« Silviano Santiago: Uma homenagem em seu aniversário ::
Pag. Principal
:: A explícita campanha eleitoral da mídia brasileira »
quinta-feira, 12 de outubro 2006
Um exercício hipotético
imagem: daqui.
Imaginemos que dois pilotos brasileiros, voando em território estadunidense, colidissem com um avião de passageiros norte-americano, provocando um acidente com 154 mortos (obrigado pela correção, Alline). Suponhamos que houvesse crescentes indícios de que voavam na aerovia errada e de que haviam desligado o transponder, além de fortes suspeitas policiais de que se portavam irresponsavelmente na condução da aeronave.
Na improvável hipótese de que estivessem recebendo a assistência jurídica de qualidade que estão recebendo os pilotos americanos Lapore e Paladino no Brasil, e na igualmente improvável hipótese de que estivessem em liberdade num hotel cinco estrelas, haveria alguém, uma alma sequer, acusando as autoridades policiais americanas de "anti-brasilianismo" por haver apreendido seus passaportes enquanto se concluem as investigações? Acredito que não.
Mas assim costuma funcionar com os EUA. Quando a lei internacional é aplicada a eles, não falta algum acéfalo para gritar "anti-americanismo!". Lapore e Paladino são suspeitos de homício culposo cometido na República Federativa do Brasil. Se, e somente se, declarados inocentes depois da investigação, voltam pra casa.
Portanto, it's time to bring them home, vírgula, meu amigo. São objetos de investigação no Brasil e, pelo que consta, estão sendo tratados impecavelmente pelas autoridades. Se inocentados, voltam pra casa, entendeu, amigo? Assim funciona a lei internacional. São aquelas leis que costumavam valer também para os EUA antes de Guantánamo e Abu Ghraib, lembra?
Sobre o imbróglio, quem disse tudo foi Elio Gaspari (link para assinantes). Pode-se imaginar o seguinte: um jatinho de uma empresa brasileira rasga um Boeing de uma empresa americana e derruba-o sobre o Grand Canyon do Colorado. É exagero acreditar que os sete tripulantes e passageiros do Legacy acabarão em Guantánamo. Mas não é exagero garantir que nenhum deles será rapidamente liberado para escrever um artigo e dar entrevistas lançando suspeitas sobre o governo americano.
Eu vos digo, leitores do Biscoito: se tudo no Brasil funcionasse como a Polícia Federal e a Torcida do Galo, já teríamos umas três dúzias de Prêmios Nobel na mochila.
Atualização às 19:55: O blog do Joe Sharkey saiu do ar. Não sei por quê.
Escrito por Idelber às 03:26 | link para este post
| Comentários (33)
#1
pois é, o fato deles terem sido pilotos hábeis em pousar o avião após o choque no ar não os isenta de culpa, caso fique comprovada...
uma coisa parece certa: eles não cumpriram o plano de vôo e não subiram para a altitude correta no trecho previsto.
(sobre um post anterior) e aí, alguém ganhou as obras completas do guimarães rosa ??? hehe
:D
daniel em outubro 12, 2006 7:06 AM
#2
Caro Idelber
Pelo que eu ouvi falar, parece que os norte-americanos (naturalmente os mais antenados, que já ouviram falar neste episódio) estão esperando para qualquer momento o retorno dos pilotos.
É tanto verdade que as autoridades norte-americanas EVENTUALMENTE seriam EXAGERADAS em um episódio como este contra o jato da GOL, se este ocorresse nos EUA, que ontem o choque de um pequeno avião em NY foi cercado de um enorme aparato. Ou seja, o fundamentalismo só faz mal a humanidade.
Paulo em outubro 12, 2006 7:39 AM
#3
adiant-se. nenhum orvalho atrapalha. inté
mario cezar em outubro 12, 2006 1:40 PM
#4
realmente se fosse o oposto, pilotos brasileiros num jatinho chocando com um jato americano em território americano provocando a morte de 154 passageiros, seria prisão perpétua para os pilotos.
mas isso, temos certeza, seria devidamente apurado e com mais transparencia do que aqui em pindorama.
essa patriotada que é peculiar na gente, muitas vezes nos faz esquecer o bom senso. portanto a coisa ainda está muito no campo da especulação. o que estava REALMENTE acontecendo com o jato da gol? cadê a caixa preta do jato da gol que contem os diálogos de todo o vôo e dos ultimos instantes?
até o momento não sabemos o que estava REALMENTE acontecendo com o jato da gol.
o jato da gol foi atingido pelo jatinho legacy ou, quem garante?, estava perdendo altitude devido a algum defeito?
será que a nossa famosa inoperancia administrativa em demorar de solucionar problemas não esteja atrasando tudo isso? será que, acontecendo isso em território americano, a caixa preta do jato comercial ainda não teria sido encontrada?
esta questão levantada aqui, de como seria a posição norte americana caso fosse o contrário está sendo recorrente à nossa "esquerda patrioteira anti ianque". mas é válido levantar essas questões, mas é bom tambem exigir o esclarecimento total de ambos oslados, tanto do jatinho,legacy quanto do jato da gol.
enaldo moreira em outubro 12, 2006 1:48 PM
#5
eles nao baixaram a altitude depois de passar pela capital do brasil pq nao avistaram buenos aires...
ianque em outubro 12, 2006 2:20 PM
#6
Se esses pilotos forem mesmo inocentados, a idéia de que o Brasil é o playground dos americanos será reforçada.
gd ab
JULIO CESAR CORRÊA em outubro 12, 2006 2:25 PM
#7
A Lei nem sempre é para todos... lembra-se da fábula de La Fontaine, o Lobo e o Cordeiro? ;
Cláudio Costa em outubro 12, 2006 5:20 PM
#8
Pois é, Idelber, morreram 154 pessoas. Acho que no post vc colocou 134. Na verdade foram encontrados 134 corpos, mas tinham 154 pessoas dentro do avião da Gol. Inclusive a namorada de um amigo meu, que tb está trabalhando em Manaus. Ela veio visitá-lo e estava retornando pro Rio...
Qto ao que comentaram ali em cima, de não terem encontrado ainda a peça da caixa preta que contém os diálogos, vale lembrar que o avião caiu no meio da Floresta Amazônica, foi difícil até encontrar os destroços do avião, que dirá uma peça num raio de 20 km de mata fechada. Não creio que seja ineficiência da equipe de resgate!
Tem mta especulação sim mas concordo plenamente com a decisão de manter os pilotos aqui no Brasil até que tudo seja esclarecido...
Beijinhos
Alline em outubro 12, 2006 7:13 PM
#9
Valeu a correção, Alline. Já feita :-) E minhas condolências pela morte da namorada de seu amigo.
Idelber em outubro 12, 2006 7:29 PM
#10
Indeed! I agree, of course!!!!
Congratulations profesor.
Edk em outubro 12, 2006 8:18 PM
#11
Creio que é notório que em nosso país não há transparência na publicidade das causas de acidentes aéreos.
Que eu saiba só dois acidentes de aviação foram investigados e tiveram seus resultados tornados públicos em território nacional: 1) o do comandante Garcez e 2) aquele em que um avião da REAL colidiu no ar com um avião da marinha dos EUA. No primeiro quem provocou foi o Gsarcez (aparentemente o único piloto comercial que perdeu o direito de voar). No segundo um laudo norte-americano aponta a torre do aeroporto S.Dumont.
O que é uma investigação? Não é uma ESPECULAÇÃO?????
Paulo em outubro 12, 2006 8:21 PM
#12
Eu acho interessante observar que mesmo em tempos de "so-called" globalização seja tão fácil transformar acontecimentos envolvendo duas nações em grandes questões internacionais. Não é curioso?
Bjs
Monix em outubro 13, 2006 11:58 AM
#13
É uma barbaridade o que estão fazendo com os pobrezinhos dos donos do mundo. Eles estavam apenas testando o Legacy novo, Idelber. É natural e humano. Nunca tiveste um brinquedo novo, porra? Não tiveste infância?
O fato de colocares a Polícia Federal como parâmetro de excelência é perfeito. Já a torcida do Galo é, digamos, foda... Mas ao menos não é a do Grêmio, aquela que gosta de correr arquibancada abaixo para coxar seus pares. Isto é, literalmente, foda. Tem gente que se atira lá de cima para receber mais pressão traseira. Mas temos de respeitar, afinal, deve ser cultural.
Abraço.
Milton Ribeiro em outubro 13, 2006 6:26 PM
#14
Caro Idelber,
Se você quiser fazer algo fácil na sua vida, tire brevê no EUA. É "baba".
Qualquer acontecimento mundial que fuja ao controle estadunidense os torna melindrosos. Seja onde for.
Essa de anti-americanismo a mim é meio que um racismo inverso, onde a "minoria" americana sente-se ultrajada por qualquer acontecimento envolvendo estadunidenses além fronteira.
David em outubro 13, 2006 6:41 PM
Milton Ribeiro em outubro 13, 2006 7:27 PM
#16
Sou dos estados unidos e acho que se a policia do Brasil sospecha que os pilotos estavem voando de uma manera ilegao o pelo menos peligrosa, o goberno brasileiro tem tudos os direitos e justificaçao de deter os pilotos até saiban exactamente o qué passo. Tambem, aun se nao quebravem ninguma lei, as familias dos victimas tem direito de demandar numa corte civil. Tem o direito de saber cómo se morreram. Por isso, a policia deveria procurar uma causa e saver-lo quase com certeza
Estou de acordo que se esto ocurriese nos EUA com pilotos brasileiros, a prensa aqui, especialmente a rede necia de FOX, estaria echando babas e gritando em voz alta cómo os “foreigners” podem ter licença de voar sobra “nosso pais?”
A coisa mais asombrosa para mim é que tive que ler o blog de Avelar para saber da situaçao. Se faço uma procuranda (busqueda) em CNN.com o em Foxnews.com nao tem ni uma sola palavra sobre ista história. No meu pais nao nos chegam todas as historias. Parece que só nos importa Cory">http://www.cnn.com/2006/TRAVEL/10/13/faa.plane.crash.ap/index.html”>Cory Lidle
O sinto, eu nao escrevo portugues bem.
Mac Williams em outubro 13, 2006 9:29 PM
David em outubro 13, 2006 9:41 PM
#18
Milton, adoraria ter algo a dizer sobre o Pamuk, mais ainda não li...
Idelber em outubro 13, 2006 10:13 PM
#19
Depois que aquele teco-teco se chocou contra o prédio, em Nova York, pensei imediatamente: o que diria aquele jornalista americano que estava no Legacy e disse que o tráfego aéreo brasileiro é horrível?
Bruno Ribeiro em outubro 14, 2006 12:31 AM
#20
Se no Legacy que se chocou contra o avião da Gol tivessemos não um articulista do liberalíssimo New York Times, mas um articulista do Daily Telegraph, do Washington Times, da The American Conservative ou de qualquer outra publicação conservadora, teríamos tantas declarações comoventes de solidaridade ao sujeito na blogosfera brasileira?
André Kenji em outubro 14, 2006 2:00 AM
#21
No longínquo dia 25 de fevereiro de 1960 houve um choque de dois aviões sobre a baía da Guanabara. Um deles era o DC3 PP-AXD da REAL AEROVIAS. O outro avião era um R6D (denominação militar do DC6) da Marinha dos EUA.
O episódio ocorreu na área de aproximação da pista do Santos Dumont e portanto uma zona delicada para aviação, o que o torna totalmente diferente da colisão destes nossos dias entre o Legacy e o B737. O segundo avião trazia, se não me engano de B.Aires, uma banda da Marinha norte-americana.
Com mais de 60 mortes, creio que todos do DC3 da REAL AEROVIAS, ainda assim creio que houve um expressivo número de mortes entre os militares norte-americanos. Não creio que a imprensa na época tenha levantado a hipótese de anti-americanismo. Seria o caso de pesquisar?
Eu tenho a impressão que alguns norte-americanos estão vendo alguma coisa debaixo de suas camas, e não se trata de comunistas! O mundo não é anti-americano, sucessivos governos dos EUA é que não sabem (infelizmente) se relacionar com a comunidade internacional.
NOTA: Quando os dois aviões se chocaram sobre a baía da Guanabara (em 1960), o presidente norte-americano estava no Brasil.
Paulo em outubro 14, 2006 7:28 AM
#22
Só quero encher o saco.
Concordo plenamente com esta nota.
Mas sendo o assunto e vendo a opinão geral aqui que os estadunidenses estão, como sempre, "se achando", me assusto com um fato: vocês (quase) todos falam "americanos", como se tivesse so eles nesta grande America.
Aie aie aie... essa coisa nunca mudaram.
(mas talvez devo ficar feliz por ter lido varias vezes estadunidense aqui também, o que raramente acontece!)
d.d. em outubro 14, 2006 6:55 PM
#23
Eu também tinha feito esse exercício aqui em casa... Fiquei só pensando... Os brasileiros seriam levados para Cingapura, e lá seriam julgados a pena de morte. No mínimo.
Beijos
Flávia Nogueira em outubro 14, 2006 8:48 PM
#24
Quanto aos pilotos, concordo: lei, investigação. Mas nunca, nunca, nunca, e-mails enviados a eles e insinuações na imprensa chamando-os de assassinos. Esse clima de "lincha, lincha" é PEÉÉÉÉSSIMO, é perigoso- e é COMPLETAMENTE humano.
Discordo com uma certa comparação no fim do texto - e você certamente sabe qual é. Não vou falar pra não me arriscar, né, psor?
Tinha quatro conhecidos meus no avião. Inclusive, Idelber, uma colega de trabalho. Linda, linda, jovem, recém chegada. Me manda um e-mail que te dou um link sobre ela, lindo, de bom gosto, uma homenagem tocante.
