« Sobre lugares, homens e mulheres ::
Pag. Principal
:: Cópia de um email ao ombudsman da Folha de São Paulo »
sábado, 19 de julho 2008
Sobre o papel do subjuntivo no mascaramento da bandidagem
É oficial: Protógenes Queiroz e o Juiz Fausto de Sanctis viraram réus. O inacreditável aconteceu. Uma operação policial que revirou os intestinos da maior quadrilha do capitalismo brasileiro se transformou numa novela sobre como Protógenes usa o subjuntivo (Johnson estava errado; o último refúgio do canalha não é o patriotismo: é a gramática); sobre se houve vazamento ou não; sobre se deveria haver filmagem ou não; sobre se De Sanctis desrespeitou o STF ou não; sobre se Dantas pode ser algemado ou não. Revirem as manchetes dos jornais. Procurem informações sobre o conteúdo do que as investigações revelam sobre Dantas, a privatização das teles e seus bilionários negócios. Não há.
Protógenes vai fazer um “curso” e De Sanctis vai tirar férias. A conclusão é inevitável: o lado de lá, a corja, venceu. Em parte, pela covardia do governo Lula, que incrivelmente escala um Ministro da Justiça para dizer que o afastamento de Protógenes era um ato de “rotina”. Calculou errado, por medo da avalanche da mídia, que só quer saber da parte em que a maracutaia respinga no PT. Quando se deram conta de que a opinião popular já não se pauta pela mídia -- coisa que o governo Lula deveria ter aprendido com sua própria vitória em outubro de 2006 –- tentaram voltar atrás e era tarde demais.
Nélio Machado, o advogado de Dantas, agora pauta a Folha de São Paulo. É inaudito: as frases do advogado de um criminoso sobre o Presidente da República ganham primeira página nos jornais. Deve ser inédito na história da imprensa brasileira. Até manchete com ameaças de Nélio Machado ao PT foram publicadas. Aliás, é boa coisa que meu caríssimo e admirado Mário Magalhães tenha abandonado a função de ombudsman do jornal antes do estouro deste escândalo. Porque a lama da Folha neste episódio ultrapassa os limites do ombudsmanizável.
Sim, estou estuprando a língua portuguesa, em homenagem aos cães de guarda que enfiam vírgulas entre sujeito e predicado e escrevem matérias zombando do “português truncado” de Protógenes.
Sou de família de advogados. A minha paixão pelo Direito é antiga, apesar de eu ter escolhido Letras. Fucem por aí: juízes federais, procuradores da república etc. O que mais tem é Avelar. Nunca li um relatório policial em que o português não fosse “truncado”. Jamais me incomodou. Agora, de repente, o uso do subjuntivo num relatório policial que desvenda a maior quadrilha do capitalismo brasileiro virou tema de comoção na mídia nacional. E o conteúdo do relatório sumiu. Ninguém diz nada.
As gravações reveladas nesta semana demonstram claramente duas coisas: as de Dantas mostram um bandido que quer chegar a Lula, quer atingir Lula (maior êxito aqui, menor êxito acolá). As gravações da PF mostram um grande brasileiro – Protógenes Queiroz – seguindo à risca, rigorosamente, uma tarefa na qual ele sabe que está cercado de inimigos por todos os lados. Mesmo assim, o governo Lula não teve a coragem de dizer: Truco! Querem colocar todas as cartas na mesa? Querem revelar tudo? Vamos fritar toda a bandidagem, de todos os partidos, mesmo sabendo que a mídia escolherá a fritura que mais lhe convém? O governo Lula não apostou no discernimento da população brasileira neste episódio. Quando se deu conta disso, Inês já era morta.
PS: Pretendo dar um tempo deste episódio pelo mesmo motivo que dei um tempo do Galo aos sábados. É derrota demais. Derrota na política, derrota no futebol. O Biscoito Fino e a Massa provavelmente se transformará num blog sobre literatura e música. Ali, pelo menos, a derrota é matéria-prima da arte, e não da infâmia.
PS 2: Há manifestações hoje, em todo o Brasil, pelo impeachment de Gilmar Mendes. Elas têm o apoio deste blog. Mais detalhes no Nós apoiamos De Sanctis.
PS 3: Admiração; admiração e respeito infinitos por Protógenes Queiroz e Fausto de Sanctis. Nunca vou me esquecer do nome destes dois brasileiros.
Escrito por Idelber às 04:53 | link para este post
| Comentários (69)
#1
bate uma tristeza, cara... tristeza sem fim...
: (
Jasão em julho 19, 2008 6:35 AM
#2
Grande Idelber. Na mosca mais uma vez, meu líder!Desanima não que aos poucos vamos enquadrado essa cambada de fíledepata!
Agora PQP no galinho. Tá maltratando e humilhando, não aguento mais. O jeito é admitir que virou cult ser atleticano.Fora Ziza Valadares, bigodudo safado, pau mandado do Aécio (maior que o Maradona) pra fazer definhar o Glorioso.
Viva Protógenes, Sanctis e a turma que tentou (e tenta) botar abaixo a bandidagem do orelhudo e seus iguais!Pau neles!
E viva também a mulherada de BH! Coisas lindas de meus deus(?)!
Perturbado Demaisão em julho 19, 2008 7:58 AM
#3
Queria aqui manifestar também minha admiração pelo delegado Protógenes e pelo juiz federal Fausto de Sanctis, bem como pelo excepcional jornalista Bob Fernandes, que nos revelou "os intestinos do Brasil". Aliás, espero que o Bob escreva um livro sobre a quadrilha de Daniel Dantas. Material pra isso ele já tem.
Henrique Augusto em julho 19, 2008 8:15 AM
#4
Vou escrever um post sobre isso. A minha decepção é enorme, muito maior do que na época do mensalão (que se revelou um escândalo localizado).
É bem provável que eu também deixe de fazer posts sobre política.
Marcus em julho 19, 2008 9:56 AM
#5
Os quatro minutos divulgados do áudio (de uma conversa de duas ou três horas entre os delegados do inquérito e a cúpula da PF, sem o diretor-geral, que está de férias) estão entre as coisa mais manipuladas que já vi na vida.
E, para piorar, estão editados, nem contínuos são! Não basta "registrar" tal edição, como fez a imprensa, é preciso denunciá-la. Pouco antes disso, a nota da PF já tinha sido um atentado à minha inteligência (e boa parte de quem protesta contra Gilmar Mendes endossa essa nota como sendo a mais pura firmeza na verdade, ou satiahagra).
Até cogitei seriamente a hipótese, mas decidi não ir ao protesto que pretende até o impedimento do ministro Gilmar Mendes. É também um protesto seletivo. Lula, Tarso e o ministro do STF já apareciam, juntos, nas fotos de todos os jornais. Só não viu quem não quis.
Além de maltratar o vernáculo por colocar vírgulas entre o o sujeito e o verbo, ou entre este e seu complemento, o trabalho de desmoralização do delegado começou com a semanal Veja. O ministro Tarso Genro, ao comentar um relatório "eivado de subjetividades", infelizmente não me surpreende.
Fábio Carvalho em julho 19, 2008 10:01 AM
#6
Idelber,
Fico meio receoso de polemizar num assunto onde a eletricidade das opiniões pode me dar um choque, mas lá vai:
Como vc. venho de uma família de advogados, escapei do Direito aos 45 do segundo tempo, no quarto ano da faculdade, salvo pela música, mas o meu tempo de estudo e minha vivência posterior , me levam a uma consideração diferente do caso.
Os doutores De Sanctis e de Queirós estão de parabéns pela coragem e especialmente pela honestidade e entrega ao serviço do povo. (É sempre bom substituir o "serviço público" - que virou xingamento - por serviço do povo). Todos nós brasileiros devemos a eles um agradecimento.
Dito isso, lendo o que vazou dos autos na net, me parece que a substituição do DR. Protógenes e do Dr. De Sanctis , é necessária se queremos que se faça justiça.
O problema da investigação não é gramatical, é conceitual. O Dr. Protógenes recolheu um precioso arsenal de informações , mas a impressão que dá, pelo o que eu li, é que ele está despreparado para relacionar essas informações num caso contra o Daniel Dantas.
A inclusão do Naji Nahas e do Celso Pitta ,no caso , dá uma boa medida disso. A relação deles com o D.D., me parece tira o foco do essencial.
A proposta substituição dele pelo delegado responsável pelos crimes financeiros, que também tem uma bela folha de serviços prestados no combate a corrupção, pode dar mais substância as acusações.
No caso do juiz De Sanctis , me parece que as declarações dele na imprensa, deram um elemento fundamental para a defesa para do D.D. , que é arguição , que o Nélio Machado já fez públicamente, da parcialidade do juiz.
Posso estar redondamente enganado, mas a minha impressão é que Tarso Genro não está fazendo essas substituições instado pela ala "Opportunística" do PT,mas pelo seu interesse em que o caso chegue aos juízes de forma que possa gerar condenações.
Lembro o caso Collor , o primeiro dessa série de ações da PF espetaculares contra a corrupção. Sei de boa fonte , que muito embora a opinião dos ministros do Supremo fosse totalmente contra o Collor , a inconsistência da acusação era tal que o Supremo teve , muito a contra-gosto, que inocentá-lo.
O juiz tem que julgar pelos autos do processo, assim funciona o Estado de Direito, e a combinação da nossa legislação penal - que favorece sempre o réu - com uma investigação policial cheia de furos , dá em que o juiz muitas vezes, mesmo ciente de que o réu é culpado, seja obrigado a inocentá-lo.
O ex-presidente do STF Sidney Sanches deu ontem uma ótima entrevista , onde dizia mais ou menos isso.
Para que se faça justiça , que os réus sejam condenados, é preciso uma peça de acusação que resista a todos os questionamentos que os advogados espertos do D.D. vão fazer. E sinceramente me parece que nos últimos dias tanto o delegado , quanto o juiz deram uma bela força para a defesa do D.D.
Beni Borja em julho 19, 2008 10:04 AM
#7
Idelber,
lhe peço um favor: veja o novo Batman. Depois faz um post do filme com o caso.
Abraço,
Vinhal
Vinhal em julho 19, 2008 10:09 AM
#8
Prezado Beni, compreendo tua argumentação. A questão é que se não fosse Protógenes (e aqueles que ele escolheu a dedo para continuar a investigação, apesar do boicote da PF), não teríamos um inquérito "ruim". Teríamos inquérito nenhum. Ou então um inquérito que excluiria Daniel Dantas e sua irmã por um milhão de dólares.
Fábio Carvalho em julho 19, 2008 10:11 AM
#9
Caro Beni, belo comentário. Estou aqui ponderando sua argumentação, tenha certeza. Um abração.
Idelber em julho 19, 2008 10:34 AM
#10
Idelber, concordo em número, gênero e grau com você. Acho que abandonarei o acompanhamento deste caso pois a lama envolvida foi muito grande. Mas antes deixei dois posts para expressar a minha opinião sobre o caso: o "Carta Aberta a Luís Inácio" (http://avoltadosquenaoforam.wordpress.com/2008/07/18/carta-aberta-a-luis-inacio/) e "Satiagraha e afins" (http://avoltadosquenaoforam.wordpress.com/2008/07/18/satiagraha-e-afins/).
Nunca esquecerei também de Protógenes e de Sanctis. Estes caras mereciam estátuas em praças públicas Brasil afora.
Abraços,
André em julho 19, 2008 10:53 AM
#11
Sabe....aquelas vezes em que voce tem impressão viva de que o cara tirou da tua boca tudo aquilo que voce tinha para mandar?????
parabens Avelar!
Falou tudo em poucas palavras....tirou um peso do meu peito....Sou Lulista até morrer....mas antes de mais nada adoro morar e ser brasileiro......o Protogenes e o De Sanctis são brasileiros com B Maiusculo!
E voce foi brilhante.
HRP FAST Simple em julho 19, 2008 11:18 AM
#12
Idelber, e por que o Lula abriria o jogo, mostrando a bandidagem de "todos os partidos"? Em outras palavras, por que ele denunciaria uma situação da qual ele e seu partido são um dos maiores beneficiados, junto com os tucanos na época da privataria? È provável que Lula fosse o alvo de Dantas, como quer argumenta o Bob Fernandes, por isso Dantas se associou com José Dirceu, o maior líder do PT. Talvez por isso, DD tenha contratado o Roberto Teixeira, compadre de Lula, e o Greenhalgh como advogados-lobistas, com acesso fácil ao chefe de gabinete do presidente. Talvez por isso tenha conversado com Delúbio em 2002 para ajudar pagar dívidas de campanha e o que foi, segundo PHA, a origem do valerioduto. Talvez por isso tenha ganho 1 bilhão de reais numa operação em que o governo, além de mudar a lei, entrou com dinheiro do BNDES e do BB para beneficiar a empresa que investiu pesado na empresa do filho do presidente. È certo que Dantas queria chantagear o Lula, o que não quer dizer, por isso, que eles sejam "inimigos". Dantas fez a mesma coisa com FH (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=esculachou_perdeu&cod_Post=113856&a=111) e conseguiu o que queria.
Cesar em julho 19, 2008 11:55 AM
#13
Prezados blogueiros que disseram querer dar um tempo sobre os post's de política: não nos deixem sós!!! rsrs. É justamente nesses momentos, apesar da náusea que causam, que as pessoas de bem devem se colocar. Não fazer isto é dar espaço para que os caras cresçam ainda mais. Acho fundamental que uma pluralidade de informações cheguem às pessoas, para que elas possam formar opiniões um pouco mais consistentes. E a blogosfera tem tido participação crescente nesse processo. Continuem firmes!! E Idelber, mesclar com post's sobre outros assuntos é possível e desejável (o seu "papo de boteco" sobre lugares, homens e mulheres veio na hora certa, para desopilar um pouco) . Mas não interrompa este trabalho admirável que voce está fazendo num momento tão importante para os que sonham com um país mais justo e fraterno, ok.
Cláudio Freire em julho 19, 2008 11:59 AM
#14
Realmente é uma pena que este inquérito vá para o saco. Mas se ele tem esse fim, também é por culpa da incompetência do Protógenes, isso é inegável. Assim, ele não entra em minha galeria de heróis, diferente do De Sanctis, que tem sido de uma dignidade exemplar.
De mais a mais, cansa um pouco esse papo surrado da mídia golpista e do governo vítima. Tanto quanto o do Estado Policial. Achei por um tempo que a retirada do Protógenes poderia ser um surto inédito neste governo de ação e isenção republicanas. Resta óbvio que ele coloca, hoje como ontem, o resguardo dos seus acima da justiça. E, se faz isso, é porque sabe que não há esta história de que desnudar Dantas revelaria que o PSDB seria mais podre do que o PT. Lula não está no poder para saciar quadrilheiros, mas seu governo não está abaixo do tucano em transformar sua ação em balcão de negócios. CUT, BNDES, Força Sindical, Oi-Br, Fundos de Pensões que o digam.
Além do mais, a imprensa focou menos os erros de subjuntivo do delegado do que parece. Por certo que ela não deu muito destaque às falcatruas de Dantas. Mas parece que nem os relatórios do Protógenes fazem isso, já que perdem um espaço imenso em delírios anti-mídia e aspectos secundários. E se o delegado tivesse mais contra Dantas, isso teria vazado, com certeza. Ou seja, dado os inusitados que foram surgindo (habeas corpus delivery, delegado em cruzada contra todo o mal, movimentanção inaudita de procuradores, delegados e advogados em naifestos e apoios aqui e acolá, questionamentos sérios à PF e ao STF, envolvimento direto do presidente no afastamente de um funcionário menor), a imprensa teve material farto para tratar num espaço de tempo curto. E outra coisa a diminuir essa impressão do encobertamento da mídia é a enorme atenção dada a Cacciola, caso que passa longe de Lula. Ora, se a mídia fosse assim tão enviezada, o ex-banqueiro não teria nem um pingo de atenção.
