« Dois links e um esclarecimento ::
Pag. Principal
:: Ocupação colonial, feminismo e vida nua »
quarta-feira, 23 de abril 2008
Primárias da Pensilvânia
Foi diferença exata para não significar nada e prolongar a agonia. Havia mais ou menos um consenso de que uma vitória de Hillary por somente 3 a 5 pontos seria letal para suas pretensões de virar o jogo para cima de Obama. Também era mais ou menos consensual que uma vitória por 15 ou 20 pontos a colocaria em condições (remotas, é verdade) de começar a fazer contas para a virada. A diferença foi de 10 pontos. Fundamentais na vitória de Clinton foram suas grandes vantagens entre os donos de armas e os religiosos.
Esta vitória de Clinton por 10 pontos nos deixa onde estávamos. Da margem de quase 150 delegados em favor de Obama, Hillary recuperou, provavelmente, 6 ou 7. Acabaram-se os grandes estados onde ela poderia tirar a diferença. A próxima primária importante é no dia 06 de maio, na minha primeira morada nos EUA, a Carolina do Norte, onde Obama é franco favorito.
Posso confessar uma coisa? Já não agüento mais comentar essas primárias. Está ficando agônico. Alguém aí está com a mesma sensação de cansaço?
Escrito por Idelber às 02:56 | link para este post
| Comentários (24)
#1
Todos Idelber.
e a sensação de que Clinton está até disposta até a deixar vencer o MaCain só por ressentimeno. mulher ressabiada é fodida! quer ela lá saber do partido ou do país! era só o que faltava que depois de ter sido encornada para o mundo inteiro ver, um preto lhe passasse a perna! era demais. vai ser demais, espero.
cês não acreditam que desde o principio isto é uma questão pessoal..
beijos
cristina em abril 23, 2008 3:56 AM
#2
Menino, eu não agüento mais, juro! Hillary é mais do mesmo, Obama é a chance que este país aí tem de partir para uma nova fase... Tsk.
Cora em abril 23, 2008 4:01 AM
#3
Cansaço já batendo no nível da irritação, pelo menos da minha parte. Quando você acha que acabou, aí é que o dramalhão segue - parece folhetim antigo, em que o autor, que recebia por página publicada, tinha que enrolar o máximo possível para chegar na conclusão da história...
Anna C. em abril 23, 2008 4:42 AM
#4
Cara, você tem razão. Deve ser tão cansativo ler quanto escrever sobre isso.
Sidarta em abril 23, 2008 6:09 AM
#5
Mas meu caro Idelber, você não sabia que esta marcha das primárias é estafante?
Democracia é assim mesmo! Há que se pagar um preço, QUE É ALTO (POR VEZES É DESANIMADOR), para se manter um ambiente democrático.
Concordo com você que dependendo da evolução das primárias, COMO ESTÁ ACONTECENDO NESTE MOMENTO, pode se tornar chata. Mas, sinceramente você não esperava que isso pudesse vir a acontecer?
Enfim o modelo norte-americano é esse e quem quiser acompanhar o processo bem em cima, vai passar por situações de puro tédio. É POR ISSO QUE, coberturas deste tipo, PODEM VIR A SER TÃO DESGASTANTES PARA A IMPRENSA (especialmente a diária), não é mesmo?
Acho natural que alguns, muitos ou todos que aqui vieram se informar sobre estas primárias estejam achando que elas agora tenham se tornado chatas. Há um outro país em que se resolve tudo por MEDIDAS PROVISÓRIAS e ações autocráticas. E ele vem evoluindo aos trancos e barrancos nos últimos séculos. Vive-se grandes emoções. Aliás caro Idelber aquela montanha de comentários sobre os assuntos tupiniquins dá bem a medida de como a política pode apresentar emoções fortes, não é mesmo? Vida que segue.
Paulo em abril 23, 2008 6:37 AM
#6
Realmente tá cansando...
Idelber, estes números confirmam ainda mais sua análise de que Clinton teve grandes vantagens entre os donos de armas e religiosos (especiamente entre os católicos):
http://elections.foxnews.com/pennsylvania-democratic-exit-poll/
É interessante notar que a "amostra" das pessoas que votam não é representativa da população (e.g. 70% já cursou algum tipo de curso superior)
Pedro em abril 23, 2008 6:37 AM
#7
Um pouco cansado,é certo; mas sei que quando a luta é dura, mais forte é a razão que a sustém!
Josué em abril 23, 2008 7:21 AM
#8
Bem,
eu acho que o que cansa é disputas de tantos delegados darem uma diferença tão pequena... Isso acontece porque tudo parece já encaminhado, né?
Alguns estudantes americanos poderiam ocupar o comitê de campanha da Clinton e pedir para ela sair.
Vinhal em abril 23, 2008 7:52 AM
#9
A Hillary só está esperando um erro do Obama. Se ele vier, como quase já veio, ela consegue colar nele a imagem de inexperiência. Se isso acontecer, acho que ela leva a indicação.
Carlos Hotta em abril 23, 2008 8:15 AM
#10
Idelber,
Como você interpreta o fato de o Obama ter definido o Chaves como um ditador (Valor Econômico, 22/04/08)?
Ele fez isso só para agradar os eleitores americanos ou ele pensa isso mesmo?
Saudações,
Eduardo
Eduardo Trajano em abril 23, 2008 8:37 AM
#11
A indicação democrata está mais que definida. Mas acerta o Carlos Hotta ao dizer que Mrs. Clinton reza por um erro estratégico de Obama para milagrosamente voltar pro jogo via superdelegados.
Por outro lado, a despeito do prejuízo que causa ao partido essa interminável agonia, para felicidade de MCcain, Hilary nada perde com a extensão da exposição.
Ao contrário, torna cada vez mais valiosa a decisão de desistir, seja do ponto de vista financeiro, seja do político.
paulo galo em abril 23, 2008 8:56 AM
#12
Parece que as chances de mais um mandato Republicano estão crescendo...
Thiago Luiz Torquato em abril 23, 2008 10:21 AM
#13
Sim Idelber está agoniante, ontem assisti ao discurso dos dois candidatos na CNN e fica bastante claro que Hillary não representa nada de novo é o mesmo discurso de sempre "olha como eu vou salvar vcs...", está ultrapassada, eu como mullher não me sinto representada por ela.
Mas Obama me parece confiante, guerreiro....Acho que é o único candidato realmente que tem condições de enfrentar Maccain...tomara que os democratas acordem para isso.
Izabella em abril 23, 2008 10:30 AM
#14
O que não suporto mais é ver o esquema "Tonya Harding" em ação...
Luiz em abril 23, 2008 10:32 AM
#15
Eduardo: nessa história do Chávez ele estava jogando para platéia.
A diferença é que quando a Hillary joga para a platéia ela ameaça lançar uma bomba nuclear no Irã!
:-)
Idelber, do aeroporto de St. Louis, rumo a Minneapolis em abril 23, 2008 10:36 AM
#16
Eu temo que o Thiago tenha razão...
Destarte, que fique dito: se os Democratas perderem mais esta, eu desisto. É para fechar a tenda mesmo. Aí é melhor tentar Partido Verde, Partido Humanista, convenção de misticismo oriental...
Qualquer coisa, menos esta Portuguesa de Desportos em forma de partido político.
Idelber, rumo a MN em abril 23, 2008 10:49 AM
#17
"Portuguesa de Desportos" foi a melhor :D
(com meus cumprimentos à brava lusinha, claro)
Gravatai Merengue em abril 23, 2008 11:20 AM
#18
Realmente começou a cansar mesmo. Mas o que fica mais ou menos claro é que nenhum dos dois parece ter forças para nocautear de vez o outro. Talvez isso esteja motivando a Hillary a levar a disputa até a convenção, provavelmente contando com algo novo que possa derrubar do Obama a aura do novo, demonstrada no início da corrida. Isso será mais penoso ainda, pois, depois da convenção, serão cerca de dois meses apenas para juntar os cacos e enfrentar o McCain.
Dawran Numida em abril 23, 2008 11:40 AM
#19
O negócio vai ser resolvido no último minuto mesmo. E o partido democrata vai chegar ao final todo esfolado.
Carlos Jardim em abril 23, 2008 1:00 PM
#20
Eu estou muito angustiada tambem, esta dificil acompanhar sem sofrer ou perder a paciencia. Ao mesmo tempo, fico besta de ver como, malgrado todas as indicacoes em contrario, a MSM ainda perde (muito) tempo e da uma corda enorme para a candidatura da Hillary e para essa dita "disputa apertada". Pera la, ne. Tirando a remota chance de um mega deslize do Obama ou de desenterrarem um esqueleto do armario dele, o que parece improvavel a essa altura dado o longo periodo de primarias, todos os fatos parecem indicar que sera muito dificil ela ganhar. Fico me perguntando se caso a disputa fosse com um reles mortal e nao um dos Clintons a imprensa e o proprio Partido Democrata ja teriam se encarregado de fazer o necessario para detonar de vez o "second best" e passar para a disputa que realmente conta.
Raquel em abril 23, 2008 2:17 PM
#21
Cheguei a comentar justamente isso com um colega de redação, assim que abri o jornal hoje de manhã. A sensação de agonia está minando a resistência não só dos dois candidatos democratas, mas dos jornalistas e eleitores que estão acompanhando as prévias. Lá, como aqui, os democratas conseguem sempre ser mais enrolados e divididos do que os conservadores. De onde virá esta maldição?
Bruno Ribeiro em abril 23, 2008 4:36 PM
#22
Em matéria de de tornar espetacular diariamente o mesmo assunto, as primárias democratas só perdem no Brasil para o caso Izabela. Aff!
paulo galo em abril 23, 2008 7:02 PM
#23
É como diz o Tutty Vasquez:
"Ô, Notícia enguiçada"!!
z.e.h. em abril 23, 2008 8:34 PM
#24
Mano blogueiro,
a Bin Clinton ameçou de tacar bomba atômica prá cima do Irã. Bichinha macha danada, rapaz. E você diz que os donos de armas e os religiosos da 'Transilvânia' que votram mais nela. Faz sentido. Deve ter ganhado uns votinhos também do pessoal do Bush que é doidão, mas nunca ameaçou de bomba atômica, só mentiu que o Sanddan tinha um tanto delas e só matou com tiroteio e umas bobinhas tipo traque perto daquela da Bin Clinton.
E olha que ela vive falando de um telefonema que pode receber no meio da noite.
Vai que um malandro resolve dar trote.
Paz e bom humor, sempre.
Walmir
http://walmir.carvalho.zip.net
Walmir em abril 23, 2008 10:01 PM
Deixe seu comentário: