« Velocidade, serenidade e política ::
Pag. Principal
:: Links de domingo »
sábado, 18 de setembro 2010
Atualização dos números e análise de 10 eleições para o Senado
Em primeiro lugar, se você não leu ainda, leia o post inicial sobre as corridas ao Senado, e você entenderá melhor o quadro que apresento aqui. Consciente de que Dilma precisará de apoio parlamentar mais sólido que aquele do qual ele desfrutou, o Presidente Lula tem jogado tudo nas eleições legislativas, impondo, inclusive, algumas concessões amargas ao PT nas corridas para os governos estaduais (Minas Gerais talvez seja a mais amarga dessas pílulas). Os resultados já se fazem notar.
Os números que chegam são muito bons para nós; na verdade, bem melhores do que eu esperava. O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar fez seus cálculos e, segundo eles, o PT deve se transformar no maior partido da Câmara e aumentar significativamente sua bancada de senadores. Desenha-se um quadro em que Dilma terá maioria tranquila para governar, talvez até mesmo a super-maioria de 3/5 necessária para a aprovação de emendas constitucionais. A esquerda aliada (PSB, PcdoB, PDT) deve crescer também. Tucanos e pefelês já sabem que vão encolher. A dúvida é o tamanho do encolhimento.
Tentei usar os números mais recentes possíveis. Aqui vão eles, com o nome do instituto sempre indicado.
São Paulo, DataFalha: Marta Suplicy (PT) 35%, Netinho de Paula (PcdoB) 34%, Romeu Tuma (PTB) 22%, Aloysio Nunes (PSDB) 22%, Ciro Moura (PTC) 11%, Moacyr Franco 7%. Confesso aqui duas coisas: em primeiro lugar, não imaginava a possibilidade de que a esquerda abiscoitasse as duas vagas no ninho do tucanato por excelência . Mas é exatamente este o quadro que se desenha. Claro que nada está definido e Renato Rovai, outro dia, alertou que a própria Marta não está garantida. Aloysio pode crescer, impulsionado pela liderança de Alckmin na corrida para o Palácio dos Bandeirantes. O mais provável, no entanto, é que a esquerda fique com as duas vagas. É um quadro histórico: os dois senadores eleitos por São Paulo seriam um negro comunista (o primeiro negro senador por São Paulo) e uma feminista que foi a primeira mulher a dissertar sobre o orgasmo na TV brasileira. A segunda confissão é que eu tinha tremenda resistência à candidatura do Netinho mas, recentemente, em conversa com Cynara Menezes, mudei de opinião. É evidente que o endosso enfático do blog vai para as duas candidaturas de esquerda.
Rio de Janeiro, Ibope: Lindberg Farias (PT) 36% Marcelo Crivella (PRB) 33% César Maia (DEM) 23% Jorge Picciani (PMDB) 20%. No DataFalha os números são outros: Crivella 40%, Lindberg 36%, César Maia 29%, Picciani 21%. Há alguns meses, parecia inconcebível que César Maia não conquistasse uma das duas vagas em disputa. Mas a onda vermelha levantou o garoto petista oriundo da UNE e ex-prefeito de Nova Iguaçu, e hoje ele é o grande favorito. A segunda vaga pode pender para qualquer um dos três que continuam no páreo. As alternativas para o eleitor de esquerda aqui são: dar seu voto ao (eleitoralmente) nanico Milton Temer, do PSOL, que certamente não será eleito, ou tapar o nariz e votar no Bispo Crivella, o que ajudaria a enterrar um cacique pefelê e daria à base de sustentação de Dilma mais um senador. Como ando pouquíssimo afeito a purismos, desejo um Congresso o mais tranquilo possível para Dilma e sei que esta é a grande chance de desferir o golpe decisivo nos pefelês, eu não teria dúvidas se morasse no Rio: iria de Lindberg e Crivella. 
Minas Gerais, DataFalha: Aécio Neves (PSDB) 71%, Itamar Franco (PPS) 42% 40%, Fernando Pimentel (PT) 32%. Aqui sim, a oposição a Dilma tem um senador garantido, Aécio Neves. Ele certamente será a voz mais forte da oposição no Senado. Há um mês, a diferença entre Itamar e Pimentel era de 18 pontos: 47 x 29. Caiu para 10 8. Dilma terá grande vitória em Minas Gerais e é bem possível que ela leve Pimentel na cola. O mais importante para o eleitor de esquerda aqui é não acompanhar seu voto em Pimentel com um voto em Itamar (acredite, há eleitores progressistas em Minas pensando nisso, com base na vaga memória do nacionalismo de Itamar). Um voto em Itamar e Pimentel é, basicamente, um voto anulado, posto que Aécio está eleito. Além de Pimentel, o blog endossa Zito Vieira, do PcdoB, que não será eleito, mas poderá se cacifar para voos mais altos caso tenha uma votação minimamente expressiva. Há dois meses parecia impossível, mas hoje está claro que Pimentel tem chances de chegar. O comício de Lula, Dilma e Pimentel ontem em Juiz de Fora foi estratégico: trata-se da principal base de Itamar Franco. O dilmismo pode, então, sair do Triângulo das Bermudas com cinco das seis vagas em disputa para o Senado. O blog aposta que terá pelo menos quatro.
Rio Grande do Sul, DataFalha: Inacreditavelmente, Ana Amélia Lemos (PP) 47%, Germano Rigotto (PMDB) 41%, Paulo Paim (PT) 41%. Aqui não há muito o que analisar. A esquerda está numa briga de foice para ter uma cadeira no Senado. Tarso lidera a corrida ao Piratini e tem boas chances de liquidar a fatura no primeiro turno. O blog aposta que com o impulso dado por Tarso e com a força da militância petista gaúcha, Paim segura sua cadeira. É importante, claro, fazer campanha para que o eleitor de Paim não dê o seu segundo voto a Ana Amélia ou Rigotto. A candidata do PC do B, Abigail Pereira, tem 8% das intenções de voto no DataFalha. Luiz Carlos Lucas, do PSOL, tem 2%.
Bahia, DataFalha: César Borges (PR) 29% Lídice da Mata (PSB) 28% Walter Pinheiro (PT) 27%. Até há bem pouco tempo, César Borges, herdeiro do carlismo e único candidato da direita com chances, liderava tranquilo. Agora, embolou tudo e ele corre risco de ficar fora. O governador petista Jaques Wagner deve se reeleger no primeiro turno, o que aumenta as chances dos dois candidatos de esquerda. De toda a longa história de discrepâncias entre o voto de esquerda nas últimas pesquisas antes da eleição e o total de votos efetivamente encontrado nas urnas, a Bahia é o caso mais clássico: em 2006, as pesquisas indicavam vitória de Paulo Souto no primeiro turno. Foi Wagner quem acabou levando de primeira. A esquerda pode sair da Boa Terra com as duas vagas ao Senado. É a aposta do blog.
Pernambuco, DataFalha: Também ali o lulismo quer mostrar com quantos votos se elegem dois senadores. A vitória implicaria o enterro de um lendário cacique pefelê, ex-vice-presidente da República, inclusive. Os números do DataFalha são: Humberto Costa (PT) 47%, Marco Maciel (DEM) 34%, Armando Monteiro (PTB) 32%. Na corrida ao Palácio do Campo das Princesas, Eduardo Campos (PSB), lulista de quatro costados, está impondo a Jarbas Vasconcelos uma das derrotas mais humilhantes da história de Pernambuco, com diferença que pode chegar a 50 pontos. Tanto Lula como Eduardo Campos estão jogando pesado para alavancar Costa e Monteiro. Seria um amargo fim de linha para Marco Maciel: não conseguir renovar sua cadeira no Senado num ano em que há duas vagas em jogo. No estado de Pernambuco, a popularidade de Lula alcança soviéticos 96%.
Paraná, DataFalha: Também aqui o objetivo lulista é abiscoitar ambas cadeiras. A aliança pela qual eu desesperadamente clamava no meu Google Reader, ainda na época de hibernação do blog, acabou se formando. A chapa lulista é fortíssima e lidera com certa tranquilidade. Os números são: Gleisi Hoffman (PT) 44%, Roberto Requião (PMDB) 44%, Gustavo Fruet (PSDB) 21%, Ricardo Barros (PP) 18%. O candidato tucano ao Palácio das Araucárias, Beto Richa, tem liderado as pesquisas por margem cada vez menor. Pouco a pouco, vai se configurando a virada de Osmar Dias (PDT), candidato único do bloco lulista. Nem com o apoio de Richa o candidato tucano ao Senado, Fruet, conseguiu decolar. Fruet foi um dos parlamentares de mais visibilidade em toda a bancada tucana ao longo destes últimos anos. Era o líder nacional do bloco de oposição na Câmara quando anunciou sua candidatura ao Senado. Mesmo assim, patina há meses no patamar dos 20%. O lulismo deve levar as duas cadeiras.
Amazonas, Ibope: Sem dúvida é a eleição que o Biscoito acompanha com mais atenção e entusiasmo. Eduardo Braga (PMDB) está eleito para a primeira vaga. Tem, no momento, 80% das intenções de voto. Brigam pela segunda cadeira Arthur Virgílio, ou “Artur Neto” (PSDB), e Vanessa Grazziotin (PCdoB). Artur Neto liderou a briga por essa vaga até recentemente, mas a coisa virou na última pesquisa. O Ibope dá 39% para Vanessa e 34% para o valentão que queria dar uma surra em Lula. O Amazonas talvez seja o estado brasileiro onde os tucanos são mais detestados. Na eleição para presidente, a vitória de Dilma será esmagadora e Serra corre sério risco de ficar atrás de Marina. A campanha de Vanessa vem crescendo—ela foi recebida recentemente por multidão inédita em Manicoré, município que fica a mais de 300 km de Manaus—e os números do Ibope são anteriores à gravação do depoimento de Lula em apoio a Vanessa. O Biscoito promete festa com rojões, fogos, vídeos, pirotecnia e distribuição de brindes caso a valente militante comunista consiga derrubar o senador mais babaca da república.
Piauí, Ibope: o PT já garantiu uma das vagas. Wellington Dias tem 67% das intenções de voto e não deve ter problemas para se eleger. Também aqui a torcida do blog é forte, na corrente pra trás contra Heráclito Fortes (DEM), figura das mais repugnantes da nossa política. Os números do Ibope na disputa pela segunda vaga são: Mão Santa (PSC) 31,8%, Heráclito Fortes (DEM) 21,7%, Ciro Nogueira (PP) 15,4%, Antônio José Medeiros (PT) 8,8%. Mão Santa não é exatamente um modelo de compromisso com a res publica, mas mesmo que a segunda vaga fique com esse folclórico piauiense, haverá motivos para comemoração. Heráclito terá sido enviado à lata de lixo da história, relegado a uma provavelmente fracassada campanha à prefeitura de Teresina em 2012.
Acre, Ibope: A primeira vaga parece garantida para o PT. O ex-governador do Acre e ex-prefeito de Rio Branco, Jorge Viana, tem 63%. Seu irmão, Tião Viana, deve se eleger governador no primeiro turno. A briga pela segunda vaga mostra: Sérgio Petecão (PMN) 38%, Edvaldo Magalhães (PCdoB) 31%, João Correia (PMDB) 11%. O favorito Jorge Viana tem feito o possível para alavancar Edvaldo junto com ele, e a trajetória do comunista é ascendente. Trata-se de mais um estado em que a esquerda lulista pode levar ambas vagas.
Por hoje é isso, mas prometo voltar com números e análises dos outros estados.
PS: As fotos são, claro, de Marta, Vanessa e Gleisi, tiradas dos próprios sites oficiais linkados.
Atualização: o André Egg e o Daniel Lopes estão lá batendo cabeças e corações com os números do Piauí. É muita gente secando Heráclito.
Escrito por Idelber às 08:33 | link para este post
| Comentários (115)
#1
ai meu deus, ai meu deus, oxalá consigamos tirar o artur neto e o heráclito!! (parece q o agripino ainda continua) (adorei o "abiscoitar" heheheheh)
Renato em setembro 18, 2010 9:28 AM
#2
Idelber,
Foi bom ler isso pra ajudar a me convencer a votar no Netinho, minha única dúvida. Apesar de ter as mesmas reservas, creio que vale a pena apoiá-lo em nome do "bem maior" de extirpar um tucano a mais do Senado.
Fernando Cesarotti em setembro 18, 2010 9:29 AM
#3
Idelber, você acha importante divulgar que Zezé Perella é o primeiro suplente do Itamar? A informação tira votos?
Maria Andréia em setembro 18, 2010 9:30 AM
#4
Excelente lembrança, Maria Andréia! Sim, é claro que pode tirar votos do Itamar. Perella está sendo investigado pela Polícia Federal, sob acusação de crimes gravíssimos.
Idelber em setembro 18, 2010 9:37 AM
#5
Parabéns professor, brilhante análise.
macfa em setembro 18, 2010 9:48 AM
#6
No MT, a 1ª vaga será do ex-governador Blairo Maggi (pelo menos é da base de apoio). No Ibope de 04/09 ele estava com 71%. Já a 2ª vaga está disputadíssima entre Carlos Abicali (PT), com 32% e o tranqueira do Antero Paes de Barros (PSDB) com 27% e que teve a cara de pau de colocar na propaganda política um vídeo em que o Lula o elogia pela sua atuação na, pasmem, CONSTITUINTE. O vídeo é de 1989 e na época, o traíra era do PDT.
william em setembro 18, 2010 10:05 AM
#7
hahahaha, um vídeo de 1989! Essa campanha está sendo a mais hilária da história. Agora não falta nada.A oposição usou um vídeo com elogios de um Lula barbudão e de cabelo encaracolado?
Valha-me Deus.
Idelber em setembro 18, 2010 10:13 AM
#8
Idelber, ontem, dia 17, realizou-se em Porto Alegre uma reunião de apoio à candidatura de Paulo Paim por parte de todas as centrais sindicais, com a presença das lideranças nacionais e regionais. A "palavra de ordem" é cada sindicato trabalhar muito em cada município nestas duas semanas, num grande esforço militante para reconduzir o Paim ao senado. Entusiasmou muito pela circunstância de todas as centrais decidirem superar divergências na busca do valor maior que é manter um comprometido sindicalista no senado.Renasceu a esperança.
Elisabete Otero em setembro 18, 2010 10:31 AM
#9
A conferir
Em SC não está afastada a passagem da Ideli ao segundo turno da eleição para governadora
E em São Paulo, a diferença de votos para haver segundo turno é de 10 pts pelo Ibope!!!
O histórico nos leva ao otimismo de imaginar uma disputa Mercadante x Alkmin em 28/10
rabbit em setembro 18, 2010 10:35 AM
#10
Com a eleição de Netinho, será também a primeira vez que SP terá um notório agressor de mulher como senador. Pelo menos ele é de esquerda (heh).
Rafael em setembro 18, 2010 10:36 AM
#11
Idelber, meu caro amigo, excelente análise, como sempre. Vou reproduzí-la no meu blog, com todos os créditos, é claro.
Mas, quero chamar a atenção para o fato de que o Aloysio Nunes tem 17% no Datafolha e não 22%.
Aliás, é bom lembrar que o Aloysio foi integrante da ALN do Marighella e participou da luta armada contra a Ditadura Militar.
E isso, a meu ver, é motivo de elogios e não de vergonha, ao contrário do que pensa a tucanada reacionária que tem saudades da Ditadura.
Mas, na linguagem dos tucanos reacionários, o Aloysio Nunes é um 'terrorista'.
Assim, entre os 4 primeiros colocados na disputa para o Senado em SP, temos uma líder feminista do PT, um negro comunista do PC do B e um 'terrorista' da ALN do Marighella.
Quem diria, hein?
Link:
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4684626-EI15314,00-SP+Marta+e+Netinho+lideram+disputa+pelo+Senado+diz+Datafolha.html
Marcos Doniseti em setembro 18, 2010 10:53 AM
#12
Netinho de Paula comunista?!?!
Essa é muito boa.
Queijo em setembro 18, 2010 11:12 AM
#13
Idelber, pelo que você analisou, os candidatos mais fortes ao Senado são:
SP: Marta (PT) e Netinho (PC do B);
RJ: Lindberg (PT) e Crivella (PRB);
MG: Aécio Neves, Itamar/F.Pimentel;
RS: Ana Amélia (PP), Paulo Paim (PT) e G.Rigotto;
BA: Lídice da Mata (PSB),Walter Pinheiro (PT) e C.Borges;
PE: Humberto Costa (PT), Armando Monteiro (PTB) e M.Maciel (DEM);
PR: Gleisi Hoffman (PT) e Roberto Requião (PMDB);
AM: Eduardo Braga (PMDB), Vanessa Grazziotin (PC do B) e Arthur Virgílio (PSDB);
PI: Wellington Dias (PT) e Mão Santa (PMDB);
AC: Jorge Viana (PT), Petecão (PMN) e Edvaldo Magalhães (PC do B).
Vitórias da base lulista:
Mínimo – 12 Senadores:
Marta ou Netinho; Lindberg e Crivella; Lídice ou Walter; Humberto C. e Armando M; Gleisi e Requião; Eduardo e Vanessa; W.Dias; Jorge Viana.
Máximo – 17 Senadores:
Marta, Netinho, Lindberg, Crivella, Paulo Paim, F.Pimentel, Lídice, Walter, Humberto, Armando M., Gleisi, Requião, Eduardo, Vanessa, W.Dias, Jorge Viana e Edvaldo.
Mais provável: 14 Senadores:
Marta ou Netinho, Lindberg, Crivella, Paim, Lídice, Walter, Humberto, Armando M, Gleisi, Requião, Eduardo, Vanessa, W.Dias, J.Viana.
Vamos ver se as urnas irão conferir com essaas projeções.
Marcos Doniseti em setembro 18, 2010 11:17 AM
#14
Bem, se o FHC se diz 'social-democrata', porque o Netinho não pode ser considerado comunista???
Marcos Doniseti em setembro 18, 2010 11:18 AM
#15
Netinho de Paula na Folha
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1107201006.htm
Numa época em que o comunismo anda em baixa no mundo, ele diz que se filiou ao PC do B, em 2006, para ajudar a construir "o comunismo brasileiro".
"Não o comunismo de Lênin, de Marx, de séculos passados". Mas o de Lula, por exemplo. "O que o presidente fez nesses oito anos pode se chamar, sim, de comunismo brasileiro. É o empresário feliz e o trabalhador também contente, sabe?"
Por isso, Marcos Doniseti, Netinho não é comunista. Ser considerado é uma coisa. Ser é outra.
Queijo em setembro 18, 2010 11:41 AM
#16
O Merval Pereira, hoje, lá no blog esgoto do Noblat, já anda pregando um GOLPE contra o governo Dilma. Essa gente medonha não se emenda. Esses soldados e soldadas rasos do Kamel tem de ver que as manchetes do Globo, da Globo, da Veja, da Folha e Estadões agora tem como ser desmentidos. Saibam, soldados e soldadas do Ali, que a blogosfera progressista tem um campo de batalha bem equipado!
ari alves em setembro 18, 2010 11:42 AM
#17
Idelber, fico pensando se, no RS, o PT não deveria buscar o voto Paim/Rigotto. Bem ou mal, Rigotto será base de Dilma, e do próximo presidente, seja esse de que lado for (pois é do PMDB, isto é do partido-base de qualquer governo de coalizão por aqui).
Me sinto mais livre para discutir isso aqui do que com meus amigos aqui do RS, onde o tema é tabu, coisa digna de anátema.
Acho que não vale a argumento de que Rigotto é a direita, pois o que seriam o candidato a vice de Dilma e o candidato a governador do PT em MG? É preciso ver a coisa claramente: há uma estratégia vitoriosa para a população de criar uma coalizão nacional entre PMDB e PT, e é meio improdutivo os gaúchos ficarem se fazendo, dando uma de diferentes, enquanto bem se sabe que é possível e quiçá bem provável que Rigotto seja base de Dilma.
Dito isso, deixo claro que estou discutindo a estratégia geral. Não tenho nenhuma vontade de votar em Rigotto. Mas alguém aí em Minas tem vontade de votar em Hélio Costa?
Cesar Shu em setembro 18, 2010 11:45 AM
#18
Queijo, eu sei que o Netinho de Paulo não é comunista, mesmo sendo membro do PC do B. Da mesma forma que eu também sei que o Skaf não é socialista, embora seja do PSB.
O que eu estava fazendo era ironizar o FHC e a tucanada, que se dizem 'social-democratas' quando, na verdade, são são neoliberais e neoreacionários.
Marcos Doniseti em setembro 18, 2010 11:54 AM
#19
Idelber, eu sou do Rio e endosso também Crivella e Lindberg para o Senado. Xô para o insurpotável do César Maia e sua cria, o rebentinho Rafael Maia.
Bruno Marcondes em setembro 18, 2010 12:02 PM
#20
vc esqueceu uma coisa sobre o Netinho. Ele é negro, comunista e bate em mulher. O candidato dos sonhos.
Carlos Bicalho em setembro 18, 2010 12:08 PM
#21
Idelber, aqui no MT pode contar mais dois senadores dos partidos da base de Lula.
Cenário hoje:
Blairo Maggi (PR) - 1º em todas as pesquisas.
Carlos Abicalil (PT) - 2º ou 3º depende o instituto
Pedro Taques (PDT) - 2º ou 3º depende o instituto (pode abocanhar a vaga tem crescido muito nesta reta final de campanha)
Antero Paes de Barros (PSDB) - fora da briga, a menos que um fato muito grave aconteça com os demais. Já partiu para o desespero, "acusa" o concorrente Abicalil de ser a favor do aborto e usa vídeo de Lula gravado em 89.
Abraços Matogrossenses.
PS: o governo do estado será da base, brigam pela cadeira Silval Barbosa do PMDB e Mauro Mendes do PSB. Wilson Santos do PSDB será o Serra matogrossense, liderou todas as pesquisas antes da eleição esquentar, agora sua candidatura derrete no calor matogrossense.
Fabricio Schneider em setembro 18, 2010 12:15 PM
#22
O que me espanta é o tipo de raciocínio petista. O Heraclito Fortes é repugnante, ok. Mas você não se importa de votar num bispo de uma igreja que todo dia achaca dinheiro de gente humilde em seus templos. Ou seja, pode ser canalha, desde que seja nosso canalha. É isso? O Maciel pode não compartilhar de sua ideologia, mas em muitos anos de vida pública nunca teve contra si uma acusação séria. O Netinho em pouco tempo já bateu na mulher e é acusado pelos seus antigos colegas de Negritude (que são negros) de roubar-lhe o nome e direitos autorias. O cara bate em mulher e rouba negros e você candidamente se convenceu numa conversa que ele é um cara legal.
De novo é a história: se é o nosso canalha, está valendo.
Carlos Bicalho em setembro 18, 2010 12:17 PM
#23
Nos livrarmos de tipos como Heráclito Fortes, Artur Neto, Marco Maciel, Raul Jungman, Antero Paes de Barros et caterva será um dos grandes resultados dessa eleição. Ainda há alguns na fila como Agripino Maia e Tasso Jereissati. Quanto a este último, estamos fazendo um esforço grande aqui no Ceará para derrubá-lo. Segundo pesquisa O Povo/Datafolha de 14 de setembro, Jeireissati (PSDB) perdeu mais quatro pontos e está agora com 48% das intenções de votos enquanto Eunício Oliveira (PMDB)tem 34% e José Pimentel (PT e ex-ministro da previdência) aparece com 31%.
(http://www.vermelho.org.br/ce/noticia.php?id_noticia=136932&id_secao=61)
Igor em setembro 18, 2010 12:23 PM
#24
Boa análise, Idelber, mas percebo que você paga o devido tributo ao elistismo/udenismo, ao dizer que quem votar em Marcelo Crivella deverá 'tapar o nariz'.
Pois eu digo. Se eu fosse eleitor no Rio não apenas votaria com muita satisfação na chapa Lindberg/Crivella para o Senado (aliás, a chapa de Lula, mas faria campanha para os dois.
Sugiro aos pesquisadores que verifiquem a atuação de Crivella no Parlamento. Vou citar a sua bela atuação em defesa dos brasileiros filhos do povo, imigrantes nos EUA e alhures. Conseguiu até uma CPI e enfrentou inclusive autoridades da imigração dos EUA em defesa dos ilegais.
Ninguém me disse ouvi pessoalment de um diplomata do Itamaraty que o Minstério criou um órgão de assistência aos brasileiros no exterior após a realização da CPI.
Com tristeza vejo que os mesmos que com bela energia enfrentam os ataques do PIG contra o Governo Lula e agora contra nossa candidata Dilma estão submetidos à hegemonia ideológica neoudenista do PIG (e de seu instrumento mais nocivo - a TV Globo)que ao longo dos anos demonizou a IURD e os neopetencostais em geral.
Será que não enxergam que a TV Record está com competência construindo uma alternativa de televisão que consegue competir com a Globo. Será que não estão vendo que o jornalismo da Record não participa do golpismo contra Dilma, antes mostra o que de positivo o País conquistou nos últimos anos?
Será que não percebem que a lógica dos que afirmam que a IURD engana o povo é a mesmo lógica (com os mesmos fundamentos elitistas que afirmam a ignorância popular)dos que afirmam que Lula engana os eleitores?
Pois, se morasse no Rio iria eu pedir votos para Crivella, dizendo, contra a TV Globo, contra a República Morumbi-Leblon, vote Crivella!
Fernando Trindade em setembro 18, 2010 12:49 PM
#25
Notícias de Goiás.
Saiu hoje a última pesquisa SERPES/O POPULAR para o Senado (números arredondados na casa decimal):
Demóstenes Torres (DEM):32%
Lucia Vania (PSDB): 21%
Pedro Wilson (PT): 7%
Paulo Roberto (PP): 4%
Roberson em setembro 18, 2010 1:15 PM
#26
Apesar de ser gay e ateu, também voto no Crivella com gosto. Picciani e Cesar Maia nao dá.
Carlos Bicalho#22, o Maciel está há 200 anos no poder e nunca fez nada por Pernambuco.
Bruno em setembro 18, 2010 1:20 PM
#27
Concordo com o Cesar (#17), o cálculo político pro RS tá errado. A Abigail tá fora (alias, o PT só ofereceu a outra vaga ao Senado pro PC do B pq sabiam que não haveria chance de eleger dois candidatos - a não ser que tivessem colocado, sei lá, o Olívio).
Pra impedir a Ana Amélia, é preciso votar no Rigotto.
cavalca em setembro 18, 2010 1:20 PM
#28
Carissimo Carlos Bicalho, primeiro lugar muito obrigado pela sua cândida solidariedade com os meus irmãos negros. Antes uma correção básica: briga por direitos, não só autorais, se dá em todos e para todos os grupos étnicos. E inclusive, motivado pelo que mesmo?, entre as camadas mais pobres de nossa população.
Por isso, meu caro, ao fazer essa associaçãozinha básica, com tremenda pré-ocupação com a cor dos personagens, fiquei altamente, como diria, afetado por essa sua enorme bondade.
Segundo lugar, ao mostrar corretamente que o cara bateu na mulher, algo não só da vida privada, e desqualificá-lo por todo o sempre, amém, me parece de um senso de justiça e de concepção do direito na modernidade, a qual dever ter o tamanho da sua capacidade intelectual, of course.
Evidentemente, que vc não está sugerindo uma mácula ai para todos os negros e agindo preventivamente, educando-nos contra essa erva daninha. Mas sim assim o for, deixe desde já agradecer esse seu sentimento altruísta.
Apenas fica destoante de sua argumentação a questão do Sr. M. Maciel. Homem íntegro, educado, manso, realista (apoiou a ditadura pq não havia outra alternativa, claro? E foi por ela beneficiado, mas é mero detalhe posto que do jogo), etc. O problema todo é que esse íntegro homem compartilhou com a pilhagem não apenas econômica, mas também social, de todo uma região, nosso Nordeste, durante um longo período da história. E, meu velho, aparentemente sem nenhuma vontade, (serão as vontades nobres?) de modificar, pela raiz, o quadro de miséria, pobreza, carência e sacanagens que ali observamos, até muito pouco tempo.
Caríssimo, não precisa ser um grande leitor de C. Furtado e outros para ver que nesse caso, a falta de vontade (será a vontade nobre?) e os benefícios auferidos naquele quadro, não o dignifica de forma nenhuma, nem mesmo não tendo, como diria, metido a mão no dinheiro público, essa é minha opinião, tal qual você supõe. Deixa observar, tal qual pé de página, que vários ali morreram envolvidos por uma vontade de mudança. Penso que nesses casos a uma tradição meio heroica, nesse nosso grande sertão, onde Canudos fala alto.
Bem, mas esse comentário já está ficando meio chato. Deixa logo concluir, então: em que pese meu envaidecimento pela sua boa consciência e postura moral, especialmente frente aos meus irmãos negros, eu tenho a impressão de que ela não me toca, pois sinto que falta alguma, grande, coisa ai, meu velho. No mais, minha opinião claro, estamos na luta. G.Ab. Albério.
Albério em setembro 18, 2010 1:30 PM
#29
Caro Albério,
você nem precisa de todo seu comentário afetado pra me contestar. Na verdade sua briga é com o seu tal irmão negro Netinho. O Negritude Jr. deve ter uns 12 componentes. Todos eles falam horrores do atual candidato a senador, é só procurar na internet. O seu irmãozinho negro simplesmente usa a causa para roubar outros negros.
no mais, minha capacidade intelectual não deve ser mesmo muito grande pra censurar que o cara bateu na mulher. pelo jeito a medida de inteligência por aqui é apoiar o fato.
Carlos Bicalho em setembro 18, 2010 1:40 PM
#30
Pronto, apareceu alguém defendendo a Igreja Universal, junto com o PT, pela justiça social. foi um ato de coragem que fecha a conta que estava em aberto.
Carlos Bicalho em setembro 18, 2010 1:43 PM
#31
Grande Fernando, excelente comentário. Aceito a crítica. Enquanto você escrevia, eu pesquisava um pouco mais sobre Crivella: ele foi eleito pelo Transparência Brasil um dos melhores do Senado. Foi fidelíssimo a Lula.
Obrigado pela sua crítica. Em sua homenagem--e em homenagem à toda a turma que critica em boa fé--vou passar uma rasura na expressão "tapar o nariz".
E vou prestar mais atenção na próxima vez. Porque foi puro preconceito mesmo.
Idelber em setembro 18, 2010 1:45 PM
#32
Meu voto seria no Miltom Temer, disparado o melhor. Agora, fechar o nariz pra Crivela é dose cavalar de ingenuidade!!!! O apoio a Dilma significa o esbulho de Estado, o apoio em troca de mil e uma picaretagem. Bom isto é o normal, vide PMD, DEM etc. Crivela, porém representa um linha muito mais perigosa que o DEM, o vide Partido Republico nos EUA. A picaretagem “dita” evangélica. O Lula dá aumento do mínimo e os ladroes da miséria roubam em empréstimos consignados, o que adianta? Votar em Crivela é votar nesta máquina, por favor não os subestimem. A sua visão infelizmente é muito curta, parece coisa de americano que apoio um grupo no curto prazo e poucos anos depois este grupo é o maior inimigo. O império Macedo cresce e é pior que o do Globo, este basta um bom arranjo financeiro, o primeiro além da grana vai exigir compromissos ideológicos que passam, longe da esquerda, do social e da democracia e republica.
Em resumo César Maia é melhor que Crivela,
Carlos Thiel em setembro 18, 2010 1:46 PM
#33
Claro, pra que tampar o nariz para o líder de uma igreja que tira dinheiro dos mais pobres, não é verdade?
Carlos Bicalho em setembro 18, 2010 1:47 PM
#34
A ameaça dos arautos, defensores da institucionalidade, da democracia, da transparência e imparcialidade, diante da nociva legalidade do voto:
"FERNANDO DE BARROS E SILVA
Painel do Leitor
....Dilma ainda não foi eleita, mas desta vez ela (ou Lula?) não escapa. Ou seja: existem setores sociais tomados pelo sentimento de que Dilma não deveria chegar ao poder e governar. São menos eleitores de Serra do que antipetistas radicalizados, com tentações golpistas."
fm em setembro 18, 2010 1:50 PM
#35
Carlos B., a discordância é livre, mas você está trollando. O seu ponto de vista já foi expresso. Você escreveu 1/6 dos comentários da caixa. Você está interpelando os outros comentaristas agressivamente. Isso vai criando um clima em que outras pessoas se sentem inibidas a se expressarem, porque ninguém gosta de ficar batendo boca em blog.
É o primeiro e último aviso.
Idelber em setembro 18, 2010 1:53 PM
#36
Netinho bateu em mulher? E se desculpou por isso, não?
Já a Ditadura Militar, da qual o PIG, os tucanos e os demos reacionários morrem de saudades (como o patético Jair Bolsonaro), estuprou muitas das mulheres que foram presas naquela época e nunca se desculpou por nenhum de seus crimes. Estes direitistas caricatos e reacionários devem pensar como o Maluf, símbolo da Direita Reacionária paulista: 'Estupra, mas não mata!'.
Quanto à Crivella, não vi, até o momento, nenhuma crítica consistente e fundamentada com relação à sua atuação como Senador.
As críticas que lhe são feitas demonstram, apenas, preconceito quanto à sua filiação religiosa e não quanto à sua atuação política. E quem usa esse discurso preconceituoso contra ele são os mesmos que criticam o Ahmadinejad... Hipocrisia não tem limites, para essas pessoas, como se percebe.
E quanto a pedir dinheiro para os fiéis, todas as Igrejas e Religiões sempre fizeram isso. Já se esqueceram do Dízimo que a Igreja Católica cobrou dos fiéis durante séculos?
Me digam uma Igreja ou Religião sequer que nunca fez isso, por favor!
Marcos Doniseti em setembro 18, 2010 1:56 PM
#37
"Eu acho que o homessexualismo é pecado". "O homossexualismo pode ser uma tendência, como as pessoas tem tendência pra violência".
Marcelo Crivella no Programa do Jô.
Pra que tampar o nariz pra um cara desses?
Carlos Bicalho em setembro 18, 2010 1:57 PM
Roberto Locatelli em setembro 18, 2010 2:00 PM
#39
Interessante essa discussão de estratégia no Rio Grande do Sul. Eu não havia pensado a coisa por esse ângulo, César e Cavalca.
Idelber em setembro 18, 2010 2:03 PM
#40
Meu caro Carlos, muito obrigado por me dizer com quem eu deva brigar. Devo ter alguma incapacidade ai. Mas se ler bem os comentários verá que todos condenaram a agressão do cara. Logo vamos ver as capacidades.
Desenho para vc: agrediu, portanto, deve ser eternamente condenado? Minha diferença: deve ser sim punido se é que não o foi. É complicado ver a distinção entre ''vendetta'' e punição legal?
Ai vc diz assim: ``O seu irmãozinho negro simplesmente usa a causa para roubar outros negros.´´ Sei lá que causa é essa que vc se refere. Mas, será que precisamos ver nossa história econômica e social aqui? E, meu velho, vc sustentaria isso ai seriamente? Ab.
Albério em setembro 18, 2010 2:10 PM
#41
Quantos desses não se bandeariam pro lado do Aécio caso ele monte mesmo o seu partido de, hahaha, "oposição inteligente"? Essa galera de PSB, PTB aí, até mesmo PMDB, sei não...
Pepino, o Breve em setembro 18, 2010 2:46 PM
#42
Idelber
Eu como amazonense, morando em São Paulo há mais de 20 anos, acompanho também com muita atençaõ a votação para senador, espero que os amazonenses deem uma surra ...nas urnas nesse detestável Arthur Virgílio.
Nana em setembro 18, 2010 2:57 PM
#43
Sorry, as desculpas de Netinho me soam tão verdadeiras quanto as desculpas de John Edwards por ter votado a favor(E apoiado entusiasticamente) a Guerra do Iraque.
André Kenji em setembro 18, 2010 3:03 PM
#44
Quanto à disputa no AM, foi divulgado Vox Populi no dia 16/09, com Eduardo Braga com 78%, Artur 38% e Vanessa 35%.
Nitidamente a Vanessa está em ascensão, mas esta será, provavelmente, a disputa mais apertada dessas eleições.
Ressalte-se que o PSDB é muito fraco aqui, mas o Artur é extremamente respeitado pela combatividade. A mesma virulência que ele usou contra o governo é utilizada para defender os interesses locais, o que, com razão, é apreciado.
Amyr em setembro 18, 2010 3:05 PM
#45
Amyr, na notinha do Terra se menciona que essa pesquisa Vox não inclui o Senado. Não há menção a ela no site da própria Vox. Você tem um link para confirmar esses números, por favor?
Idelber em setembro 18, 2010 3:29 PM
#46
comentário pertinente do José Miguel Wisnik no Globo de hoje sobre o problema dele com o "PT do Dirceu e Dilma":
"Volta e meia ponho o PT de castigo, do alto de meu trono soberano de leitor e senhor do meu voto. Minhas objeções são muito diferentes daqueleas mobilizadas canhestramente pelo PSDB. Quero que a corrida aos pomos do momento econômico e do controle incontrastado do Estado seja rebatida por perspectivas de grande alcance, que considerem o papel estratégico da educação qualificada e o patrimônio cultural como grandes riquezas nacionais."
E aí, nem no meio da trincheira, será que não rola nenhum comentário sobre o total menosprezo da campanha dilmista a essa questão que imagino muito importante para os frequentadores do blog?
Rogério em setembro 18, 2010 3:51 PM
#47
Alô Idelber, interrompendo um pouquinho essa discussão política, queria avisar que hoje faz 40 anos da morte do Hendrix. Merecia um post, não merecia?
Bruno Marcondes em setembro 18, 2010 3:58 PM
#48
Idelber, eu vou começar confessando meu pouquíssimo conhecimento da atuação do Crivella como senador. Mas eu simplesmente não consigo votar nele. Pode ser preconceito meu, eu assumo. Mas não consigo MESMO. Alguns dos valores e direitos que defendo e que me são muito caros batem de frente com a posição ideológica do grupo a que ele pertence. Nem por calculada estratégia política, nem sequer pela Dilma. Meu voto para o Senado no Rio é para o Lindbergh e o Milton Temer.
Ana Paula Medeiros em setembro 18, 2010 4:00 PM
#49
Kenji, sabe se lá mas assim posto vc acaba por absolver a agressão do cara contra a mulher; avacalhar a gravidade do que aconteceu entre eles e minimizar a agressão dos USA contra o Iraque, num só parágrafo. Dá para perceber?
Albério em setembro 18, 2010 4:04 PM
#50
Lembro aos amigos cariocas como eu que a eleição de Lindberg e Crivella ainda deixa sem mandato Jorge Picciani, uma espécie de "gênio financeiro" da política. Mafioso puro.
O Bispo, no caso, é o mal menor.
Pedro Migão em setembro 18, 2010 4:05 PM
#51
Bom, no momento em que apertei o "enviar", entraram outros dois comentários que não posso deixar de recomentar. Em primeiro lugar, sorri com a citação do Wisnik, porque eu também de vez em quando ponho o PT de castigo. Também gostaria de ver a defesa do patrimônio cultural com mais força na pauta programática. E tenho minhas reservas com relação à maneira como está posta a equação desenvolvimento x meio ambiente pelo governo Lula. Há coisa demais para melhorar neste quesito. A educação eu acho que está num caminho um pouco melhor. Gosto da ênfase nas escolas técnicas, da democratização do acesso à universidade e reconheço que houve melhoras nas condições de trabalho para os professores das universidades públicas, mas num país grande e defasado como o nosso, esses são passos ainda pequenos num caminho muito longo.
Em segundo lugar, ainda que sabendo da urgência e necessidade de focar na campanha, e apoiando a opção do blogueiro nesse sentido, não posso deixar de saudar o Hendrix nesta data. Viva o Rock. :)
Ana Paula Medeiros em setembro 18, 2010 4:11 PM
#52
Rio Grande do Norte merece uma atenção especial. Derrotar Rosalba e José Agripino não tá fácil. No Ceará, derrotar Tasso é quase impossível, mas se o atual governador Cid se esforçasse daria.
Chamo atenção para o Norte e Centro-Oeste, onde Dilma caiu alguns pontos nas últimas pesquisas. E João Cahulla (PPS) em Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB)em Rondônia e Simão Jatene (PSDB) vêm crescendo e devem se eleger governadores. No Mato Grosso do Sul, Zeca do PT não consegue fazer frente a Puccinelli e em Goiás sérios problemas com Perillo.
Elton Flaubert em setembro 18, 2010 4:35 PM
#53
Sobre o Rio: morro de pena que Milton Temer não esteja mais no PT. SE não houvesse a ameaça Maia certamente pelo ação menos uns 15 votos de gente bem próxima nossa ele teria. Mas para extirpar dem vão todos para o Crivella, em segunda opção. No RS é um absurdo que haja o risco Ana Amélia. Se não me engano, Rigotto parlamentar teve uma atuação muito menos ruim que o Rigotto governador. Só o fato de não ter se engajado na imparcialidade ativa do Fogaça já é um ponto a favor. Me parece um quadro que certamente será cooptado pelo Aécio, pois corre por fora de várias alas do MDB do RS. E min
Denise Queiroz em setembro 18, 2010 4:41 PM
#54
O PIG ainda vai fazer da palavra “jornalista” um palavrão dos mais cabeludos; exatamente como a ditadura fez com “militar” e o “empresário PC Farias” fez com “empresário”... E os advogados fizeram com... "advogado”... Pensando bem essa turma quase sempre está no mesmo ramo de negocio não é?
Tião Medonho em setembro 18, 2010 4:45 PM
#55
...Vou continuar, foi torpeza mesmo o envio anterior sem terminar:
e lá também, várias pessoas da família tem falado isso, entre correr o risco Ana Amélia, tapar as lembranças do governo Rigotto e garantir Paim. Não creio que seja algo que se fale a boca grande, mas certamente o bom senso até de alguns militantes caminha prá essa dobrada.
Denise Queiroz em setembro 18, 2010 4:46 PM
#56
Sobre os votos no Rio. Vou votar no Lindberg e Crivella. Mas nem acho o voto no primeiro uma maravilha, nem o no segundo uma violência. Se existe alguem a ser derrotado politicamente no Rio de Janeiro, trata-se do C.Maia. E os que tem condição de fazer isso sao os dois acima citados. Mas, religiosamente falando, o Lindberg não eh nenhum santo, nem o outro o demônio. Ha varios conhecidos meus em Nova Iguacu que apesar de terem votado nele nas duas vezes, tem muitas reservas ao estilo de seu governo. E dai? So uma constatação. Por outro lado, a acao parlamentar do Crivella foi, pelo que ja li, essencialmente correta. Qto ao Temmer e a turma do PCI (pc de ipanema), ele foi um dos poucos que nao se atucanou, nem falo os nomes dos outros, mas são conhecidos e ate bem famosos. Não vejo nele grandes meritos para representar um voto de protesto pela esquerda, inclusive nao o acho tao à esquerda assim. Alias, votar à esquerda no Rio tem sido dificil nas ultimas eleicoes, haja vista as opcoes, ou falta, que o PT tem nos oferecido.
Noves fora, apenas para citar os nomes discutidos nesse post, acho q o melhor q a esquerda pode fazer no Rio e impedir a chegada do C.Maia ao senado, pois ele poderia atrapalhar bastante. Ou seja, cada briga tem sua hora. E temos que ter tempo e folego para poder brigar as boas brigas nas futuras eleicoes, e enquanto houver esses tucanos-demistas com forca por aqui, vamos ser obrigados a fazer o q esta sendo feito agora.
Luiz M. Carvalho em setembro 18, 2010 4:57 PM
#57
Idelber,
Outro estado onde o lulismo deve ficar com as 2 cadeiras no Senado é o DF. Em todas as pesquisas Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) lideram. No dia 16/09 foi divulgada pesquisa do Instituto O&P Brasil, que mostrou o seguinte quadro:
Cristovam - 49,1%
Rollemberg - 39,6%
Abadia (PSDB) - 20,9%
Fraga (DEM) - 14,3%
E esse quadro parece irreversível. Cristovam chegou a esse patamar e não cai mais. Rollemberg está em subindo e Abadia, caindo (desde que sua candidatura foi impugnada pelo TRE).
http://www.blogdapaola.com.br/?p=20599
Outra coisa interessante é que este mesmo instituto fez uma pesquisa para deputado federal. Os quatro primeiros colocados são da base lulista: Reguffe (PDT), Paulo Tadeu (meu candidato - PT), Magela (PT) e Érika Kokay (PT).
http://www.blogdapaola.com.br/?p=20609
Para presidente, no DF, Dilma lidera. E Marina ultrapassou Serra. É impressionante o quanto é fraca a campanha tucana aqui. Eu até hoje não vi um mísero adesivo do Serra em algum carro rodando aqui pelo DF. Até do Plínio eu já vi.
http://www.blogdapaola.com.br/?p=20603
E para governador, vai dar Agnelo (PT), nas urnas.
http://www.blogdapaola.com.br/?p=20630
Um abraço
Bruno Pinheiro em setembro 18, 2010 5:23 PM
#58
Brilhante comentário, Luiz. Quanto mais eu me informo sobre a atuação parlamentar do Crivella--o que tenho feito intensamente nas últimas horas--, mais eu me convenço do meu endosso.
Idelber em setembro 18, 2010 5:24 PM
#59
Idelber, ótima análise. Conheci esse blog em 2008, por indicação do BLOGdoFAVRE, gostei bastante. Ja faz um tempo também que eu te sigo no Twitter, mas só agora descobri que uma coisa é a outra também e vice-versa.
Pois é também tinha resistência ao nome do Netinho, o PCdoB poderia indicar o Protógenes, ainda que este não tenha o carisma e a multidão de fans do Netinho. Mas depois descobri que o cara estuda sociologia e desenvolve trabalhos sociais a muito tempo na periferia, ou seja, esta "envolvido". Agora o meu medo é a Marta correr risco, se o Aluysio crescer muito e o Netinho continuar competitivo, eu voto na Marta e anulo o segundo, quem não quer ver os Suplicys paulistas trabalhando lado a lado?
rafael j em setembro 18, 2010 5:30 PM
#60
Professor, publiquei com o devido crédito o texto citado no Ouro de Tolo.
Pedro Migão em setembro 18, 2010 5:34 PM
#61
A maior concessão do PT, leiase Lula, nessa eleição, está sendo feita à famiglia Sarney no Maranhão, o que levou dois petistas maranhenses históricos a fazerem greve de fome. Até 2002, Lula dizia que Sarney era o maior ladrão da República e hoje é considerado companheiro. Em Minas, o PT já havia se aliado a Newton Cardoso na eleição de 2006 e se aliou a Aécio, extraoficialmente, para eleger Márcio Lacerda, Prefeito de BH em 2008. Agora, o PT nacional, leiase Lula novamente, empurrou Hélio Costa goela abaixo do PT,sendo esse candidato, defensor do sistema de TV digital japonês,que beneficia a mídia golpista segundo os próprios petistas, o que levou Sandra Starling,fundadora do PT, a se desfiliar do partido. De concessão em concessão, a ideologia vai sendo jogada para debaixo do tapete, o que vale é conquistar o poder. Como dizia um antigo arenista: "Às favas com os escrúpulos de consciência!".
Geraldo Magela Ramalho em setembro 18, 2010 5:36 PM
#62
Desde a eleição de 2008 para a prefeitura de BH, fiquei com preguiça do Pimentel. Porém, já decidi: vou votar com o fígado. O nojo que a campanha dos jornalistas tucanos me provoca me leva a votar pela derrota dessa gente. Pimentel para Senador (apesar do suplente ser o Virgílio Guimarães, que pouco me anima). E proponho brigar pela derrota do Itamar, cujo suplente é o cartola cruzeirense Perrela (típico representante da pior cartolagem brasileira). Observação final: voto com o fígado, mas isso não basta para endossar o Hélio Costa. Aí já é pedir demais.
henrique rodrigues em setembro 18, 2010 5:49 PM
#63
Não, crivela não dá. Não consigo. Antes de ser petista, lulista e dilmista sou ateia. Vou de Lindberg e Temer.
marinildac em setembro 18, 2010 5:50 PM
#64
Bruno, vão aposentar o Roriz aí em BSB? Que maravilha !
Pedro Migão em setembro 18, 2010 5:52 PM
#65
Estou decepcionada com os pobres..nunca vi. Eles são muito materialistas. Só pq esse tal de PT melhorou a vida deles eles nos abandonaram – é um horror para achar uma boa empregada, e quando se acha elas querem receber salário, férias, FGTS, nunca vi tanta ingratidão..e o pior de tudo é que temos de aceita-los onde até pouco tempo não tinham coragem de por os pés: restaurante, supermercado, shopping, e..horror dos horrores até no avião. Se as coisas continuarem assim vamos acabar caindo numa democracia social e econômica típica do capitalismo moderno..o horror..o horror...
Tião Medonho em setembro 18, 2010 5:54 PM
#66
Pedro Migão,
Vamos aposentar Roriz sim! E o mais importante, que eu fiz questão de enfatizar no primeiro comentário, na urnas, sem precisar que, para isso, a impugnação de sua candidatura seja confirmada pelo Supremo (segundo a Mônica Bérgamo - não tenho o link -, analisando o posicionamento dos ministros, é provável que o STF reverta a decisão do TSE).
Bruno Pinheiro em setembro 18, 2010 6:16 PM
#67
Bruno, acho uma vergonha que este cidadão ainda esteja solto e se elegendo para mandatos eletivos. Esta é uma notícia alvissareira.
Pedro Migão em setembro 18, 2010 6:20 PM
#68
"E quanto a pedir dinheiro para os fiéis, todas as Igrejas e Religiões sempre fizeram isso. Já se esqueceram do Dízimo que a Igreja Católica cobrou dos fiéis durante séculos?
Me digam uma Igreja ou Religião sequer que nunca fez isso, por favor!"
Marcos Doniseti em setembro 18, 2010 1:56 PM
Liquidou a fatura Marcos.
Sou gay e agnóstico, meu 1° voto é para o Lindinho, o 2° para o Crivella, sem o menor constrangimento, mesmo sabendo da posição anti-gay dos evangélicos. Tolerância a pontos de vistas diferentes dos nossos é o 1° passo no caminho para o diálogo.
marola em setembro 18, 2010 6:30 PM
#69
Ainda sobre o Rigotto, pelo que eu vejo das entrevistas e da campanha dele, a área tributária é uma das suas especialidades. Acredito ser um dos temas primordiais no Congresso nos próximos anos.
cavalca em setembro 18, 2010 6:35 PM
#70
Vocês me desculpem, estou parecendo um troll no meu próprio blog, mas cada vez consolido mais meu apoio ao Crivella. Ele foi fundamental em 2005, quando muita gente se acovardou, e ele, junto com José Alencar, rompeu com o PL, fundou o PRB, e disse: "venham com chumbo grosso, porque nós vamos defender Lula".
Idelber em setembro 18, 2010 7:00 PM
#71
Carlos Abicalil (PT/MT) é um canalha. Respeito quem vota nele e compreendo que ele é base do eventual governo Dilma, patati, patatá. Mas o que ele fez com a senadora Serys Slhessarenko (PT) foi canalhice.
Sei que ele é meio pedante e mala, mas eu, se morasse em Mato Grosso, votaria no Pedro Taques (PDT). Blairo Maggi "tá eleito". Taques é um "pedante necessário" nesta eleição. E todos sabem como o PSDB de MT ADORA o Taques, que denunciou o Arcanjo, os cheques tucanos nas factorings do comendador e as notas fiscais da AL/MT... numa fábrica de calcinhas!
Noves fora a canalhice recente com a Serys, é bom lembrar as 80 ligações telefônicas do Abicalil com Valdebran Padilha, o aloprado de confiança com o bandido do Vedoin (que tentou incriminar a Serys). O que Abicalil e Valdebran conversavam tanto, hein? Justamente na época do tal dossiê "antitucano"! O que o Abicalil fala sobre isso?
Diz que estava preocupado com a Serys. Acredita nisso quem quiser.
E ele, Abicalil, usava um imóvel do Valdebran como comitê de campanha em 2006. Mesmo depois de Valdebran ter feito o que fez com as contas do PT na camapanha de 2004 (Prefeitura de Cuiabá). O candidato era Alexandre César, do grupo de Abicalil.
Valdebran odiava a Serys muito antes disso. Porque foi ela quem constrangeu a indicação desse cara para a superintendência da Eletronorte em MT.
José Dirceu, Abicalil, Alexandre César.... Votaria nessa turma, não. Jamais. Usam a máquina partidária mesmo para massacrar divergências. Juntam-se a bandidos. Podem discordar de Serys, de suas opiniões, posturas etc e tal. Mas foram canalhas com ela.
Que Abicalil perca. É o meu desejo.
Fábio Carvalho em setembro 18, 2010 8:07 PM
#72
Opa! Fábio, como sempre, trazendo outra perspectiva. Como eu aprendo neste blog! Acompanhei muito de longe o caso das internas do PT no Mato Grosso, suspeitava de sacanagem com Serys, mas confesso que não me informei o suficiente na época. Vou correr atrás da informação. Valeu, Fábio.
Idelber em setembro 18, 2010 8:11 PM
#73
Apenas três coisas: Tapar o nariz e votar em líder de bancada evangélica? Crivella nunca. É mal menor votar num bispo ligado à uma instituição criminosa para derrubar outro criminoso? O que torna um menos pior que o outro?
Sobre Marta, contra ela não tenho nada, ainda que não vote nela, pois o "Relaxa e goza" ainda está entalado, mas o problema dela é o suplente. É bom ter isto em mente.
E, principal, o Netinho. Interessante ele se desculpar, dizer que errou e etc mas... Cadeia nada? Espancar a mulher e dizer "me desculpem" está ok? Assim é muito fácil. Criminoso que espanca mulher tem que ir pra cadeia e não dizer "perdão" e ser eleito senador.
Raphael Tsavkko em setembro 18, 2010 8:13 PM
#74
Idelber, e sua idéia de preparar uma ofensiva contra os jornalões (cancelamento de assinaturas, boicote a patrocinadores etc)? Que tal começar pela Folha de São Paulo? Como isso funciona aí nos EUA?
Abraço,
Henrique.
henrique rodrigues em setembro 18, 2010 8:14 PM
#75
Opa Idelber,
Aqui no Rio eu vou de Lindeberg e Crivela.
Confesso que tinha preconceito contra o Crivela por ele ser bispo de uma igreja de práticas deploráveis... Mas dois fatos me fazem votar nele como meu segundo candidato a senador:
1) Ele tem sido um bom senador e votando sempre nos projetos do Governo.
2) Há dois anos atrás a mãe da minha concunhada morreu e uma de suas filhas tinha trabalhado na casa do Crivela... No enterro, num cemitério humilde num final de tarde chuvosa, lá estava o Senador Crivela junto a no máximo umas 10 pessoas que velavam o corpo da senhora metendo o pé na lama para fazer as orações que tanto aquele povo que ali estava acreditam valorizam.
Um senador da repúlblica estava lá prestando solidariedade a uma colaboradora anônima... sem alarde, sem imprensa, sem nada.
Confesso que ali, meu preconceito foi dizimado a pó.
Então eu vou de Lindberg e Crivela com bastante tranquilidade.
abs
Sérgio Lima em setembro 18, 2010 8:14 PM
#76
O consenso político brasileiro é tão reacionário que o governo Lula conseguiu fazer reformas importantíssimas que nem arranham a ordem burguesa e que não tinham sido feitas por pura insensibilidade dos governos anteriores. Só que daqui para a frente a coisa pode ser bem diferente, o próprio sucesso das reformas vai criar demandas por outras - reforma agrária, meio-ambiente, referendos e consultas populares - que, essas sim, vão começar a "arranhar" mais fundo, e com uma presidente que é, principalmente, uma burocrata e não uma liderança política. E num processo desta ordem, essas figuras dúbias - para dizer o mínimo - em quem este blog recomenda votar, descobrindo-lhes qualidades que acho que nem eles sabem que tem - serão MAIS PREJUDICIAIS AINDA do que inimigos declarados. Não sei se cabe dizer isto aqui, mas, pronto, falei.
Carlos em setembro 18, 2010 8:15 PM
#77
Ué, Carlos, então segundo seu argumento deveriamos votar em Serra para que pudessemos aprofundar os 'arranhões' a' 'ordem burguesa"?
fm em setembro 18, 2010 8:37 PM
#78
Confesso que votarei em Crivela para Senador! Um voto tanto difícil, mas necessário na luta para derrotar Cesar Maia.
Peço todas minhas deculpas a Milton Temer. Na minha visão o melhor candidato ao Senado aqui no Estado e com certeza um dos melhores do Brasil.
Rogério M. Lima em setembro 18, 2010 8:38 PM
#79
O Fabio Carvalho tem razão. Eu acompanhei bem de perto o imbróglio no PT para definir seu candidato ao Senado em MT. Abicalil e seu grupo realmente passaram a rasteira em Serys. A senadora tentou espernear, protestar, mas seu grupo não era tão forte dentro do PT. E Abicalil abriu sua caixa de ferramentas e massacrou Serys na briga interna, deixando feridas que dificilmente serão cicatrizadas.
Serys fez um excelente mandato. Foi, se não me engano, a primeira mulher a fazer parte da mesa diretora do Senado. Era a vez dela de tentar a reeleição. Quando, em 2002, o PT não tinha perspectivas, ela se sacrificou, concordou em enfrentar uma eleição duríssima para o Senado e foi eleita, deixando o então favorito Dante de Oliveira de fora.
Abicalil, a despeito de tudo que disse o Fabio,que é verdade, teve pelo menos um grande momento em sua trajetória política: uma atuação importantíssima em 2005 e 2006. Muitas vezes eu o vi sozinho defendendo o governo durante aquelas CPIs. Enquanto muitos se acovardaram, ele foi à luta. Esse mérito ele tem.
Mas isso não o desculpa, era a vez de Serys. Ela ficou magoadíssima e ameaçou abandonar a vida pública. Ofereceram a ela a vaga de vice na chapa do favorito Silval Barbosa (PMDB), mas ela recusou. Serys estava decidida a não concorrer a nada. Mas, felizmente, foi convencida a se candidatar a deputada federal. Tomara que ela tenha uma votação consagradora.
Bruno Pinheiro em setembro 18, 2010 8:40 PM
#80
Não, fm, eu apoio o que já foi obtido pelo Governo Lula.... Mas penso que no futuro se quer avançar mais, e, com esses "companheiros de viagem", estes avanços vão ser muito difíceis, quase impossíveis.
Carlos em setembro 18, 2010 8:54 PM
#81
Mas, Carlos, esse discurso não está um tanto defazado?
Há oito anos atrás duvidavam que consegueríamos as conquistas que hoje vc apoia.
Onde, exatamente, reside seu medo?
fm em setembro 18, 2010 9:00 PM
#82
Eu confesso que estou na turma dos que têm grande dificuldade em votar no Crivella. Sei da atuação dele no senado (as poucas coisas que vi en passant sobre ele foram boas), sei da importância em não deixar César Maia entrar, mas é um voto muito difícil.
Vou decidir no domingo, dia 3, em frente à urna. No momento, meus votos são Lindbergh e Milton Temer.
Radical Livre em setembro 18, 2010 9:12 PM
Cabal em setembro 18, 2010 9:22 PM
#84
Que me desculpem, mas dar o segundo voto ao senado do RS ao Rigotto é jogar contra o Paulo Paim, pelas pesquisas ele estão tecnicamente empatados, com o segundo voto no Rigotto ele passaria o Paim e não a mega-direitista Ana Amélia. O segundo voto deve ser na candidata da mesma chapa.
Roberto Stein em setembro 18, 2010 9:28 PM
#85
Me desculpe Idelber, o twtter é rápido, mas a ansiedade é maior:
fm em setembro 18, 2010 9:30 PM
fm em setembro 18, 2010 9:31 PM
#87
Idelber,
Não apareceu no terra, pois, estranhamente, o Vox Populi não divulgou junto com a pesquisa para governo e presidencia da Republica. Rolou o boato de que a contratante (BAND Amazonas) não teria gostado do resultado e quis escondê-la. Só para constar, o dono da BAND aqui é o primeiro suplente da Vanessa, ex-deputado Francisco Garcia.
Segue o link: http://www.acritica.com/noticias/Amazonia-Manaus-Amazonas-Eleicoes_2010-Politica_0_336566473.html
Complementando, amanhã vai ser divulgada outra pesquisa de um instituto local, mostrando a Vanessa com 41% e o Arthur com 40%. http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=111774 (A pesquisa foi realizada essa semana, apesar da matéria falar, erroneamente, agosto).
Amyr em setembro 18, 2010 9:35 PM
#88
Caso fosse eleitor do Rio de Janeiro, não teria dificuldade em votar em Crivella.
É a experiência em eleições municipais pra prefeito
Como eleitor da minha querida Sete Lagoas/MG, onde quase nunca tem um bom candidato.
Candidato de esquerda, então, esqueça..
Ou seja, a regra é votar em fulano pra evitar que sicrano continue, sendo que na próxima, voto no beltrano pra tirar o sicrano que fez um péssimo governo..
oh, dureza..
Cabal em setembro 18, 2010 9:46 PM
#89
Henrique (#74), a minha ideia continua de pé, mas é para depois da eleição. Essas coisas têm que ser bem feitas: fazer levantamento de quais são os anunciantes, desde quando anunciam, quanta grana colocam, que porcentagem essa grana representa no faturamento de cada veículo etc.
Feito assim, você não sai dando tiro no escuro. Pretendo, inclusive, pedir ajuda a gente da área de Direito Comercial, Estatística, Publicidade. Fazer uma coisa bem feita. Pode cobrar, mas depois da eleição.
Idelber em setembro 18, 2010 10:00 PM
#90
Tasso Jereissati, em 2002, teve, conforme os dados do TSE, 1.915.781 votos, 40% dos votos do eleitorado cearense naquele ano. Os números das últimas pesquisas apontam o "Coronel" Tasso em contínua queda, 51% e 48%, Vox Populi e Datafolha, respectivamente. Diante destes números, pergunto: Como o "Imperador" Tasso, sem a máquina do Governo Federal (FHC), do Governo Estadual (Beni Veras/Tasso), o apoio de 95% das prefeituras do Ceará, inclusive a da capital (Juraci), o apoio de 95% dos políticos cearenses (vereadores, deputados estaduais, federais e senadores), o dobro do tempo de TV, o monopólio do apoio financeiro, o palanque de Ciro, o candidato a presidente mais votado no Ceará, o palanque de Lúcio Alcântara, governador eleito em 2002, pode ter uma votação maior do que naquele ano?
Respondo: Uma coisa tenho certeza, diante de todas essas perdas, o representante das elites cearenses, terá em 3 de outubro, menos votos do que em 2002, ou seja menos que 40%.
Dados interessantes:
1º – Patrícia Sabóia, companheira de chapa do Tasso, obteve 1.864.404 votos. Presumo que 95%, ou seja, 1.770.000 são votos casados, Tasso para a vaga 1 e Patrícia para a vaga 2. Diante dessa constatação concluímos que esses votos não podem ir para o Tasso. Por uma razão muito simples. O Tasso já foi votado, por esses eleitores, para uma das duas vagas. Com a Patrícia fora da disputa, o eleitor que votou nela em 2002 terá que escolher entre Pimentel, Eunício, branco, nulo ou os pequenos.
2º Os candidatos da oposição em 2002, Mário Mamede do PT, Eudoro Santana do PSB e Paulo Lustosa do PMDB, obtiveram, respectivamente, 908.009, 773.027 e 415.854. Detalhe, Mário Mamede, derrotou Tasso em Fortaleza. Curiosidade, Mário não tinha, sequer, comitê eleitoral, ocupava, de favor, o quarto de empregada do comitê do João Alfredo, candidato a deputado federal naquele ano. Esses votos hoje, teoricamente, seriam de Pimentel e Eunício.
Fernando Rossas Freire em setembro 18, 2010 11:33 PM
#91
Muito obrigado por esse comentário, Fernando. Me parece que de todos os grandes caciques do demotucanismo, Tasso é o que está em melhores condições, mas ele pode também ser derrubado nesta eleição. Mesmo sem muita informação, eu logo vi isso pela trajetória dos números. Vendo a curva dos números, tenho certeza de que o que Tasso mais gostaria é que a eleição fosse amanhã. Considerando-se que há mais duas semanas, a coisa pode complicar para ele. Forte abraço.
Idelber em setembro 18, 2010 11:59 PM
#92
Eleição para o senado se decide mais pro fim. Na última vez, o Inácio Arruda (PCdoB) estava atrás do Moroni Torgan (toc toc-DEM) há 4 dias da eleição e virou. Ainda dá pra derrubar o Tasso, mas temos que trabalhar.
Igor em setembro 19, 2010 12:12 AM
#93
Eu nunca tinha visto uma foto da Gleisi Hoffman (se vi, não prestei atenção). E sei que a photoshopagem é uma realidade, ainda mais em candidaturas (não sei se é o caso desta foto).
E, obviamente, essa coisa de "feia" ou "bonita" é um aspecto ridículo para se decidir um voto. Nada a ver.
Não é caso de ser "igualzinha", mas fiquei pensando: quem eu conheço que se parece com ela? Quem? Quem?
Juro que ela me lembrou Michelle Pfeiffer nesta foto.
Fábio Carvalho em setembro 19, 2010 12:33 AM
#94
Como voto para senador não tem segundo turno, eu pessoalmente acho bobagem as pessoas ficarem falando em votar por princípio em um candidato que não tem nenhuma chance e deixar um cara como o César Maia virar senador da república. Repassei ontem no meu blogue a recente eleição para o senado em Massachussets e o impacto negativo decisivo dela para a reforma do sistema financeiro. Um voto a mais no senado pode fazer toda a diferença do mundo!
Paulo Moreira em setembro 19, 2010 1:06 AM
#95
Idelber, o Itamar tem na realidade 40% das intencoes de voto na ultima pesquisa do Datafolha e nao os 42% relatados no post. Logo, a diferenca entre ele e o Pimentel caiu 5% em uma semana. Observe que 35% dos eleitores permanecem indecisos. Tudo indica que o Pimentel leva essa para tristeza de muitos (mas certamente nao a minha!) membros do PT de Minas que guardam alguma raiva dele.
Arthur em setembro 19, 2010 1:20 AM
#96
Roberto #44
Mas isso passa por acreditar que a Ana Amélia realmente está na frente nas pesquisas. O que eu não acho que seja o caso. Existe a lenda de que as pesquisas no RS não são as mais confiáveis (não só contra a esquerda, diga-se, acho que ninguém previu que a Yeda ganharia o 1o turno em 2006).
cavalca em setembro 19, 2010 1:58 AM
#97
Arthur, corretíssimo, muito obrigado. Não sei de onde tirei aqueles 42% para o Itamar. É 40% mesmo. Fiz a correção, como sempre utilizando a rasura, para mostrar que o erro esteve lá. Muito obrigado a você pela atenção.
A diferença entre Itamar e Pimentel, portanto, é oito pontos, segundo o DataFalha.
Idelber em setembro 19, 2010 5:38 AM
#98
Idelber,
sempre fico com uma duvida: tu e varios blogs nunca se manifestam a favor do instituto da "Foia", mas mesmo assim, usam os numeros dela a torto e a direito. Basta ver que o LN,Tijolaco e VioMundo passaram a usa-los tambem de uns tempos pra ca...
Fico aqui me perguntando as razoes disso.
Ou da pra confiar ou eh "Datafalha". Tertium non datur, como gostam os intelectualoides.
Vejo uma seriissima contradicao em dizer que nao se pode confiar nos numeros da Datafalha e, mesmo assim, usa-los integralmente para basear um post inteiro. Sera que sou so eu?
Bom, contradicoes que eu, mero leitor, nao sei como resolver. Vai ver eh o meu espirito analitico que costuma florescer...
Desculpe a ausencia de acentuacao.
Abraco, Jorge
Jorge em setembro 19, 2010 7:55 AM
#99
Idelber, continuando nos questionamentos, ai vao mais alguns. Antes algumas consideracoes:
1) Muito conhecidos vao de Marta e nulo no segundo. Motivo: Netinho eh uma incognita. Nao se sabe muito de suas posicoes e o seu temperamento indica nao ser um "homem de partido", podendo mudar de rumo de acordo com o apelo popular
2) Da mesma forma, muito irao de Lindenberg e nulo no segundo. Ora, tapando ou nao tapando o nariz, vc realmente acha que devemos votar no "bispo" Crivella que eh nada mais nada menos que sobrinho de edir Macedo? Novamente, a possibilidade de mudanca de posicao, aqui em relacao aos mandamentos da IURD, eh grande e indica atencao.
No mais, esses votos indicam um pragmatismo exagerado, se vc me permite a liberdade. Ora, precisamos manter um pouco da nossa dignidade!!!
Vejo que aqueles estados mais complicados nao aparecem. Devemos apoiar os candidatos endossados por Sarney no Amapa e Maranaha? E os endossados por Jader no Para? Da mesma forma, deveriamos votar no candidato de Calheiros nas Alagoas?
Pragmatismo manda votar em Collor, meu caro Idelber?
Aqui entra um pouco da nossa dignidade!!!!
Enfim, levando os teus argumentos ao extremo, votar em Ana Melia (PP) e Rigotto (PMDB) seria um voto pragmatico, da mesma forma, ja que ambos sao da base do governo.
Entende o que eu quero demonstrar?
Enfim, acredito que devemos manter a nossa dignidade, pelo menos a que resta, e votar apenas em cadidatos que tenham uma vinculacao seria e historica com as esquerdas.
Pragmatismo tem limites!!!
Uma vez mais, desculpe a ausencia de acentos.
Um abraco,
Jorge
Jorge em setembro 19, 2010 8:18 AM
#100
Tinha prometido a mim mesmo nao te encher mais a paciencia, mas relendo, me lembrei desta frase:
"Mão Santa não é exatamente um modelo de compromisso com a res publica, mas mesmo que a segunda vaga fique com esse folclórico piauiense, haverá motivos para comemoração."
Volto ao que eu disse antes: nem todo o odio que eu tenho pelo DEM me fara votar em Mao Santa!
Jamais, meu caro Idelber.
Devemos repudiar, por amor ao que sempre lutamos, para extirpar gente como Mao Santa da politica. Nos abster e mostrar desocntentamento. Ora, Idelber, temos que manter a nossa dignidade!!!
Mao Santa?? Jamais!!!
Outros abracos,
Jorge
Jorge em setembro 19, 2010 8:26 AM
#101
Tudo incrível, Idelber. Mas eu ainda quero ver uma análise completa sua sobre os motivos de a oposição (especificamente o PFL) terem virado a eleição em Santa Catarina, sobre o teto de 20% que o PT tem no Estado para Governador e os dois Senadores de oposição (PSDB e PMDB) que SC elegerá sem dúvidas.
Por mais que eu tente, não consigo explicar isso. Quem sabe, você pode me dar uma luz nisso.
Sem mais e ainda deslumbrado,
Alan
Alan em setembro 19, 2010 2:54 PM
#102
RIO, Briga realmente que interessa César ou Crivela. O quesito moral, ambos não passam, quem passa? Pelos critérios da UDN de Macacão, (Brilhante sacada do Brizola) ninguém passa. Criou um padrão de ética, agora quem discordar ou golpista ou ingênuo. E verdade que o discurso da UND de macacão derrubou Collor, tal discurso para qualquer governo, sem exceção, envolvendo todo espectro política é perigoso.
Crivella não apoia Dilma, vende-o por maiores benesses para Império Macedo que tem Banco, rede televisão, rede rádios não só no Brasil em vários países, gravadoras, gráfica, etc sua holding, se não superou vai logo superar a Globo(já tem mais redes próprias do que TV que a Globo, esta tem mais afiliadas).
Em 2005, Saramago já fez o alerta
“Num momento de crise civilizatória e quando se questiona o fim da ideologia, como resultado da globalização perversa e com o aumento do individualismo, da violência, das tragédias ambientais, do desemprego e da perda dos valores essências para a humanidade,como solidariedade e ética, as pessoas estão cada vez mais infelizes e solitárias, portanto mais fáceis de serem manipuladas em qualquer lugar do mundo, independente de classe social. Esse senhor chamado
Bispo Edir Macedo, que começou no Brasil, e prega a fé como comércio, explora as fragilidades humanas e traz as crendices de volta num momento em que a ciência se desenvolve velozmente com pesquisas e avanços brilhantes, temos que conviver com essas contradições. É uma tragédia mundial: as pessoas são iludidas por este Bispo e fazem dele um milionário poderoso, até com um partido político, como li nos jornais, aqui neste país. Isso é lamentável.”
(SARMAGO.2005).
Este império vai pra onde, Apoiar as lutas socais,? Luta pra diminuir as desigualidades do país? vai apoiar Dilma huum!!!Se bem que a igreja cura a AIDS e o Câncer, se prensarmos por este lado, Crivela realmente é melhor.
Carlos Thiel em setembro 19, 2010 3:23 PM
#103
Caro Idelber e demais,
volto pela última vez porque penso ter direito a uma última palavra antes de ser expulso do blog, já que meu IP original foi bloqueado. Mas, evidente, cabe a você manter essa mensagem ou sonegar o último suspiro. A casa é sua, faça-o sem melindres.
1 - eu não estava trollando. estava apenas acompanhando a discussão com o site aberto, à medida que os comentários surgiam, devido ao meu apreço pelo blog e pelo urgente debate que o post levantou;
2 - entrei apaixonadamente na discussão, portanto, porque ela muito me interessa. a mesma paixão que você e os comentaristas daqui dedicam ?à política. você me acusa de ser agressivo, mas antes do meu comentário encontra-se outro que desqualifica minha capacidade intelectual. passou batido no seu crivo, o que me leva a crer que o problema talvez seja ideológico;
3 - se é, não vejo porque pois talvez eu não seja tão dissonante aqui. sou paulistano, com tendência forte a ir de Marta. O segundo voto... simplesmente é impossível.
4 - meus motivos foram melhor expostos por outros comentadores quanto a Netinho e Crivela. Alguém foi no ponto: há que se preservar a dignidade. Outra pessoa foi mais precisa que poderia ser: não adianta se desculpar por bater na mulher, tem que ser preso. Acrescento em relação ao bispo: não adianta ter uma boa atuação no senado e destilar homofobia, tem que ser preso (por homobofia e por ludibriar a fé do povo).
5 - impossível qualquer tipo de pacto com esses caras. desqualifica todo a nossa reserva em relação á midia golpista, cesar maia, tasso, maciel e outros. porque significaria abrigarmos os canalhas que estão do nosso lado para vencer os canalhas que estão contra nós. discordo veementemente desse modo de pensar e fazer política.
6 - imagino que estejas contemporizando com a universal para conseguir seu intento político, que é maioria dilmista no senado. nem precisa responder, mas se puder dar um sinal nas entrelinhas... cê tá de brincadeira, né?
abs e perdão se soei desrespeitoso anteriormente. é a paixão política que inebriou os bons modos.
carlos bicalho em setembro 19, 2010 4:01 PM
#104
Carlos, só para explicar uma coisinha de ordem técnica: você não estava expulso do blog. Eu bloqueei seu IP, sim, até que você se acalmasse um pouco. O seu IP original está desbloqueado.
No comentário #35, eu lhe avisava que qualquer crítica é bem vinda, mas que no momento em que tenho 30 comentários e seis são da mesma pessoa, todos eles interpelando agressivamente outros comentaristas, eu me reservo o direito de tomar medidas para que não se crie um clima no qual outros leitores se sintam intimidados a se manifestar. Disse que era o primeiro e último aviso.
Logo em seguida, veio outro comentário, repetindo a mesma coisa, no mesmo tom. Aí vem o block.
Estou pouquíssimo preocupado com discordância ou concordância. Mas estou, sim, atento para garantir que o clima aqui seja tranquilo o suficiente para que as pessoas se sintam estimuladas a se expressarem sem receio de sofrerem interpelações agressivas. A sua discordância é muito bem vinda e coincide com a de muitos outros leitores que nem em sonho eu bloquearia. É só se acalmar um pouquinho e não trollar os outros.
Welcome back.
Idelber em setembro 19, 2010 5:12 PM
#105
Cavalca:
Eu mesmo não creio nestes números da pesquisa do senado, exatamente por isso que eu não vejo utilidade em Rigotto como segundo voto, em termos gerais eu acredito que a dobradinha de votos AnaAmélia/Rigotto é bem mais coerente que uma dobradinha AnaAmélia/Paim, se dermos o segundo voto ao Rigotto e na hipótese de as pesquisas estarem corretas estaremos arriscando a eleição do Paim, a pergunta que faço então é: Vale o risco?
Roberto Stein em setembro 19, 2010 9:55 PM
#106
Obrigado, meu caro!
Era disso que eu estava precisando para decidir meu voto para o segundo senador em SP. Minha opinião sobre a candidatura do Netinho já vinha tomando o mesmo rumo que a tua e agora elas se cruzaram no mesmo ponto.
Abraços fraternos e libertários.
Beto em setembro 20, 2010 9:25 AM
#107
Não será fácil, mas dá para derrotar Tasso aqui no Ceará.
O grande indicador para mostrar se isso será possível é pesquisa que sairá esta semana. Se a diferença cair abaixo de 10 pontos, então teremos chance.
Luiz em setembro 20, 2010 10:49 AM
#108
Você não falou do Pará!! Por quê?
Wilma em setembro 21, 2010 1:05 AM
#109
E não foi o JUCA KFOURI que colocou na aimpressa que o Sr. Aecio Neves bateu na namorada ? E por acaso a namorada dela não é mulher ? E por que os colegas que falam tanto que outros candidatos bateram na mulher e não citam o Ex-Governador ? Então a frase "Se for canalha mas é nosso e é bom" serve para vocês também. Idelber aqui no Piauí não tem mais para o Papada de Leitão Heráclito Fortes. Já vai tarde essa figura repuguinante da Guerra nas Estrelas. Esse é o pior tipo de pessoa que existe em todo o planeta.
Paulo Piauí em setembro 21, 2010 1:07 AM
#110
Agora só falta derrotar o o famoso Mão Ligeira do Piauío o tal de Mão Santa. Esse cidadão leva a política no beboche, não respeita ninguém e quando governador atrasou salários dos professores e levava na gozação. Certa vez indagado por um professor sobre seu salário estar atrasado, ele respondeu com ironia, "Besteira a menstruação de minha esposa também atrasa". É por essas e eoutras que o povo do Piauí tem a oaabrigação moral de estripar de vez esse mal elemento da política brasileira.
Paulo Piauí em setembro 21, 2010 1:14 AM
Malu em setembro 21, 2010 1:28 PM
#112
Acho importante o que o Cesar Shu (#17) falou sobre o Rigotto, mas tendo a concordar com o Roberto Stein (#84 e 105).
Eu acho que, embora nem sempre seja possível confiar nas pesquisas, como alertado pelo Cavalca (# 96), tem sim bastante gente disposta a votar na Ana Amélia, o que pode ser razoavelmente explicado porque muitos dizem que "votam na pessoa e não no partido" e vêem Ana Amélia como a "jornalista inteligente que defende os interesses do Rio Grande". Aliás, já conversei com pessoas que sequer sabiam que a Ana Amélia faz parte da coligação da Yeda (acho que nessa deu pra computar menos uns três votos pra ela). Além disso, como empregada da RBS, a Ana Amélia tem toda a publicidade da maior rede de telecomunicações do sul do país à sua disposição!
Então, por enquanto, eu considero menos temerária a tática política do Roberto Stein, para ao menos garantir o Paim no Senado.
Fora que o Rigotto tem toda aquela história do irmão e da fraude na CEEE, divulgada por vários blogs (como o Conversa Afiada: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/09/02/rigotto-quer-fechar-um-jornal-a-odisseia-de-um-jornalista-gaucho/), além dos esquemas de corrupção e espionagem a que a Yeda deu continuidade (como informado pela Carta Capital, que não disse que eles iniciaram exatamente no governo do Rigotto). E, além disso, o Rigotto é próximo ao Simon, que acho que não engana nem mais a minha avó.
Por fim, Idelber, desculpa a extensão e parabéns pelo blog!
Liz em setembro 21, 2010 10:42 PM
#113
Já eu votaria no César Maia (tapando o nariz, bien sur) para que o Crivella não fosse eleito. Crivella, não mesmo!
Luciene em outubro 1, 2010 12:07 AM
#114
Caro Idelber,
Aqui no Ceará fizemos a nossa parte, elegemos Eunício e Pimentel. O senador Tasso Jereissati, como havia previsto no comentério #90, de 18/09/2010, teve menos dos 40% do eleitorado cearense, número que obteve na eleição de 2002. Nessa eleição obteve 1.754.567, 29,85% do total de eleitores aptos a votar (5.878.066). Nessa eleição, mesmo com um aumento de 22,32% do colégio eleitoral do nosso estado, o "Imperador" Tasso teve 161.214 votos menos que os votos daquele ano, 1.915.781.
Parabéns, Ceará!
Fernando Rossas Freire em outubro 4, 2010 4:09 AM
#115
Caro Idelber,
Aqui no Ceará fizemos a nossa parte, elegemos Eunício e Pimentel. O senador Tasso Jereissati, como havia previsto no comentério #90, de 18/09/2010, teve menos dos 40% do eleitorado cearense, número que obteve na eleição de 2002. Nessa eleição obteve 1.754.567, 29,85% do total de eleitores aptos a votar (5.878.066). Nessa eleição, mesmo com um aumento de 22,32% do colégio eleitoral do nosso estado, o "Imperador" Tasso teve 161.214 votos menos que os votos daquele ano, 1.915.781.
Parabéns, Ceará!
Fernando Rossas Freire em outubro 4, 2010 4:10 AM