Enfim, resta ainda provar que Dantas comanda a maior quadrilha que já se viu por aqui. É uma pena que um sujeito sobre o qual pesam tantas dúvidas não seja investigado da maneira adequada e o real peso de seus supostos crimes apareça.
PS: o silêncio da oposição, todavia, é ensurdecedor. Já o dos demais membros do STF me fazem suspeitar que tem ministro esperando para pegar Mendes em alguma esquina jurídica por aí. Ou seria apenas corporativismo?
João Paulo Rodrigues em julho 19, 2008 12:04 PM
#15
Ombudsmanizável...Beleza Idelber.
Muito bom comentário o do Beni.
Este cara está fazendo falta no Direito.
Ou na PF. Faz mais um ano e presta concurso, cara.
Muitas vêzes as explicações são as mais simples possíveis, mas o gosto do povo por uma trama complicada, por suspeitas que não se sustentam me impressionam.
Já estive em situações próximas das noticiadas em jornais e televisão e o que vi e vejo é a imprensa sempre atrás do espetáculo. E o público sempre atrás do mais rocambolesco.
Quando se lê uma notícia temos que dar um desconto de 90% no alarmismo.
Juntando com a campanha da imprensa contra o governo tenos aí um prato cheio.
João da Luz em julho 19, 2008 12:09 PM
#16
Abs.
Caro Idelber
Habitamos nos antípodas da política.
Discordamos na análise que você faz da imprensa neste post. Mas não entrarei nessas discordâncias.
Há um fato inquestionável que sequer foi aventado no seu post: o delegado Protógenes foi afastado pelo executivo federal.
Resta saber por quê.
Eu penso que ele o foi por razões que nada tem a ver com o suposto preconceito da imprensa, sendo a principal o vazamento das articulações do Dantas com importatntes políticos ligados ao PT. O Greenhalg já havia alertado o Gilberto Carvalho que o Protógenes era um cara meio descontrolado:
Greenhalgh: Isso é o grito da vida realmente, linda, mas deixa eu te falar SERIA BOM DAR UM TOQUE no Luiz Fernando também hein?
Gilberto: Eu vou dá, eu vou dá, AMANHÃ CEDO TENHO QUE FALAR COM ELE VOU LEVANTAR ISSO dai também.
Greenhalgh: Tem um delegado chamado Protógenes Queiroz que parece que é um CARA MEIO DESCONTROLADO.
Gilberto: Ele tá onde o Protógenes agora?
Greenhalgh: Ai, tá ai em Brasília.
Gilberto: Ah aqui em Brasília.
Greenhalgh: É O QUE SAIU NA FOLHA NA MATÉRIA DA ANDREA MICHAEL. Mas eu tô indo amanhã pra a reunião do diretório.
Gilberto: EU TE VEJO LÁ, eu to INDO NO DIRETÓRIO também.
Greenhalgh: Legal...
Lula e Gilberto Cravalho podem dizer se conversaram sobre o telefonema de Greenhalg. Gilberto Carvalho e Greenhalg podem dizer se conversaram na reunião do diretório petista sobre o descontrolado delegado Protógenes e suas investigações.
A fita da PF divulgada pelo executivo é risível. Retirou-se das três horas de reunião um pouco mais de três minutos de conversas que não permitem a ninguém ser categórico, seja na negação do afastamento por decisão do executivo, seja na afirmação.
Hoje o Kennedy Alencar em sua coluna diz o óbvio: o governo errou. Pena que na sua coluna ele não avance as análises deste erro. Sua análise, semelhante a que foi feita pelo Alon no seu blog, é que o governo errou por ter brigado “com o delegado, que é o herói da história". Pena que Alencar e Alon não nos digam por que (e principalmente como foi a briga) o governo brigou justamente com o herói da história.
Por último, a notícia nos jornais de hoje sobre a entrega pelo delegado Protógenes de uma representação solicitando ao MP que investigue se houve obstrução das investigações. Essa notícia joga por terra todos os esforços anteriores do executivo para convencer a opinião pública de que Protógenes não foi afastado por decisão do executivo.
Quanto ao seu desânimo com a política brasileira, ele é compreensível. PT e PSDB são como primos, meu caro. Pense nisso.
Abs.
PS: Sou paulistano e casado há quase 25 anos com uma mineira. Mesmo ainda sendo considerado até hoje um "paulista" (sou sempre o último a saber das coisas familiares. Nisso, até minha esposa é mais fiel à família. Não seria um assunto meu, ela diz!) pelos cunhados e demais parentes, adoro aquela terra e me sinto um mineiro de coração e alma. Nestes últimos anos tenho morado lá e cá. Devemos nos fixar definitivamente por lá. Minha esposa adoece de banzo mineiro quando fica longepor muito tempo.
Suas palavras no post anterior sobre as mulheres mineiras são a melhor expressão da verdade sobre a beleza, graça, cultura, bom gosto, educação e inteligência delas. Eu até hoje fico chocado com os brucutus que vejo ao lado dessas mulheres lá em BH.
Estive em Ubá recentemente, Idelber. Você já esteve em Ubá? O que fizeram com as mulheres feias, peruas e mal vestidas de lá? Esconderam dentro das casas? São proibidas de sair às ruas? Mandaram para a roça? Você sabe?
Paulo Araújo em julho 19, 2008 12:18 PM
#17
Parabéns pelo post.......
Idelber não nos abandone, apesar dessa lama... vc é é nossa luz na imprensa, ´rincipalemnte nso assuntos mascarados.
