Meu Perfil
Um blog atleticano e antropocêntrico.



email: idelberavelar gmail ponto com
Sobre o autor
 Curriculum Vitae
 Página pessoal em Tulane
 Prêmio Itamaraty (pdf)
 The Untimely Present
 The Letter of Violence
 Alegorias da Derrota
 Ensaio sobre o PT
 Balanço Governo Lula
 Ensaio Música Mineira
 Ensaio sobre 11/09
 Entrevista no Chile
 Entrevista no Gravatá
 Ensaio sobre o Galo


Sobre ela
 Um defeito de cor
 Ao lado e à margem do que sentes por mim
 Prêmio Casa de las Américas
 Comentário de Millôr
 Comentário de Risério
 Resenha na Folha de Pernambuco
 Entrevista na Record
 Entrevista na Globo News
 Entrevista na Novae (2002)


Mini-observatório da imprensa
1. Em coluna para a Folha de São Paulo em 23/08/2008, Fernando Rodrigues afirma que John McCain é a "síntese de uma ala republicana liberal". Evidentemente, ninguém nos EUA caracteriza McCain como liberal, nem ele mesmo.

2. Na edição 2.020 da Revista IstoÉ, sob o título Símbolo da fundação de Roma, o monumento Lupa Capitolina é mais novo do que se imaginava, a reportagem afirma: ... os historiadores sempre acreditaram que fora erigido por volta de 500 anos antes da era cristã. Como é esse monumento que data o nascimento da capital italiana, fixou-se então, logicamente, o surgimento de Roma nesse mesmo período (...) Na semana passada ocorreu uma reviravolta envolvendo tal marco: arqueólogos revelaram que a estátua é datada do ano 1300 a. C, ou seja, Roma é mais jovem do que se supunha.... A Revista IstoÉ se esqueceu de que 1.300 a.C é mais velho que 500 a.C., ou seja, deu a impressão de não saber que, antes de Cristo, a contagem das datas se faz para trás (obrigado, Serbão).

3. Em coluna publicada na Folha de São Paulo em 06 de agosto, Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio de São Paulo, diz que o voto hispânico "já alcança cerca de 25% dos eleitores" dos EUA. Errou só por 100%. Segundo os últimos números oficiais, o eleitorado hispânico dos EUA é 12,5%.

4. A Folha Online relata que o último spot publicitário da campanha de Obama afirma que McCain é um político submisso às grandes petrolíferas e lembra que o senador conservador recebeu milhões em contribuições eleitorais dessa indústria. O anúncio divulgado hoje por McCain procura desfazer esses mitos. A palavra mitos vem assim, sem aspas. Alguém esqueceu de avisar à Folha que as milionárias contribuições das petrolíferas a McCain não são mitos.

5. Em entrevista a João Pereira Coutinho na Folha Online, Daniel Piza, o homem que enforcou Jesus Cristo e transformou o entrudo em "dança de salão", afirma que muitos na verdade ainda estão em Bakunin, "toda propriedade é um roubo". A frase "a propriedade é um roubo", evidentemente, é de Proudhon (obrigado, Tiago Mesquita).



Histórico
 agosto 2008
 julho 2008
 junho 2008
 maio 2008
 abril 2008
 março 2008
 fevereiro 2008
 janeiro 2008
 dezembro 2007
 novembro 2007
 outubro 2007
 setembro 2007
 agosto 2007
 julho 2007
 junho 2007
 maio 2007
 abril 2007
 março 2007
 fevereiro 2007
 janeiro 2007
 novembro 2006
 outubro 2006
 setembro 2006
 agosto 2006
 julho 2006
 junho 2006
 maio 2006
 abril 2006
 março 2006
 janeiro 2006
 dezembro 2005
 novembro 2005
 outubro 2005
 setembro 2005
 agosto 2005
 julho 2005
 junho 2005
 maio 2005
 abril 2005
 março 2005
 fevereiro 2005
 janeiro 2005
 dezembro 2004
 novembro 2004
 outubro 2004


Assuntos
 Clube de leituras
 Fenomenologia da Fumaça
 Filosofia
 Futebol e redondezas
 Gênero
 Literatura
 Metablogagem
 Música
 New Orleans
 Polí­tica
 Primeira Pessoa



Visito
 Acontecimentos
 Afonso, o Chato
 After the Fall
 Agência Carta Maior
 Aguafuertes
 Alcinéa Cavalcante
 Alê Felix
 Além do jogo
 Alessandra Alves
 Alfarrábio
 Amante profissional
 Os amigos do Presidente Lula
 Animot
 Ao mirante, Nelson!
 Arrastão
 Bala perdida
 Balípodo
 Bereteando
 Biajoni!
 Bibi's Box
 Blog do Alon
 Blog do Bourdoukan
 Blog do Cássio
 Blog do galinho
 Blog do Mello
 Blog do Rovai
 Blog do Sakamoto
 Blog dos Perrusi
 Blogafora
 blowg
 Botequim do Bruno
 The brain eaters
 Branco Leone
 Bratislava
 Bugio
 Caldos de tipos
 Caquis caídos
 O carapuceiro
 Carla Rodrigues
 Carnet de notes
 Carreira solo
 Carta da Itália
 Carvoeiro
 Caryorker
 A casa da colina
 Casa da tolerância
 Casa de paragens
 Catarro Verde
 Catatau
 Cinefilia
 Cinematógrafo
 Cintaliga
 Conejillo de Indias
 Consenso, só no paredão
 Contra Capa
 Contraditorium
 Controvérsia
 Conversa afiada
 Cria Minha
 Cris Dias
 Crônicas perversas
 Cyn City
 Cynthia Semíramis
 Uma dama não comenta
 Daniel Lopes
 De olho no fato
 De primeira
 Diálogico
 Diário da Lulu
 Diário da Odalisca
 Diário de Bordo
 Diario de trabajo
 Diário gauche
 Diplomacia bossa nova
 Direitos fundamentais
 Dissidência
 Dito assim parece à toa
 Doidivana
 Don Quijote
 Dossiê Alex Primo
 ¡Drops da Fal!
 Duas Fridas
 É bom para quem gosta
 É por aqui que vai pra lá?
 eblog
 Ecologia Digital
 Enloucrescendo
 Enquanto seu blog não vem
 Epicaos
 EraOdito
 Escrúpulos Precários
 Escudinhos
 Estado anarquista
 O esvaziar das nuvens
 Eugenia in the meadow
 O eu profundo
 Fabricio Carpinejar
 Faca de fogo
 Faça sua parte
 Favoritos
 A Feminista
 Ferréz
 Fiapo de jaca
 Fósforo
 Fina flor
 Fogo nas entranhas
 Fotógrafos brasileiros
 Frankamente
 Fundo do poço
 Futebol, política e cachaça
 Gabinete dentário
 Galo é amor
 Garotas que dizem ni
 Gejfin
 Gravatá
 Gravataí Merengue
 Groselha news
 Guga Alayon
 Guia de literatura
 Hargentina
 Hedonismos
 Hermenauta
 Histórias do Brasil
 Homem do plano
 HQ e cultura
 Hunny.bunny
 Idéias mutantes
 Impedimento
 Impostor
 Imprensa Marrom
 Incautos do ontem
 Ingresia
 Inter-esse
 InternETC
 Interney
 Ius communicatio
 jAGauDArTE
 Jean Scharlau
 Jon Kepa
 O jornalismo morreu
 Juca Kfouri
 Juliano Rosa
 La lectora provisoria
 Lembrança eterna de uma mente sem brilho
 Liberal Libertário Libertino
 Limpo no lance
 Linkillo
 Lino Resende
 Lixo Tipo Especial
 Lixomania
 Luis Nassif
 Luz de Luma
 Mac's daily miscellany
 Maísa na blogosfera
 Uma Malla pelo mundo
 Marcelo Coelho
 Marconi Leal
 Marmota
 Martelada
 Melômano
 Meta.comunix
 Milton Ribeiro
 Mineiras, uai!
 Mino Carta: direto da Olivetti
 Mox in the sky with diamonds
 Música popular do Brasil
 Na prática a teoria é outra
 Nababu
 Nación apache
 Nalu
 Namorado imaginário
 Nei Lopes
 Noncapisconiente
 Nova corja
 Nóvoa em folha
 Odisséia literária
 Óleo do diabo
 Olho de boi
 Onde anda Su?
 Ontem e hoje
 Outros dias
 Overmundo
 Palestina do espetáculo triunfante
 Pálido ponto branco
 Panóptico
 Para ler sem olhar
 Paralelos
 Parede de meia
 Paulodaluzmoreira
 Pecus Bilis
 Pedro Alexandre Sanches
 Pedro Dória
 O pensador selvagem
 Pensamentos esparsos
 Pensar enlouquece
 Perto do coração selvagem
 Pirão sem dono
 Poemas del alma
 Ponto media
 Por um punhado de pixels
 Porão abaixo
 Posthegemony
 Prás cabeças
 Prosa caótica
 Prosaico20
 Puente aéreo
 Quando, onde e como
 Quarentena
 Que cazzo
 Querido leitor
 Rafael Galvão
 Recordar repetir elaborar
 Reinventando Santa Maria
 Retrato do artista quando tolo
 Río fugitivo
 Roda de ciência
 Rosebud NYC
 RS urgente
 Sandino
 Seqüências parisienses
 Sergio Leo
 Serbão
 Sérgio blog 2.3
 O sinistro
 Sob(re) a pálpebra da página
 Soninha
 Soninha (gabinete)
 A Sopa no exílio
 Sovaco de cobra
 Sub rosa v.2
 Superfície reflexiva
 Talqualmente
 Tapera
 Taxitramas
 Tentativas de mitologia
 Terapia Zero
 Tiago Dória
 Todo prosa
 Todos os fogos o fogo
 Tordesilhas
 Torero
 Torre de marfim
 Tudo pode acontecer
 Tudo que é sólido se desmancha no ar
 Túlio Vianna
 Umbigo do sonho
 Ultimas de Babel
 Vejo tudo e não morro
 Velho do farol
 Viajando nas palavras
 La vieja bruja
 A vida em palavras
 Virunduns
 A volta dos que não foram
 Zema Ribeiro




selinho_idelba.jpg


Movable Type 3.36
« Galo aos sábados: Homenagem à maior de todas :: Pag. Principal :: O Adeus de Fidel »

segunda-feira, 25 de fevereiro 2008

Marcelo de Lima Henrique, o sr. dormiu bem à noite?

Eu já havia preparado links e anotações para um post sobre a judicialização do debate jornalístico no Brasil, dada a decisão da Revista Veja de processar o Luis Nassif. Nos domingos, em geral, dedico a tarde e a noite ao trabalho acadêmico, reservando um par de horas na madrugada para o post da segunda. Como já estava preparado o post, fui fazer uma das coisas que mais gosto: ver um bom jogo de futebol. Era a final da Taça Guanabara, entre Botafogo e Flamengo.

O Maracanã é, sim, o grande templo do futebol – que me desculpem os paulistas. A Taça Guanabara é o que chamamos, em outros estados, “primeiro turno”. Mas tem um charme e uma tradição incomparáveis. Esquentei uma carninha, abri uma Dos Equis Amber e fui ver a partida. Maraca lotado, jogo aberto, bonito: um sonho para qualquer fã de futebol.

Mais uma vez senti vergonha de ser brasileiro. O que foi feito com o Botafogo ontem no Maracanã é uma dessas coisas que, em qualquer país sério, terminaria na delegacia de polícia ou na barra dos tribunais. Há 18 anos acompanho basquete universitário e profissional, futebol americano universitário e profissional. Tenho meus times (Universidade da Carolina do Norte, New Orleans Hornets, New Orleans Saints, além de ter algum carinho pelo Carolina Panthers, clube que vi nascer). Nunca, em 18 anos, presenciei espetáculos grotescos de arbitragem como os que acontecem no Brasil quase todas as semanas.

Faço questão de escrever este post porque não faltam leitores que apontam “choro de perdedor” cada vez que assinalo os incontáveis roubos de arbitragem de que o Atlético-MG foi vítima ao longo dos anos. Pois bem, agora não foi com o meu time. Botafogo, Vasco, Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Corinthians: para mim dá tudo na mesma. Sou Galo, sinto simpatia pelos times do sul, especialmente pelo Inter, e tenho lá um cantinho de amor pela Ponte Preta e pelo Vitória-BA. Desta vez, eu só queria ver um bom jogo. Que vencesse o melhor.

O pênalti marcado em favor do Flamengo, quando o Botafogo vencia por 1 x 0, é daqueles que teriam que ser marcados 20 vezes por jogo. Não pode segurar a camisa do adversário ao subir para cabecear? Perfeito. Que se apite 20 pênaltis por jogo então. Eu não teria problema com isso. Um outro critério, que uns poucos juízes honestos utilizam, é marcar esse tipo de pênalti quando o atacante estiver sendo impedido de fazer a jogada. Não era o caso, já que não havia nenhum perigo de gol. Mas, claro, a camisa sendo agarrada era rubro-negra. Não é preciso dizer que a mesma jogada aconteceu pelo menos 5 vezes do outro lado, sem que se marcasse nada.

Esqueçam o pênalti. Que eu saiba, existe uma regra no futebol que determina que, numa bola recuada intencionalmente com os pés para o goleiro, este não pode segurá-la com as mãos, sob pena de tiro livre indireto na área – a não ser, claro, que o jogador que fizer o recuo se chame Léo Moura e vista uma camisa rubro-negra. O cartão vermelho para Zé Carlos e o cartão amarelo para Lúcio Flávio, do Botafogo, aconteceram por quê mesmo? Uma cotovelada no adversário, em geral, é jogada para cartão vermelho – a não ser, claro, que o autor se chame Souza e vista uma camisa rubro-negra, e a vítima for um goleiro uruguaio (aliás, a xenofobia dos árbitros brasileiros é outro tema que mereceria longa discussão; Valdivia que o diga). Eu poderia listar outros exemplos.

Um árbitro que permanecerá inomeado uma vez me disse: “Idelber, se você quer prejudicar uma equipe, não espere as jogadas decisivas na área. Trave-a no meio-campo”. Assistam o VT da partida e vejam essa regra em ação. O pior é que ela não foi suficiente. O juiz roubou no meio-campo e roubou na área. O Botafogo foi imensamente superior ao Flamengo? Não, não foi. Poderia ter perdido na bola? Poderia. Desequilibrou-se emocionalmente a partir de um certo momento? Sem dúvida. Mas nada justifica a bandidagem. O impressionante no Brasil é que mesmo os melhores e mais honestos cronistas observam essas coisas e acham tudo normal. Não deve ser coincidência que, nos campeonatos cariocas, o time sistematicamente roubado seja justo aquele que é (ou era) dirigido por um ser humano íntegro, não cúmplice dos bandidos da Federação de Futebol do Estado do Rio – ainda que, nas competições nacionais, e especialmente contra mineiros e gaúchos, essa mesma equipe seja auxiliada pelas arbitragens.

Alguém em sã consciência é capaz de dizer que o pênalti que sofreu Tinga, do Internacional, no jogo contra o Corinthians que poderia ter decidido o Brasileirão de 2005, não teria sido marcado caso a sua camisa vermelha tivesse um par de listras horizontais negras? É frustrante, porque os flamenguistas (e, em menor medida, os corinthianos) já se acostumaram a ganhar dessa forma. Mesmo gente instruída e sensata se recusa a discutir o tema, não entendendo que o futebol brasileiro é um patrimônio do país, destruído e pisoteado cada vez que isso acontece. O problema transcende o esporte. É um roubo contra o consumidor, numa esfera que movimenta muito dinheiro e tem enorme significação simbólica para o Brasil, dentro e fora de suas fronteiras. Cada rubro-negro que repete "é choro de perdedor" quando acontecem esses escândalos, me desculpe, é um cúmplice do crime organizado.

Esta semana, chegou a notícia de que a Nike assinou um contrato de patrocínio com a seleção francesa por um valor cinco vezes maior que aquele destinado à seleção brasileira. Eu pergunto: em qual bolsa de apostas da galáxia a seleção francesa vale cinco vezes mais que a brasileira? Ou será que o valor oficial não é o efetivamente pago à CBF? Aliás, eu entendo que o Banco do Brasil patrocine a seleção de voleibol. Trata-se da seleção brasileira de vôlei. Alguém poderia me explicar porque a Petrobras, uma empresa estatal sem concorrência no país, patrocina o Flamengo?

Atualização: Juca, não é possível, Juca. Se você acha que essa foto encerra a discussão sobre tudo o que está dito acima, e tudo o que observaram milhões de torcedores, só nos resta dizer: então tá. Quando alguém com a integridade de Juca Kfouri começa a defender o que aconteceu ontem no Maracanã, sinceramente, dá vontade de jogar a toalha e assistir só futebol americano mesmo.



  Escrito por Idelber às 03:51 | link para este post | Comentários (111)


Comentários

#1

idelber

eh por motivos como esse que eu acabo nao assistindo futebol ai no brasil. sou gremista (alias, decepçao o senhor torcer pro inter, hehehe) e cansei de ver as narraçoes de bueno e afins, sempre valorizando os times do sudeste, mesmo que os caras nao estivessem jogando nada. meu namorado torce pro inter e por isso vejo muitas partidas do arquinimigo do gremio, como a partida roubada pro corinthians com a expulsao do tinga num penalti legitimo. nao eh choro de perdedor nao, eh descarado a forma diferenciada que os arbitros tratam os times do sudeste. me desculpem os leitores corinthianos do seu blog, mas adorei acompanhar o rebaixamento do corinthians, mesmo nao estando no brasil.

abraço

fabiana em fevereiro 25, 2008 7:22 AM


#2

Não poderia ter escrito melhor.

Infelizmente, esse favorecimento ao Flamengo não é de hoje. E você como atleticano, bem sabe disso.

Aliás acho que deveriam dar o Título de campeão carioca ao Flamengo, já que para que perder tempo com segundo turno...

Paulo Augusto Sá Pires Filho em fevereiro 25, 2008 7:23 AM


#3

A simpatia manifestada pelo glorioso rubro-negro baiano apenas confirmou aos meus olhos seu enorme bom gosto para as coisas do futebol. Bom gosto e conhecimento, diga-se.
Mas um reparo é inescapável, professor: o Flamengo é maior que episódios como os de ontem (vergonhoso) e o da decisão contra o Galo (vergonhoso e inesquecível). Sua enorme coleção de títulos regionais, nacionais e internacionais não foi erguida pela malandragem de seus dirigentes -que, a propósito, não mais escroques que seus pares pelo Brasil afora. As glórias do futebol brasileiro, entre elas o Flamengo, o Galo e o Vitória, com o perdão da imodéstia, são muito maiores que seus "espertos" cartolas.
Maiores e magnânimos, como é o Vitória, que ontem perdeu o segundo BAVI do ano pelo Campeonato Baiano claramente animado pela missão de dar uma contribuição pela alegria, ainda que passageira, à torcida adversária e com isso valorizar mais um título conquistado ao final dessa disputa.
Saudações rubro-negras (baianas), professor.

paulo galo em fevereiro 25, 2008 7:45 AM


#4

Por essas e outras que já não acompanho os grandes campeonatos com o entusiasmo de antes. Hoje só consigo vibrar em jogos de várzea. É onde ainda se pode acreditar na integridade dos resultados.

