« Caco Barcellos ::
Pag. Principal
:: Extra! »
quinta-feira, 31 de maio 2007
Rapidinhas
Na Folha de hoje, caderno de esportes, lemos a manchete (link para assinantes): Zaga vacila, e Santos congela no Sul. Depois, o subtítulo: Ávalos faz pênalti tolo, e Adaílton perde bola boba nos gols que dão vantagem ao Grêmio na semifinal da Libertadores. É curioso. No jogo que eu assisti, parecia haver uma equipe, vestida de azul, branco e negro, que fez aqueles gols. Êta imprensa esportiva brasileira! Mais uma vez tratam o Rio Grande do Sul como se fosse outro país.
Também na Folha, Fernando Henrique Cardoso declarou, sobre a Operação Navalha: Acho que o nível de corrupção extrapolou. Não me refiro especificamente a este caso. Mas eu acho que temos assistido a uma série infinita de processos de corrupção. Alguém poderia explicar a ele a diferença entre a febre e o termômetro? "Assistimos" uma série infinita de processos de corrupção porque há alguém trazendo-os à luz, não é mesmo, ex-presidente? Quando os casos de corrupção não estão sendo revelados, fica um pouco mais difícil "assisti-los", não é?
Em São Paulo, hoje, às 19:30, no Instituto Cervantes (Paulista, 2.439), a ensaísta argentina Beatriz Sarlo conversa com o Prof. Jorge Schwartz, da USP. Se você está em Sampa, gosta de literatura e nunca viu Beatriz falar, compareça. É uma das 4 ou 5 pessoas que mais admiro no mundo hoje. Sem exagero.
Escrito por Idelber às 05:09 | link para este post
| Comentários (31)
#1
Como rola para os homens da caverna do mito de Platão, a luz e a transparência são demais para FHC.
César em maio 31, 2007 8:06 AM
#2
Idelber,
A grande maioria da imprensa esportiva do eixo Rio-São Paulo não consegue olhar além do próprio umbigo. Os outros estados quase não existem, quando muito dão uma resvalada por Minas e Rio Grande do Sul, e assim mesmo olhando sempre sobre a ótica paulista e/ou carioca. Bem, mas bem raramente eles olham para Paraná e Bahia, e o resto do país que se ... exploda.
Luiz em maio 31, 2007 8:49 AM
#3
Idelber.... acho que você disse tudo ... FHC acomodou-se, e acabou "esquecendo" a luz apagada ... sorte a nossa que abrindo a janela o Sol ilumina...
Thi Marques em maio 31, 2007 9:09 AM
#4
Idelber.... acho que você disse tudo ... FHC acomodou-se, e acabou "esquecendo" a luz apagada ... sorte a nossa que abrindo a janela o Sol ilumina...
Thi Marques em maio 31, 2007 9:10 AM
#5
Grêmio: 18 chutes a gol
Santos: 2 chutes a gol
Quem jogou ontem mesmo?
Bender em maio 31, 2007 10:06 AM
#6
Legal que ainda não apareceram aqueles dizendo "ah, mas se aparece fumaça, é pq há mto fogo, então o fogo é do governo lula". Pior ainda é quando dão a última palavra aos acusadores - no caso, no momento, gente como fhc.
Quanto à imprensa desportiva, deveriam gravar a torcida ao redor dos gabinetes dos locutores, heheh
catatau em maio 31, 2007 10:46 AM
#7
é idelber, o governo Lulla é impoluto, delúbio é aliado de fernando henrique, o assessor do irmão cueca de genoíno levava na cueca dólares de fernando henrique.
ah, me bata uma garapa de abacate, idelber. vcs acham q a população brasileira é toda formada de beneficiários de bolsa família, os quais, infelizmente, não sabem a diferença entre um tylenol e uma aspirina, é? é claro q o governo de fernando henrique tambem teve muita corrupção, mas ignorar os casos de corrupção que está nas barbas velhas de Lulla para botar no colo dos outros, aí é demais.
e, vem cá, cara mestre, não foi Lulla e o PT que disseram durante 25 anos, um quarto de século, q qdo eles chegassem à presidência nada disso iria acontecer?? ou será q era mentirinha demagoga pra chegar lá no topo e fazer tudo igual, ou pior, ao q era antes?
vcs desta esquerda tupiniquim e retrógrada são tão indignados com o passado histórico do país e tão dóceis e mocinhas com as roubalheiras do presente.~
ps. só espero q não delete meu comentárrio.
adilson em maio 31, 2007 12:44 PM
#8
Adilson também precisa da liçãozinha febre-termômetro...
