« Confirmando (ou não) discussão de Jorge Amado no Clube de Leituras ::
Pag. Principal
:: Homer Simpson da TV Globo leva baile dos leitores do Observatório da Imprensa. »
quarta-feira, 18 de outubro 2006
Links
Começa amanhã em São Paulo, na Livraria da Vila, uma Balada Literária que tem programação imperdível até o dia 31. Armação do super-ativo Marcelino Freire.
No Rio de Janeiro, a grande dica é a mostra O Negro no Cinema Brasileiro, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna. Se você nunca viu Barravento (1962), de Gláuber Rocha, na telona, amanhã é a chance. A mostra inclui debates com cineastas e críticos. Infelizmente para nós, o melhor que já se escreveu sobre o negro no cinema brasileiro está em inglês: Tropical Multiculturalism, do meu amigo Robert Stam.
Conheça melhor a trajetória de Raimundo Pereira, ícone do jornalismo brasileiro e responsável pela reportagem da Carta Capital que detalha como os grandes veículos de comunicação do país não só omitiram a fonte, o que é procedimento corrente no jornalismo, mas mentiram com a fonte no caso do vazamento das fotos que inundaram a mídia na véspera da eleição. Ouça a gravação ou leia a transcrição da conversa do delegado Bruno com repórteres aqui. Das organizações Globo, até agora, alguma palavra?
Saiu o novo Datafolha e Lula abriu vinte pontos sobre Alckmin. Depois de 2 anos sob fogo cerrado na mídia, Lula se aproxima da votação consagradora que teve contra Serra há quatro anos. É o povo se vendendo por um prato de comida, como querem alguns colunistas? Não é bem isso, explica o Alon num de seus melhores posts.
Enquanto isso, a o ódio de classe na Zona Sul mostra suas garras.
No mesmo dia em que reconhece a derrota iminente de seu candidato, Reinaldo Azevedo afirma : Lula termina o segundo mandato? É razoável apostar que não. Tenho as licenças de Vossas Senhorias para chamar isso de golpismo?
Um espectro paira sobre o Observatório da Imprensa: o que aconteceu com o Alberto Dines? Num texto irreconhecível, ele supõe que há "indícios claros" de que a Veja está dizendo a verdade e a Polícia Federal está mentindo. Quais os argumentos apresentados? Nenhum. Leiam o texto de Dines, mas leiam também, com cuidado, a excelente caixa de comentários. Dines é minuciosamente desconstruído por mais de 100 leitores, incrédulos com a mainardização do antigo crítico arguto da mídia. Vale a pena presenciar. Sobre o mesmo episódio, e contrastando com a crença de Dines nas ilações da Veja (sim, ilações, pois não há testemunhas nomeadas, provas, literalmente nada), vejam os textos de Mino Carta, Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif e Luis Weis.
A grande notícia: depois de ajudar a eleger o novo governador de Sergipe, o Paraíba voltou com tudo.
PS 1, aos amigos: já tenho data de chegada ao Brasil de novo: 10 de dezembro. Pelo jeito, com as coisas nos devidos lugares, Lula reeleito e Galo na Primeira Divisão. Só falta o time chapa-branca cair, aí fica bonito mesmo.
PS2: Houve um debate na TV Cultura entre Mino Carta e Clóvis Rossi. Eu seria capaz de vestir uma camisa do ex-Ipiranga para ter acesso a esse debate. Alguém aí gravou ou sabe se será reprisado?
PS3: A partir de hoje a tolerância com certos termos na caixa de comentários será um pouco mais baixa do que tem sido. Descer o sarrafo nas idéias que eu defendo pode. Insultar e xingar não pode. Confio no bom senso de todos para discernir o limite entre as duas coisas e manter o blog como espaço aberto de debate sem moderação de comentários.
Atualização: Ao falar de CPI da mídia nesse post, eu não me referia à discussão de conteúdo ou "censura" do que entra no jornal ou na novela. Mas acho que a população tem o direito de saber quanto a Globo recebeu da ditadura militar, por exemplo; quanto ela deve ao BNDES; quais foram as barganhas feitas. Mesma coisa no caso do grupo Civita. Não tem nada a ver com censura, e tudo a ver com saber qual tem sido a relação desses conglomerados com o erário público.
Escrito por Idelber às 00:31 | link para este post
| Comentários (61)
#1
Professor, a respeito do que o sr. disse por último, o sr. acredita que fui censurado no blog do Reinaldo Azevedo??
Estava comentando justamente o post "Pensando no contragolpe". COmo o sr. me conhece fui respeitoso, mesmo nao concordando com o que ele havia escrito. Jamais faltaria com o respeito ou desceria o nivel, pois náo é de meu feitio. Fui inclusive, moderado, citando Churchill, Minha Luta de Hitler e os jacobinos e girondinos em um livro que aqui tenho sobre a revolucao da Revolucao Francesa.
Claro que comentei que a opiniao dele era antidemocratica. Mas, com bom argumento e nunca com tom desrespeitoso.
Mas, fazer o quê? O blog é dele, né!!!!
Tenho pena do sujeito. Até comprava a Primeira Leitura e lia os artigos dele, embora discordasse do direitismo radical dos mesmos.
Fazer o que? Cada louco com a sua mania....
Ah! quase ia esquecendo. Comentei a sede de poder e a boca seca de poder do PFL e do PSDB, além da genealogia dos partidos brasileiros.
E fui censurado!!!
Abs prof.
Edk em outubro 18, 2006 2:08 AM
#2
Cara, eu descobri que o Dines não prestava quando ele escreveu que era sionista e palestianista alguns anos atrás...
André Kenji em outubro 18, 2006 2:25 AM
#3
Só existem duas torcidas mesmo.
Nós e os outros....
Parece que ainda nao é esse ano que urubu velho cai.
Gracas a Deus!!
Abs.
Edk em outubro 18, 2006 3:21 AM
#4
Também achei o Dines irreconhecível no texto. Acovardou-se, é a única explicação. Ficou com medo de ser chamado de lulista. Mainardi ganhou. Xeque mate.
Não tinha lido os comentários ainda, espero que eles o façam refletir. Ou então o Observatório da Imprensa vai para o ralo de vez.
Sobre a agressão à militante petista, nem queira saber o que estão dizendo na comunidade Alckmin no Orkut... algo do tipo "ela mereceu" pra baixo...
Marcus em outubro 18, 2006 5:04 AM
#5
A televisão é sem dúvida o meio em que a grande maioria dos brasileiros se informa. É na TV,por exemplo, que as gerações atuais têm "lido" autores como M.Lobato e J.Amado.
Não acredito que a TV brasileira faça jornalismo, com raras exceções. A alegação para tal é a concessão a título precário. Mas em compensação abre-se o campo para outras distorções.
Tenho a lamentar que o "Garotismo" novamente vai governar o estado do Rio. Lamento também que o Vladimir Palmeira, por algum tipo de solidadriedade partidária (ele que já ficou muitas vezes contra a direção nacional) acabou, constrangido, a emitir uma frase favorável ao candidato do Garotinho.
Saudações cariocas.
Paulo em outubro 18, 2006 6:57 AM
#6
Idelber, companheiro.
Fiquei emocionado com o quadro da pesquisa de intenção de voto. Até então eu não sabia dos 20 pontos de vantagem. Permita usar no meu blog também!
E obrigado pela visita ao meu buteco e ao buteco do "meu irmão". Na verdade o Edu é um irmão eleito, desses que a vida nos dá e a gente, de certa forma, escolhe para compor o nosso exército.
Um putabraço!
Bruno Ribeiro em outubro 18, 2006 8:16 AM
#7
Oi Idelber,
Lógico que você pode chamar de golpismo - mas o escrito pelo Reinaldo é que se comprovado que o dinheiro para comprar o dossiê foi do caixa da campanha do Lula e se esse dinheiro tinha origem ilícita, a candidatura do Lula pode ser impugnada. E ele diz que vitória nas urnas não some com crimes - no que concordo com ele. Você acha diferente ?
Frederico
Frederico em outubro 18, 2006 9:10 AM
#8
idelber: disse algo pra ti. vá ao faca desdentada. inté
mario cezar em outubro 18, 2006 9:20 AM
#9
Tenho uma questão que sempre me incomoda. Que fato seria necessário para que o Lula perdesse o apoio de seus seguidores ? Acho que se ele fizesse uma confissão de que estuprou e esquartejou sua própria mãe, ainda assim continuaria a ter esse apoio. Seus seguidores diriam: "oh, esta confissão é golpismo da direita. O Lula deve ter sido hipnotizado por alguém a mando do Serra". Então paremos com essa hipocrisia de "argumentação". O que acontece em blogs como este é "torcida". É o mesmo comportamento daqueles caras da Gaviões da Fiel que comemoram gols ilegais e agressões conta atletas de outras equipes, e que invadem o campo para bater em juiz. Metáfora, aliás, bem próxima do nosso presidente...
Paulo em outubro 18, 2006 11:28 AM
Biajoni em outubro 18, 2006 12:18 PM
#11
Pois é, Edk, a censura do seu comentário no blog do Reinaldo Azevedo mostra que ele não está interessado em debate: falam em "autoritarismo" do governo Lula e praticam a pior forma de autoritarismo em seus espaços.
Eu sou o primeiro a defender o direito de qualquer blogueiro apagar qualquer mensagem que considere ofensiva, caluniosa, agressiva, etc. Mas quem é blogueiro há mais tempo que eu sabe: a gente simplesmente não censura uma discordância respeitosa e escrita com interesse na discussão. Aquilo não é um blog, é uma arquibancada de futebol. Não vale a pena comentar lá.
Idelber em outubro 18, 2006 12:47 PM
#12
Caro Idelber, creio que a questão da mídia impressa já está bastante bem coberta pelos comentários que encontramos aqui. Proponho a atenção para o material que se presta para apresentação em TV (maior fonte de informação dos brasileiros).
Pois é, foi curioso ver um trecho de discurso feito pelo presidente Lula ‘acusando’ o seu adversário de só saber e entender a Av. Paulista. O discurso foi eito em Manaus que deve estar situada há uns 4.000 km de SP, mostrando-se portanto bastante apropriado. Morando a 400 km da capital paulista por uma boa estrada, ou a 45 min de vôo, é curioso que nós aqui no Estado do Rio e a cidade do Rio de Janeiro somos, no entanto, um dos territórios mais esquecidos nos três últimos mandatos presidenciais.
A polarização PT x PSDB que começou a se tornar nacional ainda no mandato de Itamar Franco foi mais um motivo para empurrar o Estado do Rio ladeira abaixo. Com ambos os partidos possuindo uma sub-representação no estado, o Estado do Rio foi muito prejudicado pelos paulistérios, tanto o de FHC como o do presidente Lula.
Mas, e aqui que está o ponto, creio que este discurso em Manaus que de passagem fala mal da Av. Paulista é um sinal de que o presidente Lula começa a se destacar do PT Paulista. Há cientistas políticos que já apontam para uma nova trajetória do presidente. Por isso caro Idelber acho que o discurso de Manaus é um marco. Saudações cariocas.
Paulo em outubro 18, 2006 1:36 PM
#13
Pois é, caro Idelber. As discussões estão acaloradas por aqui. E acho que essa pesquisa recente demonstra maturidade do eleitorado brasileiro, na medida em que percebeu o esvaziamento das propostas do PSDB, que, no segundo turno, passou a se ocupar exclusivamente de falar mal do Lula e do PT. Ora, estamos de saco cheio desse papo. Claro que houve corrupção no governo de Lula, mas o que tem que ser investigado já está sendo. A agressividade do Alkcmin não lhe tem rendido votos, e caso ele não perceba isso a tempo, é capaz mesmo de o resultado das últimas eleições se repetir.
Não estou muito animado com um novo governo no PT não, para dizer a verdade, e tenho comentado isso lá no meu blogue. Mas fico muito feliz de ver o PSDB tomando uma peia dessa no segundo turno... A gente não é tão bobo quanto eles pensam.
Abraços!
Luis Tavares em outubro 18, 2006 2:00 PM
#14
Luis, achei muito bacana o penúltimo post do seu blog, sobre o veículo que transitava na sua frente aí em Brasília. Bem alegórico do que temos visto nesta campanha :-)
Idelber em outubro 18, 2006 2:09 PM
#15
Idelber,
Me preocupa perceber que nossa recém conquistada democracia se mostra um tanto quanto frágil, com ameaças de golpes e "tapetões".
...
Sei que você acredita que a volta nesse momento do PSDB - com sua falta de propostas, a não ser a do poder pelo poder - à presidência seria desastrosa. Concordo.
Mas gostaria de saber sua opinião sobre a gestão Lula. Só pra ficar em dois assuntos:
Expedientes para garantir uma governabilidade forçada, como o mensalão, também não seriam uma ameaça à democracia?
A incapacidade diplomática exibida no caso Evo X Petrobrás não constitui uma preocupação com os rumos das relações exteriores?
...
Não te irrita a quantidade de vezes que o presidente entra em contradição? A mim irrita profudamente - parece que somos mesmo uma nação de palhaços. Triste.
...
Esse caso do dossiê só serviu pra demonstrar que:
1- o estoque de ineptos do PT está longe de acabar.
2- mídia = manobrismo + obscurantismo.
...
Paulo, sou corinthiano, mas não da Gaviões, e garanto-te que ganhar um clássico é bom. Mas, BOM MESMO é quando o gol sai aos 49 do segundo tempo, num lance impedido, empurrando a bola com a mão.
:)
Uma pena o Timão estar há um bom tempo proporcionando apenas tristezas.
:(
Darcio em outubro 18, 2006 2:27 PM
#16
Darcio, aqui vai um comentário rápido, já que estou saindo para a aula e não quero deixar suas perguntas sem respostas:
1. Sim, os expedientes como o mensalão foram lamentáveis, foram uma traição ao programa do PT e devem continuar a serem investigados. O assunto é complexo e tem sido difícil tratá-lo com ponderação e sem xingatórios - que vêm, curiosamente, de gente que apóia a força política dentro da qual se originou o mensalão, o PSDB. Em todo caso, a queda do PT nesse esquemão adveio, no meu modo de ver, da derrota de uma concepção "popular" e "pressionadora" da relação com o congresso, e da vitória de uma concepção que privilegiava a barganha. É necessário voltar a fazer força no sentido oposto: que o segundo governo Lula use o seu capital eleitoral não para barganhar e realizar trocas espúreas, mas para propor projetos e, no momento em que precisar construir apoios a eles no congresso, o faça recorrendo à pressão popular, não a moedas clientelistas de troca. Não é o ideal, porque pode gerar instabilidades e tensões, mas é melhor que o clientelismo. É o que é possível até que o Brasil realize uma profunda reforma política.
2. No caso Bolívia, discordo. Acho que o Brasil tem sido firme, tem agido dentro da lei internacional, e pouco a pouco vai ficando claro que a postura escolhida foi a correta. Qual era a opção? Invadir a Bolívia? Acho curioso que os que ficam exigindo mais "força" são exatamente os mesmos que nos anos 90 começaram a falar em privatizar a Petrobras. Sobre esse caso, ver o penúltimo post do Rafael Galvão. Marcus Pessoa também escreveu bem sobre o tema. Concordo com eles.
Idelber em outubro 18, 2006 2:38 PM
#17
ola. eu tanben acho qui o prisidentche lula faiz um governo muinto bom. eu moro en calundu do norte aqui no interio do piaui. olha a genti mudou de vida dispois de lula. meus pai ganha o bolsa familia e aí ninguen pricisa mais trabalar para fazendero nem cumercianti. a genti fica em casa vemdo televizão e eu di veiz em quamdo vemho entrar na internet aqui na cidade. foi lula qui troxe a internet pro brasil. foi lula qui acabou com a infração. foi lula qui feiz o biodizio. tenhpo parentis la no maranhião e em alagoas e eles votaro no lula tanben. mas lá eles votaro na rosiana sarney e no color qui são parseiro de lula. eu detesto essa genti de sao paulo qui se acha melhior qui todo mumdo. eu tamben não gosto desse pessoal imteligemte qui exprica tudo compricado. outo dia uns pessoal veio aqui e distribuio uns livro mais a gente uzou as folha do livro pra inrolar uns doçi de mandioca. lula tem de proibir esse pessoau qui escrevi mau sobre ele. eu gosto mermo é de lula. genti como a genti. ele tem a noça cara. por mim lula nunca deixavam de ser noço prisidente. deixa o homi trabaiar.
vardinilson santana em outubro 18, 2006 2:42 PM
#18
Caro Idelber
Para os que gostam de promover o sectarismo, gostaria de lembrar que no jornal MOVIMENTO, junto com Raimundo Pereira estava SERGIO MOTTA. Saudações cariocas.
Paulo em outubro 18, 2006 3:09 PM
#19
Quando pensei que já tinha visto tudo na vida em matéria de política é que me dei conta de que, nessa seara, não há como deixar de se surpreender. Há sempre uma fronteira móvel em busca da terra de ninguém e do absurdo em matéria de populismo eleitoral. Hoje foi um dia que não pude conter a indignação e o riso ao mesmo tempo. Lula é tão simplório que o que põem na boca dele na propaganda eleitoral ficaria ridículo e descabido em outra pessoa. Nele inspira uma certa piedade, como se estivéssemos diante de um mentecapto. Talvez aí esteja o seu segredo: parecendo um retardado mental capta a simpatia da massa idiotizada pela propaganda imbecil que tem sido a tônica da campanha do seu partido desde sempre.
Como ouvia no rádio no horário dito “gratuito” de propaganda eleitoral é evidente que não houve improviso algum. O texto foi posto na boca dele. Ri-me a valer e indignei-me a mais não poder, pois aquela fala supõe que o eleitorado brasileiro é composto por debilóides. Alguém eleitor dele deve se envergonhar, vez que confirmar o voto nesse sujeito é passar um atestado de deficiência mental, se não no geral, pelo menos no plano político.
Cito de memória (Lula falando): “Não é verdade que sou favorável a luta dos pobres contra os ricos e dos ricos contra os pobres. Eu sou favorável que todos sejam ricos, todos têm direito a ser ricos”. Isso é o cúmulo do populismo. A pérola é tão sensacional e tão estúpida que minha reação foi cair na risada, que outra coisa não poderia fazer.
A afirmação é um insulto aos pobres e um assalto à inteligência dos ouvintes. Fosse eu o candidato Alckmin perguntaria no próximo programa eleitoral não a origem do dinheiro sujo do dossiê Tabajara, que já mais ninguém duvida da sujeira, mas qual a fórmula mágica para tornar enriquecido o conjunto dos brasileiros. Poção mágica? Impostos sobre os estrangeiros residentes fora do Brasil? Milagre do Padre Cícero de Juazeiro?
A sorte de um sujeito desse é que pode falar qualquer asneira que não está sujeito ao confronto de opinião. E parece que o grosso do eleitorado basta-se com essa retórica tosca e quer mantê-lo na presidência. Santo Deus! Será que essas pessoas não vêem que estão diante de um grande trambiqueiro, um intrujão, um farsante que faz da mentira sua única escada para se manter no poder?
beto nogueira em outubro 18, 2006 3:47 PM
#20
CPI da mídia seria interessante, sim. Temos que abrir a caixa-preta que envolve a Globo e assemelhados.
Mas continuam sem resposta as perguntas que envolvem o dossiê (de onde veio o dinheiro?) e outros escândalos do atual governo.
Tudo deve ser investigado e punidos os responsáveis.
É bom lembrar que CPI nos olhos do outros é colírio...
abraço
marcelo em outubro 18, 2006 4:13 PM
#21
Idelber,
Seu comentário sobre as fragilidades do primeiro mandato do Lula e do mensalão são coerentes e lucidos, so acho meio injusto comparar o Dines com alguem tão execravel como o Mainardi. Tudo bem que parece impossivel, mas por todos os anos que ele tem de janela acho que temos que dar um desconto e continuar ouvindo o que ele tem a dizer sobre isso. Ele nunca foi vazio nos seus textos e por isso merece o nosso voto de confiança..
Outra coisa: sei la se é golpismo o que o Reinaldo Azevedo escreveu, mas quem é dos extremos(seja esquerda ou direita) é facilmente ridicuarizado porque tem argumentos pífios apenas para escrever coisas impressionantes..
E para terminar: fiquei muito orgulhoso e feliz por fazer parte dos links aí do Biscoito. Obrigado e vou continuar exercitando os neuronios por la..
Abraçao!
Celinho em outubro 18, 2006 4:18 PM
#22
muito bom, vardinilson! Posso copiar?
Anonymous em outubro 18, 2006 5:16 PM
#23
Caro beto nogueira,
Massa idiotizada pela propaganda imbecíl?
Se você fizer um pequeno exercício de memória, que pra você não deve ser difícil já que citou 'de memória' você deve se lembrar que populismo eleitoral não é patrimônio deste governo.
É execrável? É. Mas não é diferente quando o outro candidato diz que; 'se eleito vai limpar a lagoa rodrigo de freitas'. Isso é motivo para riso, já que quem disse isso pertence a um partido que a 12 anos governa o estado são paulo. Estado que possue a maior fossa em céu aberto da américa latina, formadas pelos rios Tietê e Pinheiros.
Num outro comício -propaganda polítitca- diz aos mineiros que 'se eleito vai acabar com a violência' naquele estado. Volto a lembrar que este candidato, pertence a um partido que governa o estado de são paulo a 12 anos. Estado se tornou refém do PCC e das rebelões da FEBEM. Será que ouvi risos?
Quanto ao assalto à sua inteligência, não se permita.
Como você bem ouviu, ele usou o termo 'favorável que todos sejam ricos', não disse que os faria todos ricos. Mas quem não é favorável? No máximo, você pode acusá-lo de obviedade. Mas não há crime nem populismo nesse desejo.
Quanto ao confronto de opinões devo dizer que é exatamente o desejo desse 'sujeito'. Mas o outro candidato, no intuito de idiotizar pela 'propaganda imbecíl', martela um slogam que parece ter funcionado já que ainda há 40 por cento da população -por enquanto- que está repetindo de maneira automática.
Quanto ao dossié tabajara, recomendo que leia o post acima e seus links, pra você não continuar assaltado em sua inteligência pela 'propaganda imbecíl'!
frank de morais em outubro 18, 2006 5:44 PM
#24
Capaz de vestir a camisa do Cruzeiro ? Eu entendi bem ? Olha que eu acho esse debate, hein ?...
Quando chegar a BH vamos articular uns programas.
Beijos
Fefê em outubro 18, 2006 6:00 PM
#25
porque a bronca com o mais querido? e ele não vai cair para a 2a divisão de jeito nenhum...
lucia em outubro 18, 2006 6:07 PM
frank de morais em outubro 18, 2006 6:14 PM
#27
Eu acho curioso como somos tão lenientes com nossos publicitários e apresentadores de TV, e somos tão exigentes com os nossos políticos.
É natural que ambos os candidatos utilizem todo o arsenal que a comunicação de massa possui. Me parece que não deve ser levada num RIGOR extremo as afirmações de ambos os candidatos NOS HORÁRIOS GRATUITOS. Mas é lógico que são fortes indícios. Como por exemplo o discurso já mencionado em Manaus (para uma multidão), onde Lula citou a Av. Paulista de modo jocoso.
Como são publlicitários que, em geral(*), coordenam as campanhas eleitorais, aquelas práticas publicitárias nem sempre muito desejáveis acabam sendo utilizadas pelos candidatos. Tenho impressão que NÃO SEJA MOTIVO para maiores divergências. Saudações cariocas.
(*) Ou pessoas que pensam como se publicitários fossem.
Paulo em outubro 18, 2006 6:14 PM
#28
Paulo,
'Somos lenientes' virgula meu! Eu não sou.
E não acho 'natural' que se utilizem 'todo o arsenal que a comunicação de massa possui'.
Se não, não há motivos para você perder tempo em comentar sobre a indiferença deste governo com o estado do Rio, afinal é pura extratégia de publicidade. Já que aí são todos progressitas, o desprezo estratégico dos publicitários não afetaria a tendência. Ou seja não faz diferença. Portanto e lógica a aparente indiferença, não?
E comunicação de massa não deve ser confundida com enganação em massa.
Também acho que não seja motivo de divergências, mas é sempre bom e melhor ser crítico.
frank de morais em outubro 18, 2006 6:54 PM
#29
Cara Frank, vc detonou!
E tem mais, os restaurantes de comida a um real que o picolé de chuchu disse que vai implantar em todo o Brasil.
E a redução do déficit público, que ele não diz como vai fazer. Acabamos supondo que será à custa de programas sociais como fez o sociólogo-presidente? Ou não? Ele não explica.
E acabar com a violência? E baixar os impostos? E fazer o país crescer?
Como? Como? Como? Se ele disser, até voto nele...
Edkallenn em outubro 18, 2006 7:09 PM
#30
Caros amigos,
é visível que o arsenal que a comunicação de massa possui é empregado em TODAS as campanhas eleitorais em nosso país.
Se alguém tiver dúvida que artifícios são criados em campanhas eleitorais, pelos nossos competentes publicitários, recorra aos arquivos e procure, POR EXEMPLO (um entre muitos), a personificação do presidente Lula, como "Lulinha Paz & Amor" (e com sucesso).
Creio que os que aqui freqüentam, também poderão se recordar que publicitários brasileiros foram utilizados em campanhas eleitorais até mesmo fora do país. E COM SUCESSO!
Saudações cariocas.
Paulo em outubro 18, 2006 7:49 PM
#31
Seria uma tremenda estupidez (e o ápice das canalhices) tentarem derrubar Lula, um Presidente que será legitimamente reeleito com a maioria dos votos, antes do final de seu mandato, muitíssimo pior do que qualquer idiotice cometida pela gangue dos aloprados. Até porque, ao menos até agora, não vislumbro nos quadros do PT ninguém em condições de enfrentar Aécio Neves ou José Serra em 2010. Gostaria muito, pois, de ver Lula aproveitar este segundo mandato para dar mais espaço e voz a nomes como Fernando Pimentel, Walter Pinheiro, Maria Victoria Benevides, Oded Grajew, Eduardo Suplicy e José Eduardo Cardozo, e quem sabe a partir daí preparar o terreno para seu sucessor (uma vez que suas escolhas anteriores, Antônio Palocci e Aloízio Mercadante, já foram devidamente soterradas). Apesar de ter me decepcionado profundamente com seu primeiro mandato, alimento grandes esperanças de que Lula tenha aprendido com seus muitos erros e cumpra um segundo mandato digno do seu passado político (diga-se de passagem: o Prouni, o Pronaf e os projetos de fomento à produção do biodiesel são três excelentes motivos para que eu nutre boas perspectivas sobre os próximos 4 anos).
Inagaki em outubro 18, 2006 8:10 PM
#32
Eu compartilho com o Inagaki a esperança de que, no segundo mandato de Lula, outros petistas ganhem mais força dentro do governo. Trata-se de figuras alheias a esse grupo dominante que se instalou em São Paulo a princípios dos anos 90 ao redor de Zé Dirceu. Fernando Pimentel e Patrus Ananias, particularmente, eu conheço de perto e respeito muito.
Idelber em outubro 18, 2006 8:28 PM
#33
Não Tenho motivos para discordar do Inagaki, e por extenção do Idelber.
frank de morais em outubro 18, 2006 8:34 PM
#34
Coisa que não entendo é o uso do Zé Dirceu para a demanda.
Idelber você já fez referências neste seu blog ao do Dirceu, recomendando a leitura do blog dele.
isso não é um pouco confuso?
frank de morais em outubro 18, 2006 8:43 PM
#35
Não. Eu recomendo a leitura do blog de Reinaldo Azevedo também. Recomendo a leitura de todos os que representem alguma força política significativa e que tenham algo a dizer. Com Zé Dirceu eu tenho profundas, profundas diferenças políticas e éticas. A primeira vez que eu as explicitei em público, Frank, foi em 1994.
Idelber em outubro 18, 2006 8:51 PM
#36
Caro Idelber,
comentei por impulso.
e corrigo antes de sua resposta! citando um comentário semelhante ao meu
"10. Aos amigos que questionaram o meu uso de comentários do blog de José Dirceu: continuo tão crítico de José Dirceu como sempre fui. Mas não acho que isso deva desqualificar aqueles que ali escrevem. Por outra parte, como dito acima, eu poderia ter recolhido comentários idênticos até mesmo no blog do Josias Tucano de Souza."
Me desculpe o impulso que me caracteriza
frank de morais em outubro 18, 2006 8:53 PM
#37
Não deu tempo!
(que computador você usa?)
frank de morais em outubro 18, 2006 8:54 PM
#38
Problema nenhum, Frank :-)
Idelber em outubro 18, 2006 8:57 PM
#39
Celinho, é verdade que com "mainardização" eu peguei pesado. É uma daqueles hipérboles que eu me permito. . . Mas o texto do Dines está irreconhecível mesmo.
Idelber em outubro 18, 2006 8:59 PM
#40
Um dos seus atuais auxiliares que o presidente Lula devia dispensar rapidamente é o Guido Mantega.
Paulo em outubro 18, 2006 10:48 PM
#41
Idelber,
Nos tambem permitimos ;-) É que os dois nomes, por principio, são tao dissonantes que ate me assustou..rs. Vamos ver o que o Dines mostra nos proximos tempos.
Anonymous em outubro 19, 2006 7:02 AM
#42
Desculpe, o comentario anterior foi feito por mim, mas cliquei enviar antes de completar com os meus dados.. :-)
Celinho em outubro 19, 2006 7:06 AM
Maria Andréia em outubro 19, 2006 7:59 AM
#44
Idelber, veja só que coisa. A dona Lu Alckmin vei ontem aqui em Teresina e falou o quê? Que seu marido está subindo nas pesquisas. Não sei se os tucanos são desse planeta, francamente.
Daniel em outubro 19, 2006 9:20 AM
#45
Idelber, o site do jornal O Dia divulgou imagens do ataque à mulher, só não disseram como conseguiram. Veja em www.odia.com.br. Corre que deve ser só hoje.
Que é que deu no Dines? Logo ao mesmo tempo em que seu programa na TV comemorou a "derrota" (se é que se pode considerar assim) do ACM na Bahia junto com um jornalista que teve seu jornal perseguido pelo vice-rei da Bahia até capitular e ser vendido. Esquisito, por que outras vezes ele defendeu o governo e foi criticado pelo Mainardi por isso. Também por que seu programa é exibido na rede pública de TV.
Te em outubro 19, 2006 11:08 AM
#46
Acrescento aos citados pelo Ina e pelo Idelber o nosso ex-governador Jorge Viana, seu irmão Tião Viana e a ministra Marina Silva.
Edkallenn em outubro 19, 2006 2:00 PM
#47
Digo e repito. Tem dias que eu acordo e dou graças a Deus que sou liberal.
PSDB x PT == em briga de gang não me meto...
Só um comentário.
Independente de partidos políticos, de candidatos, de ideologias NUNCA podemos passar por cima das leis que regem esse país. Caso seja provado o uso de dinheiro ilegal, configura-se crime eleitoral com a pena de caçassão de registro.
Comprar informações não é crime. Crime é utilização de dinheiro não contabilizado e vindos de outros países para tal.
O PT sabe disso, a PF sabe disso, Marcio Thomas Bastos sabe disso. Por isso a origem do dinheiro é importante.
O PT usa a tática perigosa de querer se ancorar no seus votos para passar por cima da lei.
ISSO sim é golpe. Golpe contra o Estado de Direito.
É por isso que a democracia basea-se na divisão de poderes.
Quem quiser mais informações pode consultar a Lei Complementar 64 de 18 de maio de 1990, a chamada Lei de Inegibilidade. E no caso dos dólares o PT poderá sofrer até a cassação do registro partidário.
SE (e um se bem grande) o TSE julgar procedente, o que de acordo com as provas apresentadas não é muito difícil, Lula pode ser sim considerado inelegível, e de acordo com a LEI, pode não ser diplomado mesmo tendo vencido a eleição.
Leis, pessoal, respeito às leis não é golpe.
[]´s
Pablo Vilarnovo em outubro 19, 2006 2:34 PM
#48
Pablo, só não entendo uma coisa nesse argumento (sim concordo que o Estado de Direito deve ser preservado): o dossiê era contra o Serra, que concorria ao governo do estado de SP, e os acusados eram ligados à campanha de Aluizio Mercadante, que também concorria ao mesmo cargo; como é que o presidente, caso reeleito, poderia não ser diplomado? Se o problema fosse da campanha presidencial, faria todo sentido. Mas sendo como foi, não vejo porquê o presidente não poderá ser empossado. (Caso se comprove a origem ilegal do dinheiro - o que muito provavelmente ocorrerá - a governabilidade poderá ser ameaçada, mas a posse? Não entendo o porquê.)
Monix em outubro 19, 2006 3:32 PM
#49
Muito obrigado pelos links, Te e Maria Andréia!
Idelber em outubro 19, 2006 3:44 PM
#50
Monix - Você está certíssima. E é por isso que Berzoini repete que não sabia de nada. O problema que as pessoas que foram pegas não trabalhavam na campanha de Mercadante e sim na campanha de Lula. E o problema de registro partidário poderia atingir todo o PT.
Agora, só quero ver a reação do Mercadante. Acho que o PT tem mais medo dele do que de qualquer um... Mas você está absolutamente certa.
Pablo Vilarnovo em outubro 19, 2006 4:00 PM
#51
Ah, e é por isso que espertamente, os tucanos colocam na sua campanha que o dossiê era contra o Geraaaaaaaaaaaldo.
Tomara que o TSE trabalhe direito. Não se deixe levar por nenhum dos dois lados.
Pablo Vilarnovo em outubro 19, 2006 4:02 PM
#52
Para completar o bate-bola da Monix e do Pablo: pelo que tenho ouvido das fontes mais bem-informadas, caso se confirme a vitória de Lula, a oposição partirá para cima de Mercadante babando sangue. Ele dificilmente escapa, mesmo que não se prove que ele sabia da Operação. Caso ocorra o quase impossível, ou seja, que Alckmin vire o jogo em cima de Lula, PSDB/PFL poupariam Mercadante, claro, para não sacudir o barco e não atrapalhar a governabilidade.
Ou seja, a Operação Tabajara foi tão aloprada que colocou o ex-candidato a governador de SP pelo PT na posição de torcer por Alckmin...
Como diz o Paulo Z: vida que segue.
Idelber em outubro 19, 2006 4:16 PM
#53
É verdade Idelber. Até porque o Mercadante não merece isso.
E tomare que a governabilidade seja mantida mesmo, independente de quem vença. Não podemos ficar mais com o Congresso e o Governo parados.
Pablo Vilarnovo em outubro 19, 2006 4:22 PM
#54
Olá Idelber, que maravilha de blog, a gente fica até perdido, dá vontade de ir clicando emn tudo o que vc cita.
Vou passar outro hora com mais calma e o seu link vai lá para os meus preferidos.
abraços, THA
Tha das Desassistidas em outubro 19, 2006 6:54 PM
#55
Valeu, Tha, volte e sempre e com calma ;)
Idelber em outubro 19, 2006 7:17 PM
Maria Andréia em outubro 19, 2006 8:35 PM
#57
Bem depois de ler o trecho de Paulo Henrique Amorim aqui indicado, tenho a certeza que o Alberto Dines está perdoado. Eu não sei o que deu na cabeça do P.H.Amorim.
Paulo em outubro 19, 2006 10:20 PM
#58
Ah, eu achei muito lúcido o resumão do Amorim. E as opções colocadas para um segundo governo Lula são aquelas mesmas - fazer melhor uso da internet, como ele recomenda, é chave.
Há momentos de sobre-simplificação, claro, mas acho que o quadro é aquele :-)
Idelber em outubro 19, 2006 10:37 PM
#59
Vocês sabem que sou anti-petista e essa é minha opção. Mas sei ver e ouvir os lados. Tanto que no meu blog, por força de "campanha", desço a lenha no Lula & PT, mas aqui, por exemplo, converso civilizadamente.
Lá no comecinho, a respeito de censura de posts: O blog é seu e você faz o que você quiser. Censura quem você quiser. Mas perde o certo respeito que tem a um debate livre. Eu costumava postar em um blog muito famoso e também anti-petista, mas, como citaram uma mentira para justificar um ataque, postei dizendo exatamente isso: informação não procedente. Me limaram o post. Ok, banido de meus links e não volto mais.
Depois aqui se comenta sobre promiscuidades monetárias: Eu duvido e, como se diz aqui no interior, boto o meu no toco se não houver sujeira, de ambos os lados.
Meus lista de desejos para o final-de-ano: Quero sim saber de onde veio o dinheiro do dossiê, mas também quero saber o que havia de tão valioso no dito cujo;
Quero ao menos UM preso! Não me importa de que lado, mas quero moralidade!!!!
E gostaria muito que as já nem mais famosas CPI´s conseguissem, afinal, mostrar a que vieram...
david em outubro 20, 2006 1:16 AM
#60
Gostaria tambem de ver a fita do Clovis x Mino.
Alguem conseguiu?
Ana C. em outubro 20, 2006 10:17 PM
#61
Até agora não pintou, Ana C.;)
Idelber em outubro 20, 2006 10:29 PM