Meu Perfil
Um blog sobre política, literatura, música e futebol basquetebol. Na rede desde outubro de 2004.



Email: idelberavelar arroba gmail ponto com

O autor
 No Twitter
 No Facebook
 Curriculum Vitae
 Página pessoal em Tulane


Histórico
 agosto 2009
 julho 2009
 junho 2009
 maio 2009
 abril 2009
 março 2009
 fevereiro 2009
 janeiro 2009
 dezembro 2008
 novembro 2008
 outubro 2008
 setembro 2008
 agosto 2008
 julho 2008
 junho 2008
 maio 2008
 abril 2008
 março 2008
 fevereiro 2008
 janeiro 2008
 dezembro 2007
 novembro 2007
 outubro 2007
 setembro 2007
 agosto 2007
 julho 2007
 junho 2007
 maio 2007
 abril 2007
 março 2007
 fevereiro 2007
 janeiro 2007
 novembro 2006
 outubro 2006
 setembro 2006
 agosto 2006
 julho 2006
 junho 2006
 maio 2006
 abril 2006
 março 2006
 janeiro 2006
 dezembro 2005
 novembro 2005
 outubro 2005
 setembro 2005
 agosto 2005
 julho 2005
 junho 2005
 maio 2005
 abril 2005
 março 2005
 fevereiro 2005
 janeiro 2005
 dezembro 2004
 novembro 2004
 outubro 2004


Assuntos
 A eleição de Obama
 Clube de leituras
 Direito e Justiça
 Fenomenologia da Fumaça
 Filosofia
 Futebol e redondezas
 Gênero
 Literatura
 Metablogagem
 Música
 New Orleans
 Palestina Ocupada
 Polí­tica
 Primeira Pessoa



Visito
 Abobrinhas psicodélicas
 Ademonista
 Afonso, o Chato
 Agência Carta Maior
 Ágora com dazibao no meio
 Aguafuertes
 Alcinéa Cavalcante
 Além do jogo
 Alessandra Alves
 Alfarrábio
 Alto volta
 Amálgama
 Amante profissional
 Os amigos do Presidente Lula
 André Deak
 Animot
 Ao mirante, Nelson!
 Argemiro Ferreira
 Arlesophia
 Até aqui tudo bem
 Atemporalizando
 Bala perdida
 Balípodo
 Bereteando
 Biajoni!
 Blog do Alon
 Blog do Favre
 Blog do Juarez
 Blog do Juca
 Blog do Mello
 Blog dos Perrusi
 Blog do Protógenes
 Blog do Rovai
 Blog do Sakamoto
 Blog do Tsavkko, Angry Brazilian
 Blogafora
 blowg
 Botequim do Bruno
 Branco Leone
 Brasília, eu vi
 Bratislava
 Bugio
 A bundacanalha
 O caderno de Patrick
 Caldos de tipos
 Caquis caídos
 O carapuceiro
 Carla Rodrigues
 Carnet de notes
 Carreira solo
 Carta da Itália
 Caryorker
 A casa da colina
 Casa da tolerância
 Casa de paragens
 Catarro Verde
 Catatau
 Cidadania
 Cinema e outras artes
 Cinematógrafo
 Cintaliga
 Cloaca News
 Conejillo de Indias
 Consenso, só no paredão
 Contemporânea
 Contra Capa
 Controvérsia
 Conversa afiada
 Conversa de bar
 Cria Minha
 Cris Dias
 Cyn City
 Cynthia Semíramis
 Uma dama não comenta
 Daniel Aurélio
 Daniel Lopes
 de-grau
 De olho no fato
 De primeira
 Descurvo
 Diálogico
 Diário de Bordo
 Diario de trabajo
 Diário gauche
 Didascália e ..
 Diplomacia bossa nova
 Direito e internet
 Direitos fundamentais
 Disparada
 Dissidência
 Dito assim parece à toa
 Doidivana
 Don Quijote
 Dossiê Alex Primo
 ¡Drops da Fal!
 Duas Fridas
 É bom pra quem gosta
 eblog
 Ecologia Digital
 Enloucrescendo
 Escreva, Lola, escreva
 O escrevinhador
 Escrúpulos Precários
 Escudinhos
 Estado anarquista
 Eu sei que vivo em louca utopia
 Eugenia in the meadow
 Fabricio Carpinejar
 Faca de fogo
 Faça sua parte
 Favoritos
 A Feminista
 Ferréz
 Fiapo de jaca
 Flor do maracujá
 Fósforo
 Fina flor
 A flor da pele
 Fogo nas entranhas
 Fotógrafos brasileiros
 Frankamente
 Fundo do poço
 Futebol, política e cachaça
 Gabinete dentário
 Galo é amor
 Garotas que dizem ni
 Gravatá
 Groselha news
 Googalayon
 Guaciara
 Guerrilheiro do entardecer
 Hargentina
 Hedonismos
 Hermenauta
 Hipopótamo Zeno
 História em projetos
 Histórias do Brasil
 Homem do plano
 Idéias mutantes
 Imaginação sociológica
 Impedimento
 Impostor
 Incautos do ontem
 O incrível exército Blogoleone
 Ingresia
 Inquietudine
 Inside
 Interney
 Ius communicatio
 jAGauDArTE
 Jean Scharlau
 João Villaverde
 O jornalismo morreu
 Kit básico da mulher moderna
 Lembrança eterna de uma mente sem brilho
 A Lenda
 Liberal Libertário Libertino
 Limpo no lance
 Linkillo
 Lixo Tipo Especial
 Lixomania
 Luis Nassif
 Luz de Luma
 Mac's daily miscellany
 O malfazejo
 Uma Malla pelo mundo
 Malvados
 Márcia Bechara
 Marconi Leal
 Maria Frô
 Marmota
 Marjorie Rodrigues
 Meta.comunix
 Milton Ribeiro
 Mineiras, uai!
 Modos de fazer mundos
 Mox in the sky with diamonds
 Mundo-Abrigo
 Mundo de K
 NaMaria News
 Na prática a teoria é outra
 Nababu
 Nación apache
 Nalu
 Namorado imaginário
 Nei Lopes
 Nova corja
 Nóvoa em folha
 Odisséia literária
 Óleo do diabo
 Onde anda Su?
 Ontem e hoje
 Overmundo
 Palestina do espetáculo triunfante
 Pálido ponto branco
 Panóptico
 Para ler sem olhar
 Parede de meia
 Paulodaluzmoreira
 Pecus Bilis
 Pedro Alexandre Sanches
 Pedro Doria
 Peneira do rato
 O pensador selvagem
 Pensar enlouquece
 Pictura Pixel
 O pífano e o escaninho
 Pirão sem dono
 Poemas del alma
 políticAética
 Política & políticas
 Politika etc.
 Ponto media
 Por um punhado de pixels
 Porão abaixo
 Posthegemony
 Prás cabeças
 Prosa caótica
 Quarentena
 Que cazzo
 Quelque chose
 Quintarola
 Quitanda
 Rafael Galvão
 Recordar repetir elaborar
 Reinventando Santa Maria
 Retrato do artista quando tolo
 Roda de ciência
 RS urgente
 Samurai no Outono
 Sergio Leo
 Sérgio Telles
 Serbão
 Sergio Amadeu
 Sérgio blog 2.3
 Silenzio, no hay banda
 O sinistro
 Sob(re) a pálpebra da página
 A Sopa no exílio
 Sorriso de medusa
 Sovaco de cobra
 Stella psicanálise
 Sub rosa v.2
 SublimeSucubuS
 Superfície reflexiva
 Talqualmente
 Taxitramas
 Terapia Zero
 A terceira margem do Sena
 Tiago Dória
 Tiago Pereira
 Todos os fogos o fogo
 Tom Zé
 Tordesilhas
 Torre de marfim
 Träsel blog
 Tudo pode acontecer
 Túlio Vianna
 Ultimas de Babel
 Um que toque
 Urbanamente
 Vê de vegano
 Velho do farol
 Viajando nas palavras
 La vieja bruja
 Viomundo
 Virunduns
 Vistos e escritos
 A volta dos que não foram
 Zema Ribeiro




selinho_idelba.jpg


Movable Type 3.36
« O conflito Rússia – Geórgia e as eleições americanas :: Pag. Principal :: Clara Nunes, 65 anos »

segunda-feira, 11 de agosto 2008

Enquete musical

Vejam só que belíssimo link eu encontrei no Nemo Nox. O Boston Phoenix escolheu o melhor cantor / compositor e a melhor banda de cada um dos 50 estados norte-americanos: 50 states, 50 bands. Algumas eleições são bastante óbvias. Em Minnesota ganhou, claro, Bob Dylan, com Prince num honroso segundo lugar. A maior banda novaiorquina de todos os tempos, evidentemente, é o Velvet Underground – isso é o equivalente roqueiro de escolher qual é o maior jogador de futebol a ter usado a camisa 10 do Santos. Aqui na Louisiana, com méritos, venceram os seminais Meters – banda que sistematizou a linguagem do funk moderno e que, aliás, mereceria mais atenção no Brasil. Na categoria artista solo, escolheram Jerry Lee Lewis, imperdoavelmente se esquecendo que de New Orleans saiu um certo Louis Armstrong. A Flórida teve a escolha que merece: os intragáveis reacionários do Lynyrd Skynyrd.

Fiquei feliz com a escolha de alguns artistas que me são muito caros: na Geórgia, R.E.M.; na Carolina do Norte, o Superchunk (embora eu talvez tivesse votado no Southern Culture on the Skids); em Massachusetts, as feras dos Pixies. Miles Davis e Stevie Wonder, merecidamente, levaram as coroas solo em Illinois e Michigan. Na Pensilvânia, escolheram Trent Reznor como o maior artista solo da história. Da última vez que chequei, um tal John Coltrane – apesar de nativo da Carolina do Norte – havia feito na Filadélfia a sua carreira. Péssima escolha, nesse caso.

Com o meu gosto pela polêmica, fiquei imaginando como seria divertido fazer uma lista semelhante para os estados brasileiros. Em Minas Gerais, meus votos seriam:

Artista solo: Ataulfo Alves, com Milton Nascimento, Clara Nunes e João Bosco disputando o segundo lugar (sim, eu sei que Milton nasceu no Rio; mas é mineiro). Banda: Uakti, com Sepultura em segundo.

Deixe aí o seu voto sobre os estados que você conhece bem.



  Escrito por Idelber às 06:12 | link para este post | Comentários (92)


Comentários

#1

uau, idelber, que idéia ótima! fico com pena de quem tiver de votar pela bahia ou pelo rio. admito que, no caso do estado de são paulo, é bem mais fácil. vou pensar um pouco mais sobre artista solo, mas grupo não tem nem graça - Mutantes!!!

Alessandra Alves em agosto 11, 2008 9:30 AM


#2

São Paulo: no quesito artista solo, Adoniran Barbosa, com Geraldo Filme, Paulo Vanzolini, Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé e - vá lá - Rita Lee disputando o segundo lugar; Demônios da Garoa, como grupo.

Rio de Janeiro: a coisa é complicada, mas acho que o primeiro lugar deveria ser disputado entre Pixinguinha, Noel Rosa e Tom Jobim.

Bruno Ribeiro em agosto 11, 2008 9:39 AM


#3

Mais listas...
:-(

pablito barros em agosto 11, 2008 9:49 AM


#4

Olá, Idelber! É sempre difícil escolher. Fecho contigo quanto às bandas, em Minas: Uakti e Sepultura. Quanto ao artista-solo mineiro mais importante, o cara é Ary Barroso.
Já que moro em Santa Catarina, lembro que há um compositor e cantor que quase ninguém sabe que é catarinense: Orlandivo.

Jair Fonseca em agosto 11, 2008 9:59 AM


#5

Puxa, esqueci do Ary Barroso...

Idelber em agosto 11, 2008 10:05 AM


#6

RS: Lupícinio (ou Teixeirinha?) e Elis Regina, me parece.

tiagón em agosto 11, 2008 10:44 AM


#7

No Rio fica bem difícil, mas vou de Tom Jobim, mesmo com aperto no coração por Chico Buarque e Noel Rosa.

Outra parada dura é a Bahia! Lá eu não arrisco a escolher entre Caetano e João Gilberto. Deixa pra outro decidir.

Um abraço!

Marcio em agosto 11, 2008 10:46 AM


#8

Na Bahia e no Rio, o negócio é punk. No Rio a quantidade/qualidade é enorme. Entre os baianos mais influentes, lembro, com João Gilberto e Caetano, além da turma tropicalista, uma figura de outra ala: Raul Seixas. E antes de todos: Dorival Caymmi.

Jair Fonseca em agosto 11, 2008 11:00 AM


#9

Em São Paulo estou alinhado com o Bruno Ribeiro quanto aos artistas solos. Mas com destaque para Paulo Vanzoline no segundo lugar.
Discordo sobre Os Demônios da Garoa. Cravaria seco nos Mutantes.
Talvez esteja influênciado pelo Hit Trem das onze, que se tornou uma das repetições mais exaustivas e chatas da música brasileira em São Paulo.

fm em agosto 11, 2008 11:24 AM


#10

Idelber, em NY a escolha deveria ser os Ramones.
No Rio, fico com Noel pelo grau de síntese: ele praticamente consolidou o formato moderno do samba urbano.

João Marcelo em agosto 11, 2008 11:35 AM


#11

Rio Grande do Sul: Yamandu Costa.

Guilherme Póvoas em agosto 11, 2008 11:39 AM


#12

Gosto do Velvet Underground para Nova York. Mas a pergunta que não quer calar é: em Goiânia os eleitos seriam Zezé di Camargo e Luciano??

Flávia Stefani em agosto 11, 2008 12:16 PM


#13

Fm: não escolheria Demônios da Garoa influenciado pelo "Trem das Onze" (samba, aliás, que não me agrada absolutamente). Mas o grupo é, de longe, o que melhor representou a cidade de São Paulo nos últimos 50 anos, tendo gravado alguns de seus melhores compositores - e não só Adoniran, como costuma dizer o senso comum.

Não acho que Os Mutantes tenham tido a importância que lhe atribuem. Para o rock nacional, talvez. Para a cultura paulistana, nenhuma.

Bruno Ribeiro em agosto 11, 2008 12:18 PM


#14

São Paulo - Taiguara / Mutantes

Rio - Noel Rosa / Paralamas


Jasão em agosto 11, 2008 12:31 PM


#15

hahahaha

"Um blog atleticano e antropocêntrico."

Ai ai, o Galo, o Galo... tsc tsc

Jasão em agosto 11, 2008 12:33 PM


#16

ah, tem a categoria best new band:

voto HURTMOLD

Jasão em agosto 11, 2008 12:41 PM


#17

California

All-Time Best Band: The Beach Boys
All-Time Best Solo Artist: Dr. Dre
Best New Band: Health

Fala sério... Jeff Buckley no lugar do Dr. Dre!

Jasão em agosto 11, 2008 1:02 PM


#18

Mineiro assina embaixo: Ary Barroso e Uakti

Pedro em agosto 11, 2008 1:11 PM


#19

Paulista e paulistana, cravo Adoniran sem nem pensar duas vezes. Ele é a voz de Sampa. Paulo Vanzolin em segundo lugar. Tia Rita Lee correndo por fora, por mais respeito que eu tenho pela ruiva.

Agora, pra melhor banda do distrito, cês vão me tacar tomates podres, mas sabe que eu pensei primeiro no Ultraje a Rigor e só depois nos Demônios da Garoa? O lado mais esculhambado, atrapalhado, barulhento e engraçado da cidade que não pára porque não tem onde estacionar...!

Anna C. em agosto 11, 2008 2:01 PM


#20

Caro Bruno,
Acho que São Paulo ocupa um lugar ambíguo na música brasileira. Embora tenhamos o caricato Adoniram e o dublê de sambista e professor universitário Paulo Vanzoline, não acho que São Paulo tenha um lastro de uma cultura musical prévia que nos coloque no balaio da música brasileira. No ínico do século 20, enquanto em outros estados do Brasil se produziam música brasileira, São Paulo produzia greves. A essência da cultura paulista é metroplitana, e tem a música de vanguarda e a de massa como expressão. E não entenda isso como elogio ou muito menos como depreciação, é só a constatação do fato.
Tenho uma visão oswaldiana da cultura paulista, nos mastigamos o que é produzido em outros lugares e transformamos, retransformamos, processamos e dai nasce Valter Franco, fenômeno típicamente paulistano, assim como Itamar Assunção, Arrigo, Premeditando o Breque, Língua de Trapo e o grupo Rumo.
Portanto acho contraditório desejar que os Mutantes sejam importantes para o rock nacional e sem importância para a 'cultura paulistana'.
Assim como falar em 'cultura paulistana' e não incluir nenhum artista da Jovem Guarda.
Dito isso quero reconsiderar minha lista e coloco Roberto Carlos como o mais importante cantor paulista, por achar que ele só é o que é (ou foi) por causa da Jovem Guarda, fenomeno de massa paulista.
E coloco Tom Zé, fonômeno de Vanguarda, como o segundo grande artista solo de São Paulo. Não vejo sua música inserida em outro contexto senão o paulista.
Os mutantes continuam como a grande Banda.
Sempre pensei que na Bahia Dorival Caymmi fosse o cantor solo.

fm em agosto 11, 2008 2:07 PM


#21

Ah, Idelber, pára com isso!
Escolher cantores/bandas do Brasil ou dos EUA parece coisa de gremista, que fica discutindo qual dos seus dois times na segunda divisão foi o melhor.
Se há o rock inglês, para que ficar discutindo a periferia? É o mesmo que discutir Biro-Biro ou Maradona: é Pelé e ponto!
Grande abraço!