É tão simples: os governos mais corruptos são aqueles em que a gente NÃO sabe dos casos de corrupção.
E os piores escândalos de corrupção do governo Lula têm raízes no governo anterior. É só checar.
Daniel em maio 31, 2007 1:06 PM
#9
sim, daniel, vc está certo. mas estamos falando de corrupção, E DA GROSSA!, no governo Lulla. a culpa é de pedro álvares cabral e nunca de Lulla, né? oh quanta ingenuidade, ou má fé, ou picaretagem ideológica mesmo. ué, e delúbio era do governo anterior? e a land rover de silvinho pereira?
chico carvalho em maio 31, 2007 1:57 PM
#10
Daniel:
O chico carvalho e o adílson são a mesma pessoa.
Mesmo IP, dois emails falsos.
É a turma que vem nos dar aulas sobre o que é corrupção.
Idelber em maio 31, 2007 2:26 PM
#11
Idelber irei fazer um comentário sobre o texto do Adilson...
1º) Nos da "esquerda tupiniquim", não somos retrógrados, tanto que vocês dizem que o Lula é BURRO, ANALFABETO, E SERVE SÓ PRA SER TORNEIO....
Mas o Burrinho do Lula consegui segurar esse País que o FHC detonou... olha os escândalos do Palloci, do Genuino e do Delúbio ??? e ai ? o País está quebrado ??? Veja o que houve com a sua carreira política ??? Caiu ???
------------
Sobre Fernando Henrique Cardoso é um sociólogo, professor universitário, escritor e político brasileiro formado pela USP. Foi Presidente do Brasil por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2002. É co-fundador e presidente de honra do PSDB (Partido da Social "Democracia" Brasileira)(haha que piada). Atualmente é professor at large no Watson Institute for International Studies (Brown University, EUA).
Como você sabe, em 2005 foi eleito através de uma votação feita pela internet e organizada pela revista britânica Prospect um dos 100 maiores intelectuais ainda vivos do mundo... pois bem ...
Não temos duvida de que FHC é uma pessoa brilhante, com uma formação invejável ....
-------------
Sobre Luiz Inácio Lula da Silva é um político e co-fundador, presidente de honra e filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT)....
-------------
Adilson .... Vemos que realmente nosso atual Presidente da Republica não teve uma formação digna de um Lord ....
2º) O que acha de falarmos sobre a tal "Social "Democracia" Brasileira" ??? Vou ser franco em falar, que neste ponto o Lula entende mais que o Diplomata FHC.... Por mais que não goste, ele criou programas sociais como: Bolsa Família, FUNDEB, PROUNI, Fome Zero... Já o governo de FHC... Houve diversas denúncias de corrupção, dentre as quais merecem destaque as acusações de compra de parlamentares para aprovação da reeleição e de favorecimento de alguns grupos financeiros no processo de privatização de empresas estatais... Ou você não lembra ?
No início de seu segundo mandato, houve uma forte desvalorização da moeda, teve como conseqüência um aumento dos juros , o que levou aos juros reais mais altos de sua história e a um aumento enorme na dívida interna... A distancia entre ricos e pobres tomou proporções nunca antes vistas e pagamos ate hoje por sermos do 13° pais mais injusto do mundo...
O final de seu segundo governo é marcado por uma crise no setor energético, que ficou conhecido como "apagão". A crise ocorreu por falta de planejamento e ausência de investimentos em geração e distribuição de energia.... Ótimo ...
3°) O "Lulinha" caracterizou-se pela baixa inflação, taxa de crescimento do PIB em quatro anos de 3,2%, redução do desemprego. O "Torneiro Tupiniquim" promoveu o incentivo às exportações, a diversificação dos investimentos feitos pelo BNDES, estimulou o micro-crédito e ampliou os investimentos na agricultura através do PRONAF.
São exemplos da recuperação econômica do país sob a gestão do "Esquerdista Retrógrado". O recorde na produção da indústria automobilística, em 2005; e o maior crescimento "real" do salário mínimo, resultando na recuperação do poder de compra do brasileiro. O salário mínimo passou, em quatro anos, de 200 para 350 reais, aumento maior que tanto o do primeiro quanto o do segundo governos de Fernando Henrique Lérdoso.
