« Um vídeo imperdível ::
Pag. Principal
:: Ah, esses mineiros! »
domingo, 27 de abril 2008
Geninho e seus recordes
Eu apostei porque sou torcedor. Mas acreditem, eu já temia isso. Se vocês vasculharem os arquivos do Galo é amor, verão uma série de comentários meus, desde o início do ano, malhando a diretoria do Atlético-MG pela absurda decisão que abriu a temporada: recusar-se a renovar o contrato de Leão, que tinha feito uma boa campanha no ano passado, e trazer Geninho, um dos maiores picaretas da história do futebol brasileiro. Leão é chato, cri-cri, reclamão, autoritário e vaidoso. Mas você não vê as equipes de Leão – por mais frágeis individualmente que elas possam ser – levando essas goleadas que sofrem os times de Geninho.
Há conquistas no futebol que criam famas imerecidas. O título brasileiro de 2001, conquistado pelo Atlético Paranaense, é um deles. Além daquela conquista, fruto de um surto de genialidade de Alex Mineiro, Kléberson e Kleber nos jogos finais, Geninho nunca ganhou nada. Colecionou desastres por onde passou. Conseguiu perder o Campeonato Goiano dirigindo o Goiás. O que dizer de uma criatura que consegue perder o Campeonato Goiano dirigindo o Goiás? Que eu saiba, Geninho é o único treinador da história a ter escalado uma equipe no 3-5-2 sem nenhum meio-campista armador. Sim, isso aconteceu nas quartas-de-finais do Campeonato Brasileiro de 2002, quando ele dirigiu o Galo contra o Corinthians no Mineirão, e escalou um 3-5-2 com três zagueiros, dois laterais, três volantes e dois atacantes: um mostrengo incapaz de chegar ao gol adversário. O Corinthians nos enfiou 6 x 2 e liquidou a fatura no primeiro jogo. Agora, Geninho inclui mais uma grande originalidade no seu currículo: o único treinador em cem anos de história do Clube Atlético Mineiro a ter levado 5 x 0 do ex-Ipiranga.
O resultado foi vexatório o suficiente para, provavelmente, encerrar a carreira de Geninho no Galo, tendo ele escalado, de surpresa, no clássico, uma equipe que jamais havia jogado junta. Entregamos o Mineiro para o ex-Ipiranga. De positivo, fica o fato de que pela primeira vez em muito tempo tivemos um clássico sem nenhum incidente de violência grave. Coisa bonita. O ex-Ipiranga é o merecido campeão mineiro. Não tem culpa da burrice da diretoria do Galo.
Parece que já errei as previsões em Minas e em São Paulo. No Rio, ainda aposto no Fogão. Caixa de comentários aberta para protestos e gozações. É do jogo.
Escrito por Idelber às 18:25 | link para este post
| Comentários (75)
#1
Não fica triste nãooooooooo
Izabella em abril 27, 2008 6:44 PM
#2
Pois é, Idelber, fui "obrigado" a desligar meu telefone devido a chamadas desagradáveis de "Marias" de todo o Brasil! Agora aguenta!
Foco na Copa do Brasil. Forte e Vingador!!!
Abraço forte.
Kleber Miguel em abril 27, 2008 6:49 PM
#3
Idelber,
além da absurda escalação inicial, foram inacreditáveis as substituições. Esse senhor não entende absolutamente nada de futebol, e já sabíamos disso, menos a diretoria do Galo. Essa somatória de negligência e incompetência há muito já passou dos limites do tolerável. A situação do CAM é cronicamente crítica. Não tenho mais ânimo para ser testemunha de tamanha tragédia. E o mais grave é que se antes uma derrota dessa magnitude me deixava triste, hoje experimento mais um sentimento próximo da indiferença.
Abço.
Homo antiquus em abril 27, 2008 6:52 PM
#4
Apesar do Cruzeiro ser uma boa equipe, nada justifica o placar de hoje. Esse atual elenco do Atlético é uma ficção e vai ter trabalho pra passar pelo Náutico, mesmo com os alvi-rubros igualmente debilitados e com um time que sequer chegou a ameaçar o Sport no pernambucano. Geninho é uma tristeza e pertence ao mesmo time de Celso Roth.
Quanto ao meu Palmeiras, mesmo jogando um futubol bisonho, mas com atuações excelentes de Marcos e da dupla de zaga, acabou vencendo a Ponte Preta, que cá entre nós é uma equipe modorrenta, que é capaz de perder jogando contra ela própria, como perdeu hoje, mesmo contando com as atuações ridículas de Élder Granja, Diego Souza e Alex Mineiro à seu favor.
O Botafogo confirmou minha tese inicial, é incrível como os times de Cuca possuem um misto de azar com moleza em decisões!
