« Estadão descobre que nordestinos, pretos e pobres são os culpados da corrupção ::
Pag. Principal
:: A angústia do batedor na hora do pênalti »
quinta-feira, 28 de setembro 2006
Links, na porta do avião

Minha última secondline em New Orleans antes de embarcar para o Brasil.

Sim, o carinha ao fundo é Bono Vox, que passou por aqui. Em primeiro plano, minha amiga e aluna Renata.
Direto do Louis Armstrong International Airport (não é maravilhosa uma cidade onde o aeroporto tem nome de músico, e não de ex-presidente? Belo vínculo entre New Orleans e o Rio; só falta agora um vôo direto), deixo-lhes alguns links e recados:
Embarco agora para o Brasil para votar, mas também para participar de um evento de uma semana, intitulado "Crítica e Valor", no qual uma série de críticos literários e ensaístas do Brasil e do exterior se reunirão, de 02 a 06 de outubro, na Casa de Rui Barbosa, para prestar homenagens aos 70 anos do grande, do genial, do one and only Silviano Santiago. A programação está disponível no site da casa e as inscrições estão abertas. Se você não conhece a obra deste indispensável escritor, comece com Stella Manhattan ou Em Liberdade.
Direto do Planeta Mary W, um belo comentário dela sobre o debate em SP: E o Plínio perguntou "em quem você votou pra presidente do PT, Mercadante, em mim ou no Berzoini?". E o Mercadante não respondeu. E ficou mal. Ele que tinha feito um debate apenas ruim, descambou pro péssimo. Isso NÃO teria impacto no grande eleitorado e ele não ficaria com pecha de fujão. Comentário meu: Ah, o Plínio é muito sabido mesmo. Engole o Mercadante de primeira e sem fazer força. Essa pergunta foi o má-xi-mo! E o Mercadante é tão burro que nem lhe ocorreu a resposta fácil, mesmo que falsa: "em nenhum dos dois. Votei no Raul Pont. Jamais votaria num candidato que abandona um partido no intervalo entre o primeiro e o segundo turnos de uma eleição para presidente. Ou sai antes ou valida a eleição inteira, senão é oportunismo." Mas quem é o Mercadante para pensar numa resposta dessas? Nem que a vaca tussa. Parece que o Plínio comeu o debate em SP com garfo e faca; pelo menos é o que me disseram observadores parciais e imparciais.
Outra citação: eu fico estupefato com esse tipo de pensamento que achata o mundo e iguala um Mário Covas a um Paulo Maluf, um Jefferson Peres a um José Janene, um Hélio Bicudo a um Erasmo Dias, um Darcy Ribeiro a um Roberto Jefferson, um Jorge Viana a um Hildebrando Pascoal. No mínimo, é muita falta de conhecimento histórico, uma demonstração do que existe de mais nocivo, mais estéril nesse desprezo desinformado pela classe política como um todo. Escolher os homens e mulheres que decidirão os rumos desta nação pelos próximos anos certamente influenciará a sua vida muito mais do que a aquisição de uma roupa nova. E dizer que nenhum candidato lhe satisfaz, como se absolutamente ninguém dentre os milhares de nomes que concorrem às vagas de deputado, senador, governador e presidente não corresponda minimamente a qualquer uma de suas expectativas com relação a educação, saúde, transportes, turismo ou economia, me soa como uma tremenda falta de vontade em ao menos conhecer as propostas, o plano de governo ou as prioridades elencadas por cada postulante. Estou sinceramente saturado desse tipo de queixa genérica, balbuciadas do tipo "ah, esse país não tem mais jeito mesmo, ninguém presta", coisas de quem não lembra em quem votou, nunca entrou em contato com um vereador ou deputado para cobrá-los por suas decisões, de quem deixa de fazer a sua parte, seja saindo às ruas e participando de manifestações, seja se engajando em alguma atividade que vise o prol coletivo, limitando-se a resmungar por causa dos "patifes", seja lá quem forem eles. É Alexandre Inagaki matando a pau no último post, embaixo do qual o Biscoito assina integralmente. Nada, nada me irrita tanto como o santo e indignado discurso - muito comum no eixo que eu chamo de Leblon-Morumbi-Mangabeiras - que atribui à política enquanto tal uma sujeira inescapável, e aos políticos, todos eles, a mesma falta de "moral" ou de "ética" (acho curiosíssimo o sentido em que essa palavra vem sendo usada na campanha eleitoral brasileira). Discurso tranqüilo, reconfortante e preguiçoso que Ina desmonta com maestria no último post.
Já que o Biscoito estava certo de que não houve grampo no TSE coisa nenhuma, não seria o caso de o Ministro Mello, ao invés de dar uma entrevista como essa, vir a público para pedir desculpas à sociedade brasileira pelas suas absurdas ilações? O Biscoito continua perguntando: por que ele fez denúncias e 24 horas depois fez questão de dizer que a PF não acharia nada?
Sobre o debate no Rio, o que eu ouvi falar foi que Denise Frossard perdeu uma ótima chance e que o único que se saiu razoavelmente bem foi o Eduardo Paes. Confere?
O blog volta com um post "reta final" no sábado. Amigos de BH: estarei na cidade, no telefone de sempre, de sexta a domingo. Amigos do Rio: de 02 a 08 estarei por aí, encontrável no Golden Park, Rua do Russell, Glória. Abraços e boa eleição para todos.
Escrito por Idelber às 14:27 | link para este post
| Comentários (33)
#1
O Plínio jantou o Mercadante. Foi uma daquelas perguntas que as pessoas vão lembrar em próximas eleições.
Mas deixando a política pra lá, boa sorte na sua palestra na Fundação Casa Rui Barbosa. Eu soube que ele lançou um novo livro, comparando Octavio Paz com Sergio Buarque. Fiquei bem curioso pra lê-lo. Depois conta pra gente o que vem a ser a "bota e o anel de Zapata"!
Bemvindo à terrinha!
Cesar em setembro 28, 2006 3:22 PM
#2
Olá, Idelber!
Quero te convidar a conhecer meu blog.
Quando tiver um tempinho, entra lá, deixe sua opinião e, se gostar,indique aos amigos.
Obrigada!!!
SARA MELLO em setembro 28, 2006 3:35 PM
#3
Alguém sabe o que aconteceu com o blog do Serbon?
Monix em setembro 28, 2006 6:24 PM
#4
É. Completamente absurda a teimosia do Ministro.
Eu, que levei a sério, faço um mea culpa.
andre lopes em setembro 28, 2006 6:34 PM
#5
Cesar, "A bota e o anel de Zapata" é um trecho da canção de Lô e Márcio Borges que abre o disco Clube da Esquina (1972). Silviano usa-o para intitular um importante artigo seu sobre música mineira, publicado no Suplemento Literário MG em 1973 - artigo que é um marco na conquista de "respeitabilidade" da música popular entre críticos literários e ensaístas. Mais um entre muitos pioneirismos de Silviano. O meu título é só uma citação e homenagem a ele.
Monix, pelo que conheço do blog do Serbon eu acho que é brincadeira... Ou assim espero :-)
Sara, caracolis, você manda muito bem...
Mea culpa é próprio dos grandes, andré. Esperemos o do Ministro Mello...
Idelber em setembro 28, 2006 9:10 PM
#6
Muito boas as suas palavras Idelber!
O Rio que é uma cidade que também tem aeroportos com nomes de brasileiros de primeira, como Santos Dumont e Tom Jobim, vive estes últimos dias da campanha presidencial de 2006 com a expectativa de que o grupo que assaltou o PODER ESTADUAL nos últimos dois mandatos possa cair pelo voto.
No Estado do Rio, essa unidade da federação que une cariocas e fluminenses, floresceram nos últimos anos determinadas práticas políticas que fariam até mesmo da OPERAÇÃO TABAJARA uma iniciativa inteligente! Mas ainda temos, por exemplo, uma Casa Rui Barbosa (por você citada e que é federal) além de outras instituições que carregam a nossa última esperança de colaboração importante à Federação que é a CULTURA. Além do PETRÓLEO é claro!
O PETRÓLEO é hoje a muleta deste estado, sem o qual nossa participação na economia do país estaria reduzida a pó. Ainda assim o atual Estado do Rio vem, desde a sua criação (1975), colaborando com IMPOSTOS para a UNIÃO em proporção bem menor do que RECEBE.
E o mais curioso NÃO TEMOS PSDB por aqui, nem temos um PT significativo. Mas temos que viver sob esta batuta da política paulista que tenta estender para todo o país as DISPUTAS PAROQUIAIS DE SÃO PAULO. Sofreram, por exemplo, os idosos aqui do Rio com a ARROGÂNCIA do Sr. Berzoini quando este era ministro da Previdência. Infelizmente o presidente Lula não levou isto em consideração e até mesmo o promoveu e hoje ele é presidente do PT. Portanto não foi surpresa para nós que Berzoini estivesse afundado no atoleiro da OPERAÇÃO TABAJARA.
Como disse PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO no debate por você mencionado, o PT e o PSDB são como peixes, um de água salgada e outro de água doce, mas são animais da mesma família. E o que parece é que esta família não gosta muito do Rio!
Paulo em setembro 28, 2006 9:17 PM
#7
Mário Covas não é muito melhor que o Paulo Maluf. Aliás, vejo poucas diferenças...
André Kenji em setembro 29, 2006 12:45 AM
#8
Na verdade o Plínio não especificou as alternativas (Berzoini ou eu), ele simplesmente fez uma introdução dizendo q ambos tinham fundado o partido juntos, q esse partido, a exemplo do PSDB do "Zé", pouco a pouco se afastou daquilo a q se propunha inicialmente, de modo q ele não considerava ter saído do PT, e sim o PT ter saído dele. Aí fez referência à eleição intena e perguntou em quem o Mercadante tinha votado, sem e referir aos candidatos.
Outro momento bom foi qdo ele disse pro Serra q fazer PPP como no edital de licitaçao da linha amarela do Metrô era uma beleza pra iniciativa privada internacional, podiam chamar ele pra concorrer, já q o Estado gasta sozinho com 90% da obra, o licitante entra com os trilho e o tem apenas, explora a atividade por 30 anos e ainda conta com uma cláusula q obriga o Estado a indenizar o licitante se o lucro não alcançar determinada quantia mensalmente.
o Serra gaguejou, falou de PPP em abstrato e não tocou no assunto linha 4 do metrô.
Aliás, o Plinio é o melhor quadro do PSOL, deveria era estar disputando a Presidência.
Antonio em setembro 29, 2006 2:09 AM
#9
Idelber,
Desculpa mudar um pouco do tema do post. Mas qualquer coisa é só apagar este meu comentário.
Você leu essa?
Mário Magalhães, na Folha de hoje:
“A máquina do governo federal e o PT reforçaram as ações na última semana de campanha para tentar garantir a reeleição do senador José Sarney (PMDB-AP). A três dias da eleição, o ministro Silas Rondeau (Minas e Energia) chegou ontem ao Amapá para ‘oficializar o início das obras’ do programa Luz Para Todos. Foram prometidas 11 mil ligações, com energia para 50 mil pessoas e investimento de R$ 70 milhões. O ministro também participou de eventos relativos à construção de uma subestação elétrica e de duas linhas de transmissão. (...) A candidata do PSB, Cristina Almeida, maior ameaça à reeleição do ex-presidente, diz em sua campanha considerar injusto o fato de o Maranhão ter quatro senadores e o Amapá, dois. (...) O programa eleitoral de Sarney encheu-se de imagens de Lula. O presidente do PT, Ricardo Berzoini, já pedira votos para Sarney na TV. O senador foi decisivo na articulação no PMDB para impedir que o partido lançasse candidato próprio à Presidência da República. ‘O presidente Lula me disse: ‘Ajuda o Sarney lá que eu preciso dele para me ajudar a continuar governando este país', contou o prefeito de Santana, José Antônio Nogueira (PT).’ O PT lançou um candidato "laranja" ao governo, Errolflynn Paixão, para atacar João Capiberibe (PSB), principal apoiador de Cristina Almeida. O partido não tem candidato oficial ao Senado, mas firmou acordo para eleger Sarney."
Alexandre em setembro 29, 2006 7:16 AM
#10
Caro Idelber,
CONSTATAÇÃO: Está claro que o presidente Lula é aliado de Sarney no Amapá!
O insuspeito (quanto a este assunto) jornal ‘O Globo’ sai na página 15 da edição de hoje, 29 de setembro, com o título ‘MINISTRO DESEMBARCA NO AMAPÁ E AJUDA SARNEY’. O subtítulo é surpreendente para o jornal fundado por Irineu Marinho: ‘Senador, cuja adversário cresceu nas pesquisas, faz discurso messiânico e chama eleitores de ‘manos e manas’ [a reportagem é de Evandro Éboli].
Quanto às promessas de obras, como já nos falou o Alexandre, o relato do Globo é semelhante ao que ele nos mostrou. Ainda ‘O Globo’ usa o último parágrafo para falar sobre a candidata a senadora Cristina Almeida.
Eu sinceramente torço para que uma nova cara, a de Cristina Almeida, apareça na cadeira do Senado mas é profundamente desalentador saber que “...ela não guarda mágoa de Lula e o apóia, inclusive fazendo campanha para que o presidente seja reeleito” (n’ O Globo), ou “sei que o coração de Lula torce para que eu saía vitoriosa” (também O Globo), ou ainda esta pérola, que nos conta Alexandre, que é o fato do partido do presidente Lula lançar o candidato Errolflyn Paixão contra a candidatura de Capibaribe.
Apesar de tudo, desejo sucesso para Cristina Almeida, para o Amapá e para o Brasil.
Paulo em setembro 29, 2006 9:14 AM
#11
Alexandre,
Fui obrigado a fazer um post para tentar mudar os rumos da eleição presidencial...rs... Têm coisas que o eleitor deveria saber que não são publicadas pela Folha que tem rabo preso.
Quanto ao apoio da máquina governamental a candidatura do Sarney, isso me parece duas coisas:
a Folha deveria ter feito a cobertura das ações do TRE-AP em cima do blog da Alcinéa, em vez de ficar especulando sobre seus apoios eleitorais e a outra é que se o ministro do PMDB acha que vai ajudar o Sarney com o projeto luz para todos, o máximo que ele vai conseguir são mais votos para o Lula.
A máquina que o Sarney usa (já que não tem capilaridade no estado), são os prefeitos, deputados e a justiça eleitoral. Precisa mais de alguma coisa?
paulinho em setembro 29, 2006 9:18 AM
#12
Há outros rumos que este blog nem passa perto. Ontem ficamos sabendo que o Banco Central sequer recebeu um pedido de investigação da Polícia Federal. É o governo confessando publicamente que está escondendo a verdade da população. Em casos graves como esse, o blog irá discutir se o Marco Aurélio de Mello deve ou não pedir desculpas por acusar os grampos. É parcialismo na mesma linha de um Olavo de Carvalho.
Covas é igual a Maluf ? Não. Mas há um senhor de barba grisalha aí, quase reeleito em primeiro turno, que já está bem parecido com ele...
Juca Azevedo em setembro 29, 2006 10:02 AM
#13
O Plínio foi o melhor no debate, com certeza.
Mas o meu lado pragmático gostou de um início de resposta do Mercadante, dita meio sem jeito, meio tímida, e que ele não levou adiante: "Plínio, não adianta ficarmos sonhando com o futuro e, emqüanto isso, deixarmos a direita governar...". Eu concordo com isso, não podemos deixar o povo abandonado à própria sorte, enquanto esperamos condições ideais.
Eu gosto muito do Plínio, acho-o um analista agudo, francamente humanista e socialista. Mas quem já viu algumas de suas entrevistas, como a que deu na Caros Amigos, sabe que ele defendia que o PT não deveria disputar cargos executivos ainda, ao menos não com o fim de ser realmente eleito... Esta é uma postura que me incomoda. Levar o socialismo ao debate político é importante e necessário, mas só isto não basta, é necessário buscar realizações concretas. Imagine um político dizendo para um esfomeado que ele terá que passar fome até que o partido amadureça e só então venha a fazer um governo socialista, purista, sem ceder em nenhum ponto de seu projeto!
O Plínio tem razão quando diz, como fez muitas vezes no debate, que deve-se combater o imperialismo, é evidente. Mas um candidato que não seja café-com-leite não pode fazer um discurso de ataque tão frontal, tão explícito, pois, se eleito nestas condições, corre o risco de não conseguir fazer outra coisa além de se defender das agressões do império. Existem maneiras mais sutís e seguras de se combater o imperialismo, nisto eu acho o Lula irrepreensível, especialmente se levarmos em consideração a fragilidade do Brasil que ele recebeu para governar.
Elton em setembro 29, 2006 10:17 AM
#14
O tal senhor de barba grisalha, Juca, é amigão de um tal coronel maranhense que se bandeou pro Amapá. E, dizem, o tal coronel tem sido ajudado pelo partido do barba grisalha a se eleger. É o que dizem.
E nada mais equivocado do que comparar Covas com Maluf. Seria com dizer que o Lula e o Jader Barbalho dividem o mesmo palanque. Ops, agora o equívoco foi meu. Ou não. :-)
Boka em setembro 29, 2006 10:48 AM
#15
Eu tenho a impressão que devemos ler os jornais entendendo os grupos que eles legitimamente defendem.
Quando a 'FOLHA de S.Paulo' publica que o coronel maranhense recebeu o ministro de Minas e Energia no Amapá, que em sua campanha há muitas imagens do presidente Lula e que (argh) o Sr. Berzoini pede votos para o coronel maranhense, DEVEMOS LEVAR ESTAS INFORMAÇÕES EM ALTA CONTA. Afinal o coronel maranhense escreve regularmente na 'FOLHA'.
Se a Cristina Almeida vencer a eleição no Amapá irá derrotar de uma vez só: o presidente Lula, o coronel maranhense e o partido do Sr. Berzoini!!!
NÃO É POUCA COISA NÃO!!!
Paulo em setembro 29, 2006 11:34 AM
#16
Paulo - O bixo é mais embaixo, diferentemente dos outros produtos o ICMS do petróleo é cobrado:
"VIII – sobre a entrada, no território do Estado destinatário, de petróleo, inclusive lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e de energia elétrica, quando não destinados à comercialização ou à industrialização, decorrentes de operações interestaduais, cabendo o imposto AO ESTADO ONDE ESTIVER LOCALIZADO O ADQUIRENTE.
Ou seja, o Rio é o maior produtor de petróleo só que o ICMS não fica aqui.
Essa lei sempre foi dita como uma imposição da paulistéia desvairada. É ridícula, injusta com o Estado do Rio. Perdemos milhões em imposto por causa dela.
Pablo Vilarnovo em setembro 29, 2006 11:55 AM
#17
Idelber, de onde veio o dinheiro que pagou a Emenda da Reeleição? Foram 200 mil por parlamentar, não?
De onde veio aquele dinheiro? :)
Gravatai Merengue em setembro 29, 2006 1:29 PM
#18
Pesquisa do Correio do Povo para governador do RS, hoje:
Botox-man, 31%.
Musa do vôlei 1963, 29%.
El Bigodón, 25%.
Um segundo turno entre Rigotto e Yeda Crusius? Comecei a fazer as malas. Uruguai que me espere.
tiagón em setembro 29, 2006 1:56 PM
#19
Bela defesa do "vote no menos ruim", esquecendo que este sistema político está totalmente falido, o que iguala, sim, Covas a Maluf, Viana a Pascoal e Lula a Jáder e Sarney ( afinal, não andam de beijinhos e apoios?). Uns mais corruptos, outros um pouco mais corretos, uns mais espertos que os outros na arte de esconder suas maracutaias ( vide o mensalãozão da reeleição - e FHC hoje posa de vestal) todos defendem os privilégios de uma classe, a permanência no poder a qualquer custo. Quem defende o voto em qualquer um também defende a manutenção deste 'status quo'. Voto nulo é voto politicamente consciente, sim, sinalizando para a necessidade de se repensar o sistema político, que a democracia possa existir plenamente e não através desta palhaçada de democracia representativa que apenas representa os interesses dos mesmos grupos, eternamente. Aqui no Brasil, todos os partidos, juntos, formam o decadente e criminoso PRI mexicano.
paulo em setembro 29, 2006 4:13 PM
#20
poxa ideleber eu não estou acreditando. a gente fazendo força pro sarney se dar mal e vem Lula e o PT e faz isso?Novo grito do PT: "Sarney,/ guerreiro/ do povo brasileiro"
Sabem o que os militantes do PT estão gritando no Amapá? “Sarney,/ guerreiro/ do povo brasileiro.” E quem dá as ordens? Lula. Por Mário Magalhães, na Folha desta sexta: “A máquina do governo federal e o PT reforçaram as ações na última semana de campanha para tentar garantir a reeleição do senador José Sarney (PMDB-AP). A três dias da eleição, o ministro Silas Rondeau (Minas e Energia) chegou ontem ao Amapá para ‘oficializar o início das obras’ do programa Luz Para Todos. Foram prometidas 11 mil ligações, com energia para 50 mil pessoas e investimento de R$ 70 milhões. O ministro também participou de eventos relativos à construção de uma subestação elétrica e de duas linhas de transmissão. (...) A candidata do PSB, Cristina Almeida, maior ameaça à reeleição do ex-presidente, diz em sua campanha considerar injusto o fato de o Maranhão ter quatro senadores e o Amapá, dois. (...) O programa eleitoral de Sarney encheu-se de imagens de Lula. O presidente do PT, Ricardo Berzoini, já pedira votos para Sarney na TV. O senador foi decisivo na articulação no PMDB para impedir que o partido lançasse candidato próprio à Presidência da República. ‘O presidente Lula me disse: ‘Ajuda o Sarney lá que eu preciso dele para me ajudar a continuar governando este país', contou o prefeito de Santana, José Antônio Nogueira (PT).’ O PT lançou um candidato "laranja" ao governo, Errolflynn Paixão, para atacar João Capiberibe (PSB), principal apoiador de Cristina Almeida. O partido não tem candidato oficial ao Senado, mas firmou acordo para eleger Sarney."
cimara em setembro 29, 2006 4:34 PM
#21
Bom saber que Nova Orleans sobrevive.
gd ab
JULIO CESAR CORRÊA em setembro 29, 2006 5:01 PM
#22
Muita calma nessa hora! Eu acho que a Folha publicou esta reportagem sobre o apoio do Lula ao Sarney com o intuito de tirar-lhe votos. No momento o mais importante é eleger o Lula, evitando a volta dos neoliberais entreguistas. Óbvio que dói ver o Lula apoiando o coronel, mas a hora é do voto anti-neoliberalismo, pelo crescimento da esquerda na América Latina. A direita está sempre unida e é especialista em semear a discórdia entre os progressistas...
Hermes em setembro 29, 2006 5:05 PM
#23
Idelber,
se tiver tempo e oportunidade, leia, na Folha de S. Paulo de hoje, "Lula põe a máquina do governo e o PT para ajudar Sarney": "Lula me disse: "Ajuda o Sarney lá que eu preciso dele para me ajudar a continuar governando este país", afirma prefeito petista".
Que mania de meter os pés pelas mãos e dar sobrevida a quem já deveria estar enterrado politicamente.
Abraço
Alexandre Nodari em setembro 29, 2006 6:13 PM
#24
Mandem o Berzoini ao Amapá para coordenar a campanha de Sarney!
Acabei de chegar, zumbi ainda. Belo Horizonte continua linda. Estou digerindo essa cacetada e, mais importante, apurando com minha próprias fontes.
Os números que o tiagón deixou aí são tristes.
Idelber em setembro 29, 2006 7:18 PM
#25
qual é, hermes?? totalmente sem sentido sua análise. e a aliança de lula com sarney, newtão cardoso, renan calheiros o q existe de mais atrasado em termos de oligarquia neste país? e os lucros astronômicos dos banqueiros? logo num governo q vc diz ser de esquerda???
conta outra vai.
eli em setembro 29, 2006 7:56 PM
#26
Amigos
Gostaria de entender:
(1) Por que se deve atacar a dobradinha RIGOTTO-PMDB, no RGS, e se deve defender a dobradinha SARNEY-PMDB no Amapá?
(2) Por que o presidente Lula pode estabelecer aliança eleitoral com o SARNEY no Amapá, e o eleitor não pode estabelecer uma aliança eleitoral com RIGOTTO que, em vista do que temos visto pelo Brasil tem feito um governo bom?
(3) Por que a cada besteira que o Sr. Berzoini faz ele consegue melhores colocações? Não terá ainda o Sr. Berzoini atingido o seu limite máximo de incapacidade?
(4) E finalmente, por que fizeram a OPERAÇÃO TABAJARA se a elição de S.Paulo já está perdida?
Vida que segue.
Paulo em setembro 29, 2006 8:24 PM
#27
Pablo, o ICMS é sempre cobrado no estabelecimento onde o consumo é realizado, ou seja, um carro fabricado no Paraná e vendido no RJ vai ter seu ICMS cobrado no Rio. Existe ma compensação entre estados, mas basicamente o caixa que engorda primeiro é o do Destino e não da Origem.
Tô falando bobeira?
Duralex em setembro 30, 2006 2:37 AM
#28
eli,
O governo Lula não foi aquilo que esperávamos, mas ao menos não entregou as estatais de mão beijada como a tucanalha. Se o Alckmin ganhar (isola!), serão entregues todas as estatais que restam. Além disso, ninguém pode negar que o governo Lula foi bom para as classes mais baixas. Em suma, já foi um progresso em relação a oito anos de FHC.
Hermes em setembro 30, 2006 11:39 AM
#29
Idelber e companheiros(ou não), espero suas participações em enquete boca-de-urna sobre os 'frutas' que despencarão amanhã após a apuração do pleito.
vote lá: www.gugaalayon.blogspot.com
agradeço o espaço para propaganda não paga.
gugala em setembro 30, 2006 12:10 PM
#30
Esse empenho de Lula+PT para dar força a Sarney, me fez pensar pela primeira vez em não votar em Lula domingo.
Sou totalmente contra voto nulo. Não é só entre Covas e Maluf que se pode ver diferenças. Até entre mais próximos temos a obrigação de encontrá-las. Obrigação, sim. Em um país como o Brasil, quem teve acesso a pelo menos 10 anos de estudo, tem esse dever de usar o voto pensado em contraposição aos votos comprados, de cabresto, irresponsáveis, no mais bonito, no engraçado (ou palhaços como Clodovil e Enéas), etc.
Fico tentado a contribuir com o segundo turno, votando agora em Cristovam.
Já no segundo turno teria que ficar com o Lula-contínua-decepção já que as opções branco-nulo ou Tucanalha-pseudo-vestal estâo fora de qualquer possibilidade.
Então por que não abreviar, aplicando o voto útil, esquecendo as últimas decepções e votando no barbudo? Até amanhã, decido.
Expedito.
Expedito em setembro 30, 2006 12:21 PM
#31
Se a informaçao sobre o Amapá se confirmar, euzinha que não sou da direita golpista, vou ganhar menção honrosa por ter não ter entrado na campanha do Xô Sarney. Inclusive já estou montando uma tenda onde estarei dando consultas de tarô, runas, búzios pela mísera quantia de 1000 reais. Ligue já : 1 800-SARNEYPRAVICEDOLULA.
Ana Lucia em setembro 30, 2006 1:01 PM
#32
esqueci de mencionar...atualmente tem duas teorias do complô circulando. A primeira diz que a Globo, furiosa porque Lula não foi ao debate mostrou partes do fatídico debate Lula X Collor de 1989...aquele editado. Teria também mostrado o dinheiro da propina do dossiê, etc. Isso seria um crime eleitoral duplo. A segunda teoria do complô afirma que o acidente aéreo da Gol, foi divulgado 4 horas após o acontecido pra criar (depois do debate) um clima de calamidade. Nada disso deve surpreender ninguém afinal ninguém ia esperar ver no JN uma sessão espírita onde o Roberto Marinho declararia seu voto a Lula. Mas o maior crime eleitoral pra mim é esse do Amapá. Se a coisa se confirmar, tem que ser denunciada.
Ana Lucia em setembro 30, 2006 1:22 PM
#33
Duralex
Tá falando sim. Só a indístri ada energia paga ICMS no destino, qq outra paga na origem.
lucia em outubro 1, 2006 11:08 AM