Bruno Ribeiro em fevereiro 25, 2008 7:57 AM


#5

Ontem à noite, o presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, pediu demissão do cargo. Disse não suportar mais as barbaridades do futebol.
Ele deu um telefonema para uma daquelas mesas-redondas no SporTV e, num momento, começou a chorar ao dizer que chegou ao Botafogo aos 12 anos para jogar volei.
Bebeto é um dos mais premiados esportistas no mundo e deixou sua brilahnte carreira de técnico de volei na Itália para assumir o Botafogo.
Qual foi a reação do Renato Maurício Prado, comentarista do SporTV e notório flamenguista? "O Bebeto tem de parar com essa mania de perseguição. Tudo para ele é conspiração contra o Botafogo".
Ontem, estava tudo meio encaminhado. Era meio bola cantada. Com o título de ontem, Flamengo pode jogar a Libertadores com tranquilidade.

enio em fevereiro 25, 2008 8:13 AM


#6

Muito interessante sua citação sobre a xenofobia dos árbitros brasileiros.Me fez recordar o Tevez e a maneira como ele era cassado em campo. Havia revezamento entre os zagueiros para bater no cara. Os juízes sequer marcavam falta. E da fatídica partida entre Palmeiras e Corinthians, naquele mesmo campeonato, quando um golaço de Tevez, que provavelmente daria a vitória ao Corinthians, foi anulado numa das cenas mais grotescas do campeonato daquele ano, ao lado daquele pênalti a favor do Inter é claro, e da anulação dos jogos e perda dos pontos e etc.
Eu não vi a final no Maracanã porque vi o Timão bater a Ponte por por 1x0, já que um gol legítimo do uruguaio Acosta foi anulado. E fui de brahma mesmo, a ocasião não pedia mais do que isso eh eh eh.
E mesmo que quisesse ver fla x bota, não poderia. Por incrível que pareça, o jogo não foi transmitido para São Paulo nem mesmo pelos canais fechados.

Fm em fevereiro 25, 2008 8:14 AM


#7

Idelber, talvez as três sapatadas em Copas do Mundo e a inegável freguesia para a França (além da obscura direção do nosso futebol, que ninguém confia) expliquem o que você não consegue entender.
Um abraço!

Pablito Barros em fevereiro 25, 2008 8:36 AM


#8

Bom dia, pessoal. Hoje não vou responder os comentários um por um porque seria impossível fazê-lo sem ficar repetindo ad nauseam o que já foi dito no post.

Boa sacada, essa do enio. Claro, com o título da Taça Guanabara o Flamengo disputa a Libertadores tranquilo. Faz sentido.

Idelber em fevereiro 25, 2008 9:01 AM


#9

Idelber, concordo com quase tudo.
A tendência em beneficiar Flamengo e Corinthians, as falcatruas dos cartolas, tudo isso é dolorosamente real e está afastando parte das novas gerações.
O Botafogo foi prejudicado ontem? Foi. Aquele juiz foi confuso, sem critério e deixou-se influenciar sabe-se lá por quem ou por que. Minto. Fazemos uma boa idéia.
Dito isso, e por mais que admire o Bebeto de Freitas , ele não tem estrutura emocional para ser dirigente de futebol. Aliás, quase ninguém nessa diretoria tem. A reação à desclassificação na Libertadores ano passado é emblemática.
Além disso, o discurso do eterno prejudicado não se sustenta. Basta vericar os seguintes casos:
- Final do Carioca de 1989: foi falta do Maurício no gol do título.
- Final do Brasileirão 95: o Márcio Rezende anulou um gol legítimo do Santos.
- Final da Taça Guanabara de 2006: o juiz deixou de marcar um pênalti escandaloso para o América.
- E finalmente, as quartas-de-final da Copa do Brasil de 2007, contra o Galo, lembra?

Ou seja, pau que bate em Chico bate em Francisco.

Luiz em fevereiro 25, 2008 9:20 AM


#10

Idelber!
Belo domingo para passear. Nada contra o Flamengo mas simplesmente é impossível assistir a um jogo do rubro-negro, onde não hajam narradores e comentaristas babando e esquecendo completamente que um jogo requer dois times. Os árbitros? Bem, depois do jogo do Colorado com o corínthians, que mencionastes, onde roubaram o nosso campeonato...
Melhor, graças dou aos deuses do futebol, que o campeonato gaúcho deste ano está muito bom.
Abraços colorados!

paulovilmar em fevereiro 25, 2008 9:29 AM


#11

Idelber!
Fiz um post sobre o Obama, obrigado pelas dicas.
abraço.

paulovilmar em fevereiro 25, 2008 9:31 AM


#12

Tudo o que você diz é verdadeiro, Luiz. Não tenho nenhum interesse em dizer que o Botafogo é o eterno prejudicado. Numa final contra o América, claro, se a balança pender, será para o lado dele.

Mas desde a entrada do Bebeto e a oposição dele à bandidagem na Federação, a coisa mudou. No Campeonato de 1989, o Bebeto ainda não estava lá.

Claro que me lembro da Copa do Brasil contra o Galo. Escandaloso. Aliás, coloquei um link para uma história sobre esse jogo, dê uma olhada lá. Mas depois de ser beneficiado contra o Galo, o Botafogo foi garfado nas semifinais de novo.

fabiana, num Gre-Nal, meu coração pende para o lado colorado. Mas torço para o Grêmio sempre que ele joga contra equipes do Rio ou São Paulo. Há dois posts sobre o Grêmio neste blog, dê uma olhada. E eu só faria um reparo ao que você disse. Nas competições nacionais, os beneficiados não costumam ser os times do sudeste, e sim do Rio e São Paulo, especialmente Flamengo e Corinthians. Abraço (e não precisa me chamar de senhor, não...)

Idelber em fevereiro 25, 2008 9:33 AM


#13

Na Copa do Brasil do ano passado, antes de ser beneficiado pelos juízes contra o Galo, o Botafogo também foi beneficiado pelas arbitragens contra o Coritiba.

Na rodada seguinte, porém, quando a Ana Paula ousou errar em um lance*, beneficiando o "timeco" (segundo o então vice-presidente do time carioca) do Figueirense, praticamente acabaram com a carreira da assistente.

Não vi o jogo, e não duvido que o Flamengo tenha sido beneficiado, mas esse episódio da Copa do Brasil de 2007 não me deixa ter pena, não.

* Os botafoguenses reclamam de 2 lances no jogo contra o Figueira, mas na minha opinião a assistente só errou em um. O outro foi polêmico, mas eu concordo com a interpretação dela.


Ricardo Antunes da Costa em fevereiro 25, 2008 9:49 AM


#14

O presidente da comissão de arbitragem, um tal de Rabello, acabou de dizer ao SporTV: foi tudo normal ontem no jogo Flamengo e Botafogo. É a escola do Berlusconi no Milan, de acertos mais espúrios.

enio em fevereiro 25, 2008 9:51 AM


#15

Ricardo, mas eu acho que a destruição da carreira da Ana Paula tem menos a ver com o beneficiado ser o Botafogo do que com o fato de ela ser mulher.

Acho que aí o fato de ser mulher foi fatal.

Idelber em fevereiro 25, 2008 9:54 AM


#16

Bom, o assunto, como eu comentei no post abaixo, não me interessa em nada. Mas não posso deixar de comentar: melhor título de post, ever! :-))))

Ju Sampaio em fevereiro 25, 2008 10:14 AM


#17

Concordo, Idelber. Teve sim o fator machismo na questão, o que só piora a reação do Botafogo, representado na questão pelo então vice-presidente de futebol, o Montenegro, que fez declarações extremamente infelizes após o jogo.

Aliás, o mesmo Montenegro que antes do confronto chamou o time catarinense de "timeco", o que tornou a classificação do Figueira ainda mais festejada aqui na capital catarinense.

Ricardo Antunes da Costa em fevereiro 25, 2008 10:24 AM


#18

POis é , olha , o botafogo é o time que mais tem sido prejudicado por erros de arbitragem nos últimos tempos , ou será que a copa do Brasil,ano passado , já foi esquecida? Sinceramente , o Botafogo tem um time superior ao Flamengo, estava jogando bem (apesar do desfalque), o pior é ouvir o Arnaldo Cesar Coelho dizer que o Juiz agiu certo ao não marcar uma falta de Obina em Jorge Henrique,porque Jorge Henrique tem famade cai-cai. Aonde vai parar esse Futebol? Por que o BOtafogo não pode vencer uma partida,um campeonato? Sinceramente , não assistomais ao campeonato carioca,pra mim , essa farsa se encerrou ontem, quando um juiz bandido interferiu no resultado de um belo espetáculo do futebol nacional.

Bruno Fernandes em fevereiro 25, 2008 10:46 AM


#19

E no dia 1ºde março começa a Timemania: 22% da arrecadação para a cartolada...

Guto em fevereiro 25, 2008 11:03 AM


#20

Pois é, Guto, taí uma área em que o governo FHC foi superior ao do Lula.

O Portella era um cara decente, começou a fazer umas coisas boas (fim da lei do passe, estatuto do torcedor, Lei Pelé etc.). De lá pra cá, o Lula resolveu casar-se com a cartolagem. Se quisesse, poderia varrê-los. A bancada da bola não tem o poder da bancada evangélica, ou da bancada ruralista.

Mas com o presidente colaborando, fica difícil.

(oi, Ju, eu ia colocar "bandido" no título. Aí fiquei com medo dos processos, porque já já este post estará bem rankeado nas buscas pelo nome desse cabra no Google....)

Idelber em fevereiro 25, 2008 11:08 AM


#21

senhor eh soh pra reforçar a frase, hehehe. ok, tu.

eh obvio que o corinthians e o flamengo sao os mais favorecidos, mas falo de times do sudeste em geral. eh soh ver o que foi a narraçao da final da libertadores do inter com o sao paulo. 2x0 pro inter e o pessoal narrando o jogo como se o sao paulo estivesse dando um banho de bola. eh por essas e outras que nao vejo mais futebol e se for com o galvao, ai que nao vejo mesmo. falo mesmo da seleçao brasileira, que ha muito tempo tem deixado a desejar.

jah li os posts sobre o gremio. alias, te perdoo sobre o inter, jah que quando se trata de minas, torço pro azulao cruzeiro, hehehe.

abraçao

fabiana em fevereiro 25, 2008 11:53 AM


#22

É só olhar o gol de empate do Flamengo contra o Vasco na semi-finais. O cara empurrou o zagueiro escandalosamente e nada foi marcado.

Alexadre Porto em fevereiro 25, 2008 12:24 PM


#23

É verdade. E os comentaristas da transmissão foram unânimes em dizer que não houve falta, quando a imagem mostrava claramente o contrário.

Ricardo Antunes da Costa em fevereiro 25, 2008 12:28 PM


#24

Idelber, quer uma prova da má fé do calhorda? Dá uma olhada na foto que a querida Leonor Macedo publicou há pouco em seu blog: http://eneaotil.wordpress.com/2008/02/25/opio-do-povo/

A camiseta do cara explica tudo. É de foder, não é?

Bruno Ribeiro em fevereiro 25, 2008 12:48 PM


#25

Ildeber, é de fato vergonhosa a forma como tratam, os comentaristas, os "erros" frequentes das arbitragens em favor de alguns times, mas ainda a narração tendenciosa em favor dos clubes do sudeste. E em escala dos "grandes" em desfavor dos "pequenos", nos regionais, a torcida dos jornalistas em relação "aos mais queridos". O mais querido pra mim é o Vasco.
Outra coisa, o que desqualifica a Ana Paula, além do fato de ser mulher e bonita, é que ela é competente. Abrçs, cláudio.

cláudio em fevereiro 25, 2008 1:54 PM


#26

Sou vascaíno e posso dizer que no futebol carioca sempre foi assim: os times grandes sempre são ajudados pela arbitragem quando enfrentam os pequenos (a exemplo daquele Botafogo e América de 2006, e do Flamengo e Madureira do ano passado).

A coisa muda de figura nos clássicos, com a ordem de "preferência" sendo essa: Fla, Flu, Vasco e Bota. O pior é que a imprensa (ou "flapress", como é conhecida no Rio) insiste em dizer que o Eurico controla a federação do Rio!!! Só se o Eurico fosse flamenguista (talvez seja, isso explicaria muito do que ele tem feito com o Vasco...).

Foi assim na final do carioca do ano passado (gol anulado e expulsão do Dodô), foi assim na semi contra o Vasco nesse ano (Fábio Luciano fez falta descarada ao marcar o primeiro gol, em um lance que se originou de falta inexistente a favor do Fla) e foi assim de novo ontem. É de lascar!!!

A verdade é simples: a torcida do Flamengo é muito maior, compra mais jornais, pressiona mais os árbitros, tem mais integrantes na imprensa, tem a simpatia da Globo (TV e jornal), etc.

Infelizmente isso não vai mudar. Se nada mudou depois do Fla e Galo da Libertadores de 81 (o maior roubo da história do futebol mundial), porque mudaria agora??

Djalma em fevereiro 25, 2008 1:59 PM


#27

Confesso q só vi o segundo tempo do jogo, mas o que me pareceu foi mais falta de experiencia/peito do juiz do q uma tentativa de favorecer o Flamengo. Uma das razões dessa minha impressão foi justamente um carrinho criminoso de um jogador do Botafogo, em que nem falta foi marcada. Mas com esse texto e com o link q o Bruno Ribeiro colocou, já começo a concordar com voces.

Henrique em fevereiro 25, 2008 2:08 PM


#28

O "apito-amigo" pró Flamengo vem de longe. Há uns 2-3 anos, o Fla se livrou da 2a. divisão graças a uns pênaltes arranjados. E o caso das "papeletas amarelas?". Infelizmente, os jornalistas que poderiam denunciar tudo isso não o fazem, por medo, conivência. Preferem atribuir tudo a "erro humano".
O Zito, ex-jogador do Santos disse uma vez que com 10 minutos de jogo, ele já sabia se o árbitro estava querendo prejudicá-los. É que o time do Santos era tão bom que superava tudo.

Carlos em fevereiro 25, 2008 2:36 PM


#29

e quem disse que atleticano é neutro - Primeiro torcem pela derrota do cruzeiro, depois ao se recordar que um dia foram saco de pancada do Glorizo rubronegro, torcem contra o mengo, para só ai entam começartem a torcer para o Galo e depois para o inter ( velho rivel de quem...cruzeiro) etc.etc. - faz me rir. kakaka. Lembra daquela - ganhar da argentina é bom ate com gol de mão ou roubado - do vasco e do batafogo também - até mais.

Learce em fevereiro 25, 2008 2:37 PM


#30

Análise lúcida e contundente. Todo mundo acha normal o que acontece, e critica o presidente do Botafogo, um ícone no esporte, quando ele diz: CHEGA. E renuncia a participar do processo. Sente-se impotente.
Erros existem para todos os clubes e contra todos os clubes, mas contra o Botafogo, que não faz parte tanto do esquema da federação estadual como da CBF, são costumeiros, repetitivos e contundentes.
Parabens pela análise.

Nicola em fevereiro 25, 2008 2:41 PM


#31

Idelber,

Sou colorado e fiquei bastante contente com sua declaração de simpatia pelo clube do povo do Rio Grande do Sul.
Quanto às irregularidades na partida Flamengo x Botafogo, ouso discordar. Não percebi a intenção deliberada de prejudicar o Botafogo. Foi marcado um impedimento escandaloso do Obina, quando na verdade havia um zagueiro do Botafogo dentro da área, do outro lado, e o Obina entrava livre para fazer o gol, estando fora da área quando o lançamento foi dado.
Logo após o segundo gol do Flamengo, o Wellington Paulista recebeu lançamento e ficou livre na frente do Bruno, perdendo gol feito. Eu julguei que era impedimento escandaloso, o que o replay mostrou não ser verdade. Seria desculpável o bandeirinha marcar impedimento em lance tão duvidoso, ainda mais se a arbitragem estivesse predisposta a prejudicar o Botafogo.
No pênalti, o que contribuiu para a marcação foi a forma como o zagueiro botafoguense ergueu a camiseta do Fábio Luciano. Lances como aquele efetivamente ocorrem a toda hora, mas daquela forma escandalosa, quase deixando o adversário sem camisa, Não!
Por isso tudo, mesmo já tendo sido vítima da arbitragem, acho que no jogo de ontem tivemos apenas uma mau juiz, sem intenção deliberada de prejudicar esta ou aquela equipe.
Abraço.
Eduardo

Eduardo Trajano em fevereiro 25, 2008 3:03 PM


#32

Idelber, rubro-negros instruídos e/ou sensatos são um paradoxo, coisa mais difícil que o Zé Roberto Wright dizer que é vascaíno de coração.

Quem é carioca e não comunga da cartilha da mais arrogante e prepotente torcida desse país sabe que a única forma de tratar com rubro-negros é fazer o que eles fazem de melhor: sacanear os outros até os limites do razoável. Lamentavelmente, só gente de caráter meio duvidoso se compraz dessas atitudes. Mas é isso. Não dá para esperar bom senso de gente que se acha acima do bem e do mal. Se eu fosse flamenguista, eu teria tido vergonha de comemorar ontem. O Botafogo foi escandalosamente garfado.

Mas se eles queriam tranquilidade na Libertadores, o terão. Espero que tenham combinado com os outros times também. Jogar Libertadores não é jogar Taça Guanabara contra Cardoso Moreira, Boavista e Macaé não.


MarcosVP em fevereiro 25, 2008 3:09 PM


#33

o futebol apenas reflete a desorganização e corrupção geral aliada a impunidade, é lamentável mas é a nossa realidade

Walter Silva em fevereiro 25, 2008 3:23 PM


#34

Amigo, você é mesmo um chorão.
É assim com todos que se baseiam em desculpas para não alcançar seus objetivos, chorões. O Flamengo nem jogou tão bem, mas o Botafogo mereceu a derrota, não pq jogou mal, mas sim pq novamente estava mais preocupado com o arbitro do que com o jogo!
Foi pênalti? Então era pra marcar e não importa se foram 20 ou 30 vezes em um jogo, tem é que marcar! Não é desculpa “já que todo mundo faz” então não marca.
Se a bola do jogo fosse oval ou maior e alaranjada talvez vc fosse até indicado para comentar/criticar, o que não é o caso. Futebol Americano?? Basquete?? Vc só pode estar de brincadeira...
O referido favorecimento é inexistente e se fosse real o flamengo nunca teria sido prejudicado pela arbitragem, o que não é fato.
Sinto muito por vcs, mas alvinegro é tudo igual: chorão!
A sua teórica imparcialidade esbarra no fato de todo atleticano chorar até hoje um certo jogo de 81! Vc não é imparcial, nem neutro é chorão!
Se, toda vez que um time perder por erro de arbitragem o dirigente resolver entregar o cargo teremos eleições toda semana, em todos os clubes do Brasil, inclusive no Flamengo!
Agora, eu concordo com o amigo vascaíno, chorar é sempre a desculpa de time pequeno!

Danyel em fevereiro 25, 2008 3:37 PM


#35

Precisa ser imparcial não, Danyel. Precisa ser decente para ver o aconteceu. Só isso.

Idelber em fevereiro 25, 2008 4:39 PM


#36

Quod erat demonstratum...

MarcosVP em fevereiro 25, 2008 4:58 PM


#37

Amigo, sinto muito discordar, não pelo fato apenas de ser flamenguista, pois também tenho um especial carinho pelo Botafogo, afinal tenho duas botafoguenses em casa e, basta ver o clima da decisão para ver que o nível é outro quando os dois se enfrentam.

Mas, você se deu ao trabalho de pesquisar mais a respeito do árbitro? Pois bem, você fala em fatos, então vamos a eles.

O árbitro estava em campo quando o fla perdeu de 4 x 1 para o Madureira, no ano passado, o que deixava o rubronegro fora das finais do primeiro turno. Mas sabe quem classificou o fla? O Botafogo que perdeu para o Boavista.

Tenho também muito clara, a lembrança do jogo entre Bota e Cabofiense, em que, depois de cinco minutos sendo pressionado pelo time do Botafogo, inclusive o Cuca, o árbitro, que é policial federal, voltou atrás e anulou um gol que ele e o bandeirinha tinham acabado de confirmar. Vc vê isso acontecer todo dia? Quando viu pela última vez? Assim, o bota levou os três pontos que eram importantíssimos para chegar às finas do primeiro turno do ano passado.

Lembra do pênalti não marcado contra o Atlético-MG? Mas os diretores botafoguenses só querem lembrar dos supostos erros da Ana Paula...

Primeiro ponto que levanto: o time do botafogo tem preparação psicológica para enfrentar jogos decisivos? Bem, a Diretoria parece que não tem, pois também vi manifestações, no ano passado, por parte de dirigentes do Botafogo, que diziam se preocupar com a arbitragem do jogo contra o Flu, porque os árbitros costumavam favorecer o tricolor.

Sinceramente, que mania de perseguição é esta? Os jogadores são excelentes, o Cuca nem se fala, mas falta ao clube, seriedade no tabalho psicológico, pois o árbitro errou sim, ontem, mas foi para os dois lados. Porque você não falou da entrada criminosa do Ferrero no Christian? Ele levou algum cartão???

O Lúcio Flávio levou o segundo cartão porque parou um lance de contra-ataque com falta por trás, da mesma forma que o Marcinho também levou, pelo Fla. Isso tá errado?? Ora, ele sabia que estava pendurado. Equívoco foi a expulsão do Zé Carlos, isso foi um erro de verdade.

Diz o Cuca que o Túlio queria sair do jogo aos 31 minutos, quando estava 1 x 1, pois não suportava mais o clima dentro de campo. Que profissional é esse? Vejo isso nas peladas que jogo nos finais de semana.

Pra piorar, o Cuca disse hoje, que se tivesse decisão por pênaltis, provavelmente o árbitro iria mandar voltar as penalidades convertidas pelos alvinegros.

Me perdoem, mas o Botafogo é muito maior do que essa choradeira. Chegou na final com méritos, e se ganhasse o título não seria nada absurdo, tem time pra isso, mas o discurso da Diretoria é pobre. Por fim, quero dizer ao amigo, que ouvindo a Globo, ontem, o Gerson, canhota, lembrou que Flamengo e Botafogo são os principais opositores à gestão atual do federação carioca, mas isso não impediu que os dois fizessem a final do ano passado, lembra?

Esse ano lá estão eles novamente. Meu caro, o juiz não chutou aquela bola em cima do Ibson, foi o Wellington Paulista que perdeu gol feito na etapa final, assim como também não cabeceou na trave, perdendo mais um. Foi o Fábio, do Bota.

Fiquei muito triste ao final do jogo, pois como disse sinto um carinho especial pelo Bota e acho que, pelo trabalho desenvolvido pelo Cuca, não seria nada demais se o Fogão fosse campeão. Mas o pior cego é aquele que não quer ver. O Botafogo precisa alcançar a frieza para ter êxito em jogos decisivos, e creio que os dirigentes têm mania de perseguição e, pior, passam isso para os atletas, basta ver a irritação do Jorge Henrique nos primeiros lances quando ele entrou em campo. Isso é coisa de time pequeno e o Botafogo não é grande, é enorme e não precisa desse tipo de desculpas. Finalizando, o segundo turno taí, e estarei torcendo para que o Bota alcance melhor sorte no returno.

Um abraço.

Mário Alberto em fevereiro 25, 2008 4:59 PM


#38

Em minha crítica ao Botafogo, acabei me esquecendo do ponto mais importante do post: SIM, Flamengo e Corinthians são constantemente beneficiados pelas arbitragens.

Ricardo Antunes da Costa em fevereiro 25, 2008 5:05 PM


#39

Mário, obrigado pela discordância ponderada. Se você ler o texto, verá que não falo do segundo cartão amarelo ao Lúcio Flávio. Falo do primeiro.

E que um árbitro volte atrás depois de ser pressionado, num jogo entre Botafogo e um time pequeno, acrescenta, não diminui a credibilidade da tese defendida no post.

A presença ou ausência de preparação psicológica no Botafogo é outro tema, claro.

Idelber em fevereiro 25, 2008 5:12 PM


#40

Outra coisa, amigo. Eu assisti Madureira 4 x 1 Flamengo. Aquela ali, nem José Roberto Wright dava jeito.

Idelber em fevereiro 25, 2008 5:15 PM


#41

Mário Alberto,

Saudações rubro-negras. Tenho que admitir que é difícil encontrar um flamenguista capaz de uma análise isenta, mas você foi perfeito.

As arbitragens, de um modo geral, são sofríveis no futebol e ainda mais no futebol brasileiro. Por algum motivo a FIFA se recusa a aceitar inovações que ajudem o juiz a cumprir sua função, sob a absurda desculpa de que "o erro faz parte do jogo".

Aí dá nisso: qualquer torcedor, se procurar, vai encontrar inúmeros exemplos onde o juiz errou contra o seu time ou a favor do adversário. Adicione a isso a paixão pelo clube e todos vão dizer que estão sendo injustiçados, cegos para o fato de que no total os erros estão espalhados igualmente por todos os times.

Faz parte do psicodrama ver os torcedores indignados gritando "roubalheira", mas os dirigentes?!?! Fazendo um papelão daqueles?!?! Qual preparo psicológico (para não dizer moral) tem um time onde o presidente vai chorando dizer que renuncia porque foi roubado, em um jogo onde todos os analistas concordam que a arbitragem, se não foi a melhor do mundo, esteve longe de ser a pior?!?!?

Grow up, already! Parecem uns bebês chorôes, isso sim.

Ah, e mais uma vez: saudações rubro-negras!

Marcelo Camanho em fevereiro 25, 2008 5:20 PM


#42

Você deve ter visto um outro jogo. Se o penalti existiu deve ser marcado e ponto final. A bola atrasada é lance de interpretação e isto ocorre milhares de vezes em vários jogos. Sobre os lances que beneficiaram o Botafogo nenhum comentário? 1)Impedimento do Obina mal marcado e ele estava de cara para o gol. 2) Falta criminosa do Ferrero no Christian e nada de expulsão. 3) O goleiro agrediu o souza no lance do penalti e nada de expulsão. ACHO QUE SUA INDIGNAÇÃO AINDA É CHORO DE ATLETICANO. ESQUEÇA O PASSADO, SEU TIME TENTOU E PERDEU DO MENGÃO E PERDERIA MIL VEZES.

jOÃO em fevereiro 25, 2008 5:20 PM


#43

Quanto ao seu choro de perdedor alvinegro, dá para entender: talvez seja um certo recalque pela perda da final do Brasileiro de 1981. Vamos ser realistas: juízes erram aqui, no resto da América e em todo o mundo. E o árbitro de Fla X Bota errou para os dois lados. Teve faltas cometidas por josgadores do Botafogo no início do jogo que eram para cartão e ele não aplicou. No segundo tempo, teve duas ou três faltas marcadas sobre o Jorge Henrique que foram simulação daquele "cai-cai" e o juiz embarcou na dele... Depois deixou de dar uma que houve de fato, mas o cara cai tanto que dá pra entender a não marcação. O lance do pênalti foi uma infantilidade do zagueiro alvinegro, que quase tirou a camisa do Fábio Luciano, sendo que a bola nem ia nele (mas o Renato Silva também fez carga no Obina no mesmo lance). Também o lance do recuo de bola não foi tão claro assim: um jogador do Botafogo chuta a bola junto com o Léo Moura. E por aí vai...(teve ainda a entrada desleal do Herrera "Taylor" no Cristian, onde nem falta o juiz apitou - depois desse lance o Bota quase empatou o jogo. Sejam realistas e deixem de chororô: o Mengão venceu porque foi mais eficiente que o Bota.
Quanto à Petrobrás, meu caro, ela patrocina o time que incontestavelmente tem a maior torcida do Brasil, espalhada de norte a sul do país...