Hugo Albuquerque em abril 27, 2008 6:59 PM
#5
Valeu a visita, Kléber, agüenta as pontas aí. Abração para a família :-)
Fico triste, Izabela, mas eu levo essas coisas numa boa, tranqüila :-)
Homo antiquus, o Geninho acaba de declarar que não podia escalar o Souza porque ele não teria para quem lançar, porque o Cruzeiro ia fazer marcação individual. Ele nunca deve ter ouvido de atacante se desmarcando. É inacreditável o sujeito.
Hugo, ainda não decidi quem é pior: se Geninho ou Celso Roth. É incrível como esses caras se mantêm no futebol!
Idelber em abril 27, 2008 7:01 PM
#6
Lamentei pelo Galo, mas confesso que não acompanhei o jogo. Aqui no Rio, continuo apostando no meu Mengão. O resultado de hoje foi bom, claro, mas é o tipo da diferença perigosa e eu espero sinceramente que ninguém embarque em nenhum tipo de oba-oba já-ganhou. A gente tem uma semana trabalhosa pela frente, com uma viagem e um jogo importante pela frente, e o botafogo vai ficar descansando, se preparando e vem com fome e provavelmente com o time completo. É, e sou uma torcedora nervosa, que só comemora quando o juiz apita o final.
Meu maior pesadelo, no momento, é justamente os rumores de que o flamengo teria sondado o Geninho para o lugar do Joel. Vá de retro!
Ana Paula em abril 27, 2008 7:05 PM
#7
Ana Paula, Geninho no Flamengo é o sonho de qualquer vascaíno ou botafoguense bem informado :-)
Idelber em abril 27, 2008 7:08 PM
#8
Sem piadas, foi só escalar um juiz que não fosse conivente com a violência que a casa caiu. Meu Cruzeiro jogou com inteligência e fez valer a melhor condição física e técnica dos seus jogadores. O Adilson também não inventou e colocou os jogadores certos nas posições certas. Quanto ao Geninho, nunca quis que ele fosse técnico do bicampeão das Américas, mas ele não teve tanta culpa assim, o time do Atlético é limitado e não deveria ficar dependendo de lampejos dos mais que rodados Marques e agora do garrafa Pet. Depois do vexame na Bolívia, o Ituiutaba e o Atlético tiveram que pagar o pato da reabilitação. Agora é encarar o Boca sem medo e com a moral alta, porque esse sim, vai ser o jogo do ano até agora. Saudações.
Leo Vidigal em abril 27, 2008 7:15 PM
#9
O Geninho vai por Flamengo mesmo... Ele deixou a entender isso na Rádio Itatiaia...
DOLABELA em abril 27, 2008 7:21 PM
#10
Durante o jogo eu pensava em três pessoas: meus filhos Ângelo e Leo (que estavam no Mineirão) e em você. Até a Amélia, cruzeirense, ficou triste por nós (todos atleticanos, inclusive a Ana Letícia do Mineiras Uai (http://mineirasuai.blogspot.com).
Os "meninos" chegaram, tristes e raivosos. Ângelo conseguiu dizer: "Foi bom, desmascara de uma vez." Se a diretoria tomar vergonha, as coisas poderão mudar num prazo de 1 a 2 anos... muita luta pela frente.
Cláudio Costa em abril 27, 2008 7:30 PM
#11
E tem gente especulando que ele armou o time sem meio-campo de novo de propósito, para levar uma tamancada, ser mandado embora e não ter que passar pelo desgaste de pedir demissão pela segunda vez.
Será que é muita teoria da conspiração?
Idelber em abril 27, 2008 7:31 PM
#12
Se ele tem um convite do Flamengo, acho naturalíssimo que queira sair correndo do Galo. Mas não consigo acreditar que o Kleber Leite seja tão idiota a ponto de convidar o sujeito. Prefiro ver pra crer. Aqui no Rio falou-se também em Caio Jr, mas muitos descartam por "ter perfil de time médio". Outros falaram em Autuori. O sonho da torcida seria o Muricy, pelo que andei percebendo, mas isso é quase impossível.
Sobre o Galo, um conselho: esqueçam desse negócio de centenário. Só dá azar e atrai uruca. Vide o Mais Querido em 1995.
João Marcelo em abril 27, 2008 7:37 PM
#13
E cá entre nós, Geninho é ruim, mas Leão deve ser um dos técnicos mais superestimados da história do futebol brasileiro. Além de ser prepotente, arrogante e autoritário. O cara tem alguns feitos no currículo, mas não é esse Felipão todo que nego imagina.
João Marcelo em abril 27, 2008 7:39 PM
#14
É, acabou mais rápido do que se poderia imaginar. Tô achando que não vai dar nenhum preto e branco no triangulo...ainda é cedo para falar, mas o mengão tá com tudo, o palmeiras também e nem os mais fanáticos torcedores do atletico consideram a hipótese de vir a ganhar a taça desse ano.
vida que segue.
SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS!
aiaiai em abril 27, 2008 7:40 PM
#15
Assisti o jogo do Botafogo, acreditava que o empate seria um bom resultado face os desfalques e a maratona de jogos, nao foi um desastre, as circunstâncias irão se inverter para a proxima semana, e continuo achando que levamos o Carioca. Mas em Minas, o inimaginável ocorreu e acredito que temos chances ainda, embora no patamar de "1 por cento". E corroboro item por letra acerca do Geninho.
Leonardo em abril 27, 2008 7:45 PM
#16
Placar de cinco a zero nem nos meus melhores sonhos...Viva o Geninho !!!!!!!!!
Fefê em abril 27, 2008 7:49 PM
#17
Bom, não houve especulações sobre o Campeonato Paranaense neste blog, mas vamos ao resultado: Coritiba 2x0 Atlético. Acho que temos [óbvio que sou Coxa branca, né] chances de levar o título na casa do adversário no próximo jogo, mas não vai ser assim tão fácil. Os dois times estão 'uma nhaca', igualmente ruins e a decisão é pra ver quem é o menos pior. Sobre o Galo, fiquei um tanto quanto embasbacado quanto vi o resultado. 5x0 num clássico não é fácil. Tentei acompanhar os jogos dos campeonatos carioca e paulista, mas o sono foi maior. Acordei a tempo só de ver os resultados.
Thomas em abril 27, 2008 7:56 PM
#18
Em mais um campeonato não comentado, eu torço pro Juventude, no Rio Grande do Sul. Mas sei que vai ser um osso duríssimo de roer. Apesar do resultado de hoje, também 1x0, sobre o Inter, o jogo da semana que vem é no Beira Rio. Vamos ver.
Ana Paula em abril 27, 2008 8:01 PM
#19
Hoje foi um dos dias em que tive mais raiva por causa e futebol. Tá simplesmente insustentável a situação do Geninho no galo e ele já devia ter pedido pra sair. Escalar Xaves e Rafael Miranda juntos? Pela primeira vez no ano numa final? Além e burro é medroso.
Não era pra ter começado o jogo com Renan Oliveira. Não teve nenhum propósito a substituição do Thiago Feltri pelo Agustin Viana. Não teve nenhum propósito a entrada do Marcelo Nicácio. Não dá pra entender como o Souza não entrou no jogo.
Mais um recorde pro senhor Geninho: maior número de imbecilidades cometidas na mesma partida.
Felipe em abril 27, 2008 8:41 PM
#20
Foi exatamente o que ele fez em 2002 contra o Corinthians: volantes e atacantes, sem meio-campo.
Eu estou começando a acreditar nessa teoria da conspiração aí.
Idelber em abril 27, 2008 8:52 PM
#21
Não dá vontade de zoar com esse resultado excessivamente cruel e imerecido para a torcida atleticana, 10 vezes mais apaixonada que a minha. Perde a graça. :-(
Há o próximo jogo e... sinceramente... MORRO DE MEDO DO GALO, hehehehehe ;-)
Idelber, não fique tão triste, ok? Pelo menos vc não está em BH (está?), e não precisa ouvir "a música do créu".
LucianA em abril 27, 2008 8:56 PM
#22
Idelber,
O Geninho é o típico técnico perdedor, assim como o Nelsinho. Os 2 tiveram lampejos em suas carreiras e vivem deles até hoje. Pena o e Geninho vai acabar indo pro meu mengão!
Bruno Pinheiro em abril 27, 2008 9:46 PM
#23
A Ponte também jogou sem meias (sem trocadilho), mas por cartões e contusões.
Agora ficou difícil, mas não impossível lá no Palestra.
Orra Idelber, vá ser pé-frio assim lá longe, ahahaha.
Danilo em abril 27, 2008 9:50 PM
#24
A defesa foi uma baba, Marcos não devia ter sido escalado, o goleiro confirmou ser um maluco voador, o treinador já devia ter pedido demissão. Mas que fique registrado: BH hoje não presencia metade da festa que a Massa fez nos 4x0 do ano passado.
Carlos d'Andréa em abril 27, 2008 9:52 PM
#25
Bruno Pinheiro,
Acrescente nessa lista o Oswaldo de Oliveira, o Valdir Espinosa e o Vagner Mancini (um desastre no Grêmio), mas o pior de todos deve ser mesmo o Roth que nunca ganhou nada e sempre tá em algum lugar...
Hugo Albuquerque em abril 27, 2008 9:53 PM
#26
O pior é que eu sempre fui pé-quente!
Mas a Ponte desfalcada de quatro peças, contra o Luxemburgo e a vantagem do empate, e mais o Geninho no comando do Galo, bom, aí nem Deus dá jeito.
Idelber em abril 27, 2008 9:58 PM
#27
Danilo,
Com ou sem meias, é muito difícil imaginar esse time da Ponte vencendo o Palmeiras; Na 1ª fase o verde ganhou no Palestra jogando com time misto. Agora, mesmo jogando mal, conseguiu levar em pleno Moisés Lucarelli e vai ter de fazer a pior partida do ano pra perder esse título.
