« Ovas de peixe voador e filhotes de enguias ::
Pag. Principal
:: Estados decisivos. 3) Virgínia e Carolina do Norte »
quinta-feira, 02 de outubro 2008
Cobertura ao vivo: Biden x Palin
Estou a postos para o começo do debate em Washington University, St. Louis, entre Joe Biden, candidato democrata à vice-presidência, versus Sarah Palin, candidata republicana. As atualizações serão feitas neste post. De novo, estamos em dobradinha com o Pedro Dória, na parceria que vem desde as primárias. St. Louis, evidentemente, é Obamaland.
12: 21: Valeu, Pedrão. O site aqui andou precisando de Viagra, mas sobrevivemos. Obrigado, leitores, pela paciência e comentários.
12:05: Em termos de gafes de Sarah Palin, houve só uma grave, imperceptível para o eleitor médio. Ela errou o nome do comandante das tropas americanas no Afeganistão. O nome dele é David D. McKiernan. Ela o chamou várias vezes de McClellan. Além de errar o nome, ela mentiu sobre as declarações do general.
11:54: A pesquisa da CNN até agora dá Biden 76 x 22 Palin.
11:32: Conclusão: Meio anti-climático, dadas as expectativas criadas. Biden foi corretíssimo, não teve nenhum deslize condescendente, não foi agressivo, foi coerente com o programa de Barack, defendeu-o bem. Palin foi surpreendentemente fluente, não engasgou, não cometeu nenhuma gafe, repetiu bem os slogans de campanha. Tudo como dantes, o que não deixa de ser bom para Obama.
11:29: É surpreendente o desempenho de Palin. Cheio de mentiras, claro (a velha história de que Obama vai "aumentar impostos para a classe média", por exemplo, quando o plano é aumentar impostos para quem ganha mais de US $ 250.000), mas seguro, fluente e tirando as cartas certas da manga no momento certo.
11:24: Este me pareceu o melhor momento de Biden: vamos falar do "maverick" (do "independente"): McCain não foi "maverick" em questões de educação; em questões de assistência médica; em questões fiscais. Votou sempre com Bush. Foi muito bem nessa resposta.
11:12: Como o Movable Type anda me irritando pra cacete, já vou encaminhando conclusões: tudo como dantes no quartel de Abrantes. A não ser que aconteça algum desastre daqui até o final -- uma gafe de Palin, uma grosseria de Biden -- o debate ficará empatado em pontos entre os indecisos, e a campanha continuará na curva em que ela vem se desenvolvendo. O medo dos democratas não se realizou. O medo dos republicanos também não.
11:05: Não dá para negar: Palin vai muito bem. Tinha todas as cartas certas na manga. E chamou Biden na sua incoerência: "Ora, meu chapa, você votou a favor da guerra. Era uma resolução de guerra". Irrefutável.
10:57: Palin: "Obama disse que estamos matando civis no Afeganistão! Que absurdo! Nós estamos construindo escolas para as crianças!"
10: 56: Eu acho que a moderadora insistiu na pergunta sobre armas nucleares só para ver Palin pronunciar "nukular" de novo.
10: 53: Começou o joguinho de quem é mais amigo de Israel.
10: 51: Contra-jab de Biden: McCain falou que não se sentaria nem com o governo da Espanha! Um aliado e membro da OTAN, que tem tropas no Afeganistão.
10: 48: O melhor momento de Palin até agora foi a lembrança da desastrada declaração de Biden há uns meses: "seria uma honra concorrer na mesma chapa de McCain e Obama não está pronto para ser presidente". Claro que ela tinha essa na manga.
10:47: Assim como Bush, Palin pronuncia "nuclear" como "nukular". É sensacional.
10:46: Biscoito pedindo arrego total com o excesso de visitas. Está difícil atualizar.
10:31: Primeira pérola de Palin: "não vou atribuir as ações dos homens à mudança de clima". (queria dizer, claro, o contrário).
10:24: Palin responde bem, citando um plano energético pelo qual Obama votou. Biden explica que no momento de votar nos cortes de impostos para grandes empresas de petróleo, Obama votou contra e McCain a favor. E cita os 4 bilhões de cortes adicionais para elas no plano presidencial de McCain.
10:20: Porrada certeira de Biden: o plano de McCain só é capaz de dar um crédito de 5 mangos porque ele taxa seu plano de saúde, com grana que vai direto para as seguradoras. E termina com uma estocada: it's the ultimate bridge to nowhere! (a ponte para lugar nenhum é a maluquice que Palin quis construir no Alaska).
10:18: Palin já mentiu uma vez – responsabilizando McCain pela passagem do socorro na Câmara dos Deputados – e escorregou uma vez, mudando de assunto. Mas vai bem, vai bem a Palin.
10:14: Biden soltou um jab. “a governadora não respondeu a pergunta sobre a desregulamentação”. Palin mudou de assunto de novo e passou a falar de seu trabalho como governadora. A crítica é irrespondível: boa parte da população sabe que a desregulamentação está na raiz da crise.