Edmilson em fevereiro 25, 2008 5:22 PM


#44

Final do Brasileiro de 1981? Que eu saiba ela ocorreu entre Grêmio e São Paulo. Interpretação em recuo de bola para o goleiro?

Eis o nível de conhecimento de futebol do pessoal que contesta a tese do post.

Melhor eu deixar rolar tranquilo e rindo :-)

Idelber em fevereiro 25, 2008 5:25 PM


#45

Idelber, quando me referi ao jogo contra o Madureira foi para mostrar que, se a tese de que o juiz muda o resultado, e que são corruptos estivesse pelanmente confirmada, haveria então como "arranjar" os gols que o Fla precisava para se classificar. Não é isso que está sendo defendido?

O ponto mais importante desse comentário é o fato de que o Botafogo, contra o Boavista, mais uma vez, dependendo apenas de si mesmo, contra uma equipe muito inferior, foi derrotado e classificou o Flamengo, não o árbitro.

O que me chama muito a atenção é que o Botafogo se destabiliza emocionalmente muito rápido, às vezes até antes do jogo começar,e os dirigentes contribuem muito para isso, basta ver as infelizes declarações após o jogo. Jamais deveriam ter falado após a partida, isso foi um erro grafe. Melhor seria o silêncio ontem, pois, certamente, hoje, falariam as mesmas coisas de forma diferente, mais ponderada, afinal eles não são donos da verdade.

Deixo uma pergunta à todos: se fosse um jogador do Botafogo sendo agarrado pela camisa, daquela forma, explicitamente, e o árbitro não marcasse nada o que estariam dizendo agora???

Ao meu ver, ele estava usando o mesmo critério do primeiro tempo quando marcou várias vezes faltas de ataque do flamengo em algumas bolas altas, inclusive na disputa entre Souza e o goleiro do botafogo. Ora, até ali ele agiu certo, mas quando marcou também uma falta que existiu a favor do flamengo ele errou??

Pra mim, o árbitro pode até ter sido confuso e ter atrapalhado o bom andamento do jogo, mas absolutamente foi responsável pelo resultado, basta lembrar de vários lances em que errou prejudicando também o time rubronegro. O Botafogo perdeu, mais uma vez, pra ele mesmo, e isso ninguém vai querer dizer em público, muito menos os dirigentes.

Mário Alberto em fevereiro 25, 2008 5:37 PM


#46

Meu caro...
Uma rápida passada nos comentários aqui postados me fazem crer que esse meu singelo comentário não será publicado. Direito seu! Mas, vamos a ele assim mesmo. Existem erros e tendências. Não creio que os acontecimentos de ontem traduzam-se por uma tendência do árbitro em ajudar o flamengo. Se não, veja bem: Você não está vendo, em lugar nenhum, flamenguistas reclamando da não expulsão do jogador botafoguense que deu aquela entrada criminosa que poderia (por pouco não aconteceu) ter fraturado a perna do Cristian. Vc também não vê nenhum flamenguista reclamando da não expulsão do jogador botafoguense que se atirou dentro da área sem que ninguém tivesse encostado nele (sim! simulação é motivo para expulsão tb!). A falta do zagueiro botafoguense sobre o Fábio Luciano seria falta até mesmo em luta de judô! Desafio qualquer um a me mostrar, nas imagens do jogo, algum agarrão dentro da área do flamengo semelhante ao que foi marcado pênalti para o Flamengo. Fato: Existem agarrões e agarrões. O jogador do flamengo foi imobilizado pelo zagueiro botafoguense. Não vê, quem não quiser ver! Tudo bem...partamos do pressuposto que a bola do Léo Moura tenha sido realmente recuada intencionalmente(não acho que tenha sido. Vi e revi as imagens 200000 de vezes e continuo achando que a bola foi para as mãos do goleiro como força cde um toque de "biquinho" de chuteira em uma bola dividida). Alguém é capaz de dizer que a falta resultaria em gol? (antes de responder, pense bem. O argumento contrário pode ser verdadeiro, ou seja, se o pênalti no Fábio Luciano tivesse sido irregularmente marcado, o fato de se marcar um pênalti não significava que o Ibson fosse convertê-lo em gol). Não acho que o juiz comprometeu o resultado do jogo. As expulsões foram justas (a primeira, pois o cara puxou o Souza pela camisa, jogando-o no chão, no meio da confusão. A segunda, por uma falta criminosa sobre o Juan, que, não houvesse cartão amarelo antes, teria que ser expulso do mesmo jeito). O resto, me desculpe, é choro de derrotado mesmo!

Edgard em fevereiro 25, 2008 6:11 PM


#47

Sou Flamengo e reconheço que a marcação do penalti é polêmica. Foi pênalti sim, porém do tipo que nunca é marcado. Lucio Flavio foi expulso com justiça, da mesma forma que o Souza em vários jogos: primeiro amarelo por reclamação, segundo por falta (violenta por sinal). A expulsão de um jogador pra cada lado é, infelizmente, de praxe. Porém, se tinha que expulsar alguém do Botafogo, acabou sendo o jogador errado. Cristian, do flamengo, sofreu uma falta duríssima que nem foi marcada.
O problema, ao meu ver, é essa síndrome de perseguição por que passam os botafoguenses. Erros acontecem. Aos montes. Acreditar em perseguição é demais. Flamengo e Botafogo são aliados nas brigas internas à Federação do Rio. O único título nacional do Botafogo foi baseado num erro monumental de arbitragem. Na semifinal, o Botafogo fez rodízio de faltas em cima do Thiago Neves do Fluminense, sem que tenha sido punido (não estou falando que foi roubado, a vitória foi justíssima). Jogadores e torcidas deviam se preocupar em jogar melhor do que o adversário e parar de ver complôs. Acusemos más arbitragens, mas paremos de ver sombras em tudo.
Além de tudo, falar em administração séria com Montenegro é, no mínimo, se fazer de bobo.

Rubro Negro em fevereiro 25, 2008 6:12 PM