Não custa acrescentar, no entanto, que se o Palmeiras repetir esse futebolzinho contra o Sport no Recife, vai ser eliminado fácil, fácil da Copa do Brasil.
PS: A Ponte teve times que mereceram muito mais chegar numa final do que esse daí.
Hugo Albuquerque em abril 27, 2008 10:00 PM
#28
E acrescente-se, Hugo, que a Ponte precisa de dois gols de diferença. A vantagem dos dois resultados iguais é do Palmeiras.
No Palestra Itália? Difícil, muito difícil.
Idelber em abril 27, 2008 10:03 PM
#29
LucianA, estou em New Orleans.
Chego em BH no dia 13 de maio :-)
Idelber em abril 27, 2008 10:04 PM
#30
Idelber, o meu Botafogo perdeu o jogo hoje numa partida em que o resultado normal seria empate. Mas se alguém tivesse mesmo que ganhar, deveria ser o Framengo, um pouco mais perigoso. Mas muito pouco, ainda mais considerando os 4 desfalques alvinegros.
Os framenguistas agora têm uma vantagem importante, mas vão ter de viajar até o México e encarar um jogo difícil e na altitude, enquanto o Glorioso descansa e deve contar com a volta dos titulares. Aprendi no tempo em que morei no Sul que não está morto quem peleia.
Destaque positivo: o menino Renan, goleiro de 18 anos que substituiu o uruguaio Castillo. Destaque negativo: o menino Eduardo, que até vinha bem, mas agiu como se estivesse numa pelada ao tentar um drible irresponsável quando o time saía para o ataque, o que resultou num contra-ataque justamente no seu setor da defesa.
Quanto ao seu Galo, um breve comentário: teria sido bem melhor sair nas semi-finais. Esse jogo será lembrado até o ano do bi-centenário. Se eu fosse o Cruzeiro poria time misto no próximo domingo por causa do Boca, e só pra tripudiar um pouco.
Paulo em abril 27, 2008 10:20 PM
#31
Idelber, pensei que o Atlético ganharia do Cruzeiro pois havia dito que "a maionese" dos azuis "tinha desandado". Mas parece que hoje isto ocorreu justamente com o Galo. Que goleada!
No Rio, ainda aposto no Fogão. Só que com menor convicção. Vi os melhores momentos do jogo e QUASE TODOS foram do Botafogo, inclusive dois gols incrivelmente perdidos. Aí o Flamengo encaixou um contra-ataque e ganhou o jogo. Ou seja, tá mais do que na hora do Fogão deixar de amarelar nas finais...
Quanto ao Geninho, só posso dizer que um dos episódios mais lamentáveis da história do Santos foi proporcionado por ele: em 2001, quando o Peixe ainda tava na fila, na semi-final do paulista (praticamente final pois a outra semi-final era entre o incipiente porém frágil Botafogo de Ribeirão Preto contra a instável Ponte Preta) jogávamos por dois empates. No segundo jogo, o placar estava 1 a 1 e a vaga era nossa. Só que o fdp do Geninho resolveu recuar o time de uma maneira absurda e isso contra um Curíntia dirigido pelo Luxa e que tinha no meio-campo Marcelinho Carioca, Ricardinho e Vampeta! Tomamos um gol aos 48 do segundo tempo! Por 30 segundos perdemos a vaga (e por conseguinte, o título...)
Que ele não passe na minha frente na rua!
Abraços,
P.S.: que o Geninho ainda seja contratado como treinador, vá lá (a safra de novos treinadores não está tão boa). Mas se algum clube paga mais do que 4 mil reais para ele ser treinador, aí o dirigente tem que ser malhado em praça pública. É inadmissível um cara ridículo como treinador ganhar um puta salário. E fim de papo.
André em abril 27, 2008 10:21 PM
#32
Ainda tinha essa, da qual eu não me lembrava: o Geninho entregou o Paulistão de 2001 para o Corinthians.
Vejam o site do cabôco: ele coloca na lista de "conquistas" um vice-campeonato goiano com o Goiás! Qualquer um que tenha vergonha não lista um vice-campeonato goiano como conquista, a não ser que seja com o Anapolina.
Idelber em abril 27, 2008 10:31 PM
#33
Sobre o comentário do Claudio Costa ("Se a diretoria tomar vergonha, as coisas poderão mudar num prazo de 1 a 2 anos..."), Deus o ouça, mas não conto com isto. Estou ouvindo essa história de que os vexames ajudam a chacoalhar os brios do Galo desde que o Afonso Paulino era presidente, há uns 15 anos. De lá para cá, os vexames e diretorias incompetentes se acumularam, com poucos momentos felizes, protagonizados por bons técnicos, bons jogadores ou por acidentes do acaso. Nós temos de torcer para as coisas darem certo independentemente de quem ocupa o comando do clube, por mais que esses sujeitos sejam responsáveis diretos pela decadência do Galo (o "Burrinho" não é técnico porque quer, alguém contratou ele, ora). No ano passado, com o mesmo Ziza, a história foi outra, porque no túnel tinha o Levir, em fase inspirada (ele não é gênio, às vezes é cabeça-dura, mas é sério e tem vergonha na cara).
