Meu Perfil
Um blog sobre política, literatura, música e futebol basquetebol. Na rede desde outubro de 2004.



Email: idelberavelar arroba gmail ponto com

O autor
 No Twitter
 No Facebook
 Curriculum Vitae
 Página pessoal em Tulane


Histórico
 agosto 2009
 julho 2009
 junho 2009
 maio 2009
 abril 2009
 março 2009
 fevereiro 2009
 janeiro 2009
 dezembro 2008
 novembro 2008
 outubro 2008
 setembro 2008
 agosto 2008
 julho 2008
 junho 2008
 maio 2008
 abril 2008
 março 2008
 fevereiro 2008
 janeiro 2008
 dezembro 2007
 novembro 2007
 outubro 2007
 setembro 2007
 agosto 2007
 julho 2007
 junho 2007
 maio 2007
 abril 2007
 março 2007
 fevereiro 2007
 janeiro 2007
 novembro 2006
 outubro 2006
 setembro 2006
 agosto 2006
 julho 2006
 junho 2006
 maio 2006
 abril 2006
 março 2006
 janeiro 2006
 dezembro 2005
 novembro 2005
 outubro 2005
 setembro 2005
 agosto 2005
 julho 2005
 junho 2005
 maio 2005
 abril 2005
 março 2005
 fevereiro 2005
 janeiro 2005
 dezembro 2004
 novembro 2004
 outubro 2004


Assuntos
 A eleição de Obama
 Clube de leituras
 Direito e Justiça
 Fenomenologia da Fumaça
 Filosofia
 Futebol e redondezas
 Gênero
 Literatura
 Metablogagem
 Música
 New Orleans
 Palestina Ocupada
 Polí­tica
 Primeira Pessoa



Visito
 Abobrinhas psicodélicas
 Ademonista
 Afonso, o Chato
 Agência Carta Maior
 Ágora com dazibao no meio
 Aguafuertes
 Alcinéa Cavalcante
 Além do jogo
 Alessandra Alves
 Alfarrábio
 Alto volta
 Amálgama
 Amante profissional
 Os amigos do Presidente Lula
 André Deak
 Animot
 Ao mirante, Nelson!
 Argemiro Ferreira
 Arlesophia
 Até aqui tudo bem
 Atemporalizando
 Bala perdida
 Balípodo
 Bereteando
 Biajoni!
 Blog do Alon
 Blog do Favre
 Blog do Juarez
 Blog do Juca
 Blog do Mello
 Blog dos Perrusi
 Blog do Protógenes
 Blog do Rovai
 Blog do Sakamoto
 Blog do Tsavkko, Angry Brazilian
 Blogafora
 blowg
 Botequim do Bruno
 Branco Leone
 Brasília, eu vi
 Bratislava
 Bugio
 A bundacanalha
 O caderno de Patrick
 Caldos de tipos
 Caquis caídos
 O carapuceiro
 Carla Rodrigues
 Carnet de notes
 Carreira solo
 Carta da Itália
 Caryorker
 A casa da colina
 Casa da tolerância
 Casa de paragens
 Catarro Verde
 Catatau
 Cidadania
 Cinema e outras artes
 Cinematógrafo
 Cintaliga
 Cloaca News
 Conejillo de Indias
 Consenso, só no paredão
 Contemporânea
 Contra Capa
 Controvérsia
 Conversa afiada
 Conversa de bar
 Cria Minha
 Cris Dias
 Cyn City
 Cynthia Semíramis
 Uma dama não comenta
 Daniel Aurélio
 Daniel Lopes
 de-grau
 De olho no fato
 De primeira
 Descurvo
 Diálogico
 Diário de Bordo
 Diario de trabajo
 Diário gauche
 Didascália e ..
 Diplomacia bossa nova
 Direito e internet
 Direitos fundamentais
 Disparada
 Dissidência
 Dito assim parece à toa
 Doidivana
 Don Quijote
 Dossiê Alex Primo
 ¡Drops da Fal!
 Duas Fridas
 É bom pra quem gosta
 eblog
 Ecologia Digital
 Enloucrescendo
 Escreva, Lola, escreva
 O escrevinhador
 Escrúpulos Precários
 Escudinhos
 Estado anarquista
 Eu sei que vivo em louca utopia
 Eugenia in the meadow
 Fabricio Carpinejar
 Faca de fogo
 Faça sua parte
 Favoritos
 A Feminista
 Ferréz
 Fiapo de jaca
 Flor do maracujá
 Fósforo
 Fina flor
 A flor da pele
 Fogo nas entranhas
 Fotógrafos brasileiros
 Frankamente
 Fundo do poço
 Futebol, política e cachaça
 Gabinete dentário
 Galo é amor
 Garotas que dizem ni
 Gravatá
 Groselha news
 Googalayon
 Guaciara
 Guerrilheiro do entardecer
 Hargentina
 Hedonismos
 Hermenauta
 Hipopótamo Zeno
 História em projetos
 Histórias do Brasil
 Homem do plano
 Idéias mutantes
 Imaginação sociológica
 Impedimento
 Impostor
 Incautos do ontem
 O incrível exército Blogoleone
 Ingresia
 Inquietudine
 Inside
 Interney
 Ius communicatio
 jAGauDArTE
 Jean Scharlau
 João Villaverde
 O jornalismo morreu
 Kit básico da mulher moderna
 Lembrança eterna de uma mente sem brilho
 A Lenda
 Liberal Libertário Libertino
 Limpo no lance
 Linkillo
 Lixo Tipo Especial
 Lixomania
 Luis Nassif
 Luz de Luma
 Mac's daily miscellany
 O malfazejo
 Uma Malla pelo mundo
 Malvados
 Márcia Bechara
 Marconi Leal
 Maria Frô
 Marmota
 Marjorie Rodrigues
 Meta.comunix
 Milton Ribeiro
 Mineiras, uai!
 Modos de fazer mundos
 Mox in the sky with diamonds
 Mundo-Abrigo
 Mundo de K
 NaMaria News
 Na prática a teoria é outra
 Nababu
 Nación apache
 Nalu
 Namorado imaginário
 Nei Lopes
 Nova corja
 Nóvoa em folha
 Odisséia literária
 Óleo do diabo
 Onde anda Su?
 Ontem e hoje
 Overmundo
 Palestina do espetáculo triunfante
 Pálido ponto branco
 Panóptico
 Para ler sem olhar
 Parede de meia
 Paulodaluzmoreira
 Pecus Bilis
 Pedro Alexandre Sanches
 Pedro Doria
 Peneira do rato
 O pensador selvagem
 Pensar enlouquece
 Pictura Pixel
 O pífano e o escaninho
 Pirão sem dono
 Poemas del alma
 políticAética
 Política & políticas
 Politika etc.
 Ponto media
 Por um punhado de pixels
 Porão abaixo
 Posthegemony
 Prás cabeças
 Prosa caótica
 Quarentena
 Que cazzo
 Quelque chose
 Quintarola
 Quitanda
 Rafael Galvão
 Recordar repetir elaborar
 Reinventando Santa Maria
 Retrato do artista quando tolo
 Roda de ciência
 RS urgente
 Samurai no Outono
 Sergio Leo
 Sérgio Telles
 Serbão
 Sergio Amadeu
 Sérgio blog 2.3
 Silenzio, no hay banda
 O sinistro
 Sob(re) a pálpebra da página
 A Sopa no exílio
 Sorriso de medusa
 Sovaco de cobra
 Stella psicanálise
 Sub rosa v.2
 SublimeSucubuS
 Superfície reflexiva
 Talqualmente
 Taxitramas
 Terapia Zero
 A terceira margem do Sena
 Tiago Dória
 Tiago Pereira
 Todos os fogos o fogo
 Tom Zé
 Tordesilhas
 Torre de marfim
 Träsel blog
 Tudo pode acontecer
 Túlio Vianna
 Ultimas de Babel
 Um que toque
 Urbanamente
 Vê de vegano
 Velho do farol
 Viajando nas palavras
 La vieja bruja
 Viomundo
 Virunduns
 Vistos e escritos
 A volta dos que não foram
 Zema Ribeiro




selinho_idelba.jpg


Movable Type 3.36
« Drops :: Pag. Principal :: Jabá »

segunda-feira, 13 de outubro 2008

Notas sobre o estado atual da campanha americana

Os últimos dias da campanha de John McCain foram de um tremendo vai-e-vem: a chapa partiu para ataques a Obama por suposta associação com alguém que foi terrorista quando ele tinha 8 anos de idade, usou apresentadores que se referiam a Barack Hussein Obama, soltou um comercial sinistro sobre o “perigo” Obama e por aí navegou durante três ou quatro dias. Os comícios começaram a fugir do controle, com seus apoiadores chegando a gritar matem-no à menção do nome de Obama. O Serviço Secreto abriu, inclusive, o inaudito precedente de interrogar membros de um comício presidencial por ameaça de assassinato. Com a reação negativa gerada pelo sectarismo, McCain retrocedeu. De uma correligionária que começava um discurso sobre Obama, o “terrorista árabe”, ele chegou a tomar o microfone, meio sem graça ou talvez a contragosto, para dizer que Obama é um homem de família decente com quem tenho algumas divergências. Foi vaiado durante alguns instantes pelo seu próprio público. Ante a menção de um correligionário de que “tinha medo” de Obama, McCain de novo se afastou do clima de ódio que sua própria campanha havia criado, tendo que dizer que Obama não era alguém de quem se deveria ter medo. A contradição é óbvia: toda a campanha de McCain se sustenta sobre a premissa de que há que se ter medo de Obama, de que há algo “desconhecido e perigoso” nele. Caindo essa premissa, a campanha de McCain fica meio desprovida de ângulo de ataque.

Ao lançar essa barragem de ataques, McCain está repetindo incontáveis campanhas republicanas que deram certo, como por exemplo contra John Kerry, em 2004. O problema é que o contexto hoje é outro. Na pior crise econômica das últimas oito décadas, com o sistema financeiro em colapso e milhões de americanos perdendo suas casas e indo para a fila do desemprego, o discurso do medo já não cola como antes. No caso desta campanha, há um problema extra para McCain. Até muito recentemente, ele era visto por boa parte da base do Partido Republicano – cada vez mais reacionária e religiosa nos últimos anos – como um conservador “independente demais”. McCain precisou conquistar essa base. O problema é que o discurso raivoso necessário para mobilizá-la assusta os independentes, justamente os eleitores que McCain precisa conquistar. A oscilação entre baixaria e civilidade na campanha é a expressão desse impasse. McCain não é esquizofrênico nem burro. Simplesmente está numa encruzilhada matemática e política que gera essa gangorra discursiva. A outra alternativa – voltar a discussão para os temas econômicos, que são os que mais interessam aos americanos – seria suicídio para McCain. Nesse quesito, Obama janta-o com ketchup e mostarda. Os fatos hoje não estão do lado de quem sempre defendeu a desregulamentação e a sapiência infinita do mercado.

Na Gallup nacional diária, a vantagem atual de Obama é de sete pontos. Até mesmo no quesito “líder mais forte” -- no qual os candidatos republicanos sempre levam vantagem – Obama lidera as pesquisas com 54% contra 40% de McCain. Deve ser uma estatística inédita numa corrida presidencial americana. Para piorar, uma das três pessoas que McCain citou como as mais "sábias" do país (e de quem ele dependeria para conselhos) comparou-o a um dos maiores racistas dos tempos modernos. A cereja do bolo é o relatório da comissão -- de maioria republicana -- que investigou a perseguição de Sarah Palin ao seu ex-cunhado, policial no Alaska, o chamado “Troopergate”: o veredito unânime foi de abuso de poder. Trata-se de uma história que a campanha de Obama certamente não vai explorar, não por magnanimidade, mas porque não interessa a Obama atacar Palin agora. Ela já é cachorro morto (aliás, gostaria de convidar a que se manifestassem nesta caixa os leitores que vieram me falar da “jogada de mestre” que teria sido a escolha da Vice de McCain).

Piores que os números da Gallup nacional são os números dos estados decisivos. No Colorado, estado tradicionalmente republicano, Obama abriu dez pontos. No Novo México, que Bush venceu em 2004, a diferença atual em favor de Obama oscila entre oito e onze pontos. Na vermelhíssima Carolina do Norte onde, no começo, até setores do Partido Democrata não acreditavam na possibilidade de vitória, Obama lidera por seis pontos. A Pensilvânia, que a campanha de McCain tinha esperança de trazer para a coluna republicana, já está merecendo abandonar a condição de swing state. Se excetuarmos uma pesquisa de setembro conduzida pela desmoralizada Zogby, não há uma única enquete que tenha dado McCain na frente durante toda a campanha. A vantagem atual de Obama oscila entre doze (pdf) e quinze pontos.

Está decidida a parada? Não. Há um exemplo anterior de um candidato que saiu de desvantagem comparável e venceu: Reagan contra Carter, em 1980. Na quarta-feira, McCain terá a última chance de reagir através de um debate. Ele andou prometendo “dar uma surra" em Obama (whip, literalmente, “chicotear”) no próximo encontro cara-a-cara. Se não o fizer de forma bem convincente, ficará dependendo de um acontecimento fora do ordinário para ter chances de virar o jogo. Afinal de contas, erros graves, na campanha de Obama, não vêm ocorrendo em grande profusão.

PS 1: Este artigo também está publicado na Agência Carta Maior.

PS 2: O blog recomenda a entrevista da Carta Maior com Maria da Conceição Tavares: Entupiu o sistema circulatório do capitalismo.



  Escrito por Idelber às 04:15 | link para este post | Comentários (111)


Comentários

#1

idelba, a esta altura só se o osama desentocar de uma das favelas cariocas (onde dizem que ele está) e resolver aprontar uma das suas. o velhinho já era!

ah, com a sua licença: CHUUUUUUUUPA URUBU!!!

Demaisão em outubro 13, 2008 7:20 AM


#2

Professor, não sei se você já viu (ou se alguém já lhe enviou) um 'singelo' vídeo feito num comício do candidato John McCain em que um eleitor aparece com um macaco de pelúcia usando um pin da campanha de Barack Obama. De chorar de rir, se não fosse para ranger os dentes de raiva!

Anna C. em outubro 13, 2008 8:37 AM


#3

Ou McCain chama Regina Duarte (a medrosa)para dar uma daquelas declarações ou o jogo tá perdido.

arimateia alves em outubro 13, 2008 9:07 AM


#4

Idelber,

Quem disse que Palin era jogada de mestre não se informa no Biscoito, mas acredita na Miriam Leitão, que no dia 29 de agosto mandou essa pérola:
“MacCain: mulher como vice é golpe de mestre
A confirmação da governadora do Alasca, Sarah Palin, para vice do candidato do Partido Republicano, John McCain, é uma jogada de mestre. Se, neste momento de vontade de mudança e impulso em prol da diversidade, ele escolhesse de novo um homem branco, ficaria com uma chapa ainda mais conservadora. Desse jeito, ele também continua na estratégia de atrair o voto das mulheres que estão órfãs da candidatura de Hillay Clinton.
A governadora contrabalança também no quesito idade. Tem 44 anos. É mãe de cinco filhos e bem sucedida profissionalmente, vencendo inclusive a política tradicional do estado com a bandeira da ética na política. Assim, ela agrada às mulheres mais liberadas e mais conservadoras e ainda dá um troco para o discurso ético de McCain. Um movimento político muito inteligente”. http://oglobo.globo.com/economia/miriam/?palavra=sarah+palin

Abc,
jeferson

Jeferson Melo em outubro 13, 2008 9:53 AM


#5

E a disputa de McGovern contra Bob Dole, e McGovern está vencendo.

André Kenji em outubro 13, 2008 10:04 AM


#6

Vejam só:


Meet Sarah Palin’s radical right-wing pals

Extremists Mark Chryson and Steve Stoll helped launch Palin’s political career in Alaska, and in return had influence over policy. “Her door was open,” says Chryson — and still is.

http://www.salon.com/news/feature/2008/10/10/palin_chryson/


NSDD em outubro 13, 2008 10:32 AM


#7

Idelber:

Ficou sabendo da baixíssima insinuação que a campanha de Marta fez à vida sexual de Kassab?

Thiago em outubro 13, 2008 10:42 AM


#8

Complementando: a reportagem é da Salon.com:

Meet Sarah Palin’s radical right-wing pals

Extremists Mark Chryson and Steve Stoll helped launch Palin’s political career in Alaska, and in return had influence over policy. “Her door was open,” says Chryson — and still is.

http://www.salon.com/news/feature/2008/10/10/palin_chryson/index.html

NSDD em outubro 13, 2008 10:44 AM


#9

idelber:
acompanho seus informes daí e analiso esse jogo duplo do mcain:"o obama é confiável,o obama não é confiável". disso,o que fica sempre é a imagem negativa.o que deve ser destacado é a ambiguidade
do informante,herói guerreiro da "américa".o
eleitorado tem essa clareza?
romério

romério rômulo em outubro 13, 2008 11:14 AM


#10

Idelber,
eu fico pensando se a liderança dos Democratas nesse contexto não é praticamente uma obrigação, dados fatores como o índice de popularidade de Bush e a crise econômica profunda. Nesse cenário, espantoso seria se os Republicanos liderassem a corrida.

João Marcelo em outubro 13, 2008 11:29 AM


#11

Ai, chicotear é um termo tão horrível, quer dizer que o McCain vai ser ainda mais grosseiro do que no debate anterior. Que horror.

Tina Lopes em outubro 13, 2008 11:54 AM


#12

Idelber,
Mais otimista agora? Fatura liquidada? Onde pode pintar uma surpresa?

João Paulo Rodrigues em outubro 13, 2008 12:32 PM


#13

O pessoal da Caros Amigos deveria ler mais o Biscoito: colocaram na capa da última edição aquela foto-montagem da Sara-Pálida de biquini e machine gun, como se fosse verdadeira. Ver em http://carosamigos.terra.com.br/.
Eles podiam checar melhor as suas fontes...

Leo Vidigal em outubro 13, 2008 12:56 PM


#14

Fora do tópico:

É sempre divertido ver o nosso time ganhar do Flamengo no Maracanã, mas para um atleticano, logo após aquela bravata do Márcio Braga, deve ser muito mais divertido ganhar, ainda mais de 3 a 0.

Abraço.

Milton Ribeiro em outubro 13, 2008 12:58 PM


#15

E a Marta Suplicy, que resolveu fazer campanha à la McCain em São Paulo, com insinuações calhordas sobre a vida sexual de Kassab? É a nossa Sarah Palin... Ia votar nela; não vou mais.

