« E dá-lhe factóide ::
Pag. Principal
:: Julio César, que mora na Itália, manda Lula morar na Argentina »
quinta-feira, 04 de setembro 2008
Sarah Palin e a convenção republicana
Sabe aquele jogo de futebol que você está perdendo por 1 x 0 e o zagueiro é expulso? Você faz a substituição para recompor a defesa ou parte para atacar o adversário com a zaga capenga mesmo? Seguindo a tradição do Nosso Guia, que tem a metáfora futebolística para explicar tudo, poderíamos dizer que essa é a situação do Partido Republicano nesta eleição americana. Com um presidente que tem uma das taxas de aprovação mais baixas da história e um candidato que até alguns meses atrás não era exatamente adorado pela base ultra-reacionária que foi chave nas eleições de 2000 e 2004, o Partido Republicano se viu numa encruzilhada: energizar a base direitista ou conquistar os votos dos independentes, que em geral favorecem políticas mais moderadas?
A escolha da até então desconhecida fundamentalista, criacionista e ex-secessionista Sarah Palin, do Alaska, para a Vice-Presidência, foi uma tentativa de matar esses dois coelhos com uma cajadada só. A mulher está à direita de Médici e, sendo uma fundamentalista religiosa, mobiliza a base evangélica do Partido Republicano, que andaria em cacos de vidro por ela. O cálculo foi que, sendo mulher, capturaria uma parcela dos votos de mulheres independentes ou democratas que simpatizavam com a candidatura Hillary. Nada indica que este cálculo tem funcionado, como já prevíamos, aliás. Os números da Gallup mostram que, desde a escolha de Palin, McCain aumentou, é verdade, o seu apoio entre mulheres republicanas, de 85% para 90%. O problema é que para cada eleitor que chegou, um independente pulou para o lado de Obama. Desde a escolha de Palin, McCain perdeu votos entre as mulheres independentes e democratas.
Para piorar a situação, os escândalos foram se sucedendo: Palin, candidata a Vice-Presidente numa chapa que tem como slogan “country first”, teve laços com o Partido Independentista do Alaska, organização secessionista cujo fundador discursa sobre a “maldita” bandeira americana. Apareceu sua perseguição a um policial do Alaska que estava envolvido em divórcio litigioso com sua irmã e a posterior demissão do chefe que se recusava a dispensar o policial. Ontem, o "Trooper-Gate" piorou para ela, com a revelação de emails enviados da sua conta pessoal. Na seqüência, o retrato de “reformista” e “outsider” da governadora foi perdendo credibilidade, quando saíram as notícias de que ela dirigiu um Grupo 527 de Ted Stevens, Senador do Alaska em desgraça por corrupção. Finalmente, a grande bandeira da governadora, ter sido contra a ponte para lugar nenhum (projeto que custaria a bagatela de $398 milhões), revelou-se uma mentira, já que ela foi durante muito tempo uma das defensoras da tal ponte e fez campanha em 2006 em cima do tema.
Nada disso importa, claro, porque a adorável Bristol Palin, de 17 anos, está grávida. Há que se dizer que essa gravidez indesejada é um retrato da hipocrisia da direita religiosa, que continua esbravejando contra a educação sexual nas escolas e insistindo no mantra da “abstinência” como solução, para logo assistir aos seus próprios adolescentes apresentarem o exemplo de que isso não funciona. Mas o interessante no episódio da gravidez da moça é que a campanha de McCain viu aí a possibilidade de armar o teatro da indignação moral com a revelação da história e assim desviar a atenção de todos os outros escândalos. Foi a própria campanha de McCain quem revelou a gravidez. Logo depois, passaram às expressões de indignação contra a “exploração pessoal” da vida de Palin. Ninguém da campanha de Obama teceu qualquer consideração sobre a moça. Obama logo deu uma declaração de que não falaria disso e que convidava todos os seus apoiadores a não usarem o episódio. Mesmo os blogs liberais mais importantes – que Obama evidentemente não controla – não insistiram no assunto. Mesmo assim, durante todo o dia, só se ouvia, da campanha de McCain, a retórica da indignação moral ante a adolescente supostamente massacrada. Pode até ser que cole, posto que vi gente inteligente caindo igual patinho na versão propagada pela campanha de McCain.