10:11: Biden está treinadinho: atacar McCain, atacar McCain. Nenhum ataque direto a Palin.
10:09: Biden foi bem, respondendo a pergunta sobre o socorro financeiro sem responsabilizar-se por uma medida que não é nada popular. Palin recitou bem os slogans de campanha.
10:03: E rola a pelota! Pergunta para Biden sobre o socorro financeiro.
10:02: São cinco segmentos, com respostas de 90 segundos e réplicas de 2 minutos. Formato fechadão, imposto pelos republicanos.
10:01: O dia não foi nada bom para McCain. Sua campanha oficialmente desistiu de Michigan. O mapa vai ficando bem restrito para o candidato republicano.
9:59: Comentarista da CNN: As expectativas para Palin são tão baixas que se ela encadear três frases completas, já será uma vitória.
9:58: Nos debates para Governador do Alaska, Palin se saiu bem. Conseguiu “conectar-se” com o público, na base do discurso “eu sou uma de vocês”.
9:56: Como sabemos, debate é jogo de expectativas. E, neste caso, a coisa é paradoxalmente para muito complicada para Biden. Trata-se da velha história de bater em bêbado: um político experiente, com 35 anos de Senado, está debatendo com uma governadora que deu todas as provas possíveis de ignorância nas últimas semanas. A tarefa de Biden é concentrar-se nas críticas a McCain. Derrotar Palin sem parecer arrogante ou condescendente e, muito especialmente, sem parecer sexista.
Escrito por Idelber às 21:46 | link para este post
| Comentários (91)
#1
Mestre Idélber! Boa noite. Você tem alguma notícia sobre os debates da Palin para governadora?
Fernando Serboncini em outubro 2, 2008 9:55 PM
#2
A Palin não parece a Chiquinha do Chaves?
pedro piva em outubro 2, 2008 10:05 PM
#3
cnn tá transmitindo sim.
mary w em outubro 2, 2008 10:05 PM
#4
segura o sáite aí, professor. todo f5 dado pára tudo.
Thiago Candido em outubro 2, 2008 10:09 PM
#5
segura o sáite aí, professor. todo f5 dado pára tudo.
Thiago Candido em outubro 2, 2008 10:13 PM
#6
caralh---! se os ianques são uma audiência parecida com a brasileira, a Sarah Palin tá deixando o Biden no chinelo!
bruno ( ) em outubro 2, 2008 10:14 PM
#7
E ela disse a perola:
eu posso nao responder `as perguntas de Gwen ou de Biden mas vou falar diretamente ao povo americano.
Porque seria que ela nao pode responder diretamente `as perguntas feitas a ela???
Ela tem um script e vai mandar rodar independente de qualquer coisa....
Como assim ela ta' deixando o Biden no chinelo? Nao ta' mesmo!
fernando em outubro 2, 2008 10:16 PM
tiagón em outubro 2, 2008 10:18 PM
#9
o Biden parece estar perdendo a paciência, ou sou eu?
mas a Palin está bem preparada. O discurso não vale nada, mas ela está entregando direitinho...
Max em outubro 2, 2008 10:21 PM
#10
olha, se for pensar criticamente, vou dizer que o Biden tá mais bem preparado --- claramente. mas o Biden tá na defensiva, e tá atacando de uma forma mais ou menos desorganizada, não passa confiança, e a Sarah Palin (respondendo ou não às perguntas), está se mostrando confiante, "conversando com o povo", falando de projetos e afirmando o que ele critica nela como virtude.
se você tiver CNN, presta atenção na variação de audiência da amostra "politicamente neutra". ela salta pra cima com a Sarah Palin falando, e mergulha pro negativo quando o Biden começa a falar. quer dizer que as pessoas confiam mais nela? não. mas quer dizer que as pessoas não querem nem ao menos ouvir o Biden.
bruno ( ) em outubro 2, 2008 10:21 PM
Idelber em outubro 2, 2008 10:32 PM
#12
Biden fala claramente e RESPONDE o que lhe é perguntado. Palin segue seu script. Ela nao vai sair dele para nao se ferrar.
Arthur em outubro 2, 2008 10:35 PM
#13
Palin escorregando pra falar de homossexualismo.
Felipe em outubro 2, 2008 10:39 PM
#14
Confirmado: a Sarah Palin é bem mais moderada do que dizem, e o Biden é um paspalhão.
God bless America!
Mr X em outubro 2, 2008 10:49 PM
#15
Tô achando que a Palin tá bem, viu? E isso a despeito dos irresistíveis nukular. Ai, de novo o papo do segundo holocausto...
Camila em outubro 2, 2008 10:52 PM
#16
Palin tá segurando bem a onda. E o Biden só empolgou alguém com a "ultimate bridge to nowhere"
Felipe em outubro 2, 2008 10:54 PM
#17
"é bom saber que nós dois amamos Israel".
licença, seu moço, q vou ali vomitar e já volto...
Thiago Candido em outubro 2, 2008 10:56 PM
#18
"é bom saber que nós dois amamos Israel".
licença, seu moço, q vou ali vomitar e já volto...
Thiago Candido em outubro 2, 2008 10:56 PM
#19
nao to conseguindo comentar. mas. tb estou gostando da palin. e estou adorando a moderadora.
mary w em outubro 2, 2008 10:57 PM
#20
Risadinhas no fundo toda vez q a Palin pronuncia "nucular"...
Felipe em outubro 2, 2008 10:58 PM
#21
Agoooooooooooora sim!! Como é que McCain vai trazer mudança? Vai sair de onde a mudança? "Até agora, não vi". Achei que ele foi bem incisivo nisso.
Camila em outubro 2, 2008 11:01 PM
#22
Pessoal: está impossível atualizar. Está na hora de mudar para o Word Press.
Idelber em outubro 2, 2008 11:01 PM
#23
Placar até agora:
Walter Mercado 5 X 2 Chiquinha do Chaves
pedro piva em outubro 2, 2008 11:02 PM
#24
"Absolutely wrong from the outset", diz Biden sobre McCain on Iraq (achei boa também a estratégia de vincular McCain a Dick Cheney!). É impressionante como a ÚNICA resposta que existe a esse argumento é "Mas McCain lutou na guerra, já esteve lá, sabe como é o babado".
Camila em outubro 2, 2008 11:08 PM
#25
Que merda o site hein? Cada atualização me custa 10 tentativas.
Idelber em outubro 2, 2008 11:08 PM
#26
apoio: verbeat sempre em stand by o/
tiagón em outubro 2, 2008 11:10 PM
#27
O debate terminará empatado. E como o debate de vices só tem impacto se houver frases de efeito, o empate é ótimo para Obama, que está ganhando, e ruim para McCain, que sangra em estados-chaves.
Minha opinião: Biden não tirará muitos votos de Obama e Palin não trará muitos votos novos a McCain. Está de bom tamanho para nós democratas.
Rogério em outubro 2, 2008 11:12 PM
#28
Honestamente? A Palin tá dando um banho. Simpática, segura, até piscadinha ela deu. Tá ganhando na postura corporal, assim como o Obama ganhou de lavada na outra...
Camila em outubro 2, 2008 11:14 PM
#29
Honestamente? A Palin tá dando um banho. Simpática, segura, até piscadinha ela deu. Tá ganhando na postura corporal, assim como o Obama ganhou de lavada na outra...
Camila em outubro 2, 2008 11:14 PM
#30
ai. desligo. assim também paro de consumir a banda do Idelber.
(hahaha, Tiagón! «verbeat sempre em stand by»--- se o servidor de vocês for mais possante, podia mesmo centralizar essas blogagens coletivas envolvendo política).
conclusões do dia: (i) republicanos e democratas são igualmente provincianos, e (ii) eu continuo não sabendo a diferença entre democratas e republicanos. («continuo não sabendo» é bondade: não o sei por convicção e hábito).
bruno ( ) em outubro 2, 2008 11:18 PM
#31
Hahahahaha, "the most dangerous vice-president" - mandou bem de novo... Pena que, mesmo falando algo absolutamente acertado, ele não empolgue...
Camila em outubro 2, 2008 11:18 PM
#32
Valeu, Tiagón. Você, sempre a elegância. Vou providenciar a mudança desta joça para o Word Press. O problema não é a banda. É o Movable Type.
Idelber em outubro 2, 2008 11:20 PM
#33
concordo com a camila. o que me leva à conclusao do Rogério.
mary w em outubro 2, 2008 11:20 PM
#34
Estamos todos na mesma conclusão então. Palin foi muito bem.
Idelber em outubro 2, 2008 11:22 PM
#35
Palin está indo bem porque as perguntas sào as absolutamente previsiveis e, naturalmente, foram treinadas até a exaustão. Se perguntarem qual jornal ela lê, ou algo inesperado, veremos o desastre. Ou, é um caso de personalidade bipolar eheheh.
Mario Lunardi em outubro 2, 2008 11:23 PM
#36
cara,
qual o significado desse "maverick"... eu acho que eu entendo errado...
Max em outubro 2, 2008 11:24 PM
#37
Palin foi bem. Muito é forçar a barra. Muito só seria aceitável se ela fugisse do script e mesmo assim conseguisse ser coerente. Nas poucas oportunidades que teve para sair do roteiro, ela gaguejou. O muito bem de vcs só vale pq imaginavam que seria um massacre. Os rep. não pediram um debate engessado à toa.
Thiago Candido em outubro 2, 2008 11:26 PM
#38
Maverick é o cara que não segue um bando cegamente.
Idelber em outubro 2, 2008 11:27 PM
#39
Eu traduzo como "independente". Pedro traduziu como "inconformado". É por aí.
