconfiança no ar. Porém, se havia alguma denúncia, ela acontecia de trás-pra-frente nos jornais. Começava com "O governador Aécio Neves negou as denúncias de favorecimento no esquema de caixa dois..." e terminava por ali mesmo.

Porém, quando se tratava do governo federal, a lógica era outra: "Denúncia envolvendo o governo federal diz que..." e só após todo o escarcéu é que se dava a versão do governo.

O que estou falando está documentado, gravado, basta ir lá pra conferir. E as acusações envolvendo Aécio Neves circulavam diariamente pelos corredores das redações dos jornais e nos encontros de jornalistas nos butecos. Mas alguém denunciar seria outra história.

Um abraço do também indignado,
Paulo

Paulo (da Andressa) em setembro 20, 2006 9:28 AM


#8

Muito bom post. Se me permite algumas ponderações.

0. Uma pessoa inteligente como você cair nessa baboseira de golpismo me deixa imensamente triste. O PT durante anos ficou com aquela ladainha de "Fora FHC". Isso é ridículo. Ficar colocando esse medo de "golpismo" para proteger alguém é um estilo de política perigoso, populista, chavista. Representa o atraso latino-americano dos caudilhos e "salvadores do povo".
O governo PT já deu motivos o suficiente para um impedimento e nem por isso ocorreu. Deu mais motivos judiciais e provas que um tal Collor.

Por isso eu ORDENO: Não quero mais essas palavras de GOLPISMO vindo de você. És um dos poucos esquerdistas que ainda consegue um tiquinho de lucidez, deixando a religião de lado.

P.S.: O negócio de ORDENO é só brincadeira...


1. Chamar o que o PSDB e o PFL estão fazendo de golpismo não é muito verdade. O fato é que dois petistas foram pegos com 1,7 milhão de reais em dinheiro vivo pela Polícia Federal.

2. Há de se elogiar o trabalho da PF e o cuidado que está tratando o caso.

3. É claaaaaaaaaro que o PSDB e o PFL iriam se utilizar do caso, isso é do jogo político. Mas que isso foi uma trapalhada de alguns do PT não há dúvidas.

4. Não nos esqueçamos que o PT também já tentou algumas vezes utilizar-se de dossiês... não se esqueçam da tal "Pasta Rosa" e da Lista de Furnas.

5. Uma coisa não bate em seus argumentos: se o conteúdo do dossiê já é "conhecido há tempos" justificativa para dezenas de teorias do porque da compra, como agora esses cheques apareceram? Só agora? Mas já não eram conhecidos há tempos? E porque até agora ninguém havia falado neles? Algo não bate...

5.1 - ...mas, eu reamente não vi. O que esses cheques provam?

6. Agora não tem chororô. Até acredito que o Lulla não sabia de nada, mas não dá para acreditar que Berzoini não soubesse do conteúdo do encontro.

Imagine a cena: um dirigente do PT avisa ao Berzoini, Presidente do PT, que irá se encontrar com um jornalista da Revista Época em plena campanha eleitoral.

E Berzoini não pergunta porque?????? Não tem a menor curiosidade??? Você não perguntaria??? Alguém não perguntaria??

Me engana que eu gosto...

7. Porque só agora, os Vedoin aparecem com denúncias sobre Serra?? Porque não logo no início quando começaram a ser investigados? Moeda de troca?

8. O mais importante de tudo: DE ONDE SAIRAM OS 1,7 MILHÕES DE REAIS.

[]'s Pablo Vilarnovo

Pablo Vilarnovo em setembro 20, 2006 9:41 AM


#9

O engraçado deste "golpe" é que todos os envolvidos são do PT. Fico procurando gente de outros partidos, mas não há um só. Que golpe de direita estranho...

Sugiro aos assinantes da Folha lerem as colunas do Josias de Souza na Folha. Há em arquivo todas suas colunas dos oito anos do governo FHC. Escolham uma amostra, ou leiam todas. Naquela época ele era chamado de petista.

Outra coisa estranha é o Márcio Thomaz Bastos não permitir que imagens do dinheiro apreendido apareçam, mas a TV e os jornais não param de mostrar imagens das fotos e fitas de vídeo apreendidas pela PF. Imparcialidade é isso...

E não venham me chamar de tucano. Voto no Cristóvão Buarque...

Juca Azevedo em setembro 20, 2006 9:49 AM


#10

Há faltou um ponto:

9 - O que dois integrantes do PT, e por favor, não venha colocar dúvidas disso, de que eles estavam agindo PARA o PT, estavam fazendo com 1,7 milhões de reais para comprar algo que "há tempos" já era conhecido?