Eduardo em outubro 13, 2008 1:35 PM


#16

Demaisão, Arimatéia: o jogo anda já no "grau Regina Duarte" de periculosidade :-)

Anna, vi a imagem. É aquela história. Funcionou em 2000 e 2004. Com tanta gente quebrando hoje, não creio que funcione em 2008.

Grande Jeferson! Muito obrigado por esse link. Eu me lembrava de que a Leitão havia dito alguma bobagem semelhante, mas não teria sabido localizar. Acho que vou até atualizar o texto com esse link. Valeu.

André, dentre as analogias que vi por aí, não é a pior :-)

Rômulo, aqui, normalmente, uma boa parte do eleitorado embarcaria numa campanha negativa potente e bem feita. O problema é que o contexto hoje não ajuda e não são esses os eleitores que McCain deve conquistar. Tudo indica que não vai funcionar.

João Marcelo, é verdade que o contexto favorece. Mas já houve outras situações onde ele não foi suficiente. Nunca é automática, me parece, essa passagem de uma coisa a outra. A campanha de Obama tem muito mérito.

Thiago, vi, e não gostei nem um pouco.

Tina, sempre é possível que ele "amarele" também. A conferir. O debate de quarta vai ser bom.

JPR, digamos que estou moderadamente otimista. Nada, nada vai me fazer comemorar antes da hora. Como eu já disse antes, a direita daqui faz ACM parecer ladrão de picolé. O jogo é muito pesado, sempre.

Puxa, Leo, não acredito que comeram essa barriga meses depois dessa foto aparecer na internet.

Deveras, Milton, o Galo mostrou mais uma vez que a camisa merece respeito. Vamos muito mal das pernas, mas não temos o apelido de "vingador" por acaso. Respeito é bom e a gente gosta. O Flamengo aprendeu mais uma vez...

Idelber em outubro 13, 2008 1:39 PM


#17

Sobre o jogo, seria um Maracanazzo caso o Galo estivesse disputando algo relevante, coisa que não faz há algumas décadas. No caso específico, a vingança foi terceirizada e serviu bem aos que disputam o título, rsrs.
De qualquer jeito, é sempre desagradável perder para freguês, ainda mais levando um banho de bola. Como disse o Angelim, era para ser de mais.

João Marcelo em outubro 13, 2008 1:54 PM


#18

JM, sobre essa história do "freguês", não polemizemos, senão vai para o beleléu o papo sobre a eleição. Mas sempre é bom checar os números. E lembrar o passado recente.

Não se preocupe que no domingo a gente ajuda vocês ganhando do ex-Ipiranga.

Idelber em outubro 13, 2008 2:03 PM


#19

A Marta e sua campanha acabaram de perder um voto. Estou acompanhando aqui campanha americana e o que o Mccain está fazendo é odioso. Não dá para a Marta fazer a mesma coisa aqui em SP. Que lamentável.

Severino em outubro 13, 2008 2:05 PM


marcia em outubro 13, 2008 2:07 PM


#21

Mesmo com o indice de popularidade de bush e a crise economica profunda e espantoso que um negro chamado hussein obama tenha alguma chance de se eleger presidente nos estados unidos

Julio em outubro 13, 2008 2:20 PM


#22

A Marta ainda não perdeu meu voto, mas petista e gay que sou, estou puto com essa tática. O comitê LGBT da campanha já soltou nota descendo o sarrafo na propaganda (que nem é ruim, faz questionamentos corretos, políticos, mas ferra no final) e suspendendo as atividades da campanha. Vamos ver se a Marta terá a honestidade de assumir que fizeram m... e pedir desculpas ao Kassab. Não é pq a campanha dele faz ilações machistas e misóginas contra a Marta que ela deve partir pro mesmo estilo. Rebaixar o discurso desse jeito não a fará ganhar voto dessa gentinha que são os crentes. E servirá para afastar os mais progressistas da campanha.

Thiago Candido em outubro 13, 2008 2:35 PM


#23

Nao precisamos mais de fogueira ja temos a midia para queimar candidatos, melhor ainda se for mulher. New York Obama Times, Folha e Estadao nao falaram nada ate agora sobre a falsidade ideologica de Obama(Berg),ACORN,seus amigos terroristas, sua politica economica de taxacao, enfim estao colocando Obama como Salvador da Patria, o Messias esta chegando. Deus e tem gente que acredita.Estou me sentindo acuada pois se eu disser que nao votarei no Obama sou considerada RACISTA!!!! Um radialista negro esta apoiando McCain, sua caixa de e-mails esta cheio de ameacas feitos pelos irmaos de cor!!! O mundo continua dividido entre esquerda e direita, na atual conjuntura eu quero saber quem e quem?

Simone Sarow em outubro 13, 2008 2:43 PM


#24

Eu já fiz o mesmo coment lá na Mary W. e repito aqui: acho que campanha política tem que MOSTRAR fatos e não botar a pulga atrás na orelha do eleitor, sugerindo que existam fatos a esconder, e não mostrar quais. E a dúvida se "é casado? tem filhos?", vindo da Marta e seu histórico feminista, chega a ser imoral. Ainda acho que é coisa do Favre e que ela perdeu o controle da campanha.

Tina Lopes em outubro 13, 2008 2:45 PM


#25

Simone,
NY obama Times?? E a Fox News, sua fonte de noticias predileta, e o que entao? o bastiao da imparcialidade?

Julio em outubro 13, 2008 2:50 PM


#26

Por que é coisa do Favre? Só porque é mulher não pode fazer excremento? Se saiu é porque ela autorizou. Ela nem está tão atrás assim, para quê esse desespero? Assim fica difícil defender. Aqui em BH vou até votar 40, por falta de opção, mas campanha eu não faço. E o Patrus que não me venha apoiar o Quintanilha depois de ter lavado as mãos nessa coisa da aliança...

Leo Vidigal em outubro 13, 2008 3:58 PM


#27

Na mosca, Leo. Temos que ter cuidado para, ao protestar contra a homofobia, não resvalar na xenofobia e no sexismo pondo a culpa do comercial no Favre. Marta é responsável pela campanha dela.

Idelber em outubro 13, 2008 4:09 PM


#28

Pesquisa nova no Missouri, um dos swing states mais republicanos: Obama 51 x 43 McCain.

Idelber em outubro 13, 2008 4:22 PM


#29

Acredito que a questão tanto do Mccain como da Marta tem questões ainda não explicadas:
- Existe sim apoiadores na biografia do Obama que estão sendo escondidos por que tiram votos do mesmo, no caso da vice escolhida pelo Maccain forem todos escancarados e discutidos, além de no caso dela valeu até fotos sexistas como aquela dela com a arma de biquini,
- No caso da Marta e Kassab, há sim dois aspectos a serem discutidos aqui:
1- caso ele viva de forma de união estável com alguém, se essa pessoa for escolhida para um cargo de comissão que não seja secretário é nepotismo, por isso as relações particulares dos políticos agora não devem ser tão escondidas, não importa tanto o sexo do parceiro, mas o nome é sim, se a sociedade fica escandalizada em alguns casos é culpa também desses políticos que escondem a sexualidade que muitas vezes fazem uma campanha mais "opus dei" que a própria.
2 - eu que não moro em São Paulo já fui brindado escutando na rua alguns comentários que se Marta eleita ela instituirá o casamento homossexual, e ninguém mais que menos o Sr. Kassab vai nessas "igrejas" com seus "apostolos" para ser ungido como combatente da sagrada família cristã,
3 - Kassab reclamar que é golpe sujo falar da vida pessoal de alguém é inacreditável.

Concluindo tanto na campanha americana não teve bom moço, como aqui.

Marcelo L em outubro 13, 2008 4:33 PM


#30

Idelber,deixa eu fazer um "off-topic" aqui pra falar do debate de ontem entre Quintão e Lacerda.

O debate foi bem morno, bem comportado. Lacerda tentava provar que seria o melhor para BH por ter "esperiência administrativa". Quintão alegava que por ser "gente-como-a-gente" estaria muito mais aberto ao "diálogo com a população".

Lacerda foi bem tentando defender suas propostas (eu discordava de muitas delas).Tentou ser mais propositivo, pelo menos. Já Quintão apelava para generalidades como: " vou dialogar com todos" , " vou manter o que está dando certo e melhorar o que está dando errado"...

No conteúdo venceu Lacerda, mas no jogo de cena Quintão deu um baile.

Ele forçava o sotaque caipira, falava errado, fazia gestos, agradecia o oponente por cada pergunta... Uma atuação e tanto. Já Lacerda manteve-se acorrentado à sua conhecida falta de carisma.

Na minha opinião, num debate como esse, o jogo de cena faz muito mais diferença que uma fria demonstração de conhecimento de números e orçamento.

Vamos esperar pra ver a repercussão...

Bruno Pinheiro em outubro 13, 2008 4:35 PM


#31

A Marta importou o que de pior há na política americana.

Simões em outubro 13, 2008 4:42 PM


#32

Agradeço o resumão, Bruno :-)

Idelber em outubro 13, 2008 4:47 PM


#33

No meu comentário onde está escrito "esperiência", leia-se : "experiência"... Foi a pressa :-)

Bruno Pinheiro em outubro 13, 2008 4:51 PM


#34

Citado pelo Noblat:

Enviado por Ricardo Noblat - 13.10.2008| 16h26m
Favre, marido de Marta, deplora referências à vida privada

Do blog de Luis Favre, marido de Marta Suplicy, candidata do PT a prefeita de São Paulo:

"Aqui, neste blog, tenho censurado qualquer ataque ou referência à vida privada de qualquer candidato. A suas relações afetivas, privadas e que não dizem respeito a ação pública. Aqui continuará sendo assim".

Leia mais no blog de Favre.

Simões em outubro 13, 2008 5:01 PM


#35

O pai da criança:

ELEIÇÕES 2008
Desastre pré-testado

O polêmico comercial de Marta Suplicy foi aprovado pelo marqueteiro João Santana - também marqueteiro de Lula, como se sabe. Foram feitos, inclusive, vários "pré-testes" antes da peça ir ao ar.

Ou seja, o comercial foi testado em pesquisas qualitativas que medem a sua eficácia. Será que nenhum desses pré-testes previu o desastre? Ou a idéia era mesmo chutar o pau da barraca?

Lauro Jardim

Simões em outubro 13, 2008 5:04 PM


#36

Nesse ponto eu concordo com o Marcelo L.

Hugo Albuquerque em outubro 13, 2008 5:20 PM


#37

Tanto nos EUA como em São Paulo, quem planta paranóias está colhendo paranóias.

Dawran Numida em outubro 13, 2008 5:48 PM


#38

Sobre a homofobia, sexismo e qquer outro tipo de preconceito, concordo, deve ser criticado. Porem, para o caro Idelber, postar foto montada da Sarah Palin de biquini e segurando um rifle nao haa problema algum... deve ser o tal ditado petista genoiniano em acao, "uma coisa ee uma coisa, outra coisa ee outra coisa".

Odracir Silva em outubro 13, 2008 6:32 PM


#39

Essa coisa das insinuações com o Kassab foi bem baixa mesmo. Desde o primeiro turno a campanha da Marta está um lixo. Espero que pelo menos essa bola fora sirva para eles mandarem a coordenação de campanha embora e comecem de novo. Pô, é só comparar as administrações. O Kassab vai tomar um baile.

Acho que já falei aqui: sou da terra do Kassab, Rio Preto, e sei que o "passado político" dele é anterior à secretaria do Planejamento com o Pitta. Se querem desabonar o cara, corram atrás desse "passado político", não de uma suposta vida pessoal mal explicada. Até porque vida pessoal tem que ser escondida mesmo, só diz respeito a ele.

Agora, quanto a passado político – que, aí sim, diz respeito a todos – se todos conhecerem melhor a figura não compram nem um carro usado dele, que dirá colocar a maior cidade do país na sua mão.

Mas nem precisa disso, basta comparar gestões; entre a Marta que se cercou de gente que entendia de urbanismo e tinha um monte de projetos ótimos, e o Kassab, que tem o Andrea Matarazzo e... sei lá. Só o Andrea Matarazzo.Não sei como o pessoal pode sequer cogitar em votar nesse cara.

E a campanha da Marta, desviando do assunto principal, também não está ajudando.

Daniel em outubro 13, 2008 6:46 PM


#40

Idelber, acho q vc e a Jô se separam aqui, não?


PCdoB define apoio a Quintão no segundo turno em BH

A direção do PCdoB decidiu nesta segunda-feira apoiar o candidato Leonardo Quintão (PMDB) no segundo turno das eleições na capital. A decisão foi anunciada na sede do PMDB e comitê de Quintão pela presidente do partido comunista em Minas Gerais, a deputada federal Jô Moraes, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno com 8,82 por cento dos votos válidos.

Nathalia em outubro 13, 2008 7:15 PM


#41

Nos separamos, Nathalia. Com certeza.

Idelber em outubro 13, 2008 7:19 PM


#42

Olha,
Foi um puta tiro no pé. Inda mais a Marta que defendia os gays. Em relação ao nepotismo de contratar o Rodrigo Garcia, acha um moralismo-udenista ifcar pegando no pé de nepotismo. Esse tipo de nepotismo não tiraria voto do Kassab. A esperança era fuder o cara dizendo que era gay. A Marta defende os gays, mas quer ganhar eleição com a homofobia. Mas, por outro lado, isso serve para mostrar (mais um vez) como a imprensa é cínica. Fazer baixaria contra a Marta pode. O tal Relaxa e Goxa repetido infinitamente. Lembro dos jornais pondo a foto do acidente da TAM ao lado da foto da Marta rindo na capa (acho que foi o Extra, que é do Globo)e com a frase relaxa e goza. RA e companhia não tem o menor pudor em expor as pessoas, xingam seus inimigos do que podem. Nossa o que ele falou do Nassif é de envergonhar. São uns cínicos de estarem indignados. O problema é que a Marta se nivelou a eles.

Bruno em outubro 13, 2008 7:41 PM


#43

OFF-TOPIC

Idelber,

Por acaso você tem alguma coisa a dizer sobre o estado atual da eleição carioca?

Há vários anos que eu venho acumulando antipatias em relação ao Gabeira (começando por ele ter votado no Severino para presidente da Câmara), mas as notícias recentes do Rio me fazem querer ficar do lado dele.

Senão vejamos: militantes do PMDB espacaram apoiador de Gabeira, que foi levado à delegacia.
Em seguida, a campanha de Eduardo Paes diz que o espancado em questão tinha ficha corrida, informação obtida com o Secretário de Segurança.

Panfletos apócrifos começam a ser distribuídos no Rio, alguns com o logotipos de O GLOBO.

O painel do jogo Atlético 3 x Flamengo 0 faz duas alusões positivas a Eduardo Paes (meu pai estava lá, pela primeira vez no Maracanã. Vai ser pé-quente...).

Segundo o Noblat, Paes tentou ligar Gabeira às drogas no debate de ontem, na Band.

As outras fontes para essas notícias são a Folha e o blog da Lúcia Hippolito, que é apoiadora assumida do Gabeira. Mesmo assim, duvido que ela publicaria alguma falsidade desse nível. Aliás, acho que não deve ser difícil achar outras fontes que digam o mesmo.

O que você me diz?

Manuel Amaral Bueno em outubro 13, 2008 7:58 PM


#44

OFF-TOPIC:

Aliás, esta história me faz querer ficar contra Marta: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u455452.shtml

Mas esta daqui me faz querer exorcizar o Kassab:
http://www.youtube.com/watch?v=jRehgfaQzNs&eurl

Manuel Amaral Bueno em outubro 13, 2008 8:06 PM


#45

sobre a questao de nepotismo. aí complica. pq a gente fica só com o ônus da parceria civil? se vao cobrar o casamento do kassab com o rodrigo, seria preciso que antes o tal casamento fosse permitido.

mary w em outubro 13, 2008 8:13 PM


#46

Professor o que acha? O autor desse texto tem razão?
http://www.revistabula.com/colunas/769/Onde-andara-Vargas-Llosa

Marcela em outubro 13, 2008 8:16 PM


#47

Manuel, a íntegra do debate está aqui. Eu ainda não vi, então não sei. Sobre o incidente em questão, também não acompanhei ainda, mas lembro que a Lucia Hippolito já disse monstruosidades em suas colunas, incluindo-se aí a pérola de que a "aversão ao estudo e à experiência", supostamente estimulada por Lula, seria a responsável pelos desastres de Dunga na Seleção.

Se quiser acumular mais pulgas atrás da orelha com Gabeira, veja como ele mente aqui (a partir dos 04:00 da entrevista), ao esconder o seu voto em Severino, e falar dos "erros" do governo e da oposição na eleição da Câmara como se ele não tivesse nada com o peixe.

Dito tudo isso, reitero que os pontos que você coloca eu ainda terei que conferir. Abração, meu querido, e abraços no seu pai.

Idelber em outubro 13, 2008 8:23 PM


#48

Saudades do tempo em que Maria da Conceição Tavares escrevia no caderno de economia da Folha. Era também deputada federal do PT, e tinha voz ativa no programa econômico do partido. Depois trocaram ela por Palocci e Meirelles...

Esse negócio da Marta aí, não vi o comercial, mas acho válido. Se o Kassab é gay não pode ficar posando de moralista como vem fazendo. Seria no mínimo cobrar coerência política de alguém. Se não me engano a Marta separou do marido durante a campanha para ficar com o amante. Quer mais sinceridade do que isso?

O rei está nu. Candidato não tem vida particular mais. Diz respeito a questões públicas. E o eleitor tem que saber mesmo.

Assim, quem quer votar em gay vota. E quem não gostaria de votar em gay não vota num cara que é gay mas finge que é conservador e moralista.

Thiago Cândido, nem todo crente é gentinha. Quer ser respeitado como gay, deve respeitar a religião dos outros. Aliás, tem um monte de crente gay também. Assim como tem crente de esquerda e crente que vai votar na Marta.

André Egg em outubro 13, 2008 8:29 PM


#49

Sensacional o texto do Enio, Marcela. Obrigado pelo link. Está bem na linha do post anterior aqui do blog, intitulado "O sumiço dos profetas".

Só que o texto do Enio está muito melhor que o meu.

Idelber em outubro 13, 2008 8:31 PM


#50

Aliás, "crente" significa aquele que crê.

Em Cristo e, portanto, num exemplo radical de combate à injustiça e ao preconceito, e de trabalho por um mundo mais justo e igual.

Quem não for assim nem mereceria ser considerado "crente".

André Egg em outubro 13, 2008 8:31 PM


#51

André, o comercial está postado no blog da Mary.

Idelber em outubro 13, 2008 8:32 PM


#52

Mary W, não existe só ônus, por que provada a União Estável entre duas pessoas, dá direitos a previdência social, patrimoniais, plano de saúde etc.

Sei que existe muitos direitos a serem conquistados, temos uma sociedade conservadora, mas um político que não tem coragem nem de defender as suas escolhas, e que seus apoiadores fazem sérias críticas a um projeto de sua adversária que em tese o ajuda, até desqualificando-a por esse fato, é uma situação no mínimo de dizer que ele não é inocente ou vítima, é conveniente com ônus.

Marcelo L em outubro 13, 2008 8:47 PM


#53

Mary, concordo contigo. Mas, veja, a união civil não sai pq? Em grande medida por pressão de políticos ligados ao DEM. E a pulada de cerca não é legalizada, mas pegaram (com razão) o Renan por isso. O Rodrigo não foi nomeado por sua competência. Foi por motivos de Alcova.

Thiago Candido em outubro 13, 2008 9:01 PM


#54

D'accord, Thiago, mas no caso do Renan o problema não era a pulada de cerca -- com a qual, aliás, quase ninguém se importa no Brasil. Era o uso de grana de propina para pagar pensão particular para a ex-amante e o filho.

Idelber em outubro 13, 2008 9:04 PM


#55

Caro Idelber

Muito boa a cobertura. Como sempre!

P.S.: Já aqui em nosso país nas campanhas eleitorais de Rio e São Paulo há os candidatos que apóiam suas campanhs na DIVISÃO e PRECONCEITO. Eu nunca pensei que iria ver isso no Brasil. Mas sempre há uma primeira vez!

Paulo Z em outubro 13, 2008 9:11 PM


#56

E no caso do Kassab é nomear para cargo público o seu companheiro. Se o Requião (alguém por quem tenho inúmeras simpatias) nomeia o irmão para uma secretária e recebe fumo, pq o Kassab não? De vera, não vejo diferença entre o caso Renan e o Kassab.

Thiago Candido em outubro 13, 2008 9:29 PM


#57

Caramba, o Rodrigo Garcia também é da terrinha, tinha até irmã de amigo que era apaixonada pelo cara. Mas sempre achei que a parceria dele com o Kassab era puramente política. E que as boiadas que o Kassab passava pra ele eram prá construir a carreira política do cara, como aliado. Tinha até musiquinha, "Quem sabe, sabe! Estadual é Rodrigo, federal é Kassab!", quando eles eram candidatos a deputado, cada um em uma esfera.

Sei lá, acho que esse lance da união estável não deveria entrar na discussão. Até porque, se o Kassab é mesmo gay, vai saber se o Rodrigo Garcia que é o parceiro dele. Acho que não é, mas vai saber. De qualquer maneira, se ele favorceu um amigo, uma pessoa de suas relações, INDEPENDENTE DA NATUREZA DESSA RELAÇÃO, está errado. Se essa relação é uma amizade, uma parceria puramente política ou uma relação amorosa, não vem ao caso. Ou a história fica menos grave se for demonstrado que o Rodrigo Garcia é apenas um aliado político?

O caso é que a péssima campanha da Marta deu um passo largo em direção ao abismo. Quem falou ali em cima que ela se nivelou a tio rei e cia não deixa de estar certo. Esse é o problema de verdade. Graças a essa campanha incompetente dela, estamos mais perto de ter um sujeito que privilegia seu amigo da terrinha para cargos públicos na prefeitura.

Ao invés de não votar mais na Marta, acho mais produtivo que os indignados mandem emails furiosos para a campanha dela. Eu, pelo menos, vou fazer isso.

Daniel em outubro 13, 2008 9:31 PM


#58

É isso, Thiago, é isso. Eu tô fechando contigo no assunto.

Só que a Marta fez a coisa do jeito completamente errado.


Idelber em outubro 13, 2008 9:34 PM


#59

Daniel, a musiquinha é um pouco diferente: "Quem sabe sabe. Vota comigo. Federal é Kassab, estadual é Rodrigo". :-)

Bruno Pinheiro em outubro 13, 2008 9:34 PM


#60

Acho que tinha as duas, Bruno :-)

Idelber em outubro 13, 2008 9:35 PM


#61

eu até concordo com você, Thiago. mas na propaganda o questionamento era a respeito do tipo de familia q o kassab tem.

mary w em outubro 13, 2008 9:53 PM


#62

Daniel, acredite em alguém que é do "babado": Os dois foram (não são mais) companheiros por muito tempo. Toda a comunidade gay de sampa sabia disso...


Professor, andei matutando hoje o dia todo sobre essa jogada, nem estudar estudei hoje e digo: Continuo a achar deplorável, mas reconheço que foi uma jogada de gênio. Assisti ao comercial umas 20 vezes e, só por ele, não há nada ali que questione a sexualidade do Kassab. Na linha geral da propaganda, o que temos é um questionamento político da trajetória do político Kassab. Conservadora, claro, por achar que um "homem decente" deve ser casado e ter filhos, mas dentro do aceitável na história da disputa partidária brasileira. O toque de gênio vem de uma coisa que é implícita, que muita gente sempre soube mas nunca se falou abertamente: da orientação sexual do prefeito. Quando os jornalistas viram aquilo, automaticamente fizeram a ilação. E dai a coisa saiu do controle.
Conversei com uns amigos do meu tempo de Juv. do PT que estão na coordenação da campanha e o resultado das pesquisas qualitativas do comercial foram positivas porque a percepção dos eleitores ouvidos era de que faltava questionar o homem (aqui subentendido político) Kassab, sua trajetória e escolhas políticas. Assista aos outros comerciais: todos centram na desmitificação da personagem Kassab criada pela campanha Demo-tucana. Nenhum busca 'denunciar' a viadagem do prefeito.

Thiago Candido em outubro 13, 2008 10:01 PM


#63

Agora, para além da questão ética, estão abertas as apostas: Marta ganha ou perde votos com o comercial?

Idelber em outubro 13, 2008 10:04 PM


#64

entao, thiago. minha primeira impressao do comercial foi essa aí tb. mas eu tô bem perdida nessa análise.

mary w em outubro 13, 2008 10:07 PM


#65

André Egg, sei que minha generalização do 'crente' permite que eu leve paulada de todo lado, mas não consigo vê-los com uma ótica positiva ou relativista. O avanço do neopentecostalismo trará consequências ruins para o país. E quando falo em 'crente', falo do típico: conservador, machista, homofóbico, sem estudo e de baixa renda. Claro, há exceções, poucos votarão na Marta. Mas não por acreditarem em suas propostas e sim pq o Pastor mandou. Quem é 'verdadeiramente' crente não está preocupado com esse Cristo que você desenhou. Ele acha que se alguém é pobre é pq quer e pq tem o diabo no corpo, não pq o sistema gera essa desigualdade.

Tenho conhecidos do MEP (movimento evangélico progressista) que deploram essa deturpação da mensagem cristã e essa manipulação assustadora que os pastores dessas seitas fazem.

Thiago Candido em outubro 13, 2008 10:07 PM


#66

perde voto.

mary w em outubro 13, 2008 10:08 PM


#67

Nas contas finais acho que ganha, Idelber. perde um pouco de voto entre as pessoas progressistas da Vila madalena e Pinheiros, que provavelmente preferirão viajar (tem o feriado do servidor público dois dias depois da eleição) à votar. Mas ganha mais nas fatias conservadoras. Só não acho que o suficiente para virar. Mas talvez nem seja isso que a campanha quer, acho que ali é só perder com mais dignidade para garantir o poder do Martismo no PT municipal (ano que vem tem eleição interna)

Thiago Candido em outubro 13, 2008 10:13 PM


#68

professor, acabei de fazer um tweet assim:

"Michael Palin is not the funniest Palin anymore - says @johncleese http://tinyurl.com/3n22gn"

segue a url. muito bom! abraço o/

tiagón em outubro 13, 2008 10:16 PM


#69

Professor, a coisa em Bh também vai ferver:

http://www.youtube.com/watch?v=eWTSiCqNI2U

Thiago Candido em outubro 13, 2008 10:17 PM


#70

Sensacional, tiagón :-)

Idelber em outubro 13, 2008 10:20 PM


#71

ganha voto.

Thiago, tem crente progressista, com muito estudo. Baixa renda é sinônimo de burrice ou preconceito? E pouco estudo também? Os caras mais idiotas que conheço tem curso superior e pós. E algumas das pessoas mais interessantes são pobres e pouco escolarizadas.

Muita gente passa por essas seitas neo-pentecostais (eu já fui de uma). Mas é um entra e sai danado - passam por essas igrejas e vão para outros grupos. E os que votam na Marta, geralmente não é porque o pastor mandou não.

André Egg em outubro 13, 2008 10:20 PM


#72

Ai, BH, BH...

O que fizeram com a mais bem sucedida experiência administrativa de esquerda numa metrópole brasileira.

Vontade de condenar o Pimentel a uma eternidade lendo as obras completas de Lukács ao som de Galvão Bueno.

Idelber em outubro 13, 2008 10:23 PM


#73

André, vc viu esse vídeo?

http://www.youtube.com/watch?v=jRehgfaQzNs

Isso se reproduziu em muitos outros lugares, em níveis inimagináveis.

E, claro, que ter estudo não significa burrice ou preconceito. Mas é inegável que são em ambientes assim que a direita busca seu apoio popular. Quem apóia acriticamente os republicanos nos EUA? Quem sempre foi a base de sustentação do fascismo ou do Nazismo? Quem sustentava as ditaduras latino americanas? Pessoas desse perfil. Um Lula, meu caro, é a exceção, não a regra. Infelizmente.

Thiago Candido em outubro 13, 2008 10:29 PM


#74

Ao leitor que postou como Cássio:

Você pode fazer a análise que quiser aqui, com os ataques que quiser ao PT. Não pode despejar 50 parágrafos copiados do blog da Veja, ainda por cima sem atribuição de autoria.

Idelber em outubro 13, 2008 10:36 PM


#75

Idelber

A Folha de SP difundiu a notícia de que Kassab é homossexual. A propaganda do PT não permite tirar essa conclusão.

Quando eu soube, fiquei indignado. Não pelo fato dele ser homossexual.
Penso que o fato de Kassab ser homossexual é irrelevante.

A indignação foi com o fato de Kassab permitir que seus partidários ataquem Marta por ela defender os direitos civis dos homossexuais. Tem um grupo de evangélicos, partidários de Kassab, que em programa de rádio afirma: a Bíblia ou Marta. Enquanto Marta e sua família são atacadas e caluniadas, Kassab agradece os votos de evangélicos reacionários, das senhoras de Santana, etc... Isto tem um nome: hipocrisia. E isto é que é realmente grave.

Marco Vitis em outubro 13, 2008 11:00 PM


#76

Quero entrar nesse debate dos evangélicos.
Eu tenho horror a evangélicos na política. Acho que nem chega a ser uma coisa racional. É uma coisa orgânica, sabe?

Mas eu tive um professor de sociologia no 1º período com uma tese interessante (meio estapafúrdia, provalvelmente equivocada, mas ainda interessante). Ele estuda sociologia das religiões, adora Weber etc. e detesta todas as religiões.

Ele diz que os evangélicos crescem porque prometem um milagre (e aí está o pulo do gato) e o "milagre" se realiza. Ele diz que, nas famílias que estudou, a "conversão" seguia esse padrão: A família é desestruturada (pai desempregado bebe e bate na mãe, filho usa drogas etc.). Aí, geralmente a mãe entra para uma igreja. Ela vira fanática e sai convertendo os outros da família. Converte o pai - e o pai pára de beber e arruma um emprego. Converte o filho - e o filho pára de usar drogas e vai batalhar. Com isso, o nível de vida da família realmente melhora. Ele disse mesmo (não sei se brincando) que acha que isso explica os avanços sociais dos últimos anos melhor que o bolsa-família.

Era isso. Abração pra todos.

Manuel Amaral Bueno em outubro 13, 2008 11:01 PM


#77

Se Marta ganhar votos com esse comercial, o eleitorado paulistano cairá (ainda mais) no meu conceito. Assisti à inserção agora, via Mary W. Não vi as tintas que a Folha de São Paulo e outros menos dignos imprimiram. Mas não gostei, para dizer o mínimo. Aliás, achei bem próximo do deplorável o "É casado? Tem filhos?". Poderia ter feito o mesmo comercial sem essas questões: questões pessoais, sim.

Não vejo genialidade alguma na insinuação acerca da suposta orientação sexual do Kassab. Se era essa a intenção, o que não duvido, trata-se de um ataque de garra retrátil, que se esconde, e por isso mesmo é covarde. Preconceitos se estimulam com essa inserção. Coisa horrível.

Marta não poderia cometer esse erro (e não estou dizendo que eu o toleraria em outra candidatura). Ela poderia perder a eleição sem essa - e espero, sinceramente, que ela perca votos. Ou que se mantenha onde está, para não encher a bola de quem se vitimiza e dos hipócritas que lhe negam elogios sinceros quando ela enfrenta, corajosamente, a questão num debate em escola batista.

Fábio Carvalho em outubro 13, 2008 11:35 PM


#78

Idelber,

O seu link é para o debate do globo. Eu estava falando do debate da Band, de domingo.

Manuel Amaral Bueno em outubro 13, 2008 11:47 PM


#79

Seja qual for nossa opinião sobre o comercial, uma candidata não pode dizer: O que compete a mim aqui, eu falo, debato. Agora, a condução da campanha de televisão, o marqueteiro conduz, ele faz. Ora, ora. É uma péssima resposta. Se algum grupo independente tivesse feito o anúncio, tudo bem. Mas se o anúncio foi feito pela campanha, a responsabilidade é da candidata, sim. Não pode fugir da raia e culpar o marqueteiro.

Idelber em outubro 13, 2008 11:55 PM


#80

Aqui a reportagem da folha sobre o painel do Maracanã: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/default.asp?a=111&periodo=200810

Manuel Amaral Bueno em outubro 13, 2008 11:56 PM


#81

Idelber,

Algumas sobre o texto e comentários:

1) John McCain é um irresponsável. A escolha de Palin como vice demonstrou cabalmente que o bom velhinho está pouco se lixando para o futuro dos EUA. Aos 72 anos, ele sabe que pode não haver dia seguinte, mas não se preocupou nem um pouco com o fato de que a pessoa escolhida para substituí-lo sofre não apenas do mal que, afirma, acomete o adversário - a inexperiência - mas também de um espírito obtuso, senão leviano. Só isso já seria motivo para desmerecer McCain e eleger Obama. Mas nunca duvido do poder do preconceito. Só acredito em Obama presidente vendo e, se eleito, só comemoro quando completar o mandato, porque assassinar presidentes é um esporte apreciado neste país.

2) O debate em BH: sinceramente, uma bosta. A BandMinas não tem competência pra conduzir debate. O mediador parecia que tinha bebido, os candidatos se comportaram como comadres que se desentendem de vez em quando.

Márcio Lacerda: iniciou o debate com uma estratégia um tanto heterodoxa que, se der certo, virará um case de marketing político e se der errado também. Sem que ninguém o tivesse inquirido, levantou a questão de sua própria participação no mensalão, perguntando ao Quintão se ele acreditava nisso. Porra, hehehe, pareceu aquela história da pessoa que sente um cheiro ruim e é o primeiro a comentar: - Não fui eu. Pode até ser, mas que vai acreditar? O pior é que está insistindo nesta história na propaganda da TV, defendendo-se de um ataque que não houve. Restou ao Quintão, um tanto pasmo, dizer que quem tem que acreditar é a população. Quem não sabia do caso, passou a saber. Que diabo de estratégia é essa?

Em outro momento, atribuiu ao Quintão a defesa de "uma ampla reforma administrativa" e teve que ouvir do adversário que quem defendia isso era o Gustavo Valadares, não ele. Que diabo de assessoria é essa?

Outra cagada terrível do Lacerda foi tentar desqualificar o Quintão pela sua pouca idade, 33 anos. Quintão, mesmo não tendo articulado bem as idéias, lembrou que dois dos apoiadores de Lacerda, Ciro e Aécio, assumiram cargos executivos, prefeitura e governo de Estado, respectivamente, também sem prévia experiência executiva. E ambos bem jovens. Poderia ter liquidado com Lacerda se tivesse respondido bem. Mas deixou a desejar.

No mais, blá-blá-blá, Lacerda tenta embutir carga emocional ao seu discurso mas soa falso.

Leonardo Quintão: não conseguiu a mesma desenvoltura dos outros debates. Pela primeira vez, sua apresentação pareceu forçada. Exagerou nas boas maneiras, agradecendo a cada pergunta que lhe foi direcionada. Enrolou-se algumas vezes, foi genérico na maior parte do tempo e não teve nenhum grande momento. Ainda assim, teve desempenho melhor que Lacerda.

3) Por coerência, Jô Moraes não poderia apoiar Márcio Lacerda, depois da campanha que fez no primeiro turno.

4) Sei, de fonte fidedigna, que os marketeiros de Lacerda estavam de viagem marcada para 06/10 com destino à Paris, onde comemorariam a vitória do seu candidato e a fábula de dinheiro que ganharam.
A soberba...

Abraço e parabéns pelo biscoito.

Fábio em outubro 14, 2008 12:09 AM


#82

Obrigadíssimo pelas notícias aí de BH, Fábio. E, por mais que eu deteste Quintão, não dá para deixar de rir da história dos marqueteiros cancelando a viagem...

Idelber em outubro 14, 2008 12:21 AM


#83

Aliás, também teria sido no debate da Band que Eduardo Paes falou que o sujeito espancado tinha ficha na polícia.

Manuel Amaral Bueno em outubro 14, 2008 12:23 AM


#84

Entendi, Manuel. Procurei o da Band por aí, mas não achei...

Idelber em outubro 14, 2008 12:26 AM


#85

Thiago candido e Fábio, foi justamente essa sutileza que eu achei simplesmente nojenta. Quiseram só levantar o assunto, deixar a coisa no ar e esperar que com a discussão a notícia se espalhe. Uma covardia sem tamanho, sequer tiveram culhões pra admitir o que queriam fazer, provavelmente pra poder se justificar depois caso alguém acuse a homofobia. Afinal, eles não falaram nada no comercial...
Ah sim, a resposta da Marta foi tão covarde quanto.

Ivan em outubro 14, 2008 12:44 AM


#86

Idelber

Bob Dole:

- Idade extremamente avançada quando procurou a presidência pela segunda vez. E isso fica patente.

- Senador veterano por um dos estados mais republicanos possíveis(O Kansas só votou umas três vezes num democrata).

- Veterano de guerra, e se orgulha disso.

- Atacou várias vezes seu partido, como quando chamou de "Lixo"

- Campanha descoordenada, que se preocupa demais com a personalidade e de menos com questões práticas.

André Kenji em outubro 14, 2008 1:13 AM


#87

Thiago,

Obrigado pela informação. A tal irmã do amigo que tinha um "crush" pelo cara certamente ficará desolada. Mas não muda minha opinião. A história do favorecimento não fica mais feia pelos dois serem um casal.

Bruno,

Obrigado pela correção da musiquinha.

Caro Idelber,

Acho que tira votos, até porque o auê da Folha e que tais em cima da história tem esse intuito mesmo. Achei o filme e a estratégia uma merda, mas o Thiago pescou um ponto interessante: quem veio com o papo do homossexualismo foi quem propagou a polêmica, não foi o comercial. Pode até ser jogada de gênio, mas esse tipo de gênio a gente podia estar evitando.

Quanto ao que a Marta falou, você tem toda razão: onde já se viu? Ela não se responsabiliza pela própria campanha? Minha única esperança é que essa fala dela sinalize que a equipe da campanha tenha ido pra frigideira. Porque a campanha dela é MUITO RUIM, não só pelo filminho polêmico, mas por permitir que a nulidade chamada Kassab esteja na frente.

Daniel em outubro 14, 2008 1:24 AM


#88

Completando

- Atacou várias vezes seu partido, como quando chamou de "Lixo" um panfleto feito por Newt Gingrich e Lee Atwater comparando o histórico de votação do então speaker da casa, Tom Foley, com do deputado abertamente gay Barney Frank.

André Kenji em outubro 14, 2008 1:50 AM


#89

Putz... a unica coisa q o Thiago esqueceu de escrever ee q essa tatica petista de plantar insinuacoes foi tirada do livrinho do Karl Rove. Bom, acho q isso soo demonstra como haa um casuismo sobre taticas neocons. Alias, nao sao taticas neocons qdo usadas pela isquierda, ee tatica genial, ou seja-la-o-q-for. Porem, eu sou da opiniao de q you can put a lipstick on a pig, but it is still a pig.

Odracir Silva em outubro 14, 2008 8:34 AM


#90

Ser casado, ter filhos, constituir uma família. Isso é o normal. Em 1974 Carvalho Pinto perguntou sobre a namorada do Orestes Quércia, então com 44 anos e solteiro, quando ganhou a eleição para Senador. Ele, orientado, respondeu que a namorada era a Vitória e casou com a Laídes. Deu uma resposta imediata ao problema. Kassab pode fazer o mesmo, casar com uma mulher.
Agora, dizer que não tem importância saber se uma pessoa é casada ou não, é brincadeira.
Um prefeito casado tem muito mais condições de cuidar de uma cidade como São Paulo do que um prefeito solteiro. Ele vai saber cuidar da educação dos filhos, saber cuidar da saúde dos filhos, cuidar da segurança dos filhos, cuidar de sua mulher e de seus problemas. Claro que isso tem muita importância e isso precisa ser conhecido pelos eleitores.

WILSON DIAS DE OLIVEIRA em outubro 14, 2008 9:27 AM


#91

Leo e Idelber, errei ao comentar sobre o Favre, mas não porque seja sexista ou xenófoba e sim porque pensei que ele fosse o coordenador da campanha, que agora fico sabendo tratar-se de Carlos Zaratini (não estou em SP). Erro meu, mas não tão grosseiro assim, acredito.

Tina Lopes em outubro 14, 2008 9:47 AM


#92

Professor, já fechamos um consenso sobre o teor da propaganda. Mas, veja, ela não foi direcionada para nós. Foi para os "Wilsons" #90 da vida...

Thiago Candido em outubro 14, 2008 11:38 AM


#93

Wilson,

Com todo o respeito, discordo com veemência. A ex-prefeita Luiza Erundina, à época no PT, não é casada e não tem filhos. Paulo Maluf e Celso Pitta, por outro lado, são casados e têm filhos.

O Kassab não tem que responder coisa alguma, porque isso não é da tua conta, nem da minha, nem da conta de qualquer eleitor. Se responder, ou buscará vitimização, ou então adotará a agenda que Marta tenta empurrar goela abaixo (o que é um erro de qualquer campanha).

Fábio Carvalho em outubro 14, 2008 12:21 PM


#94

Para mim, o principal é que o comercial depõe contra a trajetória de Marta. De fato, agora não dá para eximir-se da responsabilidade - veiculou-se sem a sua concordância?? - é outro tiro no pé!
Somando com a arrogância, detectada em todas as pesquisas, é atuar numa peleja arriscadíssima. Periga-se perder a eleição e o estofo político.

Inaiara em outubro 14, 2008 1:09 PM


#95

Sem falar na promessa dos Setecentos mil quilômetros de metrô...

Inaiara em outubro 14, 2008 1:21 PM


#96

Idelber,

What startles me the most is not that she thinks he's an Arab, but that McCain doesn't call her out for calling him an Arab, as if being Arab were a bad thing.

He says, "No, no, no ma'am, no ma'am. He's a, he's a decent family man citizen that I just happen to have disagreements with on, on fundamental issues, and that's what this campaign is all about. He's not. Thank you."

That final emphatic "he's not" is directed straight at the general US fear (read, hatred) of Arabs, of the assumption that they're all terrorists.

He didn't have time to craft a nuanced rebuttal of her statement; he had to shut her down immediately. She is an elderly citizen who is obviously confused and gullible. But, this is the product and endgame of the machinations of politicians who employ fear to win elections. Mix a little nationalism together with a little fearmongering and a touch of brinkmanship and you get Gayle Quinnell, registered voter.

Mac Williams em outubro 14, 2008 2:13 PM


#97

Inaiara,

"700 mil quilômetros de metrô", é uma hipérbole? Se for ironia, tudo bem, tá valendo. :o)

Caso contrário, o número é um evidente exagero. A distância entre o Brasil e o Japão é de cerca de 20 mil quilômetros. Acho que ninguém pensa numa linha de metrô dessa magnitude, né?

No site da candidata Marta Suplicy, li que "para São Paulo, está previsto um investimento de 15,3 bilhões de reais que permitirá a implantação de mais de 65 km de metrô e mais 279 km de corredores de ônibus, além da construção do trem-bala unindo Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro".

Tais recursos não existem no orçamento, mas estão no chamado Plano Plurianual. De todo modo, acredito (veja bem, acredito) que deve haver emenda ao orçamento, por parte da bancada paulista, para custear o projeto de engenharia, que deve anteceder a obra propriamente dita. O projeto de engenharia é "caro, mas é um valor bem menor, na casa de milhões, com possivelmente dois dígitos. Ou já existe projeto de engenharia pronto e eu não sei (mesmo)?

Pontuo que uma das exigências da Fifa para sediar jogos da Copa do Mundo, em 2014, é ter uma rede de transporte, digamos assim, digno. E a construção (ou ampliação) do metrô será fundamental em várias capitais, como Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre e, por que não, São Paulo.

Fábio Carvalho em outubro 14, 2008 4:01 PM


#98

Fábio, evidentemente, omiti as aspas:

"700 mil quilômetros de metrô"; também pensei que ninguém fosse considerar a sério essa "magnitude" toda, né? :o)

Inaiara em outubro 14, 2008 5:21 PM


#99

Fábio Carvalho,

Mas, convenhamos, a Erudina nunca posou de conservadora em combate contra libertinos, muito pelo contrário. O problema de Kassab não é, obviamente, ser gay, mas sim ser hipócrita.

Hugo Albuquerque em outubro 14, 2008 7:22 PM


#100

"Erundina", desculpem.

Hugo Albuquerque em outubro 14, 2008 7:27 PM


#101

Hugo,

Ok, Erundina não era conservadora no "combate a libertinos". Não era e não é hipócrita (ao menos, não me parece): por isso, criticou o comercial, mesmo sendo apoiadora. Foi um tiro no pé da Marta, que deveria se desculpar, sim. Pelo menos, perde com dignidade.

Fábio Carvalho em outubro 14, 2008 8:39 PM


#102

Fábio,

O que o programa em questão suscitou é que o eleitorado de Kassab deveria se perguntar se havia coerência entre seu discurso e sua pessoa.

Erundina pode criticar, mas se alguém fizesse algo parecido com ela estaria fadado ao fracasso, posto que sempre houve coerência entre seu discurso e seu modo de vida. Com Kassab isso funcionou por não haver esse compasso, do contrário não estariamos debatendo isso agora. Resta, no entanto, saber quais os efeitos eleitorais disso.

Eu vejo que a situação de Kassab seria o mesmo que um candidato que faz pregação para ruralistas radicais criticando o MST, morasse numa terra cuja posse fora conquistada por meio de uso capião e que tivesse sido por ele ocupada anos antes, depois de tê-la encontrado improdutiva.

Certo, o processo foi legal e, portanto, ninguém tem nada a ver com a maneira como essa posse fora conquistada, no entanto, na medida em que ele se candidata a cargo público e age da maneira citada, seu adversário tem o direito de indagar ao eleitorado se ele sabe quem é de fato esse candidato.

O que estamos vendo é um jogo de preconceito contra preconceito visando inverter o jogo e vitimizar uma pessoa que não se faz de rogado em jogar um eleitorado conservador--que em seu interior possui até fundamentalistas--contra sua adversária, por mais hipócrita que isso possa ser pelas circunstâncias.

Vem a história do tiro no pé, eu não creio, é uma jogada eleitoral arriscada, mas não inválida. Se passar pela cabeça de Marta pedir desculpas é uma bela idiotice, o DEM jamais o faria e olha que já fez coisas verdadeiramente inválidas contra o PT.

O problema é que com o aparato midiático que existe por detrás dos postes do momento por aqui, toda jogada mais dura do PT vira lance para expulsão e toda lance para expulsão dos adversários vira uma faltinha. Se o eleitorado petista cair nesse tipo de armadilha só estará fazendo o jogo do adversário. Bem, pelo menos é isso que eu penso.

Hugo Albuquerque em outubro 14, 2008 10:46 PM


#103

Mac:

You hit the nail on the head. Even as he was trying to be a "reasonable", "decent" campaigner, McCain couldn't bring himself to calling the bigotry underlying the question. He was able to say Obama was a decent family man. Couldn't quite bring himself to saying there's absolutely no contradiction between being an Arab and being a decent family man.

BTW, did you happen to see the video where Ms. Quinnell gets interviewed? It's beyond scary. She's convinced McCain can't confirm her hate-mongering because it would be unbecoming. While you're at it, take a look also at the "Don't disappoint God" video.

Warm regards,

Idelber em outubro 14, 2008 10:52 PM


#104

Caro Hugo Albuquerque,

Discordo mesmo. Preconceito não se combate com preconceito.

A luta pela reforma agrária não é uma questão pessoal. Se o cara é contra o MST, mas reside em área outrora improdutiva (e teve o usucapião reconhecido após ocupá-la), cabe a crítica política. Não precisaria nem questionar "sabe onde ele mora?". Pode afirmar: ele mora numa área que foi ocupada por ser improdutiva e é um hipócrita.

A Folha é serrista (e, portanto, kassabista) até prova em contrário, posso até concordar contigo nessa crítica em alguma medida. Mas não nesse caso, porque vai parecer coisa do Delúbio "é tudo uma conspiração da direita e das elites". Luiza Erundina não é a Folha. O grupo LGBT do PT não se pauta pela Folha, ora.

O comercial seria válido se não fosse a indagação sobre o fato de ser casado e de ter filhos. Foi um ataque pessoal. Não é jogada dura, não é qualquer falta - é cartão amarelo, no mínimo. Não é porque o DEM pediria desculpas que Marta não deve fazê-lo, ora. Aliás, ele nem sabe que fizeram o comercial, né?

Fábio Carvalho em outubro 14, 2008 11:11 PM


#105

Reparando as últimas frases. "Não é porque o DEM NÃO pediria desculpas que Marta não deve fazê-lo. Aliás, ELA nem SABIA que fizeram o comercial daquele jeito, né?

Fábio Carvalho em outubro 14, 2008 11:13 PM


#106

Só tentando documentar mais um pouquinho aquilo que eu postei sobre a campanha no Rio:
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=secretaria_de_seguranca_municiou_paes&cod_Post=132684&a=111

Manuel Amaral Bueno em outubro 14, 2008 11:49 PM


#107

Fábio,

Daí eu volto a bater na mesma tecla: Não creio que nesse caso se aplique a tese do preconceito se combatendo com preconceito.

Kassab não está sendo criticado por ser gay, mas sim por ser hipócrita. A questão dele ser homossexual é irrelevante até o momento em que ele assume um discurso que seja incoerente com isso, aí vira sim uma questão pública, tanto quanto a reforma agrária.

Se quer um exemplo mais específico, pense num católico fazendo comício em uma aldeia muçulmana escondendo esse fato do seu potencial eleitorado e defendendo a poligamia. Revelar isso não é uma ofensa ao seu credo, mas um ataque a sua hipocrisia--algo que pelo menos pra mim é incondizente com uma função de direção política.

Eu não posso me defender disso alegando que estão me discriminando por ser católico. Mas há quem evite fazê-lo para não parecer anti-católico.

Ademais, é irrelevante dizer que Marta não sabia, afinal de contas, nem Kassab deve ser mesmo gay como ele próprio declara.

Hugo Albuquerque em outubro 14, 2008 11:55 PM


#108

Em 1989 Collor chantageou Lula dentro dos estúdios da TV Globo, com o acorde dos entrevistadores, que expuseram a sua vida pessoal com mentiras, no caso da Mírian Cordeiro. Tamanha foi a covardia que a TV Globo ainda repercutiu o debate por três dias, até a eleição. Não satisfeitos, no dia da eleição pela manhã, resolveram divulgar o local do cativeiro do empresário Abílio Diniz, que esteve seqüestrado, lá no Jabaquara, mas antes, vestiram a camisa do PT nos seqüestradores e convidaram a MÍDIA para a festa. aí vocês elegeram o Collor. Depois vocês elegeram o Malluf, ... o Pitta, etc. pra vocês tudo isso é normal. O Lula, por ser de origem humilde, nordestino, por não ter alisado banco acadêmico nem da Sorbone, foi por vocês discriminado. Depois vocês criaram os caras pintadas. Aliás, ser cara pintada é o mesmo que ser covarde, utilizar-se do anonimato, ter medo de mostrar a cara na hora da onça beber água. É isso que eu penso, pois eu nunca vi um cara pintada nas grandes passeatas do PT, onde o tema sempre foi o ‘fora Collor’. Agora, o homem público não pode ter a cara pintada. Tem que ter a sua vida exposta, contada e cantada aos quatro ventos, mostrada, revelada, exibida, sim senhores. Se acha que não deve se expor, se mostrar, se exibir, que não se candidate a nenhum cargo público. Assim, evitaremos transtornos no futuro, comi impeacment. Queremos saber sim, quem é esse turco KASSAB; onde nasceu; quem são seus pais; se tem irmãos; de onde vieram; há quanto tempo estão em São Paulo; qual a religião, católica, protestante ou outra; para qual time de futebol torce; se é casado e tem filhos; como chama sua esposa e os filhos; o que acha do homossexualismo e se é praticante; qual a ligação do candidato KASSAB com os políticos com quem já trabalhou; afinal, se ele ganhar a eleição para Prefeito de São Paulo, contra a minha vontade, vou ter que bancar o salário dele. E eu dou muito valor ao meu dinheiro, ganho honestamente, com muito trabalho, há 38 anos.
Não quero ficar preso em casa por causa dos pedágios e dos radares! Preciso continuar trabalhando! Pedágio em tudo quanto for rua e avenida desta cidade, vai ser duro de agüentar! Passem no Rodoanel Mário Covas e verão ali 8(oito) praças de pedágios em construção. Nós não seremos apenas explorados. Seremos devidamente esfolados! Ah, durante a eleição o KASSAB sumiu com os radares móveis da Rua Monte Paschoal e da Lapa. Esperem novembro e verão o que vai acontecer! Eles vão arrancar o seu dinheiro, de uma forma ou de outra! Agora, corrigir o salário da polícia e dos defensores públicos de São Paulo eles não querem! Será o que é que fazem com o dinheiro do Estado mais rico do país? Está gastando tudo na campanha do seu joguete político?

Wallace Pintão Teixeira em outubro 15, 2008 5:58 PM


Manuel Amaral Bueno em outubro 15, 2008 6:36 PM


#110

Agora, perguntar se uma pessoa é casada ou tem filhos virou insinuação sexual? discordo. Então, todas as vezes em que se preenche um currículo e essas perguntas estão presentes, estão querendo saber se a pessoa é homossexual? discordo também.

Na verdade, foi a campanha de Kassab e seus evangélicos ensandecidos que o apóiam que fizeram essa campanha suja contra Marta no 1o. turno, pelo fato dela defender os direitos das chamadas 'minorias' (gays, lésbicas, travestis, etc). Uma adolescente paulistana evangélica chegou a me dizer que se a Marta vencesse as eleições o CASAMENTO GAY PASSARIA A SER OBRIGATÓRIO.

Isso, sim, foi uma baixaria total e foi feita pela campanha de Kassab.

Agora, o fato é que a campanha de Marta politizou fortemente o debate no 2o. turno, promovendo uma comparação entre os governos dela e de Kassab, bem como da trajetória POLÍTICA de ambos. E isso parece que está funcionando, sim. Segundo pesquisas internas da campanha de Marta, a vantagem pró-Kassab caiu para 9 p.p. ontem (15/10).

Kassab pode ganhar, devido ao conservadorismo do eleitorado paulistano, mas será por uma diferença bem inferior ao que anunciavam as pesquisas do início do 2o. turno.

Marcos D. em outubro 16, 2008 2:20 PM


#111

Sobre a campanha norte-americana, Idelber, creio que a eleição já acabou, de fato. Não há nada que McCain possa fazer para virar a eleição. Politizar a disputa, como fez Marta contra Kassab,será ainda pior para ele. Quando mais de discutir os problemas reais do país, mais benéfico será para Obama.

Marcos D. em outubro 16, 2008 2:22 PM


Deixe seu comentário:






Lembrar seus dados?

(you may use HTML tags for style)