Idelber em outubro 2, 2008 11:28 PM
#40
Mas concordo, esperava mais do Biden. Ele foi correto, coerente com seu histórico e com o programa de Obama. Mas falta carisma e esse telecoteco que a Palin tem...
Thiago Candido em outubro 2, 2008 11:28 PM
#41
rsrsrsrs
Palin = Chiquinha do Chaves
é igual!!!!
Izabella em outubro 2, 2008 11:29 PM
#42
Acho que o Biden também mandou bem - e empolgou um tiquinho mais - quando falou nas conversas em volta da mesa da cozinha. Porque Palin fica batendo na tecla de que McCain não é Miss Congeniality (embora ela não tenha usado essa expressão propriamente) - fica falando em bipartisanship, que o que importa a McCain é "get the job done"... E Biden trouxe a discussão de volta pro concreto: ni qui qui o hómi votou favoravelmente às coisas que verdadeiramente importam aos americanos? Mas, enfim, nada que vá mudar o resultado do debate...
Camila em outubro 2, 2008 11:29 PM
#43
"John McCain is the man we have to leave."
tiagón em outubro 2, 2008 11:30 PM
#44
John McCain is the man we have to leave.(ato falho Palin)
Izabella em outubro 2, 2008 11:30 PM
#45
ô, ela não é igual à Chiquinha. Ela é bonitona.
Thiago Candido em outubro 2, 2008 11:30 PM
#46
Mudo minha opinião: Palin foi mal na última meia hora. Muito mal. A pergunta sobre Cheney a quebrou e Biden deitou e rolou a partir daí. Deu pena da Palin lendo suas fichinhas de estudo e repetindo clichês de candidato a síndica de prédio. Baqueou, enfim.
Biden sentiu a oportunidade e mostrou que concorre a VP e não a síndico de prédio.
Rogério em outubro 2, 2008 11:35 PM
#47
tenho certeza q a pergunta foi só pra ouvir ela falando nukular de novo. se fosse eu, faria todas as perguntas daí pra diante só sobre isso. tava impagável.
alex castro em outubro 2, 2008 11:36 PM
#48
Ah, mas gostei do debate. Ficou claro que as duas candidaturas possuem diferenças fundamentais. O Senador é indiscutivelmente mais preparado. Mas a Palin passou o recado direitinho.
Thiago Candido em outubro 2, 2008 11:36 PM
#49
tenho certeza q a pergunta foi só pra ouvir ela falando nukular de novo. se fosse eu, faria todas as perguntas daí pra diante só sobre isso. tava impagável.
alex castro em outubro 2, 2008 11:37 PM
#50
HAHAHAHAHA, "Gov. Palin passed the Tina Fey test"!! Do comentarista da ABC.
Camila em outubro 2, 2008 11:38 PM
#51
E essas fichinhas vão entrar para a história. depois da fraude de 2000, agora a cola para o cargo de VP. divertido.
Thiago Candido em outubro 2, 2008 11:38 PM
#52
(professor, daqui recebo um erro 503 quando não carrega o blog. vejá lá a hospedagem, mesmo, que isso é erro de sobrecarga no servidor)
tiagón em outubro 2, 2008 11:39 PM
#53
Professor, terça que vem no Wordpress? rs
Thiago Candido em outubro 2, 2008 11:39 PM
#54
Idelber, dê o braço a torcer: vc e toda a nação democrata subestimaram a Palin, não foi não?
Ale em outubro 2, 2008 11:39 PM
#55
Biden foi muito bem. se não há vencedores, ele ganhou tantos pontos quanto Palin, e isso é vantagem democrata.
tiagón em outubro 2, 2008 11:40 PM
#56
tirando o "nukular", ela me passou charme, bom humor e falou todas aquelas coisas que middle-america gosta de ouvir... biden tb mandou bem e falou todas aquelas coisas que coastal-america gosta de ouvir... os dois lados vao dizer q seu candidato ganhou e vao estar certos....
alex castro em outubro 2, 2008 11:43 PM
#57
Eu discordo da maioria da galera aqui do blog. Na minha opinião o Biden venceu claramente. Ele foi mais incisivo, mirou em Mcain e não em Palin, o que foi um acerto, e esteve seguro durante todo o debate. Já Palin, tentou jogar com a linguagem corporal, usando e abusando do seu charme. Ponto pra ela.Quando o assunto estava dentro do seu script ela mandava bem,mas quando fugia um pouco ela gaguejava, hesitava...Enfim, em alguns momentos ela não transmitia segurança
Bom, essa é a opinião de um obamista. Mas,juro, tentei assistir ao debate da maneira mais imparcial possível...
Bruno Pinheiro em outubro 2, 2008 11:45 PM
#58
HAHAHAHAHA, "Gov. Palin passed the Tina Fey test"!! Do comentarista da ABC.
Camila em outubro 2, 2008 11:51 PM
#59
Na transmissão pela SIC Notícias de Portugal o tradutor várias vezes chamou a Palin de Senadora. O Biden não fez isso, né? Foi erro do tradutor?
Jonas Binelli em outubro 2, 2008 11:55 PM
#60
Também fico com o Biden, para a vitória. Não de lavada, o que é até bom, para que não venham com o papo de condescendência etc... Ela, claramente, sabia o que e como falar, e o fez muito bem. Mas não foi além disso. Como a expectativa era de que ela fosse um fiasco, qualquer atação acima disso tá valendo. Ele parecia mais natural.
Uma coisa interessante a se observar, se alguém mais, como eu, ficou seguindo o gráfico de reação dos indecisos de Ohio, os homens não demoravam quase nada a reagir positivamente (mesmo que depois isto mudasse)quando ela começava a falar. E as mulheres, do mesmo modo, às falas do Biden.
Ana em outubro 2, 2008 11:55 PM
#61
Caramba, Jonas. A coisa em Portugal anda pior que eu imaginava. Não, claro que Biden não fez isso.
Idelber em outubro 2, 2008 11:56 PM
#62
Olhem lá em cima na atualização como anda a pesquisa da CNN.
Idelber em outubro 2, 2008 11:57 PM
#63
Sinceramente, não acreditava em nenhuma grande trapalhada, entendo a diferença de preparos entre uma entrevista e um debate. Mas criei alguma expectativa em relação a um conjunto de pequenos deslizes. Não aconteceu.
Bem, o que mais me impressionou foi realmente as fichinhas; talvez aí a diferença entre os candidatos apareça mais.
Inaiara em outubro 3, 2008 12:01 AM
#64
76X22!!! Melhor do que eu esperava!
Bruno Pinheiro em outubro 3, 2008 12:03 AM
#65
Nossa, eu tõ apaixonada pelo Biden. Achei ele um charme. (a palin não queria construir a ponte, ela se gaba de ter barrado a construção)
Juliana em outubro 3, 2008 12:05 AM
#66
Eu quase bati na televisão quando Biden falou que o voto dele não era para um autorização de guerra.
André Kenji em outubro 3, 2008 12:08 AM
#67
Juliana, claramente, você precisa ler um pouco mais sobre a história da ponte.
Idelber em outubro 3, 2008 12:12 AM
#68
Ah, nem. Condenscendência, né.
Juliana em outubro 3, 2008 12:22 AM
#69
Idelber,
Did you notice that when Biden was asked, "Can you think of a single issue where you were forced to change your longheld view in order to accomodate and change circumstances?" he gave a response that was thoughtful and answered the question. Whereas, Palin responded how she "didn't veto budgets" and that "there hasn't been something that I've had to compromise on, because we've always seemed to find a way to work together up there in Alaska."
Working together is compromise, and she totally avoided the question, mostly because she probably hasn't served long enough to have had a policy change....but it also speaks to her apparent intractability.
Her grousing about big government and taxes irks me too. I own stock in a petroleum royalty trust from the Prudhoe Bay fields.....wellhead taxes were raised twice on profits inside of 12 months, at her insistence...so anytime she claims to not favor tax increases, I beg to differ.
Her famously-balanced budgets were a direct result of tax hikes to fund their civic programs. Alaska is the biggest tax and spend state there is (per capita), and it's shady, at best, to rail against taxes and big government when she made her career on doing the opposite.
She reminds me of the son of Menelaus "Pappy" O'Daniel in O Brother, Where Art Thou?. He tells Gov. O'Daniel that the opponent is running a good campaign because he's the "Reform Candidate." The son says, "people like that reform. Maybe we should get us some." Pappy whips off his hat and slaps at his son with it and says, "I'll reform you, you soft-headed sonofabitch! How we gonna run reform when we're the damn incumbent!"
Mac Williams em outubro 3, 2008 12:24 AM
#70
Uai, a história de que ela "barrou a construção" é falsa. Falsa, mentira pura, tudo documentado.
Mas, sorry, eu também odeio esse sintagma "você precisa ler..." Saiu sem querer. Sorry.
E o que é importante: também adoro o Biden. My kind of guy. No-bullshit kinda guy.
Idelber em outubro 3, 2008 12:25 AM
#71
Só umas coisinhas que você deve considerar:
1) VOCÊ DIZ:
>>>>>>>>>>>>
Levando em conta a margem de erro, a eleição está empatada. Isto quer dizer que é pior para Obama, que parecia que ganharia fácil, não? Ainda mais depois de tanto se falar que ele ganohou o debate e vemos agora o McCain subir alguns pontinhos e Obama cair outros. Se tudo como dantes quer dizer, está tudo empatado, dou-lhe um desconto!
2) VOCÊ INSISTE:
>>>>>>>>>
Não, amigo. É isso mesmo que ela vem dizendo desde antes de ser candidata a vice. Ela é da corrente (composta por um grande número de cientistas inclusive), de que não há provas irrefutáveis de que a ação do homem é responsável pelo aquecimento global. Por favor, deixe a torcida de lado e vá se informar um pouquinho das pessoas que você quer criticar, porca miséria!
