« Sobre o café ::
Pag. Principal
:: Uma correção »
sábado, 28 de outubro 2006
Debate da Globo
As últimas pesquisas fizeram desmoronar a tese de que Lula só se elegerá graças aos pobres e ao Nordeste. Elas confirmam, por exemplo, o empate técnico entre eleitores com nível superior e a considerável subida de Lula no Sul e no Sudeste. Revelou-se péssima sociologia a tese do “Brasil arcaico versus o Brasil moderno”, com que Fernando Henrique Cardoso entreteve jornalistas argentinos e tentou explicar a divisão do eleitorado. Nessas explicações ele nunca foi bom, mas as últimas têm sido particularmente sofríveis.
Se alguma influência o debate puder exercer nas eleições de domingo, ela terá sido de poucos pontos. Será interessante ver se se realiza a previsão dos que viram uma “vitória” de Alckmin, que talvez leve [...] uns pontos a mais, evitando que Lula fique na casa dos 60% dos válidos. Eu acho exatamente o oposto: que o debate ampliou a vantagem de Lula. 62% é a porcentagem de votos que Lula teve no segundo turno contra Serra em 2002. Chegar a esse número depois dos tropeços e dos ataques cerrados sofridos na segunda metade do mandato seria simbólico de uma grande vitória.
Para os indignados da Zona Sul que ainda não conseguiram entender por que o povo escolheu Lula, o debate foi um resuminho de tudo. Nada do que Alckmin disse “estar mal” no Brasil estava melhor sob FHC. Nada: nem juros, nem emprego, nem educação, nem saúde, nem microcrédito, nem acesso do povo pobre à cidadania. Como diz o Alon, o que derrotou Alckmin não foi o marqueteiro ruim e sim uma discussão política, na qual o terreno de jogo, os termos nos quais dava a peleja, foram definidos pela coligação Lula, que partiu para o ataque já no dia 02 de outubro. A dificuldade com que Alckmin respondeu aos ataques feitos ao passado privatista do PSDB foram a expressão da sua sina neste segundo turno, a de debater nos termos ditados por Lula.
Na última volta do parafuso da privatização, não deixou de ser cômico assistir ao candidato tucano acusar Lula de estar "privatizando" a Amazônia. Não se trata de discutir aqui a lei nº 4.776, de 2005, claro. Simplesmente aponto o óbvio: um Alckmin que esteja acusando Lula de "privatizar" já está debatendo em termos determinados pelo adversário. Por ali não vence nunca.
Como notou a Mary W, Alckmin transmite a péssima impressão de que está sendo condescendente quando tenta explicar algo em termos populares. Em algum momento do debate cheguei a achar que o olho-no-olho que Lula lhe dirigia podia ter passado da medida e que o candidato do PT poderia perder pontos por excesso de agressividade com um adversário já derrotado. Mas a força com que Lula investiu sobre Alckmin e a insistência em fazer gestos de conciliação a Aécio Neves e José Serra já podem ser parte do mapa pós-eleitoral. Para o PSDB, continua o desafio de conseguir ser algo que não um mero anti-PT. Seria muito bom para o Brasil.
Boa eleição para todos.
Escrito por Idelber às 07:10 | link para este post
| Comentários (29)
#1
abraços cabra. já comprei os fogos e uma pinga, lá do sertão. uma parte da pinga (a ser ingulida)é para jogar sobre todos os jornalões. veja. folha. estadão. depois mijo sobre as cinzas
mario cezar em outubro 28, 2006 8:23 AM
#2
Idelber,
providenciei meus rojões também. Não achei que Lula foi bem no debate de ontem, mas Geraldo também não foi. Na verdade, foi o pior e mais desnecessário dos debates realizados no segundo turno. Geraldo visivelmente jogou a toalha já no primeiro bloco. E Lula não conseguiu responder claramente a nenhuma pergunta do público. Foi um debate apático, que não modificará o resultado final do pleito. Os candidatos já sabiam disso antes mesmo de começá-lo.
Lula deve bater na casa dos 60%, mas é bom dizer que Geraldo foi um péssimo adversário. O melhor que poderia ter acontecido ao PT. Não acredito que, ao contrário do que aconteceu com Serra, ele saia fortalecido dentro do PSDB.
Domingão é nóis, mano!
Bruno Ribeiro em outubro 28, 2006 9:41 AM
Biajoni em outubro 28, 2006 10:40 AM
#4
Concordo com você, a marca de 60% depois de todo o desgaste e de todo bombardeio da mídia, é uma grande vitória :)
Lula lá e boa eleição, companheiro!
Kellen em outubro 28, 2006 11:21 AM
#5
E o PT, será que deixará de ser mais do que uma quadrilha capitaneada por ex-terroristas, agentes secretos cubanos e mafiosos convictos?
Mestre Joca em outubro 28, 2006 11:29 AM
#6
idelber.
espero que tambem não delete meu comentário.
vc assistiu mesmo o debate?????? vc acha q lula foi bem no debate de ontem?????? que é isso, idelber?? o lula teve um desempenho sofrível. nervoso, agressivo, atrapalhado. sem falar nas costumeiras agressões ao idioma. como um professor de literatura q costuma corrigir leitores q fazem comentários contra lula, pode pssar a mão na cabeça de uma pessoa tão ignorante como lula. quer dizer, para os outros os rigores das leis gramaticais mas para lula toda liberdade.
cuidado, professor, vc está parecendo um brazilianista de esquerda. vem pro nordeste sentir a chapa quente e o novo coronelismo q lula que lula está inaugurando na região. cai na real, professor
beto urubu em outubro 28, 2006 12:15 PM
#7
O lulismo é uma ameaça à liberdade
Celso Lungaretti (*)
Com o fim do socialismo real, as pessoas contrárias ao capitalismo já não conseguem unir-se em torno de uma proposta positiva de transformação da sociedade. Falta um ponto de chegada, uma meta estratégica.
Se o controle dos meios de produção pelo estado não leva à construção de uma sociedade mais solidária e justa, mas sim ao atraso e à tirania, o que colocaremos no lugar desse horrível capitalismo globalizado que está aí? Por enquanto, só existem propostas pontuais, que exatamente por serem pontuais não representam uma verdadeira alternativa e acabam rechaçadas ou absorvidas pelo capitalismo, sem o transformarem.
Então, tais pessoas se consolam com qualquer ilusão – inclusive a de que sindicalistas, com seus defeitos intrínsecos (mentem, caluniam, distorcem, corrompem, roubam e até matam pelo poder) – possam ser aliados dos idealistas.
Não são. E o sonho acabou de forma tão deprimente que muitos tentam convencer-se de que é tudo propaganda burguesa. Avestruzes enterrando a cabeça na areia porque a realidade é cruel demais.
Em sua trajetória negativa, hoje o lulismo começa a repetir a escalada do nazismo e do fascismo. As hordas de mercenários lúmpens intimidando e expulsando os adversários das ruas já estão aí; a propaganda mentirosa, no estilo de Goebbels, também.
Não devemos esquecer que Mussolini começou na esquerda; e alguns dos companheiros de primeira hora de Hitler, também. Esse lulismo que já não tem esperança nenhuma a oferecer, mas apenas migalhas para os miseráveis e alarmismo ao restante, tende a tornar-se cada vez mais a negação de tudo por que lutam os verdadeiros combatentes da causa popular.
É preciso determos o lulismo antes que seja tarde. Não podemos repetir os erros do século passado, só dando valor à liberdade depois de sua perda.
E, claro, construirmos uma nova esquerda, com teoria e prática revolucionárias -- ou, melhor dizendo, uma verdadeira esquerda, pois o lulismo pertence definitivamente ao campo inimigo.
jurandir em outubro 28, 2006 12:57 PM
#8
A Globo inovou ao pôr eleitores simples argüindo os candidatos no debate, que parecia um tribunal do júri. Nervoso e vermelho de raiva, o advogado de defesa do governo, Lula, parecia querer intimidar o promotor Alckmin quando batia palmas contrariadas. O tucano se houve melhor. Lula deu a grande deixa ao cobrar dele que mostrasse de onde viriam as verbas para as obras que anunciava. O tucano redargüiu: quem tem de mostrar de onde veio o dinheiro é você, Lula, se referindo ao dossiê. E o auditório todo riu, em uníssono.
Anonymous em outubro 28, 2006 1:03 PM
#9
O problema é que os "eleitores indecisos" da Globo não eram tão indecisos assim. O sujeito por exemplo que afirmou pegar 3 ônibus para chegar à faculdade mora muito próximo ao campus e entre suas comunidades do Orkut está a sugestiva "Presidente Mula". Fiz um resumo da história neste post: http://tuliovianna.org/?p=175
Grande abraço ao amigo Idelber!
Túlio Vianna em outubro 28, 2006 1:14 PM
#10
nossa! esse tulio viana é espião é? é dedo-duro? calma gente assim isso não vai dar certo. daqui a pouco vcs do pt vão caçar os opositores. isso é fascismo, ou não é?
juliana em outubro 28, 2006 1:23 PM
#11
e q cacoete é aquele de lula sempre pegar o copo e dar um golinho? é compulsivo? imagina um presidente da direita com este costume? o q vc não estariam dizendo???
lula foi péssimo no debate de ontem
pedro em outubro 28, 2006 1:49 PM
#12
Idelber,
Eu acho que o Lula ontem não foi muito bem até porque o formato do debate não lhe foi muito favorável. O "town hall meeting" é sempre desfavorável para candidatos da situação. Pois, por mais que ele tenha ótimos números para mostrar, as pessoas ali estão sempre levantando problemas muito concretos. O cara diz que está desempregado e Lula diz que criou 100 mil empregos por mês. Mas o cara desempregado mostra que a realidade não é tão rósea assim. De modo que o formato não foi muito favorável pro Lula.
Mas que é engraçado o Lula dizer que o Brasil é governado pelos mesmos desde Pedro Álvares Cabral é...vindo de alguém aliado a Delfim Netto, o ministro do Milagre, e Zé do Sarney, presidente da Arena na época da ditadura militar, não deixa de ser hilário.
Um abraço e parabéns pela vitória! Vamos esperar o melhor!
Cesar em outubro 28, 2006 2:04 PM
#13
relamente é muito engraçado. lulla é tão cara de pau, mas tão cara de pau que tudo de ruim do brasil é culpa de 500 anos atrás.
ele nunca sai do pallanque.sempre se posiciona como opositor. que é engraçado é.
mas ver lulla falar de 500 anos atrás e encontar elle de braço dado com sarney, jader barbalho, newtão cardoso, delfim netto, collor (que agora é alliado), maluf (que diz apoiar lulla)....
caramba. o de gaulle tinha razão. este não é um país sério.
mais quatro anos de lulla vai ser hillário
henrique em outubro 28, 2006 2:15 PM
#14
olá pessoal. eu voto em lula e no entanto tenho de concordar q lula não foi bem no debate de ontem.
ele ficou muito confuso e teve momento que eu achei que ele ia bater fisicamente em alckmin.
fiquei muito triste porque o despreparo de lula é gritante. ele está visivelmente envelhecido, mal tratado fisicamente, falando aquele portugues errado.
foi dormir deprimido pensando qual o exemplo oferece lula às novas gerações?
olha, estou com muito medo deste segundo mandato de lula. ontem o achei excessivamente agressivo e autoritário.
clovis em outubro 28, 2006 2:25 PM
#15
a campanha foi muito ruim, eu achei. foi acertada a decisao do alckimin de discutir ética. mas ele fez isso de forma tao despolitizada que passou a impressao de falta de assunto. esse desrespeito a inteligencia do eleitor mesmo. o lula chegou a dizer no debate de ontem "eles sao preconceituosos". e sao. mesmo o FHC é. e sabe que é. entao o lula ficou explicando e fez alguma auto-critica. coisa que o alckimin nao fez. megalomaniaco. fica dizendo "vou fazer isso, vou fazer aquilo". enterra a imagem de politico "moderno" e consciente. que o serra encarna bem. enfim. estou perplexa com o desempenho do alckimin como candidato. esperava mais dele. achei que fosse dar muito trabalho. foi um cisco.
mary w. em outubro 28, 2006 3:16 PM
#16
pois é, mary w, ele foi tão fraco durante a campanha toda que corre o sério risco de ter menos votos no segundo turno do que teve no primeiro...
Também achei que ele fosse personificar um gerente modernoso, mas pareceu simplesmente sem assunto e sem sal.
Idelber em outubro 28, 2006 3:34 PM
#17
Como diz a minha nora, "baixou" um Lampião no Lula naquele debate. Mas, quer saber, gostei. A Globo em-cima-do-muro, o Alckmin com cara de quem quer enrolar o povo pra ganhar o voto e depois tirar o pouco que conquistamos e um Lula envelhecido, nervoso, mas falando a linguagem do povo. Aquela do Cabral foi ótima.
Socorro em outubro 28, 2006 3:39 PM
#18
uau, Túlio, que ótimo furo!!! juliana, isso não tem nada a ver com fascismo. Se a emissora apresenta o leitor como indeciso, e ele pertence a comunidades anti-Lula do Orkut, isso é informação relevante.
E eu fiquei, sim, com a pulga atrás da orelha com os ônibus que ele pegava ao trabalho: três ônibus? Meio incomum, né?
Idelber em outubro 28, 2006 3:44 PM
#19
Caro Idelber,
O debate do segundo turno que mais gostei foi o da Band.
Foi o primeiro, e os outros foram cópias. De formato, com pequenas mudança de estilo, e dos dicursos dos candidatos, com pequenas alterações de humor mas sem nenhuma mudança de estilo ou conteúdo.Todos foram depois do da Band uma experiência de déjà-vu.
Com excessão do de ontem, o da Globo, que inovou e sífu.
O viés tecnologico deixou os candidatos perdidos diante ‘da camêra’, Eles estavam pouco avontade, e procuravam, atônitos, saber quem iria fazer a pergunta da ‘plateia’, e sempre aparecia uma figura diferente daquele plano médio apresentado no telão. E a câmera parecia se divertir com a confusão dos candidato, e não houve corte para camêras mais ‘favoráveis’ a nenhum dos dois. Submeteram os candidatos a uma espécie de BBB.
Aqueles eleitores ‘indecisos’ que se enroscavam ao ler suas perguntas, que se verdadeiras, editadas a ponto deles os ‘indecisos’, gaguejarem ao expressá-las.
Não houve tempo suficiente para os candidatos responderem às perguntas, nem para as réplicas e as tréplicas etduo ficou pela metade. Até mesmo Lula, que administra melhor o tempo que o Alckmin, teve dificuldades.
Os únicos méritos foram; Os candidatos ficaram lado a lado e interagiam enquanto o outro falava. A confusão do formato tirou o bordão do Alckmin, e as perguntas dos ‘indecisos’ obrigaram ambos os candidatos a mudarem, senão o discurso , pelo menos as palavras. E concordo com observaçåo do post que Lula induziu o anestesista de Pindamonhangaba a debater segundo seus termos, e teve um custo alto para o chuchu.
E ainda tratam esse homem pelo adjetivo pejorativo; “analfabeto ignorante’.
Me preparei para as eleicões com uma certeza: Este governo é superior aos anteriores em tudo, e isso não é vontade, porque pela minha vontade seria melhor, mas é fato e não há como ir contra os fatos. Se o chamam de corrupto, então neste ponto ele é igual aos que sempre existiram. E se apesar dessa igualdade, não há motivos para mim não votar, conciente inteligente e orgulhosamente em Lula pelo que ele difere.
Estou feliz, e que venham mais quatro anos!
frank de morais em outubro 28, 2006 4:00 PM
#20
Eu sou o típico burguês... Sou branco, tenho nível superior, pós graduado, fui alfabetizado em 3 línguas e passo férias na Europa. Li Oscar Wilde e Marcel Proust,ambos em seus próprios idiomas. Por isso amanhã votarei no Lula. Também já comprei os rojões. To doido pra ver a cara dos "classe merdia" - sorry - aqui dos jardins depois do resultado.hahahhahahaha.Deixo aqui uma frase para os "alquimistas". Failure, when your best is not good enough. Try harder next time.hahahaha see you all in 2010.
Alexandre em outubro 28, 2006 4:11 PM
#21
Caro IDELBER
Dado: o presidente está eleito!
O debate na TV Globo foi bom. Pra mim surpreendentemente bom. Temos que admitir que a TV Globo se mexeu. Para o meu consumo os dois candidatos foram bem. Foi muito bom o evento, MAS CREIO QUE A INFLUÊNCIA NA ELEIÇÃO É NENHUMA. Mas deste último debate também ficou claro que o Brasil precisa de Educação. Precisam de Educação os candidatos, os jornalistas e nós todos enfim!
Acho que depois desta eleição metade dos jornalistas políticos e 100% dos institutos de pesquisa deviam se RECICLAR. A outra metade dos jornalistas deveria mudar de editoria.
Você não acha Idelber, que é claro que o LULISMO vem aí? Não é à toa que se falou pouco no Partido dos Trabalhadores. Creio que, como alguns cientistas sociais afirmam, no primeiro momento de um novo mandato o presidente Lula tentará não se apoiar, no Congresso e fora dele, tanto (e somente) no PT. Vamos ver!
Espero, SINCERAMENTE, que a demonização deixe, pelo menos por um tempo, a política brasileira. Esta demonização (originalmente) paulista anti-PT e anti-PSDB é devastadora, com ela não sobra lugar para uma vida inteligente. E nesta campanha vivemos esta condicionante perigosa.
A avaliação na TV-E sobre o debate na TV Globo, logo após o acontecido, foi favorável.
Acho que há lugar para o otimismo!
Paulo em outubro 28, 2006 6:24 PM
#22
Caro Idelber, só agora li todos os comentários aqui deixados. A turma deste espaço tá braba hem?
Disse que eu estava otimista, mas vejo que por aqui, até os que (aparentemente) votam no presidente Lula vêem um futuro cinzento!
Vamos nos animar gente!!! Afinal o quadro econômico mundial está se tornando menos favorável para o Brasil, e isto deverá se acentuar no médio prazo. Portanto é hora de se entrar com o pé direito no próximo período. Aparentemente a população brasileira na sua média, parece estar otimista. A nossa sorte já está lançada. Saudações cariocas.
Paulo em outubro 28, 2006 6:43 PM
#23
Meus caros
Achei que nos primeiros blocos Lula estava nervoso,depois ele se saiu bem.Acho que o Geraldo também foi bem . A impressão que tivemos do Lula querer ir para cima do outro foi devido ao posicionamento da camera por cima o deu esta ilusão. Lula é velho de guerra jamais iria tomar esta atidude. Mas percebia-se que estava no limite da exaustão, muito estressado pela dura campanha.
Ana em outubro 28, 2006 8:29 PM
#24
Caríssimo Idelber e indignados visitantes:
que história é essa agora de "Por favor, não deleta meu comentário?" O pessoal aqui anda meio assustado, hein? Isso aqui não é a Veja. E esse papo de que professor de literatura não pode votar em quem "agride o português"? Dominar a norma-padrão não melhora em nada um político, aliás a maioria dos grandes filhos da puta desse país falam muito bem. E grande parte dos melhores cidadãos nem sabem ler direito.
Agora, que abraçar o Sarney é duro de engolir, isso é.
Sobre o debate, achei chatinho mesmo. Fiquei torcendo pra um dar um peteleco na orelha do outro quando estivesse de costas. Mas não rolou...
Luis Tavares em outubro 28, 2006 9:40 PM
#25
Ei estou aqui pra conhecer seu blog
Ofereço o o award Blog Perola da net com muito carinho. Convido a fazer a inscrição pra ser destaque ok?
Aproveita e façaa uma viagem de trem pelos cantos de MInas...( ligue o som ok?)
Bjs
nancy moises em outubro 28, 2006 9:56 PM
#26
Idelber, EU pego três onibus para ir trabalhar. Não acharia tão ruim se os intervalos não fossem tão grandes(Em especial no que eu pego para sair de Itatiba, o que, aliás, é responsabilidade do governo estadual, ex-Alckmin).
O que eu não entendi é o que isso tem a ver com um debate PRESIDENCIAL...
André Kenji em outubro 29, 2006 12:13 AM
#27
hehehe, apareceu alguém que pega três ônibus :-)
Idelber em outubro 29, 2006 12:17 AM
#28
Caro Idelber,
A bola sobre a privatização da Amazônia foi levantada para o Alckmin pela Miriam Leitão, a comentarista econômica do Globo que entende tanto de economia quanto eu de astrofísica. Toda a coluna dela, do dia anterior ao debate, foi sobre o assunto. O PSDB ainda não sabe se fica eternamente grato à ela ou ao Ali Kamel.
Abs.
Augusto César
Augusto César em outubro 29, 2006 9:46 AM
#29
Amei o resumo. Realmente nao acho que o debate venha a mudar as previsoes dadas. Lula-la vai ser reeleito. E se isso vai ser melhor ou pior para o Brasil, so o futuro dira. Por que alem de tecnicos, o Brasil esta se mostrando um celeiro de ciganos, aonde todo mundo esta demonstrando a capacidade de ver o futuro... E olha que eu nem paguei ninguem para ler a mao do Brasil.
Val em outubro 29, 2006 10:04 AM