Pablo Vilarnovo em setembro 20, 2006 9:57 AM


#11

Cara, como pedir que a gente não polarize as coisas? Como exigir que a gente seja ponderado e imparcial se quem pede isso faz justamente o contrário?

Idelber, a mim me parece claro: a direita está desesperada e não consegue engolir os índices de aprovação do governo Lula. Só lhes resta partir para a baixaria, a agressão, a mentira, o golpe.

O mais engraçado é que nenhum blog ou site mantido por um direitista é capaz de rebater argumentações como as suas. Você afirma e prova. Se não prova, indica caminhos para que o leitor possa investigar por conta própria. A direita o que faz? Repete velhos bordões, bate na tecla de acusações infundadas e só. Se a verdade estivesse com eles, conseguiriam provar tudo o que falam. Mas cadê? Onde estão as provas?

E depois dizem que o povo se contenta com o bolsa-família. Eu não recebo bolsa-família. Você recebe, Idelber? Seus leitores? Isso só mostra, mais uma vez, que há uma progressiva tomada de consciência no Brasil. Lula não fez um governo exemplar, talvez tenha até cometido mais erros que acertos; mas é o único que pode promover o diálogo possível do Brasil com o mundo e do Estado com a sociedade.

Por isso é Lula de novo!

Bruno Ribeiro em setembro 20, 2006 10:10 AM


#12

Há algo que não entendo em simpatizantes petistas. É a tolerância à mentira. Os políticos do partido mudam suas versões o tempo todo na TV e não há um só post sobre isso. O Genoíno jurou que não sabia de nada, e aí foi comprometido por sua assinatura. O João Paulo Cunha jurou que sua mulher foi só pagar uma conta da Net, e aí apareceu o extrato no Banco Central. Agora o Berzoini dá um entrevista na segunda-feira, e no dia seguinte percebe-se que era conversa pra boi dormir. Ninguém reage a isso ? A ética é relativa ?

"Porque é que, na maior parte das vezes, os homens na vida quotidiana dizem a verdade? Certamente, não porque um deus proibiu mentir. Mas sim, em primeiro lugar, porque é mais cómodo, pois a mentira exige invenção, dissimulação e memória. Por isso Swift diz: «Quem conta uma mentira raramente se apercebe do pesado fardo que toma sobre si; é que, para manter uma mentira, tem de inventar outras vinte». Em seguida, porque, em circunstâncias simples, é vantajoso dizer directamente: quero isto, fiz aquilo, e outras coisas parecidas; portanto, porque a via da obrigação e da autoridade é mais segura que a do ardil. Se uma criança, porém, tiver sido educada em circunstâncias domésticas complicadas, então maneja a mentira com a mesma naturalidade e diz, involuntariamente, sempre aquilo que corresponde ao seu interesse; um sentido da verdade, uma repugnância ante a mentira em si, são-lhe completamente estranhos e inacessíveis, e, portanto, ela mente com toda a inocência."

Friedrich Nietzsche, in 'Humano, Demasiado Humano'

Juca Azevedo em setembro 20, 2006 10:19 AM


#13

Excelente post, Idelber! Duas coisas a acrescentar:
- Tentaram vender um dossiê das contas tucanas em Cayman para o Lula que, num ato de grandeza, repudiou o documento. Compare o enfoque da mídia (ou merdia, se preferir) naquela ocasião com o de agora.
- Os comentaristas amestrados vêm repetindo insistentemente que os eleitores de Lula são menos instruídos e não saberão utilizar a máquina de votar corretamente. Este argumento dá margem a fraudes, inclusive porque o Marco Aurélio (primo delle) faz parte do complô pra desestabilizar a candidatura Lula.

Hermes em setembro 20, 2006 10:49 AM


#14

Muito bom post, e bem melhor explicado, agora. Já estou preparando meu 'trackback'...

catatau em setembro 20, 2006 10:57 AM


#15

Acabei de vir do blog do Noblat. Ele é muito mais indecente que o Josias, Idelber. Nos anos em que ficou afastado do jornalismo, o Noblat trabalhou na agência de publicidade baiana Propeg, de propriedade de protegidos do hamster ACM (na verdade ele está mais pra ratão ou o muskrat daí da tua região). Portanto, o Noblat não é apenas mal intencionado, tem notórias ligações com o pefelê nordestino.

Hermes em setembro 20, 2006 11:21 AM


#16

Hermes - "Os comentaristas amestrados (...)" Quem são esses comentaristas? Ou você "ouviu falar" de alguém que "ouviu falar" que "alguém falou"? Onde você leu isso? Poderia colocar alguma fonte aqui?

- A "grandeza" de Lula no Dossiê Cayman pode ser vista aqui:

http://comtudo.com.br/materia.php?id=38

Pablo Vilarnovo em setembro 20, 2006 11:22 AM


#17

Excelente, Idelber. Vou linkar no meu blog, tá? Muito bom mesmo. E sim, nosso voto em 01 de outubro tem um gostinho a mais: o gosto de defender o que deseja a maioria do eleitorado brasileiro, a reeleição do presidente Lula!

Kellen em setembro 20, 2006 11:28 AM


#18

Ao Juca:

Não há tolerância à mentira no PT. Todos os petistas envolvidos em denúncias de corrupção foram afastados do partido. Inclusive alguns contra os quais não se provou nada.

O que nós temos é discernimento para compreender o mecanismo da história, já que vocês são sempre tão imediatistas. Acham que derrubando Lula estarão prestando um grande serviço ao Brasil, quando na verdade estão pouco se explodindo para isso aqui. Pudessem e pegavam o primeiro avião para Miami.

Não há como querer o bem do País e fazer campanha pela volta do tucanato. É notória a falta de compromisso que vocês sempre nutriram pela pátria e pelo povo. Basta dizer que querem derrubar Lula, um presidente eleito democraticamente e que será reeleito pela vontade da maioria. Vocês não têm o menor respeito pela opinião do povo, vão querer falar em democracia?

Por sorte ninguém mais leva vocês à sério. Estão sitiados naquela meia-dúzia de blogs controlados por liberais caricatos. É compreensível que leiam livros com títulos como "Contra o Brasil". É compreensível.

PT. Saudações.

Bruno Ribeiro em setembro 20, 2006 11:47 AM


#19

Bruno, "democraticamente eleito" o Collor tb foi...

andre lopes em setembro 20, 2006 11:53 AM


#20

Bruno, reconheço o merito de muito da sua critica, mas nao acho certo falar em "vocês" e "nós", como se uns quisessem o bem do Brasil e os outros o mal.. Tem gente má no PSDB e gente má no PT.. (nem ouso chamar de direita e esquerda porque isso praticamente nao existe mais no Brasil..)
Abraço..

Celinho em setembro 20, 2006 11:58 AM


#21


Alberto Dines é da direita golpista? Eu acho que ele é, pois ele disse que a matéria da Istoé não tem nenhum valor jornalístico.

Elio Gapari é da direita golpista? Eu tenho quase certeza, pois hoje ele disse que seria bom para o Brasil ter um segundo turno, no qual Lula possa de fato entrar no debate.

Clóvis Rossi é da direita golpista? Aquele reacionário nunca me enganou. Hoje ele chama os assessores da "copa-cozinha" do presidente de quadrilha. Aliás, apenas cita o Ministério Público.

E Tarso Genro, que alcunhou a operação de compra de dossiês de "Operação Tabajaras"? Não foi ele que em janeiro de 1999 pediu a renúncia de Fernando Henrique Cardoso, ou estaria eu enganado?

Quem foi que organizou marchas e marchas para Brasília, com lema do "Fora FHC"?

Golpismo no c... dos outros é refresco, certamente.

A democracia brasileira ainda tem claros sinais de imaturidade. É inadmissível que a qualquer sopro de lambança, os opositores estejam pedidno impedimento do presidente ou impugnação de candidato (mais uma sinal que o impeachment do presidente Collor - e eu detesto oligarcas do Nordeste - não foi saudável para a democracia brasileira). Mas isso está longe de ser monopólio dos tucanos, como a história política recente do país mostra.

Esse acirramente de ânimos não é bom pra ninguém.

Cesar em setembro 20, 2006 12:22 PM


#22

Eu, que voto no Cristóvão Buarque, não quero derrubar o Lula. Quero que ele seja investigado, assim como quero que o PSDB seja investigado. Quero a quebra do sigilo bancário do Okamoto. Quero que parem de tentar abafar as investigações de Santo André. Quero que o dossiê seja investigado, para apurar se há irregularidade no Ministério da Saúde. É o dinheiro dos meus impostos que banca todas as irregularidades que acontecem neste país. E eu não quero que PT, ou PSDB, ou qualquer outro partido use esse dinheiro ilegalmente.

Só que os simpatizantes do petismo só vêem o que lhes parece agradável. Colocam posts falando da liberdade de imprensa em Minas, mas esquecem que o atual governo brasileiro já tirou o Boris Casoy do ar (e não há vídeo dele desmentindo isso), já expulsou jornalista que escreveu sobre o hábito de beber do presidente (sem inventar, só citando opiniões alheias como a do Brizola), já pediu pro João Moreira Salles tirar do "Entreatos" as cenas com o presidente de porre ao lado de um garrafão de pinga, já tentou criar Conselho Nacional de Jornalismo, já tentou criar Ancinav, etc. Que investiguem o Aécio, mas que não esqueçam também do telhadão de vidro.

Parem de torcer pelo PT e PSDB.

Eu quero o dinheiro do meu imposto bem gasto. Não quero que uma estatal o mande para encomendar entrevistas pagas à Isto É.

E o livro chamado "Contra o Brasil" é bem mais útil a saúde nacional do que blog de Zé Dirceu. Aliás, em breve deveremos estar lendo um blog do Berzoini...

Juca Azevedo em setembro 20, 2006 12:36 PM


#23

Caro Idelber,
Falo de camarote porque trabalhei num grande em Brasília até recentemente. Cansado de tanta "ética" no jornalismo diário brasileiro, fui cuidar da vida. O jornalismo brasileiro desbancou de vez para a direita, principalmente no período do governo Lula, e perdeu a vergonha de expor essa faceta. Dia desses, José Arthur Gianotti ou Boris Fausto (não me lembro bem, mas tanto faz, porque são quase a mesma pessoa) escreveram na Folha que Robert Kurz e Slavoj Zizek não eram bons. Nunca mais apareceram artigos deles (Kurz e Zizek) no jornal.
A mídia já vinha se preparando desde 2002 para uma grande crise no governo Lula. Falo isso porque vi e ouvi isso de perto nas redações dos jornais, revistas e TVs em Brasília. No primeiro escorregão, seria armado o circo do escândalo. Tanto que, no final de 2004, já avisava a amigos de fora de jornalismo: de 2005, não passa o grande escândalo do Lula. O que viesse, seria tratado com estardalhaço.
Vi de perto esse método na eleição presidencial com o Ciro Gomes e na queda do Jader Barbalho quando este chegou à presidência do Senado. O primeiro passo da mídia é esquartejar. Se acabar a munição (novas informações), repete-se a mesma matéria por dias e dias. Por quê? Porque é para derrubar. Digo de novo: vi de perto como o Ciro Gomes foi destruído em 2002. Pega-se um episódio qualquer e trucida-se o cara.
No caso do mensalão, eram risíveis nas reuniões de trabalho às segundas-feiras o grau de engajamento dos repórteres em destruir “esse cara” (a maneira simpática, à la Reinaldo Azevedo, como os jornalistas da grande imprensa em Brasília se referem ao Lula).
A ponta lança do direitismo no jornalismo político e econômico do Brasil são os colunistas. São eles os intérpretes das crises. E quanto mais consagrados, menos vêem a participação da mídia nesse mecanismo de destruição de inimigos (seria o retorno da dicotomia amigo-inimigo de Carl Schmitt?). Talvez apenas Tereza Cruvinel, de O Globo, se salve nesse colunismo do poder. O resto é lixo conservador em estado puro, da Folha de S. Paulo ao Valor Econômico. Não salva um.
Era comovente ver os jornalistas na última sexta-feira em Brasília quando foram presos os petistas. No dia anterior, eles estavam preocupados com o envolvimento de José Serra. Na sexta, veio o alívio. Comovente mesmo é ler como Fernando Rodrigues, Ricardo Noblat, Josias de Souza e Luis Nassif tentam dar o caminho para o Alckmin capitalizar a crise. O Elio Gaspari (repórter preferido do Golbery) também dá seus palpites hoje.
Prefiro colocar uma assinatura fictícia no comentário porque, se um desses jornalistas de Brasília ler isso aqui, serei "morto" na profissão e terei fechadas as portas em todos os lugares. Como no livro no Pigila, há momentos que se torna difícil respirar, só com respiração artificial.
Isso aqui virou macarthismo. Não se aceita dissidência, nem questionamentos na maneira de trucidar um político como Lula.
Idelber, a direita ou conservadorismo vive forte no Brasil e está incrustada na imprensa.
Falo isso de camarote.

Emílio Renzi em setembro 20, 2006 12:41 PM


#24

caro Idelber,

Descobri teu blog hoje (20/09/2006), e posso te dizer que gostei do seu espaço. Aqui quem concorda e discorda do seu ponto de vista pode opinar e receber opniões contrárias, coisa que não acontece no espaço do Reinaldo Azevedo o qual leio todo dia e vou continuar lendo pois gosto de ver os dois ou três lados da moeda, apesar de não ter espaço pra opinar lá. Posso constatar também que tem muita gente postando aqui que anda postando lá elogios a ele, (Anas, Pablos, Danieis e outros)e sabem que só podem elogiar, pois se discordar da opinião dele sabe que não terá seu comentário postado pois pra ele discordou é "petralha".
Continue assim respeitando as opniões contrárias as suas mesmo não concordando com elas. Fica a lição para eles que aqui eles podem opinar e discutir livremente dentro do bom censo claro.

Lucio

Lucio em setembro 20, 2006 12:50 PM


#25

Concordo, mesmo sendo "do contra" aqui, com quase tudo. Todo mundo sabe que a real força de poder é a midia. Todo mundo sabe que o foco é sempre em quem está na frente. Jamais alguém iria investigar o passado do Rui Costa Pimenta, por exemplo. Muito menos comprar/vender/transacionar um dossiê contra ou a favor dele não é mesmo?
Mas não pendam à direita ou esquerda. Sejamos ao menos umpouco mais centrados e coerentes: De todas as falcatruas de origem mandatória não esclarecida ou comprovada, nosso presidente, acreditam vocês, realmente não sabia de nada? Se não, me desculpem, mas é ato falho do gerente. Crime de responsabilidade.
Agora sendo advogado do diabo: Realmente Lula não sabia de nada. Tudo o que foi provado até hoje (mensalão, correios, etc) foi à revelia. Não seria hora de se valer do conselho Idelberiano de ontem e ir à Rede Nacional, expor o que foi apurado, colocar AO MENOS UM de seus compadres na cadeia?
"Ah david, mas nada foi provado". Ok. O réu é sempre inocente. Por isso se pode concorrer às eleições, mesmo com processo em trâmite (excessão à justiça eleitoral do Rio, que diz que Eurico Miranda é um amoral, impossibilitado de concorrer).
Aí vem minha pergunta em rebate à sua afirmação de casos com insuficiência de provas: Moralmente, políticos se desobrigam de esclarecer?

[]'s

David em setembro 20, 2006 1:28 PM


#26

mauro alvim, se puder apontar onde está a "ingenuidade" no post, fico agradecido...

zema, é realmente estarrecedora a matéria que você cita. Além da pesquisa suspeita e da manipulação na apresentação dos dados, a matéria contém uma informação falsa: Sarney não tem apoio do PT-AP.

Idelber em setembro 20, 2006 1:30 PM


#27

Idelber,

sabe qual foi a melhor contribuição do governo Lula ao Brasil?

Foi mostrar novamente quem é de direita e quem é de esquerda. Algo que até então estava envolto numa nebulosa.

Dizer que não existe mais esquerda e direita é um disparate. O próprio debate que está acontecendo aqui é a prova de que as duas ideologias ainda se confrontam. A diferença é que direitistas nunca admitem que são direitistas. Preferem falar que o "o mundo mudou" e "isso não existe mais".

Abraços.

Bruno Ribeiro em setembro 20, 2006 1:37 PM


#28

Bruno, na verdade me expliquei mal e quando disse que a esquerda e a direita não existem não estou me referindo a apoiantes ou aos ideais da genese de cada partido. Mas é obvio que, dentro da plataforma de poder brasileira não há polarização clara entre ideais de esquerda e direita. Muitas pessoas do PT dizem mesmo que Lula "traiu"(uso as aspas bem grandes) a filosofia que moveu a criaçao do PT. Outros, de outras siglas, que se dizem de direita, estão mais a centro do que poderiamos imaginar(sempre de acordo com a cor do poder). O mesmo se pode dizer de alguma ala "esquerda"(tbm entre aspas) do PSDB por exemplo.
O que temos é um grande Centrão onde o poder é executado, onde cabe quase tudo. Isso para não falar da dança das siglas.
Dentro disso tudo reconheço que o PT, em figuras como Suplicy por exemplo, é o melhor exemplo de fidelidade com as ideias, mas isso nao acontece com todo mundo..
Abraço..

