« Blogueira convidada: Sexismos à parte, por Marjorie Rodrigues ::
Pag. Principal
:: As aventuras do careca: Fábula de um país imaginário »
quinta-feira, 02 de setembro 2010
O enlameado, melancólico fim de José Serra
Pois é, valente Deputado Brizola Neto, o lacerdismo vive. Para os mais jovens, aí vai a frase de Carlos Lacerda que emblematiza o golpismo tupiniquim: O senhor Getúlio Vargas não deve ser candidato à presidência; candidato, não deve ser eleito; eleito, não deve tomar posse; empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar.*
Não há momento da história do Brasil em que, ameaçada pelas urnas, a direita não tenha recorrido a alguma variação do espírito dessa frase. Em vez de utilizar a campanha eleitoral para discutir o que interessa--saúde, educação, reforma agrária, política externa, política tributária, papel do Estado na economia--, nos vemos mais uma vez numa grotesca paródia de telenovela mexicana, rastreando um carimbo de cartório de setembro de 2009, indo atrás de contadores e advogados que assinaram ou deixaram de assinar um pedaço de papel, repetindo ad infinitum esse tedioso disse-me-disse dos factoides. A entrevista com o contador que levou à Receita Federal a solicitação de cópias das declarações de Imposto de Renda de Verônica Serra é um festival de chacotas. Quem diria, a sério, algo assim sobre qualquer candidato?: Tenho nojo de política. Mas eu voto no Serra viu? Sou eleitor dele desde que ele nasceu.
Mais uma vez, o futebol nos oferece a metáfora perfeita: a quem interessa a confusão e a bagunça extra-campo? Qual é o time que quer tumulto? Qual é a equipe que deseja levar o jogo para o tapetão? Certamente não são aqueles que estão jogando na bola e ganhando a partida. Serra parece disposto a lançar ao lixo o que lhe resta de biografia honrada. Tudo indica que sairá deste processo passando vergonha: apelando para a pancada, reclamando com o juiz, escondendo a bola, como é de seu feitio (vejam, nesse link do insuspeito Estadão, a referência a Tasso Jereissati).
Aqui, cabe uma palavra acerca do papel da mídia. Nada disso teria tomado a campanha eleitoral de assalto se não fosse pelo exército de manipuladores amestrados dos conglomerados máfio-midiáticos do país. Tento não subestimar nem superestimar o poder desses conglomerados. No ambiente volátil da internet, muitas vezes oscilamos entre os dois extremos, o da euforia (“depois da internet, morreu o poder da mídia!”) ou da conspiração maligna (“a mídia elegeu tal candidato, ela é responsável por esse ou aquele resultado eleitoral”). Acredito que a análise deve ser feita caso a caso. Creio, por exemplo, que no Sul a RBS tem um poder de distorção e manipulação que os Diários Associados não possuem em Minas Gerais. Também acho inegável que hoje já não há espaço para golpes como os perpetrados pela Globo em 1989.
Mas também acredito que não estaríamos discutindo isso se não fosse pela disposição da mídia brasileira de funcionar como porta-voz do golpismo. O Sr. Ricardo Noblat, depois de traficar mentiras sobre assassinatos, ontem entrou no ramo da manipulação de vídeo, editando e cortando uma entrevista de Dilma Rousseff, com grotesca distorção sonora ao fundo. Ele continua tendo a cara de pau de chamar isso de jornalismo.
Acabam de entrar, nada mais, nada menos, com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral pedindo a impugnação da candidatura de Dilma Rousseff, por uma violação de sigilo fiscal da filha de Serra, ocorrida em setembro de 2009, sobre cujas relações com Dilma eles não possuem um fiapo, um miligrama, uma tutaméia de provas. Já tentaram isso antes. E o povo deu a resposta nas urnas, oferecendo ao pobre Alckmin menos votos no segundo turno que ele havia tido no primeiro, façanha inédita na história das eleições presidenciais brasileiras.
Pelo jeito, passaremos alguns dias nessa realidade paralela. Mas concordo com o leitor de Luis Nassif, que lembra que o relator dessa palhaçada será o Ministro Aldir Passarinho Jr., um legalista que honra a toga. O TSE é presidido pelo Ministro Ricardo Lewandowski, constitucionalista e brasileiro honrado, de quatro costados. É evidente que é preciso estar atento, mas tudo indica que o saldo do episódio será mais uma desmoralização para José Serra.
O que sua coalizão e a corja de jornalistas amestrados não parecem entender é que, num país com a história do nosso, essa é uma brincadeira muito perigosa.
PS: Band, iG e Vox Populi iniciaram ontem a divulgação do tracking diário da eleição presidencial. É um modelo que nós, aqui nos EUA, conhecemos bem. Costuma aferir bem a tendência do eleitorado. Foi o estudo do tracking que nos permitiu, aqui no Biscoito, discutir com antecedência a possibilidade de vitória de Obama no republicaníssimo estado da Carolina do Norte, enquanto Miriam Leitão dizia que a escolha de Sarah Palin havia sido um "golpe de mestre" de John McCain--afirmativa pela qual até hoje ela não se retratou. O tracking da Vox entrevista 500 pessoas por dia e divulga, diariamente, a média das últimas 96 horas. A cada dia, saem da ponderação os números auferidos quatro dias antes. Não surpreende o desespero de José Serra. No primeiro tracking, divulgado ontem, os resultados foram: Dilma, 51%; Serra, 25%, Marina, 9%. Antes da divulgação pelos portais, os números apareceram, em primeira mão, no Twitter.
* A frase foi corrigida algumas horas depois de publicado o post.
Escrito por Idelber às 07:23 | link para este post
| Comentários (92)
#1
Não apenas pela sacação genial do paralelo com o lacerdismo - foi o primeiro a fazê-lo - Brizola Neto desponta como um fundamental no próximo Congresso Nacional. Excelente texto.
Eduardo Goldenberg em setembro 2, 2010 8:41 AM
#2
Eles criam um "fato" para não terem que divulgar o fato verdadeiro que é o início da divulgação do tracking diário...
fico muito triste porque a cada dia percebemos que não podemos confiar na imprensa e com muita pena de gente boa que ainda trabalha nessas redações, como o sleo, por exemplo. Deve ser até difícil conviver com os colegas.
Espero que um dia alguem escreva um livro sobre os estertores da grande imprensa brasileira.
aiaiai em setembro 2, 2010 8:57 AM
#3
Como bem disse o Brizola há pouco, parece ser uma estratégia de defesa para um futuro próximo em que "um certo livro" vai ser lançado.
Alguns amigos tucanos que tenho estão desolados, não entendem como a "esquerda esclarecida" - leia-se PSDB - pode chegar a este ponto.
A fase do desgosto começou com o Lula na TV. Eles não aceitam isso
Tiago Aguiar em setembro 2, 2010 9:15 AM
#4
Eduardo,
acho que o Brizola Neto não foi o primeiro a comparar Serra e Lacerda. Mas ele tem uma frase muito boa: Quem nasceu Serra não chega a Lacerda.
Nem esse triste papel ele faz com competência, para o nosso bem!
Vânia em setembro 2, 2010 9:29 AM
#5
Disse tudo. Melancólico. Agora, choca a leveza com que a oposição coloca em risco todo o progresso feito no Brasil desde o fim da ditadura.
NPTO em setembro 2, 2010 9:33 AM
#6
Vi entre colegas tucanos o mesmo fenômeno notado pelo Tiago Aguiar: eles estão chocados e estarrecidos com a campanha de Serra, a ponto de não conseguirem defendê-la de modo algum.
É o erro do Alckmin no segundo turno, outra vez. Quiçá a causa do erro seja a mesma, nos dois casos. É só buscar os pilotos de fato das campanhas.
Cesar Shu em setembro 2, 2010 9:36 AM
#7
Celso, agora dê-nos lá o seu parecer de especialista: quais as chances, o risco real de um dano às instituições democráticas, à estabilidade etc.?
Eu acho que são mínimas, mas eu queria te ouvir (e a todos que queiram dar pitaco sobre isso, claro).