No discurso de Sarah Palin ontem à noite na convenção, ficou claro qual será a estratégia: tentar mobilizar raivosamente a base com ataques pessoais a Obama (esqueceu-se, claro, de que menos de três semanas atrás, ela dava entusiasmadas declarações sobre Obama). É a estratégia que funcionou nas duas últimas eleições. Os números, a demografia, o contexto e acima de tudo o candidato democrata hoje são bem diferentes. Mas se alguém esperava que McCain fosse tentar manter a fama de “moderado”, pode tirar o cavalo da chuva. Vão fazer a mesma campanha sangrenta imortalizada por Karl Rove. Resta saber se vai funcionar com os independentes. Os últimos números da Gallup e da Rassmussen -- e eu sempre enfatizo que pesquisas nacionais, em eleições americanas, significam pouco -- mostram que Obama quebrou a barreira dos 50%.
PS: Não resisti e roubei a foto do Sergio Leo.
PS 2: Convido todos os jornalistas da Veja, da Globo e congêneres, com o seu papo de que o Brasil vive um "estado policial", a irem a Minneapolis tentar filmar os protestos pacíficos que foram convocados durante a convenção republicana: centenas de presos, jornalistas independentes jogados na cadeia por cobrir o evento e, pasmem, prisões preventivas em domicílio. Mas é o Brasil que vive um "estado policial", afinal de contas, a Veja tem uma fonte anônima que garante que alguém ouviu Gilmar Mendes falar ao telefone.
Escrito por Idelber às 03:58 | link para este post
| Comentários (64)
#1
Caro Idelber
Dificilmente alguém estará à direita de Médici. Você não tem idéia do que aconteceu e como se vivia no Brasil daquele tempo!
Paulo em setembro 4, 2008 5:05 AM
#2
Internet: Você nunca sabe quando vai ofender alguém.
-
No mais, está me rolando aquele medinho de que essas trambicagens todas dos republicanos vão dar certo no fim das contas, nada baseado em fatos, só um medinho mesmo...
Sblargh em setembro 4, 2008 5:15 AM
#3
Sblargh, sempre é possível, sempre é possível. Por isso estou sendo bem cauteloso com os números...
Paulo, meu querido, tenho sim! Torturaram muito e, nas escolas, inventaram o OSPB, mas pelo menos não tinha criacionismo no currículo, né?
Idelber em setembro 4, 2008 5:35 AM
#4
Olhe, professor, deu pra perceber que Mrs. Palin é um perigo (de fazer o Karl Rove parecer um doce padre de paróquia interiorana, pelo visto), mas tudo o que me resta perguntar é: a foto ilustrativa do post... é montagem?
Anna C. em setembro 4, 2008 5:59 AM
#5
Acho que a foto é legítima, Anna...
Idelber em setembro 4, 2008 6:04 AM
#6
idelber,
o que que eh aquele blog feminista que tu "linkou" lah em cima??? "enfiando arroz no c*"??? credo, pensei que era soh eu que navegava por sitios estranhos...
abraço
fabiana em setembro 4, 2008 6:42 AM
#7
Ainda acho que esse jogo está mais para os republicanos. Conhecendo a máquina de campanha republicana, estão só esperando o último minuto de jogo para apresentar uma bomba envolvendo o Obama (1 estorinha de última hora do naipe daquela do pastor Wright derruba ele) ou 1 acontecimento signifativo na área da "guerra contra o terror".
É a primeira eleição que acompanho aqui nos EUA e estou impressionado com o circo que é essa mídia main-stream política americana.
Idelber, vc viu o Daily Show hoje? Como sempre, genial:
http://www.thedailyshow.com/full-episodes/index.jhtml?episodeId=184082
[]'s
Pedro em setembro 4, 2008 7:11 AM
#8
Caro Idelber,
Puxa vida, maior alívio saber que a candidata a vice republicana, sobre quem eu tinha pouquíssima informaçao, é tão ruim e vulnerável!
Também sou defensora ardorosa do Obama, acho que nele reside a chance de um novo rumo para todos nós. Desde que retornei ao Brasil, em julho (passei o último ano aí), tenho acompanhado as eleiçoes americanas pelo seu blog, pra mim a mais lúcida e corajosa cobertura dessas eleições. Sinto falta dos seus posts sobre literatura e música, mas não se pode ter tudo... ao mesmo tempo. Tem valido demais essa série política, não pare, viu?
Janaina em setembro 4, 2008 7:28 AM
#9
Tem sido muito bom tudo o que você escreve sobre o processo eleitoral norte-americano, nesta corrida com destino a votação de 2008!
Aqui em nosso país TAMBÉM há instalada uma guerra religiosa, pouco comentada entre as pessoas (aqui nem falo da Mídia), e que em nada deixa a desejar (infelizmente) em relação as situações que você abordou e que resvalam nas questões religiosas (como p.e. o criacionismo).
P.S. Pois é caro Idelber, por vezes eu tenho a impressão que entre aqueles que produzem a atual publicidade para o governo (especialmente no caso da TV) há alguns "saudosos" daquele regime passado, dado a extrema semelhança do que se vê hoje e do que se viu. Alguns anúncio são terrivelmente parecidos. Desculpe estas terríveis lembranças, mas quem citou o tinhoso em primeiro lugar foi você!
Paulo em setembro 4, 2008 7:50 AM
#10
Tirando a cartucheira e a estampa do biquini, a Sarah está até bem, né. Daria uma boa vice do ACM Neto. Sente o capô do fusca! Valorizei. Tenho certeza que o libertino Alex Castro tb gostaria do design da senadora.
Demai$ão em setembro 4, 2008 8:41 AM
#11
Profe, o discurso do Giuliani foi bem mais raivoso e histérico do que o da Miss Alaska, se bem que o Giuliani já tá com o pé na cova e não faz diferença. O meu lado mulher dentro de mim ficou receoso, ela tem uma boa imagem, sabe-se lá como conseguiu botar toda aquela prole no mundo, e a criancinha com síndrome de down. Acho que ela pode atrair aquele povão branco pouco escolarizado que não vota em afro-americano nem a pau. Ele escolheu ela a dedo, e a gravidez da criança é uma boa jogada pq ninguém mais fala da guerra e do que interessa. O que salva é que a candidatura do Obama tem muito mais grana, e em 8 semanas eles não conseguirão levantar o defunto.
Roberval Taylor em setembro 4, 2008 9:02 AM
#12
Fugindo do assunto, sábado o Martin Kohan vai estar na Feira do Livro daqui de Brasília, vou la conversar um pouco com ele. Estou tentando comprar o Ciências Morais, mas como só vai lançar no sábado, não há nenhum pra vender na feira (já viu isso?). Vou tentar comprar em outro lugar e ler até lá!
Como você já recomendou, então deve ser bom!!
Grande abraço!!
ps: cadê o top 10 dos livros argentinos contemporâneos???
Gui Losilla em setembro 4, 2008 9:35 AM
#13
Sobre o PS2, aproveito para acrescentar que a nossa imprensa tá torcendo para o mccain, não sei por que...
Hoje, o jornal bom dia brasil disseram que estão acontecendo vários protestos nas ruas de Saint Paul como aconteceu em Denver, na convenção democrata...Eu não fiquei sabendo de nenhum protesto em denver...só de uns caras que foram presos por serem suspeitos de quererem matar o obama (o que também achei estranho, mas enfim...).
Você tem informação sobre protestos contra obama em denver? Foram parecidos com os que estão rolando em Saint Paul?
aiaiai em setembro 4, 2008 9:42 AM
#14
Por não sacar nada de eleições americanas, o títere rei da Veja encheu seu blog com aspas da Sarah "Rambo" Palin. Ele disse ter assistido a convenção republicana pela CNN. Espero que o inglês do tio não esteja ainda naquela de 6° período do Fisk, pois suas últimas traduções eram risíveis.
arimateia alves em setembro 4, 2008 10:04 AM
#15
Ô Idelber, mestre, desculpe por te induzir a erro. É uma excelente montagem em photoshop, essa foto aí. Também peguei pensando ser verdadeira, mas depois vi que ela anda circulando pelos States, feita por um hábil manipulador de imagens...
No è vera, ma è bene trovata, vai dizer.
S Leo em setembro 4, 2008 10:15 AM
#16
Arimateia (#14)
Depois que ele deixou claro que usa a Fox como referência, tudo publicado lá adquire contornos rísiveis, como de hábito.
Amyr em setembro 4, 2008 10:27 AM
#17
1-) Mas esse tal partido não alega somente querer um plebiscito já que isso foi negado ao Alasca? É o que eles dizem no website...
2-) O Sr. Leo tem razão. É uma montagem. Olhe para o pescoço...
3-) Eu ainda acho que a personalidade forte de Palin vai atrair muitos independentes.
André Kenji em setembro 4, 2008 10:34 AM
#18
Bravo, Idelber. Mais um post elucidativo sobre as eleições americanas.
João Paulo Rodrigues em setembro 4, 2008 11:35 AM
#19
Professor,
gostaria muito de entender melhor a história política americana. Há algum livro que vc indicaria?
Obrigado
Severino em setembro 4, 2008 11:50 AM
#20
Talvez a escolha tenha sido para um contrabalanço quanto ao conservadorismo considerado menor em McCain e à sua idade, atrair mulheres, independentes e democratas descontentes com a derrota da Hillary. Quanto à foto, não dá para saber se é montagem. Mas a Lynda Carter, a Mulher Maravilha do seriado de TV, parecia ser mais alta e mais, digamos assim, portentosa. O mesmo valeria para Lucy Lawless, a Princesa Guerreira, também de seriado de TV. Ou talvez não servisse colocar McCain como o Capitão América, protagonizado por Steve Rogers, herói de HQ da Marvel Comics, ou como Rambo. Tomara que tal tipo de show não contamine a campanha do Obama.
Dawran Numida em setembro 4, 2008 11:53 AM
#21
Acho que não precisa comparar com os EUA para ver a incoerência da Luta pelo Estado de Direito. A bandeira dessa luta é sempre negar o pressuposto de inocência até a prova em contrário dos perigosos comunistas, como o Paulo Lacerda. Acho que o PHA foi perfeito: é a Luta pelo Estado da Direita. Pelo blog do Nassif, mostra-se que o Jobim mentiu mesmo. Ele foi negado pelo subordinado dele. Mas, infelizmente a chance do Lula fazer o correto - demitir o Jobim - é zero.
Bruno em setembro 4, 2008 12:46 PM
#22
Essa turma da mídia que está aí vai sentir falta do Lula. Esses que vivem incitando um golpe serão os primeiros à exigir a democracia.
João Marcos em setembro 4, 2008 1:06 PM
#23
Caro Severino, para se entender a política americana, eu recomendaria um clássico: Democracia na América, de Tocqueville, certamente disponível em tradução aí no Brasil.
Há livros muito bons sobre o processo político recente, mas confesso que não sei quais deles estão disponíveis aí no Brasil.
Se você lê inglês, há quatro livros recentes que recomendo com muita ênfase:
The Way of the World: A Story of Truth and Hope in an Age of Extremism
Torture Team: Rumsfeld's Memo and the Betrayal of American Values
The Dark Side: The Inside Story of How The War on Terror Turned into a War on American Ideals
The Prosecution of George W. Bush for Murder
Idelber em setembro 4, 2008 1:16 PM
#24
Gui, vai rolar, sim, o top ten da Argentina. Mande um abraço ao Martín, diga que você lê o Biscoito, talvez ele te dê até um desconto :-)
Idelber em setembro 4, 2008 1:17 PM
#25
O que me espanta é que o discurso da moça foi absurdamente vazio, sem nenhuma substância, e ninguém fala nisso. Ela não falou absolutamente nada sobre educação ou saúde, por exemplo, e distorceu grosseiramente as propostas econômicas dos democratas. Pelo discurso dela, só existem dois tipos de pessoas que merecem respeito: mães e militares. Ela repete a campanha republicana de 2004 da Guerra contra o Terror, e parece que o povo aqui está engulindo isso de novo.
Ela levantou algumas bolas fantásticas para os democratas, espero que eles aproveitem (aquela parte em que ela diz que a função principal de um político é deixar o governo melhor do que estava quando entrou é uma).
Mas ela é bonitona e foi agressiva, e vc só vê pessoas na tv (CNN, MSNBC, C-SPAN, KUSA) dizendo como estão encantados com o discurso dela, como é maravilhoso ver uma mãe falando daquela maneira.
Deu raiva ouvir o discurso, e dá medo pensar que, de alguma maneira, alguém tão absurdamente inadequado pode se tornar presidente de um país como os EUA.
pe esse: moro em Denver, e vi os protestos durante a convenção democrata. Na verdade, não vi nada contra a convenção, Obama ou algo assim. Eram grupos aproveitando a imprensa e a atenção do mundo inteiro para mandar sua mensagem, e os maiores protestos eram contra a guerra no Iraque. A maior que eu vi tinha umas 50 pessoas e o impressionante aparato policial que andava por aqui não precisou fazer nada...
Max em setembro 4, 2008 1:33 PM
#26
Salve, meu caro.
Faz todo sentido que McCain tenha escolhido uma mulher jovem para vice, só me pergunto se os Republicanos não tinham nenhuma alternativa a uma senhora que parece a Bruxa Má do Norte e cujas opiniões sobre direitos reprodutivos estão à direita do rei Herodes.
Abraços
Mauricio Santoro em setembro 4, 2008 1:36 PM
#27
Caro Idelber, quanto a essa última sugestão, "The Prosecution of George W. Bush for Murder", eu comprei o livro depois que o ouvi a entrevista do autor no Democracy Now!. Só falta tempo para ler :-).
Não vi nenhum comentário sobre a coação a que a filha de Sarah Palin foi submetida. Na minha opinião, é uma violência obrigar uma adolescente de 17 anos a um casamento. Se fosse num país mulçumano/qualquer lugar do 3º mundo/ou aqui no Nordeste, os defensores da "civilização judaico-cristão ocidental" estariam a acusá-los de medievais.
Patrick em setembro 4, 2008 1:40 PM
#28
Ok, Idelber. Mas ela arrebentou no discurso ontem, é forçoso reconhecer, não? Até o Pedro Doria o fez...
Ataturk em setembro 4, 2008 2:11 PM
#29
Pessoal anda assistindo tv e nao vendo e vendo jornal e nao lendo...incrivel!!!
Simone Sarow em setembro 4, 2008 2:22 PM
Carla em setembro 4, 2008 3:04 PM
#31
Idelber, o pior dos piores cenários você esqueceu de citar. É óbvio, claro, mas de tão assustador não pode passar: vai que McCain é eleito presidente e morre no meio do mandato. Aí, é Sarah lá. Já pensou?
daniel lopes em setembro 4, 2008 4:33 PM
#32
Daniel,
No meio? Vai que ele morre no começo? Vai que um doido com rifle mata ele? A coisa vai ficar esquisitíssima, né não? A gente ainda vai ter saudade do bush!
aiaiai em setembro 4, 2008 5:02 PM
#33
é verdade isso. ele nao controla os blogs. q só falaram nisso. mesmo assim eu nao entendo a tática. pq pode indignar mas nao é suficiente para fazer alguem pular pra canoa da Palin. Que, by the way, é a canoa mais furada ever da historia. Ela é uma caricatura. vi pouco do discurso, entao nao sei se ela tem um super charme. enfim. nao entendi a escolha.
O q me parece é q a zona de silencio é muito forte nas eleiçoes americanas. coisas q nao devem ser ditas para nao comprometer a posiçao de origem. o debate é mais burro q os debatedores, entende o q eu quero dizer?
a foto q vc escolheu é sexista.
mary w em setembro 4, 2008 5:14 PM
#34
A analise parte do pressuposto q as pessoas vao votar. Eu acho q a VP do McCain fez foi energizar a campanha e a militancia republicana. SE as mulheres democratas forem votar, melhor p/ o Obama. SE nao forem (assim como os negros), pior p/ o Obama. Outra coisa, pesq. eleitorais nos EUA sao complicadas pelo fato de q o voto ee facultativo. Eu acho q os "swing votes" estarao entre os latinos, os "blue collars", alem dos idosos (grande parte da populacao idosa vota). Este sim, sao os q devem ser checados. Qto a foto, lamentavel, ee misogeno, mostra o preconceito entre "academicos" e "intelectuais de esquerda" (seja-laa-o-q-isso-for), alias, copia bem a estrattegia republicana/neocon.
Odracir Silva em setembro 4, 2008 5:16 PM
#35
As pessoas que eu vi discursando ontem na convenção republicana me parecem representar o que desconfio ser o pior da política norte-americana recente, sobretudo a fala sarcástica e desqualificadora do Giuliani e a performance midiática de Ms Palin: um pitbull de baton (como afirmou um colunista do Washington Post), que apela a uma cultura da morte, da guerra, do ódio, da falta de escrúpulos, da mentira, da hipocrisia religiosa e familiar, do preconceito, da falta de horizontes, da ignorância sobre o mundo e reacionária das "small towns" provincianas dos Estados Unidos (que tanto vi no cinema), sob a capa de uma falsa doçura e charme infantil de professora de grupo escolar. Aterrador! Tenho medo de que uma dupla tão inepta em termos de idéias e racionalidade ascendam ao poder no país mais poderoso do mundo. Se o fizerem quem continuará dominando me parece ser a ala Karl Rove (a direita "guerreira") do governo Bush, escondida por trás dessa chapa medíocre, com a qual o discurso "independente", "reformador" e "mudancista" do McCain, para mim pelo menos, foi para o brejo. O contraste com a conveção democrata me sugere uma divisão política e ideológica dentro dos Estados Unidos. Não sei onde isso poderá levar. Espero que percam as eleições, que a outra metade vença.
Vera Pereira em setembro 4, 2008 6:03 PM
#36
Idelber, sugiro que v. publique aqui também a foto que botei há tempos no blogue, do Obama de peito nu, correndo na praia. Ou será que vão acusar de racismo?
A Mary W e o Odracir que me perdoem, mas o que publicamos foi a foto de uma mulher que foi escolhida porque o McCain queria uma mulher na chapa, para buscar os votos das mulheres que votariam numa mulher democrata. A foto ironiza tudo isso e ela é que é sexista???!!! Um pouco mais de sofisticação nessa semiologia aí, minha gente.
Às vezes um charuto é só um charuto. Embora um cachimbo nem sempre seja um cachimbo, não sei se dá para entender.((-;
S Leo em setembro 4, 2008 6:15 PM
#37
s leo. o uso do biquini coloca de forma inequívoca a questao dela ser gostosa. e de quanto isso é importante em relaçao às mulheres. só nessa caixa de comentarios já vi referencia a isso. e esse tipo de abordagem só aparece quando se trata de mulheres. tipo "a gostosinha pode dar pra mim mas nao almejar ser vice-presidente". e sim. a foto só caberia se joe biden estivesse ao lado, de maiô.
mary w em setembro 4, 2008 6:44 PM
#38
Essa foto é bacana, mas é alto Fotoxópi.
E viva Sarah Palin, finalmente algo de emoção nestas eleições.
Anon Imo em setembro 4, 2008 7:02 PM
#39
Esta eleição americana tem uma característica singular, chama-se Obama. Em sua expressão pessoal, vê-se a figura do líder. Sua palavra transpira inteligência. No entanto, dois fatores fundamentais se contrapõem à sua candidatura: sua origem paterna africana e a cor de sua pele.
De uma fugaz experiência nos EUA, por um tempo breve, pude sentir a marca de que é uma nação racista e profundamente conservadora.
Torço para que Obama consiga transpor esses obstáculos.
antonio fernando siqueira em setembro 4, 2008 7:02 PM
#40
Nao caro Leo. Peca ao Idelber colocar aquela foto do Obama c/ o turbante, a parecer um arabe, esta sim ee preconceituosa e maliciosa (p/ os americanos). Vou deixar claro q eu nao estou de acordo c/ muitos dos pensamentos da candidata VP republicana, como o fato q nao quer educacao sexual p/ adolescentes. Porem uma coisa ee discutir o q ela fala, outra coisa ee minimizar a candidata, colocando-a como uma "barbie". Isto, meu caro, ee preconceito, puro e simples. Este tipo de jogo, alem de sujo, ee triste e lamentavel.
Odracir Silva em setembro 4, 2008 7:04 PM
#41
A foto é montagem mas como combina com o discurso dela... eu fiquei horrorizado com o teor bélico, essa mulher é o fim do mundo.
Pedro Lobato Moura em setembro 4, 2008 7:35 PM
#42
Marina Silva é criacionista.
Heloísa Helena é contra o aborto.
Hebe já fez um aborto.
Soninha estava grávida quando concluiu o Ensino Médio.
Ok, ok, ok. É tudo provocação, maior bobagem. E guardei a bobagem-mor para formular uma questão ridícula: quem é a Sarah Palin brasileira?
Pensei primeiro no penteado da Ellen Gracie, mas esta é mais reservada. O photoshop jamais salvaria uma montagem do rosto da ministra com qualquer corpo de biquíni. "Este programa executou uma operação ilegal e será fechado", apareceria na tela.
Depois, viajei na pose da Yeda Crusius e sua casa, mais fria que o Alaska. Mas a governadora do RS é muuuuuuito mais aristocrática, convenhamos.
Daí, pela semelhança do coque e das defesas insanas, a Mrs. Palin brasileira...
http://www.senado.gov.br/noticia/multimidia/verImagem.aspx?codImagem=79783
Fábio Carvalho em setembro 4, 2008 9:37 PM
#43
A foto é verdadeira, mesmo se for falsa. Muito trash...
Jair Fonseca em setembro 4, 2008 10:58 PM
#44
é verdade isso. ele nao controla os blogs. q só falaram nisso.
continuo esperando os links de quais seriam esses blogs que "só falaram nisso".
pq pode indignar mas nao é suficiente para fazer alguem pular pra canoa da Palin.
Ah, Mary, você não conhece este país!
Quanto à foto: eu sou péssimo para avaliar photoshopagem. Se a foto é manipulada, você tem um ponto, é verdade. Se a foto é verdadeira -- parece que não é, mas eu achei que era --, aí não, sorry. Posa de biquini e arma quem quer.
Mas parece que é photoshop mesmo.
Idelber em setembro 4, 2008 11:07 PM
#45
Mas a Sarah Palin é uma mulher sensual. Isto é fato. Ela é atleta, foi rainha de concurso de beleza. Eu mesmo vi já elogios tanto de democratas quanto de republicanos. Eu acho que há machismo no tratamento dispensado à ela, mas isto é o de menos.
E assim como políticos vivem aparecendo em listas de pessoas mais sexies nada mais natural que homens sejam atraídos por mulheres em posição de poder, ué.
Eu confesso que duas mulheres que eu tenho uma forte queda são a Rama Yade(A Secretaria de Direitos Humanos do Sarkozy) e Rachida Dati, a Ministra da Justiça.
André Kenji em setembro 4, 2008 11:28 PM
#46
Idelber,
Para os que estiverem interessados em vomitar um pouco, acompanhe a cobertura do RA da Convencao Republicana. O cara surtou! Puro lixo ideologico!
Cesar em setembro 4, 2008 11:49 PM
#47
Idelber, não consigo acessar a página do post anterior a esse. já tentei de tudo do meu lado, parece que o seu site está servindo uma página em branco ao invés da página certa.
bruno ( ) em setembro 5, 2008 12:18 AM
#48
Bruno, estamos tendo problemas. Ainda estou tentando descobrir o que é.
André! Jamais imaginaria que a Rachida faz o seu tipo :-)
Idelber em setembro 5, 2008 1:27 AM
#49
Declaro para aliviar o clima que sou amplamente a favor da igualdade nas ilustrações: Joe Biden de calção já! :-P (mas que pelo menos façam uma montagem com um corpo decente!)
Anna C. em setembro 5, 2008 9:03 AM
#50
De qualquer jeito é sexista. Porque é usada para ser. Não importa se ela posou, se foi feita no photoshop ou se isso era um churrasco de foca da família que vazou. O fato de usarem para falar dela uma imagem semi nua é sexista, Idelber.
Juliana em setembro 5, 2008 11:22 AM
#51
Em todo lugar. no huffington mesmo. agora baixou a poeira. mas no dia q descobriram. ficou lá. grande manchete. salon falou sobre isso. em todo lugar q eu vou.
Obrigada, Juliana!
Nem vou responder entao isso. De que se nao fosse photoshop "podia". Porque é isso q a Juliana falou. A escolha dessa imagem para falar da candidatura dela à vice-presidencia, ou melhor, sobre o quanto ela é desqualificada pro cargo. Olha o assunto. Olha a imagem. Nossa. Obama de turbante nao. Obama de bandeja na mao, servindo sei lá quem. Um grupo que ele busca apoio. Isso seria o equivalente em termos de preconceito. Mas eu nao apóio nenhum. Nem o turbante, fique claro. Perco a piada numa boa.
Na verdade, nem acho discutível isso. Pra mim é uma obviedade. Que a imagem é sexista.
mary w em setembro 5, 2008 12:13 PM
#52
Então tá. Combinemos que é sexista.
Mas, para o futuro, eu sugiro consideração mais detalhada, com mais atenção, do fato de que as imagens existem num contexto. E que o contexto aqui pressupõe toda uma história do Partido Republicano em que algumas de seus membros mulheres de visual "gostosona" -- Michelle Malkin, Ann Coulter, várias outras -- têm uma história de posar seminuas com armas exatamente para provocar nas feministas progressistas -- que elas odeiam -- a reação que provocou em vocês: "ah, estão sendo objetificadas". E a resposta delas, invariavelmente, é de fazer troça dessa reação, na medida em que a própria imagem já é produzida com a reação em mente.
Mary, sobre seu último post: dê uma olhada nesse livro, What's the matter with Kansas, de Thomas Frank. Sensacional. Está lá, tudo explicado: como um hillbilly de Kansas vota contra seus interesses econômicos por medo de negros, gays, feministas, cosmopolitas. É o melhor livro que já li sobre a interrogante do seu último post.
Abs.
Idelber em setembro 5, 2008 12:26 PM
#53
Eu acho q houve um post do Idelber a criticar uma capa do New Yorker, onde havia um cartoon do Obama chegando na sala oval c/ a Michele Obama segurando um AK-47, e c/ uma foto do Bin Laden na parede. Foi altamente ofensivo, e mesmo q a revista ee dirigida p/ um publico mais "sofisticado", foi lamentavel. Concordei c/ todas as criticas a revista (mesmo se o Idelber nao escreveu, houve bastante criticas em outros lugares). Nao se deve perpetuar este tipo de coisa. Tira o foco da discussao. O pior ee q haa pessoas q pensam q este tipo de coisa nao carrega preconceito. Mesmos entre pessoas consideradas 'educadas'. Outro exemplo, q, acredito, pega bem no amago deste blog, a Marta Suplicy (um ataque semelhante foi feita contra a Hillary Clinton). Ela foi atacada pq se separou do senador Suplicy. Se fosse um homem, tudo bem, mas o pessoal caiu de pau pq era mulher. Desculpe,-me se estou jogando agua no chopp de vcs, q gostaram da piada. Porem eu sou realmente intolerante a este tipo de preconceitos.
Odracir Silva em setembro 5, 2008 12:31 PM
#54
O q difere a "piada" do Idelber c/ as mulheres das republicanas, ee o fato q o Idelber nao ee uma mulher. Se faco uma piada de "preto", vai ser considerada racista, porem, se um negro faz a piada, ee um sinal q tem um bom humor.
Odracir Silva em setembro 5, 2008 12:39 PM
#55
"Está lá, tudo explicado: como um hillbilly de Kansas vota contra seus interesses econômicos por medo de negros, gays, feministas, cosmopolitas. É o melhor livro que já li sobre a interrogante do seu último post."
Tanto que esses mesmos hillbillies reelegeram como governadora uma mulher liberal pró-life que ignora um médico que faz aborto nos últimos meses de gravidez com folga, né? ;-)
André Kenji em setembro 5, 2008 1:15 PM
#56
"Se faco uma piada de "preto", vai ser considerada racista, porem, se um negro faz a piada, ee um sinal q tem um bom humor. "
Não é. Não é a toa que tantos negros criticam as letras de hip-hop, pleasa.
André Kenji em setembro 5, 2008 1:20 PM
#57
"Michelle Malkin, Ann Coulter, várias outras -- têm uma história de posar seminuas com armas exatamente para provocar nas feministas progressistas -- que elas odeiam -- a reação que provocou em vocês: "ah, estão sendo objetificadas"."
Na verdade, elas fazem isso para provocar os homens que compram seus livros. Note que nenhuma dessas queridinhas dos republicanos adotam um visual delicado- elas são masculinizadas até dizer chega. ;-)
André Kenjia em setembro 5, 2008 1:22 PM
#58
"Não é. Não é a toa que tantos negros criticam as letras de hip-hop, pleasa."
Bom, caro Kenji, acho q nao escrevemos sobre a mesma coisa. Nao estou a discutir racismo ou preconceito na arte. OU o q um artista faz para se expressar.
Odracir Silva em setembro 5, 2008 1:38 PM
#59
Caro Kenji. Sobre a frase:" Tanto que esses mesmos hillbillies reelegeram como governadora uma mulher liberal pró-life que ignora um médico que faz aborto nos últimos meses de gravidez com folga, né? ;-)", uma correcao, ee pro-choice e nao pro-life. Pro-life ee contra o direito a mulher escolher se quer fazer um aborto ou nao.
Odracir Silva em setembro 5, 2008 2:54 PM
#60
Realmente!
Que nojo dessa corja toda. Manipulação e dissimulação são requisitos mínimos e indispensáveis.
Sim - só pra deixar minha impressão, pois não conseguiria deixar passar batido...hehehehe - Concordo com Mary e Juliana. A foto é sim sexista.
Vanessa em setembro 5, 2008 3:16 PM
#61
há. adorei essa dica. fica uma coisa assim "oz é a chave".
mary w em setembro 5, 2008 4:00 PM
Mac Williams em setembro 5, 2008 4:04 PM
#63
Odracir: este blog jamais falou da capa da New Yorker.
Idelber em setembro 6, 2008 12:51 AM
#64
Claro que a foto(montagem) é sexista. E daí? Embora "politicamente incorreta", é muto bem sacada, e só faz sentido (irônico) devido às, vá lá, idéias de Mrs. Palin. Um pouquinho mais de senso de humor, gente...
Em tempo: podem me chamar de xorcopovinista, mas quando eu vi a foto a primeira coisa que passou pela minha mente foi "o Andy Sedaris ainda está na ativa?".
Carlos em setembro 6, 2008 4:29 PM