3) CONTINUEMOS E LÁ VEM VOCÊ NOVAMENTE:
>>>>>>>
Quanto você acha que ganha por ano um membro da classe média nos EUA? Então, se o plano é aumentar impostos para quem ganha mais de U$250.000 por ano, ataca SIM a classe média - ou pelo menos parte dela, meu filho. Portanto, não há mentira nenhuma!
POR FIM, POR FAVOR, NÃO REPITAS COISAS COMO ESTAS:
>>>>>>>>
SABE POR QUÊ? PORQUE RESTA CLARO QUE A PESSOA QUE DIZ ISSO É TOTALMENTE ANALFABETA EM RELAÇÃO À ECONOMIA. A CRISE SE DEU POR INTERVENÇÃO ESTATAL SUBSIDIANDO CRÉDITO E TAXAS DE JURO!
Ronald em outubro 3, 2008 12:28 AM
#72
Right on, Mac. Talking Points Memo documents the whole thing you've spelled out. How this whole "maverick", "lower spending" talk is sheer B.S. You look at the numbers in Alaska and that claim doesn't stand on its feet for a minute.
But then again, doing well in debates is not about telling the truth. It's about surpassing expectations. And she did well on that score.
With a pack of lies, of course.
Idelber em outubro 3, 2008 12:29 AM
#73
Niguém achou deselegante a parte em que Palin disse que não dava respostas que agradavam ao senador e à mediadora e que iria responder diretamente ao americano médio. Tá isso pode agradar ao telespectador, mas insinuar partidarismo do mediador... Como isso é visto aí nos EUA?
João Paulo Rodrigues em outubro 3, 2008 12:32 AM
#74
Ronald,
1) Sempre tem que ter em mente que as pessoas podem dizer que vao votar pra Obama y fazer outra coisa quando estam votando
2) Voce insiste em que? A gran maioria dos cientificos acham que o cambio de clima e antropogenico. Sim, tem muitos que dissem que nao saiben se e, e uns quantos que dissem que nao, mais eu tenho lido muito sobre a coisa (tal como nosso professor Idelber) e e claro que o homem tem que ver com parte, pelo menos, dos cambios....e isso de "porca miseria" e bad manners, mister.
3)Eu sou estadounidense e eu te digo que se alguem ganhe mais de 250k por anno, nao e parte da clase media e eu creci um canton cheio da clase media alta.
4)Troll
Mac Williams em outubro 3, 2008 12:44 AM
#75
Olha, eu confesso que comecei a entender um pouco mais sobre as "idiossincrasias" do eleitor americano nestas eleições. Entendo menos ainda como se dá a percepção do eleitor americano sobre quem venceu o debate. Como o palpite é livre, lá vai minha abelhada.
Para quem esperava um auto-massacre da candidata Palin, com zilhões de gafes, talvez haja alguma frustração. Daí, talvez, a percepção de que houve um empate - opinião meio que dividida entre o mestre blogueiro e de alguns comentadores.
Embora o resultado da CNN me surpreenda um pouco, penso que, indiscutivelmente, o democrata venceu. Embora parte do público não se dê conta do formato engessado, que possivelmente constrangeu o esperado massacre, Biden atacou em boa medida, defendeu Obama e não cometeu nenhuma gafe digna de registro.
Palin cometeu alguns deslizes, foi bem retrucada nas vezes que atacou e se furtou em dar algumas respostas. Isso ficou claro para mim, que tenho "listeninig" ruim em inglês. Ela gaguejou quando saiu do script das fichinhas. Posso estar enganado, mas penso que as piadinhas, piscadinhas para a câmera e "vou falar para você e não o que querem a moderadora e o outro candidato" não me pareceram confiantes. Ao contrário, eles me soaram falsos. E isso tem um efeito devastador na TV.
Penso que Palin diluiu seu pontecial sedutor ao forçá-lo ao extremo. Para esconder a falta de preparo, falsificou confiança. E foi aí que ela "perdeu" o debate.
Fábio Carvalho em outubro 3, 2008 12:54 AM
#76
Eu gostei da parte em que a Palin afirmou que é contra impostos, que o governo é mais o problema do que a solução (eu só não entendo por que os republicanos querem tanto fazer parte do problema...), e usa o exemplo: "a não ser que você ache que ultimamente o governo tenha conduzido bem as coisas".
Ela não poderia estar mais certo. Pena que ela não tenha ainda percebido onde isso a coloca...
João Paulo Rodrigues
João Paulo Rodrigues em outubro 3, 2008 12:55 AM
#77
Com relação ao plano fiscal de Obama concordo com isso daqui:
http://www.realclearpolitics.com/articles/2008/04/soak_the_very_very_very_rich.html
Both Clinton and Obama are promising big new programs, middle-class tax cuts and an end to deficit spending -- paid for by raising a tax of "the highest volatility," as Prante put it. Which means that the minute the economy is in trouble, revenue will dry up. This is a formula for fiscal pain.