Idelber em setembro 2, 2010 9:40 AM
#8
Idelber,
Talvez por ter acompanhado de perto o que foi o (breve) governo municipal de Serra em São Paulo capital e seus três anos a frente do Governo do estado - quando ele fazia campanha o tempo inteiro e só aparecia para governar causando algum desastre ou tomando alguma decisão incrivelmente temerária -, eu temia (e ainda temo), o que poderia ser sua presença no Governo Federal. Sua política para a USP conseguiu piorar o que já estava ruim, pois se focou numa (i)lógica de confrontação, o que deu até em invasão do campus pela tropa de choque. No episódio da greve da polícia civil, ele conseguiu, inclusive, provocar uma batalha campal entre policiais civis e militares. Durante sua campanha, ele fez declarações absurdas sobre países vizinhos do país, pondo em risco não só o que foi conquistado no Governo Lula como também ameaçando a própria estabilidade regional. Fui chamado de catastrofista por dizer que um governo seu, hoje, seria pior do que o de Collor no início dos anos 90. Disse isso e sustento. Agora, mais do que nunca.
abraços
Hugo Albuquerque em setembro 2, 2010 10:00 AM
#9
Do ponto de vista policialesco, não custa lembrar que em 2009 o Serra disputava com o Aécio. Imaginem como eram os bastidores ...
Tiago Mesquita em setembro 2, 2010 10:04 AM
#10
Pois é, Hugo, eu me lembro de que você levou boas pedradas quando fez essa comparação entre o que poderia ser um governo Serra e o que foi o governo Collor. Você ouviu a velha acusação ah, ele está na torcida organizada!
Observando os fatos friamente, hoje em dia, acho difícil discordar de você.
Idelber em setembro 2, 2010 10:05 AM
#11
A direita assumiu seu modelo de democracia: Honduras. O status quo está mudando? Instrumentaliza-se o Estado de Direito e se defende um golpe legal; afasta-se os adversários e, depois, faz-se uma eleição. Pronto, todos são "democráticos".
A direita, enfim, fez sua autocrítica: o golpe de 64 foi correto, mas não foi "legal" (além do mais, teve a "ditabranda", né?!). O que deveria ter sido? Golpe baseado no "Estado de Direito", afastamento de Jango e quejandos, novas "eleições", e a "democracia restaurada" (aliás, Castelo Branco tinha essa intenção, mas, em nome do "amor, ordem e progresso", não fez as eleições em 1965).
Em suma, Honduras foi um 64 consequente.
Perrusi em setembro 2, 2010 10:06 AM
#12
é mesmo...eles bem que gostariam de dar um golpe a la honduras...mas o brasil não é honduras, até eles sabem disso, né? Eu espero!
aiaiai em setembro 2, 2010 10:29 AM
#13
Ainda assim, estou com medo.
Dá pra perceber a saliva de raiva no canto da boca do PIG...
jeff em setembro 2, 2010 10:29 AM
#14
Cada vez que eu vejo essas notícias da quebra do sigilo eu fico achando que ou eu perdi parte da notícia (a que ligaria o PT a essa história toda), ou eu sou muito burra e não entendi alguma coisa óbvia. Porque eu não consigo entender mesmo porque isso aparece junto com as notícias sobre as eleições. E aí pra mim fica tão escancarada a má-fé da imprensa em tentar colar uma coisa a outra. Mas meu alívio é que eu acho que tá muito clara a forçação de barra. Frequento meios bem conservadores e não ouvi nenhum comentário acusando o PT de nada, porque não tem como mesmo. Querer apelar pro tapetão é o pultimo prego no caixão da dignidade do Serra...
Iara em setembro 2, 2010 10:33 AM
#15
Estão. Estão babando de ódio. Os que são um pouquinho mais inteligentes conseguem disfarçar.
Os que têm o QI da Miriam Leitão, da Eliane Cantanhêde e do Merval Pereira acabam dando bandeira. Fica óbvio demais.
Idelber em setembro 2, 2010 10:34 AM
#16
Certamente o golpe de Honduras foi um precedente perigosíssimo e os rábulas devem estar trabalhando com afinco para encontrar brechas semelhantes no caso atual. Mas, relendo o link de 2006 daqui mesmo do Biscoito passado no post, deu pra relembrar o quanto o jogo foi mais pesado naquela época. Quem tem poder deve ficar muito atento, mas a situação, inclusive jurídica, parece (opinião de leigo, claro) estar mais tranquila. O espírito de confronto entre a direita está mais explícito agora, mas não me parece maior do que era antes ou do que foi em 2002.
Leo Vidigal em setembro 2, 2010 10:51 AM
#17
É verdade, Leo. O climão em 2006 foi bem mais pesado. Eu tive genuíno medo de golpe ali. Não de um golpe militar, mas um golpe nos tribunais.
Idelber em setembro 2, 2010 11:01 AM
#18
No blog do Nassif foi postado agora uma reprodução da matéria do Leandro Fortes para a Carta Capital, "O dossiê do dossiê do dossiê...", que para mim foi bastante esclarecedora acerca desse imbroglio. Bem que dava para suspeitar que tinha caroço nesse angu esdrúxulo.
Leo Vidigal em setembro 2, 2010 11:10 AM
#19
Será que na velha mídia não tem ninguém com um mínimo de compostura e dignidade para, pelo menos, dizer alguma coisa do tipo "devagar com o andor que o santo é de barro"?
Você olha as manchetes e a única sensação que sente é de cansaço. Hoje eu posso dizer que sou um cansado. Do Cansei do B(ullshit).
frank em setembro 2, 2010 11:22 AM
#20
Cansei do B é o máximo :-)
Idelber em setembro 2, 2010 11:25 AM
#21
O governo está falando e agindo, nesse caso, um tom abaixo do que deveria. Não há elementos, por enquanto, para saber quem está por trás dessas quebras de sigilo, ou se houve motivação política (de um lado ou de outro). Nessa medida, o noticiário tem sido tremendamente tendencioso. Apesar disso, o factóide arrastou, no seu vácuo, uma série de fatos inegáveis com os quais o Governo vem tendo dificuldade de lidar. Qualquer paulistano já sabia há muito tempo que na Santa Ifigênia qualquer um pode comprar CDs com informações sigilosas da Receita. Há uma situação de evidente descontrole. Nas entrelinhas do caso, e descontando-se toda a manipulação a que acabei de me referir, percebe-se uma completa ausência de protocolos mínimos de segurança. A Receita tem sua parcela de resposabilidade, e o Governo já deveria ter aproveitado o ensejo para intervir. No mínimo, já deveria ter havido uma intervenção na unidade de Mauá, antecipando-se à previsibilíssima utilização sensacionalista do caso. É bem possível que a evolução do caso acabe forçando o Governo a tomar essa atitude. Só que, agora, dará a impressão de estar capitulando a pressões, e não de estar intervindo de modo desinteressado. O secretário da Receita tem que vir a público dar explicações mais convincentes e detalhadas, até porque salta aos olhos que a cúpula do órgão não teve nenhum envolvimento no caso. Mas é preciso traduzir isso em palavras, traduzir isso em ações concretas que cheguem até o contribuinte e, principalmente, até o eleitor. Se tudo que o dr. Cartaxo sabe fazer nessa hora é ler um papeluxo com as mãos tremendo, melhor faria ficando calado. As pessoas estão subestimando o episódio. Ninguém está reparando que a filha do governador foi envolvida, e que isso tem um apelo emocional forte. Tudo de que a campanha de Dilma Rousseff NÃO precisa neste momento é que José Serra se transforme em vítima.
Jotavê em setembro 2, 2010 11:43 AM
#22
A frase é do Getúlio e não do Juscelino
nonon em setembro 2, 2010 11:51 AM
#23
Claro, claro, Getúlio, não Juscelino. Valeu, vou corrigir.
Idelber em setembro 2, 2010 11:58 AM
#24
Eu tinha citado a frase de memória e havia outras passagens inexatas. Agora sim, está do jeitinho que o Lacerda disse. Valeu, nonon.
Idelber em setembro 2, 2010 12:02 PM
#25
O papo de Lacerda, nas eleições de 1950, foi o seguinte:
"O Sr. Getúlio Vargas, Senador, não deve ser candidato à Presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar".