Moses em agosto 11, 2008 2:55 PM


#22

O Sr. Heitor Vila-Lobos é de onde pra ninguém ter se lembrado dele?

Beto em agosto 11, 2008 3:08 PM


#23

abriria mão do velvet em DETRIMENTO dos ramones.
mas...
Mary J. Blige??? o artista solo tinha que ser LOU REED!
:>)

Biajoni em agosto 11, 2008 3:16 PM


#24

O Arrigo é de Londrina, Paraná,
Villa lobos é carioca,
Rio grande do sul tem a Elis (não dá para ninguém)
Roberto Carlos (peloamordedeus, quem disse que ele é paulista aiaiai) é capixaba, de Cachoeiro (capital secreta do mundo)

aiaiai em agosto 11, 2008 3:19 PM


#25

Olá aiaiai,
ninguém disse que o RC é paulista, pode reler.
O critério que estou seguindo é deixa do próprio Idelber, que no exemplo de sobre a Filadelfia sugere John Coltrane, que é da Carolina do Norte. E do próprio Milton Nascimento que é carioca, mas é mineiro.
Além é claro das minhas jutificativas para eleger ele e o baiano Tom zé.

fm em agosto 11, 2008 3:34 PM


#26

Boa Tarde Idelber,

Sobre o "tal" John Coltrane, prefiro referir me como o mestre do Free e do Modal, este mesmo gravou um dos melhores discos (ou o melhor) de Cool, junto com Miles Davis... ambos tem grande importância no cenário do Jazz...

Coltrane foi um "puta" músico que influencia muitos até hoje... Não entendi o motivo da "péssima escolha"...

Abraços

Thi Marques em agosto 11, 2008 3:59 PM


#27

é verdade isso q falaram do Ramones. Nossa. Velvet ou Ramones e eu me vejo impossibilitada de continuar.

mas a pergunta q nao quer calar é essa q a flávia fez mesmo. decide, goiânia. leandro e leonardo ou zezé dicarmargo.

mary w em agosto 11, 2008 4:19 PM


#28

e como eu faço aqui em Natal hein? hehehe, tá difícil.

lucila em agosto 11, 2008 4:24 PM


#29

fm,
eu entendi o que vc quis dizer com relação ao tom ze e o que o idelber disse em relação ao milton...mas de onde vc tirou que Roberto Carlos lembra sampa???? Pelo seu critério, dá para colocar o arrigo em sampa, mas o roberto carlos?! Lamento, mas não entendi não.

aiaiai em agosto 11, 2008 4:33 PM


#30

Caro Idelber

Sugiro que a cidade do Rio de Janeiro tenha uma lista e o Estado do Rio outra (em razão do excesso de valores!).

Em São Paulo se a eleita não for Inezita Barroso estará negando suas raízes!

P.S. Você gosta de polêmica caro Idelber? Pois estão tem uma de bom tamanho! A maior trapalhada da história do nosso país está entrando na sua reta final (PORÉM NÃO A MENOS VERGONHOSA DE TODAS). Trata-se da união BRT+Oi!
Em se realizando a presente fusão o nosso país receberá a Medalha de Ouro na operação mais controvertida do século XXI (até agora, pelo menos, com chance de manter a marca).
Torcendo pelo nosso país na Olimpíada envio saudações.

Paulo em agosto 11, 2008 4:33 PM


#31

Fm: entendo e até concordo com tudo o que você disse. Mas meus votos obedecem o seguinte raciocínio: só vale eleger quem realmente cantou a cidade e, de certa forma, foi sua "mais perfeita tradução". E, em Sampa, que me perdoe Caetano, não foi Rita Lee, mas Adoniran Barbosa e, sem dúvida, Paulo Vanzolini. Poderíamos citar ainda Geraldo Filme, Germano Mathias, Itamar Assumpção, Tom Zé e Premeditando o Breque. Estes sim, legítimos cantores das ruas caóticas e do povo triste e apressado de São Paulo.

Respeito imensamente Roberto Carlos como cantor popular. Mas o que ele tem de paulista em sua obra? Trata-se de um artista de massa, inserido no esquema comercial do disco. Não tem território e, talvez, nem Pátria (vide o sucesso estrondoso que faz em toda a América Latina). É diferente de um Milton Nascimento, que praticamente colocou Minas Gerais no mapa da MPB.

Discordo do Idelber no caso do Ary Barroso: ele nasceu mineiro, mas musicalmente foi carioca. Deveria, pois, ser votado pelo Rio de Janeiro e não por Minas Gerais.

Bruno Ribeiro em agosto 11, 2008 4:34 PM


#32

Caro Idelber, me permita duas perguntas/constatações para Bruno Ribeiro.

1) Se Milton Nascimento não é universal então quem será?

2) A chamada Jovem Guarda nasceu no Rio mas floresceu em S.Paulo. O R.Carlos da Jovem Guarda tinha território sim (e me consta que ficava em S.Paulo), era o palco da TV Record!
Pergunto:
A famosa manifestação que o Rei da Jovem Guarda recebeu no aeroporto de Congonhas (que foi invadido, em pleno período militar) NÃO TERÁ TIDO O SEU VALOR? Não é suficiente para fazer de R.C. um ídolo dos paulistas?

Paulo em agosto 11, 2008 5:39 PM


#33

Rio (altamente temerário) - Tom Jobim ou Noel ou Villa-Lobos? /Paralamas ou Tamba Trio

Bahia (idem,idem) Caymmi ou Caetano /Novos Bahianos - definitivamente

Minas- Ary Barroso/Clube da Esquina ( não era um grupo, uai?)

São Paulo - Adoniran / Tonico e Tinoco (Aliás porque os paulistas tem tanta dificuldade em abraçar suas raízes caipiras??)

Mato Grosso (moleza) Almir Sater/Vanguart

Paraná - Arrigo Barnabé ou Adauto Santos /Blindagem ou Terminal Guadalupe

Santa Catarina - Airto Moreira (Edino Krieger corre por fora)/Tijuquera

R.G.do Sul - Lupicínio / Almôndegas

Ceará - Catulo ou Fagner / Cidadão Instigado

Paraíba - Zé Ramalho /

Pernambuco - Luís Gonzaga / Quinteto Violado ou Nação Zumbi

Sergipe - Zequinha de Abreu / Calcinha Preta!

Alagoas - Djavan / Wado e Realismo Fantástico

Maranhão - Alcione ou Zeca Baleiro? /

continua


Beni Borja em agosto 11, 2008 6:08 PM


#34

Que coisa, hein? Até em caixa de comentário a cultura fica restrita ao famoso "Eixo Rio-SP". Curioso também como os critérios para escolher os artistas de São Paulo consideram as características da CIDADE de São Paulo, mesmo sendo a brincadeira uma escolha por ESTADO.

O Rio Grande do Sul foi citado de leve, e prá uma artista que a gente pode, pelos criterios johncoltrane, jogar prá são paulo ou RJ, e NINGUEM falou de Pernambuco, de onde a gente pode destacar, sem pensar demais e nem ir muito pro passado, Chico Science e Cordel do Fogo Encantado.

Sem contar os outros vinte e tantos estados da Federação...

Daniel em agosto 11, 2008 6:19 PM


#35

Thi Marques, meu querido, eu é que não entendi você não ter entendido uma frase tão simples...

"Péssima escolha" é a eleição de Trent Reznor ao invés de Coltrane.

Eu digo um "tal" Coltrane, claro, mais ou menos como se diz "um certo Pelé".

Achei que não precisava explicar...

Idelber em agosto 11, 2008 6:19 PM


#36

Lógico que enquanto eu escrevia meu comentário Beni Borja rapidamente tratou de desmenti-lo, e com categoria.

Daniel em agosto 11, 2008 6:21 PM


#37

Em Pernambuco, fico com Nelson Ferreira e Chico Science/Nação Zumbi como banda.

Idelber em agosto 11, 2008 6:21 PM


#38

Pra mim, aceitar Ramones em Detrimento de VU é, pra ficar na mesma comparação que o post faz, o equivalente roqueiro de dizer que o maior camisa 10 da história do Santos foi o Giovanni.

Paraíba, Zé Ramalho? Não, não. Por favor.Eu diria Jackson do Pandeiro ou Sivuca- se bem que o Jackson não ia gostar. O empate pra ele já é derrota. :-)

PE: Nação Zumbi, sem dúvida. Cordel do Fogo Encantado, pra mim, nem de longe.

E o Pará(meu estado natal)? Seria Pinduca/Banda Calypso? Ou alguém diria Fafá de Belém? rsrsrsrsrs

Ismael Grilo em agosto 11, 2008 6:34 PM


#39

O maranhão tem a marrom
e o piauí???

aiaiai em agosto 11, 2008 6:41 PM


#40

hahaha! coitado do cordel!

E o Espírito Santo? Não sei nada sobre músicos e bandas de lá. Será que era melhor deixar o Robertão como capixaba mesmo, prá dar uma força pro pessoal, ou não precisa, eles têm outros cartuchos?

Daniel em agosto 11, 2008 6:42 PM


#41

Piauí é sempre um mistério... Em minha breve porém memorável passagem por lá, ouvi apenas músicas dos vizinhos, Ceará e Maranhão, junto com Banda Calypso, que é onipresente.

Se não me engano, havia um xará meu que costumava comentar por aqui e é do Piauí. Se ele estiver por aí, poderia jogar uma luz sobre este enigma musical em forma de unidade da Federação.

Daniel em agosto 11, 2008 6:45 PM


#42

O Espírito Santo tem Sérgio Sampaio e Nara Leão, além de Maysa, que nasceu em São Paulo, mas de família capixaba. Mas eu ficaria mesmo com Maurício de Oliveira e Jair Amorim, compositores de mão cheia -- especialmente o último que, além de incontáveis marchas de carnaval, escreveu clássicos como "Sentimental demais" e "Conceição".

Idelber em agosto 11, 2008 6:54 PM


#43

Nara Leão! Eu não sabia que ela era capixaba.

daniel em agosto 11, 2008 6:56 PM


#44

Fico surpreso que nenhum gaúcho votou no Grêmio. É uma orquestra ou joga por música, à sua escolha.

Luiz Franz em agosto 11, 2008 7:04 PM


#45

Grêmio? Aquele time do rio grande do sul que estava na segunda divisão outro dia mesmo?

aiaiai em agosto 11, 2008 7:06 PM


#46

Não tem essa de eixo Rio-São Paulo, embora quase tudo passe por aí, tudo mundo sabe o porquê.
E o Ary Barroso não fez músicas só sobre o Rio, mas sobre Minas (por exemplo, Nosso amô veio dum sonho/de uma noite sertaneja/festejando Santo Antônio/terminou quando ocê veio /cas bestera da cidade/me largando ao Deus dará; tem também Carne seca com tutu, Rancho fundo, etc; pra Bahia fez Na baixa dom sapateiro, etc.
Se é palpitar sobre os outros:
do Piauí tem Torquato Neto.

Jair Fonseca em agosto 11, 2008 7:07 PM


#47

Piauí? Que tal o Torquato Neto?

Igor em agosto 11, 2008 7:11 PM


#48

É sensacional isso que acontece em blogs de vez em quando: duas pessoas se lembram de algo ao mesmo tempo.

Idelber em agosto 11, 2008 7:15 PM


#49

Putz, esbarrei aqui e o trem foi sem revisão. Errata: "todo mundo sabe o porquê" e "Na baixa do sapateiro". Quanto aos "erros" da letra de "Nosso amô veio dum sonho" é pra melhor mimetizar o sotaque mineiro da canção, gravada aliás pela portuguesa-carioca Carmen Miranda em 1932.
Sem essa de regionalismo. Ary Barroso pintou a Aquarela do Brasil, afinal.
E tudo circula.

Jair Fonseca em agosto 11, 2008 7:17 PM


#50

Esqueceram do Luiz Gonzaga, o Gonzagão. Se bem que ele pode muito bem representar uma região toda e não só um Estado.

fm em agosto 11, 2008 7:21 PM


#51

Sou baiano e aqui a coisa funciona do seguinte modo:

Artista solo - Elomar, Caimmy.
Banda - Novos Baianos.

Quanto a Pernambuco, boa lembrança a do fm. Luiz Gonzaga é imbatível

Rodrigo em agosto 11, 2008 9:45 PM


#52

A cultura/música de SP não é só a metropolitana, te, muita gente importante no caipira tb. Ou muito me engano ou a caipirolândia (salve Antônio Cândido) ainda é a maior região cultural do país (em território).

Como conjunto, no RJ escolheria os Novos Baianos (seguindo critérios já consagrados aqui), por ser a banda mais surpreendente, inovadora e original do rock nacional (aqui considerando-se a importância do rock por ser o ritmo mais universal do século XX) em todos os tempos. Pra mim a maneira mais bem sucedida de misturar o rock com a MPB, até hoje as linha criadas por eles não foram "aproveitadas" com a devida competência por ninguém.

No quesito "bandas novas", sou Pexbaa desde criancinha em BH/MG.

gilson em agosto 11, 2008 9:48 PM


#53

Taí, eu nunca consegui perceber os Novos Baianos como um grupo carioca. E concordo com tudo o que o Gilson escreveu sobre o grupo - sobretudo isso de que "até hoje as linhas criadas por eles não foram aproveitadas..."

Rodrigo em agosto 11, 2008 9:55 PM


#54

Beni Borja, subscrevo suas escolhas paulistas e acresento:

O próprio 'samba paulista', várias vezes citado, tem raízes caipiras [o 'samba de Pirapora']; e Adoniram nasceu João Rubinato em Jundiaí.


off: por que meus comentários nunca aparecem?

milton em agosto 11, 2008 10:11 PM


#55

Aproveitando o meu comentário que apareceu, não dá pra mencionar honrosamente o Tião Carreiro aí por Minas?

milton em agosto 11, 2008 10:15 PM


#56

milton, não tem comentário nenhum preso aqui, não... Acabei de revirar a caixa de junk, nada. Tem certeza que enviou mesmo?

Idelber em agosto 11, 2008 10:16 PM


#57

Em Pernambuco: Luiz Gonzaga, sem dúvida. Nelson Ferreira tem menção honrosa - inclusive por haver composto um dos hinos do Sport =). E Capiba porque o nome dele é sinônimo de frevo por aqui.

Entre as bandas Nação Zumbi, certamente.

Gustavo em agosto 11, 2008 10:22 PM


#58

Entre as bandas de Pernambuco, será que posso escolher o Quinteto Armorial? Acho que devo.

Rodrigo em agosto 11, 2008 10:24 PM


#59

E Rondônia? Hahahaha

Breno Kümmel em agosto 11, 2008 10:29 PM


#60

Para quem não sabe, o Jair Fonseca que comenta neste blog foi o vocalista de uma das mais importantes e originais bandas de rock de Minas Gerais, o Último Número. Procurem, neófitos, procurem, porque é música de primeira. Deve ser "downloadável" por aí, e tenho certeza de que o Jair não se importa se você consegui-la via SoulSeek. Chamo a atenção para os dois primeiros discos da banda, O strip-tease da alma (1986) e Filme (1988). Pérolas pop.

Idelber em agosto 11, 2008 11:43 PM


#61

Menção honrosa também para Alceu Valença em Pernambuco. Claro que Luís de Januário é Hors Concours...

Normando em agosto 12, 2008 12:07 AM


#62

Opa! Pernambuco também não é fácil, não... Ainda tem Dominguinhos... E Hermeto briga com Djavan nas Alagoas...

Normando em agosto 12, 2008 12:11 AM


#63

Normando,
creio que Hermeto ganha de Djavan nas Alagoas. :-)

Ismael Grilo em agosto 12, 2008 12:29 AM


#64

No Ceará, fico com Ednardo ou Belchior.

De quebra, uma dica: Música do Ceará

Luiz em agosto 12, 2008 8:55 AM


#65

Caro Idelber, bom dia...

Desculpe minha agnosia...

Quando li seu texto estava pouco desatento e com muita presa...

Obrigado por "desenhar"...

Até mais

Thi Marques em agosto 12, 2008 9:04 AM


#66

Daqui da Bahia, nem arrisco falar dos mais conhecidos porque tem tanta gente boa que não aparece... Alguém aí já ouviu falar num cantor chamado Lazo Matumbi?
Gostei de ver o nome de Elomar aí em cima. Arredio como o João Gilberto, ele quase não faz show nem dá entrevistas e ainda vive lá no sertão, "Lá na Casa dos Carneiros onde os violeiros/vão cantar louvando você/em cantiga de amigo..."
Pernambuco é outro que tem gente demais da conta de bom. Tava lembrando agora do Siba, que já foi do Mestre Ambrósio e agora sai por aí com sua Fuloresta, um maravilhos grupo que inclui muitos velhos músicos pernambucanos.


Socorro em agosto 12, 2008 11:23 AM


#67

Sobre meu estado (MG), apesar de haver outras boas opçoes, é Milton (solo) e Sepultura (Grupo). A relevência deles é enorme.
Não sabia que o Jair Fonseca era o Jair do Último Número. Na segunda metade dos anos 80, fui a diversos shows deles. Era, digamos, um "seguidor" da banda. Adorava as letras, a perfomance e também do estilo de guitarra do John (hoje Pato Fu). Ainda gosto muito do som da banda. Alguma informação sobre ela (e outras coisas mais) podem ser encontradas no blog (http://cogumelomoonpoprock80brasil.blogspot.com)
vale a pena.

Helvecio em agosto 12, 2008 11:23 AM


#68

Paralamas (se for os do sucesso) são de Brasília!!!!

aiaiai em agosto 12, 2008 12:05 PM


#69

RS:
Vitor Ramil, Nei Lisboa, Yamandu Costa

Karina Santos em agosto 13, 2008 3:48 PM


#70

Hum! Na Bahia é bem difícil rastrear artistas sem ser injusto: mas acho que Caymmi e João Gilberto são duas referências de peso para tudo de bom que se produziu. Bandas ou grupos, Novos baianos/A cor do som.. mas dá pra fazer muitas outras listas. Só o fato de selecionar algum artista -- e preterir outros -- já produz uma sensação de culpa.

AAAAAAH, Riachão , Riachão também tem que entrar nessa (pra ser polêmico também)!

Leonardo Bernardes em agosto 13, 2008 5:08 PM


#71

Eu entrei nos comentários para votar no Último Número como a melhor banda mineira de todos os tempos. E de repente vejo o próprio Jair comentando aqui! Que bacana.
Sim, o Sepultura foi muito mais longe; sim, o Pato Fu conhece algum sucesso; sim, o Uakti tem sua importância pra quem gosta. Mas o meu critério, neste caso, é gosto pessoal. E acho que sou o maior fã do UN no mundo, mais que os caras da banda. Ouço UN até hoje, regularmente, assim como ouço Velvet ou Smiths ou Legião Urbana ou coisas novas.
E por falar em Jair, graças a ele descobri, ainda nos anos 80, o grande Sérgio Sampaio, que aproveito para indicar como melhor artista solo capixaba, com RC em segundo. É incrível como a obra de Sampaio ainda é ignorada.
Vou ver se volto com uma lista mais recheada.

Ricardo Bandeira em agosto 13, 2008 7:36 PM


#72

o ARRIGO pode ser até de quexeramubim do sul...
mas é PAULISTA da gema.
:>)
(ei, arrigo é nosso lou reed na medida que sampa é niu iórk!)
:>*

Biajoni em agosto 13, 2008 11:48 PM


#73

Outras cidades norte-americanas:
Cleveland: Banda: Pere Ubu
Louisville:^: Banda: Slint; cantor solo: Will Oldham (que também é Bonnie Prince Billy e as várias encarnações do Palace)
Chicago: Banda: Art Ensemble of Chicago
Los Angeles: Cantor : Captain Beefheart, mas como a disputa é por estados, acho que tem um pessoal de San Francisco
Michigan: Aqui a disputa é braba, é a terra da Motown, mas vá lá: Artista solo: Marvin Gaye, Stevie Wonder Banda: Smokey Robinson & the Miracles
Washington: Banda: Sun City Girls; solo: Jimi Hendrix


BRASIL:

Espírito Santo: solo: Roberto Carlos
Minas Gerais: solo: Milton Nascimento
Rio Grande do Sul: solo: Lupcínio Rodrigues
São Paulo: banda: Demônios da Garoa
Bahia: banda: o trio elétrico de Dodô e OSmar, seguido de É o Tchan!
cantores: Dorival Cayimmi; João Gilberto, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil

tiago mesquita em agosto 14, 2008 9:03 AM


#74

Flávia Stefani,

Em resposta à sua pergunta: em Goiás, Odair José.

Outras escolhas:

Rio - Paulinho da Viola
Piauí - Jorge Mello (Sou do tempo do baião de
dois que a besta-fera não
comeu)
Pará - Waldemar Henrique
Acre - João Donato
Bahia - Gilberto Veloso Figueira Melo

anrafel em agosto 14, 2008 3:44 PM


#75

E em Goiás tem também o Lindomar Castilho, que é supimpa.

Idelber em agosto 14, 2008 3:49 PM


#76

Tiago Mesquita,
gostei do seu comentário. Pensei que ninguém lembraria a importância do Compade Uóchito e do É o Tchan pra música nacional. Acrescento à lista, por outro estado e com outro estilo, a brilhante dupla Sirano & Sirino(CE).

:-)

Ismael Grilo em agosto 14, 2008 3:50 PM


#77

A uns prezados aí em cima: antes dos Ramones, teriam que escolher o Sonic Youth.

anrafel em agosto 14, 2008 3:56 PM


#78

Milton Nascimento saiu ainda bebê do Rio para Minas, diferente de Arrigo, Roberto e Sérgio Sampaio que saíram já adultos para São Paulo e Rio. Estes últimos são paranaense e capixabas.

Os Novos Baianos são uma banda baiano-carioca-brasileira (samba, choro, rock, bossa-nova), mas os caras todos (exceto Baby, de Niterói) são da Bahia.

Os Paralamas tem paraibano (Herbert), carioca (Barone) e candango (Bi), e foi formada em Brasília. E aí, como fica?

anrafel em agosto 14, 2008 4:13 PM


#79

Ah, sim, como Best New Band, na Bahia, meu voto é da Orquestra Rumpilezz. Procurem ouvir.

anrafel em agosto 14, 2008 4:15 PM


#80

Boa lembrança a do Lindomar Castilho.
'Você é doida demais', não tem quem não conheça.
Ele gravou um disco enquanto estava peso pelo assassinato de sua segunda mulher, se não me engano o nome era Muralhas de Solidão, uma espécie de memórias do cárcere musical.
Vendeu discos pra chuchu.
Pelo visto, ao contrário do que poderia parecer, está sobrando nomes em Goiás, e ainda tem outro fenômeno de vendas, o importante Odair José, terror das empregadas e autor de 'Pare de tomar a pílula' entre outras.
Minha preferida é; "Eu Vou Tirar Você Deste Lugar".

fm em agosto 14, 2008 5:30 PM


#81

Anrafel,

Nabokov nasceu em São Petersburgo, mas nem por isso Lolita é literatura russa(embora, é claro, ele tenha sido autor de literatura russa também). Pouco importa onde a pessoa nasceu: Paralamas do sucesso é de Brasília e Arrigo é de São Paulo, sim, senhor. Mas há casos mais complicados de identificar de onde determinados artistas são. :-)

Ismael Grilo em agosto 14, 2008 5:32 PM


#82

Amado Batista também é de Goiás.

Ismael Grilo,

Calma, meu caro. Em literatura vale o idioma em que a obra é escrita, por isso Conrad é literatura inglesa e não polonesa. O que eu quis mostrar foi a dificuldade que pode surgir a partir de se considerar apenas a naturalidade.

anrafel em agosto 14, 2008 6:31 PM


#83

Legal esse debate, tem tudo a ver com a minha tese, que aliás entreguei essa semana! Legal encontrar o Jair aqui também. É interessante notar as discussões sobre a naturalidade dos artistas e onde sua música estaria "territorializada", se ele nasceu em certo lugar, mas produziu mais em outro etc. Na tese entro nessa discussão, quer dizer, fica difífil resumir, mas uma pergunta básica na tese é: o que veio primeiro, o território ou a música? Cheguei a uma conclusão meio radical, mas na verdade parti dessa premissa: a música vem primeiro. Ela não emana do território. E os comentários acima pra mim comprovam também que a música é transcultural, o que está longe de ser universal.
Claro que uma lista como essa é super válida, muitos artistas evocam lugares, há uma ligação, mas quem pode dizer com certeza quais são os marcos sonoros de uma cultura? Quanto mais a gente chega pertos das fronteiras, mais as coisas se misturam e as classificações ficam mais difíceis. Então essa escolha acaba sendo bem subjetiva, quer dizer, cada um cria seu próprio território. Grosso modo, é mais ou menos isso que escrevi.

Leo Vidigal em agosto 14, 2008 7:21 PM


#84

Quer dizer, na verdade não foi isso o que escrevi, mas o que escreveria caso tivesse entrado nessa discussão específica sobre qual é a melhor banda ou melhor artista solo de cada lugar. Porque o tema foi outro.

Leo Vidigal em agosto 14, 2008 7:29 PM


#85

nasci em manaus/AM: Cláudio Santoro
morei em belém/PA: Nilson Chaves e Waldemar Henrique (empate) / Mestres da Guitarrada
e em são luís/MA: João do Vale, Antonio Vieira e Zeca Baleiro / Tribo de Jah

estou revisando pesquisa (não é tese, calma) sobre músicos do Maranhão. Se alguém tiver indicações de links e livros sobre João Nunes, Elpídio Pereira, Antonio Rayol, Luiz Reis, Dilú Mello e Papete, agradeço e adicionarei com os devidos créditos.

joêzer mendonça em agosto 15, 2008 10:35 AM


#86

Como ninguém citou o Rio Grande do Norte, eu nomeio Luiz da Câmara Cascudo, que escreveu sobre tudo, música inclusive.

E para registrar os 22 anos da sua morte, ocorrido em 30.07.2008.

anrafel em agosto 15, 2008 10:57 AM


#87

Correção: o aniversário de 22 anos da morte de Câmara Cascudo ocorreu em 30.07.2008.

anrafel em agosto 15, 2008 11:45 AM


#88

Joêzer Mendonça,

Acredito que tu estejas se referindo a Luiz Vieira, mas Luiz não é pernambucano de Caruaru?

anrafel em agosto 15, 2008 11:48 AM


#89

Adoro o Beto Jamaica

tiago mesquita em agosto 15, 2008 3:19 PM


#90

Voltei aqui para o seguinte voto:

Em qualquer lugar que tenha nascido: Egberto Gismonti.

anrafel em agosto 21, 2008 12:58 AM


#91

Minha nossa, que malvadeza e crueldade. Escolher SÓ UM? :D

Podíamos melhorar os critérios. Por exemplo: ser famoso nacional ou internacionalmente conta mais pontos? Vendagem? Ou apenas qualidade? Originalidade? Listas separadas para cada gênero?

Enfim, mil loucuras possíveis. Aqui de Manaus, um colega citou Cláudio Santoro, que se é muito bom entre os eruditos, é pouco conhecido. Eu citaria como artista individual amazonense, Eliana Printes, que alcançou destaque nacional (com Cileno, Márcia Siqueira e Felicidade suzy numa briga feia pelo segundo lugar) e Raízes Caboclas como grupo, incondicionalmente.

Mas o Thiago de Mello (aquele) também compõe e canta. E o irmão dele, Gaudêncio Thiago de Mello, também é band-leader nos Estados Unidos, fazendo percussão...ANAZÔNICA!

E agora, Idelber? :D

(Nota: tava com uma saudade desse lugarzinho aqui!)

Menina Eva em agosto 27, 2008 2:05 PM


#92

Menina Eva,

O filho Thiago de Melo, Manduka, é amazonense?

anrafel em setembro 1, 2008 6:37 PM


Deixe seu comentário:






Lembrar seus dados?

(you may use HTML tags for style)