Celinho em setembro 20, 2006 1:53 PM


#29

...O que temos é um grande Centrão onde o poder é executado, onde cabe quase tudo. Isso para não falar da dança das siglas.
Celinho, é por essas e outras que, se não houver uma reforme GRANDIOSA na política e na maneira como se faz política neste país, qualquer tipo de observação de posicionamento político em relação ao centro é mera formalidade...

David em setembro 20, 2006 1:58 PM


#30

Regra primeira é SEMPRE DESCONFIAR DE QUALQUER GOVERNO. Sempre, sempre, sempre.

Freddy em setembro 20, 2006 1:59 PM


#31

Lucio, alegra-me muito que você tenha notado, já na primeira visita, a diferença entre um blog onde o debate acontece livremente (desde que, obviamente, o comentarista demonstre um mínimo de civilidade) e um blog como o de Reinaldo Azevedo, onde qualquer voz discordante é apagada e insultada como "petralha".

Nestes últimos debates, tenho gostado de ouvir as vozes discordantes do Juca e do Cesar, por exemplo - vozes, por sinal, bem diferentes entre si. Gostaria de saber onde, entre os blogs que exigem a impugnação de Lula, está ocorrendo um debate assim.

Caro Emílio Renzi, obrigado pelo depoimento. É claro que seu anonimato aqui será respeitado. E vejo que você fala com conhecimento de causa.

Idelber em setembro 20, 2006 2:01 PM


#32

Esse post do Noblat sobre o Berzoini é vergonhoso. Reparem no amontoado de factóides. Reparem na distorção dos fatos para fazer parecer que a ciência de Berzoini sobre o teor da reunião seria, por si só, algum crime. É de lascar.

Idelber em setembro 20, 2006 2:11 PM


#33

nos anos 60 para os 70, o 15 de piracicaba tinha um chefe de torcida chamado baiacu. O 15 ia jogar com o santos de pelé, Coutinho e Carlos Alberto torres e o baiacu antes do jogo começar já ficava berrando q o jogo tinha sido comprado pelo santos.
Infelizmente, vc idelber e alguns petistas fanáticos agem como agia o tal do baiacu.... parem com isso. Vcs estão prestando um péssimo serviço, estão sendo patéticos e se tornando alvos fáceis dos opositores a lula.
São tantas as evidencias do envolvimento de petistas graduados nesse escândalo do dossiê e vcs ficam batendo na mesma tecla do “golpismo da direita”. Que coisa ridícula!!

jorge sampaio em setembro 20, 2006 2:21 PM


#34

Algumas considerações:

a) embora haja muita gente na imprensa se aproveitando do assunto para queimar o PT, o caso da compra de dossiês é escabroso o suficiente para despertar atenção. Jornalista não briga com notícia, e essa história estilo pulp fiction é tema suculento.

b) a Tereza Cruvinel publicou uma interessante análise, onde ponderou que a acusação a Freud Godoy foi feita por Gedimar provavelmente para encobrir a participação de seu chefe, Jorge Lorenzetti.

Minha desconfiança inicial de que se tratava de uma armação não se confirmou, e aparentemente tem sim gente do escalão inferior do PT fazendo o que não deve. Pode não ser muito lógica a dinheirama envolvida, mas é preciso usar a Navalha de Ockham: a explicação provavelmente será a mais simples.

c) o Noblat deu uma notícia mal-apurada anteontem, quando disse que Thomaz Bastos já tinha avisado Lula de que Freud Godoy estava envolvido. Era falso, e quem contou a história verdadeira, antes que viesse à tona, foi Ricardo Amaral, da Reuters.

d) apesar da gracinha do José Carlos Aleluia, vários integrantes da CPI já disseram que vão sim investigar as denúncias contra Serra.

Marcus em setembro 20, 2006 2:26 PM


#35

Qual é o "escândalo" do dossiê, Jorge? Qual é o crime?

Idelber em setembro 20, 2006 2:26 PM


#36

Nossa, Idelber! Seu blog está tão bom que até o Renzi veio visitá-lo! Estou adorando o debate!

Maria Andréia em setembro 20, 2006 3:00 PM


#37

Idelber está certo. Não há escândalo nenhum sobre o dossiê.

Só fica a pergunta: de onde veio o dinheiro...

O COAF TEM que saber, afinal, aparentemente o dinheiro foi sacado no sistema bancário.

Infelizmente, desde que foi criado, o COAF não mostrou a que veio...
Se trabalhasse direito, seria o melhor instrumento