Foi triste perder o Levir num momento de rara identificação de um técnico com a torcida. Sei que o apelo da grana do futebol japonês é grande, mas teria valido a pena investir tudo na permanência do Levir, até mesmo em detrimento de contratações. Não ia ser como foi a "Era Telê" no São Paulo, mas não estaríamos passando vergonha agora.
O resultado é que temos de agüentar um técnico como o "Burrinho" (esse é gênio só no nome, assim mesmo no diminutivo). E olha que ele não é o pior do mercado, nem Celso Roth (argh!) é. Tem um pior, sinto até náuseas de lembrar: Tite! Aquele gel no cabelo, aquele discurso empolado, aquela cara de malandro enganador... Putz! Tite foi um dos grandes responsáveis pelo rebaixamento em 2005, não podemos esquecer disto jamais.
Ricardo em abril 27, 2008 10:55 PM
#34
Hugo Albuquerque,
Concordo inteiramente com sua lista da técnicos perdedores!
Bruno Pinheiro em abril 27, 2008 10:58 PM
#35
Idelber,
Esse Geninho é cretino mesmo. Não acredito na teoria da conspiração com um técnico tão ruim. Mas, a despeito do meio de campo sem sentido que ele escalou hoje, lembre-se das laterais. O Gérson e o Thiago Feltri me fizeram ter saudades do Baiano e do Michel-Bicho-de-Goiaba. Nunca vi dois laterais tão ruins. Mas o pior é que o idiota do Geninho os liberava para o Rafael e o Xaves os cobrirem. Veja que os dois primeiros gols foram dois chocolates do mediano Jadílson sobre o Gérson. Basicamente o time é muito ruim, não houve investimentos este ano. Os dois melhores do time têm mais de 35 anos (Marques e Petcovic, pois acho o Danilinho muito irregular) e a cretinice da diretoria em não renovar com o Leão representam, na minha opinião, lutar para evitar o rebaixamento no Brasileiro. A ver.
Abração
Fred
Fred em abril 27, 2008 11:07 PM
#36
Pena que seus palpites não funcionaram desta vez. A esperança é a última que morre. Meus comntários sobre o jogo estão no meu blog no meu Twitter. Você tem um?
tina oiticica harris em abril 28, 2008 12:05 AM
#37
Não, Tina, ainda não aderi ao Twitter :-)
Força para o Fogão na semana que vem :-)
Idelber em abril 28, 2008 12:08 AM
#38
O Geninho pode até ser cretino, mas a diretoria do Galo, com o bigode do Ziza no comando, é irresponsável. Aliás, esse é o mesmo grupo que levou o inacreditável Tite, que estava sempre buscando um equilíbrio. Acho que ele não sabia se treinava o time ou se andava de bicicleta, para buscar tanto equilíbrio assim... O meu consolo é estar morando no interior de Goiás, onde não tenho cruzeirense para ficar buzinando na minha cabeça e onde o futebol é pífio - Idelber, você não tem idéia de como é a "cobertura" do Goianão, dá vontade de rir. Se bem que, depois da tamancada que tomamos, perdi essa vontade.
Rodrigo Lima em abril 28, 2008 7:14 AM
#39
Padeiro-chefe, meus sinceros sentimentos. Eu estava assistindo à final do 2º turno aqui da terrinha e, a medida que eram anunciados os gols do Mineirão, a primeira lembrança que eu tive foi de você e sua aposta nos alvinegros. Cara, eu já disse, alvinegro só o da Vila Belmiro... Aliás, o que você disse do técnico Leão é a muito próximo da realidade, basta acrescentar a palavra "muito": muito chato, muito cri-cri, muito ...
Aqui na terrinha, o Fortaleza ganhou nos pênaltis do Horizonte e vai decidir o título com o Icasa. Mas, sinceramente, eu estou preocupado é com a Série B. O time precisa melhorar MUITO para pensar em ficar no meio da tabela de classificação da Segundona. Do jeito que está vai é brigar pra não cair.
Luiz em abril 28, 2008 8:08 AM
#40
Mestre Idelber, como bom botafoguense sou supersticioso. O senhor, como bom conhecedor de futebol sabe que Há coisas que só acontecem com o Botafogo, então por favor não precisa mais torcer pra nós...
Ou se for torcer, que seja com meias de lã.
Abs
Lucas em abril 28, 2008 8:39 AM
#41
Como vítima do Burrinho, externo minha solidariedade.
E quando você vem a Sampa?
Alessandra Alves em abril 28, 2008 9:02 AM
#42
não vou tripudiar não, 5x0 pro maior rival é barra pesada. minha solidariedade.
e o segundo tempo entre Palmeiras e Ponte entra pro meu rol de piores jogos já vistos em minha vida. aliás, o futebol brasileiro abriu 2008 na entressafra de bons times. nenhum se salva.
Serbão em abril 28, 2008 11:48 AM
#43
Bom, só fala de Geninho quem não conheceu Giba! Ano passado, com a saída deste último no brasileiro e a chegada de Geninho, o time do Sport melhorou bastante. Tanto que a torcida aqui ficou triste quando ele foi pro Atlético.
E também falaram de Nelsinho aí por cima. É outro que vem fazendo um bom trabalho no Sport por enquanto; conseguiu dar ao nosso time, velho e sem opções, alguma estabilidade.
Infelizmente vai ser difícil passar pelo Palmeiras, mesmo jogando em casa, já que a arbitragem no palestra (obedecendo a Luxemburgo) deixou metade do nosso time de fora do jogo de volta - inclusive nossa única opção na armação das jogadas, Luisinho Neto.
Hustavo em abril 28, 2008 12:10 PM
#44
O Geninho fez até um trabalho razoável no Sport no ano passado. Evitou que caísse para a 2ª divisão (e quase emplacou uma sul-americana - só não conseguiu porque o time entregou as pontas contra o Juventude).
Contra o São Paulo jogou muito recuado, respeitando em demasia o adversário (tinha que respeitar, mas em 1ª divisão, quem não ataca, leva). Levamos de 3 a 1 lá e 2 x 0 em casa. Mas o time, como um todo, melhorou com sua contratação.
Acho que qualquer técnico que leve de 5 x 0, ainda mais no ano do centenário e contra o arqui-rival, além da paixão envolvida, é o "pior técnico" do mundo. Parece que se repete a maldição do centenário com o Atlético (foi assim com o Sport - que não conseguiu nem o campeonato estadual - e outros times).
Quanto ao Nelsinho (hoje no Sport), foi campeão pernambucano, e se brincar vai aprontar pra cima do Luxa e seus porquinhos. Quem viver, verá!
Zbignew Brzezinsk em abril 28, 2008 12:21 PM
#45
Só completando, Leão também treinou o Sport (encerramento (goleiro)/começo (técnico) de carreira) e participou da conquista de 1987. Considerado ranzinza e chato pela imprensa local, caiu no gosto da torcida pelas vitórias.
Hoje há um trabalho muito forte dentro do clube para voltar a conquistar títulos nacionais.
O Nelsinho é a bola da vez, e, passando pelos "porcos verdes" - se o Luxemburgo deixar o juiz apitar (honestamente - tá difícil, tem muito dinheiro rolando), vai ser difícil o Internacional parar o time. Vamos em frente!
Zbignew Brzezinsk em abril 28, 2008 12:36 PM
#46
Mesmo que o Cruzeiro tivesse jogado sem goleiro o Atlético perderia o jogo.
O time do Galo é péssimo.
Geninho é péssimo.
É impressionante a facilidade com que a cartolagem do galo consegue iludir os torcedores.
Acho que os torcedores do Galo são verdadeiros palhaços.
Um time que joga nas costas de um jogador em final de carreira ( Marques ) a responsabilidade do jogo é um time sem nenhum recurso.
É de matar de raiva.
Estou beje. Mas há muitos anos penso que o Atlético já acabou, vive de passado.
Os técnicos Procópio e Marcelo não ficam a dever NADA ao Geninho.
Para mim a responsabilidade é da diretoria do Galo.
No futebol todo mundo ganha dinheiro: cartolas, empresários, jogadores.... e o time a cada dia fica mais endividado.
CHEGA DE PALHAÇADA. A mim não enganam.
Antonio em abril 28, 2008 1:12 PM
#47
Já que nem a diretoria, nem o time evoluem, só resta a torcida. Chega de Galo é amor. Vamos boicotar o jogo de quarta. Que este time de merda jogue em um mineirão vazio!
josaphat em abril 28, 2008 1:30 PM
#48
5x0 em clássico regional não existe. Geninho não deveria nem disputar a última partida. Interino vai ser mais valoroso!
tiagón em abril 28, 2008 2:02 PM
#49
Quando em 2003 ele assumiu pela primeira vez o Corinthians, substituindo Carlos Alberto Parreira, não houve tempo para que ele estragasse o time e fomos campeões paulista, o que pode ser considerado uma 'mancha na carreira do técnico, um péssimo resultado para um técnico que inclui 'vice campeonato' no currículo.
Mas naquele mesmo ano ele trabalharía para acrescentar alguns dados ao seu currículo, no 'Recordes do Geninho':
Já com mais tempo para desconstruir (o cara é rápido), após uma vexatória derrota por 6x1 para Juventude pelo brasileirão, ele, cumprido seu papel, foi mandado embora.
Assumiu novamente o time em 2006, e depois de uma sequência incrível de derrotas, perdeu por 3x1 do Figueirense em pleno Pacaembú e foi demitido. Detalhe; deixou o time na zona do rebaixamento, se não me engano na lanterna. Um belo trabalho, digno de ser colocado em seus recordes.
Nos poucos jogos que fui ver o Timão, no tempo que permaneceu como 'treinador', ele era recebido pela torcida aos gritos de 'asninho'.
Outro que pode dar as mãos para subir ao palco da incompetência é Paulo César Carpegiani.
Mas se o impossível acontecer e o cara ganhar o próximo jogo por 5x0, e depois ganhar nos penaltis, ele sai como herói e se estabelece. Você torceria pelo improvável?
fm em abril 28, 2008 3:01 PM
#50
Mengo! Mengo! Mengo! E agora com Chico Buarque!
Kelly em abril 28, 2008 3:10 PM
#51
Frank, não tem pênaltis. O Galo precisa ganhar de 6 x 0, pois o Cruzeiro fez campanha melhor.
Idelber em abril 28, 2008 3:24 PM
#52
Então parabéns, vocês estão livres do asninho.
fm em abril 28, 2008 3:40 PM
#53
Creio ser importante ressaltar o trabalho de recuperação do Botafogo como clube, comandado por Bebeto de Freitas e Montenegro. Já há uma estrutura, já existe estádio, há mais confiança e, com isso, os resultados vão aparecendo. Para ser campeão, é preciso participar de decisões e isso o Botafogo tem conseguido nos últimos anos, com equipes identificadas com o clube e tentando desenvolver um estilo de jogo que agrade aos amantes do futebol. O futuro nos espera, só espero que o futuro já esteja aí no próximo domingo.
M. em abril 28, 2008 4:47 PM
#54
Já que a caixa de comentários está aberta, faço a gozação: Pô, Idelber! 5 a 0 é brabo! Mas faz parte do jogo, como você mesmo diz.
Guilherme Póvoas em abril 28, 2008 4:47 PM
#55
Calma, professor... calma que vem mais...
Carlos em abril 28, 2008 5:46 PM
#56
E o pilantra do Ziza disse hoje que o Burrinho não sai,nem se o time for desclassificado pelo Náutico.
Ricardo em abril 28, 2008 6:50 PM
#57
Diz que tu estás de brincadeira comigo, Ricardo.
Idelber em abril 28, 2008 6:55 PM
#58
"O que dizer de uma criatura que consegue perder o Campeonato Goiano dirigindo o Goiás?"
Excelente! Idelber, essa frase é antológica.
Sinto muito pelo seu Galo.
Abraços.
Ricardo Antunes da Costa em abril 28, 2008 8:34 PM
#59
Já que mencionaram o nome do Celso Roth nos comentários: Nesse final de semana aconteceu aqui em Floripa um torneio de futebol entre torcedores do Grêmio de várias cidades de Santa Catarina (Florianópolis, Balneário Camboriu, Itapema), e até de Curitiba.
O detalhe é que os times que foram eliminados na primeira fase disputaram um torneio de consolação, convenientemente chamado de COPA CELSO ROTH.
Ricardo Antunes da Costa em abril 28, 2008 8:43 PM
#60
Hahahahahaha, Copa Celso Roth é demais!
Ricardo, essa é que é antológica :-)
Idelber em abril 28, 2008 8:49 PM
#61
Idelber, eu, como um bom flamenguista, e tendo em vista seu histórico de más previsões, fico muito feliz que você continue apostando no Botafogo. Começaria a me preocupar se você pasasse a acreditar no Flamengo, rarararara!
daniel em abril 29, 2008 12:18 AM
#62
Caro Professor
Vim aqui através do Nassif, que nos indicou.
Parabéns pelo seu blog, e pela suas analises imparciais...
Tem um detalhe .....Sou Cruzeirense.....logo...nunca vi nada mais fácil do que este TÍTULO.....Galo fraco, sofredor....rsrssrsr
Mário Mendonça em abril 29, 2008 2:33 PM
#63
Caro Professor
Tem mais um detalhe, O Nassif também é CRUZEIRENSE......logo mais um viva.....Zeiiiiro......srrsrsrsrsrs
Mário Mendonça em abril 29, 2008 2:36 PM
#64
"... Geninho é o único treinador da história a ter escalado uma equipe no 3-5-2 sem nenhum meio-campista armador."
O atual técnico da Ponte Preta fez isso e embora tenha perdido para o forte Palmeiras, a amacaca jogou muito bem.
Então, você acredita que se fosse outro técnico o galo poderia ter ganhado do CRUZEIRO e não seria surpresa alguma? Veja as listas de jogadores do galo e do Cruzeiro e entenda a dificuldade do Geninho, que é claro também tem uma parcela de culpa. Espero que Geninho não saia do galo.
Márcio em abril 29, 2008 3:54 PM
#65
Hugo, garanto que com os meias a coisa teria sido muito diferente.
O time do Palmeiras não é lá essas coisas.
E, concordo plenamente, a Ponte teve até recentemente times muito melhores do que esse de agora. Vide o de 2001, por exemplo, que caiu numa tragédia azarada contra o Botafogo nas semis. De 2000 a 2002 a Ponte teve um time muito, muito forte.
Danilo em abril 29, 2008 7:01 PM
#66
No futebol brasileiro, há um time de técnicos enganadores. Roth, Geninho, A.Lopes, o Joel Santana mesmo não é lá essas coisas. O Galo e o Cruzeiro também precisam acabar com essa história de contratar técnicos medalhões que nada ganham e dar vez a ex-jogadores que são mais competentes.
Henrique Carvalho em abril 29, 2008 8:43 PM
#67
Danilo,
Mesmo com os meias a Ponte perderia o jogo em Campinas pela sua postura demasiadamente afobada.
Só reiterando, creio que concordamos que a Ponte, mesmo recentemente, teve times melhores, como em 2001, no exemplo que você citou, quando a macaca foi semi-finalista e foi eliminada tragicamente pelo azarão Botafogo de Riberão Preto treinado por Lori Sandri. Aqueles times do fim dos anos 90 e do início do século atual mereciam um título muito mais do que este.
Quanto ao fato do Palmeiras não ser lá essas coisas, depende muito do referencial.
Esse time não é melhor que o Verdão dos mais de cem gols do Paulistão 96, último título paulista conquistado pelo time (e também sob o comando de Luxemburgo) ou os times do Felipão, todavia, dentre as equipes do futebol brasileiro atual, certamente está entre os quatro melhores times, o que não quer dizer que seja um time perfeito como eu ressaltei lá em cima.
Vai ser campeão? É o que provavelmente vai acontecer, mas o fato das chances do Palmeiras serem maiores não implica que é impossível o título da Ponte, ainda mais por se tratar de um mata-mata. Nem no futebol, muito menos em uma partida eliminatória o melhor necessariamente ganha; Mesmo que a Ponte vença, no entanto, isso não vai torna-la uma equipe melhor que o Palmeiras como provam as campanhas dos times ao longo da campeonato.
Abraços.
Hugo Albuquerque em abril 29, 2008 9:18 PM
#68
Só por precaução, já que errou dois, não seria melhor apostar no flamengo?
Fred Lima em abril 30, 2008 2:20 AM
#69
Idelber, que porra foi isso? Sempre achei o pequeno gênio superestimado e tenho uma teoria pra isso. Inteligente e bem articulado que é, ele tem uma paciência de Jó com a imprensa, atende a todos com muita polidez e responde às perguntas com uma linguagem mais refinada. Só isso justifica a aura de um dos cinco maiores treinadores do Brasil, pois resultado que é bom, necas...Passou aqui pelo Sport e fez um trabalho mediano, APESAR DE TAMBÉM INSISTIR NO TAL 3-5-2 SEM MEIA DE ARMAÇÃO!!! Espero que hoje seu Galo vingue a derrota comendo timbu na Copa do Brasil. Ah, espero que vossa senhoria tenha previsto que o Palmeiras do pernóstico Luxermburgo passe para as quartas em cima do meu Sport (hehehe).
Kbção em abril 30, 2008 7:05 AM
#70
Idelber, esse quiz do globo esporte tá legal.
acertei todo o time do palmeiras em 99; travei em outras escalações, mas acertei bastante.
só reclamo que o quiz não aceita os apelidos, justo os apelidos.
Serbão em maio 2, 2008 9:32 PM
#71
Também acertei o glorioso Palmeiras de 99: Marcos; Arce, Júnior Baiano, Roque Júnior e Júnior; César Sampaio, Rogério, Zinho e Alex; Paulo Nunes e Oseas; Técnico; Luis Felipe Scolari.
êta esquadrão...
Hugo Albuquerque em maio 3, 2008 10:04 PM
#72
Sabe de uma coisa, olhando pra qualidade técnica do atual elenco e pra qualidade adminsitrativa da diretoria do seu time, acho que o Geninho cai como uma luva como técnico.
Espero que vocês tenham um pouco mais de sorte no Braileirão.
Marco em maio 4, 2008 8:33 AM
Hugo Albuquerque em maio 4, 2008 6:16 PM
#74
Errou também no Rio.
Meu caro,comente futebol provinciano,não se meta com o que não conhece.
O Flamengo não é melhor que o Botafogo,é muito melhor!
E nunca aposte em time alvi-negro,contra o Flamengo eles sempre tremem.Lembro até de um que era nosso freguês na década de 80.
E pra finalizar,Joel,o maior treinador do Brasil vai embora mas Geninho não!
sergio em maio 4, 2008 6:54 PM