« Clube de Leituras: Jorge Amado, Terras do Sem Fim ::
Pag. Principal
:: Estadão descobre que nordestinos, pretos e pobres são os culpados da corrupção »
segunda-feira, 25 de setembro 2006
E essa história do grampo no TSE, hein?
Bem discreta, no canto do “Painel”, na Folha de São Paulo deste domingo, encontrava-se a notinha assinada por Renata Lo Prete que dizia (link para assinantes): Trote? A PF considera grande a possibilidade de não ter havido grampo em telefones do TSE, e sim um erro da empresa que fez a varredura.
Trote? Erro? Tentemos reconstituir o relato voltando até 2002, quando se revelaram os laços entre tal “empresa” e o Sr. José Serra.
A mui mal contada história dos grampos sobre o TSE é um exemplo de como se repetem, nesta campanha eleitoral, curiosos padrões de misturas entre ilações e fatos. No último dia 17, em meio ao escândalo sobre a compra dos dossiês, explode a bomba: o Presidente do TSE, Marco Aurélio de Mello, denunciara que “a empresa responsável” pela varredura dos telefones do TSE havia detectado grampos nos telefones dele e de dois outros colegas seus do tribunal, Cezar Peluso e Marcelo Ribeiro.
No momento em que noticiou a denúncia, a Folha de São Paulo fez questão de dizer que foi Ribeiro quem começou a condenar o que julga invasão do candidato ao Planalto no tempo de propaganda dos candidatos aos governos estaduais e ao Congresso. Desde o início da campanha, a candidatura de Lula já perdeu mais de 10 minutos nos programas e inserções. No meio da denúncia não comprovada a matéria sugeria, portanto, o interesse da candidatura de Lula no grampo.
Transgredindo qualquer paradigma de neutralidade magistrada, o presidente do TSE dá entrevista dizendo que Se partiu do Estado, aí merece a excomunhão maior. E revela a quadra de opressão que nós vivemos. Claro que isso foi o suficiente para que a imprensa anunciasse que Grampo pode ter partido do Estado, o que, por sua vez, foi suficiente para que Alckimin culpasse o PT pelo grampo. Imediatamente, o blog do Estadão fazia a "inocente" pergunta retórica A quem interessa o grampo?, lembrando que Alckmin havia tido 64 decisões a seu favor no TSE, contra 17 de Lula.
No dia 18, curiosamente, o presidente do TSE começa a declarar que dificilmente a PF acharia os responsáveis pelo grampo, numa "inexplicável" interferência no trabalho da Polícia Federal. O diretor-geral do TSE, Athayde Fontoura Filho, dá entrevista especulando que os grampos já poderiam ter sido retirados, tudo isso 24 horas depois da “revelação” do “fato” e antes que a Polícia pudesse ter feito seu trabalho. Não é estranho?
Pois bem, qual é a empresa que, segundo as investigações da Polícia Federal relatadas por Renata Lo Prete, pode ter cometido o “erro” de ter visto grampo onde não havia? Trata-se da Fence Consultoria Empresarial, de propriedade do ex-dirigente do SNI, o coronel reformado do Exército Ênio Gomes Fontenelle. Trata-se da mesma empresa que foi denunciada em 2002 por espionagem a favor de José Serra no episódio em que pilhas de dinheiro foram encontradas no escritório de Roseana Sarney. No dia 17 de setembro de 2002, o jornalista Jânio de Freitas escreveu:
Nada do que o Ministério da Saúde disse sobre a contratação da Fence Consultoria Empresarial merece crédito. Suas pretensas explicações não se conciliam nem com o que diz o próprio representante da empresa, coronel e ex-SNI Enio Fontenelle, sobre o contrato feito na gestão de José Serra na Saúde, alegadamente para vistoria de possíveis escutas clandestinas em instalações do ministério.