Jair Fonseca em setembro 2, 2010 12:08 PM
#26
Temos a metamorfose de um tucano em corvo.
Certamente, não passarão! Nem passarinho.
Mas isso é de uma irresponsabilidade terrível!
Hoje em dia, não há chance imediata de haver Golpe. Apenas esses pequenos (em mais de um sentido) golpes sujos.
Mas com o tempo, numa outra situação, a besta imunda pode renascer, se for mantido o ventre quente que o gerou.
Jair Fonseca em setembro 2, 2010 12:20 PM
#27
EIS O MOTIVO DE TANTO NERVOSISMO
Com os 59% de preferência dos votos válidos, verificados na última pesquisa Ibope, Dilma Rousseff – projetados os índices estáveis de comparecimento e votos válidos das últimas eleições – já teria pelo menos 60 milhões de votos. No segundo turno de 2006, Lula amealhou 58.295.042 de votos, marca histórica em disputas presidenciais no país.
Se a eleição fosse hoje – considerando um total de 101.853.325 de votos válidos (equivalente à taxa verificada nos últimos pleitos, de 75% do total de aptos a votar, que serão 135.804.433) – Dilma ultrapassaria o recorde, com 60.093.462 de votos.
Seria um feito, mesmo considerando que houve crescimento do eleitorado, pois a petista obteria a marca já no primeiro turno, quando há mais concorrentes na disputa.
A façanha pode ser ainda maior em termos percentuais. Neste caso, o apoio a Lula no segundo turno, em 2006, foi de 60,8% e, em 2002, ainda maior, de 61,3%.
Dilma Rousseff está com 59%, mas, segundo o Ibope, 12% do eleitorado ainda não sabe que a candidata é apoiada pelo presidente. Ou seja, há uma margem de crescimento que poria Dilma à frente de seu fiador.
FONTE: O Estado de S.Paulo
alex em setembro 2, 2010 12:21 PM
#28
"que a gerou", digo, parafraseando Brecht.
Jair Fonseca em setembro 2, 2010 12:21 PM
#29
Eu gostaria que alguém me explicasse o raciocínio de Miriam Leitão neste trecho de seu artigo de hoje:
"A violação do sigilo fiscal da filha do candidato José Serra é daqueles fatos que acabam com quaisquer dúvidas que por acaso ainda persistiam. A resposta dada pela Receita de que interposta pessoa levou procuração pedindo para quebrar o sigilo da contribuinte foi espantosamente grosseira.
Quem pare um minuto para pensar na explicação do órgão sabe que não faz sentido algum. Quer dizer então que uma pessoa com documento falsificado pode pedir informações protegidas? As primeiras apurações derrubaram a versão oficial."
Por que a explicação da Receita foi "espantosamente grosseira"? Não ficou provado, afinal de contas, que foi EXATAMENTE ISSO que aconteceu, ou seja, que "interposta pessoa levou procuração pedindo para quebrar o sigilo da contribuinte"? "Ah, mas a procuração era falsa." E como é que a atendente poderia SABER que era falsa, minha santa? Esse é o ponto.
"Quer dizer então que uma pessoa com documento falsificado pode pedir informações protegidas?"
Tanto pode, que pediu, dona Miriam. Com documento falsificado, a senhora pode fazer uma porção de coisas. É para isso, eu suponho, que se falsificam documentos, pois não? Se fosse impossível usar documentos falsos como se eles fossem verdadeiros, creio que nem mesmo pessoas brilhantes como a senhora dar-se-iam ao trabalho de pagar falsários.
Esse tipo de "jornalismo" é insuportável.
Jotavê em setembro 2, 2010 12:40 PM
#30
Caro Idelber,
Você mesmo já havia feito a comparação entre o PSDB/DEM e o lacerdismo. Isso em 20 de setembro de 2006, num texto postado aqui mesmo no Biscoito:
Por tudo isso, na sexta-feira da semana que vem pego o avião para depositar meu voto belo-horizontino em Lula. Confesso que com o clima criado pelo golpismo lacerdista, é difícil não sentir um gostinho especial nesse voto e na vitória de Lula. Gostaria sinceramente de ver o debate político no Brasil atendendo ao pedido de meu amigo Inagaki, que clama por mais civilidade e menos polarização. Pelo que vi até hoje dos métodos usados pela oposição para “sangrar” Lula, acho difícil, infelizmente."
E esse ano, mais ou menos no mesmo período, a história se repete. Qual o objetivo de Serra com tudo isso? Levar a disputa pro segundo turno e superar o recorde negativo de Alckmin, tomando na cara uma diferença ainda maior de votos em comparação com o 1º turno? Eu devo ser muito idiota mesmo pra não perceber a genialidade desses tucanos.
A propósito, eu sequer votaria nestas eleições - sou recifense e me mudei pra Belém há 1 mês - mas vou fazer questão de transferir meu domicílio eleitoral pra cá o quanto antes. Quero votar na Dilma e fazer parte da vitória acachapante que se aproxima.
Forte abraço.
Gustavo Santana em setembro 2, 2010 12:52 PM
#31
O Eduardo Guimaraes está propondo uma representacao contra a manipulacao das concessoes publicas em favor de um candidato. Se nao me engano foi um post de hoje e já tem 744 comentários.
Outra coisa, esse historia de aloprados de novo nao me surpreende em nada. Há mais de um ano Cristiana Lobo na Globo news fala do elevado risco dos aloprados do PT voltarem perto das eleicoes. Eles já previam com 100% de certeza que petistas aloprados iam aprontar de novo.
Bruno em setembro 2, 2010 1:26 PM
#32
#29
Jotavê, ela provávelmente pensa que o leitor tem o mesmo QI de ameba dela. A desonestidade que ela exibe é repulsiva.
Marola em setembro 2, 2010 1:36 PM
#33
Bruno: a história leva a Minas Gerais. Não tem nada a ver com aloprados do PT. Dê uma fuçada por aí e acompanhe meus próximos tweets.
Idelber em setembro 2, 2010 1:37 PM
#34
Meus Caros
Eu estou formando algumas teorias, conforme leio as informações passadas pela mídia corporativa, e as que se encontram na blogsfera.
1- Trata-se de tentativa de criminalizar a campanha de Dilma Rousseff, pois José Serra já acusou que a Dilma estaria o atacando, e inclusive já pediu que a Justiça Eleitoral cassasse a sua candidatura. Lacerdismo sem brilho.
(*) Aí temos como instrumento a possibilidade de alguém ligado ao PT estar envolvido, o que caso seja fato vai trazer à tona o fantasma de 2006, com omissão de qualquer coisa no Jornal Nacional se necessário para a estória colar. Acho pouco provável a estratégia dar certo, credibilidade faz falta.
2- A segunda teoria vem a partir de algumas postagens que falam do livro "Os Porões da Privataria", do Amaury Ribeiro Jr, que segundo o PHA revelaria casos como o Lanus, as relações da filha de Serra com Daniel Dantas, e vários podres das privatizações envolvendo gente como Ricardo Sergio, Mendonça de Barros e Gregório Marin Preciado. Coincidentemente estas figuras acima ilustradas tiveram o seu sigilo quebrado, e o José Serra cometeu no dia 31 próximo o ato falho de citar nominalmente o Amaury Ribeiro Jr.
(*) Assim, seria um "habeas corpus" preventivo. O livro por sinal seria divulgado pela internet períodicamente em capítulos neste agosto, mas o autor preferiu publica-lo impresso e posteriormente, no ano que vem - para impedir a indicação de que ele seria "eleitoreiro".
Pode haver também uma junção das duas teorias em um complexo "se colar, colou", tentando impugnar a candidatura (como já tenta), garantir os votos de quem foi pescado pela teoria de que "o PT é aloprado e tenta tudo", ser o tão aclamado "fato novo" que faria a hora da virada, e habeas corpus preventivo.
É muita criatividade, não?
Tiago Aguiar em setembro 2, 2010 1:40 PM
#35
os paralelismos possíveis com o golpismo udenista dos anos 50 são realmente impressionantes. Até campanha de petróleo é nosso tem. A diferença é que o Brasil da época não tinha movimento social organizado nem internet. E parece que suicídio não está entre as prioridades do Lula, mas as motivações autoritárias continuam as mesmas. Como diz o Leandro Fortes, os defensores do Estado mínimo não conseguem viver minimamente sem o Estado.
Rodrigo em setembro 2, 2010 1:53 PM
#36
Em 2009 o adversário de Serra era Aécio Neves, o que não significa - obrigatoriamente - que tenha havido movimentação de fogo amigo. Agora, atribuir a Dilma quebra de sigilo fiscal vai aí uma calúnia digna de digna de Diogo Mainardi.
Luciano Prado em setembro 2, 2010 1:58 PM
#37
Já que o Tiago Aguiar mencionou o livro "Os Porões da Privataria", do Amaury Ribeiro Jr, gostaria de colocar algumas questões sobre ele:
- O livro foi propagandeado como explosivo, capaz de abalar as estruturas da velha República. PHA e o Leandro Fortes mencionaram assuntos abordados no livro. No entanto, NENHUMA página do livro vazou à Internet. Nenhum jornalista (PHA, Nassif, etc) foi capaz de obter uma mísera cópia. Esquisito para um livro tão explisivo.
- Me corrijam se eu estiver errado, mas já não houve um processo judicial envolvendo as privatizações, cujo resultado transitado em julgado, inocentou o governo de FHC? Como então o livro do Amaury pode ser explosivo? Contém ele documentos que não fizeram parte desse processo? Como, se é alegado que os documentos são públicos? Das duas uma: ou o Ministério Público falhou miseravelmente nesse processo judicial ou nem todos os documentos foram obtidos legalmente. O que aliás, justificaria o adiamento do lançamento do livro, para ele ser refeito. Ou então o livro não existe, e é para o fato cair no esquecimento.
NRA em setembro 2, 2010 2:05 PM
#38
Idelber,
Estava ironizando. Pode ser teoria conspiratoria, mas acho que nao foi o Aecio, foi o proprio Serra. Nao tenho conhecimento nenhum, só acho que eles iam aprontar outra estória de aloprados.
Bruno em setembro 2, 2010 2:08 PM
#39
Bem que eu queria fazer o contraponto. Os jornalões não deixam. Continuam chamando a todos nós, leitores, de imbecis. Só nos resta reagir. Desta vez, foi o repórter Leandro Colon, do Estadão:
"O comando da Receita Federal SUSPEITOU DE FRAUDE na violação do sigilo fiscal da filha do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, mas mesmo assim montou uma operação para abafar o escândalo e evitar impacto político na campanha de Dilma Rousseff (PT). Em meio ao discurso oficial de que não havia IRREGULARIDADE, o governo já sabia que a procuração usada para violar os dados de Verônica Serra PODERIA SER FALSA."
O truque, como todos podem ver, está no uso ambíguo e malandrinho feito das expressões que grifei. É bem provável que os técnicos da Receita tenham suspeitado de fraude, desde o início. Não fazia o menor sentido pensar que aquela requisição fosse verdadeira. Na hipótese de uma armação de aloprados petistas, eles não seriam TÃO aloprados a ponto de ir pedir à filha de Serra que lhes assinasse uma requisição. Na hipótese de uma armação da cúpula da campanha serrista (altamente provável), idem. Na hipótese de isso tudo ser obra de um chantagista avulso, idem. Como não há outra hipótese razoável, era bastante razoável, de fato, pensar que tanto a requisição quanto a autenticação fossem falsas. Como eu, você e minha tia Wanda, os técnicos da Receita devem ter suspeitado que aquele papeluxo fosse mesmo uma FRAUDE. Ninguém comemora um acerto desses. Era barbada.
Isso não quer dizer que fosse uma FRAUDE "perpetrada por petistas" (como o texto insinua). Nâo quer dizer que houvesse aí IRREGULARIDADES pelas quais petistas pudessem ser responsabilizados (como o texto também insinua). Não quer dizer que a mocinha que atendeu ao pedido, no balcão da Receita, devesse ter vislumbrado a fraude assim que bateu o olho sobre o papel. Estava diante de um formulário da Receita, devidamente preenchido, com firma devidamente reconhecida. Meteu o carimbo da repartição em cima, e imprimiu a declaração pedida. O que mais se esperava que essa moça fizesse?
Jotavê em setembro 2, 2010 2:10 PM
#40
Eu já escrevi duas vezes sobre isso no Ouro de Tolo, a primeira quando do golpe hondurenho e a segunda tempos atrás.
Vão perder no voto e vão tentar um golpe branco via Judiciário.
aliás, o novo livro do economista John Perkins, "Enganados", traz uma nova versão do golpe hondurenho.
Pedro Migão em setembro 2, 2010 2:26 PM
#41
em tempo, a história das privatizações no Brasil ainda está por ser contada...
Pedro Migão em setembro 2, 2010 2:28 PM
#42
A corja que compõe a imprensa golpista aliada de um candidato cujo fim de vida política está próximo pois encerra-se em 03 de Outubro com a retumbante vitória de Dilma Rousseff, acha que vale qualquer coisa para mudar os rumos da eleição. Só que eles esquecem que qualquer coisa que eles façam ou digam já não tem a menor credibilidade. Hoje temos meios de aferir imediatamente e saber onde estão as armações perpetradas por pulhas que trabalham em porões, tentando reviver um passado retrógrado que o povo brasileiro repudia veemente.
J.Castro em setembro 2, 2010 2:31 PM
#43
agora é pendurar a infâmia do serra no pescoço da tucanada.
alô xuxu opusdei. alô poste do aócio.
já era. foram.
agradeçam ao zé.
..
francisco.latorre em setembro 2, 2010 2:33 PM
#44
NRA
Sobre o livro não ter o seu conteúdo vazado, acho que para o vazar alguém amigo do autor deveria ter a sua autorização, ou alguém "não amigo" ter acesso ao livro. Mas desqualifica-lo por não ter vazado, e questionar o porquê, para mim é algo que podemos apenas especular.
Eu tenho uma série de reservas para com a justiça. De que justiça se fala? O nosso judiciário talvez seja o mais podre dos Poderes, e falo isso com um bom conhecimento de causa. Entre a absolvição e a condenação, muitos fatores como relações pessoais e dinheiro contam mais do que a lei ou a jurisprudencia. Em verdade a lei e a jurisprudencia são utilizadas quase sempre como servas do Poder - Se houvesse uma justiça de fato, o livro do Aloysio Biondi (O Brasil Privatizado) já teria sido suficiente para banir esta turma toda da vida pública.
Como já foi citado, poderia ser obra da turma de Aécio - adversário de Serra na época. Pode ter sido algum simpático à Dilma querendo mostrar serviço. Pode até ser alguém do Serra.
O fato é que desejar o papel de vítima é muita desesperança, é triste. A "vítima" nunca é respeitada.
Tiago Aguiar em setembro 2, 2010 2:34 PM
#45
Segundo o Estadão, a Receita tentou abafar o caso.
Como?
"A prova da suspeita da Receita está em um documento que mostra que, na tarde de terça-feira, a comissão de inquérito decidiu encaminhar o caso ao Ministério Público Federal. Ou seja, antes de a filha de Serra e o cartório afirmarem que o documento era falso ..."
Genial.
Eu fico me perguntando o que passa pela cabeça desse pessoal. Se eles conseguissem o que desejam, vencer as eleições com base numa fantasia a respeito de uma fraude patrocinada por barnabés, qual a legitimidade do governo? Que controlam a imprensa está óbvio, mas será que pensam que vão conseguir controlar o resultado da investigação do MPF?
gabs em setembro 2, 2010 3:58 PM
Luiz Monteiro de Barros em setembro 2, 2010 3:59 PM
#47
A diretora do Ibope, uma tal Márcia alguma coisa, disse há umas duas semanas atrás, que a eleição já estava definida e que só um fato novo poderia mudar o rumo. Diversos colunistas do PIG, que não conseguem ne disfarçar, soltaram semana passada, que a única chance do PSDB era esperar um fato novo. Então, qual era a surpresa? Era evidente que era só uma questão de tempo para isso ai. E têm outra coisa. Se surtir efeito nas pesquisas eles vão explorar isso até o fim visando levar a disputa para o segundo turno, se não surtir efeito, esse fato some do noticiário no dia seguinte e eles vão atrás de outro. Os tracking diários da Vox vão indicar alguma coisa. Ontem deu 51 a 25. Se hj aparecer, por exemplo, um 50 a 26 já é sinal de que a questão pode prejudicar Dilma, já que apenas 1/4 da amostra é renovada diariamente.
Daniel em setembro 2, 2010 4:07 PM
#48
Belo texto, Sr. Avelar. A Direita em todo o mundo deveria prestar mais atenção ao que disse um grande brasileiro:
“Os ricos não podem mais viver numa ilha rodeada por um mar de pobreza. Nós respiramos, todos, o mesmo ar. Devemos dar a cada um, uma chance, ao menos uma chance fundamental”. (Ayrton Senna)
Emília em setembro 2, 2010 4:13 PM
#49
Tiago Aguiar
Não é questão de desqualificar ou não o livro. Mas sim colocar em dúvida as afirmativas feitas por determinados personagens quando estas servem ao propósito de desqualificação de alguém ou algo. Por enquanto esse livro só existe na propaganda e até que algo concreto e real apareça, eu me reservo o direito de não acreditar na sua existência.
NRA em setembro 2, 2010 5:05 PM
#50
Idelber, nem uma palavra em relação aos sigilos quebrados? Isso é normal? Imagine vc se em 2002 a campanha do Serra tivesse quebrado o sigilo do Lulinha... vc faria um escarcéu, e com razão!!! este é o mesmo governo q quebrou o sigilo do caseiro, é o mesmo governo que quebrou o sigilo do eduardo jorge.
e como vc pode chamar a oposição de golpista???? o lula não caiu no mensalão pq a oposição foi tudo, menos golpista!
vc cai nuns lugares-comum digno de quinta série
Pedro Daltro em setembro 2, 2010 5:28 PM
#51
e sinceramente não entendo como a quebra de sigilo de sua filha pode ser desmoralizante pro serra... tô tentando entender até agora
Pedro Daltro em setembro 2, 2010 5:29 PM
#52
O que estão fazendo acusando sem provas é GOLPE e a mídia PIG é co-autora do golpe. não podemos ficar reféns de mentiras e inreresses espúrios como o que vimos ontem nos telejornais é que estão bombardeando esse fato que é meramente policial e administrativo, pois dados sigilosos se compra no centro de SP.
A justiça e o Ministério público Federal e Eleitoral devem tomar providências urgentes, pois eleição é para se discutir planos de governos, fazer política em prol da nação.
CHEGA DE MENTIRAS, chega de charlatanismo.
EU EXIJO que a JUSTIÇA e o Ministério público Eleitoral tome providências.
Devemos cobrar do Ministério Público Eleitoral e Federal para barrar esses crimes eleitorais, fraude de acusar sem provas e barrar o PIG, que está utilizando indícios como fatos verdadeiros, de veicular o fato a campanha, noticiar o fato de ocorrer é uma coisa, vincular a campanha política e afirmar e explorar em níveis absurdos como está sendo noticiado por alguns órgãos de imprensa é crime de facismo e corrupçãp eleitoral.
Vamos chamar a ordem a Justiça Eleitoral, o Ministério Público Federal e Eleitoral. Afinal são pagos para vigiar e manter o equilíbrio de uma campanha política, que deveria discutor planos de governo e realizar política em prol da nação.
Afinal, vivemos num país politizado e democrático, ou estamos em uma HONDURAS.
CHEGA DE MENTIRAS, onde hipótese são noticiados como verdade.
Cesar em setembro 2, 2010 5:35 PM
#53
Depois daquele reunião do Zé com os milicos, essa fase lacerdista era até que esperada. Triste fim para um ex-presidente da UNE.
André em setembro 2, 2010 6:28 PM
#54
Vejam essa, extraído do bolg de Rosane de Oliveira,ZH,RS:
Tensão no Banrisul e nos partidos
2 de setembro de 2010 | Categorias: 1
A operação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Ministério Público de Contas para investigar suposto desvio no Departamento de Marketing no Banrisul é a bomba do dia no Rio Grande do Sul. A repórter Adriana Irion informa que três pessoas foram presas pela Polícia Federal, suspeitas de peculato e lavagem de dinheiro: o superintendente de marketing do Banrisul, Walney Fehlberg, um representante da agência SL&M, Gilson Storke, e um diretor da DCS, Armando D’Elia Neto Com elas foram apreendidos cerca de R$ 2 milhões aparentemente sem origem identificada.
Pelos cálculos preliminares dos investigadores, o suposto desvio seria de R$ 10 milhões, segundo a PF, por meio de superfaturamento de serviços terceirizados, em um período de 18 meses, de janeiro do ano passado a junho deste ano. Significa que o foco está basicamente na gestão do ex-presidente Fernando Lemos, que deixou o Banrisul para ser juiz do Tribunal de Justiça Militar.
O presidente do Banrisul, Mateus Bandeira, foi acordado com um telefonema de um delegado da Polícia Federal, informando que tinha em mãos um mandado judicial de busca e apreensão no Departamento de Marketing. O delegado não deu detalhes. Bandeira ficou sabendo pela Rádio Gaúcha que as suspeitas envolvem duas grandes agências de publicidade envolvidas. Foram expedidos mandados de busca e apreensão de documentos nas agências DCS e SL&M, que prestam serviços ao Banrisul.
O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino, falou rapidamente á Rádio Gaúcha e não quis dar detalhes da operação. Disse que as informações serão divulgadas somente no início da tarde, em entrevista coletiva.
Embora não haja, até o momento, indício do envolvimento de autoridades, a operação da PF é o assunto nos comitês de campanha. A gestão no Banrisul, no período investigado, era compartilhada por PSDB, PMDB e PP.
Cesar em setembro 2, 2010 6:39 PM
#55
E eu gostaria de saber se o Sérgio Leo e o Pedro Dória ainda acham que a imprensa gorda está cometendo pequenos erros pontuais enquanto vai tentando acertar. Lembrem-se da seqüência: Dilma vadia e vagabunda, Dilma mentirosa (com direito a dossiê elaborado pelo senador "petista" Álvaro Dias e uma reunião que não houve, e na qual não se teria pedido nenhuma ilegalidade), Dilma terrorista (baseado num spam do Ternuma que foi divulgado na capa do maior jornal do Brasil), Dilma bandida (que violou o sigilo da filha do Serra, conforme todos os indícios e provas não mostram). Cada caso isoladamente já é grave. Numa seqüência impressionante dessas, é caso para aquelas ditaduras latinas de filmes B.
André em setembro 2, 2010 6:41 PM
#56
Sinceramente, eu acho que a verdadeira intenção por trás desse(s) falso(s) escândalo(s) nem é de golpe. Não no sentido de barrar a candidatura da Dilma ou de não deixá-la assumir. Eles sabem que não existe ambiente para isso no momento atual e que o grosso da sociedade não vai comprar essa estorinha mal contada (quem lê/vê o PIG ou ri dele ou já concorda faz tempo).
Acredito que estão querendo que a derrota não seja tão acachapante e que o PSDB/DEM tenha uma sobrevida após dia 3 de outubro. Ou seja, estão querendo evitar uma coisa e quanto mais evitam o destino que se aproxima, mais se aproximam dele. tal qual Édipo.
Vânia em setembro 2, 2010 6:42 PM
#57
Pedro Daltro,
O problema é que a história contada por boa parte da imprensa não fecha.
Por um lado, existe a suspeita de que a Receita esteja "aparelhada", e que esse aparelhamento tenha sido usado para quebrar o sigilo de inimigos políticos. Suponhamos que isso tenha acontecido. Faz sentido, nesse caso, contratar um contador estelionatário, e ainda por cima pagar pela falsificação de um documento que ficará arquivado na Receita, à espera da Polícia Federal, se a coisa der errado? Não seria muito mais simples gerar uma sindicância fajuta, em torno de coisa nenhuma, imprimir a declaração e tirar um xerox? Por que dar essa volta toda? Não fecha, cara.
No caso do Eduardo Jorge & Cia, pode ter havido algum envolvimento do pessoal do baixo clero do partido. Mesmo assim, a história está muito esquisita. O pivô de toda a confusão parece ser o Amaury Ribeiro Jr. O que ele estava fazendo na companhia daquela gente toda? A história de que tinha sido contratado para serviços de contra-espionagem é uma nota de sete descarada. O mais provável é que ele tenha recebido uma grana para orientar a turminha do comitê a respeito dos pontos fracos do Serra. Aí, é até possível que a turminha tenha conseguido a impressão das declarações com amigos, "companheiros" ou "sócios" eventuais lotados na delegacia de Mauá. O mais provável é que tenham comprado os dados no balcão. A Ana Maria Braga, até segunda ordem, está mais para programa matinal do que para horário político. Pensar que imprimiram centenas de declarações só para despistar a Polícia Federal, caso algo desse errado, é abusar da imaginação, né? A turminha do escritório provavelmente comprou aquelas declarações. Não deve ter custado mais do que 500 mangos. É trabalhinho extra, que o pessoal fazia na hora do almoço.
Mas isso tudo é especulação. O que me deixa puto é que a imprensa pega UMA das versões possíveis (tendo o cuidado de escolher exatamente a MENOS provável) e transforma NA explicação final e definitiva de tudo, sem ter uma merreca de evidência nas mãos. Blefe puro. E querem que eu finja que acredito. Não dá, cara.
Jotavê em setembro 2, 2010 6:45 PM
#58
Jotavê, então explique-me porque o governo sabe disso há 10 dias e não comunicou o fato?? Pq teve 10 dias para saber se a procuração era falsa ou não e nada fez??
Jotavê, o que vc acha que teria acontecido se alguém da campanha do Serra quebrasse o sigilo do Lulinha na campanha de 2002? Vocês não reclamariam, acusariam golpismo da elite e o escambau? Pau que dá em chico não dá em francisco?
Eu acho q vcs precisam ir ao psicólogo ver essa relação mal resolvida de vcs com a imprensa, parece uma tara. vcs vivem passando atestado de óbito. e quanto mais atestado de óbito vcs passam, mais vocês reclamam da imprensa. Ué, ela já não tá morta? tão reclamando do que?
Vcs vivem tachando a oposição de golpista, mas o que tivemos nesses 8 meses foi uma oposição acéfala, que em nenhum momento fez papel da oposição "quanto pior melhor". tanto que no começo do mandato as medidas econômicas no senado e na câmara eram defendidas por DEM e PSDB e atacadas pelo PT. Pergunta ao paloci quem mais lhe deu apoio. Petistas ou tucanos.
Pedro Daltro em setembro 2, 2010 7:03 PM
#59
Pedro Daltro,
Antes de mais nada, componha-se. Isso aqui não é a cozinha da sua casa para você ficar mandando os outros procurarem um psicólogo. Tenha um pouquinho de simancol, olhe em volta, e procure perceber que este não é exatamente o lugar para exercitar esse tipo de violência verbal. Eu não o mandei procurar psicólogo. Pus um argumento sobre a mesa, que, se você reler o que escreveu, perceberá que ficou intocado.
Em segundo lugar, esqueça essa história de "vocês". Vocês uma ova. Eu não falo em nome de nenhum grupo. Falo em meu nome. Não estou aqui para fazer propaganda. Gosto de discutir o Brasil. Se se der ao trabalho de LER o que escrevi, verá isso claramente. Leia o que o outro escreveu. Pense a respeito. E depois responda. Não lhe parece razoável? Pois, então, basta desse tom. Voltemos à discussão de ideias.
Você diz que o "governo" não "comunicou" o fato. Não comunicou a quem? Há uma comissão de sindicância funcionando. Foi essa comissão que constatou que o documento era falsificado. Comunicou o fato OFICIALMENTE ao Ministério Público e à Polícia Federal. O que mais você esperava que fosse feito? A quem é que o "governo" deixou de comunicar o que quer que seja?
Se quebrassem o sigilo do Lulinha, do Zé das Couves ou do presidente da República, eu estaria tão indignado quanto estou com essa zona em que a Receita Federal parece ter se transformado. Se ler meu post mais acima, verá isso dito com todas as letras. Acho que o governo teve uma reação tímida, sim. Não por causa dessa declaração da filha do Serra, cuja história, insisto, está muitíssimo mal contada (pelas razões já expostas, e que você não se deu ao trabalho de ler). O problema é saber que protocolos de segurança não estão sendo seguidos, e que um simples papelzinho assinado é suficiente para que um larápio obtenha a declaração de renda de quem ele bem entender. Há MILHARES, talvez MILHÕES de dados sigilosos da Receita circulando ilegalmente, e isso é um escândalo.
Quanto à imprensa, a cobertura desse caso está sendo, sim, vergonhosa. Que mísera evidência existe de que essa declaração da filha de José Serra foi acessada por pessoas ligadas ao PT? Nenhuma. Tenho argumentos para estar afirmando isso, e se você quer entrar na discussão tem que tentar dar conta deles. Que sentido tem contratar um estelionatário para falsificar um documento, passar numa delegacia supostamente "aparelhada", entregar a requisição falsa e deixá-la ali, arquivada? Se o PT tivesse mesmo a disposição de agir fora da lei, não seria mais fácil arranjar uma desculpa qualquer (legal, inobjetável) para acessar a declaração, dar um print e depois tirar um xerox? Se você me explicar a lógica da hipótese com a qual gente como o Merval Pereira ou a Miriam Leitão estão trabalhando, Pedro, tudo bem. Eu não consigo entender. Não faz sentido, percebe?
Jotavê em setembro 2, 2010 7:31 PM
#60
Jotavê,
não precisa se irritar não, meu caro, fui fazer uma graça só. Na internet as sutilezas se perdem...
só uma pergunta: vc já considera provada a ligação da quebra de sigilo do caseiro com gente do PT, incluindo aí o então ministro da fazenda??? Pq do jeito que vc fala parece inverossímil associar o PT à quebra de sigilos.
Pedro Daltro em setembro 2, 2010 7:43 PM
#61
No caso do Francenildo? Provado, no sentido jurídico do termo, não está. Só que eu não sou juiz. Sou eleitor. Para mim, bastam as evidências de que fazemos uso na vida para construir nossas certezas. Tenho a mais absoluta certeza de que o sigilo brancário do Francenildo foi quebrado ilegalmente, e de que a ordem partiu do Palácio do Planalto. A turminha do Palocci apostou que o coitado do motorista estava levando uma grana, e resolveram fazer uma investigaçãozinha paralela, canalha e ilegal. Foi um dos pontos mais baixos da história recente do Brasil.
Cada caso é um caso. É preciso olhar para a situação e ver o que está diante dos nossos olhos. Nesse caso, da filha do Serra, não vejo sentido nenhum na historieta montada por boa parte da imprensa. Não cola. Nâo fecha.
P.S.: Me desculpe por não ter entendido o tom com que você se dirigia a mim. Quem entra de livre atirador, como eu, não pode contar com a "turminha" na hora do sufoco. Sou eu, mais eu, menos todo o resto. Não estou reclamando, não. É assim que eu gosto. Abraço.
Jotavê em setembro 2, 2010 8:12 PM
#62
Idelber, o que aconteceria aí nos EUA se o sigilo da filha do candidato republicano à presidência fosse quebrado (e também do presidente do GOP, e do ex-tesoureiro) durante a gestão de um democrata, e às vesperas das eleições?
Kiko em setembro 2, 2010 8:23 PM
#63
Nada, pois todas as declarações de imposto de renda de políticos e família aqui são públicas.
Idelber em setembro 2, 2010 8:26 PM
#64
A pergunta foi para o Idelber, mas faço questão de meter minha colher nesse angu.
Até onde eu sei, seria difícil comprar dados sigilosos de contribuintes norte-americanos no Central Park, sob o olhar benevolente da polícia. Se acontecesse a violação do sigilo da filha do candidato republicano, certamente o país pararia para saber o que aconteceu, e as hipóteses mais razoáveis seriam examinadas - TODAS elas. Uma das hipóteses TRISTEMENTE razoáveis, aqui no Brasil, Kiko, é que gente ligada a José Serra tenha se aproveitado da existência de gigantescas brechas de ineficiência, desorganização e desonestidade dentro da Receita Federal para armar essa "violação" maluca.
A pergunta, portanto, é a seguinte. O que aconteceria se descobrissem, amanhã, nos EUA, que dados de milhões de contribuintes circulam livremente pelo país? O que aconteceria se o hipotético acesso aos dados da filha do candidato republicano tivesse se dado por meio de um estelionatário que falsificou uma assinatura numa autorização de consulta? Eu imagino que a Fox News diria que há uma conspiração envolvendo democratas, muçulmanos e homossexuais para acabar com a nação. E imagino que outros comentaristas, mais sensatos, reconheceriam que a situação é caótica, mas que, se fosse para violar o sigilo de alguém, bastaria o governo norte-americano agir da mesma forma que o governo brasileiro agiu quando enfiou o focinho nas contas do Francenildo.
Jotavê em setembro 2, 2010 8:36 PM
#65
Até agora não se tem nada. Houve quebra de sigilo? sim, mas dai concluir que isso faça parte de uma estratégia para aniquilar a candidatura Serra, é querer tirar leite de pedra. É preciso um gigantesco esforço mental para justificar que a ccampanha da Dilma, que ha um mês das eleições sinaliza como uma das vitórias mas contundentes da história do Brasil, possa ter algum interesse em criar esses factóides. Qual a lógica disso?
Mas, ado as circunstâncias, também não é descabido aventar que a coisa toda foi montada pela Campanha do Serra. Basta ver o histórico dele, do PSDB nos embates eleitorais ( vide o caso Roseana), e o conceito que ele tem dentro do próprio PSDB, quando se trata de massacrar os adversários internos.
E eu concordo plenamente, a coisa não fecha. É muito mas factível entender isso como uma tentativa do Serra em criar um 'fato novo' para tumultuar o que pode ser uma das mais humilhante derrota eleitoral no pós ditadura.
Porque não é somente perder uma eleição, é por fim a uma carreira política.
E sabendo da truculência com que Serra fez e faz política, também não inverossímel responsabilizá-lo.
A questão é que enquanto estamos tentando compreender a lógica dessa história toda, não estamos levantando acusações contra ninguém, mas é curioso que Serra e grande parte da imprensa já tenham um veredito.
fm em setembro 2, 2010 8:54 PM
#66
Idelber,
Lembro que em 1989, o meu primeiro voto para presidente foi no PSDB. Mário Covas era o candidato que, naquele momento, poderia aglutinar não apenas as forças progressistas - não gostava do sectariamo que, então, permeava boa parte do PT - e o centro moderado, incluindo alguns valorosos integrantes do PMDB como Valdir Pires, Pedro Simon ou Jarbas Vasconcelos (não estou brincando, naquela época ele passava a imagem de político decente e era tido, juntamente com Arraes, como esperança do povo pernambucano de acabar com os poderosos mcaciques locais).
Político honrado, com um partido que se apresentava como detentor de alguns dos melhores quadros do país - técnica e politicamente - Covas era a alternativa mais sedutora para alguém que, na época, era encantado com a social democracia européia (e ainda continuo sendo, apesar de eventuais percalços).
Covas não conseguiu chegar ao segundo e todos nós embarcamos, de corpo e alma, na campanha lulista. Comunistas, pededetistas, social-democratas, petistas, socialistas, enfim, a campanha Lula-lá comoveu o país e estávamos, então, irmanados na difícil tarefa de tentar implementar, democraticamente, o primeiro governo de esquerda no país. Mais uma vez, a poderosa máquina midiática se pôs a serviço de uma candidatura e Lula perdeu a eleição. Quem viveu aqueles momentos mágicos, onde em qualquer aglomeração humana havia sempre alguém para entoar o canto de guerra "Olê-olê-olê-olá Lula, Lula-lá", jamais esquecerá.
Vinte anos e algumas eleições depois, vivemos um período diferente. A mídia não é mais tão poderosa - embora não possa ser desprezada e nem subestimada.
Mas parece que os senhores da grande mídia - ou PIG, como preferir - não conseguem ver para além das janelas envidraçadas de seus escritórios suntuosos. Basta perguntar a qualquer do povo: hoje, a sua vida está melhor ou pior que há oito anos?
Mas o esgoto midiático parece ter perdido a visão, a razão e a vergonha. Serra attira na lama os últimos vestígios de uma biografia que, em algum momento, mostrou decência e altivez. Faz o triste papel de vivandeira, tentando atirar os militares para uma aventura que não tem mais espaço nos dias de hoje.
Esse episódio do "dossiê" é lamentável sob todos os aspectos e sua análise é brilhante. Creio que você já deve ter lido o texto - publicado no site do Estadão (tem que ir na opção “em cache”, pois o post aparentemente foi tirado do site) - chamado “PÓ PARÁ, GOVERNADOR”, onde o título, supostamente, faz uma ameaça velada a Aécio Neves.
Leiam o que um certo Mauro Chaves escreveu:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:lTaLe5ozTZ0J:www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090228/not_imp331197,0.php+p%C3%B3+par%C3%A1+governador&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Quem está por trás de uma perfídia dessa, PODE MUITO MAIS, não é mesmo?
Felizmente, em breve, o povo dará uma resposta ao golpismo e à canalhice!
érico cordeiro em setembro 2, 2010 8:59 PM
#67
Além do financiamento público de campanhas, deveriam acabar com o sigilo fiscal. Porque deve ser sigiloso o produto de nosso trabalho?
fm em setembro 2, 2010 9:02 PM
Idelber em setembro 2, 2010 9:02 PM
#69
Idelber, não entendo isso de "twitter" (é "fofoca", em inglês, não é/), mas esse negócio já repercutiu por aí. Muito sagaz de sua parte, como sempre.
Nada no Estado de Mynas e no Correio Brazyliense sobre o factóide nosso de cada dia!
Até comentei no Nassif o quanto soa bem a lei do silêncio do Aécio...
Jair Fonseca em setembro 2, 2010 9:42 PM
#70
Jair, te mandei email...
Idelber em setembro 2, 2010 9:50 PM
#71
Idelber e leitores,
Leiam no blog Terra Goyazes: A Cronologia da Bala de Prata!
Roberto Ilia Fernandes em setembro 2, 2010 10:28 PM
#72
Jotavê,
Foi errado violar os sigilo do Francenildo. Isso é certo.
Mas, você há de convir comigo que, até hoje, existe uma excessiva vitimização do cara. Essa é uma das histórias mais mal contadas da história do país. O sujeito recebe um dinheiro do pai biológico, por um acordo sobre investigação de paternidade (um direito irrenunciável), cujo texto nunca apareceu, e sai falando que o Ministro da Fazenda ia receber malas de dinheiro vivo em uma casa, onde rolava orgias e jogo (só faltou falar que o Palocci cheirava cocaína). Acho plausível a tese dos encontros amorosos do Palocci, no entanto, é evidente que, se o ministro da fazenda quer ficar rico, ele não precisa colocar a mão em uma nota de Real. Ele, simplesmente sabe de todas as medidas de política econômica do país, com antecedência, sabe o que vai acontecer, que ativo vai se valorizar ou não. Acreditar que ele ia, pessoalmente, receber dinheiro vivo, não dá.
gabs em setembro 2, 2010 11:21 PM
#73
Depois que vi, atônito, o Fernando Rodrigues questionar, no Roda Viva, a ética de agentes da Abin por usarem disfarce, perdi qualquer esperança de que houvesse algum jornalista razoável nos grandes veículos. Como o cara não é burro, resta a singela explicação de que é mau-caráter, que não se furta a parecer um imbecil, desde que isso sirva aos interesses que defende. Pois vão neste balaio a Miriam Leitão, a Dora Kramer, o Merval, o Noblat e outros notáveis. E confesso que fico de saco cheio quando me deparo com o S. Léo justificando um troço óbvio, a ponto de informar que a Miriam Leitão era manisfestante de esquerda e lutou contra a ditadura! Então, tá bom: ela e o Serra se merecem e merecem o poço que se lhes abre. Porque Serra, nesse momento, ultrapassou a fronteira da política: tornou-se um traidor, cuja vilânia deveria causar repulsa até em quem lhe paga para jogar o passado no esgoto.
Cajueiro em setembro 2, 2010 11:23 PM
Allan Patrick em setembro 2, 2010 11:28 PM
#75
Além da analogia ("fez antes, faria agora"), tem algum outro argumento? Vamos tentar explicitar completamente os nossos pressupostos. Democracia funciona assim.
(Pro Habermas, pelo menos. Eu, para falar a verdade, não acredito muito nisso. Não tanto quanto ele, pelo menos.)
Truta simplezinha, com rodelas de siciliano da finura de uma folha de papel, mais tomatinhos como os do Vesúvio, adocicados. No fundo, um Sauvignon Blanc. No Paraíso, devem servir isso uma vez por mês, pelo menos.
Cheers pra quem fica. Good night. Amanhã tem mais.
Jotavê em setembro 2, 2010 11:28 PM
#76
Pedro Daltro,
Sua tese me autoriza a concluir todas as fraudes, quebras de sigilo e desvios de dinheiro público, em todos escalões de governo, de 1994 a 2002, foram feitas por maquinações dos tucanos.
Não acho que foi assim, mas se quiser ser coerente, você tem que admitir isso também. Você imputa ao FHC e ao PSDB essa culpa?
gabs em setembro 2, 2010 11:35 PM
#77
"Nada, pois todas as declarações de imposto de renda de políticos e família aqui são públicas."
Idelber, vc se refere a algo parecido àquela declaração de bens que os candidatos entregam aos TRE´s aqui no Brasil? Aqui é só pra inglês ver.
Kiko em setembro 3, 2010 12:04 AM
#78
Escutar a CBN, hoje o dia inteiro foi o exercicio pratico do assunto deste post. A masturbação da crise plantada, entremeada de pedidos da cabeça do Cartaxo e enlameamento da Receita Federal acusada de braço do PT e incompetencia, só terminou final da tarde, com o hapoteotico: "precisamos de uma reforma tributaria e não vimos nenhum candidato falar sobre isso".
Algum jornalista lembrou de cobrar isso deles? É o cúmulo...
Jotaroberto em setembro 3, 2010 12:06 AM
#79
caríssimo idelber; "venho das bandas do norte trazendo a função"...grande abraço , com as coisas da coivara
mario cezar em setembro 3, 2010 1:18 AM
#80
gabs,
Concordo com a ponderação. Foi estranho, mesmo, e a imprensa apagou completamente o "outro lado". De todo modo, a violação, naquele caso, ficou evidente. Não é o que está acontecendo agora. Pode ser que tenha a mão do PT? Pode ter até a mão da minha tia Wanda. Poder, pode tudo. Mas é altíssimamente improvável. As hipóteses mais verossímeis, na minha opinião, são (i) a de um chantagista sem nenhuma coloração partidária (que pode muito ser esse fanfarrão bizarro, de cujo nome me esqueci), ou (ii) a de uma "encomenda" do PSDB, tendo em vista a neutralização do livro do Amaury Ribeiro Jr.
Jotavê em setembro 3, 2010 5:27 AM
#81
Ademir Estevam Cabral é filiado ao PV e apoiou a candidata do PSDB a prefeita de Francisco Morato
Tiago Mesquita em setembro 3, 2010 8:22 AM
#82
serra queria ser getúlio, mas não será sequer um lacerda...
boto - ssa em setembro 3, 2010 8:45 AM
gabs em setembro 3, 2010 1:28 PM
#84
Tiago, se a coisa chegar perto do PSDB, a imprensa para de apurar. Vai ficar pra polícia federal investigar, o que acaba sendo melhor.
gabs em setembro 3, 2010 1:31 PM
#85
Blog do Marcelo Soares, da MTV, imperdível
http://mtv.uol.com.br/tomecontadobrasil/blog/se-liga-o-seu-sigilo-fiscal-tambem-ja-foi-quebrado
Há 10 anos, vendem CDs com dados sigilosos da Receita e empresas usam. Só vejo punição quando atinge políticos em ano eleitoral
Um dos grandes assuntos da campanha eleitoral na última semana é a quebra de sigilo fiscal de vários membros do PSDB e até da filha do candidato José Serra. Todos os candidatos têm uma opinião a respeito. A turma do Serra compara isso a Watergate. A turma da Dilma diz que não tem nada a ver com eleição. A turma da Marina quer que a Receita Federal se explique. (continua...)
Livio em setembro 3, 2010 3:21 PM
#86
O pancadão da oposição:
"Ah, que isso
Elas estão descontroladas
Ah, que isso
Elas estão descontroladas
Ela sobe, ela desce, ela dá uma rodada
Elas estão descontroladas
Ela sobe, ela desce, ela dá uma rodada
Elas estão descontroladas
Não pára, não pára, não pára, não
Não pára, não pára, não pára, não
Não pára, não pára, não pára, não pára, não pára
Até o chão
Vai, vai
Na paradinha, paradinha, paradinha
Na paradinha, paradinha, paradinha
Na paradinha, paradinha, paradinha"
Eu quero que o inominável e a camarilha que o cerca tomem de lavada no dia 03 de outubro!!!
Orlando Rey em setembro 3, 2010 6:21 PM
#87
Penso que se deva ir - o mais rápido possível! - até as últimas consequências na apuração sobre o alegado vazamento da receita federal. Não tenho qualquer dúvida de que a quadrilha será encontrada: a própria TUCANADA!
Ramiro Conceição em setembro 3, 2010 6:45 PM
#88
Comentei na última postagem (acho que erradamente, porque a discussão sobre isso está acontecendo aqui), mas o JN de hoje exibiu um "email da assessoria de imprensa do TRE de SP" declarando que o tal contador teria sido filiado ao PT de 2003 a 2009, tendo assinado uma ficha lá em Mauá. Tudo muito esquisito e lido com uma voz pausada pelo casal telejornal, tentando garantir que cada palavra fosse gravada pelo (para eles) simpsoniano público. Mais lenha na fogueira, mas a pergunta que não quer calar continua: a quem interessa que essa versão da história se fixe?
Leo Vidigal em setembro 3, 2010 10:02 PM
#89
O que posso dizer? Nada. Você já disse tudo. Concordo em gênero, número e grau.
Parabéns.
joaquim de carvalho em setembro 4, 2010 1:11 PM
#90
Fico feliz com o seu retorno ao âmbito da blogosfera. É qualidade da melhor nas postagens, um raciocínio vertical que leva os leitores a encontrar a melhor expressão para aquilo que gostariam de expor para muitos e nem sempre conseguem. Os leitores da blogosfera que amam este país e o seu povo só podem festejar a sua volta ao bom combate. E os impostores e "formadores de opinião" da grande mídia que submetem o próprio talento ao vil metal dos seus patrões sabem que terão de fazer face às contradições que eles abraçaram quando desnudadas de forma inteligente e que eles tanto temem.
José Medeiros em setembro 4, 2010 5:01 PM
#91
Há!!!!!!! Descobri o Biscoito Fino, agora vejo tudo mais claramente, meus olhos se abriram, vejo as nuvens, vejos as arvores, vejo os passáros. Agora consigo ver a que está escondido nas entrelinhas.
Estou exultante porque moro no interior da Amazônia e estou sempre avido por detalhes de fatos que são sérios. Agora descobri o Biscoito Fino !!!!!!!!!
PS:
Não se espantem com minha euforia
Walquer Carneiro em setembro 5, 2010 8:37 PM
#92
engraçada, tinha aprendido q o famoso trecho do Lacerda foi direcionado a Juscelino.
talvez ele tenha "requentado" a frase em 54/55.
Frank em setembro 6, 2010 12:10 AM