Um abraço
Força
Izabella em julho 19, 2008 12:50 PM
#18
A Folha....
Saber que eu lia de cabo a rabo este jornal outrora.
É inacreditável os rumos que tomou aquele jornal.
Minha bronca é tanta, que deixei de assinar até o UOL para não participar financeiramente daquele grupo.
Marcos em julho 19, 2008 1:11 PM
#19
Caro Idelber,
Sou leitor assíduo do Biscoito, não sei mais há quanto tempo, mas apareço aqui todo dia. Considero o seu o melhor blog em lingua portuguesa que eu conheço, esses iBest não sabem de nada. Já vi muitos posts e threads memoráveis aqui (eleições americanas e brasileiras, Grande Sertão, Palestina, um monte) mas o de hoje acho que ganhou, infelizmente.
Pena que um texto tão bem escrito seja sobre a vitória da corja.
Ontem a noite um sujeito bêbado bateu no carro estacionado da minha cunhada. Bêbado e endinheirado. Quando a polícia chegou, o tal bêbado já foi logo distribuindo gorjetas pros guardas, que imediatamente ameaçaram prender minha cunhada por ter "estacionado na contra mão". Não foi a gramática, mas serviu de refúgio pro canalha da ocasião. Indignada, minha cunhada perguntou se não iam prender o sujeito, lei seca e tal, e o guarda mandou - "Mas você tá querendo foder o cara??"
A corja, caro Idelber. Estamos cercados.
"[...]literatura e música. Ali, pelo menos, a derrota é matéria-prima da arte, e não da infâmia."
Esse trecho merecia virar uma camiseta, uma placa de bronze, ou uma tatuagem.
Daniel em julho 19, 2008 2:42 PM
#20
Caro Idelber,
não abandone o futebol!
O Atlético precisa de todos os seus torcedores.
Não posso acreditar que você se considere derrotado politicamente, por exemplo, pelas atitudes de um ministro da Justiça que como a turma toda fala, "ninguém merece"!
Saudações esportivas. Sempre!
Paulo em julho 19, 2008 2:43 PM
#21
Comentários bons, mas cheios de emoção.
Protógenes (a Globo sabia de seus passos??) fez um bom trabalho, mas não é Tarcíso Meira.
O governo continua, precisa continuar.
Se a caixa de pandora for aberta, quem será prejudicado?
Serra?
Avelar, não seja ingênuo.
Concordo, Lula tem uma assesoria em comunicação de fazer inveja... ao PSDB..e ao Heráclito (é o nome do cumpadi?). Eles não conseguem fazer melhor!
Cuidado com a tua trilha, ela tá próxima de Veja.
Pimon em julho 19, 2008 3:40 PM
#22
Assessoria com um S apenas é coisa de Protógenes....
Ele vai voltar, vai comandar o processo... judicial.
Não é????
Direito Constitucional, é bom estudar um pouco!
Pimon em julho 19, 2008 3:44 PM
#23
Idelber,
Eu sei que cansa. Mas, seu blog está sendo um referencial neste caso. Diferente do Galo (tb sou atleticano), vc tem um potencial (não sei o quanto otimista eu estou sendo) ajudar a mudar essa estória, o que não ocorre com o Galo. Por isso, apesar de saber que não posso pedir isso para vc, eu gostaria que vc continuasse. É triste pensar que quanto mais eles abusam (li até que querem fazer uma lei para dificultar ainda mais a investigação da PF), mais as pessoas desistem. Apesar de pequena, as pessoas estavam muito empolgadas no Rio. Estavamos muito unidos.
Bruno em julho 19, 2008 3:53 PM
#24
Esta é minha estreia de internauta, por aquí. Gostei. É de causar nojo toda esta historia, em todas as suas entranhas. Talvez o maior dos erros esteja no nome escolhido para a operação:SATIHAGRA,pode haver profundeza no sentido, mas engano na tradução.
Para a PF -soltaeagarra
Pra o ministro -SOLTEAGORA.
E por isso está livre o SALTEADOR.
Wilson Senhorinho em julho 19, 2008 3:53 PM
#25
Assinei fora Gilmar Mendes, dei apoio ao delegado
Potógenes e ao juíz e Santis.
A próxima operação seria: Demitir o chefe da PF (que fez de tudo para prejudicar o delegado e no embálo o ministro da Justiça)
A trapalhada do governo foi monumental, em especial os assessores que levaram o presidente ao erro, sobre a demissão do delegado.
Defendo este governo, mas tem mmentos que fica difícil.
Ninguém na oposição está solicitando CPI, porquê?
A imprensa grande e seus colonistas continuam os mesmos.
Onde anda Arthur Virgílio Cardoso, o testa de ferro Dantas no senado (Heráclito), o filhote do Cesar Maia, todos caladinhos, seu amigo quadrilheiro anda em apuros.
Fernando Ferreira em julho 19, 2008 4:07 PM
#26
Meu caro, primeiro, parabéns pelo blog. Textos e idéias de altíssimo nível.
Então, dito isto, aproveito para lhe recomendar a leitura da Carta Capital, a revista do Mino Carta, que tem um noticiário muito interessante e independente (na minha opinião) sobre essa investigação. Outro dia vc postou uma dica sobre um artigo do Sérgio Léo, do Valor, que falava sobre a imprensa. Eu fui ler. Uma chatice corporativa, de vocês jornalistas (acho que vc é jornalista, não?). Quer dizer que um repórter dá um "furo" anunciando uma operação policial, avisando a toda bandidagem, dando elementos para um habeas córpus e o sujeito não fez nada de mal? O delegado não teve razão de pedir para prender a repórter?? Teve, claro. Mas o assunto sumiu dos jornais, nunca entrou, na verdade. Só li na Carta. Essa semana a revista fala disso de novo e escancara como foi que o governo Lula se cagou nas calças e entregou o país de novo para a quadrilha de Dantas.