Atual ministro e secretário executivo do ministério ao tempo de Serra, Barjas Negri emitiu nota oficial afirmando que o valor do contrato multiplicou-se por seis, dois meses antes da mudança de ministro, porque a freqüência de verificações aumentou. De mensais, passaram a semanais. O custo, para os cofres da Saúde, passou de R$ 308.670,84 por ano (média mensal de R$ 25.722,57), segundo o contrato firmado em abril de 99, para R$ 1.872.576,00 (média mensal de R$ 156.048,00), conforme o contrato assinado em 19 de dezembro de 2001.
Ao passar de verificações mensais a semanais, a lógica levaria o valor do contrato a subir quatro vezes, de R$ 308.670,84 para R$ 1.234.683,36. Há, pois, R$ 537.892,64 não explicados pelo contrato para ‘varredura’ no Ministério da Saúde.
O número mesmo de ‘varreduras’ indicado pelo governo é falso. Em tranqüilo esclarecimento dado à Folha na tarde de sexta-feira, o coronel Fontenelle negou a ocorrência de periodicidade regular entre vistorias. A referência à periodicidade mensal, no primeiro contrato, deveu-se a conveniências de contratos no serviço público. No contrato feito dois meses antes da saída de Serra, a palavra ‘mensal’ foi retirada do texto. Apenas ‘foi pedida’, mas sem menção no contrato, ‘mais freqüência de verificações’, nas palavras do coronel.
As ‘varreduras’ eram ‘sem periodicidade definida’ e, esclarece Fontenelle, não abrangiam todos os pontos de cada vez. ‘Segunda-feira e terça, alguns. Mais tarde, outros. Não existe ‘varredura’ todos os dias.’
Barjas Negri deu a dimensão desse trabalho: ‘600 itens’ de verificação a R$ 260,08 por item, o que leva aos montantes anual e mensal do novo contrato. Observação inicial: o coronel Fontenelle diz que ‘não verifica todos os itens a cada inspeção’, mas um grupo de cada vez, ‘até para não despertar suspeita’. Logo, não caberia multiplicar os 600 itens por seu valor unitário para fixar ou explicar o valor do contrato. Mais uma demonstração, portanto, da impropriedade do alto valor considerando-se apenas o serviço das ‘varreduras’ referidas.
Outra observação sobre os itens a serem verificados: os 600 citados por Barjas Negri são produto de uma conta de chegar, para bater no total do contrato. O número é falso. ‘São mais ou menos uns 80 itens’, esclareceu o coronel Fontenelle, já 24 horas depois de divulgada a nota de Barjas Negri com o número fabricado.
Ainda em seu atabalhoado e duvidoso socorro a quem o fez ministro, Barjas Negri diz que a ‘Abin [Agência Brasileira de Inteligência, o SNI criado pelo atual governo’] e a Polícia Federal não teriam condições de fazer varreduras quinzenais ou mensais’, por falta de pessoal e de estrutura. É mentira. Palavras do coronel Fontenelle: ‘Para fazer ‘varredura’ de um telefone, um minuto e meio. Para fazer uma sala, meia hora’. (E acrescenta o pormenor técnico: ‘Sempre fora do expediente, de preferência à noite’). Abin e Polícia Federal têm tal habilitação para ‘varreduras’, seja em que periodicidade for, que são as incumbidas de fazê-las na própria Presidência da República (os negritos são de responsabilidade deste blogueiro).
Na época da arapongagem que beneficiou Serra na eleição presidencial, vários parlamentares indagaram sobre o porquê da contratação, sem licitação, de uma empresa particular de escuta telefônica por R$ 1,8 milhão por ano se a Polícia Federal possui os mais modernos equipamentos para realizar tal serviço. O Deputado Federal João Herrmann Neto protocolou representação junto ao Tribunal de Contas da União em que se denunciava
- falta de proporcionalidade entre os serviços realizados e a quantia paga como contraprestação;
- desproporcionalidade do valor pago pelo Ministério da Saúde em relação a outros órgãos públicos que fizeram contratações semelhantes;
- ausência de licitação;
- existência de instituição pública encarregada da realização de serviços da espécie (Agência Brasileira de Inteligência - ABIN);
- incompatibilidade entre as funções precípuas do Ministério da Saúde e o ramo de atuação da empresa Mundo da Segurança (“especializada na venda de kits de espionagem”);
- expressivo incremento, no exercício de 2002, dos valores contratuais, comparativamente com o que se verificou em exercícios anteriores. (lembremos, claro, que 2002 foi o ano da eleição).
Chegou-se a anunciar que a empresa seria investigada pelo Senado. Para vários setores da sociedade, as relações entre Serra e a arapongagem realizada pela empresa do coronel ex-SNI eram dadas como mais do que conhecidas. Na época, o senador Bello Parga protocolou pedido de auditoria no Ministério da Saúde para investigar as relações entre Serra e a Fence Consultoria Empresarial mas, segundo o próprio Estado de São Paulo – jornal absolutamente insuspeito de ter simpatias petistas - uma manobra dos governistas impediu ontem a aprovação de auditoria para investigar se a Fence Consultoria Empresarial teria feito espionagem a pedido do Ministério da Saúde. E a coisa ficou por isso mesmo.
No governo Lula, o contrato do Ministério da Saúde com a Fence Consultoria Empresarial foi rescindido e logo depois o STJ fez o mesmo. Esta é a empresa que, segundo o presidente do TSE Marco Aurélio de Mello - aquele que, segundo Elio Gaspari, precisa conter a devoção que tem pela voz do doutor Marco Aurélio de Mello - "descobriu" grampos que "poderiam vir do estado".
São estes os grampos que, segundo a Renata Lo Prete segundo a Polícia Federal - podem não ter passado de ficção. A quem interessava essa ficção? E o que faz o Tribunal Superior Eleitoral contratando os serviços de uma empresa sobre a qual pesam tão fortes suspeitas de já haver realizado espionagem em benefício de um ex-candidato a presidente?
PS: Imperdível análise do Imprensa Marrom sobre as últimas duas pesquisas eleitorais.
Escrito por Idelber às 03:08 | link para este post
| Comentários (37)
#1
E essa história dos grampos apareceu ao mesmo tempo que a história do dossiê.
Pois é, tudo coincidência, a história do "tapetão" é paranóia petista...
Daniel em setembro 25, 2006 8:45 AM
#2
Josias de Souza, hoje, em matéria expondo a intenção de Lula dee tentar uma aproximação ao PSDB para facilitar o exercício do segundo mandato:
"E há no PSDB políticos que preferem cerrar fileiras em torno da idéia de apear Lula do poder a entabular negociações com ele."
Daniel em setembro 25, 2006 8:58 AM
#3
Caro Idelber
O site que você nos indica, IMPRENSA MARROM, se equivoca quando aborda a quantidade de eleitores e a abrangência de municípios na comparação entre IBOPE e Datafolha, nas suas respectivas pesquisas, para enaltecer a pesquisa de um instituto e criticar a do outro.
Se a qualidade da amostra for boa (o que só saberemos após a abertura das urnas) poderá EVENTUALMENTE acontecer, que o instituto que pesquisou em menos municípios e com menos eleitores, possa vir a ter A MESMA RESPOSTA do instituto que trabalhou com maiores quantidades.
O Datafolha [QUE EU ACREDITO QUE TENHA ULTIMAMENTE MAIOR ACERTO QUE O IBOPE, em pesquisas eleitorais] pesquisou 115% a mais de eleitores. Esta quantidade maior de eleitores E QUE REALMENTE IMPRESSIONA, se dá em função da diversidade das categorias dos eleitores. A ampliação de municípios em apenas 49%, mostra isso.
Infelizmente o site não indicou se estes municípios são de algum estado (seria São Paulo?) ou de todo o Brasil.
Pergunto: PESQUISAS ELEITORAIS SÃO REALMENTE DESEJÁVEIS E NECESSÁRIAS, NO PERÍODO ELEITORAL?
Paulo em setembro 25, 2006 9:04 AM
#4
Idelber,
Depois de ler seu post, concluí que tudo isso é apenas uma questão de números...rs...Ou melhor, enquanto Lula estiver muito bem colocado nas pesquisas, surgirão ilações que a imprensa dará tratamento como se fossem fatos. Não conheço ou acompanho as ações de todos os Minsitros do Supremo,mas o Marco me chama a atenção sempre que declara alguma coisa, isto é, tudo o que ele fala não tem pé nem cabeça. Será que é por conta de ter sido indicado por um Presidente que colocou o país de cabeça para baixo? rs...
Paulinho em setembro 25, 2006 9:08 AM
#5
Olá Idelber,
O grifo dado no seu texto nas frases "segundo a Renata Lo Prete segundo a Polícia Federal" deveria ter sido colocado também na palavra - "podem" da frase "podem não ter passado de ficção". Podem.
Outra frase "contratando os serviços de uma empresa sobre a qual pesam tão fortes suspeitas de já haver realizado espionagem em benefício de um ex-candidato a presidente" - acho que a palavra a ser grifada seria "suspeitas". Por outro lado temos - dólares na cueca, 1,7 milhões bem reais (reais e dólares) apreendidos, assessores demissionários (Freud, Lorenzetti), repasses milionários à ONGs de ex-sindicalistas amigos e por aí vai - fatos bem reais.
Pode até comparar mas é beeeem desproporcional.
Abraços,
Fred
Frederico em setembro 25, 2006 1:05 PM
#6
O Observatório da Imprensa também falou da divulgação de pesquisas.
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/blogs.asp?id_blog=3&id={D7C670B3-2FEE-4993-A2E7-54F497DEEF83}
Quanto à análise da IMPRENSA MARROM estar equivocada, não concordo. Essas pesquisas não produzem apenas dados sobre a porcentagem de cada candidato, também geram dados dessa porcentagem por região, escolaridade, faixa etária e camada social, de modo que a amostra deve ser abrangente, em todos os estados e extratos sociais. O quanto a amostragem é "boa" está expresso na margem de erro.
Acho que as pesquisas são necessárias e desejáveis em período eleitoral, mas os dados mais importantes eu não sei nem se são pesquisados: a votação para deputado e vereador, prá gente saber a lista de figuras que perigam ir parar lá.
Daniel em setembro 25, 2006 1:07 PM
#7
Eu acho que a pesquisa IBOPE foi manipulada com o intuito de fraudarem o 1o turno e não ficar tão na cara. Querem repetir aqui o que fizeram com o López Obrador...
Hermes em setembro 25, 2006 1:41 PM
#8
Um adendo: com o presidente do TSE que temos, a possibilidade de fraude não é uma tese tão exdrúxula...
Hermes em setembro 25, 2006 1:43 PM
#9
Um adendo: com o presidente do TSE que temos, a possibilidade de fraude não é uma tese tão esdrúxula...
Hermes em setembro 25, 2006 1:44 PM
#10
tá chegando a hora da onça beber água.... o Lulla tá desnorteado. todos, todos os que já caíram no TPT (e no governo) sdão da cozinha de Lulla, até chegar ao cúmulo do seu próprio churrasqueiro, e do seu psicanilista, ops, desculpe, seu segurança Freud. falta mais quem???? o próprio Lulla?? coitadinho de Collor !!! foi derrubado por tão pouco frente ao q Lulla está fazendo...
aí vem vcs petistas com a velha ladainha: "é golpe da direita", "é tapetão", "querem melar a eleição". nossa senhora, quanta idiotice!! se o brasil eleger Lulla vai dar ao mundo uma demobstração de como somos um país de tolos, bundões.
quero ver Lulla voltando pra são bernardo e ver o caminhão da transportadora ramos na porta do prédio de Lulla fazendo a mudança de volta. triste alegre FIM.
gloria em setembro 25, 2006 2:13 PM
#11
Idelber
Estamos aqui proseando, mas a verdade é que o presidente Lula está virtualmente eleito!
Caro Daniel, saudações.
Você tem razão, é melhor se usar amostra 'confiável', ao invés de 'boa' (que eu usei)!
Mas as suas explicações acabam endossando O DESNECESSÁRIO EQUÍVOCO do blog IMPRENSA MARROM ao tentar falar sobre IBOPE e DATAFOLHA.
De qualquer maneira, na próxima semana saberemos qual chegou mais perto.
Paulo em setembro 25, 2006 2:51 PM
#12
Se partiu do Estado, aí merece a excomunhão maior. E revela a quadra de opressão que nós vivemos.
Ministro Mello, não pode ser opressivo um Estado que permite que um presidente do Tribunal Superior Eleitoral diga tanta asneira sobre política.
Idelber em setembro 25, 2006 3:34 PM
#13
Paulo, você anda tão otimista ultimamente!
Amigo Fred, verdade que são suspeitas, ainda que bem fortes. Mas fatos, ora há fatos por aí também.
Idelber em setembro 25, 2006 3:46 PM
#14
Idelber, eu sei que estou falando da Veja e dela se espera tudo, mas vc realmente perdeu tempo rindo com a ultima Veja? Sou jornalista e aquilo que está la é tudo menos jornalismo, é o maior confete panfletário que ja li em muito tempo. A revista (ha algum tempo)virou um grande manifesto de opinião. Antigamente era mais nas paginas sociais e de cultura, cheia de juizos de valor entre as linhas de fatos. Agora é SÓ opiniao pessoal. Leia a materia do Lula e ria muito, ou chore. Me envergonha que a maior revista do pais esteja assim.
Um abraço!
Celinho em setembro 25, 2006 4:28 PM
#15
Prezado Idelber,
Eu acho que seu post tem muita argúcia e você levanta questões pertinentes, mas, devo confessar, que já estou farto dessa briguinha entre "Esaú e Jacó" (Pedro e Paulo do romance machadiano) que é a querela entre PT e PSDB. Tucanos demonizando PT, petistas demonizando tucanos. Como se o PT e o PSDB, uma vez demonizados, representassem as piores forças da política brasileira. Nenhum desses partidos, em si, representam atraso.
Essa briguinha provinciana (bem paulista)está provocando uma das piores crises da política brasileira contemporânea. Os dois têm rabo preso. Os dois deliquiram nesse episódio. Os dois habitaram ou habitam o submundo sórdido da política (leia no artigo de Gaspari, que você destaca, a presença do "dispositivo de inteligência" do PT, já em 2002, melando a candidatura de Ciro Gomes).
Eu não vou votar nem no PT nem no PSDB porque eu acho que eles merecem ficar fora do poder e aprender algumas lições. Não quero demonizar o PT nem o PSDB. Acho que são os partidos mais sólidos da nossa incipiente democracia. Têm os seus podres, que precisam ser expurgados, e apesar das diferenças programáticas - que existem -, PSDB e PT seriam partidos que, juntos, poderiam servir ao país mais que separados. Inimigos como estão agora, são obrigados a pactuar com a banda podre da política brasileira. São impelidos a beijar a mão de Jader Barbalho (aliado de Lula), do PP de Severino Cavalcanti (aliado de Lula), do PL de Valdemar Costa Neto e dos bispo Rodrigues (aliados de Lula), do PMDB de Renan, Sarney e Newtão Cardoso (aliado de Lula) ou do PFL de Jorge Bornhausen (aliado dos tucanos). E essa parte podre da política brasileira não entende outra linguagem que não seja a do valerioduto, da compra de votos, do tráfico de influência.
Sei que uma aliança PT-PSDB está longe de ser plausível, porque infelizmente os políticos pensam pequeno e os militantes, com seus jargões vazios, não compreendem a magnitude da armadilha na qual a política nacional está montada.
Eu estou farto de Fla X Flu, de briguinhas de vaidades tucanas e petistas, de retóricas triunfalistas que acham que o Brasil começou no início do mandato de Lula, da retórica moralista que acusa que nunca houve tanta corrupção nesse país. Todos nós perdemos com esse debate. Todos nós perdemos.
Dia 1 outubro chegará, os petistas ganharão - muito provavelmente - no primeiro turno, e com aquela retórica vazia de luta de classes, dirão que venceram as elites nojentas do tucanato. Abraçarão uns aos outros e festejerão. E no outro dia governarão com os deliquentes do PP, do PL, e do PMDB. Governarão com outros "donos do poder". Essa é nossa revolução. Nossa política. Até quando as boas cabeças, os bons políticos, os bons técnicos ficarão separados por questões provincianas e pequenas!? Acorda Brasil!
Idelber, desculpa o tamanho do comentário!
Cesar em setembro 25, 2006 4:38 PM
#16
Cesar, não tiro a razão de muita coisa do que você diz. Ainda acho que há uma diferença entre o Fla e o Flu, digamos. Mas não esqueci o seu pedido de um post análise de como o PT concedeu tanto poder a Delúbios e Lorenzettis. Acho que sei algumas coisas sobre como isso aconteceu. O seu pedido, acompanhado da cobrança, especialmente porque foi acompanhado de um comentário do tipo 'nós, seus leitores, merecemos', será atendido. Mas depois da eleição :-)
Idelber em setembro 25, 2006 4:49 PM
Hermes em setembro 25, 2006 5:05 PM
Idelber em setembro 25, 2006 5:45 PM
#19
Cesar,
Como botafoguense gostaria de lhe dizer que exuistem muitas diferenças entre o Flamento e o Fluminense. Quanto a Esaú e Jacó deixarei que Idelber comente, é a área dele. Quanto a PT e PSDB, a principal diferença é que um pode estar caminhando para a Social Democracia devido as pressões do capitalismo sobre os Governos de Esquerda (Chile, Uruguai, Brasil, etc). Mas, o outro caminhou durante oito anos pelos trilhos do neoliberalismo. Porque você acha que o Prefeito Serra desmontou todas as realizações da Prefeita Marta?
Idelber,
Já que estão lhe cobrando textos, vou-lhe fazer um pedido:
- que tal fazer uma edição dos seus textos sobre o Governo Lula após as eleições. Acho que de alguma maneira você conseguiu retratar (sem lentes de máquina fotográfica), os acontecimentos da política brasileira.
Uma pergunta que não quer calar. Por acaso Gloria Stefan, cantora cubana, comenta em seu blog?
paulinho em setembro 25, 2006 5:45 PM
#20
Sugestão aceita, paulinho. Realmente, são dezenas de textos sobre política ao longo destes anos. Daria um panorama, sim.
Quanto à outra pergunta: não. A Gloria Estefan é educadíssima.
Idelber em setembro 25, 2006 5:49 PM
#21
Boa idéia essa de uma "antologia" dos seus textos sobre política. O Biscoito é visita obrigatória.
Cláudio Costa em setembro 25, 2006 6:01 PM
#22
Dr. Claudio, nesta sexta estaremos aí em BH :-)
Idelber em setembro 25, 2006 6:09 PM
#23
Correção: quase todos no Brasil pensam dentro da doutrina Neo-Liberal. Incua aí o presidente Lula e o PT.
Paulo em setembro 25, 2006 7:21 PM
#24
Só me dá vontade de suspirAR: ai, ai...
Alena em setembro 25, 2006 8:27 PM
#25
idelber... e tem esses dois nomes citados aí em cima em total proximidade, "josé serra" e "renata lo prete"... arrepios...
pedro alexandre sanches em setembro 25, 2006 10:33 PM
#26
idelber, depois de ler a notícia aí desse link do hermes, a gente tem que gritar bem alto: "chame o ladrão!"
cris em setembro 26, 2006 12:09 AM
#27
boa lembrança da bela canção do Julinho da Adelaide, cris.
Alena, pedro, suspiros e arrepios devidamente recebidos e registrados . . .
abraços,
Idelber em setembro 26, 2006 12:38 AM
#28
Idelber, nunca engoli a história dos grampos. Desde que li a nota no Painel meus temores se confirmaram: criaram mais um fato para tentar desestabilizar o Presidente, induzindo a opinião pública que, no governo Lula, tudo pode, e que o respeito às instituições se afrouxou. Seu texto está excelente e esclarecedor. Só que mais uma vez assistimos a um PT desorientado, incapaz de colocar os pingos nos Is, de se defender. Também, com aquele setor de inteligência...
Alexandre Nodari em setembro 26, 2006 4:34 AM
#29
O principal dado que coloquei no Imprensa Marrom foi a disparidade das datas. Uma pesquisa foi realizada em três dias; a outra, só em um dia.
A diferença? O IBOPE pegou os dias mais graves da crise. O Datafolha já pegou a poeira baixa.
Obviamente, não podemos desprezar o fato de que um instituto entrevistou MAIS DO QUE O DOBRO de pessoas que o outro.
Gravatai Merengue em setembro 26, 2006 11:28 PM
#30
Mestre Idelber, Vidente,
Descobre o que boa parte da mídia, levou dias para perceber!
Consultas em: http://www.idelberavelar.com/
PS: Só não sei se devolve o amor emtrês dias e abre caminhos!
Maria Andréia em setembro 26, 2006 11:33 PM
#31
Ah, Maria Andréia, agradeço o "mestre", mas acho que ler as entrelinhas das falcatruas do TSE e da mídia é um pouco mais fácil que devolver o amor em três dias....
Alexandre, é isso. E não descarto a hipótese da burríssima "central de inteligência" do PT ter caído numa arapuca armada por Vedoin a mando/soldo dos tucanos...
Idelber em setembro 26, 2006 11:45 PM
#32
Há momentos em que pedir desculpa fica mais bonito!
Paulo em setembro 27, 2006 12:16 AM
#33
POR QUE MARCO AURÉLIO NÃO CHAMOU A POLÍCIA FEDERAL ANTES DE DENUNCIAR OS GRAMPOS À IMPRENSA?
Essa seria a atitude de um Presidente de Tribunal: chamar a Polícia Federal e o Ministério Público e determinar uma investigação imediata. Exigir a apreensão dos grampos.
Para atender aos seus já demonstrado partidarismo, poderia até chamar depois a imprensa para filmá-los, mostrá-los à opinião pública.
Esse seria o caminho natural. Mas então:
POR QUE MARCO AURÉLIO NÃO CHAMOU A POLÍCIA FEDERAL ANTES DE DENUNCIAR OS GRAMPOS À IMPRENSA?
Esse é o cancanhar de Aquiles do Marco Aurélio. O fio da meada do desmonte da mega-armação que já começa a aparecer colocando Abel, Fence, Marco Aurélio, tudo no mesmo saco.
Fernando Perisse em setembro 27, 2006 1:46 PM
#34
Exatamente, Paulo e Fernando. Cadê a retratação do Ministro Mello?
Seria bem digno que ele admitisse que foi leviano e pedisse desculpas.
Idelber em setembro 27, 2006 3:27 PM
#35
http://www.exercito.gov.br/Resenha/
Dono de empresa que denunciou grampo no TSE é indiciado pela PF
Coronel é acusado de comunicação falsa de crime e falsidade ideológica
BRASÍLIA. A Polícia Federal indiciou ontem o coronel reformado do Exército Enio Gomes Fontenelle, dono da Fence, empresa que emitiu um laudo há duas semanas denunciando a existência de um suposto aparelho de escuta ilegal em telefones do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio de Mello, e mais dois ministros da Corte e do Supremo Tribunal Federal (STF). Fontenelle é acusado de comunicação falsa de crime e falsidade ideológica.
Os dois crimes podem ser punidos com até quatro anos de prisão. Laudo do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal atestou que os telefones do TSE e STF não foram grampeados, conforme antecipou o GLOBO anteontem.
A Polícia Federal decidiu indiciar Fontenelle depois de submeter o coronel a uma acareação com o diretor-geral do TSE, Athayde Fontoura Filho. Durante o interrogatório, Fontoura acusou Fontenelle de produzir um laudo e depois sustentar a existência de um suposto esquema de espionagem em telefones do TSE e do STF. Diante da pressão, Fontenelle alegou que talvez tenha sido mal interpretado. Mas as explicações não convenceram a PF. Para a polícia, Fontenelle mentiu deliberadamente para induzir o TSE a erro.
- Foi um erro grosseiro - disse o perito Getúlio Menezes.
Com base nas informações da Fence, Fontoura Filho convocou uma entrevista no último dia 17, um domingo, para denunciar a existência dos grampos no tribunal encarregado de comandar as eleições presidenciais. Nos dias seguintes, Marco Aurélio Mello concedeu entrevistas associando o grampo a vários escândalos e, em alguns casos, insinuou que a espionagem poderia até ser partido de agentes do Estado.
Contrato da empresa passou de R$15 mil para R$60 mil
No embalo das falsas denúncias, Fontoura Filho anunciou que a Fence passaria a fazer varreduras semanais, em vez de mensais, nos telefones do TSE. Segundo a Polícia Federal, a partir de então, o contrato da Fence com o TSE, que era de R$15 mil, teria passado para R$60 mil. A Polícia Federal considera o contrato um desperdício de dinheiro. Segundo um delegado, o trabalho poderia ser feito pelo Instituto Nacional de Criminalística sem gasto adicional algum para o TSE.
Marco Aurélio de Mello demonstrou surpresa ontem ao ser informado que o diretor da Fence havia sido indiciado. No início da semana, Marco Aurélio chegou a sair em defesa da empresa, ao defender a tese de que o autor das escutas em gabinetes de ministros do tribunal deveria ter retirado os grampos no intervalo de tempo entre a Fence ter detectado a ilegalidade e a polícia ter constatado que ela nunca teria existido.
O presidente do TSE disse só dará declarações sobre o episódio quando for informado oficialmente sobre o indiciamento da empresa pelo Ministério da Justiça. Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, existe inclusive a possibilidade de o contrato com a Fence ser rescindido.
IMPRESSIONANTE em setembro 29, 2006 11:16 AM
#36
O Coronel Enio Fontenelle prestou relevantes serviços ao Brasil e tem um passado sem máculas. Sua experiência profissional, como diretor do antigo SNI, seu constante aprimoramento técnico e sua reconhecida competência empresarial o credenciam como um dos melhores especialistas nessa complexa área de informações estratégicas. Jamais ele se envolveria em uma ação ilegal e comprometeria seu nome e o da sua empresa e, tampouco, sua irrepreensível carreira profissional. Falta verdade nessa história e sobra desrespeito a um brasileiro que é um exemplo de cidadão e um dos mais competentes e inteligentes profissionais desse universo tão pouco conhecido e muito falado.
Clovis Roberto Chaves em outubro 3, 2006 12:31 AM
#37
Ainda vamos ouvir falar munito desse primo do Collor até o final do ano. Ele está só se esquentando, preparem-se!
ratapulgo em outubro 5, 2006 6:55 PM
Deixe seu comentário: