« Solidariedade a mais um blogueiro processado ::
Pag. Principal
:: A violência em Benjamin e Derrida »
domingo, 21 de junho 2009
Aviso aos navegantes
Depois de alguns dias de viagem no geladíssimo Sul de Minas, passo brevemente por BH amanhã e logo em seguida embarco para o Mato Grosso do Sul, onde abro um congresso internacional de literatura na Universidade Federal da Grande Dourados.
O blog entra em breve pausa durante esta semana, enquanto eu viajo. Pingando algum comentário aqui ou nos posts anteriores, eu libero na volta.
Até breve.
Escrito por Idelber às 23:41 | link para este post
| Comentários (25)
#1
Olá Idelber!
Espero que não tenha achado minhas perguntas chatas e descontextualizadas, e se sim, porque não tenta mudar o estado das coisas?
No entanto continuo admirando sua inteligência e seu espírito de luta pelo esclarecimento das coisas que você acha que são importantes.
As redes sociais foram criadas para contribuir com o processo de emancipação da mente que se encontrava presa apesar delas tentar exatamente nos prender, não conseguirão por motivos óbvios: outras virão e tentarão a retórica da libertação.
Abços ! e quem sabe vc. ainda está com a intensão de responder e não teve tempo ainda, all Right?
Hugão é o aumentativo de Hug, rsrsrsrs
a gente se vê pelo mundo!!!
Demétrius Cotta em junho 22, 2009 12:17 AM
#2
Caro Idelber,
Morei em Corumbá por 8 anos. Acho ótimo que tenham te convidado e, pelo que vi do seminário na internet, o conteúdo está muito bom! Seu tema é interessante e espero que gere bastante reflexão. Afinal, Mato Grosso do Sul é terra de macho! Te vira, malandro, e desconstrói esse negócio - para o bem dos movimentos de gênero e de gays.
Abraços,
Rapha
Raphael Neves em junho 22, 2009 12:34 AM
#3
Demétrius, não, de forma nenhuma. Desculpe o atraso, mas é que ando itinerante estes últimos dias. Vou tentar enviar suas respostas antes do embarque para o MS.
Rapha, não dá para negar que foi a oportunidade de realização de um velho sonho -- o de conhecer o Pantanal. Só há pouco tempo fiquei sabendo da fama churrasqueira do estado. Ando entusiasmado com a viagem, com certeza. Abraços.
Idelber em junho 22, 2009 12:41 AM
#4
Boa viagem, camarada.
Na sua volta, estaremos com 20.
Sauds Ats
Ricardo Amaral em junho 22, 2009 1:16 AM
#5
Estavas em Três Corações, meu caro? Por essas bandas o inverno é gelado mesmo...
Bom proveito aí no Pantanal. Acabei não indo a esse congresso porque a programação está meio distante da minha área de pesquisa atual...
Abraços,
Beto em junho 22, 2009 2:52 AM
#6
Olá Idelber. Posso sugerir um "fora de pauta" (plagiando o Nassif), já que você está ocupado?
Se me permite, senti falta nos blogs de esquerda e desalinhados com o mainstream da mídia nacional a notícia publicada na Época da semana passada:
link: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI78162-15228,00-ENTAO+E+VERDADE+NO+BRASIL+E+DURO+SER+NEGRO.html
Eu juro que me senti mal, como há tempos não me sentia (Assim como disse a repórter) ao ler o texto. O irônico é que a revista é de uma organização cujo diretor de jornalismo afirma e quer provar por A+B que não existe racismo no Brasil! Quantos casos mais como esse deverão ser publicados para que a hipocrisia sobre o tema se desfaça?
Parabéns pelo site. Leio sempre.
Daniel Nascimento em junho 22, 2009 9:54 AM
#7
Viram que apareceram os documentos provando que Simonal era dedo-duro ?
Pedro Migão em junho 22, 2009 4:41 PM
#8
Idelber,
Quando é que você vai aparecer em São Paulo e ter um tempo para uma cervejinha entre blogueiros??
Estamos à espera,
Abraços e boa viagem!!
Tiago Ferreira da Silva em junho 22, 2009 5:33 PM
#9
Idelber,
Mesmo na internet esta dificil encontrar artigos de analistas que conhecam a(s) realidade(s) iranianas e, com base nesse conhecimento, facam uma analise imparcial da atual crise.
Inclusive a Al Jazeera parece estar tratando o assunto de forma muito superficial.
O Biscoito Fino e a Massa e seus leitores poderiam linkar alguns textos serios sobre mais esta crise, fabricada ou nao.
Paulo em junho 22, 2009 6:37 PM
#10
idelber
vamos então a dourados, nos veremos por lá
vamos em uma comitiva da ufsc para uma sessão dupla na sexta feira. o nodari coordena uma delas.
parto amanhã aqui de navegantes S.C. até quarta
boa viagem.
cristiano moreira em junho 22, 2009 6:40 PM
#11
Deus te ouça, Ricardo. Vou continuar no meu silêncio monástico que está dando certo :-)
Beto, desta vez parecia o inverno chileno, meu cabra. Incrível. Estava barra pesada mesmo.
Daniel, sugestão anotada. É um tema que tratei muito durante um tempo e, apesar de não ter falado muito dele ultimamente, está sempre no meu radar. Acompanhei esse caso tão revelador. Voltarei ao assunto, com certeza.
Pedro, calma, muita calma nesta hora. Eu li a reportagem de Mário Magalhães com muito cuidado. Mário é, junto com Marta Solomon, o profissional da Folha que eu mais respeito. A reportagem acrescenta, sim, algo ao quadro que tínhamos. Mas eu não diria que "prova" que Simonal era dedo-duro, nem acho que o Mário diria isso. Voltarei ao tema, com certeza.
Tiago, infelizmente desta vez Sampa ficou fora do itinerário. Infelizmente mesmo, porque a peregrinação gastronômica pela megalópole é das coisas mais prazerosas que há. Para o ano vem, pois, fica prometido.
Paulo, claro que não é fabricada! Crise realíssima, evidentemente. Estou acompanhando. A questão é que odeio chutar. A Palestina, por exemplo, é uma realidade sobre a qual me informo há décadas. Sobre o Irã, muito menos. Mas planejo, sim, escrever, assim que tiver algumas horas livres. Será depois da viagem, provavelmente. De bate pronto, sugiro o Robert Fisk, do Independent, que está no Irã.
Cristiano, lá nos veremos, pois. Há tempos eu não me entusiasmava tanto com uma viagem. Até quarta.
Idelber em junho 22, 2009 6:59 PM
#12
Idelber,
vai dar para ir no evento "SAIA GILMAR" dia 24JUN 18horas na rua Goiás em BHZ ?
Cara, tua presença seria muito importante e bem vinda...
Ricardo Luiz em junho 22, 2009 7:32 PM
#13
OPA otima viagem pra ti!!!
Ano que vem você estará na capital então rs rs rs
até lá, que tenha lindos registros pelo Brasil para computar e dividir!!!
beijinhos!!!!
Priscila MOnteiro em junho 22, 2009 8:18 PM
#14
Daniel Nascimento e a todos que interessarem,
Você quer ficar horrorizado de vêz com a situação do negro no Brasil? sugiro uma leitura do Relatório de Desenvolvimento Humano - PNUD 2005, "Brasil, Racismo, Pobreza e desigualdade", o link é http://www.pnud.org.br/rdh/
abraços
wagner
Wagner em junho 22, 2009 8:25 PM
Aline em junho 22, 2009 9:42 PM
#16
Idelber,
A essa altura do campeonato, já tomou porre de tereré, comeu sopa paraguaia, sobá e suco de seriguela?
Raphael Neves em junho 23, 2009 1:12 AM
#17
Já que esse post virou um fora de pauta, gostaria de fazer uma pequena defesa dos estudantes marxistas atrasados da USP. Sou engenheiro por isso não tenho muita profundidade, mas sou professor universitário e convivo com a malta.
Os estudantes da USP tem sofrido críticas por estarem usando conceitos embolorados e marxistas da década de 60. Dois dos críticos que mais chamaram minha atenção foram o Reinaldo Azevedo e o Marcelo Tas. Ambos atuam na área das ciências humanas e são quarentões (?). Eu acho natural que desde o tempo em que eram estudantes (uns 20 anos atrás) eles tenham aprofundado suas leituras e sofisticado suas análises do mundo. Seria estranho que ambos ainda estivessem com o mesmo discurso raso e embolorado (segundo os próprios) dos estudantes da USP. Mas não acho consistente criticar os estudantes por não ter evoluído como eles, como se todos fossem contemporâneos. Como professor eu tenho sempre que me policiar para não esquecer que o que eu digo para os meus alunos é velho e repetitivo para mim, mas é novidade para eles. Não acho que a imaturidade da juventude seja álibi para qualquer coisa, mas quando um quarentão critica um jovem por não ter a mesma cabeça evoluída que ele, isso me parece desonestidade. Não existe nada mais ridículo do que um jovem conservador.
André em junho 23, 2009 9:26 AM
#18
Caro Idelber, na verdade eu nem vi a matéria da Folha - estava fora do Rio no final de semana - o que eu soube foi pela repercussão na imprensa ontem.
Quanto ao Irã, não me julgo capaz de avaliar quem tem razão, mas pra mim está ficando claro que estas manifestações têm "cara de CIA, focinho de CIA e dedo da CIA".
Pedro Migão em junho 23, 2009 11:27 AM
#19
Eu acho natural que desde o tempo em que eram estudantes (uns 20 anos atrás) eles tenham aprofundado suas leituras e sofisticado suas análises do mundo.
Puxa, André, aqui eu não resisto. Se há uma coisa que Reinaldinho e Tas não fizeram foi aprofundar leituras e sofisticar análises. Eu tenho sérias dúvidas sobre se Tas leu algum livro na última década. Reinaldo Azevedo é de uma desonestidade intelectual espantosa. Fico com qualquer vestibulando da USP, a qualquer hora.
Raphael, ainda arrumando mala. Mas valeram as dicas :-)
Idelber em junho 23, 2009 12:54 PM
#20
Idelber, eu também tenho minhas dúvidas se eles de fato evoluíram, mas tempo e afinidade para leitura eles tiveram. O que não dá é exigir de jovens de 20 anos o que esses senhores dizem que fizeram, e deveriam ter feito mas não sei se fizeram.
André em junho 23, 2009 2:26 PM
#21
Sim, aí sem dúvida concordamos, caro André. O Túlio Vianna disse algo que vai por essa linha outro dia. Na universidade, deve haver espaço de pensamento livre, inclusive para que os estudantes errem. É parte do aprendizado. Um abração.
Idelber em junho 23, 2009 2:33 PM
#22
Concordo com o Tulio Viana. Gostaria que, pelo menos na universidade, idéias anacrônicas fossem combatidas com argumentos e não com slogans ou cassetete.
André em junho 23, 2009 2:48 PM
#23
André
delicioso comentário!
uma vez, na PUC RJ, numa semana da juventude, a long time ago, Vladimir Palmeira, falou algo parecido, que ser jovem conservador é ruim para o universo
aliás ele disse algo que me marcou: ser jovem, é achar que cada dia vai ser diferente do dia que passou... e ser de esquerda é ser jovem até o fim
abçs
abçs
rabbit em junho 23, 2009 4:45 PM
#24
André, eu tenho certeza de que em um mano a mano com alguns desses 'estudantes marxistas atrasados' Tas e Reinaldo levariam um banho. Quem sabe a desqualificação não venha exatamente daí, da percepção de que pessoas muito mais jovens do que eles possuem uma capacidade maior de entender o mundo?
Cláudia em junho 23, 2009 5:54 PM
Fernando César Oliveira, de Curitiba em junho 24, 2009 12:27 AM