Forte abraço procê, de um mineiro pegador (BH tem menos homens bobos do que vc imagina).
P.S. Reproduz textos da Carta Capital, que seus leitores só tem a ganhar.
Hugo Sato em julho 19, 2008 4:35 PM
#27
Já está tudo dito acima, no texto principal e nos comentários.
Só estou postando para me solidarizar, e aumentar o coro dos aplausos ao delegado, ao juiz e a certos blogs (como este). E a rejeição à grande imprensa, que aqui no Rio Grande do Sul não é diferente do resto.
Eduardo Gonçalves em julho 19, 2008 5:05 PM
#28
Idelber, o grande procurador Mario Lucio Avelar é seu parente?
Clines em julho 19, 2008 5:50 PM
#29
Caro Idelber,
O seu comentário é perfeito.
O Beni escreve bem mas não consegue imaginar a força corruptiva do Daniel Dantas. O Delegado e o Juiz, dois dos melhores do Brasil, incorruptíveis, estão sendo vítimas daquilo que o Dantas fez contra todos que o desagradaram ... um massacre utilizando uma midia corrupta (a lista de jornalistas no bolso do DD é imensa, e aí esses são os primeiros a criticar qualquer coisa - vide Mainardi da Veja).
Em paralelo corre toda uma quadrilha de apoio ao criminoso Dantas no judiciário. Não resta dúvida que Gilmar Mendes é suspeitíssimo neste caso. Quem mais falou com a imprensa nesse caso foi ele. E ainda se utiliza de um dos maiores aliados de DD, o Consultor Juridico, para tentar mexer com o Judiciário.
Finalmente o Congresso, o DD comprou 100% do PFL, 50% do PSDB e 50% do PT. Ninguém fala nada, com medo do rabo preso.
Nao adianta ... tenho impressão que a Satiagraha é só o começo dessa história ...
Claudia em julho 19, 2008 6:23 PM
#30
Que Supremo subjuntivo...
Ignora justamente os predicativos do sujeito.
Francisco Fontenele em julho 19, 2008 6:44 PM
#31
Protógenes vais fazer um curso, Sanctis entra em férias e... Idelber Avelar está pensando em não se pronunciar a respeito de todo o furdúncio Dantas!
Eu sei, nessa estória você não nos deve uma explicação, são ELES, mas me parece a hora mais inapropriada para deixar o barco, rapaz. Ainda vão acontecer tantas coisas e, segundo a tua própria crença, " a opinião popular já não se pauta pela mídia ", que eu não consigo entender como tu podes aventar uma idéia tão despropositada...
Inaiara em julho 19, 2008 7:00 PM
#32
É...vou dizer o que? Mestre padeiro e comentaristas já disseram tudo.
agora, vamos falar do advogado do cacciola, o outro banqueiro bandido.... o cara falou que o presídio é muito precário, um prédio antigo, que não tem nenhum conforto ou segurança...
Eu queria dizer para ele: quem sabe se o brasil usasse o dinheiro dos impostos não para salvar banqueiro bandido, mas para construir hospitais, escolas e presídios a gente pudesse arrumar um lugarzinho mais adequado para o cara .
aiaiai em julho 19, 2008 7:02 PM
#33
Idelber,
Ótimo post, só não concordo que você pare de postar sobre política e futebol.
O X da questão, e eu não canso de repetir isso, é que Dantas comprou o quarto poder.
O fato é que a grande mídia brasileira é uma desgraça cada vez pior; A corrupção adentrou de vez em suas vísceras e junto com o corporativismo já reinante as coisas degringolaram de vez.
De um lado você tem os jornalistas que se venderam querendo livrar a própria cara tentando fazer com que todos pensem que tudo não passou de uma alucinação coletiva; No meio, os coleguinhas que não se venderam, mas estão tentando livrar a cara de amiguinhos; Na outra ponta as "famiglias" que comandam a mídia nacional livrando a cara de seus rebentos fazendo valer o velho trato de que uma mão lava a outra.
Só uma meia dúzia (literalmente) de jornalistas teve a hombridade de dizer o que aconteceu ou tentar pelo menos.
No fim ninguém entende muita coisa do que está acontecendo. Se alguém tentou acompanhar isso tudo por qualquer meio que não a Internet, não entendeu nada mesmo. Essa desinformação, repito, não é casual.
Fica a lição: Se você algum dia quiser virar um mega-corrupto, compre gente tanto da oposição como da situação e compre, principalmente, gente da mídia. Daí não vai ter tempo ruim, você pode matar que o defunto vai pra cadeia e se um policial tentar de prender é ele que vai em cana no eu lugar.
Brincadeiras a parte, não sei o que será da tal Nova República depois disso. Todo mundo dizia que ela ia ficar boa quando o "entulho autoritário" sumisse, mas como ele custa a aumentar corrompendo até quem não era entulho. Há uma notável decomposição das instituições. Não sei o que será do futuro.
Hugo Albuquerque em julho 19, 2008 7:04 PM
#34
Idelber,
Caí aqui no seu blog linkando no blog do Nassif. Já foi para os preferidos. Lavou a minha alma. É isso, cara. Com todas as letras e com todos os pingos nos is.
Abraço.
João Vergílio Gallerani Cuter em julho 19, 2008 7:05 PM
#35
Não esmoreçam, o gigante ACORDOU!
E Deus está do lado dele. As coisas não vão ficar como está.
ana em julho 19, 2008 8:15 PM
#36
Não sei porque as ligações de Dantas com GM, legislativo e Executivo me lembra a COSA NOSTRA siciliana.
Wikipedia:Cosa Nostra (também conhecida como Máfia), é uma sociedade criminosa secreta que se desenvolveu na primeira metade do século XIX na Sicília, Itália. A Cosa Nostra também se desenvolveu na costa Leste dos Estados Unidos no final do século XIX, seguindo as ondas de imigrantes do sul da Itália. Segundo Paolo Pezzino. "a Máfia é um tipo de crime organizado não apenas ativo em váris campos ilegais, mas também com tendências a exercer funções soberanas - normalmente pertencentes a autoridades públicas - sobre um território específico..."
Alguns estudiosos vêem a "máfia" como um conjunto de atributos, profundamente enraizados na cultura popular, como um "estilo de vida", como ilustrado pelo etnógrafo siciliano Giuseppe Pitrè, no final do século XIX: "A máfia é a consciência do valor de alguém; o conceito exagerado de força individual como o juiz único de todos os conflitos de interesses ou idéias."
Muitos sicilianos não consideram esses homens como criminosos, mas como modelos ou protetores, uma vez que o Estado foi incapaz de oferecer proteção aos fracos e pobres. Por volta da década de 1950, a inscrição fúnebre do lendário chefe de Villalba, Calogero Vizzini dizia que "sua máfia não foi criminosa, mas manteve o respeito à lei, à defesa de todos os direitos e à grandiosidade de caráter Era amor." Aqui, "máfia" significa algo como orgulho, honra, ou até mesmo responsabilidade social: uma atitude, não uma organização. Em 1925, o ex-primeiro-ministro italiano Vittorio Emanuele Orlando reportou ao Senado italiano que se sentia orgulhoso de ser um mafioso, uma vez que essa palavra significava honorável, nobre, generoso."
Quanta semelhança com o Brasil de hoje!
BIA em julho 19, 2008 8:23 PM
#37
Deus queira que o senhor Beni esteja com a razão e a verdade. Dantas é um polvo e com seu tentaculos procura seduzir tudo e a todos para que se tornem refem de seus atos criminosos. Cosa Nostra pura!
BIA em julho 19, 2008 8:26 PM
#38
Idelber,
Agora, só temos os blogs para podermos saber o que realmente acontece e colocarmos a "boca no mundo". Como falou João Vergílio, o quarto poder está corrompido - óbvio que existem as exceções - e estas não podem calar!!!!!
Estamos todos desanimados e envergonhados com esse episódio, mas não podemos "jogar a toalha"...
Você foi um dos primorosos na elucidação dos verdadeiros acontecimentos. Não podemos calar...
Devemos isso a Protógenes e Fausto de Sanctis.
Que a luta deles não tenha sido em vão...
Vamos lá...Apenas duas linhas por dia. Só para não cair no esquecimento como eles querem.
Parabéns pelo post!!!!
Abraços
Bete Lobato em julho 19, 2008 9:07 PM
#39
Idelber,
Parabéns pelo artigo. Vamos torcer para que aqueles que deverão substituir Protógenes e sua equipe tenham a hombridade de dar prosseguimento ao corajoso trabalho desse delegado. Acho que é o desejo de toda a nação.
Carlos em julho 19, 2008 9:16 PM
#40
Olha, não estou nada pessimista, na verdade. Se o advogado do Dantas consegue pautar a Folha de São Paulo, ruim para a Folha, porque ninguém mais se deixa pautar por este ou por qualquer outro jornal. Conto um pequeno caso. Início de 2006. Logo depois do massacre de 2005 (em parte merecido) contra o PT, participava de um projeto de pesquisa que mandou diversos bolsistas pelo Brasil adentro - sul, sertão nordestino, Tocantins etc. Na volta, conversa vem conversa vai, o assunto era o Lula. Os bolsistas diziam: a maioria vota no Lula. Nós, leitores da Folha de São Paulo, começamos a descobrir, então, o enorme fosso que existia entre o Brasil e o Brasil da Folha e da grande imprensa. É lógico que uma Miriam Leitão vai dizer que é o resultado do bolsa família. Como se pobre, preto e puta - os três "ps" que, para certas pessoas, podem ser algemados - não pudessem votar em função do que acreditam ser o melhor para eles. Como se apenas grandes empresários pudessem votar de acordo com seus interesses. Como se apenas os interesses da elite branca coincidissem com os do Brasil. Há algo de novo aparecendo no ar, acho que isso tem tudo a ver com um sentimento democrático que é o que faz com que muita gente se identifique com o Protógenes e com o de Sanctis. O grave é que o Lula pisou no próprio rabo. Resta saber se é por covardia ou se é porque ele está com o rabo preso. Acho, enfim, que sua imagem vai para o brejo se ele prevaricar. Não apenas pela triste sensação de pactuar com a corrupção, mas também por pactuar com o que existe de mais antidemocrático: a velha oligarquia brasileira ou a nova oligarquia dos "consultores" petistas.
henrique rodrigues em julho 19, 2008 9:19 PM
#41
É de desanimar mesmo Idelber, mas nessa crise aprendemos muito e isso é sempre bom, mesmo quando dói. Muito do que aprendi foi junto com você e todos os colaboradores do blog. O nível de implicação da imprensa com esses tubarões talvez tenha sido a principal lição, ao menos para mim. Nunca mais a FSP vai poder usar um slogan tipo "de rabo preso com o leitor", se é que um dia ele foi sincero. Também vou dar um tempo, mas é com esse tipo de fonte de informação largamente comprometida e não com fontes de qualidade factual e reflexiva como temos aqui. Parabéns por tudo, espero que não desista mas isso só quem sabe é você.
Leo Vidigal em julho 19, 2008 9:42 PM
#42
Como diz o Boris Casoy: É uma vergonha!!!
Antonio Padre da Silva em julho 19, 2008 10:21 PM
#43
Meu respeito, minha solidariedade, minha empatia, minha admiração e minha torcida por Protógenes Queiroz e Fausto de Sanctis. Homens magníficos assim é que fazem a diferença na direção de um mundo melhor. Parabéns pelo post e pelo blog, Adelar.
Telma em julho 19, 2008 10:49 PM
Telma em julho 19, 2008 10:50 PM
#45
Reproduzo trecho do artigo do professor Deonísio Silva, intitulado "A firmeza da verdade". Foi publicado pelo Observatório da Imprensa, antes de rifarem o delegado do caso.
"O nome do delegado é Protógenes de Queiroz. Seu nome tem origem grega. Protógenes é semelhante a primogênito, o primeiro filho, mas Protógenes é também aquele que veio primeiro, pois designa elemento formado pela cristalização ou solidificação do magma fundido, não deriva de modificações de rochas preexistentes.
Quem escolheu este nome para ele é um sujeito culto, erudito, que sabe o significado do nome que deu ao filho. E, tendo o sobrenome Queiroz, fez par muito adequado, pois queiroz é sinônimo de urze, um arbusto de cujas raízes se fazem cachimbos. Em resumo, os étimos de seu nome e sobrenome dizem tratar-se de homem que agüenta qualquer tipo de fogo. Ninguém vai fritar o nosso Protógenes de Queiroz, visto como herói pela opinião pública, na semana passada".
A íntegra está em http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=494JDB010
Fábio Carvalho em julho 20, 2008 12:08 AM
#46
e tudo isso vai passar na novela das 8
e o povo so vai lembrar da trilha sonora...
Hiro em julho 20, 2008 12:30 AM
#47
prof idelber
me solidarizo com sua santa indignação. mas e daí se dantas manteve laços no período fhc? e pq, então, lula e o PT não cortaram a sua influência desde o início, lá no agora longínquo ano de 2002?
e os laços de dantas com dirceu, , greenhalgh, marcos valério, delúbio, o compadre roberto teixeira, gilberto carvalho e até o filhote lulinha?
colocar dantas apenas como o vilão da história é muito simplista e, claro, favorece o PT. e isto está sendo muito bem feito pelos simpatizantes do atual governo.
esta quadrilha (como vc bem coloca) é uma só e o PT e lula já fazem parte dela há tempos....
mauro em julho 20, 2008 2:30 AM
#48
Já havia lido antes este blog. Gostei do que havia lido. Depois de hoje, vai virar hábito.
O comentário do Beni me parece muito sensato e lúcido.
Murilo em julho 20, 2008 2:36 AM
#49
Do ombudsman da Folha, Carlos Eduardo Lins da Silva, deste domingo (20). O título da coluna é "O acessório e o essencial".
"A recente prisão de Daniel Dantas, Salvatore Cacciola e outros acusados de crimes de colarinho branco, ainda que temporária, independentemente da comprovação de sua culpa, tem um importante significado simbólico positivo para a sociedade brasileira.
Infrações à lei cometidas por pessoas ricas, de respeitabilidade e alto status social não costumavam nem ser investigadas no Brasil, quanto mais minimamente punidas.
Quando se lia sobre "mestres do universo", como são conhecidos os grandes gênios financeiros, como Michael Milken, condenados a anos de reclusão nos EUA, costumava-se apontar esses casos como sintoma do sucesso institucional alheio e fracasso nosso.
Agora, o país se acostuma a ver alguns de seus principais magnatas, que gozavam da fama -justificada ou não- de useiros violadores da lei deixarem de desfrutar de impunidade garantida.
E como o jornal lida com isso? A Operação Satiagraha provocou verdadeira comoção entre leitores da Folha. Mais de 250 se manifestaram ao ombudsman, a maioria absoluta com críticas à cobertura.
Muitas me pareceram improcedentes e movidas apenas pela guerra sectária de petistas e tucanos que envenena o ambiente social e político brasileiro. Mas algumas são muito bem fundamentadas.
Minha maior crítica é ao que a Folha tem deixado de fazer. Como muito bem afirmou o leitor Gabriel Pinto, em vez de "adotar seja um enfoque crítico, seja promover uma descrição densa dos fatos, ela se perdeu na descrição de fatos inúteis".
Um exemplo foi a reportagem que parece ter tentado invalidar todo o inquérito da Polícia Federal a partir da desqualificação de seu autor por ele cometer erros de português no relatório. Para azar do jornal, a própria reportagem continha erros gramaticais.
Outro exemplo foi resumir a entrevista do juiz d