Meu Perfil
Um weblog anti-apocalíptico sobre polí­tica, música, futebol e literatura.



email: idelberavelar gmail ponto com
Sobre o autor
 Curriculum Vitae
 Página pessoal em Tulane
 Prêmio Itamaraty (pdf)
 The Untimely Present
 The Letter of Violence
 Alegorias da Derrota
 Ensaio sobre o PT
 Balanço Governo Lula
 Ensaio Música Mineira
 Ensaio sobre 11/09
 Entrevista no Chile
 Entrevista no Gravatá
 Ensaio sobre o Galo


Sobre ela
 Um defeito de cor
 Ao lado e à margem do que sentes por mim
 Prêmio Casa de las Américas
 Comentário de Millôr
 Comentário de Risério
 Resenha na Folha de Pernambuco
 Entrevista na Record
 Entrevista na Globo News
 Entrevista na Novae (2002)


Direto do arquivo
 Decálogo do blogueiro
 Perfil do direitista tupiniquim
 ABC das eleições americanas
 Valsa, Polca e Maxixe
 Discoteca do Mangue Beat
 Homenagem a Silviano Santiago
 A Globo e as eleições
 Katrina, em 10 datas
 On Cult studies and blogs
 Bloomsday
 Sobre o luto
 Entrevista com José M. Wisnik
 Entrevista com Martín Kohan


Histórico
 maio 2008
 abril 2008
 março 2008
 fevereiro 2008
 janeiro 2008
 dezembro 2007
 novembro 2007
 outubro 2007
 setembro 2007
 agosto 2007
 julho 2007
 junho 2007
 maio 2007
 abril 2007
 março 2007
 fevereiro 2007
 janeiro 2007
 novembro 2006
 outubro 2006
 setembro 2006
 agosto 2006
 julho 2006
 junho 2006
 maio 2006
 abril 2006
 março 2006
 janeiro 2006
 dezembro 2005
 novembro 2005
 outubro 2005
 setembro 2005
 agosto 2005
 julho 2005
 junho 2005
 maio 2005
 abril 2005
 março 2005
 fevereiro 2005
 janeiro 2005
 dezembro 2004
 novembro 2004
 outubro 2004


Assuntos
 Clube de leituras
 Fenomenologia da Fumaça
 Filosofia
 Futebol e redondezas
 Gênero
 Literatura
 Metablogagem
 Música
 New Orleans
 Polí­tica
 Primeira Pessoa



Visito
 Acontecimentos
 Afrodite sem Olimpo
 Afonso, o Chato
 After the Fall
 Agência Carta Maior
 Aguafuertes
 Alcinéa Cavalcante
 Alê Felix
 Além do jogo
 Alessandra Alves
 Alfarrábio
 Amante profissional
 Ane Aguirre
 Animot
 Antônio Carlos Miguel
 Ao mirante, Nelson!
 Bala perdida
 Balípodo
 Bereteando
 Biajoni!
 Bibi's Box
 Big muff
 Blog do Alon
 Blog do Cássio
 Blog do galinho
 Blog do Juarez
 Blog do Mello
 Blog do Rovai
 Blog do Sakamoto
 Blog dos Perrusi
 Blogafora
 blowg
 The brain eaters
 Brainstorm # 9
 Branco Leone
 Bratislava
 Bugio
 Caldos de tipos
 Caquis caídos
 O carapuceiro
 Carla Rodrigues
 Carnet de notes
 Carreira solo
 Carta da Itália
 Caryorker
 A casa da colina
 Casa da tolerância
 Casa de paragens
 Catarro Verde
 Catatau
 Cinefilia
 Cinematógrafo
 Cintaliga
 Cocadaboa
 Conejillo de Indias
 Contra Capa
 Contraditorium
 Controvérsia
 Conversa afiada
 Cria Minha
 Cris Dias
 Crônicas perversas
 Cultura e barbárie
 Cyn City
 Cynthia Semíramis
 Uma dama não comenta
 Daniel Lopes
 De olho no fato
 De primeira
 De Rasuras
 Dez polegadas
 Diálogico
 Diário da Lulu
 Diário da Odalisca
 Diário de Bordo
 Diario de trabajo
 Diário gauche
 Diplomacia bossa nova
 Discoteca básica
 Dissidência
 Dito assim parece à toa
 Doidivana
 Don Quijote
 Dossiê Alex Primo
 ¡Drops da Fal!
 Duas Fridas
 É bom para quem gosta
 É por aqui que vai pra lá?
 eblog
 Ecologia Digital
 Enloucrescendo
 Enquanto seu blog não vem
 Epicaos
 EraOdito
 Escrúpulos Precários
 Eugenia in the meadow
 O eu profundo
 Fabricio Carpinejar
 Faca de fogo
 Faça sua parte
 Favoritos
 A Feminista
 Ferréz
 Fiapo de jaca
 Fósforo
 Fina flor
 Fogo nas entranhas
 Fotógrafos brasileiros
 Frankamente
 Futebol, política e cachaça
 Gabinete dentário
 Galo é amor
 Garotas que dizem ni
 Gejfin
 Gravatá
 Gravataí Merengue
 Groselha news
 Guga Alayon
 Guia de literatura
 Hedonismos
 Hermenauta
 Histórias do Brasil
 HQ e cultura
 Hunny.bunny
 Idéias mutantes
 Impedimento
 Impostor
 Imprensa Marrom
 Incautos do ontem
 Ingresia
 InternETC
 Interney
 Ius communicatio
 jAGauDArTE
 Jon Kepa
 Juca Kfouri
 Juliano Rosa
 Kit Básico da Mulher Moderna
 La lectora provisoria
 Lembrança eterna de uma mente sem brilho
 Letícia na web
 Liberal Libertário Libertino
 Limpo no lance
 Linkillo
 Lino Resende
 Lixo Tipo Especial
 Lixomania
 Lord Broken Pottery
 Luis Nassif
 Luz de Luma
 Mac's daily miscellany
 Maísa na blogosfera
 Uma Malla pelo mundo
 Marcelo Coelho
 Marconi Leal
 Marmota
 Martelada
 Meio bossa nova
 Melômano
 Meta.comunix
 Milton Ribeiro
 Mineiras, uai!
 Mino Carta: direto da Olivetti
 Mothern
 Monolingua
 Mox in the sky with diamonds
 Música popular do Brasil
 Na média
 Na prática a teoria é outra
 Nababu
 Nación apache
 Nalu
 Nei Lopes
 Noncapisconiente
 Nova corja
 Novo mundo
 Nóvoa em folha
 Odisséia literária
 Óleo do diabo
 Olho de boi
 Onde anda Su?
 Ontem e hoje
 A Ostra e o vento
 Outros dias
 Overmundo
 Palestina do espetáculo triunfante
 Pálido ponto branco
 Panóptico
 Para ler sem olhar
 Paralelos
 Parede de meia
 Pátria futebol clube
 Pecus Bilis
 Pedro Alexandre Sanches
 Pedro Dória
 O pensador selvagem
 Pensamentos esparsos
 Pensar enlouquece
 Perto do coração selvagem
 Pirão sem dono
 Poemas del alma
 Ponto media
 Por um punhado de pixels
 Porão abaixo
 Posthegemony
 Prás cabeças
 Prosaico20mgs
 Puente aéreo
 Quando, onde e como
 Que cazzo
 Querido leitor
 Rafael Galvão
 Recordar repetir elaborar
 Retrato do artista quando tolo
 Ricardo Antunes da Costa
 Río fugitivo
 Rizomas
 Roda de ciência
 Rosebud NYC
 RS urgente
 Sandino
 Seqüências parisienses
 Sergio Leo
 Serbão
 Sérgio blog 2.3
 Silenzio, no hay banda
 O sinistro
 Sob(re) a pálpebra da página
 Soninha
 Soninha (gabinete)
 A Sopa no exílio
 Sovaco de cobra
 Sub rosa v.2
 Superfície reflexiva
 Talqualmente
 Tapera
 Taxitramas
 Tentativas de mitologia
 Terapia Zero
 Tiago Dória
 Todo prosa
 Todos os fogos o fogo
 Tordesilhas
 Torero
 Torre de marfim
 Três amigos
 Tudo pode acontecer
 Tudo que é sólido se desmancha no ar
 Túlio Vianna
 Umbigo do sonho
 Ultimas de Babel
 Universo anárquico
 Vejo tudo e não morro
 Velho do farol
 Viajando nas palavras
 La vieja bruja
 A vida em palavras
 Virunduns
 A volta dos que não foram
 Zema Ribeiro




selinho_idelba.jpg


Movable Type 3.36
« Links :: Pag. Principal :: Vamos subir, Galô! »

sexta-feira, 20 de outubro 2006

Homer Simpson da TV Globo leva baile dos leitores do Observatório da Imprensa.

homer-1.jpg Nesta quinta-feira, ao tentar responder à reportagem de Raimundo Pereira na Carta Capital, o editor-executivo da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel – sim, aquele que escreve livro para negar a existência do racismo no Brasil – levou uma das maiores lavadas que já vi alguém levar na história da internet brasileira. O episódio já é, em si, um marco desta campanha eleitoral e mostra a força democratizadora do “jornalismo cidadão” feito na internet por gente como Mino Carta, Luis Nassif, Paulo Henrique Amorim e Luis Weis.

A reportagem da Carta Capital demonstrou como o jornalismo da Globo foi cúmplice do delegado Bruno – que fotografou, na véspera da eleição, o dinheiro apreendido com petistas quase duas semanas antes, para depois pedir divulgação no Jornal Nacional e exigir mentira dos veículos para explicar aos seus superiores o vazamento (além de cometer várias outras ilicitudes, como implicitamente confessar que o fazia por motivos políticos). As fotos do dinheiro que talvez pudesse ter origem ilícita e poderia ter sido usado para comprar um dossiê contra José Serra que talvez não contivesse nada de grave contra o tucano (contaram os condicionais?) receberam, nos dois Jornais Nacionais imediatamente anteriores à eleição, cobertura ampla, histérica e raivosa que excedeu inclusive o tempo dedicado a um dos piores acidentes aéreos da história do Brasil, em que mais de uma centena de famílias haviam sofrido perdas. Isso no sábado, porque na sexta-feira o JN curiosamente ainda não sabia que o avião da Gol havia caído. O Sr. Ali Kamel sofisma, faz traça da inteligência de seu leitor e não oferece explicação satisfatória para o fato de que a CNN e o New York Times noticiaram a queda do avião da Gol horas antes da TV Globo. Essas horas são cruciais, claro, porque entre aquelas foi exibido o Jornal Nacional com a farra das fotos. Na reportagem em que detalhou como a Globo omitiu informações cruciais na divulgação do dossiê, Raimundo Pereira incluiu as dez perguntas que havia encaminhado ao responsável pela Central Globo de Jornalismo. O Sr. Ali Kamel não respondeu nenhuma das dez perguntas feitas pelo jornalista Raimundo Pereira quando da confecção da reportagem.

Seis dias depois da ampla circulação da reportagem da Carta Capital e de sua repercussão na internet, o Sr. Ali Kamel veio ao Observatório da Imprensa tentar se explicar. A reportagem da Carta Capital havia perguntado porque o JN não destacara um repórter para a investigação das relações entre Barjas Negri e Abel Pereira em Piracicaba. Perguntava porque a Globo omitiu o conteúdo da conversa que atestava participação na ilegalidade cometida pelo delegado Bruno. Perguntava porque a Globo adotou critérios diferentes para divulgar as fotos (obtidas ilegalmente) na véspera da eleição e não divulgar o dossiê de Cuiabá sob a alegação de que o material estava sob suspeita. Perguntava várias outras coisas. Quantas dessas perguntas o Sr. Ali Kamel responde no seu longo arrazoado de enrolações produzido seis dias depois da publicação da CC? Nenhuma. globo.jpg

Para tentar defender a si e ao Jornalismo da Globo, Ali Kamel escreveu um texto que se enrola em contradições, longas citações fora de assunto, omissões de explicação para fatos já sabidos, meias-verdades, clichês desprovidos de credibilidade e todo um sem-fim de fraquíssimos truques retóricos para evitar responder claramente o perguntado. Como exercício de argumentação num hipotético curso de graduação em retórica, o texto de Kamel mereceria nota não maior que D até mesmo na Faculdade de Conceição do Mato Dentro.

O artigo de Kamel tenta fazer-nos crer que o acidente da Gol já não era fato sabido às 20:30 de sexta-feira, e sua mentira é desmascarada por vários leitores que testemunham terem lido sobre o acidente antes do JN (em vários outros veículos, como a CNN e o Terra) e terem ligado a televisão na Globo com a esperança – a certeza – de que o JN o noticiaria. Leva o primeiro tombo ali. Também tenta desqualificar as 10 perguntas apresentadas por Raimundo Pereira usando um velho truque retórico: simplesmente ignora 8 delas e toma 2, jogando uma contra a outra como se elas fossem contraditórias entre si. Não são. Elas perguntam coisas diferentes sobre a não-cobertura das atividades de Abel Pereira. É pego na mentira uma segunda vez. Escreve como se a frase Tem de sair hoje à noite na TV. Tem de sair no Jornal Nacional, dita pelo delegado Bruno, tivesse sido editada pela Carta Capital. Não foi. Pego na mentira a terceira vez. No final coloca um PS dizendo que Cópias da fita com a conversa gravada entre o delegado e os repórteres, divulgadas por alguns sites, estranhamente têm uma qualidade sofrível. Duas horas depois ele é pego na mentira pelo próprio site da Globo que, diante da pressão criada na internet, coloca no ar a gravação da conversa – pelo menos quatro dias depois da sua divulgação em outros blogs, como o de Paulo Henrique Amorim - ironicamente desautorizando seu chefe de jornalismo com o título Leia e ouça, com nitidez e na íntegra, conversa do delegado do caso dossiê com repórteres. Kamel também é contradito outras vezes, como quando afirma que esses diálogos mostram claramente que CartaCapital se baseou numa edição parcial das frases do delegado. Os leitores do Observatório demonstram repetidas vezes, de diferentes formas, como é Kamel que está omitindo o fundamental: a motivação política, vingativa e a atitude ilegal do delegado Bruno com a cumplicidade da direção de jornalismo da Globo, que recebeu a fita não depois do dia 29 de setembro e agiu como se não a tivesse recebido.

Enquanto que as inverdades são muitas, as meias-verdades não são menos numerosas: Kamel repete duas vezes no seu texto que o delegado Bruno, ao vazar as fotos, conversara com quatro repórteres, “nenhum deles da TV Globo”, sem dizer que uma delas era do jornal O Globo, sem dizer que além disso um repórter do JN é explicitamente mencionado na conversa,sem dizer que o material é prometido a ele e sem dizer que o jornalismo da TV Globo sim recebe a gravação não depois de 29 de setembro e decide acobertar a mentira que ali está. Esqueceu de dizer isso tudo? Ora, ora, quem está trabalhando com uma edição parcial das frases do delegado?

Depois de umas poucas horas no site do Observatório, o texto de Kamel já havia sido esmigalhado, minuciosamente desmontado, desconstruído, depenado por 90% - sim, pelo menos 90% - dos 286 leitores que lá haviam escrito até a madrugada de hoje. Os leitores não puderam senão recordar, claro, a sujíssima história da TV Globo em episódios como o quase-roubo da eleição estadual de 1982 das mãos de Brizola (em conluio com o Proconsult) e a edição do debate Collor / Lula em 1989. Este episódio das fotos ilegais para atingir Lula e a posterior – posterior em seis dias – “explicação” de Kamel demonstra que a TV Globo vai além de ter na chefia do maior telejornal do país alguém que pensa em seu tele-espectador como um “Homer Simpson”. Demonstra também que o chefe de jornalismo da Globo ainda não conseguiu diferenciar os leitores de um site como o Observatório da Imprensa dos seus Homers imaginários. Demonstra que o Sr. Ali Kamel ainda não aprendeu o básico do básico sobre o jornalismo político dos nossos tempos: que na era da internet, o buraco é mais embaixo. Tudo indica que pagará caro em perda de credibilidade por achar que o Observatório da Imprensa era o sofá de Homer Simpson.



  Escrito por Idelber às 05:27 | link para este post | Comentários (110)


Comentários

#1

Bem, o que esperar que alguém que nega, por definição, o racismo no Brasil e que defende que a Globo não escondeu a notícia das manifestações pelas "Diretas Já"?

Mas, de fundo, não vejo a gravidade do episódio. O dinheiro existe, sua origem é ilícita e a não divulgação das fotos é fruto de intervenção indevida do PT na PF. E, bobo é o povo que se impressiona tanto com foto de dinehiro.

andre lopes em outubro 20, 2006 8:26 AM


#2

Simplesmente perfeita sua análise!

João Evaristo em outubro 20, 2006 8:50 AM


#3

Idelber, você foi brilhante. Concordo 100%.

Como acréscimo, é bom observar que o Fernando Rodrigues, em seu blog no UOL, também divulgou a maior parte da "resposta" do Kamel, mas sem ter nem sequer citado anteriormente a reportagem da Carta Capital.

Resultado: também está levando uma sova homérica (cerca de 9 pra 1) dos comentaristas.

Aliás, um dos comentários cita um fato singular: a Globo News já saberia do acidente da Gol desde às 19:00h, mas foi impedida de noticiar antes da Rede Globo.

Que lindo ...

Luiz em outubro 20, 2006 10:05 AM


#4

Esse país passa por sua maior crise. Não há projeto de país. Um bando de grupos iguais lutando pelo butim. Uma vez um tal de Dirceu falou para todos: "A Globo é nossa, a Veja é tucana". Hoje a Globo e a Veja são tucanas. A Carta Capital de acordo com o novo coordenador de campanha de Lula é "nossa".

Tudo mais do mesmo. Os tucanos e petistas são idênticos nos Modis Operandi. Se as fotos do dinheiro não foram divulgadas de pronto, porque o conteúdo do dossiê foi? Se a DASLU e a Schin foram invadidas por conta de sonegação, porque a sede do PT não foi?

Essa é a luta de dois grupos políticos, iguais em suas doutrinas e métodos, lutando pela mesma coisa. Poder, dinheiro. Uns são do "povo" outro da "elite". Mas tanto o povo quanto a elite se misturam numa massa de manobra. É bobo quem acredita que qualquer um desses lados pensa no Brasil, é só analisar seus programas de governo (sic). Não tem nada. Pura retórica. Navegam de acordo com suas vontades de permanência de poder.

O que falar da junção PSDB-PFL? O que falar de Lula quando diz que Delfin Neto não foi eleito porque foi "perseguido pelas elites"?

O que falar sobre os gritos de "golpe" do PT enquanto eles mesmos tramam incitam o golpe a possibilidade de perderem o registro partidário e consequentemente o poder?

É tudo mais do mesmo. Salvam-se alguns, é verdade, mas esses estão se cansando.

Tá na hora de pessoas começarem a parar de pensar apenas em sua ideologia mofada em décadas, e começar e encarar a realidade do mundo. Não se enganem o nascedouro do PT é o mesmo do PSDB. Mesmíssimo.

Infelizmente cometemos SEMPRE os MESMOS erros, as mesmas burrices, as mesmas fórmulas que vemos fracassar há décadas não só no Brasil, mas no mundo, enquanto outros países encontram soluções próprias mas nunca se descolando da realidade.

Pensam MACRO e aplicam MICRO.

Só que aqui tudo virou Fla-Flu.

E as pessoas que se f*****. Eleições vão passar, essas mesmas pessoas continuaram a mamar nas tetas do Estado. TODAS elas. Estado esse que NÓS sustentamos que deveria trabalhar para NÓS e não o contrário.

Antônio Gramsci sorri no inferno.

Pablo Vilarnovo em outubro 20, 2006 10:12 AM


#5

Post absurdo! O desaparecimento do avião começou a ser divulgado na Internet no meio do horário Jornal Nacional. Cadê o tal critério jornalístico ?

É o mesmo que elogia o Mino Carta e o Paulo Henrique Amorim (que vinculam notícias 100% pró-Lula) ? Por favor, tirem o Luis Nassif do meio desta gangue !

Paulo em outubro 20, 2006 10:27 AM


#6

Excelente análise, especialmente por elencar os argumentos de Ali, e mostrar como são falaciosos.

Que os blogs possam ultrapassar essa grande barreira da informação para a maioria da população. Pois não imagino que questão tão séria seja abordada com a devida honestidade nos canais maiores da mídia...

catatau em outubro 20, 2006 10:56 AM


#7

Caro Idelber

Bacana o seu texto. Mas o fato é que a TV Globo foi criada para o entretenimento.

A televisão brasileira tem pouca tradição no JORNALISMO (APESAR DE TER SOB CONTRATO VÁRIOS JORNALISTAS), anteriormente ao golpe havia jornalismo de verdade no 'Jornal de Vanguarda', que andou por várias emissoras, inclusive pela Globo. Como só acontece em nosso país há pouquíssimos registros de imagens deste programa. Em tempos mais recentes é a TV Bandeirantes (atualmente BAND) que trabalha com o que poderíamos chamar de jornalismo.

E FOI NA TV BANDEIRANTES QUE SURGIU A PRIMEIRA NOTÍCIA DO DESASTRE DO LEGACY. A BAND entrou às 8:30 da sexta-feira com a notícia do desastre aéreo sobre Mato Grosso. Talvez uns cinco minutos depois a mesma matéria entrou no ar pela TV Record. A TV Globo manteve-se na transmissão da novela.

A Bandeirantes resolveu interromper um filme banal que passava naquele momento. Aquela sexta-feira era um dia de transição na chamada grade das emissoras de TV pois o chamado PROGRAMA ELEITORAL GRATUITO tinha se encerrado e as TVs BAND e RECORD estavam com suas programações desestruturadas. A Globo voltou a seqüência de programas anterior a campanha eleitoral.

Logo após o JORNAL DA BAND, um filme do Mr. Bean (que passava na BAND pela milionésima vez) foi interrompido e Ricardo Boechat (atual apresentador do JORNAL DA BAND) apareceu na telinha falando do acidente. Pouca imagens, informações repetidas, mas era nesta mídia em que um grande número de brasileiros tomavam conhecimento.

E a BAND logo conseguiu colocar no ar áudio com o ministro da DEFESA, Waldir Pires. Os entrevistadores da BAND faziam mais perguntas ao ministro, possivelmente para impedir que o ministro ao deixar a BAND e passasse a ser entrevistado pela TV Record. E ambas as emissoras usaram a cobertura sobre o acidente como ponte até o momento que se retornasse a grade “normal”. No caso da BAND a cobertura foi levada até o momento em que começava o horário, já previamente vendido a terceiros, o programa Show da Fé.

Como a TV Globo não é uma emissora (e uma rede) voltada para o jornalismo, permaneceu na novela. A televisão brasileira tem repórteres, editores, comentaristas, camera-men, mas RARAMENTE TEM JORNALISMO. A TV tem uma coisa muito parecida com jornalismo, mas é apenas uma apresentação “high tech” de notícias E OUTRAS COISAS PARECIDAS COM NOTÍCIAS. Saudações cariocas.

Paulo em outubro 20, 2006 11:31 AM


#8

Interessante que esse sujeito Ali Kamel esteja no centro de tal trapalhada. Quanto ao resto, concordo com o André Lopes lá em cima, nada de surpreendente. Daqui a pouco passa a histeria e todo mundo esquece os malvados da Globo, do O Globo e da Veja, é só algum Diogo Mainardi ou outro Bozó pedir uma entrevista ou oferecer a publicação da foto de algum dos críticos ferrenhos em alguma coluna social mantida pela Globo, Veja e O Globo, que vai chover posts com notinhas, links e elogios a esses veículos de comunicação sensacionais, afinal hoje em dia tudo se compra e se vende por 2 minutos de suposta celebridade...

Ana Lucia em outubro 20, 2006 11:47 AM


#9

Como docente da cadeira de retórica da Universidade de Conceição do Mato Dentro, venho manifestar minha discordância da visão de nossa instituição apresentada neste blog.

Eurico Gomes em outubro 20, 2006 12:01 PM


#10

amigos
vcs não acham q estão passando do limite do razoável?
como diria o comunista aldo rebelo, "pelo amor de deus, pessoal"...
é tanta besteira sendo escrita para defender um inacreditável ato de corrupção do governo do sr luis inácio...
de onde veio o dinheiro, gente?
se isso acontecesse num governo com o pt na oposição o brasil estaria em chamas, a imprensa já teria mostrado de onde veio a grana e o diabo a quatro.
eu assisto a globo e é um festival de publicidade do governo. a tela quente é patrocinada pela caixa economica e o logotipo da caixa está quando o filme volta depois do intervalo. e nos intervalos tome petrobrás, tome banco do brasil. e vem vcs dizer q a globo é contra lula?? Tudo bem é dinheiro de publicidade e a globo não vai recusar, mas será q o governo lula TEM CORAGEM E COJONES MESMO para apertar o garrote da globo e não bancar publicidade para ela?? DUVIDO!!!
pelo q estou acompanhando aqui o q vcs querem mesmo é pautar a imprensa.
vcs q comentam, o idelber e o rafael galvão no blog dele escrevem o que quer e não medem palavras para esculhambar o psdb (e tem todo o direito de fazer isso) por outro lado, não vejo um pingo de indignidade de todos vcs a respeito da censura a opinião de arnaldo jabor e do magnolli. eu sei q vcs virão com 1,75 milhões de explicações para dizer q eles burlaram a lei eleitoral mas esta lei não pode ser usada para censurar uma opinião de um cidadão ou de um comentarista.
se for assim vamos censurar o veríssimo q faz uma descarada campanha aberta pra lula nas suas cronicas, o joão ubaldo esculhamba com lula nas dele e por aí vai.
um dos fatos mais importantes dos últimos dias é a censura q o pt está querendo impor à liberdade de expressão.
agora é jabor e o magnolli. E sei q vcs estão adorando isso. e quem será censurado amanhã?
cade a indignação de vcs perante a censura? ou vcs querem q só os q apoiam lula tenham voz?
abre o olho, companheirada....

adauto miranda em outubro 20, 2006 12:20 PM


#11

Idelber,

Eu acho ótimo que os leitores possam desconstruir o Ali Kamel e suas meias-verdades. Mas se é pa desconstruir, por uma questão de coerência e princípio, a gente tem que desconstruir o cenário inteiro.

Por que, mesmo sendo procedimento padrão da Polícia Federal, as fotos não foram mostradas assim que foram apreendidas, quando ainda não havia sido instalado inquérito e o mesmo não corria sob sigilo? Por que nos últimos duzentos casos (levantamento feio pela Federação Nacional dos Policiais Federais) o dinheiro era mostrado, e só nesse não foi? Se a exposição do dinheiro prejudicava a Lula, a quebra dessa prática padrão de divulgar as fotos com dinheiro apreendido, ajudava a quem?

Acho que a gente pode até discutir se é certo mostrar pessoas entrando algemadas no camburão da PF (antes de elas serem julgadas), se é certo ou não mostrar o dinheiro de cuecões, de pastores da Universal (antes dessas pessoas serem julgadas), mas o que não é correto é mudar uma prática só porque ela irá atingir a Presidência da República. Isso não é algo que uma instituição tão republicana como a PF possa fazer. Ou faz com todo mundo ou não faz com ninguém.

A meu ver, esse é um escândalo tão grande quanto o do delegado Bruno.

Se é pra desconstruir, vamos desconstruir tudo.

Um abraço!

Cesar em outubro 20, 2006 1:50 PM


#12

Você pretende ler o livro do Kamel?
O jornal da Band vai ao ar por volta das 19:20 hs e deu a notícia do desaparecimento do avião da Gol, só não sei dizer a que hora exata. Realmente essa de que às 20:30 hs não tinham certeza do desaparecimento para dar a notícia no JN não colou. Por essa e outras que deixei de assistir ao JN.

Te em outubro 20, 2006 2:05 PM


#13

Caro Idelber,

Um amigo meu disse que "a Carta Capital salvou o Brasil" com esta reportagem. E este seu blog, penso eu, tem contribuido bastante para esta salvação. De minha parte, tenho encaminhado seus posts a toda minha lista de endereços de e-mail. Acredito que esta é uma estratégia útil para não depositar novamente a nação nas mãos daqueles comerciantes tucanos.
Um abraço,

Beto

Beto em outubro 20, 2006 2:05 PM


#14

o debate aqui no blog está muito interessante. parabens ao idelber.

mas cesar, aí é que está o problema.
o idelber apoia o lula até a última gota do último e mais escabroso escandalo que possa surgir no governo do PT. o cara é um lulo-petista fundamentalista. fazer o que?
será que na época do fernando collor, o idelber agia assim tão em prol da república?
será q idelber dizia, à época de collor, que todo aquele movimento pelo impeacgment era golpismo?
seria bom saber.
é fácil acusar os outros de parcial olhando para o espelho...

guilherme em outubro 20, 2006 2:09 PM


#15

Caro adauto,
Ao menos que você se refira àlgum novo fato desconhecido que só você saiba de minha parte nunca defendi atos de corrupção. Nem do Lula nem de efeagace nem do Alckmin e nem de ninguém!

Quanto ao dinheiro, tenho quase certeza que ele veio da casa da moeda brasileira que é de onde vem todo dinheiro que circula no país.

'Isso' aconteceu no governo PSDB - emenda para reeleição, privatizações, Marka/FonteCindam, entre tantos outros- e não houve incêndio. Mas garanto que houve empenho do PT sim em denunciar, mas a grande mídia não mostrou e quando mostrou nada foi apurado pela então situação, hoje oposição.

O que ocorre atualmente no país com relação a corrupção reforça a idéia de que quando há corrupção, agora existe apuração e punição. Você pode argumentar que houve resistência do governo em apurar e que foi a oposição que levou as denúncias à CPIs. Mas esta ação da oposição leva a pensar nas verdadeiras intenções atuais da oposição que não tiveram o mesmo 'empenho' nos casos acima citados do governo anterior.

Quanto a 'usar a lei para censurar' o próprio fato do joão ubaldo 'esculhambar com lula', e não é exclusividade dele, refuta sua afirmação.

O que o PT parte da mídia e as pessoas de bom censo querem é que não exista sensura a ninguém.

Voz para todos e não só a voz dos donos. Não é bom vir aqui neste blog e deixar seu comentário?

frank de morais em outubro 20, 2006 2:24 PM


#16

Em que a cobertura da queda do Boeing atrapalharia as supostas intenções da Globo de atacar o PT?

Não estou dizendo que ela não atacou (nem que atacou). Podemos discutir a maneira como a Globo fez a divulgação da foto e/ou a omissão do áudio, e se o procedimento foi ou não foi ético.

Mas sugerir que ela deliberadamente ignorou uma notícia espetacular - que é afinal a matéria-prima dos produtos que ela vende - , só para "concentrar seus esforços no que lhe pareceu mais importante", me parece um pouco de exagero, é imputar à gigante global um amadorismo improvável no contexto.

A emissora poderia muito bem ter noticiado o acidente e ainda assim ter dado o destaque e o enfoque que bem entendesse no caso do dossiê. Como aliás fizeram a Folha e o Estadão, que deram espaço na primeira página para ambas as notícias, segundo a própria Carta Capital.

A Globo teria assim garantido seus dois objetivos, o declarado (audiência), e o escuso (prejudicar o PT).

Tabac em outubro 20, 2006 2:30 PM


#17

frank
suas explicações não me convencem nem um pouco. não sou criança. não sou universotário esquerdista que acredita em papai noel fantasiado de karl marx.
o q está ocorrendo é q o país está num infinito poço de corrupção. isso é notório. se vc não gosta pq a midia fala disso, aí é um problema partidário seu
e eu respeito. mas chega com essa sua empostação de pessoa séria. se o dinheiro veio da casa damoeda brasileira, quem garante tambem q ele não tenha vindo da casa da mãe joana dos que apoiam lulla?
por muito menos o collor caiu, frank. sejamos corretos.
e se o collor caiu por tão pouco frente ao q lulla está fazendo em termos de corupção, pq o lulla não cai?????
q porra de paiseco é esse?????

adauto miranda em outubro 20, 2006 2:35 PM


#18

Estou achando isso tudo hilário...

Fato 1. Partidários do PT são pegos pela PF com a boca na butija. Com dinheiro ilegal (palavra de Biscaia) para compra de informações a serem utilizadas em capanha. Ato ilegal de acordo com a lei.

Fato 2. A PF permite que sejam divulgadas fotos do conteúdo do dossiê e do próprio dossiê, mas não do dinheiro apreendido.

NÃO FATO 2.1 O dossiê apresentado é notícia velha. O que não é fato, é que surgem na mídia estratos bancários contendo movimentação suspeita do PSDB.
CONJECTURA MINHA Logo depois disso um diretor do Banco do Brasil cai. A suspeita de quebra de sigilo bancário aparece. Os estratos somem, nenhum petista mais fala nele. Foram esquecidos.

Fato 3. Um delegado CRIMINOSO da PF (é criminoso sim! Deveria ter sido expulso) cria uma falsa história e motivado por motivos políticos tira foto do dinheiro e combina uma mentira para jornais ao apresentar as fotos.

RESULTADO

Partidários do PSDB - Querem que a origem do dinheiro apareça. Pouco lhes importa que o delegado agiu de maneira errada e criminosa ou por motivos políticos. Morrem de medo que a investigação atinja seus quadros.

Partidários do PT - Querem desviar o foco. Estão doidos para, como dizia o Dr. Ulisses, criar fato novo para que parem de falar sobre a origem do dinheiro. O alvo agora é a atuação desastrosa da Globo e Veja. O que não deixa de ser mentira. Porém o fato permanece: a origem ilícita do dinheiro e o fato criminoso de seus partidários. Estão apostando na grande votação para escapar de uma possível (porém não provável) impugnação de Lula.

CONCLUSÃO
Ambos são patéticos. Uns quebram leis por motivos políticos, cada um a seu jeito. Rasgam leis como se fosse papel higiênico. Outros quebram porque já se acostumaram a quebrar, e como ninguém está preso ainda, tanto faz um dinheirinho ilegal daqui ou dali.

Querem que eu acredite que Berzoini a ser avisado por dois funcionários seus que iriam conversar com jornalistas de uma grande revista não perguntou QUAL O ASSUNTO? Que não sabia de NADA do dossiê? Que esses dois funcionários teriam a capacidade de levantar mais de um milhão de reais por sí só?

Vão querer que eu acredite que o delegado da PF não tem NENHUM contato com tucanos? Ou tem um desejo enorme de virar uma Darlene e ter seus 15 minutos de fama, ou a possibilidade de ter recebido um "por fora" é muito grande.

Querem que eu acredite que Thomaz "Recursos Não Contabilizados" não atua fortemente para que a PF atrase as investigações?

Querem que eu acredite que a PF é insenta?

E nem é culpa do PT. Não é insenta porque qualquer força policial controlada por políticos nunca será insenta. Principalmente num país em que a transparência é zero.

Na minha opinião, ambos os partidos deveriam sofrer sansões. Estão abusando de cometer crimes.

A coisa toda tá num nível que o escândalo próximo serve para apagar o anterior. Então o que aconteceu é esquecido. Perdoado. Até por pessoas de bem, inteligentes, que por causa de um Fla-Flu em que ambos os times apresentam o mesmo esquema tático, se esquecem que quem perde é o Brasil.

Desculpem o longo desabafo.

[]´s

Pablo Vilarnovo em outubro 20, 2006 3:00 PM


#19

Alguns comentários sobre essa história toda:

-Quando eu li a réplica de Ali Kamel, achei bem escrita e cheia de argumentos. Pensei:"xi, vai ser difícil rebater isso aqui, ir atrás de todos esses horários e debulhar a gravação do delegado prá conferir tudo". E se fosse tudo OK, então, só restaria olhar feio para a Carta Capital. Mas no meio do texto me dei conta de uma coisa. Embora longa e cheia de detalhes, a tese da réplica é simples: a notícia do avião não foi ao ar porque a redação achava que a história não estava completa e precisavam de mais dados. Correto, creio que é o que se deva fazer. Aí vem o detalhinho, que derruba todo o castelo de cartas armado por Kamel. Se tivessem tido o mesmo cuidado com a história das fotos das notas, ela só teria ido ao ar no dia seguinte, ou até depois. O próprio Kamel diz que só ficou sabendo da gravação do delegado no dia seguinte. Quer dizer: mandaram pro ar uma história mal-contada e pela metade, com um monte de coisas importantes (por exemplo: a motivação do delegado era política? Por quê ele quis esconder seus passos dessa maneira criminosa?) por esclarecer. Por que tiveram tanto cuidado em apurar a história da GOL e foram tão precipitados com a história do dossiê?

-O Observatório da Imprensa tá de parabéns, mesmo com textos "esquisitos" do Dines e tudo. Engraçado, a cobertura do Observatório é melhor que a cobertura da imprensa em geral!

-Não gostei da maior parte dos comentários ao texto do Kamel lá no Observatório. Metiam o pau nele, mas a maioria era só uma gritaria de "o povo não é bobo abaixo a rede globo" que além de não rebater nada do ele disse ainda fazia parecer que era tudo um bando de bebê reclamão. Acho que um caso sério desse merece um debate mais embasado. Se não, aparecem os pablos, adautos e similares da vida derramando sua "superioridade" sobre "a esquerda chorona" e os "torcedores de futebol". Porque boa parte do que estava nos comentários lá era gritaria de torcida mesmo, infelizmente.

Daniel em outubro 20, 2006 3:03 PM


#20

caro adalto

Em primeiro lugar não tive a intenção de explicar nada apenas fiz um comentário contrapondo fatos.
Não. Não acredito em papai noel. Ele nasceu da barriga do capitalismo então o conteúdo de seu chiste é contraditório.
Quando que a corrupção se tornou preocupação para você? Hoje pela manhã?
Fernando Collor? É sujetivo o hiato! Lá se vão 12 anos que impediram o cara e depois teve outro que agia 'no limite da irresposabilidade'.
É isso mesmo adauto 'sejamos corretos.

frank de morais em outubro 20, 2006 3:06 PM


#21

Solicito ao Tribunal Superior Idelberiano o meu direito de resposta já que fui citado pelo texto do Daniel!

Daniel - Sinceramente para mim pouco interessa se a Globo colocou a notícia do delegado ou a que horas foi. Para mim o que fica é o seguinte:

A) Querem sim disvirtuar o foco da origem do dinheiro. Querm criar fato novo.

B) O ato do Delegado foi criminoso. Da Rede Globo não. Querendo você, ou não, as fotos do dossiê eram furo jornalístico. Se a Globo colocou a que horas, se foi antes ou depois do avião da Gol (acho que nunca imaginaria que iriam utilizar um acidente trágico para tal coisa), se foi por motivos político é problema dela. O crime foi do Delegado.

Como já falei. Se esse país não der uma guinada em direção ao Império das Leis iremos andar em círculos, cometendo os mesmos erros. A impunidade aqui chegou a níveis jamais vistos "na história desse país". E não estou falando apenas do PT.


E só para deixar claro, não votei em Alkimim, votei no Buarque.
Estou sofrendo um monte porque terei que escolher entre dois malas, entre duas pessoas que para mim representam todo o atraso latino-americano. E o que está acontecendo só prova que estou certo.

O PT e o PSDB se merecem...

Pablo Vilarnovo em outubro 20, 2006 3:13 PM


#22

Pablo,

Sobre a história do Thomas Bastos atuando na PF leia a entrevista da Caros Amigos - do segundo turno na capa - com um agente da PF, que fala sobre isso e sobre outras coisas. E antes de desprezar dizendo que é uma revista "petista" ou "lulista" leia o artigo de José Arbex na mesma edição. Além do quê, se o ministro influísse tanto não tinha deixado os caras prenderem os tresloucados.

E a atuação desastrosa da Globo ou da Veja não é fato novo sendo criado agora. Eles estão fazendo merda faz tempo.

Daniel em outubro 20, 2006 3:13 PM


#23

Daniel - Ao afirmar que o Ministro e o governo não influenciam na PF, você acaba de destruir o argumento que no governo PT a PF realmente trabalha quanto no governo tucano tudo era jogado para debaixo do tapete.

Pablo Vilarnovo em outubro 20, 2006 3:20 PM


#24

Paulo, a menos que você viva em outro fuso horário, você está errado: o acidente da Gol era conhecido da própria Globo News desde as 19 horas!!!! No meio do Jornal Nacional o acidente já tinha sido noticiado até aqui nos EUA.

Tabac, se você não consegue enxergar nem por que o ocultamento do acidente da Gol facilitava o carnaval das fotos para atacar Lula, então eu desisto. É muita ingenuidade.

Pablo, você já escreveu mais que eu neste post, ok?

guilherme, olhe no seu Aurélio a definição do que é "fundamentalismo" e depois me mostre onde está o "fundamentalismo" aí no post.

Idelber em outubro 20, 2006 3:21 PM


#25

Pablo,

Talvez o Supremo Tribunal julgue improcedente este comentário, segunda réplica antes de sua tréplica, mas vamos lá :)

Não achei que você tivesse votado no Alckmin, posso discordar de tudo que você diz (e geralmente discordo), mas já saquei que você é mais inteligente que isso.

Mas talvez você devesse prestar mais atenção ao papel da imprensa nessa porcaria toda que você descreve. Isso não é questão de ser "esquerda" ou "petista". Se a imprensa é tão tendenciosa como está sendo no Brasil, nos últimos tempos, a própria democracia tem seu funcionamento prejudicado. Independente de espectro político ou ideologia, essa discussão é muito séria. E assim detalhinhos como os que eu estava falando adquirem uma dimensão muito grande.

Abraço,

Daniel em outubro 20, 2006 3:27 PM


#26

Daniel - Muito bom o artigo do José Arbex. Bom mesmo. Concordo com muitas coisas. O texto desse o sarrafo no ponto certo. A mídia brasileira é muito pouco democrática. Esse sistema de concessões é ridículo.

Apesar de ele usar um famoso comunista, o Gramsci, atacar a burguesia, mas ao mesmo tempo elogia os EUA, falar mal da mídia na Venezuela e não sitar o controle que Chavez exerce sobre ela (chega a ficar 5 horas todo o domingo falando até do tamanho da orelha dele, persegue jornalistas a torto e direito)

http://www.anj.org.br/?q=node/155

Apesar de colocar as "invasões" de terra do MST assim mesmo, entre aspas, com o claro motivo de induzir que não existem invasão, fechando os olhos não só para as mesmas, mas também para os sequestros, torturas, destruição de propriedade privada e assassinatos realizados por integrantes do MST.

Mas mesmo assim, com o cerne do artigo, concordo com ele.

Sempre fui contra a concessões. Temos que tirar isso das mãos dos políticos.

Pablo Vilarnovo em outubro 20, 2006 3:30 PM


#27

Acho que também vou levar puxão de orelha por escrever demais...

Pablo, não entendi o lance da PF. Polícia Civil trabalhando significa Ministro da Justiça influenciando investigações por motivos políticos? Foi o que eu entendi do seu comentário.

Daniel em outubro 20, 2006 3:31 PM


#28

Estou em total acordo com o daniel.

frank de morais em outubro 20, 2006 3:33 PM


#29

Céus, o Pablo é muito rápido!

Acho que você leu outro texto do Arbex, mas tudo bem, esse é bom também.

Quanto ao Chávez, essas palhaçadas de entrar no meio da programação começaram depois do golpe de 2002. Acho uma atitude de merda, mas tem lá seu histórico e suas razões.

Daniel em outubro 20, 2006 3:35 PM


#30

Fui bomgado... ;-)

Pablo Vilarnovo em outubro 20, 2006 3:36 PM


#31

Daniel - Li esse aqui: http://carosamigos.terra.com.br/da_revista/edicoes/ed114/valeapena.asp

Com o título "O Grande Partido da Direita". Não era esse?

Pablo Vilarnovo em outubro 20, 2006 3:38 PM


#32

Não, é um que chama "Adeus a Luizinácio" e não tá no site ainda. Mas já deu prá comprovar o que eu tinha dito de não ser uma revista "lulista", não deu?

Acho que vou parar esse papo com o Pablo por enquanto, estamos fazendo a caixa de comentários do Biscoito virar um balcão de padaria.

Daniel em outubro 20, 2006 3:56 PM


Daniel em outubro 20, 2006 3:58 PM


#34

Não vejo como se comparar o critério de noticiar da TV Globo com a CNN. O que parece TOTALMENTE FORA DE PROPÓSITO é que a 'Globo News' (que pelo nome não se perca) NÃO ter anunciado o fato IMEDIATAMENTE.

E o representante da TV Globo ao responder ao Observatório foi ingênuo. Na medida que 'esticou' a sua resposta acabou se enforcando na própria resposta.

O fato de naquela sexta-feira tanto a BAND como a RECORD terem dado muita exposição ao acidente Legacy x Gol, FOI MERAMENTE CIRCUNSTANCIAL.

Paulo em outubro 20, 2006 4:45 PM


#35

É isso aí,Idelber.Como negro e assinante de O GLOBo, já cansei de enviar cartas à redação, questionando o fato do Sr. Kamel se dedicar a provar com numeros o que a nossa realidade desmente todo dia, mas, compreensivelmente o jornal nunca publica. Agora ele se desmascarou de vez. Suas investidas contra o Bolsa Familia, vão acabar como suas defesas da democracia racial brasileira: caindo no vazio.
Parabens, pelos seus textos.

Geraldo Vida em outubro 20, 2006 5:38 PM


#36

Obrigado. Pois é, Geraldo, acho preocupante ter alguém que escreve aquilo sobre "inexistência" do racismo chefiar uma central de jornalismo da mais importante TV brasileira. Que tipo de notícia esse jornalismo escolherá como merecedor de foco?

Idelber em outubro 20, 2006 6:05 PM


#37

tb acho o idelber, o frank de morais fundamentalistas petistas.
não adianta argumentar com pessoas assim porque são fanáticos mesmo e pronto.
e a censura à liberdade de expressõa que surge no horizonte do segundo mandato do lula?
concordo com o comment do leitor acima.
até agora não vi aqui no blog uma linha sequer questionando a censura a arnaldo jabor e a demétrio magnolli.
o idelber pula prá lá pula prá cá, diz que vai comentar sobre o ocorrido da censura e não fala nadinha.
qual é, mestre. até tu fazendo corpo mole pra censura? e aonde vai parar esse negocio de censurar????
fica a pergunta. e espero uma resposta. e que não deletem o meu comentário...

julio grandin em outubro 20, 2006 6:10 PM


#38

julio, um comentário escrito como o seu não será deletado jamais (a não ser que venha de leitor já banido: este blog tem somente dois desses). Sobre a censura do Jabor, sim, achei absurdo a coligação de Lula ter recorrido ao TSE contra o que ele escreveu. O único acesso que eu tive ao que o Jabor realmente escreveu (para saber se houve, por exemplo, ataque à honra, difamação ou não, etc.) foi no blog do Estadão. Procurei segunda fonte ao texto completo dele, não achei. Sou contra a coligação do Lula ter entrado com essa representação contra Jabor para tirar um texto do ar e acho absurda a decisão do TSE de dar ganho de causa a ela nesse pedido. Mas também sou contra o TSE ter dado ganho de causa à coligação de Alckmin no pedido de censura ao programa de Lula, que o havia apresentado como "privatista". Não fiz post nem sobre aquilo, nem sobre isso. Dou-me o direito de escolher o tema dos posts :-)

E aí eu, que faço blog por hobby e estou aqui argumentando um ponto de vista pacientemente com as pessoas que chegam no meu espaço, sou "fundamentalista"? E os grandes conglomerados de mídia que fazem essa lambança, são o quê? Terroristas de terceiro grau? Ora, menas.

Cuidado com os adjetivos.

El adjetivo
cuando no da vida
mata

(Vicente Huidobro)

Idelber em outubro 20, 2006 6:25 PM


#39

já q vc, idelber, reverbera as idéias do voço guia, por que lulla não REESTATIZOU as empresas q lulla diz q não deveriam ser privatizadas????

julio grandin em outubro 20, 2006 6:30 PM


#40

lulla não REESTATIZOU por que sabe que é melhor governar com elas privatizadas.

aliás, lulla é, sem dúvida, o político mais DEMAGOGO que surgiu no país depois da redemocratização.
cínico, mentiroso, ignorante, corrupto...

qto ao comentário sobre a censura ao jabor (e ao demétrio magnolli??) acho q ela veio depois da insistencia.

e vc, idelber, o q acha q pode acontecer com este espirito stalinista ditatorial do pt em querer censurar a opinião das pessoas???
aonde acha q isso vai parar??
será q depois de censurar a imprensa, os escritores, os comentaristas, lulla pode censurar o cyberespaço a exemplo do "cumpanhêro" (lá dele e de vcs) fidel castro??

teremos no segundo mandato de lulla uma internet controlada?

pode ser que sim. pois vc bem sabe, idelber, já q vc é uma pessoa inteligente e esclarecida q a sede dos poderosos de inclinação totalitários não tem fim.

e no mais, muitos adjetivos para vc, meu camarada

julio grandin em outubro 20, 2006 6:41 PM