Um relatório do IBGE, do fim de novembro de 2005, afirma que o Governo Lula estaria fazendo do Brasil um país menos desigual (Desfazendo a Merda que o FHC fez né). Com base no PNAD, a FGV divulgou estudo mostrando que a taxa de miséria de 2004 teria caído em 8% se comparada a 2003, ano em que Lula tomou posse. Ainda segundo a PNAD, oito milhões de pessoas teriam saído da pobreza (classes D e E) ao longo do governo Lula...
Nossa que coisa não !!! Realmente a esquerda é lerda e atrasada ...
4°) Adilson quero dizer que não sou Petista... mas sou de Esquerda... Acho que não tem mais o que dizer sobre o Governo Lula ... Acho um absurdo o FHC querer falar uma virgula do governo atual...
Esse é o Mal da direita ... Não faz NADA e ainda quer dar Palpite ... aff como são as coisas ...
Você disse sobre o presente ... Corrupções ... Meu amigo leia os Capítulos 20/23 de "O Príncipe, Machiavelli, Niccolò di Bernardo" ... Vai entender por que...
5°) Moral da História ....
FHC é um Diplomata com uma formação invejável
E FOI UM PÉSSIMO PRESIDENTE
Lula é um bêbado de esquerda com quatro dedos
E é GRANDE PRESIDENTE
Viva a esquerda tupiniquim....
Thi Marques em maio 31, 2007 2:45 PM
#12
Idelber, o Grêmio deu um banho no Santos e merecia ter feito até mais, pois sempre manteve-se dentro do campo adversário. Uma atuação notável. O Santos foi batido como poucas vezes vi.
Agora..., se a gente assistir apenas aos gols, vamos pensar que a vitória foi casual. Acho que a jornalista da Folha fez isso.
Abraço.
Milton Ribeiro em maio 31, 2007 2:57 PM
#13
"A" jornalista? Por quê, Milton?
Milton Ribeiro em maio 31, 2007 2:58 PM
#14
Rará!
Foi pego no chauvinismo machista aí, né, seu Milton?
Idelber em maio 31, 2007 3:05 PM
#15
tá bom, tá bom, thi marques. eu tb sou de esquerda mas não concordo com a sua esquerda, cierto? existem várias nuances de esquerda, cierto? tb não votei nem gosto de FHC e prefiro ter a liberdade ideológica para ver as maracutaias de todos os partidos. então, me explica o q o companheiro Sarney está fazendo nesse governo de esquerda? e renan? e collor, q agora é aliado? idem, maluf?
e afinal, vc não respondeu:
o governo Lulla é corrupto, ou não?
camarada idelber, só não imagino q vc vá me dedurar aos trogloditas "esquerdistas" da repressão, tá? rsss
Anonymous em maio 31, 2007 3:26 PM
#16
Amigo em primeiro lugar não a motivo de você se esconder ... Afinal quem é você ???
Daniel, Adilson ou Anonymous (Anonimo) ???
Não se preocupe ... Ninguém vai te enforcar por sua expressão política... Temos o direito de discutir sobre esse assunto...
Thi Marques em maio 31, 2007 3:43 PM
#17
q bom, caro thi, que bom! a divergência é salutar e devo dizer que NÃO SÃO POUCOS os q estão à esquerda do espectro político nacional e estão, igualmente, ENOJADOS dessa politicagem brasileira seja com mem de sá, d. pedro, gaspar dutra, jânio, jango, collor, fhc ou lulla. é tudo um monte de picareta. mas o caso de Lulla chega a dar raiva, por tudo aquilo q ele falava, pregava e prometia em 25 anos de militância. vc lembra disso, não lembra? e o q dizer de ver lulla, sarney, renan e collor juntinhos? e, afinal, existe ou não corrupção no governo Lulla? só não dá pra engolir essa conversa mole de que Lulla é fraquinho, que a corrupção não é tambem culpa dele e o que ele falava e prometia era uma mentirinha contada só para ganhar eleição e na hora da bandeirada final se aliar às elites mais cruéis do país, os banqueiros, e às elites oligárquicas mais retrógradas do barsil.
Anonymous em maio 31, 2007 4:20 PM
#18
acho q ao cidadão é tb dado o direito do anonimato numa discussão livre e fora dos limites de formato de tribunal de justiça, não é?
e tem mais, ao longo dos anos Lulla e o PT sempre foram contra tudo. contra a opção tancredo, falou horrores e foi contra o real e a consequente estabilização da moeda. e agora vem o sêo Lulla e fica mantendo tudo o q estava aí e ainda se gaba como se fosse elle o ser inaugural de tudo - nuncaantesnahistóriadessepaís..... então, seria Lulla e o PT contra o brasil nos anos em que fizeram oposição?
vc lembra q por muito, muito menos Collor foi impichado? claro, o povo brasileiro é meio banana(como Lulla sempre dava a entender isso) e só faz algo empurrado e quem empurrou o povo contra Collor, agora está no poder e o poder é uma delícia, não é mesmo???? a UNE, a CUT, os meneghellis e os sindicatos, o lider dos cara pintadas lindenbergh, realmente o poder é uma delícia picaretante
Anonymous em maio 31, 2007 4:41 PM
#19
Sobre a questão da abordagem da imprensa esportiva na vitória gremista, a imprensa escrita não dever ser voltada a aqueles que compram o jornal ? Assim como as rádios que transmitem o jogo para seus estados ? Do RS mesmo vem o exemplo de dois narradores que em ocasiões diferentes destilaram seu bairrismo contra o spfc...
Pra encerrar quero deixar claro que não acho que essa postura deva ser adotada por mídias que tem alcance nacional, como tv, internet, etc...
Abraço.
Luis em maio 31, 2007 5:01 PM
#20
Ei amigo Oculto... infelizmente vou precisar sair ...
Tenho aula agora ...
Amanha eu termino este assunto ...
Se vc quiser falar direto comigo pode me mandar um email para este endereço thimsanto@yahoo.com.br
Sem mais obrigado ....
Thi Marques em maio 31, 2007 5:09 PM
#21
Pois é, Luis, mas o problema é que a Folha adora se apresentar como um jornal nacional...
Idelber em maio 31, 2007 5:13 PM
#22
Caro Amigo Oculto...
Desculpe-me... Coloquei meu e-mail errado...
É thimsantos@yahoo.com.br...
Mas já que estou atrasado mesmo, vou falar algumas coisinhas sobre a política de Lula...
- Em primeiro Lugar... Não acho o Lula um Herói e nem um fraquinho... Uma coisa que você precisa entender de uma vez por todas...
NÃO É O PRESIDENTE QUE MANDA EM TUDO NO PAÍS...
Existem forças (ELITE) extremamente maiores que a política federal... MÍDIA, BANQUEIROS (EMPRESARIOS), POLICIA TRÁFICO, POLITICOS CORRUPTOS E A IGREJA (que esta saindo de sena... Oh Burguesia Pecaminosa)....
Isso é um conjunto de forças que são os responsáveis pela direção do País...
Agora me diga uma coisa... Você acha que um governo pode entrar e começar a fazer uma ultra - MEGA revolução? , ainda com esse povo Brasileiro que se acaba por Big Brother ?
Você sabe o que é isso? Suicídio...
Caro Amigo leia Maquiavel e vai entender o que eu estou dizendo... Um Chefe de Estado não pode fazer o que da na sua telha... Ele morre... Infelizmente o presidente precisa estabelecer um limite estável entre a Elite e o Povo ....
É 5 min. pra mídia (Rede Globo e CIA) tirar o Cara fora do Poder... e ainda o povo brasileiro crucificá-lo na praça ... Sabe pq.?
Quem MANDA é mais forte que o Presidente...
Sabe o que me deixa mais chateado? Tudo o que estou escrevendo, você esta cansado de saber...
Amigo... Acho q o governo Lula apesar de Tudo conseguiu dar uma pequena ajuda a quem passa fome...
(Ao contrario do FHC que eu comentei no tópico acima)
Não fique com esse pensamento de que o Presidente e o Governo podem fazer o que quiser... Você vai se decepcionar muito.... Quando ver a verdadeira realidade Brasileira...
NÃO PENSE QUE EU SOU UMA PESSOA QUE NÃO VEJO NADA DE CORRUPÇÃO, E COM ESTA TUDO BEM.
Mas é como você disse...
Nossa Nação foi educada nos princípios do feudalismo português e com a Doutrina da Igreja Católica... Não pense que o Lula vai tomar atitudes da Cultura Calvinista, que não vai! É tolice pensar desta forma... O problema do País não é a política atual... E sim a História...
Lula não compreendia isso quando era sindicalista... Mas quando entrou no governo entendeu... Se não já estaria morto...
Como disse o mestre Maquiavel... “Ou você acaba com o antigo estado, ou ele acaba com você”...
Hehehe... Não tem sentido de o Lula morrer por uma nação em que não manda... O brasileiro não faz o tipinho patriota... Nos levamos as coisas com a barriga ... Tente entender não é um mal de GOVERNO e sim de Históra, Cultura e tal's ...
Sabe como você pode entender as deficiências do país??? Lendo sobre os outros... Leia sobre a Inglaterra (Renascimento/Burguesia), EUA (Cultura Calvinista), Alemanha (Protestante)... E depois me diga... Qual é o Problema do Brasil...
AAAAAAAA MEUUUU DEUSS... Minha aula ....
Preciso ir... Agora... Estou atrasado...
Grato pela atenção
Ps. Idelber me desculpe de encher o seu Blogger, com comentários políticos...
Thi Marques em maio 31, 2007 6:39 PM
#23
Pois é. No jogo passado entre Fluminense e Brasiliense, a narração da Bandeirantes disse que não houve pênalti a favor do Fluminense, que o goleiro não se adiantou na cobrança que o juiz mandou voltar e que na cobrança seguinte o Lenny havia invadido a área (e que o lance deveria voltar). A Globo colocou os melhores momentos em seu site, usando câmera lenta (vou desprezar o tira-teima) e deu pra ver que o jogador da Brasiliense colocou o mão na bola, que o goleiro deu um passo à frente na primeira cobrança e que não houve invasão na cobrança seguinte. E acreditem: o jogo era o mesmo! (dá pra ver neste vídeo a partir de 08:20 min).
Juca Azevedo em maio 31, 2007 6:50 PM
#24
Muito pertinente a comparação, caro Juca. Tomei a liberdade, para facilitar, de embutir o link. Abraços,
Idelber em maio 31, 2007 6:56 PM
#25
Opa!
Favor não me confundir com o Anonymous - Chico – Adilson, please.
Daniel em maio 31, 2007 6:58 PM
#26
ô meu caro amigo atleticano, voltou a blogar e isso é bom. precisamos ler vc.
abraço!
sERBÃO em maio 31, 2007 9:30 PM
#27
cara ...
o gremio mueu ...
primeiro q joga muito, nossa .. não deixou o santos jogar, e olha q o santos joga bem, tem bom elenco, e técnico ..
segundo, me satisfaz, pq ainda q o são paulo tenha jogado nada, e exigido bem menos do gremio,isso valoriza nossa derrota [:-( ]
enfim ... como em tudo, a imprensa tbm é vendida ..
oras
(porra... qto comentário)
isso ai
abrasssssssss
Pinheiro em maio 31, 2007 9:48 PM
#28
Caro Daniel me desculpe ...
Eu não tinha visto direito... mas chico carvalho e o adílson são a mesma pessoa ???
Thi Marques em maio 31, 2007 11:27 PM
#29
O Rio Grande do Sul é que se exclui do Brasil, a maioria dos gauchos se refere a tudo e a todos ao norte deles como os outros, discurso mais separatista do que o dos gauchos - que se sentem muito mais "rio-platenses" do que brasileiros
Jorge em junho 1, 2007 2:59 AM
#30
Idelber, concordo com sua colocação sobre as manchetes da Folha, futebol brasileiro ali parece que se restringe a Rio-São Paulo, e o restante do país ora aparecendo como coadjuvante ora como "estrangeiro".
Sobre FHC, seria preferível que ele olhasse criticamente para os dois próprios mandatos antes de falar do governo alheio. Suas declarações me enojam mais a cada dia.
Pelo menos uma coisa boa: estive no Cervantes ontem. Fantástica a palestra da Sarlo, pena que curta, uma hora e meia é um tempo curto demais para alguém que tem tanto a contar e discutir. Mas ela gravou uma entrevista no Roda Viva da TV Cultura, então é de se esperar mais dela para breve, se não ao vivo, ao menos pela TV.
Abraço!
França em junho 1, 2007 7:07 PM
#31
França, que bacana que você pôde ir ver a Sarlo! É uma fera, realmente, não é?
Se você tiver ido por causa da recomendação do blog, a alegria é dupla. Abração,
Idelber em junho 1, 2007 7:10 PM