« Rodolfo Enrique Fogwill (1941-2010) ::
Pag. Principal
:: Links »
segunda-feira, 23 de agosto 2010
Dez Batalhas Chave da Esquerda nas Eleições ao Senado
1.Senado Piauí: Uma das mais auspiciosas possibilidades das Eleições 2010 é chutar Heráclito Fortes para fora do Senado. Qualquer um que saiba qualquer coisa sobre a figura entenderá a torcida entusiasmada deste blog. Típico representante da mais escrota oligarquia nordestina—que vem tendo seu domínio político solapado pelo crescimento do PT, do PSB e do lulismo na região--, Heráclito corre sério risco de ter que se candidatar a vereador ou prefeito de Teresina em 2012. Sempre lembrando que cada estado elege dois senadores este ano, os números atuais do Ibope são: Wellington Dias (PT) lidera com 42%, Mão Santa (PSC) tem 22%, Ciro Nogueira (PP) e Heráclito (DEM) pontuam nos 14% cada um e Antonio José Medeiros (PT) tem 5%. Independente das discussões acerca do “voto útil”, ou sobre se Medeiros pode crescer e brigar pela segunda vaga (o segundo candidato do PT ao Senado chegou a marcar 14% em outra pesquisa, a 180 Graus/Jales), o Biscoito endossa a corrente pra trás contra Heráclito.
2.Senado Amazonas. O números atuais do Ibope para o Senado no Amazonas são: ex-governador Eduardo Braga (PMDB) 86%, atual senador "Artur Neto” (PSDB) 43% e deputada federal Vanessa Grazziotin (PC do B) 33%. Vanessa é antiga militante dos movimentos populares no Amazonas, sua campanha vem crescendo, e há 18% de eleitores que só citaram um candidato ao Senado na pesquisa Ibope (além dos 7% de indecisos). Arthur Virgílio foi humilhado na última eleição majoritária no Amazonas (ficou na casa dos 5%) e o blog aposta que ele vai perder a vaguinha no Senado. Além do fato óbvio de que Vanessa está comprometida com o projeto popular de crescimento com distribuição de renda do governo Lula, aqui há o dado adicional de que os tucanos ficam muito mal colocados na discussão sobre a Zona Franca. Sem dúvida, seria bem emblemático eleger uma mulher feminista e comunista para tirar a vaga do senador que gosta de ameaçar bater em presidente da república (ameaça tão típica do machismo nosso de cada dia). Arthur Virgílio é a personificação do atraso e este blog coloca qualquer modesto recurso que possa ter à disposição da campanha de Vanessa Grazziotin (PC do B). Eu conheço a trajetória da candidata e endosso com entusiasmo.
3.Senado Pernambuco. Na terra em que nem Jesus nem o Pe. Cícero é mais popular que Lula, o lulismo de resultados (apud Diário Gauche) quer mostrar com quantos votos se elegem dois senadores. Eduardo Campos (PSB) está disparado para governador, humilhando o neoudenista “autêntico” Jarbas Vasconcellos numa surra de 60% a 24%. Campos deve se reeleger no primeiro turno. Os números do Ibope para o Senado são: Humberto Costa (PT) 44%, Marco Maciel (DEM) 43%, Armando Monteiro (PTB) 27%, Raul Jungmann 12%. Além do grande júbilo de de ver Jungmann derrotado, o lulismo pode emplacar dois senadores e tirar Maciel do Senado. O blog enfaticamente endossa Humberto Costa e Armando Monteiro, dobradinha que vem subindo. Cabe uma palavra sobre o candidato do PTB: ao contrário do que a filiação partidária poderia sugerir, trata-se de alguém que me sinto à vontade endossando. É advogado, não é da oligarquia atrasada, vem do empreendedorismo industrial e tem boa história parlamentar (é oriundo, inclusive, do PSDB, passou pelo PMDB e não lá ficou porque o PMDB-PE é meio inóspito para um lulista). Monteiro tem muito mais a dar aos pernambucanos no Senado que um Maciel já semi-aposentado e do lado errado da História. Sobre Humberto Costa creio que não é necessário dizer muito. Os pernambucanos o conhecem. O blog endossa a dobradinha lulista.

4.Senado Rio Grande do Sul: Tarso Genro lidera a corrida para governador, não com folga, mas lidera. Na corrida para as duas vagas do Senado, briga de foice entre três: Paulo Paim (PT) e Germano Rigotto (PMDB) têm 39% cada um e Ana Amélia Lemos (PP) tem 38%. Ainda recompondo-se da surpresa de que uma papagaia da RBS pontue nesses níveis, o blog lembra que há 44% de indecisos (trata-se de uma “eleição de 200%”, pois há duas vagas) e que a onda dilmista com certeza está impactando o estado adotivo da candidata petista à Presidência. Conhecedor da trajetória de Paulo Paim como sindicalista, militante pela igualdade racial, Constituinte de 1988 e ativo Senador da República nos últimos anos, o blog se coloca à disposição dos amigos gaúchos para ajudar no que for possível para que ele dispare logo e assegure a primeira vaga ao Senado.
5.Senado Paraná. O tucano Beto Richa lidera as pesquisas para governador, mas há espaço para o crescimento de Osmar Dias (PDT) que, depois de inacreditáveis idas e vindas, dignas de uma novela mexicana, finalmente assumiu a condição de candidato unificado do lulismo ao Palácio das Araucárias. Para o Senado, o lulismo mantém as duas primeiras posições nas pesquisas: Roberto Requião (PMDB) tem 48%, Geisi Hoffmann (PT) tem 32%, Ricardo Barros (PP) tem 15% e Gustavo Fruet, esperança "ética" do tucanato, pontua nos 11%. O blog repudia os que afirmam que a “privatização do Banestado aconteceu há 10 anos e não há por que discutir isso agora”. Os paranaenses mais jovens têm o direito de ouvir toda a discussão: quem foi e quem não foi responsável pelo negócio que custou bilhões de reais aos cofres do Paraná. Emplacando essa discussão e mostrando a diferença de projetos entre o governo Lula e o governo FHC, a base aliada tem tudo para eleger os dois senadores. O blog está à disposição no que puder ajudar.
6.Senado Goiás: O tucanato e o peemedebismo neolulista brigam pelo governo estadual, e os números para o Senado são: Demóstenes Torres (DEM) 43%, Lúcia Vânia (PSDB) 26% e Pedro Wilson (PT) 16%. Com 47% de indecisos e 26% que só citaram um candidato para as duas vagas, tudo pode acontecer aqui. Pedro Wilson tem história e conta com o apoio deste blog. Uma sugestão enfática que fazemos é que o deputado Pedro Wilson desabilite o jingle de campanha que toca automaticamente quando abrimos o site. Quem navega na internets odeia essas coisas, Deputado. É melhor ter o jingle como uma opção que o internauta pode escolher ouvir ou não.
7. Senado Rio Grande do Norte: Rosalba Ciarlini (DEM) lidera a corrida para governador com 46% contra os 26% de Iberê (PSB). Todas as minhas fontes potiguares sugerem, no entanto, que Iberê sobe e que a eleição para governador vai para o segundo turno. Para o Senado, os números são: Garibaldi Alves Filho, do neolulismo peemedebista, tem 60%. José Agripino (DEM) tem 51% e Vilma de Faria (PSB) pontua nos 43%, Vilma é ex-prefeita, ex-governadora, é parte do efeito arrasa-quarteirão anti-demo que os socialistas têm emplacado no Nordeste, e conta com total apoio deste blog. Vilma tem um Flickr e um Twitter meio abandonados. Talvez eles pudessem ser úteis na arrancada para chutar Agripino para fora do Senado.

8. Senado São Paulo: Não há muito o que dizer aqui. A eleição de Marta Suplicy para o Senado da República seria um momento histórico para o projeto que se aglutinou em torno de Lula, para o PT, para os movimentos populares de São Paulo, para sua população mais pobre e para as mulheres. Os números do Ibope no momento apontam: Marta com 31%, Quércia (PMDB) com 20%, Romeu Tuma (DEM) com 19%, Ciro (PTC) e Netinho (PC do B) com 18%. O Ciro do PTC deve cair um pouco (ele se beneficia da bizarra confusão de uma parte do eleitorado, que o confunde com Ciro Gomes) e há espaço para que Netinho cresça. Mas todas as fontes paulistas do blog coincidem em que seria sonhar demais imaginar que a esquerda possa levar as duas vagas, especialmente porque Netinho e Marta brigam por votos mais ou menos entre a mesma faixa da população. A prioridade total é a eleição de Marta.
9. Senado Acre: No estado em que um petismo bem próximo a Marina Silva deve eleger Tião Viana governador com folga, os números para o Senado são: Jorge Viana (PT) tem 64% e está eleito. Brigam pela segunda vaga Petecão (PMN) com 35% e Edvaldo Magalhães (PC do B), com 27%. Considerando que 29% só citaram um candidato e 25% ainda estão indecisos, o comunista, que tem tido bela atuação, possui todas as chances de abiscoitar a segunda vaga, surfando no tsunami do sapo barbudo. Edvaldo precisa, no entanto, fazer uma página na internet um pouco melhor que esta.
10. Senado Bahia:: Jaques Wagner (PT) deve se reeleger governador no primeiro turno e, para o Senado, o lulismo já garantiu pelo menos uma das duas vagas. Mas pode muito bem ficar com as duas. Os números de hoje são: César Borges (PR), o resquício do carlismo, tem 38%, Lídice da Mata (PSB) tem 25% e Walter Pinheiro (PT) tem 23%. Lídice vem do PSDB, mas há que lembrar que o PSDB da Bahia não é o PSDB de Higienópolis: o tucanato baiano foi aliado do lulismo em momentos chave da peleja anti-carlista na Boa Terra. Lídice depois solidificou essa opção migrando para o PSB. Há uma histórica tradição dos institutos de pesquisas eleitorais subestimarem o voto de esquerda na Bahia, para depois serem surpreendidos por "ondas vermelhas" no dia da eleição. A vitória de Jaques Wagner é o mais recente exemplo. O blog torce por e endossa Lídice e Walter, que vêm trabalhando em dobradinha.
PS: Como se viu, em todos os casos trabalhamos com números do Ibope. Os números do Sensus e do Vox Populi têm tendido a ser mais favoráveis às forças políticas endossadas por este blog e, em muitos casos, são depois confirmados pelo Ibope. Este blog não considera o DataFolha um instituto que satisfaça os mínimos requisitos de credibilidade hoje.
PS 2: Estes prognósticos do DIAP para o Senado sugerem o quadro que todos esperam, encolhimento do DEM e crescimento da esquerda. Falta precisar quais serão as dimensões desses movimentos.
PS 3: As fotos que ilustram o post são de São Bernardo nesta madrugada, e foram retiradas do Flickr da Dilma.
Escrito por Idelber às 06:27 | link para este post
| Comentários (52)
#1
oi Idelber:
mais uma vez, parabéns pela volta do Biscoito! seu trabalho nessas eleições é importante, e vc sabe disso, né?
olha, quero fazer só uma retificaçãozinha com relação a Lídice da Mata, candidata ao Senado pela Bahia...
Lídice, na verdade, não "veio" do PSDB. a carreira política dela começou no movimento estudantil na década de 1970 e nos anos 1980, na redemocratização, ela se filiou ao PCdoB. ela é comunista de origem.
apenas "passou" pelo PSDB (q vc tem razão ao afirmar q na Bahia é mais à esquerda do q em outros estados) qdo montou uma coalizão anti-carlista para se eleger prefeita de Salvador em 1992 - na época, acharam, com acerto, q uma candidatura do PSDB tinha mais apelo eleitoral do q uma do PCdoB.
mas ela só ficou no PSDB durante esse mandato de prefeita, logo depois partiu para o PSB.
é isso.
grande abraço!
dra em agosto 23, 2010 9:00 AM
#2
Perfeito, dra, valeu o adendo. Lídice veio do PSDB mas antes já havia vindo do PC do B! Dado importante que eu até possuía, mas não registrei. Valeu.
Idelber em agosto 23, 2010 9:20 AM
#3
E o Pimentel em Minas? Nenhum comentário sobre ele? O Itamar Franco (e o suplente Zezé Perrela) estaria de bom tamanho para a esquerda?
Acho que também seria fundamental impedir eleitoralmente a chegada de César Maia ao Senado em prol do Lindberg.
Saudações.
Paulo
Paulo Machado em agosto 23, 2010 9:24 AM
#4
Endosso o Pimentel em Minas, claro, e eu devo fazer em breve um post inteiro sobre Minas Gerais. Essas eram só as batalhas que me chamaram mais a atenção de primeira.
Idelber em agosto 23, 2010 9:26 AM
#5
Idelber, dá para sonhar, sim, com um quadro de Marta e Netinho no Senado em SP, até porque ele tem mais penetração junto ao eleitorado conservador que ela; que os esquerdistas da gema cuidem de votar nela, e deixem o "uiuiui" do comunista pagodeiro acabar com Lula, Quércia e cia.
FPS3000 em agosto 23, 2010 10:44 AM
#6
Professor, aqui no RN defenestramos da política local e nacional o Geraldo Melo, também conhecido como tamborete de forró, e agora precisamos derrotar a mais medonha e nefasta figura da política coronelista do País, o José Agripino rabo de palha Maia.
ari alves em agosto 23, 2010 10:47 AM
#7
Como o Paulo disse ficou faltando Minas e Rio...
Demos que dar forças a Pimentel e Lindberg.
Parabéns por esse blog sensacional!
João Caetano em agosto 23, 2010 11:32 AM
#8
Parabéns Idelber, por postar sobre esse tema!
Eleger o melhor Congresso possível,com os reais candidatos que estão propostos pelos partidos,é tarefa relevante da hora.
E a verdade é que nós eleitores temos que fazer um bom esforço para colher as necessárias informações, que nos permitam não comer gato por lebre.
A blogosfera pode ajudar bastante. O Rodrigo Vianna,semana dessas, postou texto sobre a questão e foi ótimo! De todo o Brasil vieram boas informações sobre candidatos ao Senado e à Câmara Federal.
Peço que vc inclua na lista a questão aqui do RJ. O RJ, outrora conhecido como tambor político do Brasil,está meio avariado,em termos políticos.
Para o Senado só temos mesmo, o Lindberg, do PT. Para a segunda vaga,ou se vota num candidato dos nanicos, ou se comete um gesto político-eleitoral tresloucado.
Estude aí, por favor, o caso RJ! Não é da discussão que nasce a luz? Abraço!
Maria Lucia em agosto 23, 2010 11:52 AM
#9
Maria Lucia, eu estou acompanhando a discussão entre meus amigos cariocas: uma parte vai de Lindberg e Crivella, na base do voto útil. Mesmo sabendo tudo o que sabemos sobre Crivella, bem, ele seria um senador da base de Dilma.
A outra parte não tolera essa escolha e vai de Lindberg (PT) e Milton Temer (PSOL) mesmo sabendo que Temer não tem chances de se eleger.
É uma escolha dura, viu.
Idelber em agosto 23, 2010 11:57 AM
Idelber em agosto 23, 2010 12:00 PM
#11
Idelber, aqui no Ceará a briga vai ser feia. De um lado, Tasso Jereissati (PSDB); de outro José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB).
Tasso é aquilo que todos conhecem, e Eunício é um "comprador de votos" de primeira. Sobra só o bom José Pimentel.
Hoje daria Tasso e Eunício, com Pimentel na cola desse.
Mas eleição é só daqui a 40 dias...
Luiz em agosto 23, 2010 12:01 PM
#12
Luiz, no Facebook o Gabriel Ramalho me conta que há muito ânimo aí na campanha de Pimentel. Ele aposta que dá para tirar o Tasso do Senado.
Pelo que sei, acho difícil, mas a onda nacional favorece.
Idelber em agosto 23, 2010 12:09 PM
#13
Idelber,
Ótima notícia na diputa pela segunda vaga no Senado no Amazonas, segundo o Instituto Perspectiva, a comunista Vanessa Grazziotin ultrapassou numericamente o valentão Arthur Virgílio. Está 39,3% a 39%. http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2010-08-22_2010-08-28.html#2010_08-23_09_49_29-147893372-0
Outra disputa interessante ocorre em Mato Grosso. A primeira vaga é do "lulista" Blairo Maggi. A segunda está sendo disputada entre o petista Carlos Abicalil ( que deu uma rasteira em Serys para concorrer ao Senado, impedindo que ela pudesse disputar a reeleição), que tem 34,9, e um dos marajá do Serra, o tucano Antero Paes de Barros, que conta com 33,6% das intenções de voto, segundo pesquisa do Institui Mark.
http://www.rdnews.com.br/blog/post/maggi-fica-com-1a-vaga-antero-e-abicalil-prosseguem-briga-pela-2a
No DF, a primeira vaga é do solista Cristovam Buarque. A segunda está sendo disputada palmo a palmo por Rodrigo Rollemberd (PSB) e Maria de Lourdes Abadia (PSDB). Todas as pesquisas apontam para empate técnico, mas com Rodrigo numéricamente à frente.
Bruno Pinheiro em agosto 23, 2010 12:15 PM
#14
Caro Idelber,
o problema de Edvaldo aqui no Acre é seu alto índice de rejeição. Petecão (unfortunately) é muito popular por aqui, pois pratica uma política populista e boa parte do eleitorado se identifica com ele.
Por aqui vejo tb uma certa "consciência", ou melhor "equilíbrio" em conversas com as pessoas. Elas pensam assim: Voto no Tião e Jorge de esquerda e no Petecão para contrabalançar as coisas. Acredita?
A oposição aqui é medíocre. Muito pior do que a de âmbito nacional. Além da falta de renovação nos seus quadros ela insiste em praticar uma política ultrapassada e aliada a interesses mesquinhos na contramão do momento histórico que atravessamos.
O perigo aqui no Acre não é este contexto eleitoral que se desenha. Mas sim um futuro próximo que me bota medo de verdade. Embora seja cristão, me assusta o altíssimo grau de fundamentalismo que toma conta do debate político acreano. Não só do debate em si, mas nas ruas, na boca do povo. O retrocesso (nas políticas sociais) me parece inevitável e já nem sei o que fazer para convencer alguns de meus conhecidos que fundamentalismo e política não se dão muito bem. Parafraseando a Regina: Eu tenho Medo!. Mesmo governado pela esquerda (que trouxe inegáveis méritos) o pensamento geral é direitista, muitas vezes radical e o argumento religioso é o recorrente. A força das Igrejas é absurda e elas fortalecem cada vez mais seus músculos a cada nova eleição por aqui.
Existe tb o boato por aqui de que Dilma ganhando (e ela ganhará) Jorge deva assumir algum ministério deixando sua vaga para o suplente. Mas, como digo, é só boato.
Dá só uma olhadinha na outra opção que os acreanos tem para o senado e me diz se não é de rolar de rir. http://www.youtube.com/watch?v=uPMY-gR8dI4
(O postulante à vaga é o da esquerda!). É o candidato "machão" que representa o radicalismo de direita aqui no Acre.
Confesso que de todos os que vc citou no post o que mais me fará chorar de rir de tanta alegria, sem dúvida, é o fracasso de Arthur Vigílio. Estamos torcendo...
Abs e bons votos a todos.
Edk em agosto 23, 2010 12:16 PM
#15
Alguém tem uma boa explicação para o que estava passando na cabeça do Arthur Virgílio, que nesta eleição mudou o nome para "Artur Neto"?
Está todo mundo mudando de nome no tucanato?
Idelber em agosto 23, 2010 12:19 PM
#16
Idelber, cá no Rio as coisas não parecem nada boas para o Senado. Para começar, Crivella na frente (40%), representante-mor de uma parcela preocupantemente crescente de parlamentares que misturam política com religião, uma das coisas que mais deploro na vida. E em 2º lugar está o Maia pai (37%), enquanto meu candidato, Lindberg (PT), só tem 13% (ele e os demais candidatos somados chegam apenas a 35%. Brancos 14%, 18% não sabem/não responderam). Gostaria sobremaneira que o Cesar Maia seguisse apenas com seu ex-blog, cada vez mais inexpressivo no cenário político local e nacional. Se eleito para o Senado (o que parece que vai acontecer), ele terá uma sobrevida política que nunca fez por merecer, embora eu não considere que ele seja o pior quadro que a combalida oposição tem neste momento. (O que é o seu pimpolho Rodrigo Maia, alguém pode me dizer? É ele que vai apagar a luz quando o DEM sair de cena?)
Pelo menos para governador, o Cabral (que não é o meu parente, que conste em ata) deve levar, fácil. E ainda por cima com o meu voto, por mais que nunca tenha simpatizado com o cara. Mas é inegável que o Rio, com ele, tem sido beneficiado pela 1a vez em muitas décadas, graças ao seu alinhamento ao governo federal.
Em tempo: jamais votarei de novo no Gabeira. Já faz tempo que dei a mão à palmatória em relação às escolhas políticas que ele fez, de indisfarçável neo-udenismo. Não renego os argumentos que alinhavei a favor de sua candidatura durante as últimas eleições para prefeito, mas reconheço que apesar do engomadinho e insípido Eduardo Paes não valer nada, tampouco está atrapalhando muito o momento favorável que a cidade vive, que provavelmente não seria tão positivo com o Gabeira no comando.
Ricardo Cabral em agosto 23, 2010 12:25 PM
#17
Olha,....... seria uma maravilha nos livrar do Arthut "Neto"!!! MEO DEOS!!! O Demóstenes tbm seria bom vazar!!
Renato em agosto 23, 2010 12:29 PM
#18
Idelber,
Gostaria de fazer apenas algumas ponderações para os eleitores pernambucanos sobre os candidatos apoiados por Lula em Pernambuco.
Primeiro, sobre Armando Monteiro. Armando foi presidente da CNI e gosta de posar como empresário moderno. Seu irmão, Eduardo Queiroz Monteiro, que é o empresário que toca os negócios do conglomerado da família, é dono da destilaria Gameleira (sediada no Mato Grosso) que já foi autuada 4 vezes por trabalho escravo. Armando, além de irmão de Eduardo, foi membro do Conselho de Administração da Gameleira. Caso vá para o Senado, nada me diz que Armando vai deixar de ser o senador das usinas, do etanol, etc. Para quem gosta de Machado, diria queArmando é o Cotrim do lulismo. (Googlem "Gameleira, trabalho escravo, Armando Monteiro")
QUando a Humberto Costa, é importante lembrar que o seu suplente é Joaquim Francisco, neosocialista autêntico. Joaquim, egresso do PFL, foi um dos piores governadores da história de Pernambuco, um coronel de mão cheia, conhecido como dedo-duro dos esquerdistas na época que estudava na Faculdade de Direito do Recife. Se Humberto se eleger governador em 2014, provavelmente teremos Joaquim no Senado por 4 anos.(Assim como já tivemos o collorido Ney Maranhão, em razão da morte do usineiro Antonio Farias, apoiado por Arraes em 86)
Essas são minhas ponderações para o eleitor de esquerda em Pernambuco.
Cesar em agosto 23, 2010 1:23 PM
#19
No AM, o Arthur Neto sempre foi conhecido assim. Quem era chamado de Arthur Virgilio era o pai dele, também senador. A questão é por que ele tirou o "H" e virou Artur.
Quanto ao cenário local, a Vanessa tende a crescer, dado que está fazendo campanha com o ex-governador Eduardo Braga e Omar Aziz, atual governador candidato à reeleição, aproveitando-se, assim, da máquina poderosíssima montada pelos dois. Braga provavelmente vai ser o Senador mais votado do país.
Interessante é a mudança do eleitorado da Vanessa: antes era majoritariamente do eleitorado urbano de classe média e universitários. Com a aliança ao governo Braga, boa parte desse eleitorado a abandonou e ela surfa agora na carona do governador.
Amyr em agosto 23, 2010 1:26 PM
#20
Olha só, vivendo e aprendendo. Eu nunca, nunca havia ouvido ninguém se referir ao Arthur Virgílio como "Artur Neto".
O blog continua torcendo contra da mesma forma, é claro :-)
Idelber em agosto 23, 2010 1:30 PM
#21
Nesta altura, aqui em São Paulo é levar Mercadante para o 2º turno. Ainda é necessario fazer crescer a esquerda no Brasil para favorecer nova correlação de forças mais favoravel. Dezenas de artigos já tratam de como será a nova oposição, o quanto o PMDB vai participar do governo e da diminuição inexoravel da midia partidarizada.
Luiz Monteiro de Barros em agosto 23, 2010 2:29 PM
#22
Olá Idelber,
Muito esclarecedor o post, bela apuração. O mapeamento das eleições ficou mais claro. Agora ficamos esperando o post de Minas Gerais.
Como Aécio já está garantido, fica a briga entre Pimentel e Itamar, este último à frente nas pesquisas.
Caso se confirme a eleição do ex-presidente Itamar e Anastasia vire o jogo no estado (o que não é impossível haja visto o enorme tempo de tv dos tucanos), Pimentel terá conseguido um feito extraordinário: articulou as forças petistas e tal forma a entregarem a Prefeitura de BH, o governo do Estado e as três vagas do senado para os demo-tucanos.
Deus queira que isso não ocorra. Mas se a tragédia vingar, Pimentel será eleito a anta da década.
Abraços
Paulo Morais em agosto 23, 2010 3:09 PM
#23
Mas estão faltando muitos nesta lista, Idelber.
Em uma lista de possíveis vitórias da esquerda da qual consta Roberto Requião não podem faltar os seguintes baluartes do Lulismo que estão praticamente de passagem marcada para Brasília:
- Jader Barbalho (PA)
- Romero Jucá (RR)
- Renan Calheiros (AL)
- Edison Lobão (MA)
Bernardo Carvalho em agosto 23, 2010 4:01 PM
#24
Bom mapa, Idelber. Talvez pelo fato de viver aqui, acho que na PB há um dos quadros mais desafiadores para a esquerda. Os dois principais concorrentes ao Palácio da Redenção apoiam a Dilma vigorosamente. Apesar disso, de um lado está o candidato neolulista e coronel Zé Maranhão (PMDB), extremamente conservador, caronista da popularidade do Lula. Do outro, o ex-petista (se é que isso existe) e prefeito de JP, Ricardo Coutinho (PSB), de ideias e praxis muito coerentes (como exemplo tomo a prática do Orçamento Participativo na capital), mas cujos candidatos ao senado são Cássio Cunha Lima (PSDB) e Efraim Morais (Demo), o que desenha uma chapa que se pode chamar de "o cúmulo do pragmatismo". Pra temperar, o PT está rachado: Rodrigo Soares, presidente estadual da sigla é o vice de Zé Maranhão e Luiz Couto - o nome mais coerente e popular do PT no estado - apóia veladamente o candidato do PSB, tendo sido censurado, por conta disso, seu tempo no horário televisivo. O alento nisso tudo é o aparecimento de Efraim Morais em terceiro lugar para o Senado, e acho que as tarefas mais urgentes da esquerda paraibana podem se fundir numa só: colocar Luiz Couto entre os três mais votados para a Câmara, de um lado, e na contraponta, derrotar o arquiinimigo comum, Efraim Morais.
Rondinelly em agosto 23, 2010 4:41 PM
#25
Tentando responder à uma questão sua logo acima, acredito que essa mudança de nome se dá por uma única razão. Nem eles querem se ver ligados a eles mesmos. O negócio tá feio. Vide o exemplo do Zé da Móoca. hehehehe
Nós, brasileiros, precisamos agora adquirir a cultura de uma boa votação tb para o Senado e a Câmara, tão ou mais importante que a presidência.
Já passou da hora de acabar com esses feudos destes senhores usurpadores.
Idelber, e o Protógenes?? Vc acha que ele consegue se eleger?? Estou torcendo muito.
Já para o Senado, vc falou uma grande verdade, Netinho e Martha brigam pelo mesmo eleitorado. Mas, um dia, chegaremos lá.
Désirée em agosto 23, 2010 4:51 PM
#26
Em São Paulo está difícil. Netinho é brincadeira, e imaginando que a Marta pode assumir cargo no governo, em seu lugar teríamos o ilustre vereador Antônio Carlos Rodrigues (PR) como senador. Não dá pé, não mesmo.
Nuno em agosto 23, 2010 4:54 PM
#27
A segunda escolha para o Senado no Rio está mesmo difícil. Eu acho que vou votar no Milton Temer, do PSOL, mas se pudesse votar em alguém que tivesse alguma chance que fosse, eu preferia.
NPTO em agosto 23, 2010 5:42 PM
#28
Idelber,
não sei se cabe nesse post, mas envio, como tema de um possível outro. Vou votar em Marina Silva e tenho ouvido, aqui e ali, várias pessoas desqualificá-la por ela ser evangélica e isso, às vezes, em um tom terrivelmente preconceituoso (vc mesmo já se manifestou sobre isso e não estou dizendo, claro, que seja o seu caso). Mas vi hoje a "Carta ao Povo de Deus", divulgada pela campanha da Dilma e ela faz pensar: http://peppercomm.3cdn.net/b4276dcbb22d5590a3_fdm6rkq9l.pdf, que me pareceu algo oportunista e eleitoreiro. Aliás, mando também um link do depoimento do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro (que também faz pensar)sobre a candidatura de Marina Silva: http://www.minhamarina.org.br/blog/2010/07/eduardo-viveiros-de-castro/
Abraços.
Luciana França em agosto 23, 2010 5:43 PM
Luciana França em agosto 23, 2010 6:40 PM
Luciana França em agosto 23, 2010 6:50 PM
#31
Acredito que a Dilma não chamará os quadros mais expressivos do Senado para seu ministério, ciente de que lá vai ser o ponto mais forte da oposição. Ou pelo menos não deveria fazê-lo.
Uma pergunta aos pernambucanos: Qual o papel do ex-prefeito João Paulo? Ele se candidatou à Câmara ou está esperando ser o governador em 2014?
PS: Pois é, Idelber. E o filho dele, deputado estadual, é o Arthur Bisneto.
Amyr em agosto 23, 2010 6:57 PM
Inagaki em agosto 23, 2010 7:36 PM
#33
Também estou na fila, aguardando a análise do quadro no Rio. Da minha parte, eu lamento profundamente se isso for atrapalhar a Dilma, mas no Crivella eu não tenho a menor condição de votar.
Ana Paula Medeiros em agosto 23, 2010 8:45 PM
#34
Nuno, a informação que eu tenho da campanha da Dilma é que haverá extremo cuidado para não retirar do Senado ninguém que possa fazer falta lá, ou cujo suplente seja, digamos, menos confiável.
Essas escolhas depois estão sujeitas, claro, a todo tipo de pressão. Evidentemente, seria um desastre eleger Martha e ficar com Antônio Carlos Rodrigues. Mas eu não acredito que isso aconteça.
Idelber em agosto 23, 2010 8:55 PM
#35
A popularidade de Ana Amélia Lemos não me surpreende. Nas últimas eleições o deputado estadual mais votado foi Paulo Borges, que apresentava a previsão do tempo (!) na RBS.
Ana Amélia usa o discurso vazio "você cidadão honesto que paga impostos, só o seu voto poderá implantar a 'boa política'" ou algo assim. Não precisa mostrar propostas, afinal de contas "conhece tudo nos bastidores da política" e portanto está bem preparada.
Não me decidi ainda, mas certamente não votarei nela. Me inclino para o Paim, mas preciso dar uma vasculhada nos projetos dele antes de digitar o 13.
Cláudio Leal em agosto 23, 2010 9:33 PM
#36
Li aí em cima que você votará no Pimentel em Minas Gerais. Não imaginava vê-lo apoiando o candidato que entregou BH para o Aécio (rsrsrs). E, realmente, não consigo achar graça em um prefeito que subordinou o crescimento da cidade aos interesses imobiliários e viários, no melhor estilo do pior urbanismo brasileiro. Avenidas largas, viadutos, prédios altos já chegando próximo da Lagoa da Pampulha, etc é tudo muito lindo. Mas, ainda acho que essa será a herança maldita que a esquerda legará às futuras gerações belorizontinas. E quando vejo o que um prefeito como o de Paris foi capaz de propor, inventar, instigar, aí a pobreza de idéias da nossa esquerda fica ainda mais retumbante.
Abraço,
Henrique.
henrique rodrigues em agosto 24, 2010 12:13 AM
#37
Simples. O ponto da Marta é que São Paulo funciona basicamente em três níveis: capital, Grande São Paulo sem a capital e o interior. Ela tem MUITA rejeição na capital e no interior, e não sei se teria habilidade política para aproveitar a sua relativa popularidade na Grande SP. Ela se destaca mais pelo péssimo nível dos seus concorrentes que pela suas reais vantagens.
Aliás, o que eu tenho notado aqui é uma apatia gigante pelo processo eleitoral. O voto nulo deve ganhar fácil.
André Kenji em agosto 24, 2010 12:40 AM
#38
Amyr, João Paulo é canditado a deputado federal, perdeu a disputa no PT para Humberto Costa(que controla PT estadual). O que se espera por aqui é que ele seja o mais votado para a Câmara, e que dispute a prefeitura do Recife em 2012 novamente. João Paulo se desentendeu com o atual prefeito que não o apoiou para o Senado, para 2012 precisaria do apoio de Humberto, e este cobraria o apoio para ser governador em 2014.
Para se ter uma ideia da popularidade João Paulo no Recife, existe uma brincadeira de dizer que se houvesse uma disputa para prefeitura entre Lula e João Paulo, este último venceria no segundo turno.
Sobre o post, muito bom Idelber. Meus votos para o Senado vão para Humberto e Armando, tudo para ver Maciel finalmente ser derrotado.
link interessante: http://acertodecontas.blog.br/politica/se-marco-maciel-se-eleger-vai-merecer-uma-esttua/
Brivaldo Rafael em agosto 24, 2010 6:03 AM
#39
Rondinellly, porra, que confusão essa da Paraíba, hein?
Idelber em agosto 24, 2010 1:15 PM
#40
Puxa, Idelber, por mais linda que seja a idílica possibilidade de que a esquerda leve as duas vagas do senado de São Paulo, Netinho não é uma alternativa minimamente viável. O homem é cara de pau, violento (inclusive com mulheres), com um passado nada admirável. Sou esquerdista, mas meu voto ele não leva de maneira alguma.
Ulisses Adirt em agosto 24, 2010 2:04 PM
#41
Vc se esqueceu do Tocantins o candidato do PT apesar de estar em terceiro pode crescer; o Lula é muito popular la.
Mato Grosso a disputa entre o PT e o PSDB está muito acirrada pelo segundo lugar.
Ceará apesar da forca do Lula, o candidato do PT está em terceiro.
DF - a disputa entre a Abadia (PSDB) e o candidato do PSB está muito acirrada.
RR- incrivel que pareca a candidata do PT está forte lá
AP - o Capiberibe, um dos melhores governadores que o Brasil teve esta em terceiro.
SE - disputa entre um tucano e o pmdbista de esquerda está acirrada.
RJ - Cesar Maia seria um desastre.
MS - A disputa entre Dagoberto (PDT) e o Moka (PMDB) está muito acirrada. Sou muito mais Dagoberto.
Bruno em agosto 24, 2010 2:17 PM
#42
Caro Idelber, boa tarde.
Aqui no Rio, se a esquerda conseguir eleger o Lindbergh já seria uma grande vitória. Como escrevi em uma série de artigos tempos atrás, o eleitorado aqui vota esmagadoramente na direita e na extrema direita, desde 1992.
Meu segundo voto será em milton Temer. Crivella, Cesar "10" Maia e o inacreditável Picciani - que, bom, se fosse um país sério estaria com graves problemas com a Justiça - não dá para votar.
Aproveito para fazer uma justiça: Marco Maciel é representante de uma espécie em extinção, que é a direita decente e moderada. Não tem o meu apoio, longe disso, mas temos de fazer o reconhecimento.
abraço forte.
Pedro Migão em agosto 24, 2010 2:49 PM
#43
p.s. - mais uma vez, irei repercutir este post no Ouro de Tolo domingo, com um anexo sobre a disputa carioca
Pedro Migão em agosto 24, 2010 2:50 PM
#44
"Mas todas as fontes paulistas do blog coincidem em que seria sonhar demais imaginar que a esquerda possa levar as duas vagas, especialmente porque Netinho e Marta brigam por votos mais ou menos entre a mesma faixa da população"
Idelber, não entendi seu raciocínio. Vamos votar em dois candidatos para o Senado ao mesmo tempo, nada impede que alguém vote em Marta e Netinho simultaneamente - não há disputa de votos entre eles.
Hugo Albuquerque em agosto 24, 2010 4:41 PM
#45
Querido Hugo, sim, claro, o eleitor individualmente pode votar em Marta e Netinho. O que não é razoável esperar é que Marta e Netinho levem as duas vagas depois de contabilizados todos os votos :-)
Idelber em agosto 24, 2010 4:59 PM
#46
Idelber,
Mas sem quem votar em Marta também votar em Netinho, ele ultrapassa o resto - o problema é que tem muita gente votando em Marta agora e, sem saber, levando um candidato da oposição junto. Se a faixa de voto que a apóia tomar conhecimento disso, ambos levam a vaga.
Hugo Albuquerque em agosto 24, 2010 6:44 PM
#47
Eu entendo isso, Hugo. O argumento é que isso é improvável. Não é impossível, mas dificilmente duas candidaturas no mesmo espectro de esquerda, e tendo como base a mesma faixa da população, poderiam, num lugar como São Paulo, carregar, ambas, os votos necessários.
Idelber em agosto 24, 2010 7:13 PM
#48
NPTO, Idelber e outros,
Para o senado no Rio é Lindberg e Temer mesmo que o último nao tenha chances de vencer. Nao dá para votar no Picciani ou no Crivella por mais 'lulistas' que eles sejam.
Abs
Arthur em agosto 24, 2010 10:26 PM
#49
Ambos ficariam reféns demais da periferia da capital, em especial nos municípios da Grande SP(Aonde Marta ajudou a eleger vários prefeitos petistas).
E teria também o fragelo dos petistas em SP: o interior, que obviamente teria mais resistência a um pagodeiro. ;-)
Mas os outros partidos tem candidatos fracos demais então fica dificil saber. Com o fim da popularidade dos rodeios, Romeu Tuma perdeu sua maior carta. Acho que a maior parte vai anular, pura e simplesmente.
André Kenji em agosto 24, 2010 10:43 PM
#50
Idelber,
Você sabe explicar por que a Marta está tão na frente? Eu sinceramente não entendo o sobe-e-desce dela.
Discordo do André Kenji quando diz que o voto nulo vai ultrapassar os 50%, mas concordo quando diz que a Marta tem rejeição alta, porque tem. Primeiro, porque, como sintetizou um velho amigo meu, "São Paulo é malufista". Isso, aliás, explica por que o PT tem tanta dificuldade de medrar em São Paulo, é revelador quanto à folga do PSDB por estas bandas (além, é claro, do fato de ser o nascedouro dos tucanos) e explica a imortalidade do Malufão.
Segundo, porque, apesar de ela ter mais aceitação entre as camadas mais pobres, ela tomou uma surra do Kassab no segundo turno. Mais ainda, eles ficaram bem juntinhos no primeiro porque ambos já tinham alta rejeição. Ou seja, parece que, desde o bilhete único (que foi uma tacada de mestre), ela parece ter perdido popularidade. Agora, no entanto, parece que ela a recuperou.
Em suma: hã?!?
Quanto ao Netinho, não vejo nada de mais no fato de ele ser pagodeiro. E olha que eu DETESTO pagode com todas as minhas forças.
He will be Bach em agosto 26, 2010 1:37 PM
#51
Olá!
É verdade que os institutos de pesquisa costumam ignorar a tendência de votos de esquerda na bahia, o que gerou o mandato do atual governador, Wagner. Porém, ainda será muito trabalho de base por parte dos partidos de esquerda.
Se os partidos de esquerda tivessem se preocupado mais em solidificar as bases do movimento, não estaríamos amargando a péssima gestão do atual prefeito da capital baiana, João Henrique (PMDB), um verdadeiro desastre.
O carlismo agoniza, mas, infelizmente, não morreu. A coligação da antiga dinastia Magalhães ainda consegue eleger muitos dos seus candidatos, resultado dos longos anos em que a política do "rouba, mas faz" imperou na Bahia. Daí a importância de intensificar os trabalhos de militância junto à população.
Abraços!
Humberto Carvalho Jr. em agosto 27, 2010 4:16 PM
#52
Idelber
Firmei idéia para o Senado aqui no Rio: Lindberg e Milton Temer.
Acho que o eleitorado do RJ está perdidão porque os partidos soi disant de esquerda daqui estão mal no filme com a população.
Os times se embaralharam, houve muita invasão e infiltração e PT, PDT, PSB e mesmo o PC do B se descaracterizaram. PSTU, PCB e PCO, infelizmente, ainda não têm maior expressão eleitoral.
Então só nos resta estabelecer critérios, analisar caso a caso e escolher os mais confiáveis em termos de nossas convicções políticas, se queremos ser "bons eleitores", não acha? Se vai ganhar ou não vai, isso não pode entrar em consideração aqui no nosso Rio.
Estamos muito mal de quadros políticos.Temos que pensar em termos de futuro.E votar com muita seriedade.
Já para deputado federal, não tem erro: Brizola Neto.É da maior importância que ele tenha uma boa, uma espetacular votação. Desponta como uma jovem e grande liderança, com firmeza de convicções políticas,competência e seriedade.Acompanho a carreira política dele desde que foi vereador no Rio. Reforçar a força que ele está ganhando entre os "progressistas" aqui no Estado do RJ, pela sua brilhante atuação, é cuidar do futuro do nosso Estado e do país.
Agora,em São Paulo, porque não Marta e Netinho, para os eleitores progressistas? É coerente e tem tudo a ver.Dentro do quadro lá existente é o que garante chances a Mercadante e favorece a que o futuro governo de Dilma Rousseff tenha chances de promover os tais "avanços".
Parabéns,Idelber, por abrir esse debate, que considero dos mais úteis e necessários no momento.
Maria Lucia em agosto 27, 2010 8:41 PM