Menina-Prodígio em outubro 14, 2006 9:27 PM
#25
Menina-Prodígio, concordo com tudo e também odeio o clima de linchamento. Mas acho que quem andou recebendo emails não foram os pilotos, e sim o repórter do NYT, que se permitiu, em seu blog, antes de qualquer investigação, fazer ataques ao sistema de controle aéreo do Brasil com insinuações de que a culpa era de falhas nele: aí a reação já era previsível, né? Imagine se o mesmo acontecesse nos EUA.
Ou seja, discordo de qualquer linchamento, mas também acho hipócrita da parte de Joe Sharkey dizer o que disse no blog e depois ficar choramingando porque recebeu emails agressivos. Ele poderia, por exemplo, experimentar fazer um post em defesa do povo palestino e aí ele entenderia o que é receber emails agressivos e cheios de ódio. Abração, já está indo o email.
Idelber em outubro 14, 2006 11:05 PM
#26
Grande Idelber! Grato por desenvolver perfeitamente um post esboçado no dia 10 que era assim:
"Embraer 1 X 0 Boeing
(ou Santos Dummont 1 X 0 Irmãos Wright)
Exercício de imaginação geopolítica: E se um jatinho com brasileiros estivesse voando fora da rota correta e derrubasse um avião nos EUA? Que tipo de crise internacional estaria ocorrendo neste momento?"
Ainda bem que tu não és tão preguiçoso como eu…
abração!
ratapulgo em outubro 15, 2006 6:42 AM
#27
Caro Rata, você com preguiça ainda dá de 10 x 0 em toda a turma "dedicada" que há por aí...
:-)
Idelber em outubro 15, 2006 3:59 PM
Paco em outubro 15, 2006 10:58 PM
#29
O Blogue do Joe tirou o sistema de comentários. Que pena! Não acredito em blogues em que valem somente as opiniões do publicador.
A matéria do Correio Brasiliense mostra categoricamente o oportunismo dos sobreviventes do Legacy, em cavar 15 minutos de fama.
Em meio as especulações, Joe deveria ficar quieto e ouvir mais as opiniões de sua mulher, vide ontem a entrevista dada a CNN.
Boa semana! Beijus
Luma em outubro 15, 2006 11:17 PM
#30
A única ressalva que faço a esse post é quanto à "informação" de que os pilotos americanos estariam "se portando irresponsavelmente" na condução da aeronave, fica implícito que eles estavam fazendo piruetas, brincando no comando do Legacy. Por mais que ao ler o blog do Joe Sharkey dê uma vontade braba de esganá-lo por sua miopia yankee não acho que ele seria capaz de mentir, por exemplo, quando diz que na hora do acidente, ele trabalhava tranquilamente no seu laptop, e o avião viajava tranquilo em linha reta, lógico, o avião poderia estar viajando em linha reta, com o transponder desligado e em rota ascendente, o que seria suficientemente irresponsável para causar o acidente, porém não consigo imaginar os pilotos americanos fazendo acrobacias sob a floresta amazônica como o primeiro parágrafo do post dá a entender...
Agora, acho que essa "miopia yankee", não apenas quanto ao Brasil, mas ao mundo em geral, rende uns bons posts, hein? principalmente do ponto de vista de quem mora in the USA...
Abs
Thiago em outubro 16, 2006 10:57 AM
#31
Eu gostaria que a Polícia Federal trabalhasse com a mesma eficiência no caso do dossiê da petralhada.
A eleição acabou, Lula ganhou, parabéns, é do jogo. No entanto, os métodos dos "meninos" que continuarão no poder precisam ser investigados. Pela Polícia Federal. Que serve ao Estado, e não ao governo. E que, por ordens superiores, parou de investigar. Cadê o dinheiro sujo para comprar o dossiê fajuto?
Rogério em outubro 16, 2006 9:07 PM
#32
Rogério, uai, você já tem certeza que o dossiê era "fajuto"? Qual era o conteúdo dele? Por coerência você deveria querer que a PF investigue o conteúdo dele também, não é mesmo?
Idelber em outubro 16, 2006 10:41 PM
#33
Idelber, então tá: o conteúdo não é fajuto, é "suspeito". Ok, retrato-me.
Mas, afinal, de onde veio o dinheiro vivo apreendido e como é que é que gente da copa do presidente participou da operação tabajara sem que ele desconfiasse? Ele acha que a gente é idiota?
E porque a mesma PF que quis aparecer no Jornal Nacional e subitamente parou de apurar? É polícia do Estado ou do governo? Aliás, os métodos do PT-federal nos últimos 4 anos demonstram que, para eles, não há diferença entre Estado e governo. Pra frente Brasil!
Rogério em outubro 17, 2006 3:34 PM