With a realistic view of affluence, there are not enough rich people to close the federal deficit or the pending entitlement crisis -- even if a Democrat actually ends the war in Iraq. When Democrats redefine rich to cover only the really, really rich, they make their unrealistic promises all that much more unattainable.
André Kenji em outubro 3, 2008 1:34 AM
#78
Hehe...nunca duvidem de um cão bem treinado. Conseguiu cumprir seu papel, que foi não prejudicar a campanha moribunda do McCain. Mas nossos amigos de além-mar tb não estão tão sozinhos assim, um apanhado rápido das manchentes tupiniquinhs pós-entrevero:
Terra:Debate mostra Palin segura; Biden banca o pit bull (com a ajuda de agências internacionais. LOL se com ajuda sai uma manchete dessas, imagina sem)
Estadão: Em debate morno, vices tentam ganhar a classe média nos EUA
IG:Iraque e crise dominam debate entre Palin e Biden
Reuters BR: Candidatos a vice duelam sobre economia em debate nos EUA
Uol:Palin evita gafes, mas perde debate para Biden
G1:Biden venceu debate, indicam pesquisas de TVs
Folha: Vice de McCain evita gafes, mas perde o debate para democrata
Charley em outubro 3, 2008 2:40 AM
#79
Nem todos crêem em pesquisas:
Sarah Palin tiene una sonrisa luminosa, sabe mirar a la cámara y abre de vez en cuanto los ojos con un gesto que mezcla la sorpresa y la complicidad hasta insinuar incluso un guiño directo al espectador. No hay duda de sus dotes de comunicadora, capaz de sintonizar con el gran público. Esta madrugada se ha demostrado que McCain ha encontrado un buen filón en Alaska, no tan espectacular como creyeron los republicanos en su Convención, pero muy eficaz para levantar la moral decaída de un electorado castigado por los ocho años de errores garrafales de Bush.
http://www.elpais.com/articulo/internacional/educacion/Sarah/Palin/elpepuint/20081003elpepuint_5/Tes
Anonimous em outubro 3, 2008 3:13 AM
#80
Estou assistindo a gravação do debate no YouTube e até agora (com quarenta minutos do programa e contando) eu tenho apenas duas observações a fazer:
1. O que caramba a chapa republicana tem contra olhar o candidato do outro partido enquanto ele fala? Sarah Palin ficou o tempo todo olhando para a cola enquanto o Joe Biden falava - mesmo que fosse uma resposta direta para ela. Não sei vocês, para mim pega meio mal esse comportamento.
2. A moderadora deste debate está melhor do que o jornalista do debate da semana passada. Eu sei, não tem nada a ver com o conteúdo do debate, mas ela passou bem mais segurança no comando da discussão; isso ajudou bastante a manter o debate estável (eu estava esperando pancadaria, mas não fiquei de todo chateada com o resultado até aqui).
Ah, sim. Que é que custa aprender a falar "nuclear"? É mais fácil que muito sobrenome no cenário internacional, poxa...!
Anna C. em outubro 3, 2008 5:43 AM
#81
Excelente! Cheguei agora, li tudo! Parabéns, meu caro!
Gravatai Merengue em outubro 3, 2008 5:57 AM
#82
Caro Idelber
Depois de ler (quase) tudo isso chego a conclusão que há falta de lideranças de qualidade nos EUA, como também há na América do Sul.
Pobres de todos nós!
P.S. Esta sua candidata a vice-presidente, caro Idelber, não é melhor nem pior do que a ex-governadora do Estado do Rio! Ex-estadistas remexem-se nos respectivos túmulos! Estará o mundo que conhecemos partindo rapidamente para o seu final?
O mundo terminará e não ocorrerão as prometidas: 1) volta (triunfante) do Rei D. Sebastião; 2) chuva de peixe frito, para o deleite de cariocas e caiçaras???
Paulo Z em outubro 3, 2008 9:12 AM
#83
Assisti a uma parte do debate, estava com muito sono e acabei dormindo antes da metade. Talvez eu tenha me desinteressado justamente por não ver o massacre que esperava - achei, como a maioria dos comentaristas aqui, que Palin levaria uma surra.
Persistiu a sensação de que nós, mulheres, que nos queremos ver representadas no governo, no parlamento etc. temos mais sorte aqui, no Brasil, do que nos EUA.
Acredito que a dupla Hillary/Palin não seja a medida de todas as mulheres da política norte-americana, mas vejo mais consistência nas "nossas" do que nas deles.
Alessandra Alves em outubro 3, 2008 9:20 AM
#84
Paulo, meu caro, Palin não é minha candidata a vice. Meu candidato a vice é o Biden!
Charley, Alessandra, Gravata, Anna: bom ver os amigos chegando. É verdade o que você diz, Anna. Há uma orientação mesmo, entre os Republicanos, para evitar o contato visual.
Idelber em outubro 3, 2008 9:30 AM
#85
Era só o que me faltava: um fã da Sarah Palin mandando eu "me informar" sobre o aquecimento global, depois que ela diz que o fenômeno é fruto das "mudanças cíclicas" do clima.
E, depois, dizendo que 250.000 é classe média, quando a renda familiar média dos EUA é US $ 48.000 por ano.
E, para piorar, dizendo que a eleição está "empatada" com base nas pesquisas. Depois que as pesquisas deram vitória de Biden, ele volta como anônimo, com um email falso, para dizer que "nem todos acreditam em pesquisas".
Obrigado, Mac, por cuidar do troll.
Idelber em outubro 3, 2008 9:42 AM
#86
O que vai abaixo está condicionado ao desempenho de Obama nos próximos confrontos, ou a um milagre econômico. Ou a qualquer milagre.
A indicação de Sarah foi o fim do começo da campanha. O debate de ontem foi o começo do fim.
A eleição acabou.
João Paulo Rodrigues em outubro 3, 2008 10:59 AM
#87
Biden nao conseguiu com todo o seu charme a La Clinton, queimar Sarah Palin, teve a oportunidade como Obama teve, mas nao conseguiu. Assito Fox News e adoro Sean Hannity.Admiro a coragem de Palin, de representar, de se expor e melhor de tudo nao se intimidar com os lobos. That's it!!!
Simone Sarow em outubro 3, 2008 11:14 AM
#88
Idelber
Não chegou nem a ser provocativo. Quis dizer aquela "sua" candidata, ou seja, do seu ambiente. Assim como a Dona Garotinha foi a "minha" governadora. APESAR DE TUDO!
VALEU!
Paulo Z em outubro 3, 2008 12:46 PM
#89
Palin leu o tempo todo, estava bem treinada com a câmera e o discurso preparado, mas Biden passou mais confiança e humanidade(que sorriso charmoso!).Tb observei essa questão de "olhar o candidato do outro partido enquanto ele fala, Palin mais parece um robô programado.
Izabella em outubro 3, 2008 1:30 PM
#90
Assisti hoje a uma reprise da CNN do debate de ontem. Acho que a maioria das pessoas realmente tinha expectativas baixíssimas sobre o desempenho da jovem senhora e por isso se espantou quando viu uma pessoa aparentemente mais preparada. Mas passado esse impacto, no dia seguinte, dá para constatar a quantidade enorme de disparates que ela pronunciou, desmentiu duas vezes as posições do McCain, falou de modo arrogante com a apresentadora, mudou de assunto pelos menos uma quatro vezes deixando a pergunta ou a observação do Biden suspensa no ar, mentiu, foi desmentida e não retrucou, não ouviu nada que o senador dizia porque estava ocupadíssima em achar a ficha certa do que devia responder, etc. etc. Prova de que não ouviu nada foram suas respostas e falas desconectadas do que vinha antes. Foi incapaz de um gesto, uma palavra solidária quando o senador se emocionou ao falar do acidente de carro que matou sua mulher, uma filha e feriu os outros filhos. Sobretudo, me impressionou a voz tatibitati, o ar phony de feminilidade impostada, os sorrisinhos de adolescente "levada", o piscar de olhos sedutor para a câmera (!!), várias vezes, aquela coisa meio Brigitte Bardot, meio Marilyn Monroe, ao mesmo tempo ingênua e "má", o modo de olhar algumas vezes para o senador Binden aparentemente sem se dar conta do que ele dizia -em suma, o que minha mãe chamava de total falta de compostura, ou lack of gravitas como dizem aí. Uma canastrona que, no frigir dos ovos, não disse NADA. Minutos depois de constatar isso é que pude começar a prestar atenção ao senador Binden, à sua elegância e serenidade, e às informações importantes que deu. A dupla Obama-Binden tem se caracterizado a meu ver pela serenidade, inteligência e compostura do cargo. Me admira que isso tenha passado despercebido para tanta gente, inclusive aqui no Brasil. Deve ser porque também estamos acostumados a brilharecos construídos pelos "efeitos Globais". E o que me espanta ainda mais é ler que "até que ela não foi mal": então é isso que esperam de uma candidata a vice-presidente dos EUA, que ela não diga grantes besteiras? Que horror! Profissional, feminina e respeitável estava a apresentadora Gwen: sóbria, inteligente, segura, com seu casaquinho verde e seu baton. Muito menos bonita, mas muito mais competente.
Vera Borda em outubro 3, 2008 5:54 PM
#91
Belíssimo comentário, Vera. Você mata a pau. Eu mesmo sou um dos culpados por dar crédito demais a uma pessoa que cometeu a quantidade de grosserias da Sra. Palin.
Idelber em outubro 3, 2008 7:48 PM
Deixe seu comentário: