« Galo aos sábados ::
Pag. Principal
:: Clube de Leituras: Ariano Suassuna »
domingo, 13 de janeiro 2008
Denúncias de fraudes nas primárias de New Hampshire
Depois das primárias de New Hampshire, começaram a pipocar, nos dois partidos, denúncias de fraudes relacionadas ao uso das famigeradas máquinas eleitorais Diebold.
No Partido Republicano, o candidato Ron Paul – o único que é crítico incondicional da guerra no Iraque – apareceu com zero votos no precinto distrito de Sutton. No dia seguinte, um apoiador de Ron Paul se apresentou e disse que ele e toda a família haviam votado no candidato, naquele mesmo distrito. Depois de confrontados com o fato, os responsáveis relataram que Paul havia recebido 31 votos em Sutton, que haviam sido deixados de fora das atas de votação por “erro humano”.
No Partido Democrata, ocorreu uma coisa curiosa: 81% dos eleitores votaram em distritos com máquinas eleitorais da Diebold. 19% votaram com cédulas de papel, contadas à mão. Onde houve votação eletrônica, Hillary Clinton venceu Obama por uma margem de 5%. Nos distritos com cédulas de papel, a vitória foi de Obama, por aproximadamente 4%; ou seja, uma diferença de 9%. Para quem quiser conferir os resultados, o link é este. Já vários dias depois das primárias, discussão segue por aí.
Nada foi provado, evidentemente. Mas a história das máquinas Diebold não inspira lá muita confiança.
(via Slashdot)
Escrito por Idelber às 04:39 | link para este post
| Comentários (18)
#1
Idelber,
aqui na Holanda muita gente também altamente desconfiada dessa maquininhas, ainda pouco usadas, e pdem a volta integral do lápis vermelho e papel.
Um comentáriozinho bem pessoal sobre o post do aniversários. Toda essa mística em torno de entrar nos 40 é só uma desculpa para comemorar em alto estilo. Quano o dia do Saci chegar vou te dar as boas-vindas oficiais no clube dos 40tões.
Márcia W. em janeiro 13, 2008 7:39 AM
André Kenji em janeiro 13, 2008 10:32 AM
#3
Essas maquininhas americanas ...
Só uma observação: a corelação entre os locais com votação em cédula e o resultado do Obama tem de ser visto com algum cuidado.
Olhando o mapa dos resultados, os locais onde o Obama venceu se assemelham razoavelmente aos locais onde o Howard Dean venceu 4 anos atrás, especialmente nas regiões mais próximas da fronteira com o Canadá. Esses locais costumam ter menor número de eleitores, logo a concentração da votação manual é um pouco mais alta.
Luiz em janeiro 13, 2008 10:56 AM
#4
precinto é de "precinct"?
isso não é a mesma coisa que "distrito"?
sergio em janeiro 13, 2008 11:19 AM
#5
Oi, Márcia, pois é, e aí Holanda andaram elegendo uma turma que destoa da tradição de tolerância do país, né? (quer dizer que você já está na clube dos quarentões? Eita!).
Pois é, André. O que me espantou ao reunir links para este post foi a quantidade de sites que descrevem como é simples fraudar essas máquinas. Dá um pouco de medo, sim.
sergio, você tem razão. Com preguiça, não chequei, mas "precinto" em português é outra coisa (o mesmo que "precinta", uma fita de pano). Vou lá mudar. Valeu.
Luiz, resposta para você em separado, daqui a pouquinho :-)
Idelber em janeiro 13, 2008 4:34 PM
#6
Luiz: acho que não. Quero dizer, a não ser que você tenha aí uma análise demográfica que não apareceu no radar das várias pessoas que escreveram sobre o tema.
Há distritos com 300 votos contados por máquina, enquanto que outros com 1.100 votos contados à mão. Há distritos pequenos em regiões urbanas. Há distritos grandes em regiões mais rurais. E não vi correlação Dean-Obama tampouco.
Em outras palavras, não entendi nada. Você tem um link aí?
Idelber em janeiro 13, 2008 4:48 PM
#7
Idelber,
Começando pelo fim: para a correlação Obama-Dean, a fonte é o Daily Kos - www.dailykos.com/storyonly/2008/1/12/195128/663/443/435860
Dá para notar, como eu disse antes, uma razoável (não total)semelhança, especialmente na área que citei, no oeste do estado. Eles até levantam outras correlações importantes, mas não vem ao caso.
Quanto aos distritos manuais e automatizados (muito mal, diga-se de passagem), concordo com você não existiu uma regra rígida entre tamanho do eleitorado e forma de votação. Mas, aqui pra nós, a chance de um grande distrito urbano ser manual é bem menor do que nos pequenos e rurais.
Eu até acho que pode ter havido problemas sérios nessa primária, e que uma recontagem seria salutar. Mas o que eu quis passar no comentário anterior, e não devo ter conseguido, é que "cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém". Penso que as razões da pretensa vitória de Hillary são de outra ordem, como você mesmo já abordou antes.
Abração.
P.S. Desculpe por não ter colocado o link, só o endereço. Estou respondendo em condições precárias.
Luiz em janeiro 13, 2008 9:03 PM
#8
O Google Maps preparou um ótimo mapa interativo dessas primárias (maps.google.com/nhprimary2008), mas não estou conseguindo acessar hoje.
Luiz em janeiro 13, 2008 9:09 PM
#9
OFF POST (PRESS RELEASE): O "o biscoito fino e a massa" foi eleito como Melhor melhor conceito artístico do Ano, segundo os 2640 eleitores do Prêmio Spoiler de Blogs 2008. Parabéns!
Marfil em janeiro 13, 2008 9:22 PM
#10
Marfil: muito obrigado e parabéns à turma toda pelo trabalho de leitura!
Idelber em janeiro 13, 2008 10:44 PM
#11
Caro Luiz, muito obrigado pelo link. Eu li o texto e ..... hmmmm ..... desculpe ser tão chato, mas ainda não entendi como ele rebate qualquer das suspeitas. Aliás, nem parece ter sido escrito com isso em mente. Só mostra algumas semelhanças -- bem vagas, e bota vagas nisso -- entre a demografia do voto em 2000, em 2004 e em 2008.
O Daily Kos é um site sensacional, que revolucionou a blogosfera progressista americana. Mas é uma coleção de diários pessoais, só isso.
Uma entrada de um diário mostrando alguma semelhança entre a demografia do voto de 2000 e a de 2008? Como isso rebate a correlação entre a ampla margem de Hillary nos votos eletrônicos e a vitória de Obama nos votos em papel?
Com desculpas renovadas por ser tão chato, continuo não entendendo.
Idelber em janeiro 13, 2008 10:51 PM
#12
Idelber,
No fundo, o que eu quis dizer foi: apesar de concordar que o sistema de votação automatizado é falho, não considero que a discrepância entre votos manuais e em máquinas por si só indique problemas.
No caso do Ron Paul, aí não. Parece safadeza pura.
Sim, e entre nós dois, o chaaaaato sou eu, professor.
Luiz em janeiro 14, 2008 5:11 AM
Idelber em janeiro 14, 2008 6:24 AM
#14
Idelber, não sei se você conhece, mas há um jornalista norte americano que tem trabalhado no caso das irregularidades nas urnas americanas desde a fraude na Flórida em 2000. Vale a pena dar uma olhada no trabalho dele: www.gregpalast.com
felipe de souza em janeiro 14, 2008 1:37 PM
#15
Valeu, felipe, já salvei para consulta hoje. Abraços,
Idelber em janeiro 14, 2008 2:09 PM
#16
Não é por nada, não, mas sabe quem montou um sistema eleitoral à prova de fraudes? Hugo Chávez... lá na Venezuela a votação é 100% feita em máquinas, mas a 'dita cuja' emite um comprovante do voto e o eleitor pode conferir se o voto que ela emitiu está correto ou não. Depois, o eleitor deposita o comprovante numa urna. Assim, dá para comparar se a votação eletrônica está correta ou não. Será que os EUA vão pedir para o Hugo Chávez ensinar como se faz isso? acho que não...
Marcos em janeiro 14, 2008 4:34 PM
#17
Marcos, um espetáculo esse sistema, não é? É a "ditadura" venezuelana...
Idelber em janeiro 14, 2008 5:46 PM
#18
A coisa mais fácil que existe é denuciar Fraude em uma votacäo eletrônica com impressora de papel. Basta votar no candidato A e ao receber a impressäo comecar a gritar, dizendo que votou no candidato B, mas a máquina imprimiu o voto no candidato A.
Se o distrito eleitoral em que você vota tem maioria do candidato ao qual você se opöe, a sua acusacäo pode levar à anulacäo da urna, tirando voros preciosos do seu adversário.
Já houve denúncias desse tipo de fraude nas eleicöes venezuelanas em 2005 e 2006.
Homero em janeiro 25, 2008 9:41 AM
Deixe seu comentário: